simulado filosofia

11
1 a Questão (Ref.: 201407547679) Pontos: 0,1 / 0,1 Platão insiste de modo particular na imortalidade da alma e a divide em três partes. Ele as distingue com os seguintes nomes: amorfa, divina e racional. concupiscente, divina e racional. concupiscente, racional e amorfa. concupiscente, irascível e racional. divina, irascível e racional. 2 a Questão (Ref.: 201407468840) Pontos: 0,1 / 0,1 Analise o texto abaixo que trata do tema meritocracia, retirado da revista Veja (edição 1894, ano 38, n. 9, 2 mar. 2005, Editora Abril, p. 71), a partir da concepção platônica sobre o exercício do poder na pólis. Em seguida, assinale a opção correta. "Meritocracia - Enquanto isso, na Palestina... diferentemente de certos países, o mérito definiu a escolha dos novos ministros." "Os palestinos têm apenas um Estado em gestação, mas a qualidade de seu Ministério dá banho em países grandes e bem estabelecidos. Os ministros que tomaram posse na semana passada foram escolhidos com foco no mérito e na qualificação profissional. Cada um é especialista na área em que vai atuar e quase a metade possui doutorado." Para Platão, somente os guerreiros poderiam governar uma cidade. Por isso, não apoiaria a solução proposta pelos palestinos. Platão, por apoiar a meritocracia e também a forma democrática de poder, aproximaria-se da solução palestina. Platão, como democrata, rejeitava a ideia de exercício de poder pelos mais preparados, o que o afastaria da solução palestina. Platão, com sua perspectiva aristocrática de poder, entendia que este deveria ser exercido pelos mais preparados intelectualmente, o que o aproxima da posição defendida pelos palestinos. Platão, seguidor da Escola Sofista de pensamento, rejeitava qualquer decisão que não se baseasse na escolha popular. Por isso, não apoiaria a solução proposta pelos palestinos. 3 a Questão (Ref.: 201407468828) Pontos: 0,1 / 0,1 Como se sabe, a filosofia nasce a partir da transformação dos mitos gregos. Essa palavra, nos dias de hoje, têm significação semântica múltipla, mas para a filosofia ela tem um significado mais preciso. Neste sentido, após ler as assertivas abaixo, assinale aquela que traduz uma visão INCORRETA acerca do mito: O mito exige sempre que a explicação seja coerente, lógica e racional. O mito diz sempre como nasceram as coisas, as instituições, as regras etc. O mito é um relato das origens e que, enquanto tal, tem uma função de instauração: só há mito se o acontecimento fundador não tem lugar na história, mas num tempo antes da história. O mito nasce da experiência espontânea e marcou a sociedade grega antiga. O mito não se preocupa com as contradições, como o fabuloso e o incompreensível.

Upload: cleyrton-freitas

Post on 22-Jan-2016

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado filosofia

  1a Questão (Ref.: 201407547679) Pontos: 0,1  / 0,1

Platão insiste de modo particular na imortalidade da alma e a divide em três partes. Ele as distingue com os seguintes nomes:

amorfa, divina e racional.

concupiscente, divina e racional.

concupiscente, racional e amorfa.

  concupiscente, irascível e racional.

divina, irascível e racional.

  2a Questão (Ref.: 201407468840) Pontos: 0,1  / 0,1

Analise o texto abaixo que trata do tema meritocracia, retirado da revista Veja (edição 1894, ano 38,  n. 9, 2 mar. 2005,  Editora Abril, p. 71),  a partir da concepção platônica sobre o exercício do poder  na pólis. Em seguida, assinale a opção correta.

"Meritocracia - Enquanto isso, na Palestina... diferentemente de certos países, o mérito definiu a escolha dos novos ministros."

"Os palestinos têm apenas um Estado em gestação, mas a qualidade de seu Ministério dá banho em países grandes e bem estabelecidos. Os ministros que tomaram posse na semana passada foram escolhidos com foco no mérito e na qualificação profissional. Cada um é especialista na área em que vai atuar e quase a metade possui doutorado."

Para Platão, somente os guerreiros poderiam governar uma cidade. Por isso, não apoiaria a solução proposta pelos palestinos.

 Platão, por apoiar a meritocracia e também a forma democrática de poder, aproximaria-se da solução palestina.

 Platão, como democrata, rejeitava a ideia de exercício de poder pelos mais preparados, o que o afastaria da solução palestina.

   Platão, com sua perspectiva aristocrática de poder, entendia que este deveria ser exercido pelos mais preparados intelectualmente, o que o aproxima da posição defendida pelos palestinos.

 Platão, seguidor da Escola Sofista de pensamento, rejeitava qualquer decisão que não se baseasse na escolha popular. Por isso, não apoiaria a solução proposta pelos palestinos.

  3a Questão (Ref.: 201407468828) Pontos: 0,1  / 0,1

 Como se sabe, a filosofia nasce a partir da transformação dos mitos gregos. Essa palavra, nos dias de hoje, têm significação semântica múltipla, mas para a filosofia ela tem um significado mais preciso. Neste sentido, após ler as assertivas abaixo, assinale aquela que traduz uma visão INCORRETA acerca do mito:

  O mito exige sempre que a explicação seja coerente, lógica e racional.

O mito diz sempre como nasceram as coisas, as instituições, as regras etc.

O mito é um relato das origens e que, enquanto tal, tem uma função de instauração: só há mito se o acontecimento fundador não tem lugar na história, mas num tempo antes da história.

O mito nasce da experiência espontânea e marcou a sociedade grega antiga.

O mito não se preocupa com as contradições, como o fabuloso e o incompreensível.

  4a Questão (Ref.: 201408016469) Pontos: 0,1  / 0,1

XII EXAME DE ORDEM O utilitarismo é uma filosofia moderna que conquistou muitos adeptos nos séculos XIX e XX, inclusive no pensamento jurídico. As principais características do utilitarismo são:

convencionalismo,materialismo e fatalismo

Page 2: Simulado filosofia

consequencialismo, transcendentalismo e fundacionalismo.

mecanicismo, fatalismo e antifundacionalismo.

  convencionalismo, consequencialismo e antifundacionalismo.

  5a Questão (Ref.: 201407547534) Pontos: 0,1  / 0,1

O surgimento da Filosofia marca uma indagação que não aceita respostas mitológicas ou mágicas, isto é, respostas fazedoras de mitos. Nesse sentido é correto afirmar que:

I. A explicação filosófica é apenas uma explicação de homens que buscavam saber, e que se desenvolveu paulatinamente e permaneceu por muito tempo concomitante às explicações mitológicas que povoavam o imaginário do mundo antigo.

II. A explicação filosófica é apenas uma explicação de deuses que buscavam saber, e que se desenvolveu paulatinamente e permaneceu por muito tempo concomitante às explicações mitológicas que povoavam o imaginário do mundo antigo.

III. A explicação filosófica é apenas uma explicação de homens que buscavam saber, e que se desenvolveu antes das explicações mitológicas que povoavam o imaginário do mundo antigo.

IV. A explicação filosófica é apenas uma explicação de homens que buscavam persuadir, e que se desenvolveu paulatinamente e permaneceu por muito tempo concomitante às explicações mitológicas que povoavam o imaginário do mundo antigo.

Somente o item IV está correto

  Somente o item I está correto

Todos os itens estão incorretos

Somente o item II está correto

Somente o item III está correto

  1a Questão (Ref.: 201407468851) Pontos: 0,1  / 0,1

 Leia as assertivas abaixo e, após, marque a alternativa que apresenta as assertivas corretas:

Segundo Aristóteles:

I- A norma jurídica, mesmo quando o resultado traz um resultado injusto, deve ser aplicada sem atenuações.

II - A justiça é uma virtude que se encontra no meio-termo entre extremos de injustiça.

III- A aplicação da justiça no caso concreto deve respeitar a ideia de proporcionalidade.

IV - A justiça é estática, devendo-se sempre cumprir a regra nos estritos termos por ela dispostos.

I e IV

I e II

I e III

III e IV

  II e III

Page 3: Simulado filosofia

  2a Questão (Ref.: 201407475974)

Analise as afirmativas abaixo,  que tratam do pensamento de Aristóteles, e, após, assinale a alternativa  CORRETA:

I  - O justo particular distributivo realiza-se no momento em que se faz uma repartição igualitária dos bens para toda a comunidade;

II  -  O justo comutativo decorre da relação entre o poder político e o cidadão.

III  -  O  bem comum é o bem individual dos cidadãos de uma pólis.

IV -  O homem é um ser gregário por natureza e que, portanto, só pode haver realização humana em sociedade.

Apenas a afirmativa III está correta.

Apenas a afirmativa II está correta.

  Apenas a afirmativa IV está correta

As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

Apenas as afirmativas  II e IV estão corretas.

  3a Questão (Ref.: 201407478401) Pontos: 0,1  / 0,1

Analise a citação abaixo que trata do fato da violência em Thomas Hobbes e, em seguida, marque a única opção correta.

Diferentemente de Aristóteles para Hobbes o homem não é naturalmente um animal político que se move naturalmente na direção da realização da sua essência que é política, pois o ser humano age primeiramente para obtenção de benefícios próprios. A vida na cidade não é uma tendência humana natural, já que o que é natural no ser humano é o desejo de obter benefícios e evitar prejuízos. Consequentemente, o homem não é um animal político e a cidade não é natural, mas sim produto do pacto social ( FRATESCHI, Yara. Estado e Direito em Thomas Hobbes. In:  MACEDO JR. (Coord.).Curso de Filosofia Política: Do nascimento da filosofia a Kant. São Paulo: Atlas, 2008. p.291.).

De acordo com Hobbes,  o homem na natureza é essencialmente bom e o pacto é necessário para uma vida feliz em sociedade.

De acordo com Hobbes o pacto social deve  salvaguardar as liberdades e oferecer garantias para o pleno exercício dos direitos naturais na sociedade civil.

De acordo com Hobbes, o homem é um animal político porque tende naturalmente para o seu bem, que só poderá ser alcançado na sociedade.

  De acordo com Hobbes, o ingresso na vida social é fruto do pacto que limita o direito natural para a convivência em sociedade, sendo uma forma de submissão.

De acordo com Hobbes, através do pacto o Leviatã deverá salvarguardar o direito à vida e à liberdade, limitado pelo sentido da vontade geral.

  4a Questão (Ref.: 201407547684) Pontos: 0,1  / 0,1

Para Aristóteles ,"O homem virtuoso é aquele que consegue ou que possui a justa medida daquilo que deve realizar. Portanto, não pecará nem por excesso, nem por falta". A vida moral é um caminho de realização, de felicidade. Essa ética é chamada também de:

Multiculturalista.

Deontológica.

Utilitarista.

  Eudemonista.

Gnoseológica.

Page 4: Simulado filosofia

  5a Questão (Ref.: 201407549200) Pontos: 0,1  / 0,1

Na obra de Hobbes encontramos uma teoria sobre o contrato social atrelada aos moldes do Absolutismo. Qual a obra principal de Hobbes sobre este tema?

Tratado acerca do entendimento humano.

  Leviatã.

Tratado sobre os dois Governos.

Do Contrato Social.

Tratado sobre a tolerância.

XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O filósofo inglês Jeremy Bentham, em seu livro Uma introdução aos princípios da moral e da legislação, defendeu o princípio da utilidade como fundamento para a Moral e para o Direito. Para esse autor, o princípio da utilidade é aquele que

estabelece que a moral e a lei devem ser obedecidas porque são úteis à coexistência humana na vida em sociedade.

demonstra que o direito natural é superior ao direito positivo, pois, ao longo do tempo, revelou-se mais útil à tarefa de regular a convivência humana.

afirma que a liberdade humana é o bem maior a ser protegido tanto pela moral quanto pelo direito, pois são a liberdade de pensamento e a ação que permitem às pessoas tornarem algo útil.

  aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou diminuir a felicidade das pessoas cujos interesses estão em jogo.

  2a Questão (Ref.: 201308166617) Pontos: 0,1  / 0,1

Os autores afirmam que a filosofia "nasceu grega". Isto quer dizer que diferente de outras áreas do saber, nasceu numa região geográfica e num determinado momento histórico. Resulta de uma alteração que os autores denominaram:

  Passagem da narrativa mítica à narrativa racional.

Passagem da narrativa matemática à narrativa teatral.

Passagem da época antiga  à moderna.

Passagem da narrativa científica à narrativa artística.

Passagem do pensamento greco-romano  à idade medieval.

  3a Questão (Ref.: 201308228872) Pontos: 0,1  / 0,1

Platão, filósofo grego, em sua obra, República, apresenta o denominado Mito da Caverna com o objetivo de ilustrar a passagem, de um grau de conhecimento (doxa) para outro (episteme), o que exige acentuada mudança de mentalidade das pessoas. Observe as alternativas abaixo e assinale aquela que evidencia a referida passagem.

Trata-se de um caminho que é percorrido pela razão humana, que sai das sombras e encontra sempre muitos obstáculos para atingir a luz divina.

Consiste em levar as pessoas da compreensão do mundo concreto, sensível, para atingir o mundo do ser divino.

  Trata-se de um processo gradativo de libertação que vai tirar das pessoas as correntes da alienação e favorecer o conhecimento sobre a realidade e a Filosofia.

Nela se resume a concepção a respeito do conhecimento, em que as pessoas saem do simples âmbito das opiniões e tentam encaminhar-se ao alcance da verdade, jamais alcançada.

Corresponde a um processo lento de mudança em que a pessoa se afasta da visão do senso comum e procura alcançar um nível de atitudes pautado no bom senso da doxa (opinião).

Page 5: Simulado filosofia

  4a Questão (Ref.: 201308159853) Pontos: 0,1  / 0,1

 Estudamos o conceito de Filosofia e suas características. Assim, a partir das afirmativas abaixo, marque a opção correta.

I - Filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. O Filósofo é aquele que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

II - Assim a Filosofia indica um conjunto de teorias que afirmam de maneira empírica como se desenvolveu o pensamento científico.

A primeira afirmativa é falsa, a segunda é verdadeira.

  A primeira afirmativa é verdadeira, mas a segunda é falsa.

As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

As duas afirmativas são falsas, mas a segunda justifica a primeira.

As duas afirmativas são verdadeiras, todavia a segunda não justifica a primeira.

  2a Questão (Ref.: 201308159839) Pontos: 0,1  / 0,1

Platão compreendeu a humanidade mergulhada em uma infeliz condição: a de prisioneiro. Nesse sentido, leia a citação abaixo e

assinale a resposta que apresenta uma afirmativa verdadeira sobre a tese de Platão:

O Mito da Caverna narrado por Platão no livro VII do Republica é, talvez, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em qualquer tempo, para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade. Para o filósofo, todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras. Essa poderosa crítica à condição dos homens, escrita há quase 2500 anos atrás, inspirou e ainda inspira inúmeras reflexões pelos tempos a fora. A mais recente delas é o livro de José Saramago A Caverna.(Disponível em:http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/caverna.htm)

Para Platão, o mundo material difere do mundo inteligível porque neste encontramos os simulacros, meras sombras de um mundo real.

Para Platão, o mundo inteligível difere do mundo material porque neste encontramos formas puras, meras sombras de um mundo real.

  Para Platão, o mundo material difere do mundo das ideias porque neste encontramos as formas puras e, naquele, sombras de um mundo real.

Para Platão, somente o sofista é capaz de acessar o mundo das ideias ou formas puras.

Para Platão, o mundo material e o mundo inteligível não se diferenciam, pois estão unidos no mundo da vida.

  3a Questão (Ref.: 201308150031) Pontos: 0,1  / 0,1

Analise o texto abaixo que trata do tema meritocracia, retirado da revista Veja (edição 1894, ano 38,  n. 9, 2 mar. 2005,  Editora Abril, p.

Page 6: Simulado filosofia

71),  a partir da concepção platônica sobre o exercício do poder  na pólis. Em seguida, assinale a opção correta.

"Meritocracia - Enquanto isso, na Palestina... diferentemente de certos países, o mérito definiu a escolha dos novos ministros."

"Os palestinos têm apenas um Estado em gestação, mas a qualidade de seu Ministério dá banho em países grandes e bem estabelecidos. Os ministros que tomaram posse na semana passada foram escolhidos com foco no mérito e na qualificação profissional. Cada um é especialista na área em que vai atuar e quase a metade possui doutorado."

 Platão, por apoiar a meritocracia e também a forma democrática de poder, aproximaria-se da solução palestina.

Para Platão, somente os guerreiros poderiam governar uma cidade. Por isso, não apoiaria a solução proposta pelos palestinos.

 Platão, como democrata, rejeitava a ideia de exercício de poder pelos mais preparados, o que o afastaria da solução palestina.

   Platão, com sua perspectiva aristocrática de poder, entendia que este deveria ser exercido pelos mais preparados intelectualmente, o que o aproxima da posição defendida pelos palestinos.

 Platão, seguidor da Escola Sofista de pensamento, rejeitava qualquer decisão que não se baseasse na escolha popular. Por isso, não apoiaria a solução proposta pelos palestinos.

  4a Questão (Ref.: 201308228713) Pontos: 0,1  / 0,1

Além de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a filosofia possui um conteúdo preciso ao nascer. A filosofia nasce como:

Fenomenologia

  Cosmologia

Metafísica

Teogonia

  5a Questão (Ref.: 201308228873) Pontos: 0,1  / 0,1

Segundo Platão: 'A Filosofia corresponderia a um método para se atingir o ideal em todas as áreas pela superação do senso comum, estabelecendo o que deve ser aceito por todos, independente de origem, classe ou função. É isso que significa a universalidade da razão. A prática filosófica envolve assim, em certo sentido, o abandono do mundo sensível e a busca do mundo das idéias' (República, Cap. VI e VII). Assinale a afirmação INCORRETA:

I. As coisas singulares que existem no mundo são sombras das ideias que configuram formas primordiais ou arquétipos

Page 7: Simulado filosofia

eternos (essências).

II. Os sentidos não oferecem a possibilidade do conhecimento verdadeiro e sim aparências enganosas, apenas doxa.

III. Platão concebeu o mundo em uma realidade dualista: de um lado, o mundo material; de outro lado, o mundo inteligível ou mundo das ideias.

IV. A partir da dicotomia dos dois mundos, procurou resgatar a importância da democracia ateniense.

Somente o item II está incorreto.

Somente o item III está incorreto.

Todos os itens estão incorretos.

  Somente o item IV está incorreto.

Somente o item I está incorreto.

1a Questão (Ref.: 201407543443) Pontos: 0,1  / 0,1

Platão insiste de modo particular na imortalidade da alma e a divide em três partes. Ele as distingue com os seguintes nomes:

amorfa, divina e racional.

  concupiscente, irascível e racional.

concupiscente, divina e racional.

concupiscente, racional e amorfa.

divina, irascível e racional.

  2a Questão (Ref.: 201407543288) Pontos: 0,1  / 0,1

A Filosofia não se confunde com Ciência, mas pode ser entendida como reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos, trata-se de um saber que é cronologicamente anterior ao surgimento da própria ciência. Nesse sentido, podemos afirmar que:

I. O olhar filosófico se afasta das crenças, sentimentos, prejuízos, preconceitos. Toma distância para interrogar e não aceitar as coisas passivamente.

II. O olhar filosófico fundamenta-se nas crenças, sentimentos, prejuízos, preconceitos partilhados. Toma distância para interrogar e não aceitar as coisas passivamente.

III. O olhar filosófico se afasta das crenças, sentimentos, prejuízos, preconceitos. Não precisa se distanciar para interrogar o mundo e as coisas e inicialmente apresenta-se como olhar passivo diante do real.

IV. O olhar filosófico não se afasta das crenças, sentimentos, prejuízos, preconceitos. Toma distância para interrogar o mundo, todavia aceita as coisas passivamente.

  Somente o item I está correto

Somente o item IV está correto

Todos os itens estão corretos

Somente o item III está correto

Somente o item II está correto

Page 8: Simulado filosofia

  3a Questão (Ref.: 201407616118) Pontos: 0,1  / 0,1

Leia a manchete e a seguir que trata da crença numa justiça divina e marque a única opção correta com relação ao pensamento de Platão expresso no Mito de Er. "A justiça divina. O homem costuma avaliar os acontecimentos da vida como castigos divinos. A maioria das pessoas acredita que o ser humano é pecador, e que seus pecados redundam em castigos por parte de Deus. Outra conseqüência desse erro é se acreditar que Deus é cruel e vingativo, e que Ele castiga aos seus filhos. E erro maior ainda é o de se considerar esse castigo eterno em local destinado ao suplício dos pecadores, por toda a eternidade". (Disponível em: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/correio-fraterno /justica-divina.html)

Para Platão, a justiça é uma característica da sofística.

Platão compreendeu a justiça a partir da Lei de Talião.

  Para Platão, a justiça se afigura como retributiva no transcendente.

Para Platão, a justiça só poderá ser realizada a partir de uma experiência concreta.

Para Platão, a justiça é a aplicação do imperativo categórico.

  4a Questão (Ref.: 201407464595) Pontos: 0,1  / 0,1

A Filosofia do Direito sempre discutirá o problema da justiça e injustiça das leis. Também Sócrates não passou imune a esta discussão. Neste sentido, analise as assertivas abaixo e marque a afirmativa correta.

I - Sócrates, tal como os Sofistas, entendia que não existe lei injusta

II - Sócrates, apesar de vislumbrar a possibilidade de existência da lei injusta, acha que a mesma sempre deve ser cumprida.

III -Sócrates defendia que a lei injusta não pode ser cumprida em razão de um imperativo de justiça.

IV - Sócrates e os Sofistas, por motivos diferentes, entendiam que a lei deve ser sempre cumprida.

São corretas:

   as assertivas II e IV

 as assertivas II e III

 as assertivas I e II

as assertivas I e IV

as assertivas III e IV

  5a Questão (Ref.: 201407471730) Pontos: 0,1  / 0,1

 Leia a manchete a seguir, que trata de eleições no Brasil, e marque a única opção correta com relação ao pensamento político de Platão.Afinal, quem vai governar?

A escolha pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva do nome de Dilma Rousseff como candidata do governo ao Palácio do Planalto despertou dúvidas desde que foi revelada, há pouco mais de dois anos. Desconhecida do público e sem intimidade com o mundo político, Dilma entrou na corrida eleitoral. Para Gaudêncio Torquato, Lula corre o risco de prejudicar planos futuros, se interferir excessivamente no eventual governo de Dilma. (...) Quem conhece Dilma de perto está curioso para saber como ela se adaptará ao papel do Presidente. Conhecida pelo estilo autoritário, ela gosta de exercer o poder e fica difícil prever como se comportará (Época - 13/09/2010).

Page 9: Simulado filosofia

Para Platão, o Filósofo-Rei está legitimado a governar porque cultivam a fortaleza e dominam a dimensão material dapolis.

  Para Platão, o saber legitima o poder, porque só poderá governar a cidade aquele que é justo por conhecer as implicações e mecanismos das ações justas.

Platão compreendeu que os trabalhadores manuais deveriam exercer o poder na pólis.

Platão compreendeu a sofística como um pressuposto ao exercício legítimo do poder.

A   aristocracia   de   Platão   difere   daquela   calcada   na   propriedade   fundiária   ou   na   riqueza   advinda   do   comércio,   é umaaristocracia baseada nas tradições.

A reflexão filosófica sobre o que está por trás de acontecimentos diários que parecem banais desestabiliza preconceitos e aumenta a capacidade dos participantes de avaliar adequadamente os acontecimentos", pondera a professora de filosofia  da USP, Olgária Matos. Nesse sentido, marque a opção que apresenta o conceito de Filosofia.

A filosofia é uma área do saber que fundamenta o poder constituído.

  A filosofia é um saber que busca a fundamentação  teórica e crítica  dos conhecimentos e práticas.

A filosofia é uma postura teórica que pretende fortalecer ideologias e a coesão social.

A filosofia é uma postura prática que trabalha com a experimentação das teorias científicas.

A filosofia é um saber com o qual e sem o qual o mundo permanece tal e qual.

  5a Questão (Ref.: 201407481195) Pontos: 0,1  / 0,1

O pensamento político de Platão ressaltou a necessidada da vida em sociedade. Em sua teoria sobre a cidade ideal, cada indivíduo se dedica exclusivamente à atividade que lhe é mais apropriada. Sobre este ponto, leia a citação abaixo e, em seguida, marque a opção em que há a forma correta para organização da cidade justa, segundo o filósofo.

Platão considera que é possível restabelecer o princípio da justiça política, que consiste fundamentalmente na contribuição que cada um aporta para a cidade, na medida em que realiza a tarefa para a qual foi feito e se contenta com o seu devido lugar na ordem social.

  O guardião para defesa, o trabalhador manual para manutenção e o Filósofo para o governo.

O guardião para o defesa, o trabalhador manual para educação e o Filósofo para a manutenção.

O guardião para o governo, o trabalhador manual para manutenção e o Filósofo para a educação.

O guardião para manutenção, o trabalhador manual para segurança e o Filósofo para o governo.

O guardião para o governo, o trabalhador manual para manutenção e o Filósofo para a segurança.