shion magazine 10ª edição

16
ENTREVISTA COM MATHEUS GARCIA PREFEITO DE PINHAIS-PR LUIS GOULART "LUIZÃO" ACADEMIA DESTAQUE DESTA EDIÇÃO DOJANG TAEKOMBAT IRENO FARGAS ENTREVISTA INTERNACIONAL ENTREVISTA MESTRE MILTON IWAMA MESTRE FERNANDO MADUREIRA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE TAEKWONDO Copa Bora Bora ANO 03 EDIÇÃO 10 R$10,00 WWW.SHION.COM.BR OLÍMPICA

Upload: shion-magazine

Post on 12-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A Shion esta definitivamente entrando no ciclo olímpico, ou melhor, voltando-se para o período em que as bases, o planejamento, as promessas e as realidades ficam em evidência. Nesta edição em especial que será a primeira edição que atuaremos estritamente com a modalidade taekwondo. Capa e reportagem principal Ireno Fargas DOJANG TAEKOMBAT ACADEMIA DESTAQUE Entrevistas: MESTRE IWAMA MATHEUS GARCIA LUIS GOULART ‘LUIZÃO’ PREFEITO DE PINHAIS-PR Destaques FERNANDO MADUREIRA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE TAEKWONDO Eventos: Copa Bora Bora de Taekwondo Entrevista Edson Suemitsu - Kendo e Katanas

TRANSCRIPT

Page 1: Shion  Magazine 10ª Edição

ENTREVISTA COM MATHEUS GARCIA

PREFEITO DE PINHAIS-PRLUIS GOULART "LUIZÃO"

ACADEMIA DESTAQUE DESTA EDIÇÃO DOJANG TAEKOMBAT

IRENO FARGASENTREVISTA INTERNACIONAL

ENTREVISTA MESTRE MILTON

IWAMAMESTRE FERNANDO MADUREIRA

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE TAEKWONDO

CopaBora Bora

ANO 03 EDIÇÃO 10 R$10,00WWW.SHION.COM.BR

OLÍMPICA

Page 2: Shion  Magazine 10ª Edição

Editorial - 10ª Edição Shion Olímpica A Shion esta definitivamente

entrando no ciclo olímpico, ou melhor, voltando-se para o período em que as bases, o planejamento, as promessas e as realidades ficam em evidência. Nesta edição em especial que será a primeira edição que atuaremos estritamente com a modalidade taekwondo.

Estivemos em eventos em todo o imenso país, a pátria do esporte,em ano de copa, os esportes olím-picos, não ficaram em segundo plano, nossa equipe mais uma vez saiu na frente e lança o conceito, sobre tudo, que somos olímpicos.

Em destaque a vinda do mestre Ireno Fargas, o técnico mais vito-rioso do taekwondo, que esteve

no Brasil, compartilhando seus conhecimentos em um seminário em Londrina, no estado do Para-ná. Evento realizado pela federa-ção estadual de taekwondo, que é presidida pelo mestre Fernando Madureira, que também é técnico da seleção brasileira da modalida-de.

Em conversa com os dois técni-cos expoentes, Ireno Fargas e Fernando Madureira, buscamos informações, técnicas, estratégicas e organizacionais, para colaborar com técnicos que estão neste exato momento lapidando nosso atletas com potencial de destaque nas olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Em destaque projetos muito bem sucedidos, como os proje-tos da Associação Paranaense de Taekwondo. Estivemos em exames de faixas, avaliação para mudan-ça de cor, conhecimento técnicos, habilidades e conhecimentos sobre a modalidade. Como ponto alto de nossa visita foi o exame de faixas da melhor idade, uma notável e louvável iniciativa da entidade.

Ficamos atentos aos centros de treinamentos que estão sendo estruturados, em destaque o Centro Olímpico da cidade de Pinhais no Paraná, cidade da região da grande Curitiba. Que terá velódromo olímpico, como também outras modalidades, que

para o orgulho sobre o feito, os Mestres Cicero de Paula e Cleber Salandin, o taekwondo será outra modalidade em destaque no local.

Nesta edição também em desta-ques o Mestre Maurício de Farias, Milton Iwama, Copa Bora Bora de Taekwondo, atleta destaque, o baiano vice campeão pan ameri-cano Matheus Garcia, o samurai Edson Suemitsu e William Rodri-go de Freitas com sua academia referência no estado do Paraná.

Sugestões de reportagens, de temas sócias, promessas olímpi-cas, promessas em todas as moda-lidades que integrarão os jogos olímpicos Rio 2016.

Editorial por Fernando Boita

EDITORIALSHION

SITEwww.shion.com.br

FACEBOOKfacebook.com/ShionMagazine

INSTAGRAMinstagram.com/ShionMagazine

Responsável pelo ProjetoPró-escola em Sombrio - SC.

Co-criador da Revista Shion.

3ºDan Taekwondo.

Fernando Boita

Designer Gráfico e Web Desig-ner

Co-criador e responsável pelo projeto da revista e site Shion Magazine.

Leandro Bitencourt

Page 3: Shion  Magazine 10ª Edição

ÍNDICE INDEX

ENTREVISTA INTERNACIONAL

IRENO FARGAS08 e 09

DOJANG TAEKOMBATACADEMIA DESTAQUE 04

MESTRE IWAMA ENTREVISTA

05

MATHEUS GARCIAENTREVISTA 06

LUIS GOULART ‘LUIZÃO’ENTREVISTA COM O PREFEITO DE PINHAIS-PR 11

FERNANDO MADUREIRAENTREVISTA 10

ASSOCIAÇÃO PARANAENSEDE TAEKWONDO 12

COPA BORA BORA DE TAEKWONDO 14

COPA BORA BORAAPRESENTAÇÃO DE KENDO 14

Page 4: Shion  Magazine 10ª Edição

Academia destaque desta Edição Dojang TaeKombat

William Rodrigo de Freitas natural Paranaguá, hoje morando em Pontal do Paraná, foi influenciado por seriados de e filmes, começou na Capoeira na época ainda Contra-Mestre André Lucio (Hoje Mestre King Black) em 1997. Em 1998 saia de Pontal do Paraná para treinar em Paranaguá Judô (Prof. Edson Kisuco) e Kung-Fú (Bombeiro Militar Sandro) na Fundação de Esportes local.

Iniciei no Taekwondo em 1999 com o Prof. Leandro dos Santos que foi pioneiro a introduzir o Taekwondo no Município. Tendo o Grão Mestre Hong Soon Kang como Mestre. Wiliam serviu o Exército em Curitiba no 5° GAC AP, competindo quando possível e formando-se faixa preta 1° Dan em 2006 e Faixa Preta 2° Dan em 2012 com o Mestre Mauricio de Farias.

Nesses 16 anos da minha vida Marcial, formei várias parceiras com Professores e Mestres de várias Artes Marciais, inclusive treinando e graduando em algumas delas, assim contribuindo de alguma forma com o sucesso da equipe hoje. Mestre Sapo da Capoeira, Prof. Gil Viveka-nanda do WingChun e Esgrima, Mestre Pirata do Muay Thai, Prof. Pedro Costa do Jiu Jitsu, Prof, Paulo Saito do Kyokushin Karatê, Prof, Leonardo Rocha do Karatê Goju Ryu, Prof. Paulo Bolzoni do Savate Boxe Françês, Mestre Mestre Luiz Weinhardt do Hapkido, Mestre Paulo Roberto Ribeiro do Ninjutsu, Prof. Rogerio Leite do Hapkido, Mestre Romildo Lopes do Taekwondo e Hapkido, Mestre Odair Morais de Taekwondo (SulSport-BangBrothers), Katana Kaji (Mestre Forjador de Espadas ) Edson Suemitsu, Prof, de Jiu Jitsu e Atleta de MMA Alex Coruja entre outros.

Inicio da Equipe:Prefeitura 2006–(P.E.T.I.) Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil

em Praia de LesteDojô Tae Kombat (Academia)2006–Shopping Capital em Praia de Leste2008–Sala ao lado da UK Lan House em Praia de Leste2008–Academia Silohe em Ipanema2008–Antiga Centronic em Praia de Leste (Hoje SegLine)Projeto Taekwondo para todos (Prefeitura)2008–Secretaria de esporte (Antiga Pavibrás) em Praia de Leste2008–Barracão do Paulão em Praia de Leste2010–Pousada Canadá (Independente) em Praia de Leste2011 – Nova Academia com Sede própria.Decepcionado com o descaso dos governantes locais, decidi investir

pesado na minha academia que estava já em construção e começar com as aulas particulares até poder ter condições de mantar um projeto social paralelo independente do governo local.

Nesta nova etapa da equipe fui fortemente influenciado por um livro que recebi da Federação Paranaense de Taekwondo do Mestre Fabio Goulart (TAEKWONDO EM BUSCA DO SUCE$$O) adaptando-o a realidade local e adicionando elementos que deram certo. Atualmente a Academia tem 100m² com 60m² de área de treinamento e instalações modernas, banheiros masculino e feminino com chuveiros, recepção e sala para guardar os equipamentos individuais dos alunos.

Anualmente promovemos o Campeonato Copa Bora Bora – Litoral Open entre exames de Faixas com o Mestre Examinador Mauricio de Farias e Noites Ninja na própria Academia.

O foco da nova academia e o Taekwondo, mas temos outras ativi-dades como Jump, Step, Pilates e Ginástica dando ênfase no público infantil e Feminino. Neste meio tempo o projeto de Taekwondo para crianças carentes ressurgiu com o Prof. Leandro dos Santos e já mostra resultados positivos.

Page 5: Shion  Magazine 10ª Edição

Milton Iwama e Nelson Miyamoto

Entrevista com

Mestre Milton Iwama1: Gostaríamos de saber como está o panorama da arbitragem nacional, e, quê colaborações o estado do Paraná está tendo para esta evolução?

R: Nas gestões anteriores, a arbitragem nacional, passou por momentos conturbados. Com a renovação do grupo de arbitragem, estamos reconquistando a confiança de todos os participantes, dirigentes e principalmente do público, que não entendia muito de regras, e com isso a arbitragem está melhorando bastante à nível nacional, e a nível de estado PR, buscamos sempre fazer cursos de recicla-gens e atualização, acaba colaborando muito à nível nacional.

2: Acompanhamos sua carreira à muito tempo, sendo ela muito bem sucedida, esperamos que na arbitragem também venha ser. Fale um pouco do seu histórico como atleta, e em quê influência nas novas gerações, tendo em vista que acompanhamos a carreira do seu filho Lucca também, que já está na seleção brasileira?

R:Como atleta, fiz parte da seleção brasileira por quase onze anos, de 1986 à 1995, nesse período me consagrei oito vezes campeão paulista, sete vezes campeão brasileiro, tive quatro participações em pan-americanos de taekwondo e três em US Open’s , fui para dois mundiais, uma copa do mundo e também sul--americano, e felizmente consegui medalhar em praticamente todos, em um pan-ameri-cano, uma copa do mundo, três medalhas consecutivas no US Open, ouro, prata e bron-ze, enfim, meu filho tomou gosto naturalmen-te pela arte, acompanho da melhor maneira possível, deixando ele se desenvolver também naturalmente, sem forçar nada, porque uma carreira de atleta é bem desgastante, não só fisicamente, mais também mentalmente, é muita pressão, então para que tudo ocor-ra da melhor maneira possível para ele no esporte, acompanhamos e ajudamos no que for possível.

3: Em quê cidade do País você está estabelecido hoje, e quê trabalhos na área do taekwondo você desenvolve, como

instrutor ou mestre?R: Resido atualmente na cidade de Londrina

PR, e infelizmente, por motivos particulares, hoje não desenvolvo nenhum trabalho como instrutor de taekwondo. Trabalho em uma empresa de embalagens. Hoje só atuo mesmo como árbitro nacional de taekwondo.

4: Sabemos da sua técnica, uma das mais primorosas, na qual até teve um vídeo em VHS, na época do seu auge, era um material muito bom, onde visava a competição. Fale um pouco daquele trabalho que marcou toda uma geração, por esta técnica primorosa, pelos resultados e também pela sua capacidade. Como foi feito, e como isto veio somar pra sua vida?

R: Este vídeo feito em 1994, foi uma ideia de um mestre de São Paulo Luis Carlos Basili, junto dele foi um trabalho feito com o meu técnico do campeonato mundial, Grã Mestre Jho yo o, que hoje está nos EUA. Todo o trabalho que foi desenvolvido naquele vídeo foram ideias do Mestre Jho yoo juntamente do Mestre Basili, foi um grande prazer ter feito aquele vídeo, ter feito a divulgação e ter sido divulgado também por aquele vídeo. Tecni-camente falando, eram coisas que achávamos necessário, que todo atleta à nível de compe-tição naquela época deveria ter, com certeza é um vídeo que hoje serve de acervo histó-rico, claro que tecnicamente está um pouco ultrapassado, porém para a geração daquela época foi essencial, acredito que foi muito bem aproveitado.

5: Para finalizar, deixe sua opinião sobre este evento que está acontecendo aqui em Londrina PR- Seminário com Mestre Internacional Ireno Fargas, dê sua visão sobre como este evento poderá somar ao taekwondo paranaense.

R: Acredito que quem não está participan-do deste evento, desta oportunidade única, só têm à perder, pois incontestavelmente o Mestre Ireno Fargas é a maior referênciamundial no taekwondo, posso afirmar que, o conhecimento dele quando se trata de compe-tição é o melhor que existe.

SHION MAGAZINE 5

GIRO RÁPIDO TAEKWONDO

Page 6: Shion  Magazine 10ª Edição

Matheu Garcia

Matheus de Protecões Vermelha

Flávio Nascimento e Matheus Garcia

Entrevista com Matheus Garcia Atleta na Seleção Brasileira Junior de Taekwondo, medalhista de Prata no Pan-americanos no México.

1: Matheus, como foi feita toda essa preparação para conquistar esta medalha tão importante para o taekwondo brasileiro?

R: Estávamos treinando bastante, com treinos em seis dias da semana, divididos em duas vezes ao dia, preparação f ísica na parte da manhã e preparação tática na parte da tarde, participei também do camping da seleção brasileira, em Porto Seguro, já com os novos coletes KP e P, onde já nos familiariza-mos com o sistema novo, do qual não tinha tido a oportunidade de treinar antes, sendo assim, adaptamos melhor nossas técnicas a estes coletes para ter um melhor resultado no pan-americano.

2: Acompanhamos a sua carreira à algum tempo já, e observamos que você é pupilo de um grande Mestre da Bahia, o Ms Flávio Porto. Gostaríamos de saber quais as instruções e dicas que seu Mestre lhe passou, para que você se destacasse dessa maneira?

R: O entrosamento entre eu e meu técnico realmente é muito grande, então nossa prepa-ração foi feita toda em conjunto, os exercícios e treinamentos sempre bem conversados, Mestre Flávio viajou conosco para o pan--americano , sendo assim, me passou uma confiança maior, apesar de não ter sido meu técnico na hora da luta, estava junto comigo o tempo todo, a instrução que sempre me foipassada, é para que eu desse o meu melhor, a consequência de medalhas, sejam elas de ouro, prata ou bronze, seria só um resultado de todo um trabalho que foi feito. Treinamos e nos preparamos bem e a consequência foi esta medalha de prata no pan-americano.

3: Gostaríamos que você falasse da campanha, quantas lutas foram e quais foram os adversários?

R: Na primeira luta tive o adversário da Argentina, ganhei de 12 à 1, na semi final,

disputei com o atleta do Canadá, ganhei de 8 à 7, e na final disputei com o atleta do Mexi-co, onde fui para o ponto de ouro e acabei tomando o primeiro ponto.

4: Falando da Seleção de base, coordenada pelo Mestre Flávio Porto, qual é o segredo desta equipe multidisciplinar com treinos rígidos durante a semana. Desde preparadores f ísicos, apoiadores a fisioterapeutas, enfim, o segredo de toda equipe envolvida neste trabalho?

R: Atualmente treinamos em Porto Seguro, onde o Prof. Flávio é o técnico da equipe, e temos um trabalho de projeto social, onde é lapidado os primeiros talentos, e conse-cutivamente é passado para a equipe de alto rendimento, esta equipe, apesar de não ser profissional, trabalhamos com seriedade, então há toda uma disciplina, abrimos mão de certas coisas para estar treinando seis dias da semana, enfim, tentamos fazer um trabalho mais profissional possível para poder chegar em um patamar bem legal, não temos um patrocínio fixo, temos apoios de empresários da cidade, temos um apoiador que é fiel, e está sempre nos ajudando, que é o vereador Paulo Onich, que é nosso braço direito, eu particu-larmente tenho o fisioterapeuta João Nobre, que me acompanha nos treinos e nas minhas recuperações de pequenas e grandes lesões. Acredito que a vaidade é a inimiga do espíri-to de equipe, então temos uma equipe muito bem formada, sendo ela com atletas, técnico, o fisioterapeuta, os apoiadores. É importanteque todos estejam bem unidos para que os resultados apareçam, e fruto desta nossa união são os resultados que vêm aparecendo Brasil à fora, sem deixar de agradecer a federação baiana de taekwondo com o Pres. José Carlos Teixeira, que não mede esforços para que o takwondo da Bahia cresça de uma forma bem unida, enfim, este é o segredo, é a união não só da equipe, como também do estado.

SHION MAGAZINE6

ATLETATAEKWONDO

Page 7: Shion  Magazine 10ª Edição

Flávio Nascimento e Matheus GarciaFlávio Nascimento e Matheus Garcia

5: Para os futuros atletas que venham se destacar, qual o recado que hoje você deixaria para estes novos talentos, que vêm dos projetos sociais e iniciam no alto rendimento e quê visualizam de repente ter este mesmo sucesso que vocês estão tendo. A Shion gostaria que você deixasse uma mensagem para estes atletas que querem chegar onde o Matheus chegou.

R: Primeiramente, eu tenho em mente a disciplina em primeiro lugar, sendo um praticante disciplinado, para seguir todos os passos, desde treinamentos, dedicação na alimentação e preparação f ísica, se consegue chegar onde se têm o foco. Um dia assisti o atleta Diogo Silva e quis ser igual ele, ainda não sou realizado, tenho muitos sonhos pela frente, estou apenas no início, com apenas 17 anos há muita coisa para acontecer ainda, enfim, se espelhem nas pessoas que realmente vêm dando resultados, e é essencial ter o foco, o objetivo para se chegar nos seus sonhos.

Page 8: Shion  Magazine 10ª Edição

Entrevista Internacional Ireno FargasMestre Ireno Fargas, sendo umas das autoridades internacionais no Taekwondo, modalidade olímpica, esteve no Brasil realizando um seminário na cidade de Londrina – PR. O evento organizado pela Federação Paranaense de Taekwondo, foi muito bem planejado e com excelente logística.

Seguindo esta mesma linha de raciocínio, como se constitui um ciclo olímpico, como exemplo o nosso país, que está a 3 três anos de receber as olimpíadas, como poderemos estrategicamente estarmos aptos a subir no pódio no Rio 2016 ?

R: Vejo o Brasil como uma das potên-cias mundiais, isso acontecerá até 2016, que será um divisor para todas as moda-lidades, quanto ao ciclo, percebo que a maioria das equipes de taekwondo do

Entrevista com Mestre Internacional Ireno Fargas

Mestre Ireno quais são os aspectos técnicos do taekwondo que se pratica no Brasil, que nos favorecerá nas olimpíadas em 2016, além de sermos claro os anfitriões ?

R: Bom, acho que o fato de sediarem o maior evento de esportes do mundoé o que já credencia o país a se desta-car, quanto aos resultados dependerá de planejamento, estratégias e claro inves-timento na modalidade, de agora até as olimpíadas.

Nossos nomes consagrados já representaram brilhantemente a modalidade, em mundiais e olimpíadas. Os nomes de Natália Falanigna, Diogo Silva, como outras promessas como Guilherme Dias, poderão fazer a diferença para o Brasil em 2016, mas sabe-se que para conquistarmos bons resultados, precisaremos de uma equipe competitiva em todas as categorias, quais aspectos estratégicos na preparação dos atletas pode fazer a diferença ?

R: A mistura de experiência com o vigor da juventude sempre serão essên-cias para o sucesso do time nacional, além de experiência dos atletas, preci-samos de boa liderança dos técnicos e os dirigentes atentos aos resultados, sempre dispostos a acrescentar na preparação da equipe.

TAEKWONDOEXCLUSIVA

Page 9: Shion  Magazine 10ª Edição

Ivana Vujcic

mundo, se fecha e acaba não compe-tindo ou até mesmo não fazendo os campings que são necessários para a evolução dos atletas e treinadores.

Em sua opinião Mestre Ireno, quantos campings são necessários para ter a evolução necessária, quais são as escolas fundamentais para reciclar os conhecimentos técnicos e estratégicos?

R: Recomendo todas as escolas, seriam 5 campings, se possível em todos os continentes, como escola norte america-na, latino americana, europeia, asiática e oriente médio. Vejo que estas escolas são necessárias que se façam intercâmbios as equipes mencionadas.

O sistema de treinamento que lançou mundialmente, como a outra coletânea, um sucesso, dividindo conhecimentos técnicos, com fundamentos científicos, que fazem

deste um dos melhores acervos para aprendizado e aperfeiçoamento dos praticantes de taekwondo. Dividir o conhecimento adquirido comtodos é importante, principalmente porque isso teoricamente nivela o conhecimento técnico mundialmente, qual é a maior missão do DVD de treinamento?

R: Na primeira versão nosso material teve uma aceitação incrível, desta vez fundamentamos ainda mais as expli-cações, as dinâmicas, exercícios, como único objetivo, nivelar os conhecimen-tos sobre criação, elaboração de trei-namento. Hoje tenho me estabelecido em Laloma no México, como sempre buscando estímulos e um novo mate-rial em DVD, seria interessante, então selecionados o que há de melhor para este novo trabalho, espero que gostem.

SHION MAGAZINE 9

Page 10: Shion  Magazine 10ª Edição

Mestre Fernando MadureiraTécnico da seleção Brasileira de Taekwondo

1: Inovando mais uma vez, a federa-ção paranaense de taekwondo, na qual você é presidente, trouxe para o Brasil, mais especificamente em Londrina, um seminário de tamanha expressão. Com o técnico Internacional de maior auto-ridade no esporte, Mestre Ireno Fargas.

Qual a importância deste evento ter sido realizado em Londrina, e potencialmente haverá outros eventos deste porte em 2014?

R: A ideia de trazer o Ireno Fargas para o Brasil mais precisamente para Londrina foi justamente para criar uma hegemonia no Estado, e que se divul-gue a atualidade do taekwondo mundial nos quatro cantos do Paraná e do Brasil porque se eu quero ter um estado forte, eu tenho que fazer com que todos os outros estados se igualem no mesmo patamar, para competirmos no mesmo nível. Acredito que este caminho de vender a atualidade e o autoconheci-mento, é a única saída para o aprimo-ramento do alto rendimento.

2: Em um balanço geral do evento, mencione quais foram os pontos positivos na realização, e se alcançou as expectativas.

R: Com toda certeza eu acredito que alcançou as expectativas, foi visto um público muito empenhado e motivado com este novo trabalho do Ireno Fargas, é claro que três dias é um período muito limitado para dizer que se absorveu 17 DVD’s e mais toda a história do Ireno Fargas, porém, tenho certeza que ele conseguiu expor bastante situações inovadas que realmente se usam hoje com os colete eletrônico, e vimos que o público sentiu essa mudança, sendoassim, entre outros benef ícios, este foi o principal ponto positivo da realização deste evento.

3: Gostaríamos de saber de você, como técnico da seleção brasileira de taekwondo, como podemos avaliar os resultados obtidos pela

equipe Nacional em 2013, e o que podemos esperar para futuras competições?

R: 2013 foi um ano meio morno, como todo primeiro ano do ciclo olímpico é, é um ano de análises e mudanças, então teve renovações na seleção, vejo como um ponto muito impotante, não só por renovar, mais sim por renovar com qualidade e saber que temos jovens de altíssimo nível hoje na seleção para se trabalhar por mais um ciclo, e o que vai definir o sucesso daqui pra frente é o planejamento, o trabalho a estrutura, o envolvimento de todos, a ordem e adisciplina, a dedicação, acredito que isso é o maior fator do sucesso.

4: No Rio 2016 todos nós brasileiros desejamos medalhas, há dentro da seleção esperanças de medalhas olímpicas, e quais as estratégias nos garantirão estas medalhas?

R: Com certeza existe a esperança da medalha olímpica. Viemos do último mundial, apesar de uma medalha só, temos jovens brasileiros avançando

muito e lutando de igual para igual com os melhores atletas do mundo, sendo assim, vimos que temos o potencial em mãos. Precisamos qualifica-los, com a metodologia e o plano de trabalho dando a direção, iremos nos reunir e pôr isto em prática, e pondo isto em prática, com certeza a medalha virá.

5: No seu centro de treinamentos (CT), local onde treinam parte dos atletas da seleção brasileira, como é feito o sistema de preparação dos atletas¿ Conte-nos um pouco do trabalho realizado por toda equipe e de quantos profissionais esta equipe é constituída hoje?

R: A equipe é constituída por um grupo de profissionais, eu de técnico, o Flávio que é meu auxiliar e treinador, o Thiago que é meu preparador f ísico, o Marcelo que é Fisiologista, o Doutor Gustavo que é fisioterapeuta junto do seu ajudante Rodolfo e uma equipe muito grande de atletas, uma equipe unida e que sonha bastante. Seguimos um roteiro que é com o foco em obter bons resultados

SHION MAGAZINE10

BATE-PAPOTAEKWONDO

Page 11: Shion  Magazine 10ª Edição

Entrevista com o Prefeito da cidade de Pinhais- PR, Luis Goulart ‘Luizão’

em competições Nacionais, trabalhamos em cima desta meta, e quem vai se classificando para a seletiva final, começamos a mudar o foco do trabalho. Trabalhamos com a equi-pe juvenil separada, para não prejudicar o trabalho do juvenil nem do adulto. Mesmo com pouco dinheiro e pouca tecnologia os resultados aparecem. Ano passado treina-mos sem o colete eletrônico e conseguimos 3 vagas na seleção masculina e uma na femi-nina, então pra mim foi uma vitória muito grande, porque isto prova que o sistema que estamos treinando está indo bem. Acredito que esta seja a receita do sucesso, uma equi-pe bem entrosada, com atletas bem envol-vidos e com seriedade, e um grande sonho que também é importante.

1: Gostaríamos de abordar uma questão bem interessante sobre o esporte de uma maneira geral em Pinhais, principalmen-te na execução de projetos relacionados à artes marciais, que é nossa especialidade. Qual a abrangência dos esportes hoje de artes marciais dentro da cidade, e como haverá uma extensão do aprimoramento dos esportes desse seguimento no muni-cípio?

R: Estamos dando prioridade nos esportes, principalmente por haver na cidade, diver-sas escolas de período integral, sendo assim, as escolas necessitam realmente de diver-sas atividades, recreativas e esportivas, e se tratando de arte marcial, o taekwondo faz parte de nossa programação com muita força. Temos também no centro de convivência do idoso, aulas de taekwondo, onde haverá uma graduação desses idosos nessa modalidade, com um grupo bastante significativo, é uma coisa inédita na nossa cidade e é muito gratificante para nós. Nosso foco não é o esporte de alto rendimento, e sim atender a todos da comunidade de maneira que possamos beneficiar a vida dessas pessoas através do esporte.

2: Estivemos com o Mestre Cícero, que nos contou uma novidade, um centro de treinamento olímpico na cidade de Pinhais. O quê na sua percepção, isto agregará para o esporte paranaense em geral, e principalmente para a cidade de Pinhais?

R: Tivemos a grata satisfação de poder trazer pra cá este centro olím-pico, onde a atividade principal é o velódromo, porém o espaço será utilizado em diversas atividades olímpicas, será o segundo velódromo coberto do Brasil, e já está sendo trabalhado todo o procedimento da parte burocrática e no próximo ano já serão iniciadas as obras deste novo espaço para o esporte da nossa cidade e região.

3: Devido ao que observamos, todo este envolvimento das três secre-tarias da cidade hoje, secretaria da educação, secretaria da ação social e do esporte e cultura, trabalhando juntamente em prol dessa ampliação, gostaríamos de saber como é possível, qual a forma de agregar estas três secretarias, de conseguir mobilizar este pessoal e fazer com que a coisa funcione de maneira tão unida em prol do desenvolvimento do esporte e também associado à educação¿

R: Aqui na cidade, o modelo de administração que implantamos, é um modelo que visa a prefeitura como um todo, não existe secretaria isolada, todas têm a sua afinidade, sua especificidade, porém todas trabalhamos em prol de um objetivo comum, atender da melhor forma possível a nossa comunidade, e quando existe um projeto que envol-ve alguma dessas secretarias, não temos nenhuma dificuldade deste trabalho em conjunto.

Pref. Luizão Goulart

SHION MAGAZINE 11

ENTREVISTA PINHAIS

Page 12: Shion  Magazine 10ª Edição

Associação Paranaense de Taekwondo

Do centro para a dir. Kelly Polliv, Jhonatan Alves, Ivan Rosa-rio Estrela, Marcos Costa, Edinei Aparecido, Sergio Henri-que Mezzomo, Regiano Alves, A frente o menino do Itacir Diego Antonio kiedroski e mestre Cleber Salandian, do centro para a esq. Mestre Cícero de Palua, Adivaldo Sardinha, Jefer-son Aparecido de Camargo, Fabio Peres Muchagata, Marco Garcia, Itacir Kiedroski, Sandro Penkal

Presidida pelo mestre Cléber Salandin, que atua com dedi-cação aos projetos criados e desenvolvidos pela entidade, a associação conta com a articulação feita pelo mestre Cícero de Paula, que é vice- presidente da entidade, para conquis-tar espaço junto aos municípios da área metropolitana de Curitiba.

O presidente da Associação Paranaense de Taekwondo obteve grande relevância ao conseguir cativar numerosos seguidores, posteriormente associados, que constituíram em assembleia as diretrizes que potencializam o crescimento da associação. Destacamos como ponto fundamental para o crescimento da Associação Paranaense o empenho dos asso-ciados por manter assembleias regulares.

Estivemos com mestre Cleber Salandin em seus afazeres, nas rotinas de mestre de taekwondo, presidente da APTKD, constatamos que o crescimento não está vindo por acaso, notamos dentre vários aspectos que constituíram sua credi-bilidade. Visitas constantes aos professores associados, que visam padronização técnica do conteúdo ensinado pelos professores da associação.

Dados importantes da APTKD :São 90 faixas pretas associados, sendo que deste total, 38

estão atualmente desenvolvendo algum trabalho, no social com crianças, adolescentes e idosos.

“Coragem para trabalhar, competência para administrar”

Me. Cleber SalandianMe Cícero de PaulaMarcos Costa

Marco GarciaKelly PolliJhonatan Alves

Jeverson A. CamargoIvan Rosario EstrelaItacir Kiedroski

Itacir D. A. KiedroskiFabio Peres MuchagataEdinei Aparecido

Adivaldo SardinhaSergio H. MezzomoSandro Penkal

Regiano AlvesRafael De SouzaMe Rodrigo Bueno

SHION MAGAZINE12

EVENTOTAEKWONDO

Page 13: Shion  Magazine 10ª Edição

ASSOCIAÇÃO EXEMPLARUma das grandes iniciativas do Mestre Cleber e a APTK, é

o trabalho desenvolvido com Centro de convivência do idoso de Pinhais e Secretária da assistência social da cidade, como um trabalho de grande relevância nacional não deixaremos de mencionar os nomes desta grande equipe:

A Associação paranaense de taekwondo presidida pelo mestre Cleber Salandin, têm prestado relevantes serviços as nossas entidades, palestrando cursos ,aulas, levando conhe-

João Pereira - Presidente de honra;Ilson Elisio Pereira - Presidente;

Secretária de Assistência SocialRosângela dos SantosChefe de Inclusão SocialRenan Alves da Silva

Coordenadoras do Centro de Convi-vência do IdosoDaizy Rúbio MartinsMaria Roseli SilvestreCentro de Convivência do IdosoRua: Guilherme Weiss, N 450 – Tarumã, Pinhais - PRTel: (41) 3912-5674 | (41) 3912-5675convivência.idosopinhais.pr.gov.br

MencionadosRelacionados ao TaekwondoCícero de Paula (Mestre) – Presidente do conselho municipal.Cleber Saladim (Mestre)Sérgio Henrique Mezzomo (Professor)PrefeitoLuizão GoulartVice–Marli Paulino

cimentos aos nossos jovens, crianças e assim oportunizando uma melhor qualidade de vida para nossas comunidades.

A FEMOCLAM–Federação Comunitária de Curitiba e região metropolitana, uma das maiores ONGS do Brasil, através de sua diretoria e filiadas vem em público agrade-cer a diretoria da APTKD através do mestre Cleber pela sua dedicação, respeito e brilhante trabalho prestado às nossas comunidades de Curitiba e região metropolitana.

SOBRE A FEMOCLAM

SHION MAGAZINE 13

EVENTO TAEKWONDO

Page 14: Shion  Magazine 10ª Edição

Copa Bora Bora

O evento aconteceu no litoral da cidade de Pontal do Paraná, na praia De Leste, como uma proposta interessante em que o evento aconteceu a beira mar, em um moderno complexo da Colégio estadual Profº Paulo Freire, sua amplas instalações receberam bem os dois dias de compe-tição.Associando 7º Litoral Open e Paranaense de Taekwondo, a Copa Bora Bora foi um sucesso, nossa equipe captou o poten-cial do evento, que contou com uma comissão liderada por William Rodrigo de Freitas e mestre Maurício de Farias, numeramos os potos fortes do evento:

1º Local privilegiado na beira mar da cidade.2º Bom número de apoiadores.3º Fácil acesso, uma hora de Curitiba, e proximidade com litoral catarinense por Matinhos via balsa Garopaba.

Organização: Professor William Rodrigo de Freitas • Mestre Mauricio de Farias

Patrocinador Oficial do Evento: Bora Bora Pizzaria • Bora Bora ClubEmpresários Alekcey Okaszaki • Alexan-dre Okazaki

Apoio:Prefeitura do Município de Pontal do Paraná • Prefeito Edgar Rossi• Vereador José Juvanete Pereira • Secre-tário de Esporte Marcos Pacheco • Dire-tor de Esportes Fabio Ribas

Equipe de apoio: Professor Leandro dos Santos • 1º Tenente da PMPR Oficial Rogerio Rodrigues, Estefani Rodrigues • Antônio PaskoalJessica Kotelak • Jackeline Mendes

Árbitros: Carlos Gomes Lemos • Alessandra Gruger • Mariellen Eloisa, Kleber Lúcio • Leandro Rodrigo • Gabriella Sioma • Leticia Santos • Lenon Leoni

Parceiros: Odair Morais (Sul Sports – Equipamentos Esportivos) • Fernando Boita (Shion Magazine) • Edson Suemitsu (Katanas Suemitsu) • Rozana Teixeira (Diretora do Colégio Estadual Prof. Paulo Freire) • Anne Goulart (Forte Farma–Praia de Leste) • Fernando Luiz Seren (Hotel Morada de Leste) • Luiz Fernando Seren (Restaurante 277 e Lanolu Bar & Restairante) • João Victor Oliveira (Buffet D’Leste)

Copa Bora BoraPontal do Paraná

Edson Suemitsu nasceu na cidade de Bandeirantes - PR, é da sétima geração de famílias samurai (materna e pater-nalmente) e nissei. Viveu sua infância e adolescência em Jacarezinho - PR e atualmente reside em Curitiba. Desde garoto sempre gostou de trabalhos que focavam uso de metal, tendo se aprofun-dado na mecânica. Por volta de seus 29 anos ele começou a estudar por conta a arte da fabricação de espadas japonesas e algum tempo depois fez sua primeira espada, a pedido de seu irmão.

Também praticante de Ki-Aikido, ele vem estudando artes marciais e a cute-laria oriental como forma de manter a tradição cultural e honrar os antepas-sados.

Cada peça produzida é única, cada

uma com sua própria energia, pois o Kaji Suemitsu emprega na produção de suas katanas muita espiritualidade para que assim o proprietário sinta-se muito bem com ela.

O trabalho do katana Kaji Edson Suemitsu é feito de maneira totalmente artesanal, sendo também diferenciado da forma tradicional de forja japonesa devido a diferença do material utilizado em suas lâminas. É uma técnica de forja com detalhes desenvolvidos por ele, que visa uma katana de melhor qualidade. Com uma lâmina de maior resitência, flexibilidade e maior poder de corte, é uma ótima opção para os amantes e praticantes da arte da espada.

Perguntamos para Edson Suemitsu onde podemos ter contato com a filo-

SHION MAGAZINE14

EVENTOTAEKWONDO

Page 15: Shion  Magazine 10ª Edição

Equipes e Cidades Participantes

Pinhas: Koreon Taekwondo • Associação Paranaense de Taekwondo.São José dos Pinhais: Associação Paranaense de Taekwondo.Curitiba: Juliana Ribeiro Taekwondo, Associação Paranaense de Taekwondo, Shalon Taekwondo • Kajuro Taekwondo.Castro: Gilberto Taekwondo.Paranaguá: Shekinah Taekwondo.Guaratuba: Shekinah Taekwondo.Matinhos: Shekinah Taekwondo • Escola Complexo.Pontal do Paraná: Tae Kombat, Pontal do Paraná Taekwondo Club • Projeto Taekwondo SMED.

Colocação Geral:Paranaense Estudantil de Taekwondo 2013 (Sábado).

Fraldinha, Mirim, Infantil e Cadete.1º Lugar: Escola Francisco dos Santos Junior (Shekinah Taekwondo)–Matinhos-PR.2º Lugar: Dojang Tae Kombat – Pontal do Paraná-PR.3º Lugar: Projeto Taekwondo SMED – Pontal do Paraná-PR.

Copa Bora Bora–7º Litoral Open de Taekwondo 2013 (Domingo)

Juvenil, Adulto e Master.1º Lugar:Shekinah Taekwondo, Matinhos-PR2º Lugar: Cajuru Taekwondo, Curitiba-PR3º Lugar: Gilberto Taekwondo, Castro-PR

www. katanasuemitsu.com

sofia e os conhecimentos milenares ? Sou de Curitiba- PR, meu dojô é o

centro de desenvolvimento de KI-AIKI-DO, situa-se na rua sete de abril 830-alto da quinze. Damos foco a energia do ‘KI’ ‘energia vital que existe em todos nós, meu trabalho consiste também em forjar espadas, é uma técnica milenar que exis-te desde 1043, meu antepassado chama--se YAITA KIDEI KASADA, da família YAITA, e hoje dou seguimento à este trabalho, para não deixar se perder este espírito da arte marcial, que também ajuda muito na questão de saúde f ísi-ca, mental e principalmente espiritual, acredito que é fundamental para todos, precisamos deste contesto para viver, algo além do poder financeiro, buscamos o equilíbrio f ísico e mental.

SHION MAGAZINE 15

EVENTO TAEKWONDO

Page 16: Shion  Magazine 10ª Edição