simulado 3 novo dia 1 final

27
1

Upload: manny-cal

Post on 25-Dec-2015

59 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

a

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

1

Page 2: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

2

Ciências Humanas e suas

tecnologias QUESTÕES DE (1 a 45)

1)FGV (2004) - Adaptado Funeral de um Lavrador: “- Essa cova em que estás,

com palmos medida, é a conta menor

que tiraste em vida.

- É de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe

deste latifúndio.

- Não é cova grande, é cova medida,

é a terra que querias ver dividida.

- É uma cova grande

para teu pouco defunto, mas estarás mais ancho que estavas no mundo.

- É uma cova grande

para teu defunto parco, porém mais que no mundo

te sentirás largo.

- É uma cova grande para tua carne pouca,

mas a terra dada não se abre a boca. (...)”

(MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina e outros poemas para vozes. Rido de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.) “A violência e a impunidade no campo estão presentes em todo o país e casos como o massacre de Eldorado dos Carajás, que completou quatro anos de impunidade, não são fatos isolados. O Setor de Documentação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), fez um levantamento sobre assassinatos no campo de 1985 a 2002. Nesse período, foram registrados 1.280 assassinatos de trabalhadores rurais, advogados, técnicos, lideranças sindicais e religiosas ligados à luta pela terra. O estado onde mais se matou foi o Pará com 492 mortes, seguido pelo Maranhão, com 107 assassinatos.” Comissão Pastoral da Terra. Violência e impunidade no campo. 10/04/2004. Entre as causas prováveis desses conflitos está: a) A formação de colônias agrícolas de pequenos agricultores, para acelerar a reforma agrária. b) A grilagem de terras para atividades agropecuárias e a extração de madeira ilegal. c) A compra de terras sem incentivos fiscais, com

o intuito de formar complexos agropecuários. d) A construção de rodovias, visando a criar uma saída da Amazônia para o Oceano Pacífico. e) O aumento do número de posseiros, estimulados por créditos oficiais para ali se instalarem.

2)“AS LUTAS DO MUNDO ÁRABE Os conflitos recentes na Tunísia, Egito e Líbia têm origens antigas e relação profunda com os imperialismos europeu e americano A reclamação de um vendedor de rua contra o confisco de suas mercadorias terminou de maneira trágica na Tunísia. Na manhã de 14 de dezembro de 2010, indignado com o descaso das autoridades, Mohammed Bouazizi ateou fogo ao próprio corpo. Enquanto agonizava no hospital, protestos em seu apoio ganharam uma dimensão inesperada, transformando-se em oposição à miséria da população e à corrupção do governo autoritário. Pressionado, o presidente Ben Ali deixou o cargo que mantinha há 23 anos. Divulgados pela internet, os eventos na Tunísia inspiraram protestos em vários países árabes do Norte da África e Oriente Médio. No Egito, a população provocou a renúncia de Hosni Mubarak, há 30 anos na Presidência, e na Líbia rebeldes iniciaram uma guerra civil contra Kaddafi, desde 1969 no poder. Podemos entender essa onda a partir da história da formação dos países árabes.” [...] ( http://www.cartacapital.com.br/carta-fundamental-arquivo/as-lutas-do-mundo-arabe - Acessado em 18/10/2014) Nas últimas décadas do século XX, diversos países africanos sofreram a instauração de regimes ditatoriais em seu quadro político. A corrupção exacerbada e os baixos investimentos em políticas sociais, por parte dos governantes, resultou em uma condição de extrema miséria, agravando o desemprego, a desigualdade socio-econômica e a fome. Para combater essas mazelas, diversos povos norte-africanos foram às ruas lutar contra a repressão aos direitos civis e o autoritarismo impostos pelas lideranças políticas. Pode se dizer que o estopim (ou a “gota d’água”) para a eclosão da Primavera Árabe, foi a pública autoimolação do comerciante Mohammed Bouazizi, em protesto contra a estrutura corrupta e violenta de seu país (Tunísia). Com isso, uma onda de protestos e manifestações surgiu na Tunísia (conhecido como “Revolução de Jasmim”), estendendo-se ao Egito (“Revolução de Lótus”) e outros 8 países islâmicos. O êxito das revoluções no mundo árabe está fortemente ligado: A) à presença das tropas da OTAN nos países islâmicos, garantindo a democracia, a liberdade

Page 3: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

3

de expressão e a estabilidade política dos povos árabes. B) ao fortalecimento das atividades mineradoras no território, tendo em vista que geram empregos e, consequentemente, consumo, proporcionando uma efetiva distribuição de renda. C) ao apoio das lideranças russas que, inspiradas nos ideais da Revolução Russa de 1917, promoveram uma política de assistencialismo e informação aos povos africanos. D) à difusão cada vez maior dos preceitos islâmicos, que pregam a garantia da igualdade de gênero e das liberdades individuais. E) ao uso das mídias sociais, que divulgavam informações em tempo real e permitiam com mais facilidade a mobilização dos manifestantes. 3)(ENEM 2013) De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo: A) Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos. B) Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa. C) Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente. D) Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia. E) Criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho 4)(UFPR - 2011) Com relação ao Estado Novo, de 1937 a 1945, é correto afirmar: A) Foi um período de desenvolvimento do liberalismo democrático no país, permitindo com isso a consolidação da liderança política de Getúlio Vargas. B) Ampliou os conflitos oligárquicos e a pressão do capital internacional, culminando com o suicídio de Vargas.

C) A política desenvolvimentista de abertura ao capital estrangeiro permitiu o crescimento das alianças políticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos. D) A proximidade política de Vargas com os regimes totalitários nazi-fascistas levou o Brasil a apoiar militarmente os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial. E) Foi marcado pela crítica à democracia liberal e pela organização de um estado autoritário, encarregado de promover o progresso dentro da ordem. 5) (UNESP 08) Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participação de índios e mestiços no movimento de Independência do México: “A guerra se iniciou realmente como um protesto contra os abusos da metrópole e da alta burocracia espanhola, mas também, e sobretudo, contra os grandes latifundiários nativos. Não foi a rebelião da aristocracia contra a metrópole, mas sim a do povo contra a primeira. Daí que os revolucionários tenham concedido maior importância a determinadas reformas sociais que à independência propriamente dita: Hidalgo decreta a abolição da escravatura; Morelos a divisão dos latifúndios. A guerra de Independência foi uma guerra de classes e não se compreenderá bem o seu caráter se ignorarmos que, diferente do que ocorreu na América do Sul, foi uma revolução agrária em gestação”. (O labirinto da solidão, 1976.) Segundo o autor, a luta pela Independência do México: A) contou com o apoio dos proprietários rurais, embora eles considerassem desnecessária a questão da ruptura com a Espanha. B) opôs-se aos ideais políticos do Iluminismo europeu, dividindo o país em regiões politicamente independentes. C) recebeu a solidariedade de movimentos revolucionários europeus, dado o seu caráter de guerra popular. D) enfraqueceu o Estado Nacional, favorecendo a anexação de territórios mexicanos pelos Estados Unidos da América. E) apresentou um caráter popular, manifestando questões sociais de longa duração na história do país. 6) (UNIFESP - 2009) “Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos.”

Page 4: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

4

(Adolf Hitler, no Congresso Nazista de Nuremberg, 1933, in O triunfo da vontade, filme de Leni Riefenstahl, 1935.) O trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a: A) Defesa da adoção do comunismo, expressa na ideia de supressão de classes. B) Recusa do uso da violência, expressa na ideia de povo pacífico. C) Submissão total da sociedade ao Estado, expressa na ideia de obediência. D) Ampliação do acesso ao ensino básico, expressa na ideia de autoeducação. E) Eliminação das divisões nacionais, expressa na ideia de Reich (Império). 7) (FGV 1997) - No livro O Príncipe, de Maquiavel, encontramos o seguinte trecho: "Não deve ser , portanto, crédulo o príncipe, nem precipitado, e não deve amendrontar-se a si próprio, e proceder equilibradamente, com prudência e humanidade, de modo que a confiança demasiada não o torne incauto e a desconfiança excessiva não o faça intolerável. Nasce daí a questão debatida: se será melhor ser amado que temido ou vice-versa."

Esse trecho revela que Maquiavel diferencia-se dos pensadores que o antecederam pela seguinte característica: A) Pela ideologia revolucionária de proposta pelo fim do poder absolutista. B) Pela análise de sistemas políticos para que assim possa fundamentar a necessidade de mudança nas estruturas de poder. C) Pela defesa da continuidade do poder absoluto através da necessidade de se incutir nos súditos o temor para com seu rei. D) Pela justificativa do poder real emanado diretamente de Deus, sendo assim o precursor da teoria do Direito Divino dos Reis. E) Por diferenciar-se dos pensadores anteriores ao defender a necessidade de paz para a evolução de um país.

8) A Bacia Amazônica localiza-se no norte do país, nasce na cordilheira dos Andes, entra no Brasil com o nome de rio Solimões e passa a se chamar rio Amazonas quando recebe as águas do rio... Assinale a opção que completa esta afirmação. a) Purus b) Madeira c) Tapajós d) Xingu

e) Negro 9) UFAC Com base na figura, aponte a alternativa correta:

(MOREIRA, J.C. e SENE, E. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2007, p.95. - adaptado) A) A massa de ar úmido (1), deslocando-se em direção ao continente, aumenta sua temperatura ao passar sobre a corrente de Humboldt, retardando as chuvas. B) A corrente fria de Humboldt, no Hemisfério Sul, causa queda da temperatura nas áreas litorâneas (2). Isso provoca condensação e precipitação. Ao chegar ao continente, a massa de ar se torna seca (3). C) Quando a massa de ar úmido (1) se desloca para o continente, refria-se ao passar sobre a corrente de Humboldt, atrasando o processo de precipitação e chegando ao continente como massa de ar seco (3). D) Ao chegar ao continente, as massas de ar estão quentes e úmidas e originam desertos, como o de Atacama (Chile) e o da Califórnia (Estados Unidos). E) A corrente do Golfo, por ser quente, impede o congelamento do Mar do Norte e ameniza os rigores climáticos do inverno na porção ocidental da Europa. Já a corrente de Humboldt causa queda da temperatura em áreas litorâneas, diminuindo o processo de condensação do ar e de chuvas no oceano. 10)UFLA As colunas abaixo apresentam elementos climáticos e fatores climáticos. Associe as duas colunas.

Page 5: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

5

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA. A) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 B) 1 – 1 – 2 – 1 – 1 C) 2 – 2 – 1 – 1 – 1 D) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 E) NDA 11) UFAM A vasta rede hidrográfica é um elemento natural muito marcante na paisagem brasileira. As bacias hidrográficas, no mapa com os números 1, 2, 3, são respectivamente:

A) São Francisco, Araguaia-Tocantins, Paraguai; B) Parnaíba, Paraná, Pantanal; C) Nordeste, do Norte, Uruguai; D) Paraíba do Sul, da Prata, Rio Grande; E) Sul-Sudeste, Madeira, Platina. 12)(Uel) "Os estrangeiros que chegavam ao Rio de Janeiro ou outras cidades costeiras ficavam espantados com os milhares de negros que viam carregando água, mercadorias e produtos, transportando seus senhores e senhoras em liteiras ou redes pelas ruas da cidade, ou vendendo uma grande variedade de produtos. Os proprietários de escravos exigiam seu trabalho, serviço e obediência totalmente amparados por uma complexa estrutura legal, pelo costume oficializado e pela doutrina da Igreja católica". (CONRAD, Robert Edgar. "Os Tumbeiros". São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 7- 8.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a escravidão no Brasil, considere as afirmativas a seguir. I. O fluxo crescente do tráfico de escravos da África para o Brasil, até a primeira metade do

século XIX, indica que a elite fundiária se negava a optar pelo sistema de trabalho livre. II. As mortes frequentes de escravos, por fugas, doenças, maus-tratos, entre outros, reduziram a mão-de-obra disponível e inviabilizaram o lucro proveniente do tráfico. III. O discurso liberal de franceses e anglo-americanos demonstrava forte oposição à idéia de posse de seres humanos por outros da mesma espécie. IV. Os proprietários de escravos brasileiros, durante a primeira metade do século XIX, concebiam a escravidão como um direito concedido pelo imperador e por Deus, defendendo-o como um privilégio natural. Estão corretas apenas as afirmativas: A) I e II. B) I e IIII. C) II e IV. D) I, III e IV. E) II, III e IV. 13) (UFRGS - 2011) A denominada "Campanha da Legalidade", ocorrida no Rio Grande do Sul no final de agosto de 1961, foi uma consequência da A) renúncia do presidente Jânio Quadros, que provocou a mobilização política para garantir a posse do vice-presidente João Goulart. B) vitória eleitoral do PTB, que supostamente ameaçava os setores conservadores da sociedade brasileira. C) renúncia do presidente Juscelino Kubitschek, fato que provocou uma extensa mobilização militar visando garantir a posse de João Goulart. D) vitória eleitoral do PSD, partido que tinha em seus quadros diversos elementos supostamente golpistas. E) política promovida por Leonel Brizola, que queria impedir a tomada do poder pelos grupos ligados à luta armada. 14) (ENEM 2010) A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros, Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder. DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado). Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?

Page 6: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

6

A) A facilidade em se estabelecerem relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista. B) O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial. C) A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas. D) A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística. E) O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene. 15) (CFTMG - 2013/ Adaptado) O período compreendido entre 1969 e 1973 é conhecido como “Anos de Chumbo” do regime militar brasileiro. Esse período caracterizou-se pelo A) embate entre facções do exército e milícias estatais. B) conflito entre partidos nacionalistas e entreguistas. C) confronto entre governo federal e guerrilhas urbanas e rurais. D) choque entre forças políticas de tendências federalista e regionalista. E) clima de paz geral e fim das distinções sociais. 16)(ENEM 2011) Algumas transformações que antecederam a Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela mudança de significado da palavra “restaurante”. Desde o final da Idade Média, a palavra restaurant designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revolução, em 1789, multiplicaram-se diversos restaurantes, que serviam pratos requintados, descritos em páginas emolduradas e servidos não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução, cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da palavra restaurante com o sentido atual. FEBREV, P. A Revolução Francesa. Vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

A mudança do significado da palavra restaurante ilustra A) A ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza. B) A apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza. C) A incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia. D) A consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média. E) A institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.

17) (MAC/SP - 2000) - Para Karl Marx “a estratificação social no capitalismo se fundamental através da divisão de classes. Por um lado temos os proprietários dos meios de produção (terras, indústrias, comércio,bancos) e do outro os trabalhadores. A estratificação não gera uma sociedade harmônica, mas sim conflitiva”

MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In: MARX, K.; ENGELS, F. Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1977 (adaptado).

Esse conflito se dá em função da seguinte situação: A) O proletariado deseja ser contemplado pelo processo de mais-valia. B) A consolidação das forças produtivas não é compatível com o progresso humano. C) O Capital financeiro torne-se contrário ao capital produtivo. D) O trabalho não é remunerado para satisfazer as reais necessidades do cidadão. E) O estado acaba por se aliar aos trabalhadores contra o capitalismo financeiro.

18)(ENEM 2010) Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.

Page 7: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

7

HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado). O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa? A) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante. B) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia. C) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente. D) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês. E) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos. 19) (PUC-SP) "(...) Com moedas de tostões, de dois tostões e cruzados Lampião fazia o bem a muitos necessitados principalmente aos mendigos, aos cegos e aos aleijados. Um dia a tarde caía e o santo do Juazeiro viu da casa onde morava, do extremo do terreiro seu mais ilustre afilhado, o mais devoto romeiro. Era Lampião que vinha liderando um grupo armado dos lados de Pernambuco pelo padre convidado para dar combate aos Prestes cordialmente chamado. Andava a coluna Prestes pregando pânico geral e possivelmente como finalidade central desestabilização do governo federal. Foi para conter tal fúria que Lampião foi chamado, na casa do repentista João Mendes foi instalado num sobrado onde ficou

com o seu grupo hospedado. No confortável sobrado do ilustre repentista recebia autoridades, dava esmola e entrevista contando suas mais terríveis façanhas a um jornalista. Internacionalmente, sobretudo no sertão é sabido que a patente honrosa de capitão Virgulino recebeu do padre Cícero Romão. Conduzia Lampião suplícios martirizantes, ferros de marcar novilhos para ferrar delatantes que fossem denunciar sua presença às volantes. (...)" (Gonçalo Ferreira da Silva."Lampião, o Capitão do Cangaço", in http://www.ablc.com.br/cordeldavez/ cordeldavez.htm) Sobre as relações entre três movimentos que marcaram o Brasil nas décadas de 1920 ou 1930 (cangaço, atuação do Padre Cícero e Coluna Prestes), podemos dizer que: A) os cangaceiros representavam o banditismo do sertão e a Coluna Prestes os combateu em sua tentativa de implantar o socialismo no país. B) Padre Cícero, Lampião e Luis Carlos Prestes foram os três maiores líderes populares da história brasileira e se uniram para transformar o país. C) a Coluna Prestes nasceu nos levantes tenentistas e defendia o poder popular, expresso, entre outros, pela ação do cangaço e pela fé religiosa. D) Padre Cícero e o cangaço, diferentemente da Coluna Prestes, foram manifestações populares ligadas à vida e à história nordestina. E) as volantes contaram com o auxílio da Coluna Prestes e do Padre Cícero e seus fiéis na perseguição e destruição dos grupos de cangaceiros.

20)“O PETRÓLEO, AS MALDIÇÕES E AS FAÇANHAS O petróleo é, com o gás natural, o principal combustível dos países que põem em marcha o mundo contemporâneo, uma matéria-prima de crescente importância para a indústria química e o material estratégico primmordial para as atividades militares. Nenhum outro imã atrai tanto como o ‘ouro negro’ os capitais estrangeiros, nem existe outra fonte tão fabulosa de lucros; o petróleo é a riqueza mais monopolizaada em todo

Page 8: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

8

o sistema capitalista. Não há empresários que desfrutem do poder político que exercem, em escala universal, as grandes corporações petrolíferas. A Standard Oil e a Shell levantam e destróem reis e presidentes, financiam conspirações palacianas e golpes de estado, dispõem de inúmeros generais, ministros e James Bonds, em todas as comarcas e em todos os idiomas decidem o curso da guerra e da paz. A Standard Oil de Nova Jérsei é a maior empresa industrial do mundo capitalista; fora dos Estados Unidos não existe nenhuma empresa industrial mais poderosa do que a Royal Dutch Shell. As filiais vendem o petróleo cru às subsidiárias, que o refinam e vendem os combustíveis às sucursais para sua distribuição: o sangue não sai, em todo circuito, fora do aparelho circulatório interno do cartel, que além disso possui os oleodutos e grande parte da frota de petróleo nos sete mares. Manipuam-se os preçoes, em escala mundial, para reduzir os impostos a pagar e aumentar os lucros a cobrar: o petróleo cru aumenta sempre menos do que o refinado. Com o petróleo ocorre, como ocorre com o café ou com a carne, que os países ricos ganham muito mais por se darem ao trabalho de consumi-lo, do que os países pobres em produzi-lo. A diferença é de dez por um: dos onze dólares que custam os derivados de um barril de petróleo, os países exportadores da matéria-prima mais importante do mundo recebem apenas um dólar, resultado da soma de impostos e custos de extração, enquanto que os países da área desenvolvida, onde têm sua sede as casas-matrizes das corporações petrolíferas, ficam com dez dólares, resultado da soma de seus próprios impostos e taxas, oito vezes maiores do que os impostos dos países produtores, e dos custos e dos lucros de transporte, refino, processamento e distribuição que as grandes empresas monopolizam.” (GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.) Após a segunda revolução industrial, o petróleo passou a ser essencial para o modo de vida da sociedade capitalista. A partir de então, regiões que nunca foram de tanto interesse internacional, passaram a ser observadas de outra forma, devido à presença de recursos naturais. Com isso, a política de “sangue por petróleo” praticada por alguns países consiste em: A) Promover a hegemonia cultural dos países

onde ocorre a extração de petróleo, partindo do princípio que suas crenças e costumes devem ser difundidos pelos outros países.

B) Combater os problemas sociais (fome, miséria, analfabetismo e doenças) dos países sedes das jazidas de petróleo.

C) Acentuar as instabilidades políticas e agravar os quadros de guerra civil, para que as fronteiras e a fiscalização dos recursos fiquem cada vez mais vulneráveis.

D) Estimular o crescimento econômico das nações detentoras de recursos minerais, para que as mesmas possam desenvolver melhorias na sua produção em geral.

E) Ajudar os países detentores de petróleo a consolidar políticas favoráveis a uma distribuição mais justa e igualitária das riquezas produzidas.

21)FGV-SP (2012) Uma antiga técnica defensiva para conter um

fenômeno global do século 21 Como se fosse um castelo medieval cercado por hordas de bárbaros, a Grécia acaba de completar o primeiro trecho (14,5 km) de um fosso que blindará sua fronteira terrestre com a Turquia, na região da Trácia. [...] Quando estiver terminado, terá 120 km de comprimento - quase em paralelo ao rio Evros, que serpenteia entre os dois países - por 30 de largura e 7 de profundidade. O buraco será semeado de arame farpado, câmeras térmicas e sensores de movimento. (http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2011/08/06/grecia-constroi-uma-trincheira-para-frear-a-imigracao-da-turquia.jhtm) Sobre o “fosso” mencionado na reportagem, assinale a alternativa correta: a) Trata-se de uma iniciativa conjunta dos governos de Atenas e de Ancara, com vistas a minimizar os fluxos migratórios controlados por grupos organizados. b) Foi idealizado pela Frontex, a agência que gerencia o controle das fronteiras externas da União Europeia. c) Tem como objetivo estender para as fronteiras terrestres gregas o rígido sistema de segurança que esvaziou os campos de refugiados situados nas ilhas do Mar Egeu. d) É parte de um amplo programa de legalização da entrada de imigrantes, que já tornou a Grécia o país europeu que mais concede o estatuto de refugiado. e) Visa estancar o crescente fluxo de imigrantes ilegais que entram na União Europeia pela fronteira turco-grega. 22)UFAC A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:

Page 9: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

9

A) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência. B) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. C) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural. D) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços. E) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

23) (UFF – 1995) - A sociologia organizou-se a partir de meados do século XIX tendo como "fundadores" os pensadores August Comte e Herbert Spencer. Spencer, acreditava ter descoberto leis científicas que governavam o funcionamento da sociedade. Spencer concebia a sociedade como um organismo formado por partes interdependentes, da mesma forma que os organismos biológicos. Essas partes interdependentes incluiriam as famílias, os governos e a economia. Nessa estrutura os indivíduos lutam para sobreviver e o mais apto vence a luta. (MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1988).

Essa concepção pode ser assim definida: A) Conflito Social. B) Luta pela sobrevivência. C) Darwinismo Social. D) Luta do proletariado. E) Disputa social. 24) UFJF – PISM III – 2013 Leia o texto abaixo. Uma organização internacional criada para promover a estabilidade monetária e financeira no mundo, oferece empréstimos a juros baixos para países em dificuldades financeiras. Em troca, exige desses países que se comprometam na perseguição de metas macroeconômicas, como equilíbrio fiscal, reforma tributária, desregulamentação, privatização e concentração de gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/organizacoes-internacionais-conheca-as-principais-instituicoes-multilaterais.htm>. Acesso em 23 out. 2012. Adaptado.

Essa organização foi criada em 1944, atualmente temmais de 180 países membros e tem como sigla: a) ONU. b) OEA. c) FMI. d) BIRD. e) OTAN. 25) PUC-RIO (1997)

O Estado de São Paulo, 20 de setembro de 1997. Qual(is) texto(s) abaixo se relaciona(m) corretamente com o mapa? I - As práticas econômicas mundiais contradizem, muitas vezes, os discursos proferidos por governantes dos países capitalistas avançados, já que a China, país emergente que mais atrai investimentos diretos, possui um governo autoritário. II - O México, o Brasil e Cingapura recebem muito menos investimentos diretos do que a China, porque ainda mantêm práticas econômicas protecionistas. III - O conjunto dos países emergentes recebe maiores volumes de investimentos diretos do que o conjunto dos países de industrialização avançada. IV- A distribuição geográfica dos investimentos diretos está fortemente concentrada nos principais blocos geopolíticos e econômicos. Assinale: A) se apenas os textos I e II . B) se apenas os textos II e III. C) se apenas os textos I e IV. D) se apenas os textos I, III e IV. E) se os textos I, II, III e IV. 26)UFPA O processo de industrialização e urbanização, nas grandes aglomerações urbanas, tem

Page 10: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

10

contribuído para o aumento de problemas e impactos ambientais. A respeito desses impactos, é correto afirmar que: A) a grande extensão de asfaltos e cimentos em áreas urbanas, além de reter o calor, regulariza as temperaturas e minimiza a formação de ilhas de calor. B) a poluição de resíduos industriais e esgotos, nos mananciais hídricos, pouco influencia na qualidade e na quantidade de água para o consumo humano. C) a presença da poluição atmosférica gerada pelas indústrias e veículos motorizados é responsável por inúmeros problemas de saúde como alergias, doenças respiratórias, entre outros. D) o aumento da liberação de gás carbônico por indústrias, veículos e agropecuária é responsável pelo desaparecimento do fenômeno natural conhecido como efeito estufa. D) a preservação das geleiras e conseqüentes reduções do nível do mar tem contribuído para o aumento de furacões, inundações e secas em cidades litorâneas industrializadas. 27) Leia, com atenção, o fragmento abaixo: “Constituição do Império do Brasil – Título V, Cap. 1 – Do Poder Moderador. Art. 98. O poder moderador é a chave de toda a organização política e é delegado privativamente ao imperador, como chefe supremo da nação, e seu primeiro representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos mais poderes políticos”. Com base na citação acima e em seus conhecimentos, assinale a opção correta: A) O Império Brasileiro foi original ao adotar uma estrutura política com quatro poderes – executivo, legislativo, judiciário e moderador –, diferente da clássica divisão de Montesquieu em três poderes. B) O poder moderador era também chamado de “poder neutro”, pois não poderia interferir nas decisões, ações e nomeações dos demais poderes. C) O quarto poder era exercido pelo Imperador, pelos senadores e pelo ministério, que conjuntamente definiam as diretrizes políticas do Brasil – como os tratados de paz e a declaração de guerra. D) O poder moderador, criado na Constituição de 1824, foi transformado, no início da República, em “poder executivo conservador”, exercido pelo presidente E) O poder moderador instituía, no Brasil, o sistema parlamentar, pois o monarca, além de ser

o chefe supremo da Nação, era também o seu primeiro ministro. 28) (Unesp - 2011) A construção de Brasília durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) teve, entre suas motivações oficiais, A) afastar de São Paulo a sede do governo federal, impedindo que a elite cafeicultora continuasse a controlá-lo. B) estimular a ocupação do interior do país, evitando a concentração das atividades econômicas em áreas litorâneas. C) deslocar o funcionalismo público do Rio de Janeiro, permitindo que a cidade tivesse mais espaços para acolher os turistas. D) tornar a nova capital um importante centro fabril, reunindo a futura indústria de base do Brasil. E) reordenar o aparato militar brasileiro, expandindo suas áreas de atuação até as fronteiras dos países vizinhos. 29) (ENEM 2010) Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos "barões do café", para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro. O contexto do Período Regencial foi marcado: A) por revoltas populares que reclamavam a volta da monarquia. B) por várias crises e pela submissão das forças políticas ao poder central. C) pela luta entre os principais grupos políticos que reivindicavam melhores condições de vida. D) pelo governo dos chamados regentes, que promoveram a ascensão social dos "barões do café". E) pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais. 30) (ENEM 2009) Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem:

Page 11: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

11

A) A erradicação da fome no mundo. B) O aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas. C) A maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos. D) A menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura. E) O contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização. 31) FUVEST

Em algumas cidades, pode-se observar no horizonte, em certos dias, a olho nu, uma camada de cor marrom. Essa condição afeta a saúde, principalmente, de crianças e de idosos, provocando, entre outras, doenças respiratórias e cardiovasculares. http://tempoagora.uol.com.br/noticias. Acessado em 20/06/2009. Adaptado. As figuras e o texto acima referem-se a um processo de formação de um fenômeno climático que ocorre, por exemplo, na cidade de São Paulo. Trata-se de A) ilha de calor, caracterizada pelo aumento de temperaturas na periferia da cidade. B) zona de convergência intertropical, que provoca o aumento da pressão atmosférica na área urbana. C) chuva convectiva, caracterizada pela formação de nuvens de poluentes que provocam danos ambientais. D) inversão térmica, que provoca concentração de poluentes na baixa camada da atmosfera. E) ventos alíseos de sudeste, que provocam o súbito aumento da umidade relativa do ar.

32) UEPI Depois de aproximadamente 11 minutos, a energia do Sol chega à Terra.Já que o Sol é muito maior que a Terra, os raios chegam praticamente paralelos entre si. Essa energia emitida pela estrela, importantíssima para a compreensão dos fenômenos meteorológicos e climáticos, é também denominada de: A) radiação de ondas longas. B) conveção solar. C) advecção solar. D) radiação de ondas curtas. E) irradiação turbulenta. 33) UDESC Observe a figura abaixo:

Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas no mapa pelos números arábicos. I. O número 1 representa a Massa Equatorial Atlântica. II. O número 2 representa a Massa Equatorial Amazônica. III. O número 3 representa a Massa Tropical Atlântica. IV. O número 4 representa a Massa Tropical Continental. V. O número 5 representa a Massa Polar Atlântica. Assinale a alternativa correta. A) Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras. B) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. C) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. D) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Page 12: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

12

34) (CPV/UFJF – 2014) - O Congresso Brasileiro prepara-se para votar o "Código Florestal". A votação se dá num clima de intensa disputa entre duas correntes contraditórias: os ambientalistas e os representantes do Agronegócio. Fica evidente o maior poder político/econômico dessa segunda corrente. Nesse sentido, ela representa dentro da sociedade brasileira um exemplo de uma teoria explicativa da traumática distribuição da riqueza e renda no Brasil.

A necessidade de revisão e discussão do Código Florestal se dá, dentre outros, pelo seguinte motivo:

A) Necessidade de estabelecer novos espaçamento indígenas para o aumento extensivo da agropecuária no Brasil. B) Necessidade de delimitação de zonas de adensamento populacional no interior nordeste brasileiro, para o seu posterior desenvolvimento. C) Necessidade de se buscar alternativas para a crise do setor produtivo do agronegócio brasileiro. D) Necessidade de implementação de uma política mais efetiva quanto ao controle das barreiras alfandegárias para a importação de produtos secundários. E) Necessidade de se buscar uma fonte de energia alternativa ao petróleo, diante do risco da escassez deste recurso natural.

35) (ENEM 2003) - A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros - tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos. THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado). Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque: A) a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais.

B) os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes. C) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados. D) os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência. E) os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas. 36) (Pucpr) Leia o texto a seguir e extraia a idéia central: "São verdades incontestáveis para nós: todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais." (Trecho da" Declaração de Independência dos Estados Unidos da América", Ministro das Relações Exteriores, EUA.) A idéia central do texto é: A) A forma de governo estabelecida pelo povo deve ser preservada a qualquer preço. B) A realização dos direitos naturais independem da forma, dos princípios e da organização do governo. C) Cabe ao povo determinar as regras sob as quais será governado. D) Todos os homens têm direitos e deveres. E) Cabe aos homens-governo estabelecer as regras para o povo. 37) (Fuvest-SP) A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem

Page 13: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

13

aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (Stuart B. Schwartz, Segredos internos.) A partir do texto pode-se concluir que: A) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial. B) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI. C) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial. D) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade. E) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII. 38)(UERJ – 2010/ adaptado) Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino. Juscelino Kubitschek, 02/10/1956 O Globo, 21/04/2010

A realização mais conhecida do governo de Juscelino Kubitschek foi a construção de Brasília. No entanto, essa obra contemplava objetivos mais abrangentes desse governante. Dentre esses objetivos, destaca-se o de promover a integração nacional por meio da seguinte ação: A) modernização do setor terciário. B) ampliação da infraestrutura de transportes. C) interligação das redes de telecomunicações. D) exploração das regiões Nordeste e Centro-Oeste. E) reestruturação da Marinha. 39) (ENEM 2012) Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento. Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio. Que é indispensável convocar com

frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar as leis . Declaração dos Direitos. Disponível em http://disciplinas.stoa.usp.br. Acesso em: 20 dez. 2011 (adaptado). No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime políticoque predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em: A) Redução da influência do papa — Teocracia B) Limitação do poder do soberano — Absolutismo. C) Ampliação da dominação da nobreza — República. D) Expansão da força do presidente — Parlamentarismo. E) Restrição da competência do congresso — Presidencialismo. 40) (UFV 1998) - Aristóteles, filósofo grego da antiguidade, nos diz que objetivo da ação política é produzir o bem e o bem é pensar o desenvolvimento e a qualidade do espaço público, isto é a Polis. No livro "Ética a Nicômaco" ele afirma de maneira categórica "O homem é um animal político". (Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações)).

Esse trecho pode ser assim traduzido:

A) O ser humano é um ser que depende das estruturas de poder por isso sua participação e de sua coletividade dentro do Estado é fundamental. B) A natureza humana tem como princípio a vida em comunidade, daí a importância de a coletividade participar do jogo político. C) Os homens lutam incessantemente pelo poder, daí a necessidade da constituição de ditaduras, pois na mesma o homem mais forte se sobrepõe ao mais fraco do ponto de vista político. D) A ação política desenvolve-se no Estado, através da representatividade ou de maneira direta como no caso da democracia grega. E) O trecho mostra a preocupação do autor em preparar o ser humano do ponto de vista cultural para que o mesmo possa participar das ações políticas de sua pólis.

41) UEL (2004)

Page 14: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

14

Leia a seguir uma declaração sobre as atuais conseqüências do processo de globalização, feita pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), movimento revolucionário que surgiu em 1994 na região de Chiapas, no México: “O mundo do dinheiro, o mundo deles, governa a partir das bolsas de valores. A especulação é hoje a principal fonte de enriquecimento [...] Já não é necessário o trabalho para produzir riqueza, agora só se precisa de especulação [...] A globalização dos mercados significa eliminar fronteiras para a especulação e o crime, e multiplicá-las para os seres humanos. Os países são obrigados a eliminar suas fronteiras com o exterior para facilitar a circulação do dinheiro, porém se multiplicam as fronteiras internas [...] O neoliberalismo não transforma os países em um só, transforma os países em muitos países [...] Quanto mais o neoliberalismo avança como sistema mundial, mais crescem o armamento e o número de efetivos dos exércitos e polícias nacionais. Também aumenta o número de presos, desaparecidos e assassinados nos diversos países.” (Comando Geral do EZLN. Segunda Declaración de La Realidad. In: DI FELICE, Massimo; MUNOZ, Cristobal (Orgs.). A revolução invencível. São Paulo: Boitempo, 1998. p.178-179.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o EZLN: A) Incentiva o neoliberalismo porque este assegura que um país se transforme interna e vantajosamente em muitos outros países. B) Apóia a globalização porque ela faz com que os países eliminem suas fronteiras territoriais. C) Entende que a eliminação de fronteiras que limitam a circulação monetária favorece a equânime distribuição das riquezas. D) Defende uma resistência ao processo de globalização que faz proliferar dentro dos países as fronteiras internas de classes, etnias, culturas, etc. E) Entende que o modelo socioeconômico neoliberal é gerador de paz social e consolidador de direitos civis. 42)“O uso habitual e generalizado da bicicleta em uma cidade qualquer depende de alguns fatos essenciais. Num lugar prioritário entra a questão das características morfológicas do sítio urbano, onde a cidade estabeleceu sua estrutura de ruas, praças e tentáculos. Cidades nascidas e crescidas em rasas planícies de restingas propiciam o uso mais amplo de bicicletas, engendrando um papel social que raramente tem sido registrado. Por sua vez, cidades implantadas em regiões acidentadas,

desenvolvidas espacialmente em encostas de morros, morrotes e colinas, têm grandes limitações para o uso mais amplo de bicicletas. É o caso dos organismos urbanos estendidos por colunas onduladas possuidoras de rampas e ladeiras como alguns dos pontos tradicionais, que perderam a chance da utilização mais intensa dos biciclos. Ainda que pudessem ter ciclovias de uso parcial, limitadas a setores mais planos de seu sítio urbano, como planície e terraços fluviais. No caso, torna-se inoperante a pressão de pessoas simplórias e da mídia na defesa de um sistema urbano de ciclovias. Tendo-se de considerar sempre para as grandes cidades o problema da intensidade do emaranhado de veículos de toda sorte. Não é preciso dizer que estamos pensando no caso da Grande São Paulo. Nessa conjuntura, o uso da bicicleta em redes mais amplas é praticamente impossível.” (AB’SABER, Aziz Nacib. Papel Social das Bicicletas. Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/o_papel_social_das_bicicletas.html – Acessado em 18/10/2014). Com relação aos modais de transporte no Brasil, é CORRETO afirmar que: A) os modelos ferroviários saem muito caros, pois apesar da sua barata implantação, exigem manutenção constante e minuciosa de toda a sua estrutura. B) os modelos hidroviários têm crescido bastante, principalmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, caracterizados pela disponibilidade de inúmeros rios navegáveis. C) o modelo aeroviário tem se mostrado o mais sustentável e acessível, devido à recente expansão das estruturas aeroportuárias familiarizadas no interior. D) os transportes não-motorizados alternativos têm sido prioridade de planejamento urbano das grandes cidades, em virtude do seu papel ecológico e do bem-estar que propiciam. E) ainda predomina o uso de modais rodoviários, mesmo sabendo-se das dificuldades de implantá-lo para grandes distâncias. 43) “UCRÂNIA PERDE AEROPORTO E DIZ QUE RÚSSIA INICIOU ‘GRANDE GUERRA’ O Ministro da Defesa da Ucrânia, Valeriy Heletey, disse nesta segunda-feira (1) que o país é palco de uma "grande guerra" provocada pela Rússia, que, segundo ele, teria iniciado uma ofensiva militar de “larga escala” no país vizinho. A declaração foi feita no mesmo dia em que as autoridades ucranianas admitiram ter perdido o controle sobre o aeroporto de Lugansk (leste da

Page 15: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

15

Ucrânia), ao se verem obrigadas a retirar suas tropas do local – que, dizem, estava sob cerco de tropas russas. “Uma grande guerra chegou à nossa casa, uma guerra jamais vista na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, as vidas perdidas em guerras como essa chegam não só a centenas, mas a milhares e até dezenas de milhares”, disse Heletey no Facebook. Ainda de acordo com o Ministro da Defesa ucraniano, o governo russo foi obrigado a começar a intervenção em grande escala porque a força militar da Ucrânia estava “ganhando terreno no leste do país”, onde, além de Lugansk, fica a cidade de Donetsk, outro foco de combates. Enquanto isso, a Rússia segue negando sua participação militar na Ucrânia e diz que não está enviando soldados para o país vizinho. A última rodada de negociações para resolver a crise – realizadas em Minsk, capital da Belarus -, envolvendo membros do governo ucraniano e russo, além de líderes dos rebeldes separatistas, terminou sem que se chegasse a nenhum acordo.” (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/ucrania-perde-aeroporto-e-diz-que-russia-iniciou-grande-guerra.html – Acessado em 18/10/2014) Desde novembro de 2013, a comunidade internacional assiste a inúmeros focos de conflito entre Rússia e Ucrânia ocasionados, basicamente, por disputas políticas e territoriais. É possível afirmar que: A) a Rússia tem interesses turísticos na dominação do território, em virtude das belezas paisagísticas que o local oferece. B) a base industrial ucraniana consolidou-se em território russo, fazendo da Ucrânia um forte movimentador dos setores secundário e terciário da economia russa. C) a Rússia tem múltiplos interesses sobre a região da Ucrânia, uma vez que lá estão situados muitos oleodutos e gasodutos da produção energética russa. D) a Ucrânia almeja integrar seu território ao território russo, em função do seu alto desenvolvimento social, e tornar-se subordinada à Moscou. E) devido às muitas matrizes culturais comuns, a Rússia pretende resgatar os costumes e tradições ucranianos, perdidos ao longo da Guerra Fria. 44) “Áfricas contrastantes A África é uma terra de contrastes, tanto do ponto de vista geográfico e histórico quanto cultural, sociopolítico ou econômico. Esse contraste acentua-se ainda mais por haver pouca integração pela língua, pela moeda e o mercado, pelo Estado ou pelas religiões monoteístas.

Gigante no tamanho (30 milhões de km²), jovem pela idade de sua população ou pela data de nascimento de seus Estados, ela é o local da origem do homem, estando marcada por tradições ancestrais que remontam aos primórdios da humanidade. Esses contrastes e ambiguidades são ainda mais importantes principalmente porque a África é o lugar das mobilidades espaciais e culturais, das contribuições sucessivas das civilizações, feitas por sedimentação e, às vezes, por fusão. Tal como um Jano de duas cabeças, as máscaras africanas remetem a figuras opostas.” (HUGON, Philippe. Geopolítica da África. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.) O imperialismo exacerbado do século XIX trouxe às grandes potências a necessidade da expansão de suas áreas de influência, tanto para a obtenção de matéria-prima quanto para a consolidação de novos mercados consumidores. A partilha do continente africano pelas lideranças europeias (Conferência de Berlim, 1885) dividiu o território de acordo com os interesses dos colonizadores, muitas vezes desconsiderando as relações socio-culturais já existentes entre as populações nativas. Como consequência, as nações africanas se caracterizam por: A) Elevado desenvolvimento econômico e social,

tendo em vista que a presença das nações desenvolvidas valorizou os recursos hídricos, minerais e vegetais do território, aumentando o poder aquisitivo desses países.

B) Extrema desigualdade social, uma vez que as populações nativas se beneficiam cada vez mais das riquezas produzidas, enquanto os estrangeiros são cada vez mais explorados e sujeitos às precárias condições de trabalho e subempregos.

C) Integração social, pois a chegada de colonizadores estrangeiros possibilitou que os povos africanos também migrassem para o território europeu.

D) Intensos quadros de miséria, uma vez que os recursos naturais e a mão-de-bra nativa foram intensamente explorados, conservando na região o agravamento da fome e da propagação de doenças infecciosas, em virtude da falta de saneamento básico.

E) Altos índices de alfabetização, devido ao fato de os colonizadores se comprometerem a desenvolver estruturas educacionais e povoarem a região com professores.

45) Para a produção da hidroeletricidade, o local depende primeiramente da energia solar, pois as águas vão das localidades mais baixas para as localidades mais altas pela evaporação e posterior precipitação.

Page 16: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

16

Baseado nesta introdução, assinale a única opção que indica o melhor local para produção de hidroeletricidade. A) Rios localizados em terrenos planos. B) Rios localizados em regiões de clima tropical. C) Rios localizados em regiões de clima quente e com desnível de terreno. D) Rios formados em localidade onde as nascentes são intermitentes. E) Rios de planícies.

Ciências Da Natureza e suas

tecnologias QUESTÕES DE (46 a 90)

46) (UFV/2000) a figura ilustra uma bola a, com velocidade v, a ponto de colidir com outra bola b que, por sua vez, colidirá com uma terceira bola c. considerando as bolas de mesma massa e as colisões frontais e elásticas, as velocidade vA, vB e vC de A, B e C, imediatamente após as colisões, serão:

47) (UFV/2011) Um rapaz de 900 N e uma garota de 450 N estão em uma gangorra. Das ilustrações abaixo, a que representa uma situação de equilíbrio é:

48) (FUVEST/2009) Um ciclista desce uma ladeira, com forte vento contrário ao movimento. Pedalando vigorosamente, ele consegue manter a velocidade constante. Pode-se então afirmar que a sua: A) energia cinética está aumentando; B) energia cinética está diminuindo; C) energia potencial gravitacional está aumentando; D) energia potencial gravitacional está diminuindo; E) energia potencial gravitacional é constante. 49) (UFAC/2010) João e André empurram caixas

idênticas e de mesma massa, com velocidade constante, do chão até a carroceria de um caminhão. As forças aplicadas pelos dois são

A) vA = vB = vC = v B) vA = vB = 0 e vC = v C) vA = vB = vC = v/3 D) vA = 0 e vB = vC = v/2 E) n.d.a F)

Page 17: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

17

paralelas às rampas. Desconsidere possíveis atritos, analise as afirmações Abaixo e assinale a opção correta: João e André empurram caixas idênticas e de mesma massa, com velocidade constante, do chão até a carroceria de um caminhão. As forças aplicadas pelos dois são paralelas às rampas. Desconsidere possíveis atritos, analise as afirmações abaixo e assinale a opção correta: A) O trabalho realizado por João é maior que o trabalho realizado por André. B) O trabalho realizado por João é Menor que o trabalho realizado por André. C) O trabalho realizado por João é igual ao trabalho realizado por André. D) João faz uma força de maior Intensidade que a de André, para Empurrar a caixa até o caminhão. E) João faz a mesma força que André, para empurrar a caixa até o caminhão

50) (ENEM 2012) A própolis é um produto natural conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Esse material contém mais de 200 compostos identificados até o momento. Dentre eles, alguns são de estrutura simples, como é o caso do C 6 H 5 CO 2 CH 2 CH 3, cuja estrutura está mostrada a seguir.

O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o éster em apreço por meio da reação de esterificação são, respectivamente,

A) ácido benzoico e etanol. B) ácido propanoico e hexanol. C) ácido fenilacético e metanol. D) ácido propiônico e cicloexanol. E) ácido acético e álcool benzílico.

51) (UFV 2009) Em um estudo para a busca de compostos com atividade inseticida foram isoladas do fungo Aspergillus versicolor as substâncias I e II abaixo. Entretanto, somente a substância II apresentou atividade inseticida,

sendo a substância I inativa, sob as condições de ensaio empregadas.

É CORRETO afirmar que I e II:

A) possuem o mesmo número de ligações B) são isômeros constitucionais. C) possuem três átomos de carbono com hibridação sp³. D) possuem a mesma fórmula molecular. E) são enantionômeros. 52) (UFMT 2009) Dentre os pigmentos não coloridos mais utilizados na indústria, estão o dióxido de titânio (branco) e o negro de fumo (preto). Este último, cuja fórmula estrutural é apresentada abaixo, é um dos aditivos mais usados em polímeros.

Assinale a alternativa que apresenta as funções orgânicas representadas na fórmula. A) Álcool, éter e cetona. B) Éster, cetona e álcool.

Page 18: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

18

C) Ácido carboxílico, aldeído e éter. D) Fenol, álcool e éster. E) Fenol, cetona e ácido carboxílico. 53) (PUC RJ 2010)

O oseltamivir, representado na figura acima, é o

princípio ativo do antiviral que é utilizado no tratamento da gripe A (H1N1). Assinale a opção que NÃO indica uma função orgânica presente na estrutura da molécula do oseltamivir.

A) Amina primária. B) Éter. C) Éster. D) Amida. E) Aldeído. 54) (UFV) Frutos com fenótipo “Violeta” são os únicos resultantes de herança do tipo dominância incompleta entre cruzamentos de plantas com fruto “Roxo” e plantas com fruto “Branco”. Foram obtidas, de um cruzamento entre heterozigotas, 48 plantas. Espera-se que a proporção fenotípica do fruto entre as plantas descendentes seja: A) Violeta ( 0 ): Roxo (36): Branco (12). B) Violeta (12): Roxo (24): Branco (12). C) Violeta (24): Roxo (12): Branco (12). D) Violeta (36): Roxo (12): Branco ( 0 ). E) Violeta (48): Roxo ( 0 ): Branco ( 0 ). 55) (UFJF) Mariazinha, criança abandonada, foi adotada por um casal. Um ano mais tarde, Antônio e Joana, dizendo serem seus verdadeiros pais, vêm reclamar a filha. No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sangüíneo dos supostos pais, bem como de Mariazinha. Os resultados foram: Antônio B, Rh+; Joana A, Rh-; Mariazinha O, Rh-. Você concluiria que: A) Mariazinha pode ser filha de Joana, mas não de Antônio. B) Mariazinha não é filha do casal. C) Mariazinha é filha do casal. D) Existe a possibilidade de Mariazinha ser filha do casal, mas não se pode afirmar. E) Mariazinha pode ser filha de Antônio, mas não de Joana.

56) (UFV) Os processos evolutivos dos seres vivos estão fundamentados em três mecanismos básicos, conforme representados no esquema abaixo. Um deles (I) representa a única fonte de variabilidade nova. Esta variabilidade é aumentada pelo segundo (II) e diminuída pelo terceiro (III).

Assinale a alternativa que corresponde aos números I, II e III, respectivamente: A) Mutação, seleção natural, recombinação. B) Recombinação, deriva gênica, migração. C) Mutação, recombinação, seleção natural. D) Seleção natural, migração, recombinação. E) Recombinação, seleção natural, mutação. 57) (UNIFAL) Evidências genéticas sugerem que a seqüência de bases do DNA da espécie humana difere em apenas 1% daquela de chimpanzés. Assim, nossa semelhança genética com estes primatas é da ordem de 99%. Considerando a evolução da espécie humana, esta semelhança ocorre porque: A) os chimpanzés e os humanos evoluíram de um ancestral comum há milhões de anos. B) a seleção natural levou os chimpanzés mais aptos a se transformarem em humanos. C) as alterações ambientais alteraram o DNA dos chimpanzés levando ao surgimento do homem. D) o isolamento geográfico fez com que alguns chimpanzés se transformassem em humanos. E) o DNA dos chimpanzés sofreu mutações levando, com o tempo, ao surgimento do homem.

58) (ENEM 2005) O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios até chegar à fase adulta, quando finalmente estão aptos à reprodução. Esse desenvolvimento é um jogo complexo de hormônios. A ecdisona promove as mudas (ecdíases), mas o hormônio juvenil impede que o inseto perca suas características de larva. Com o tempo, a quantidade desse hormônio diminui e o inseto chega à fase adulta. Cientistas descobriram que algumas árvores produzem um composto químico muito semelhante ao hormônio juvenil dos insetos. A vantagem de uma árvore que produz uma

Page 19: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

19

A) vive sem se reproduzir, pois nunca chega a fase adulta. B) vive menos tempo, pois seu ciclo de vida encurta. C) vive mais tempo, pois ocorrem poucas mudas. D) morre, pois não sofrerá mais mudas. E) morre, pois não sofrera mais mudas.

59) (PUC-RS) O DDT é um inseticida do grupo dos hidrocarbonetos clorados que atua como um veneno de contato, afetando a transmissão de impulsos nervosos. Descoberto em 1948, nos Estados Unidos, foi banido na década de 1970, por causar efeitos colaterais nefastos sobre diversos organismos das comunidades ecológicas. Sabendo-se que o DDT é acumulado ao longo da cadeia alimentar no corpo dos organismos, é correto afirmar que uma maior concentração de DDT é observada no nível A) do fitoplâncton. B) do zooplâncton. C) dos carnívoros. D) dos herbívoros. E) dos produtores 60) (UFJF-MG) A cada ano, a grande marcha africana se repete. São milhares de gnus e zebras, entre outros animais, que migram da Tanzânia e invadem a Reserva Masai Mara, no sudoeste do Quênia, em busca de água e pastos verdes. Durante a viagem, filhotes de gnus e zebras recém-nascidos e animais mais velhos tornam-se presas fáceis para os felinos. Outros animais não resistem e morrem durante a migração. Analise as afirmativas a seguir que trazem informações sobre fatores que contribuem para a variação na densidade populacional. I. A limitação de recursos justifica os movimentos migratórios. II. Os felinos contribuem para regular o tamanho das populações de gnus e zebras. III. Fatores climáticos não interferem nos processos migratórios.

61) (ENEM 2013) O citral, substância de odor fortemente cítrico, é obtido a partir de algumas plantas como o capim-limão, cujo óleo essencial possui aproximadamente 80%, em massa, da substância. Uma de suas aplicações é na fabricação de produtos que atraem abelhas, especialmente do gênero Apis, pois seu cheiro é semelhante a um dos feromônios liberados par elas. Sua fórmula molecular é C10H16O, com uma cadeia alifática de oito carbonos, duas insaturações, nos carbonos 2 e 6 e dois grupos substituintes metila, nos carbonos 3 e 7. O citral possui dois isômeros geométricos, sendo o trans o que mais contribui para o forte odor. Para que se consiga atrair um maior número de abelhas para uma determinada região, a molécula que deve estar presente em alta concentração no produto a ser utilizado é:

Page 20: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

20

62) (ENEM 2012) O boato de que os lacres das latas de alumínio teriam um alto valor comercial levou muitas pessoas a juntarem esse material na expectativa de ganhar dinheiro com sua venda. As empresas fabricantes de alumínio esclarecem que isso não passa de uma “lenda urbana”, pois ao retirar o anel da lata, dificulta-se a reciclagem do alumínio. Como a liga do qual é feito o anel contém alto teor de magnésio, se ele não estiver junto com a lata, fica mais fácil ocorrer a oxidação do alumínio no forno. A tabela apresenta as semirreações e os valores de potencial padrão de redução de alguns metais:

Questão 82 do ENEM 2012 (Foto: Reprodução/ENEM). Com base no texto e na tabela, que metais poderiam entrar na composição do anel das latas com a mesma função do magnésio, ou seja, proteger o alumínio da oxidação nos fornos e não deixar diminuir o rendimento da sua reciclagem? A) Somente o lítio, pois ele possui o menor potencial de redução. B) Somente o cobre, pois ele possui o maior potencial de redução. C) Somente o potássio, pois ele possui potencial de redução mais próximo do magnésio. D) Somente o cobre e o zinco, pois eles sofrem oxidação mais facilmente que o alumínio. E) Somente o lítio e o potássio, pois seus potenciais de redução são menores do que o do alumínio. 63) (ENEM 2013) Uma das etapas do tratamento da água é a desinfecção, sendo a cloração o método mais empregado. Esse método consiste na dissolução do gás cloro numa solução sob pressão e sua aplicação na água a ser desinfectada. As equações das reações químicas envolvidas são:

Cl2(g) + 2H2O(l) ⟺ HClO(aq) + HO(aq) + Cl(aq)

HClO(aq) + H2O(l) ⟺ H3O+

(aq) + ClO−(aq)

pKa = – log Ka = 7,53 A ação desinfetante é controlada pelo ácido hipocloroso, que possui um potencial de desinfecção cerca de 80 vezes superior ao ânion hipoclorito. O pH do meio é importante, porque influencia na extensão com que o ácido hipocloroso se ioniza. Para que a desinfecção seja mais efetiva, o pH da água a ser tratada deve estar mais próximo de A) 0. B) 5. C) 7. D) 9. E) 14. 64) (ENEM-2013) A varfanina é um fármaco que diminui a agregação plaquetária, e por isso é utilizada como anticoagulante, desde que esteja presente no plasma, com uma concentração superior a 1,0 mg/L. Entretanto, concentrações plasmáticas superiores a 4,0 mg/L desse fármaco ficam retidas no espaço intravascular e dissolvidas exclusivamente no plasma, que representa aproximadamente 60% do sangue em volume. Em um medicamento, a varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL. Um indivíduo adulto, com o volume sanguíneo total de 5,0 L, será submetido a um tratamento com solução injetável desse medicamento. Qual é o máximo volume da solução do medicamento que pode ser administrado a esse indivíduo, pela via intravenosa, de maneira que não ocorram hemorragias causadas pelo anticoagulante? A) 1,0 mL B) 1,7 mL C) 2,7 mL D) 4,0 mL E) 6,7 mL 65) (UFMG/97) Uma lâmpada fluorescente contém em seu interior um gás que se ioniza após a aplicação de alta tensão entre seus terminais. Após a ionização, uma corrente elétrica é estabelecida e os íons negativos deslocam-se com uma taxa de 1,0 x 1018 íons / segundo para o

Page 21: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

21

pólo A. Os íons positivos se deslocam-se, com a mesma taxa, para o pólo B.

Sabendo-se que a carga de cada íon positivo é de 1,6 x 10-19 C, pode-se dizer que a corrente elétrica na lâmpada será: A) 0,16A B) 0,32A C) 1,0 x 1018A D) nula E) n.d.a. 66) (PUC/2009) Os quatro capacitores, representados na figura abaixo, são idênticos entre si. Q1 e Q2 são respectivamente, as cargas elétricas positivas totais acumuladas em 1 e 2. Todos os capacitores estão carregados. As diferenças de potencial elétrico entre os terminais de cada circuito são iguais.

Em qual das seguintes alternativas a relação Q1 e Q2 está correta? A) Q1 = (3/2) Q2 B) Q1 = (2/3) Q2 C) Q1 = Q2 D) Q1 = (Q2)/3

E) Q1 = 3(Q2) 67) (Mack-1998) No circuito dado, os geradores são ideais.

A d.d.p. entre os pontos A e B é:

a) 36 V b) 18 V c) 12 V d) 6,0 V e) zero

68) (UFMG/2005) Um elétron (carga q e massa m) é lançado com velocidade v, perpendicularmente a um campo magnético B, descrevendo um círculo de raio R. Se duplicarmos o valor de v, qual será o valor de R? Dados: força magnética: q v B força centrípeta: mv2/R

a) R b) 2R c) 4R d) R/2 e) 4/R 69) (UFMG/2007) Tânia observa um lápis com o auxílio de uma lente, como representado nesta figura:

Essa lente é mais fina nas bordas que no meio e a posição de cada um de seus focos está indicada na figura. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que o ponto que melhor representa a posição da imagem vista por Tânia é o A) P. B) Q. C) R. D) S. E)NDA 70) (UFMG/2010)Na Figura I, estão representados os pulsos P e Q, que estão se propagando em uma corda e se aproximam um do outro com velocidades de mesmo módulo.

Page 22: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

22

Na Figura II, está representado o pulso P, em um instante t, posterior, caso ele estivesse se propagando sozinho.

E) N.D.A

71) (UFMG/2010) Um arco-íris forma-se devido à dispersão da luz do Sol em gotas de água na atmosfera. Após incidir sobre gotas de água na atmosfera, raios de luz são refratados; em seguida, eles são totalmente refletidos e novamente refratados.Sabe-se que o índice de refração da água para a luz azul é maior que para a luz vermelha.Considerando essas informações, assinale a alternativa em que estão mais bem representados os fenômenos que ocorrem em uma gota de água e dão origem a um arco-íris.

E) N.D.A 72) (ETEs-2007.) Um par de esqueletos humanos, datados pelos arqueólogos como sendo do período Neolítico (com 5 ou 6 mil anos), foi encontrado perto de Mantova, Itália, num eterno abraço.

O DNA mitocondrial, presente no citoplasma das células, é de herança materna, posto que o citoplasma do zigoto provém do óvulo. Esse DNA sofre poucas modificações e, por essa razão, vem sendo utilizado em muitos estudos antropológicos. Se, no caso do achado arqueológico na Itália, for constatado que o DNA das mitocôndrias dos dois esqueletos são diferentes, pode-se concluir que se trata de A) mãe e filho. B) mãe e filha. C) irmão e irmã. D) gêmeos fraternos. E) filhos de mães diferentes.

Page 23: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

23

73) UFJF-2006. Os gráficos abaixo ilustram respectivamente: a influência da concentração do substrato, da temperatura e do pH na velocidade de reação. Analise-os e assinale a afirmativa INCORRETA:

A) As enzimas 1 e 2 se encontram inativadas entre o pH 4 e o pH 5. B) O ótimo de atividade das enzimas 1 e 2 ocorre em pH diferentes. C) Ao atingir o ponto de saturação, a concentração do substrato não interfere na velocidade de reação. D) As enzimas 1 e 2 possuem a mesma temperatura ótima de ação. E) Quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação enzimática. 74) UFJF-2006. A figura abaixo ilustra os resultados encontrados quando pedaços de batata de mesmo tamanho foram colocados nos recipientes 1, 2 e 3, contendo soluções de sacarose em diferentes concentrações. Após alguns minutos de imersão, observou-se o seguinte:

Recipiente 1: o volume do tecido foi aumentado, apresentando aparência túrgida. Recipiente 2: não houve alteração na forma e tamanho iniciais do tecido. Recipiente 3: o volume do tecido foi reduzido, apresentando aspecto murcho. Podemos concluir que, em relação aos tecidos da batata, as soluções de sacarose adicionadas aos recipientes 1, 2 e 3 eram, respectivamente: A) hipertônica, isotônica e hipotônica. B) isotônica, hipertônica e hipotônica. C) hipotônica, hipertônica e isotônica. D) hipotônica, isotônica e hipertônica. E) hipertônica, hipotônica e isotônica.

75) (ENEM 2009) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram A) os genótipos e os fenótipos idênticos. B) os genótipos identicos e os fenótipos diferentes. C) diferenças nos genótipos e fenótipos. D) mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes. E) mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos

76) (UEMG-2006) Em 1940 os biólogos George Beadle e Eward Tatum anunciaram:

A divulgação desse anúncio indica que os biólogos descobriram A) a estrutura da molécula de DNA. B) a sequencia de bases do DNA. C) o mecanismo de transcrição do código genético. D) o papel biológico do Gene. E) o descobrimento da equação genética responsável pelo cálculo do DNA do homem. 77) UFJF-2002- As queimadas, comuns na estação seca em diversas regiões brasileiras, podem provocar a destruição da vegetação natural. Após a ocorrência de queimadas em uma floresta, é CORRETO afirmar que: A) com o passar do tempo, ocorrerá sucessão primária. B) após o estabelecimento dos líquens, ocorrerá a instalação de novas espécies. C) a comunidade clímax será a primeira a se restabelecer.

Page 24: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

24

D) somente após o retorno dos animais é que as plantas voltarão a se instalar na área queimada. E) a colonização por espécies pioneiras facilitará o estabelecimento de outras espécies. 78) (ENEM-2010) Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam: 1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroimã para a retirada de materias metálicos. 2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina. 3. O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em açúcar refinado e etanol. Com base nos destaques da observação dos alunos, quais operações físicas de separação de materias foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar? A)Separação mecânica, extração, decantação. B) Separação magnética, combustão, filtração. C) Separação magnética, extração, filtração. D)Imantação, combustão, peneiração. E) Imantação, destilação, filtração. 79) (ENEM -2012) Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases. Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.

Material Concentração de H3O+

Suco de limão 10-2

Leite 10-6

Vinagre 10-3

Álcool 10-8

Sabão 10-12 Carbonato de sódio/ barrilha 10-12 Dentre os materiais listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?

A) Álcool ou Sabão. B) Suco de limão ou Álcool C) Suco de limão ou Vinagre D) Suco de limão, leite ou sabão. E) Carbonato de sódio/barrilha

80) (ENEM -2012) Os tubos de PVC, material organoclorado sintético, são normalmente utilizados como encanamento na construção civil. Ao final da sua vida útil, uma das formas de descarte desses tubos pode ser a incineração. Nesse processo libera-se HCl(g), cloreto de hidrogênio, dentre outras substância. Assim, é necessário um tratamento para evitar o problema de emissão desse poluente.Entre as alternativas possíveis para o tratamento, é apropriado canalizar e borbulhar os gases provenientes da incineração em

A) água pura.. B) água de cal. C) água salóbra. D) água destilada. E) água desmineralizada. 81) (ENEM -99) Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantação de girassóis. Procurando informação, leu a seguinte reportagem: “Solo ácido não favorece plantio” Alguns cuidados devem ser tomados por quem decide iniciar o cultivo de girassol. A oleaginosa deve ser plantada em solos descompactados, com pH acima de 5,2 (que indica menor acidez da terra). Conforme recomendações da Embrapa, o agricultor deve colocar por hectare, 40 Kg a 60 Kg de nitrogênio, 40 kg a 80 Kg de fósforo, 40 Kg a 80 Kg de potássio. O pH do solo, na região do agricultor, é de 4,8. Dessa forma, o agricultor deverá fazer a “calagem”. Suponha que o agricultor vá fazer calagem (aumento de pH do solo por adição de cal virgem – CaO). De maneira simplificada, a diminuição da acidez se dá pela interação da cal (CaO) com a água presente no solo, gerando hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), que reage com os íons H+ (dos ácidos), ocorrendo, então, a formação de água e deixando íons Ca2+ no solo. Considere as seguintes equações: I – CaO + 2 H2O � Ca(OH)3

II – CaO + H2O � Ca(OH)2

III – Ca(OH)2 + 2 H+ � Ca2+ + 2H2O

Page 25: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

25

IV – Ca(OH)2 + H+ � CaO + H2O O processo de calagem descrito pode ser representado pelas equações: A) I e II B) I e IV C) II e III D) II e IV E) III e IV 82) (ENEM -2010) A composição média de uma bateria automotiva esgotada é de aproximadamente 32% Pb, 3% PbO, 17% PbO2 e 36% PbSO4. A média de massa da pasta residual de uma bateria usada é de 6kg, onde 19% é PbO2, 60% PbSO4 e 21% Pb. Entre todos os compostos de chumbo presentes na pasta, o que mais preocupa é o sulfato de chumbo (II), pois nos processos pirometalúrgicos, em que os compostos de chumbo (placas das baterias) são fundidos, há a conversão de sulfato em dióxido de enxofre, gás muito poluente. Para reduzir o problema das emissões de SO2 (g), a indústria pode utilizar uma planta mista, ou seja, utilizar o processo hidrometalúrgico, para a dessulfuração antes da fusão do composto de chumbo. Nesse caso, a redução de sulfato presente no PbSO4 é feita via lixiviação com solução de carbonato de sódio (Na2CO3) a 45°C, em que se obtém o carbonato de chumbo (II) com rendimento de 91%. Após esse processo, o material segue para a fundição para obter o chumbo metálico. PbSO4 + Na2CO3 → PbCO3 + Na2SO4

(Dados: massas molares em g/mol Pb = 207; S = 32; Na = 23; O = 16; C = 12) Segundo as condições do processo apresentado para a obtenção de carbonato de chumbo (II) por meio da lixiviação por carbonato de sódio e considerando uma massa de pasta residual de uma bateria de 6 kg, qual quantidade aproximada, em quilogramas, de PbCO3 é obtida?

A) 1,7 kg. B) 1,9 kg. C) 2,9 kg. D) 3,3 kg. E) 3,6 kg 83) (UFMG/2009)Numa aula no Laboratório de Física, o professor faz, para seus alunos, a experiência que se descreve a seguir.Inicialmente, ele enche de água um recipiente retangular, em que há duas regiões _ I

e II _, de profundidades diferentes. Esse recipiente, visto de cima, está representado nesta figura: No lado esquerdo da região I, o professor coloca uma régua a oscilar verticalmente, com freqüência constante, de modo a produzir um trem de ondas. As ondas atravessam a região I e propagam-se pela região II, até atingirem o lado direito do recipiente. Na figura, as linhas representam as cristas de onda dessas ondas.Dois dos alunos que assistem ao experimento fazem, então, estas observações:

Bernardo: “A frequência das ondas na região I é menor que na região II” Rodrigo: “A velocidade das ondas na região I é maior que na região II.” Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que A) apenas a observação do Bernardo está certa. B) apenas a observação do Rodrigo está certa. C) ambas as observações estão certas. D) nenhuma das duas observações está certa. E) NDA 84) (UFRS-RS) A cada ciclo, uma máquina térmica extrai 45 kJ de calor da sua fonte quente e descarrega 36 kJ de calor na sua fonte fria. O rendimento máximo que essa máquina pode ter é de a) 20%. b) 25% c) 75% d) 80% e) 100% 85) (ITA-SP) A inversão temporal de qual dos processos abaixo NÃO violaria a segunda lei de termodinâmica? a) A queda de um objeto de uma altura Η e subsequente parada no chão. b) O movimento de um satélite ao redor da Terra. c) A freada brusca de um carro em alta velocidade. d) O esfriamento de um objeto quente num banho de água fria.

Page 26: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

26

e) A troca de matéria entre as duas estrelas de um sistema binário. 86) Em uma estação ferroviária existe uma mola destinada a parar sem dano o movimento de locomotivas. Admitindo-se que a locomotiva a ser parada tem velocidade de 7,2 km/h, massa de 7.10 kg, e a mola sofre uma deformação de 1m, qual deve ser a constante elástica da mola? a) 28.104 N/m b) 362.104 N/m c) 28.104 J

d) 362.104 W e) 362.104 J 87) UFJF-2003). Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que: A) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente. B) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução,

porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados. C) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente. D) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos. E) a embriogênese é uma evidência da evolução, porque mostra que uma célula ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto 88) (ENEM-2011) Aspartame é um edulcorante artificial (adoçante dietético) que apresenta potencial adoçante 200 vezes maior que o açúcar comum, permitindo seu uso em pequenas quantidades. Muito usado pela indústria alimentícia, principalmente nos refrigerantes diet, tem valor energético que corresponde a 4 calorias/grama. É contraindicado a portadores de fenilcetonúria, uma doença genética rara que provoca o acúmulo da fenilalanina no organismo, causando retardo mental. O IDA (índice diário aceitável) desse adoçante é 40 mg/kg de massa corpórea. Com base nas informações do texto, a quantidade máxima recomendada de aspartame, em mol, que uma pessoa de 70 kg de massa corporal pode ingerir por dia é mais próxima de: Dado: massa molar do aspartame = 294 g/mol

A)1,3×104 B)9,5 × 10–3. C)4 × 10–2. D)2,6. E)823. 89) (ENEM 2009 ) No Japão, um movimento nacional para a promoção da luta contra o aquecimento global leva o slogan: 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO2 a menos! A ideia é cada pessoa reduzir em 1 kg a quantidade de CO2 emitida todo dia, por meio de pequenos gestos ecológicos, como diminuir a queima de gás de cozinha. Considerando um processo de combustão completa de um gás de cozinha composto exclusivamente por butano (C4H10), a mínima quantidade desse gás que um japonês deve deixar de queimar para atender à meta diária, apenas com esse gesto, é de Dados: CO2 (44 g/mol); C4H10 (58 g/mol)

A) 0,25 kg.

Page 27: Simulado 3 Novo Dia 1 Final

27

B) 0,33 kg. C) 1,0 kg. D) 1,3 kg. E) 3,0 kg.

90) (UFF-RJ) Assinale a alternativa que classifica corretamente a relação ecológica entre a larva do mosquito e a bactéria Bacillus thuringiensis israelensis

A) Parasitismo B) Predatismo C) Inquilinismo D) Antibiose E)Mutualismo