richard van der laken_ design como catalizador de inovação e mudança

Upload: srwilson

Post on 06-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/16/2019 Richard van der Laken_ Design como catalizador de inovação e mudança

    1/2

    11/26/2015 Richard van der Laken: Design como catalizador de inovação e mudança

    http://www.mundodomarketing.com.br/imprimir/35042 1/2

    Richard van der Laken: Design como catalizador de inovação

    e mudança

    Profissionais da área vêm, pouco a pouco, sendo aproveitados em projetosestratégicos em função de seu olhar diferenciado, que favorece a inovação epermite tangibilizar as ideias

    Renata Leite | 26/11/2015

    [email protected]

    Já faz algum tempo que o designer deixou de ser oprofissional capaz apenas de criar produtos ou grafismosbonitos. Aqueles que atuam na área hoje não desenhamsomente cadeiras, embalagem e logotipos, mas trabalhamtambém nos contornos de negócios e de estratégias

    corporativas. O olhar diferenciado deles sobre osproblemas pouco a pouco passa a ser valorizado nosdepartamentos de Marketing, que cada vez são maiscobrados em relação à inovação.

    Ainda assim, muitas empresas continuam recorrendo aesses criativos apenas quando precisam de umacampanha, ou seja, em um projeto pontual. Com isso, elessão chamados em um estágio mais avançado das ações, quando poderiam agregarconhecimentos em uma fase de descoberta de necessidades e desenvolvimento de soluções.

    O principal diferencial dos designers é a capacidade deles de enxergarem os problemas com umolhar próprio. “Os designers sempre veem um problema como um desafio. Onde muitas

    pessoas veem portas fechadas, criativos enxergam novos caminhos e portas abertas. Isso é oprincipal que o design tem a acrescentar. Designers sempre querem desafiar o que já existe”,ressalta o holandês Richard van der Laken, Fundador do congresso What Design Can Do, ementrevista ao Mundo do Marketing.

    O evento, que busca mostrar o poder do design como catalizador de mudanças nas maisdiversas áreas, deixa os Países Baixos pela primeira vez e aterrissa em São Paulo, entre os diassete e oito de dezembro. Já foram realizadas cinco edições anuais da iniciativa na Holanda.

    Mundo do Marketing: final, o que o design pode fazer pelas empresas e pelo mundo?

    Richard van der Laken: Design é muito mais do que uma cadeira bonita. Ele pode ter umimpacto considerável sobre a sociedade, e é isso que gostaríamos de mostrar e discutir com as

    pessoas. Existem exemplos fantásticos tanto na Holanda e em outros países da Europa, quantono Brasil. Há pessoas, companhias e criativos que provam na prática o que o design é capaz defazer.

    Um destaque brasileiros é o Marcelo Rosenbaum, que palestrará no congresso. Entre as coisasque ele faz, está o A Gente Transforma, um exemplo de como o design é capaz de elevar umacomunidade na área da Amazônia, sendo propulsor de inovação social (a iniciativa deRosenbaum busca abrir mercados para a geração de renda por meio do reconhecimento dastradições, propiciando a permanência da cultura e a geração de autoestima e dignidade).

    Outro exemplo é o de um designer holandês que desenvolveu o Fairphone, um smartphone queé completamente justo. A empresa trabalha com os consumidores e os produtores de umaforma ética e ecológica. O designer Bas van Abel foi ao Congo, na África, onde são extraídos

    metais pesados usados nesses gadgets. Lá, em muitos casos, os trabalhadores atuam empéssimas condições. O que esse designer faz é realizar negociações justas com essas pessoas,focando em cada pequeno elemento para ter certeza que esse empreendimento que elecomeçou é completamente justo.

    Mundo do Marketing: Você ressalta a importância dessa área em especial para a solução dos

    problemas sociais e urbanos. Por quê?

    http://www.mundodomarketing.com.br/http://www.mundodomarketing.com.br/http://www.whatdesigncando.com/

  • 8/16/2019 Richard van der Laken_ Design como catalizador de inovação e mudança

    2/2

    11/26/2015 Richard van der Laken: Design como catalizador de inovação e mudança

    http://www.mundodomarketing.com.br/imprimir/35042 2/2

    Richard van der Laken: É muito importante saber quando é possível usar o design como umcatalizador. Não há como salvar o mundo apenas com design, mas as chances de ele ser usadoe gerar bons resultados aumenta quando permeia toda a cadeia de eventos de uma ação ouestratégia, em vez de ser pontual. O designer tem a capacidade de tornar as coisas visuais etangíveis. Isso pode dizer respeito a produtos, mas também a comunicação.

    Os designers sempre enxergam um problema como um desafio. Onde muitas pessoas veemportas fechadas, criativos enxergam novos caminhos e portas abertas. Isso é o principal que odesign tem a acrescentar. Essa abordagem frequentemente resulta em novas ideias. Designers

    querem sempre desafiar o que já existe. E, especialmente hoje em dia, precisamos de pessoascriativas porque é muito importante que o status quo seja questionado. Os designers tendem asurgir com novas soluções práticas. Nesse sentido, o design pode fazer muito quando aliado aorganizações, empresas e usuários.

    Mundo do Marketing: Os departamentos de Marketing já usam o design como deveriam?

    Richard van der Laken: Existem algumas empresas que o aproveitam de um modo excelente,mas ainda há outras tantas que não enxergaram o potencial dele. Uma de nossas missões é justamente mostrar seu poder de impacto de forma mais clara para o grande público, evitandomanter o debate e a troca de ideias apenas entre os colegas de profissão.

    Todos os tipos de empresas podem se beneficiar muito mais dessa ideia de que o design podelevar seu negócio e a economia um pouco mais adiante. Em algumas vezes, isso tem a ver comcoisas muito práticas, como desenhar produtos muito bonitos, o que também é muitoimportante, mas acho que será mais sábio e trará muito mais benefícios permitir aos designerse ao design thinking participarem de um estágio bem anterior, no desenvolvimento denegócios.

    Mundo do Marketing: Qual a contribuição para os processos de inovação?

    Richard van der Laken: Coloco isso de uma forma muito simples. Uma agência de publicidade,por exemplo, muitas vezes só envolve os designers no estágio final do projeto, quando o idealseria envolvê-los desde o primeiro momento da estratégia e desenvolvimento de produto. Ametodologia do Design Thinking prevê que todos sentem à mesa e ousem falhar. É realmenteimportante que você dê todas as diferentes disciplinas o valor correto, principalmente na fasede arranque. E os designers são, muito frequentemente, subvalorizados nestes momentos. Elescostumam ser chamados no último estágio do evento, o que é uma pena.

    Quando esses profissionais são envolvidos antes, eles podem dar uma nova visão e novassoluções, porque os designers sempre têm uma abordagem muito prática, uma mentalidade defazer. Quando você os envolve, seu plano não vai cair em uma espécie de relatório, mas serásempre visual e tangível, o que é extremamente importante, especialmente na sociedade atual.

    Leia também: Design Thinking: catalisador de possíveis inovações. Estudo do Mundo doMarketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

    http://www.mundodomarketing.com.br/inteligencia/estudos/331/design-thinking-catalisador-de-possiveis-inovacoes.htmlhttp://www.mundodomarketing.com.br/inteligencia/estudos/331/design-thinking-catalisador-de-possiveis-inovacoes.html