serras portuguesas

30

Upload: pedro-tavares

Post on 26-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A explicação Serra da Estrela A explicação Serra do Caldeirão A explicação Serra do Marão A explicação  Marão é uma serra comum a Trás - os - Montes de Douro Litoral com 1415 metros de altitude. Tem fraca vegetação mas tem minas de ferro, estanho e chumbo. Serra de Montejunto A explicação Serra de S. Mamede

TRANSCRIPT

Page 1: Serras Portuguesas
Page 2: Serras Portuguesas
Page 3: Serras Portuguesas

A explicaçãoO Geres é certamente um dos locais turísticos mais fantásticos

em Portugal, conjugando o mais  fantástico da pureza do mundo natural com a oferta de lazer e diversão. Repartida entre o Minho e Trás-os-Montes, a serra do Gerês integra o único parque nacional existente em Portugal. Com os seus mais de 1500 metros de altitude máxima, esta serra alberga uma avifauna interessante e variada, incluindo diversas espécies que não ocorrem no resto do país, o que, em conjunto com as magníficas paisagens, fazem com que este local seja de visita obrigatória para qualquer observador de aves.

Page 4: Serras Portuguesas

Serra da Estrela

Page 5: Serras Portuguesas

A explicaçãoSerra da Estrela, por vezes referida como Serra de

Estrela, é o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, constituindo a segunda mais alta montanha de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, a supera). Faz parte da mais vasta cordilheira denominada Sistema Central, no subsistema designado como sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que se desenvolve no sentido sudoeste-nordeste desde a serra de Montejunto, e o seu cume-pai é o Pico Almanzor. A serra da Estrela é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela.

Page 6: Serras Portuguesas

Serra do Caldeirão

Page 7: Serras Portuguesas

A explicaçãoTrata-se de uma vasta área serrana, coberta sobretudo por

zonas de matos de esteva, urze e medronheiro, e montados de sobro, manchas de pinheiro e vales encaixados com galerias ridículas ainda bem conservadas. O relevo é bastante ondulado, atingindo uma altitude máxima de 575m. Serra situada entre o Alentejo e o Algarve, com a altitude máxima de 575 metros e orientação de nor-nordeste/su-sudoeste. É uma serra xistosa e cortada por um grande número de vales. O miradouro do Caldeirão oferece uma ampla vista sobre a serra e a planície algarvia.

Page 8: Serras Portuguesas

Serra do Marão

Page 9: Serras Portuguesas

A explicaçãoMarão é uma serra comum a Trás - os -

Montes de Douro Litoral com 1415 metros de altitude. Tem fraca vegetação mas tem minas de ferro, estanho e chumbo.

Page 10: Serras Portuguesas

Serra de Montejunto

Page 11: Serras Portuguesas

A explicaçãoA Serra de Montejunto é uma serra de Portugal.

É o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em algares, grutas, lagoas residuais, necrópoles e fósseis pré-históricos. Situa-se no norte do distrito de Lisboa, entre os concelhos do Cadaval, a norte, e Alenquer, a sul. Apenas 65 km a separam de Lisboa, distância que facilmente se percorre utilizando as auto-estradas A1, usando a saída de Aveiras de Cima, ou a A8, saídas de Capelos ou de Bombarral, em direcção ao Cadaval

Page 12: Serras Portuguesas

Serra de S. Mamede

Page 13: Serras Portuguesas

A explicaçãoA Serra de São Mamede é uma elevação de 

Portugal Continental, com 1025 metros de altitude. Situa-se no Alto Alentejo, distrito de Portalegre. Aí se situa o Parque Natural da Serra de São Mamede, onde se podem ver abutres e águias. Os veados, os javalis e as ginetas vivem por entre os castanheiros e sobreiros, enquanto os rios atraem as lontras. A reserva abriga também uma das maiores colónias de morcegos da Europa.

Page 14: Serras Portuguesas

Serra da Freita

Page 15: Serras Portuguesas

A explicação A Serra da Freita é uma elevação de 

Portugal Continental, com 1.085 metros de altitude máxima (pico de São Pedro Velho, localizado na freguesia de Albergaria da Serra).

Está disposta na orientação noroeste - sudeste e estende-se pela freguesia de Albergaria da Serra, no extremo sudeste do concelho de Arouca, pelas freguesias de Manhouce e de Valadares, na ponta oeste do concelho de São Pedro do Sul e pelas freguesias de Acções e de Cepelos no extremo nordeste do concelho de Vale de Cambra

Page 16: Serras Portuguesas

Serra de Montemuro

Page 17: Serras Portuguesas

A explicaçãoA Serra de Montemuro é a oitava maior elevação de 

Portugal Continental, com 1382 metros de altitude. Situa-se nos concelhos de Arouca, Cinfães, Resende e Castro Daire e Lamego (distrito de Viseu) e entre as regiões do Douro Litoral e da Beira Alta.

A altitude média é de 838 metros. Está compreendida entre o rio Douro, a Norte e o rio Paiva, a sul, confina com a cidade de Lamego. O ponto mais alto da serra é denominado por Taguefe ou Talefe, a 1.381 metros de altitude. Toda a serra tem bastante relevo e é íngreme praticamente de todos os lados. A serra é povoada até cerca dos 1.100 metros de altitude, as aldeias encontram-se espalhadas por toda a serra, mas quase sempre perto de cursos de água, como o rio Bestança que a divide na direcção Sul - Norte

Page 18: Serras Portuguesas

Serra da Peneda

Page 19: Serras Portuguesas

A explicaçãoA Serra da Peneda é a quinta maior

elevação de Portugal Continental, com 1.416 metros de altitude no ponto mais elevado (Pedrada, próximo de Gavieira ) e uma das mais proeminentes do país (768 m). Situa-se no Alto Minho, nas proximidades de Castro Laboreiro, fazendo parte do sistema a montanhoso da Peneda - Gerês.

Page 20: Serras Portuguesas

Serra da Lousã

Page 21: Serras Portuguesas

A explicaçãoOs percursos pela serra da Lousã,

passando pelas aldeias serranas podem ser feitos a título individual, mas para uma melhor interpretação do espaço permitindo uma experiência completa e agradável é aconselhável recorrer às empresas da zona especializadas neste tipo de actividade

Page 22: Serras Portuguesas

Serra do Monchique

Page 23: Serras Portuguesas

A explicaçãoA Serra de Monchique é uma serra do

oeste do Algarve, cujo ponto mais elevado - Foi-a, com 902 m de altitude - é o mais alto do Algarve e um dois pontos mais proeminentes de Portugal (739 m).

Page 24: Serras Portuguesas
Page 25: Serras Portuguesas

Pico Ruivo

Page 26: Serras Portuguesas

A explicação. O Pico Ruivo, no concelho de Santana,

na Ilha da Madeira, é, com os seus 1862 metros de altitude, a terceira montanha mais alta de Portugal (depois da Ponta do Pico, nos Açores, e da Serra da Estrela, em Portugal Continental), e a mais alta do Arquipélago da Madeira.

Page 27: Serras Portuguesas
Page 28: Serras Portuguesas

Pico

Page 29: Serras Portuguesas

A explicaçãoDesenvolvendo-se em torno do vulcão, com 2351 metros de

altitude, que lhe dá o nome, a ilha do Pico tem uma forma oblonga –  42 km de comprimento e 15,2 de largura – a superfície total de 447 Km2. Um planalto com cones vulcânicos secundários termina junto do mar em altas falésias enquanto a área mais baixa, a oeste, tem declives moderados.Está situada a 28º 20’ de longitude oeste e a 38º 30’ de latitude norte.

Page 30: Serras Portuguesas

Trabalho elaborado por : Maria Inês, 9 anos

Escola: E.B.1 da Cêpa