sensor de nivel de combustible

4
Volvo do Brasil Veículos Ltda. Curitiba - Brasil Informação MITS Data Grupo Nº Reg. Manual de Informações Técnicas de Serviço 30/05/03 3 3.42 Emitido por Aprovado por Substitui Página José Augusto Gogola João Gilberto Santos 1/4 Referente Sensor de nível de combustível informa ao painel de ins- trumentos valores incorretos Distribuído para Pós-Venda Serviço 1. Descrição do Problema 2. Veículos Afetados 3. Identificação do Problema 4. Procedimento para Solução do Problema 5. Cuidados Especiais 1 – Descrição do problema: O sensor de nível de combustível pode enviar sinais incorretos do volume de combustível ao painel de instrumentos devido aos seguintes problemas: - falha elétrica (interna) do sensor; - falha elétrica (externa) apresentada na conexão do sensor; - falha mecânica provocada pela “travamento” do elemento flutuante (bóia) no perfil de alumínio. Se uma desta falhas ocorrer, a indicação de combustível no painel do veículo não será compatível com a quantidade de combustível existente nos tanques do mesmo. A leitura incorreta do nível de combustível somente se refere ao pescador equipado com o sensor. O sensor sem o pescador (instalado no outro tanque) jamais esta- rá envolvido com erros de leitura. 2 – Veículos afetados: Todos os modelos de caminhões que utilizam o sensor de combustível da família 203750XX: FM 10 e 12/FH12/NH12 3 – Identificação do problema: O problema deve ser tratado se houver a reclamação feita pelo motorista. Havendo a reclamação de que a indicação do nível de combustível está incorreta, procurar saber junto ao motorista “como ele percebe a dife- rença. Baseado em informações obtidas, determinar se o caso requer avaliação do sensor ou se é passivo de esclarecimentos quanto ao funcionamento do sistema.

Upload: ing-juan-enrique-bruno-calvay

Post on 06-Jul-2015

2.621 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sensor de Nivel de Combustible

Volvo do Brasil Veículos Ltda. Curitiba - Brasil

Informação MITS

Data Grupo Nº Reg.

Manual de Informações Técnicas de Serviço 30/05/03 3 3.42 Emitido por Aprovado por Substitui Página

José Augusto Gogola João Gilberto Santos 1/4 Referente Sensor de nível de combustível informa ao painel de ins-trumentos valores incorretos Distribuído para

Pós-Venda Serviço

1. Descrição do Problema

2. Veículos Afetados

3. Identificação do Problema

4. Procedimento para Solução do Problema

5. Cuidados Especiais

1 – Descrição do problema: O sensor de nível de combustível pode enviar sinais incorretos do volume de combustível ao painel de instrumentos devido aos seguintes problemas: - falha elétrica (interna) do sensor; - falha elétrica (externa) apresentada na conexão do sensor; - falha mecânica provocada pela “travamento” do elemento flutuante (bóia) no perfil de alumínio. Se uma desta falhas ocorrer, a indicação de combustível no painel do veículo não será compatível com a quantidade de combustível existente nos tanques do mesmo. A leitura incorreta do nível de combustível somente se refere ao pescador equipado com o sensor. O sensor sem o pescador (instalado no outro tanque) jamais esta-rá envolvido com erros de leitura. 2 – Veículos afetados: Todos os modelos de caminhões que utilizam o sensor de combustível da família 203750XX: FM 10 e 12/FH12/NH12 3 – Identificação do problema: O problema deve ser tratado se houver a reclamação feita pelo motorista. Havendo a reclamação de que a indicação do nível de combustível está incorreta, procurar saber junto ao motorista “como ele percebe a dife-rença. Baseado em informações obtidas, determinar se o caso requer avaliação do sensor ou se é passivo de esclarecimentos quanto ao funcionamento do sistema.

Page 2: Sensor de Nivel de Combustible

Volvo do Brasil Veículos Ltda. Data Grupo N° Reg Página Manual de Informações Técnicas de Serviço 30/05/03 2/5

mits 3.42 (sensor de comb).doc

4 – Procedimento para Solução do Problema :

Havendo necessidade de inspeção do sensor de nível, proceder da seguinte maneira: 4.1 - remover o pescador que contém o sensor de nível. O pescador que não possui sensor de nível não

deve ser removido. 4.2 - com o pescador fora do veículo, avaliá-lo quanto ao grau de sujeira/contaminação existente no perfil

de alumínio. Esta ação pode ser considerada importante no decorrer da análise da falha, pois ela indicará parci-almente qual a razão da falha.

4.3 - providenciar a limpeza completa do perfil de alumínio, utilizando um pano limpo e umedecido em al-gum tipo de produto como álcool ou querosene. A superfície deve ficar bem limpa para que revele a presença de alguma “rebarba”.

4.4 - com a peça limpa, verifique se a falha é:

4.4.1 - Elétrica (interna): utilizar a informação de serviço "Sensor do nível de combustível, pes-quisa de falhas", do grupo 386, tipo de informação: Diagnóstico.

4.4.2 - Elétrica (externa): verificar a qualidade da conexão (fios não podem estar interrompidos,

terminais sem oxidação, conectores em perfeito estado,etc). Se a conexão estiver mal feita, deve-se considerar o “acréscimo” de resistência (por mau contato). Isto deve ser eliminado.

4.4.3 - Mecânica: o sensor pode ter o flutuador (bóia) prendendo/enroscando no perfil de alumí-

nio. Isto pode ser efeito de sujeira no diesel, agravado pela pequena folga entre a bóia e o perfil. O Diesel conta-minado com partículas sólidas pode comprometer o deslizamento da bóia, principalmente se houverem “rebar-bas/arranhões” no perfil de alumínio, na região em que a bóia desliza.

4.4.3.1 - segurar a bóia com uma das mãos, deixando-a na posição vertical. Com a outra mão movimentar lateralmente a bóia, observando se a folga na parte inferior da bóia é maior que na parte superi-or da mesma. (verificar que a parte superior está muito apertada, encostando em alguns pontos do alumínio).

4.4.3.2 – havendo suspeita de pouca folga, introduzir uma pequena tira de lixa (grana de +/- 200) entre a bóia e a haste. Posicioná-la para lixar a bóia na região aonde a folga é menor. Lixar para aumen-tar esta folga, até obter uma movimentação bem livre da mesma, avaliando o caso em todas as superfícies em que bóia e perfil podem se atritar. Ver fotos:

Page 3: Sensor de Nivel de Combustible

Volvo do Brasil Veículos Ltda. Data Grupo N° Reg Página Manual de Informações Técnicas de Serviço 30/05/03 3/5

mits 3.42 (sensor de comb).doc

5 – Cuidados Especiais :

- Lixar com cuidado para não tirar muito material. Uma folga excessiva pode ser prejudicial. A folga não pode ser maior que 1mm. - não lixar o perfil de alumínio com a intenção de aumentar a folga, mas somente regiões em que apare-çam rebarbas/arranhões que possam prejudicar o deslocamento da bóia.

Page 4: Sensor de Nivel de Combustible

Volvo do Brasil Veículos Ltda. Data Grupo N° Reg Página Manual de Informações Técnicas de Serviço 30/05/03 4/5

mits 3.42 (sensor de comb).doc

- quando lixar o alumínio, tomar o cuidado para não deixá-lo muito rugoso. A superfície deve ser mantida lisa. Não utilizar lixa muito grossa. - quando reinstalar o pescador, tomar o cuidado para não danificá-lo, batendo-o contra o bocal do tanque de combustível ou outro ponto qualquer. - vazamentos de combustível pelo anel o’ring não são responsáveis por “marcação incorreta”. Havendo vazamento de combustível , trocar somente o anel o’ring e não o pescador, salvo o caso em que se justifique uma falha no assentamento do mesmo, passível de garantia. Falhas de vazamento devem ser tratadas como va-zamento e não como “erro de leitura”. - não modificar a estrutura de conexões entre os dois tanques. Todas as mangueiras (comprimentos, diâmetros), conexões e demais sub-componentes foram dimensionados para um perfeito funcionamento . A alte-ração destes pode acarretar em erros de leitura, mas não implicam em “falha do sensor”. - o pescador desprovido do sensor de nível (instalado no outro tanque) é formado somente por tubos de alumínio que não apresentam qualquer falha de funcionamento, salvo se forem entupidos devido à excessiva con-taminação do óleo diesel, o que não requer substituição, mas limpeza por conta da manutenção do veículo. - verifique e questione a qualidade do óleo diesel encontrado nos tanques. A sujeira pode ser a responsá-vel pela falha do sensor. Isto não caracteriza um problema na peça, mas falta de manutenção/limpeza dos tan-ques. - verifique a sujeira que se encontra na peneira instalada no pescador. O diesel contaminado/sujo tende a entupi-la, provocando falhas no sistema de alimentação. Quando ela está suja, o óleo diesel será sugado com mais dificuldade pela bomba. Isto desequilibra o nível entre os tanques e traduz-se em erros de leitura. A questão não retrata falha no sensor, mas falha de manutenção e deve ser esclarecida ao motorista. - utilizar os TSV’s já existentes para cada modelo de veículo, acrescendo 50 centésimos para aplicação do MITS.