seminarios de araxá e teresópolis

2
A fim de discutir questões pertinentes ao Serviço Social, reuniram-se em Seminários promovidos pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS) diversos profissionais da área. “Os Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré constituem "marcos históricos" do Serviço Social. Espelham a situação do Serviço Social em dado momento de sua história, e são o resultado de seu desenvolvimento científico, embora influenciado por acontecimentos sociais e políticos.” (CBCISS, p. 7) As propostas dos seminários trouxeram uma nova metodologia ao Serviço Social, mesmo não abandonando as características do tradicional. O Serviço Social com a sua perspectiva modernizadora se adequando ao projeto do governo para atender ao capital, tentou adequar seus cursos de formação e métodos para atender às demandas. Ele foi se modernizando aos poucos, e os seminários trouxeram mudanças muito importantes. O Seminário de Araxá, que ocorreu de 19 a 26 de março de 1967, teve grande repercussão. O documento preparado pelos assistentes sociais presentes mostrou a importância de o assistente social trabalhar de acordo com a realidade e com o desenvolvimento social. A perspectiva modernizadora é compreendida como a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil. Importante resaltar que a modernização do Serviço Social no Brasil era uma imposição do projeto de desenvolvimento mundial, que exigia de países em

Upload: valquiria-soares

Post on 27-Sep-2015

23 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Como se identifica a perspectiva modernizadora do Serviço Social nos documentos dos Seminários de Teorização, especialmente os de Araxá e de Teresópolis.

TRANSCRIPT

A fim de discutir questes pertinentes ao Servio Social, reuniram-se em Seminrios promovidos pelo Centro Brasileiro de Cooperao e Intercmbio de Servios Sociais (CBCISS) diversos profissionais da rea. Os Documentos de Arax, Terespolis e Sumar constituem "marcos histricos" do Servio Social. Espelham a situao do Servio Social em dado momento de sua histria, e so o resultado de seu desenvolvimento cientfico, embora influenciado por acontecimentos sociais e polticos. (CBCISS, p. 7)As propostas dos seminrios trouxeram uma nova metodologia ao Servio Social, mesmo no abandonando as caractersticas do tradicional. O Servio Social com a sua perspectiva modernizadora se adequando ao projeto do governo para atender ao capital, tentou adequar seus cursos de formao e mtodos para atender s demandas. Ele foi se modernizando aos poucos, e os seminrios trouxeram mudanas muito importantes.O Seminrio de Arax, que ocorreu de 19 a 26 de maro de 1967, teve grande repercusso. O documento preparado pelos assistentes sociais presentes mostrou a importncia de o assistente social trabalhar de acordo com a realidade e com o desenvolvimento social. A perspectiva modernizadora compreendida como a primeira expresso do processo de renovao do Servio Social no Brasil.Importante resaltar que a modernizao do Servio Social no Brasil era uma imposio do projeto de desenvolvimento mundial, que exigia de pases em desenvolvimento o desempenho de novos papis. E, como indica Netto, (1991, p. 170) o ncleo central desta perspectiva a tematizao do Servio Social como interveniente, dinamizador e integrador, no processo de desenvolvimento.Era necessrio pensar em uma proposta de renovao, pois os eixos tericos do Servio Social pautavam-se na ajuda. Durante o Seminrio de Arax foi discutida a questo da prtica institucionalizada do Assistente Social, contemplando a ruptura do tradicional e a busca pela renovao em suas tenses.O Seminrio de Terespolis, que aconteceu em janeiro de 1970, apresenta o triunfo do moderno sobre o tradicional. Segundo Netto (1991, p. 178) a perspectiva modernizadora se afirma no apenas como concepo profissional geral, mas, sobretudo como pauta interventiva.