seminário michel foucalt apresentacao

36
Pedagogia I UFJF

Upload: lucia-fagundes

Post on 05-Dec-2014

1.090 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Seminário Michel Foucalt 2

TRANSCRIPT

Page 1: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Pedagogia I

UFJF

Page 2: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Seminário Michel Foucault

Prof.ª Paloma R . Oliveira

Sociologia da Educação I

Vigiar e Punir

Page 3: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Alunas:

Alzira Del Duca Daniele M. Silva Helena Martins Joelma C Calegario Lucia M.S.Fagundes Viviane de Souza

Novembro 2011

Page 4: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Michel Foucault

Nascimento 15 de outubro de 1926  Morte 25 de junho de 1984(57 anos)

Paris, França

Foi um importante Filósofo e Professor

Page 5: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Bibliografia Obras de Foucault

Escreveu mais de 30 livros

Page 6: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France de 1970 a 1984.

Todo o seu trabalho foi desenvolvido em uma arqueologia do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. Seu trabalho também se concentrou sobre a relação entre poder e governamentalidade, e das práticas de subjetivação.

Michel Foucault

Page 7: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Os Estados Unidos atraíram Foucault em função do apoio à liberdade intelectual e em função de São Francisco, cidade onde Foucault pode vivenciar algumas experiências marcantes em sua vida pessoal no que diz respeito à sua homossexualidade.

Page 8: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

"Vigiar e Punir", é um amplo estudo sobre a disciplina na

sociedade moderna, para ele, "uma técnica de produção de corpos

dóceis".

Foucault analisou os processos disciplinares empregados nas

prisões, considerando-os exemplos da imposição, às

pessoas, e padrões "normais" de conduta estabelecida pelas

ciências sociais.

A partir desse trabalho, explicitou-se a noção de que as formas de

pensamento são também relações de poder, que implicam a coerção e

imposição.

Page 9: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Vigiar e punir (em francês: (Surveiller et Punir: Naissance de La prison) é um livro do filósofo francês Michel Foucault, publicado originalmente em 1975 e visto como uma obra que alterou o modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental. É um exame dos mecanismos sociais e teóricos que motivaram as grandes mudanças que se produziram nos sistemas penais ocidentais durante a era moderna.

Page 10: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Focault propõe regras ou cautelas metodológicas Depois de comparar diferentes concepções, correntes de poder mostrando sua dependente na noção de um soberano ,define-se o poder em Foucault como uma relação simétrica que institui a autoridade a obediência ,e não como um objeto persistente em um soberano ,que o usa para dominar seus sutitos.

Page 11: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

É dedicado à análise da vigilância e da punição que se encontram em várias entidades estatais (hospitais, prisões e escolas). Foca documentos históricos franceses, mas as questões sobre as quais se enfoca são relevantes para as sociedades contemporâneas. É uma obra seminal que teve grande influência: intelectuais, políticos, ativistas sociais e artistas.

Page 12: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Foucault muda a idéia habitualmente aceita de que a prisão é uma forma humanista de cumprir pena, assinalando seis princípios sobre os quais assenta o novo poder de castigar:

1.Regra da quantidade mínima

2.Regra da idealidade suficiente 3.Regra dos efeitos (co)laterais 4.Regra da certeza perfeita 5.Regra da verdade comum

6.Regra da especificação ideal

Page 13: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

1.Regra da quantidade mínima

Um crime é cometido porque traz vantagens. É preciso admitir uma proximidade da pena e do crime.

Page 14: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

2.Regra da idealidade suficiente

Se o motivo do crime é a vantagem que se representa com ele, a eficácia da pena está na desvantagem que se espera dela. A punição não precisa utilizar o corpo, mas a representação dele.

Page 15: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

3.Regra dos efeitos (co)lateraisA pena é fisicamente

mais cruel que a morte? Absolutamente, dizia ele: pois a dor da escravidão, para o condenado, está dividida em tantas parcelas, quantos instantes de vida lhe restam; pena indefinidamente divisível, pena eleática, muito menos severa que o castigo capital, que logo se equipara ao suplício.

Page 16: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

4.Regra da certeza perfeitaÉ preciso que, à idéia de cada crime e das vantagens que se esperam dele, esteja associada a idéia de um determinado castigo, com as desvantagens precisas que dele resultam; é preciso que, de um a outro, o laço seja considerado necessário e nada possa rompê-lo. Esse elemento geral de certeza que deve dar eficácia ao sistema punitivo implica um certo número de medidas precisas.

Page 17: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

5.Regra da verdade comum

O antigo sistema das provas legais, o uso da tortura, a extorsão da confissão, a utilização do suplício, do corpo e do espetáculo para a reprodução da verdade havia, durante muito tempo, isolado a prática penal das formas comuns da demonstração: as meias-provas faziam meias-verdades e meios-culpados, frases arrancadas pelo sofrimento tinham valor de autentificação, uma presunção acarretava um grau de pena.

Page 18: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

6.Regra da especificação ideal

Para que a semiótica penal recubra bem todo o campo das ilegalidades que se quer reduzir, todas as infrações têm que ser qualificadas; têm que ser classificadas e reunidas em espécie que não deixem escapar nenhuma ilegalidade.

Page 19: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Foucault é amplamente conhecido pelas suas críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina e às prisões.

Foucault

Page 20: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Michel Foucault: Doença Mental e Personalidade / Doença Mental e Psicologia

A punição e a vigilância são poderes destinados a educar (adestrar) as pessoas para que essas cumpram normas, leis e exercícios de acordo com a vontade de quem detêm o poder.

Page 21: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Ele aplica na exclusão a técnica do quadriculamento disciplinar. O modelo da disciplina é um aperfeiçoamento do modelo de exclusão, sendo seu substituto. O principal objetivo desta “máquina” é fazer com que o detento tenha total consciência de que pode estar sendo vigiado a qualquer momento, pois desta forma ele não irá infringir nenhuma norma dentro da prisão que se encontra, pois sabe que tem alguém o vigiando e que será punido se faltar com a ordem.

Page 22: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Nesta nova sociedade, sociedade disciplinar, o Estado não tem mais o direito de morte, pelo contrário, ele deve proporcionar a vida para os seres humanos. Há o medo da punição, mas não da morte, o medo de ser castigado por quem o vigia. Neste modelo o poder se torna independente

Page 23: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Foucault discorre sobre disciplina e obediência, enfatizando diferentes tipos de organização para alcançar os melhores resultados. Ele compara, no tempo, as metodologias educativas prevalecentes nos séculos XVII e XVIII.Foucault examina quatro segmentos diferentes, que são estudados “nos mínimos detalhes”, como ele mesmo ressalta.

EDUCAÇÃO E PARADIGMAS DE ÉPOCA

Page 24: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Estes segmentos são: Corporações militares Instituições escolares

Fábricas

E as ordens religiosas.

Page 25: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Ao começar pela formação dos soldados e dos exércitos, Foucault observa que a formação física do homem desempenha uma função muito importante. O soldado é selecionado e treinado para ter uma postura inflexível e atlética, ereta, cabeça erguida e peito saliente, de modo a infundir a idéia de um ser bem produzido, forte e capaz.

Page 26: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Este modelo de educação militar, arbitrária e autoritária e que prepara os homens para a "guerra", foi, portanto, copiado e transferido para diversas outras instituições sociais, tais como: a escola, a Igreja, a fábrica, a família, etc.

Page 27: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Foucault procura demonstrar imparcialidade em relação ao que descreve,seus textos podem ser analisados atualmente, como uma severa crítica à utilização indiscriminada da educação como mero instrumento de reprodução de condições sociais, políticas, econômicas, culturais e organizacionais, que visam à geração de um estado cego e total de controle entre os membros da mesma, objetivando, com isto, a sua sobrevivência e perpetuação, seja ela boa, justa, humana - ou não

Page 28: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

“Os Corpos Dóceis”, significando o tipo de organização que, através de sua estrutura disciplinar, transforma - não só o indivíduo como a coletividade – em elementos que, forjados na rigidez disciplinar, tornam-se dóceis e prontamente obedientes ao comando, dentro de uma sociedade extremamente autoritária, controladora e claramente hierarquizada.

Page 29: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Quanto ao ato de educar, infinitas possibilidades teóricas e metodológicas que, com o acúmulo das experiências educativas, encontra-se, hoje, à disposição dos educadores – possibilidades estas que, por sua vez, são utilizadas de diferentes maneiras, caracterizando, assim, diferentes contextos de época e gerando, conseqüentemente, através do tempo, diferentes tipos de homem e sociedades, tudo está em permanente transformação, sendo impossível se mergulhar no mesmo rio duas vezes. Portanto, generalizando a teoria da plasticidade educativa, o que é bom para uma sociedade em determinado estágio de sua evolução, pode representar a sua ruína se aplicada em outros contextos de época.

Page 30: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Para sobreviver, precisava educar aquele tipo específico de homem. Por outro lado, esta mesma educação - descrita por Foucault - mostrar-se inadequada para a época atual, e seria profundamente criticada por todos os educadores modernos, pois o material humano que precisamos gerar – a fim de manter as sociedades de hoje – apresenta, com certeza, características opostas em relação àquele capaz de manter as sociedades geridas pelas gerações passadas.

Page 31: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Meu objeto de estudo! Criminalidade e delinqüência em confronto com a repressão e a punição...

O anormal é um monstro cotidiano, um monstro banalizado.

Foucault desvenda a relação entre as práticas discursivas e os poderes que as permeiam.

Page 32: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

“Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”.

Page 33: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

“Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa”

Page 34: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

O poder que se chama “disciplina”

O poder em termos negativos: ELE

Exclui Reprime Recalca Cesura Abstrai Mascara Esconde

Page 35: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Tudo Tudo esta em permanente transformação!

O Tempo não para...

Page 36: Seminário  Michel Foucalt apresentacao

Obrigado pela Herança ..