seminÁrio: sensibilizando a comunidade acadÊmica para a avaliaÇÃo institucional interna cpa –...

28
SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

106 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO

INSTITUCIONAL INTERNA

CPA – 2014.1

Page 2: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

Durante os meses de outubro e novembro de 2013, as Faculdades FATEPI e FAESPI realizaram mais uma pesquisa para traçar um panorama geral do desempenho e detectar pontos que requerem mudanças e melhorias para o aperfeiçoamento dessas IES. O trabalho foi realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) que elaborou os questionários, reuniu, tabulou os dados coletados e apresentou aos gestores; agora socializa os resultados à toda a comunidade acadêmica interessada.

Page 3: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

A CPA é responsável por disseminar a cultura avaliativa na IES,

através de processos de avaliação interna e de acompanhamento e análise das avaliações externas. A Comissão é constituída por ato do dirigente máximo da IES, possui Regulamento próprio e atuação autônoma em relação aos Conselhos.  Sua composição assegura a participação de representantes dos segmentos da comunidade acadêmica – corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo – e da sociedade civil organizada. 

A CPA conduz os processos de avaliação interna, bem como sistematiza e presta as informações solicitadas pelo INEP. Para tanto, organiza o Relatório Anual de Autoavaliação, analisando as ações implementadas por todos os setores da IES, de acordo com as 10 dimensões estabelecidas pelo SINAES, com especial destaque para a análise do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional.

O que é a Comissão Própria O que é a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da de Avaliação (CPA) da Instituição? Fique por Instituição? Fique por Dentro!Dentro!

Page 4: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR

DIMENSÃO

1ª - Missão e PDI: Divulgação do PDI para toda comunidade acadêmica; Ampliação da divulgação da missão e dos resultados das avalições anteriores da instituição, com vistas ao fortalecimento da imagem institucional através de murais, comunicação oral e divulgação no site; Ampliação à divulgação da missão e PDI de forma a torná-los acessíveis a todos os colaboradores e alunos em murais e site; Elaboração de projetos – associando os objetivos aos declarados no PDI.

Page 5: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR DIMENSÃO

2ª - Ensino, Pesquisa e Extensão: Estudo das ações pedagógicas para o enriquecimento curricular (discussões do currículo, ofertas de oficinas, palestras); Ampliação dos programas de extensão (como cursos, oficinas, círculo de palestras); Expansão o Programa de Pós-graduação lato-sensu; Ações de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, por meio de formação continuada (cursos, oficinas, palestras etc.); Análise sistemática dos relatórios do ENADE e elaboração de plano para ações corretivas; Inserção da disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, em todos os PPC’s.

Page 6: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR DIMENSÃO

3ª - Responsabilidade Social: Envolvimento de maior contingente de docentes e discentes nos projetos de responsabilidade social, agregando diferentes segmentos e experiências profissionais; Manutenção com ampliação das possibilidades de atividades de enriquecimento cultural, como: Semanas Culturais específicas por cada curso; Consolidação da prática de registro dos projetos de responsabilidade social discriminando sua relevância (inclusão, defesa do meio ambiente, cultura, produção artística, e outros) e os agentes internos e externos envolvidos na execução; Articulação e divulgação dos projetos na comunidade com a participação dos alunos, por meio de programas e projetos de responsabilidade social; Inclusão do tema Responsabilidade Social nos projetos de atividades extracurriculares dos cursos da instituição.

Page 7: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR DIMENSÃO

4ª - Comunicação Social: Ações de favorecimento de maior integração entre os setores da Instituição, por meio da comunicação (reuniões de diferentes segmentos); Oficinas de treinamento para o uso das ferramentas virtuais e esclarecimento da sua utilidade; Manutenção do atendimento da Ouvidoria para divulgação do serviço, por meio do site e murais; Ampliação da comunicação por meio dos murais.

2014

Page 8: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR DIMENSÃO

5ª – Políticas de Pessoal: Valorização e observação os docentes da Instituição via planos de estudo, cargos, salários, aproveitamento das competências profissionais internas; Divulgação o Plano de Cargos e Salários; Diagnóstico dos aspectos que impactam na dimensão “Reconhecimento” e ações da IES que “incentivam” os colaboradores; Investimento em ações corretivas; Atividades de formação sistemáticas para o corpo docente e administrativo.

Page 9: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

6ª – Organização e Gestão da IES: Aprofundamento de discussões junto aos coordenadores, representantes a respeito dos projetos acadêmicos; Reordenamento dos critérios e a participação da comunidade acadêmica nos processos de gestão da instituição (reuniões de colegiado, com representantes de classe, com coordenadores de curso) e, sobretudo, dos discentes nos órgãos colegiados.

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR DIMENSÃO

Page 10: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR DIMENSÃO

7ª – Infraestrutura Física:Melhoria dos laboratórios, como: equipamentos, espaço físico e acervo da biblioteca às necessidades dos cursos; Investimento nos laboratórios; Ampliação das possibilidades de publicação da produção acadêmica dos professores; Atenção constante às condições de limpeza da IES.

Page 11: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR DIMENSÃO

8ª – Planejamento e Avaliação: Ampliação das atividades da CPA, visando promover a interligação dos projetos dos cursos na unidade (reuniões da CPA); Elaboração dos relatórios de avaliação interna; Continuação do projeto de divulgação das ações implementadas em decorrência dos resultados obtidos na Avaliação Institucional Interna. (reuniões com representantes de sala, docentes, coordenadores, técnico-administrativos); Adesão de todos os coordenadores na elaboração do plano de ação e relatórios parciais; Participação de professores e colaboradores no processo de sensibilização e divulgação da avaliação interna; Articulação da CPA com o Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Page 12: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR DIMENSÃO

9ª – Atendimento ao Aluno: Acompanhamento o aproveitamento dos alunos ProUni; Manutenção dos planos de ensino no sistema online; Incentivo a consulta da ouvidoria. Melhora na estrutura do autoatendimento; Controle da eficiência das respostas dos requerimentos; Atendimento da Coordenação aos alunos com horário e local definido (Reforma da sala de coordenadores); Manutenção do balcão de informações para atendimento aos alunos (setor acadêmico); Treinamento com os funcionários, controle rigoroso dos atendimentos e retorno, adequação do número de atendentes às demandas – considerando as horas de pico, feedback constante aos funcionários sobre os resultados obtidos; Oficinas de treinamento com os docentes para o uso das ferramentas virtuais e esclarecimento da sua utilidade (solicitações, .consulta de notas, etc.).

Page 13: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

PONTOS FORTES OBSERVADOS NO PROCESSO AVALIATIVO POR DIMENSÃO

10ª – Sustentabilidade Financeira: Acompanhamento do aproveitamento dos alunos ProUni; Reuniões bimestrais com todos os setores institucionais para conhecimento das ações potenciais e das fragilidades; Incentivo a consulta da ouvidoria; Melhoria na estrutura do autoatendimento; Controle da eficiência das respostas dos requerimentos; Atendimento da Coordenação aos alunos com horário e local definido (Sala de coordenadores); Manutenção do balcão de informações para atendimento aos alunos; Treinamento com os funcionários com vistas o controle rigoroso dos atendimentos e retorno; Adequação do número de atendentes às demandas, considerando as horas de pico; feedback constante aos funcionários sobre os resultados obtidos.

Page 14: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

Ações PermanentesDesenvolvidas pela CPA

Desenvolvidas pela CPA:

I. Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional. II. Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas. III. Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES. IV. Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional. V. Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.

Page 15: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

Ações PermanentesDesenvolvidas pela CPA

VI. Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor. VII. Promoção do acesso aos instrumentos de avaliação (internet). VIII. Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes. IX. Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos, mediante realização de reuniões. X. Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas a analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.

Page 16: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

Ações PermanentesDesenvolvidas pela CPA

XI. Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos. XII. Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos). XIII. Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria. XIV. Acompanhamento dos resultados do ENADE. XV. Participação nas proposições das ações para o ENADE.

Page 17: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

DADOS DA PESQUISA (AVALIAÇÃO INTERNA 2013.2

Page 18: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

DADOS DA PESQUISA

Page 19: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

DADOS DA PESQUISA

Page 20: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

DADOS DA PESQUISA

Page 21: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

DADOS DA PESQUISA

Page 22: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

DADOS DA PESQUISA

Page 23: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

DADOS DA PESQUISA

Page 24: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

DADOS DA PESQUISA

Page 25: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

DADOS DA PESQUISA

Page 26: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

O QUE PRECISA MELHORAR?

Maior envolvimento dos docentes e discentes nos projetos de responsabilidade social Potencializar os projetos de responsabilidade social nos cursos da instituição; Maior integração entre os setores da Instituição, por meio da comunicação; Potencializar o atendimento da Ouvidoria; Maior divulgação o Plano de Cargos e Salários Aprofundar as discussões junto aos coordenadores, representantes de turmas a respeito dos projetos acadêmicos; Promover reuniões de colegiado, com representantes de classe dos CA’s;

Page 27: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

O QUE PRECISA MELHORAR?

Melhorar os laboratórios quanto a equipamentos, espaço físico e acervo da biblioteca às necessidades dos cursos; Melhorar o projeto de divulgação das ações implementadas em decorrência dos resultados obtidos na Avaliação Institucional Interna; Potencializar articulação da CPA com o Núcleo Docente Estruturante (NDE); Incentivar a consulta da ouvidoria; Melhora na estrutura do autoatendimento; Promover oficinas de treinamento com os discentes para o uso das ferramentas virtuais e esclarecimento da sua utilidade; Realizar treinamentos específicos para o pessoal do balcão de informações para atendimento aos alunos; Sensibilizar o corpo discente acerca da importância de um resultado positivo no ENADE para a sua vida profissional.

Page 28: SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA – 2014.1

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

2014

Valdirene Pinheiro DiasCoordenadora

Ellen Gera de BritoMembro docenteJacob Ambrósio

Membro técnico-administrativoElaine Aparecida da Silva

Membro discentePe. Nilton Pereira dos santosMembro da comunidade externa