seguindo a jesus2 - marcos 2

15

Click here to load reader

Upload: eliezer-almeida

Post on 16-Apr-2017

1.693 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2
Page 2: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

Jesus começou a aparecer.

As multidões começaram a segui-lo...

seguidores superficiais, apenas interessados em novas idéias e ter suas necessidades supridas.

Page 3: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

Jesus mostra o caráter verdadeiro de seu ministério...

oferece três presentes divinos:

Perdão, plenitude de alegria e liberdade.

Isso aconteceu em três momentos diferentes:

Page 4: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

 A CURA DO PARALÍTICO (v.1-12)

- Numa casa, quatro homens com muito esforço trouxeram um paralítico para Jesus curar;-Jesus se impressiona com o esforço e ousadia dos homens. Jesus “vê” sua fé.

Que atitude foi essa que impressionou Jesus? Como uma fé é bem vista por Deus?

- que une os irmãos numa missão;- que se volta para os outros que dele precisam – o paralítico- que ultrapassa as barreiras (multidões) e, vence obstáculos (o teto) – com perseverança- que confia no poder de Jesus e o busca.

Page 5: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

- Jesus enxerga o maior problema, e a causa do sofrimento do homem: o pecado. Por isso oferece o remédio que só Deus tem: o perdão.Nem toda doença é causada pelo pecado (Jo 9.1-3), mas aquela era. Jesus anunciou o perdão do pecado e ofereceu a paz interior.

O perdão é o maior dos milagres. Supre necessidades, custa um alto preço, traz uma grande bênção, e

tem resultados eternos.

Page 6: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

- JESUS PROVA QUE É VERDADEIRAMENTE DEUS.

- lendo os pensamentos

- desafiando: qual é mais fácil, curar o paralítico ou perdoar os pecados? Nenhum dos dois – só o Deus o faria.

- Jesus usa para si a expressão messiânica de “Filho do Homem” (Dn 7.13,14; usada 81 vezes nos evangelhos, 14 em Marcos).

Page 7: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

-Qual a lição deste episódio?

-O pecado é uma doença, e o perdão de Jesus é a cura que precisamos.

-Somente Deus perdoa pecados. Jesus perdoa porque é meu Deus.

Page 8: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

O BANQUETE NA CASA DE MATEUS (v. 13-22)

- Jesus chama Levi (Mateus) para segui-lo mais de perto, e este abandona tudo e vai. - Um jantar na casa de Mateus, junto com “gente ruim” (publicanos e pecadores) faz com Jesus revele outro segredo de sua missão, e o faz com três comparações:a)O médico (16,17): Jesus chama os rejeitados pelos

religiosos de enfermos, e afirma que Ele veio para curar quem precisa, e escolhe estar no meio de quem o aceita. Somente quem sabe ser pecador aceitará ser tratado pelo médico. Só que está perdido busca a salvação.

Page 9: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

b) O noivo (18-20): Perguntaram se não faria jejum. Jesus usa as palavras do próprio João Batista e se compara ao noivo no casamento (Jo 3.29), e ensina que enquanto o noivo está presente é motivo de alegria e festa, de banquete e fartura. Ou seja: Jesus veio para trazer alegria, e não o fardo da religião e o peso da lei (Mt 23.4, 11.28-30).

Mt 23.4 - Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Page 10: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

c) O pano e as vasilhas (v.21,22): depois de falar do perdão aos pecadores e da alegria que veio trazer, Jesus enfatiza que sua mensagem e sua missão era nova e não um remendo. Jesus veio fazer uma nova aliança (Lc 22.19,20) e escrever a lei nos corações, não em pedras (2Co 3.1-3). Não é possível fazer uma colcha de retalhos de religiões, filosofias e outras seitas com o cristianismo. Somos uma nova criação (2Co 5.17) e não um remendo.

Page 11: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

OS CONFRONTOS DO SÁBADO (2.23-3.6)

- o sábado era uma instituição sagrada para os judeus. Deus ordenou um dia de consagração, mas ele tornou-se dia de proibições (39 atividades proibidas). Era um fardo. - Jesus e seus discípulos colheram espigas para comer no sábado, e quando criticado Jesus usou o exemplo de Davi que fez o que era proibido pela lei, comeu com seus soldados o pão da purificação (1Sm 21.1-6).

Page 12: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

-O pressuposto era: se um rei faminto teve permissão para alimentar o exército com o pão proibido, então era certo também que o Senhor do sábado alimentasse seus discípulos.

-Deus está mais preocupado em suprir verdadeiras necessidades das pessoas do que em proteger as tradições religiosas (Os 6.6).

- Jesus continua noutra oportunidade (3.1-6) perguntando: se o mal atua todos os dias, inclusive no sábado, porque não pode fazer o bem nele? (v.4). - Jesus ensina que não há laços que prendem, proibições que inibem o agir de Deus e que operam mais do sua graça. Jesus é a verdade que liberta (Jo 8.32) “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

Page 13: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

3 LIÇÕES PROFUNDAS

-O MAIOR DOS MILAGRES, SÓ DEUS PODE FAZER! (perdão dos pecados)

-A MAIOR ALEGRIA, SÓ CRISTO PODE DAR!

- A VERDADEIRA LIBERDADE, SÓ É ENCONTRADA EM CRISTO!

Page 14: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

Marcos 1

Page 15: Seguindo a Jesus2 - Marcos 2

PRIMEIRAIGREJA BATISTAEM SANTA FÉ DO SUL

www.batistafe.com.br