sindicato dos trabalhadores no comércio hoteleiro, meios ... · filiado a fethepar - contratuh -...

6
Rua Voluntários da Pátria, nº 233 - 14º andar - CEP: 80020-000 - Curitiba / PR - Fone (41) 3072-4451 - Fax (41) 3072-4452 www.sindehoteis.org.br [email protected] Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região Filiado a Ano VIII - 90ª Edição - Janeiro/2013 Jornal do Nosso Sindicato Jornal do Nosso Sindicato “Ninguém pode voltar e criar um novo início, mas todo mundo pode começar hoje e criar um novo final.” (Brando Marzorque) Fundado em 03/10/1938 FETHEPAR realiza curso de formação para dirigentes e funcionários sindicais A 5ª edição do curso, que contou com a participação de mais de 50 diretores e funcionários de Sindicatos filiados à Federação, abordou temas para enfrentar os desafios do dia a dia nos Sindicatos. Saiba mais na pág.05! Após a realização do VIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, a CONTRATUH empossou a nova diretoria eleita para dar continuidade aos trabalhos realizados. Saiba mais na pág.04! Nova diretoria da CONTRATUH toma posse na presença de diretores do SINDEHOTÉIS Os materiais serão distribuídos para associa- dos que continuam estudando e para seus de- pendentes – filhos com até 18 anos. Para receber o kit,o associado deve estar com a mensalidade em dia e comparecer à secretaria do Sindicato, na Rua Voluntários da Pátria, nº 233 – 14º andar, a partir do dia 14 de janeiro com a carteirinha de associado e comprovante de matrícula de 2013. Associados do SINDEHOTÉIS recebem kits de Material Escolar Saiba mais na página 03! Trabalhadores do setor Hoteleiro e Gastronômico não recebem Reajuste Salarial Saiba mais na página 03!

Upload: others

Post on 10-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios ... · Filiado a FETHEPAR - CONTRATUH - NCST Jornalista Responsável: Tatiana Farhat - DRT 5706/PR Diagramação: Tatiana

Rua Voluntários da Pátria, nº 233 - 14º andar - CEP: 80020-000 - Curitiba / PR - Fone (41) 3072-4451 - Fax (41) 3072-4452

www.sindehoteis.org.br [email protected]

Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região

Filiado a Ano VIII - 90ª Edição - Janeiro/2013

Jornal do Nosso SindicatoJornal do Nosso Sindicato

“Ninguém pode voltar e criar um novo início, mas todo mundo pode começar hoje e criar um novo final.”(Brando Marzorque)

Fundado em 03/10/1938

FETHEPAR realiza curso de formação para dirigentes e funcionários sindicais

A 5ª edição do curso, que contou com a participação de mais de 50 diretores e funcionários de Sindicatos filiados à Federação, abordou temas para enfrentar os desafios do dia a dia nos Sindicatos. Saiba mais na pág.05!

Após a realização do VIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, a CONTRATUH empossou a nova diretoria eleita para dar continuidade aos trabalhos realizados. Saiba mais na pág.04!

Nova diretoria da CONTRATUH toma posse na presença de diretores do SINDEHOTÉIS

Os materiais serão distribuídos para associa-dos que continuam estudando e para seus de-pendentes – filhos com até 18 anos. Para receber o kit, o associado deve estar com a mensalidade em dia e comparecer à secretaria do Sindicato, na Rua Voluntários da Pátria, nº 233 – 14º andar, a partir do dia 14 de janeiro com a carteirinha de associado e comprovante de matrícula de 2013.

Associados do SINDEHOTÉISrecebem kits de Material Escolar

Saiba mais na página 03!

Trabalhadores do setor Hoteleiro e Gastronômico

não recebem Reajuste Salarial

Saiba mais na página 03!

Page 2: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios ... · Filiado a FETHEPAR - CONTRATUH - NCST Jornalista Responsável: Tatiana Farhat - DRT 5706/PR Diagramação: Tatiana

02

editorial

Luís Alberto dos SantosPresidente do SINDEHOTÉIS

Ano VIII - 90ª Edição

Começamos mais um ano com as esperanças renovadas. Esperança do reco-nhecimento e da valorização profissional para todos os trabalhadores dos setores hoteleiro e gastronômico. Desejamos que seja um ano repleto de realizações e conquistas para todos que se esforçam no dia a dia, em seu trabalho, em sua casa para fazer o melhor! Sempre o melhor!

E é assim que o SINDEHOTÉIS vai con-duzir seus trabalhos no ano de 2013. Buscando novas conquistas para os trabalhadores. Pois, por mais que a falta de retorno do Sindicato Patronal não nos agrade, nós não desanimamos! Conti-nuamos firmes em busca de nossos objetivos. Ainda não tivemos retorno sobre nosso reajuste salarial e como já falamos aqui, consi-deramos isso uma falta de respeito com todos os trabalhadores da classe! Mas, apesar das decepções, começamos o ano realizando atividades que, com certeza, vão trazer grandes resultados à toda categoria. Com o entusiasmo e a alegria que recebemos o ano de 2013, com suas perspectivas e possibilidades que a categoria sonha buscar, não poderíamos perder tempo. Nosso primeiro grande desafio do ano 2013 é, sem dúvida, a manutenção de nosso acordo coletivo e o reajuste salarial, que há muitos anos têm sido ampliado, graças à organização sindical desta entidade e ao reconhecimento das categorias quanto aos benefícios que os profissionais trazem para os empreendimentos que contam com nossos serviços.

Portanto, neste início de ano é primordial que os profissionais do setor conheçam a pauta de reivindicações, pois devemos estar com nossa base sólida e participativa. Por isso, entre em contato com o SINDEHOTÉIS, visite o site da entidade, associe-se, convide os colegas para fazerem parte de nossas vitórias e das oportuni-dades de melhorias. Não podemos esquecer que só alcançaremos grandes êxitos quando nos mantemos fiéis a nós mesmos. Nosso objetivo será sempre ter um Sindicato, cada vez mais atuante e representativo, logo, para que isso avance continuamente é preci-so que tenhamos nossos profissionais juntos à entidade, sabendo que o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos e lutam por eles.

SINDEHOTÉIS - Rua Voluntários da Pátria, nº 233 - 14º andar. Curitiba/PR - Fone: (41) 3072-4451 - Fax: (41) 3072-4452 Circulação dirigida aos trabalhadores do comércio hoteleiro, meios de hospedagem e gastronomia de Curitiba e Região.Email: [email protected]: www.sindehoteis.org.br - Impressão: HellograffFiliado a FETHEPAR - CONTRATUH - NCSTJornalista Responsável: Tatiana Farhat - DRT 5706/PRDiagramação: Tatiana Farhat / Tiragem: 6 mil exemplares

expediente

Notícias do TST

Um trabalhador da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) que foi algemado sob suspeita de furto de materiais da empresa será indenizado por danos morais. Em sessão realizada em dezembro de 2012, a Segunda Turma do Tri-bunal Superior do Trabalho (TST) não conheceu do recurso de revista interposto pela empresa que pretendia se isentar do pagamento da indenização, arbitrada em pouco mais de R$ 26 mil.

Contratado para trabalhar como borracheiro na empresa, o trabalhador foi algemado após os seguranças suspeitarem que ele estava furtando fios de cobre e chapas de ferro de propriedade da Companhia. Demitido sem justa causa, ele ajuizou ação trabalhista reivindicando indenização por danos morais. Em defesa, a empresa de segurança - terceirizada pela CST - argumentou que os fatos retrataram uma ocorrência de rotina, e que encaminhou o obreiro flagrado com materiais da empresa ao Departamento de Apoio Operacional para prestar declarações, sem que lhe fossem dirigidas ofensas, insultos ou xingamentos. Alegou ainda que não é praxe da empresa algemar todas as pessoas que são flagradas furtando, “ape-nas quando há tentativa de agressão ou risco para a própria pessoa que está sendo abordada, como foi o caso, uma vez que o reclamante falou em se matar”.

O juiz da 11ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) concluiu que a empresa de segurança praticou ato ilícito, violando o artigo 5º da Constituição Federal ao algemar o reclamante ao invés de chamar a polícia. Com o entendimento de que o trabalha-dor foi submetido a vexame e constrangimento, condenou a empresa de segurança e a Companhia Siderúrgica de Tubarão solidariamente ao pagamento de indenização.

As empresas recorreram, sem sucesso, ao Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES). O TRT entendeu que houve excesso na conduta. Considerou o depoimento de uma das testemunhas ouvidas, que afirmou que o trabalhador nunca foi pego com produto indevido e que ao chegar na portaria estava “nervoso de desespero”, provando, no entendimento do regional, “o quanto o episódio tinha atingido a honra e dignidade do obreiro”.

Assim, manteve a sentença que condenou as empresas ao pagamento dos danos morais. “Não se pode acatar a alegação da empresa de que o uso de algemas pretendeu proteger a vida do reclamante, pois trata-se de atitude autoritária e não com o fim de proteção.”

Em caso de dúvida, procure o seu Sindicato!

Empresa que algemou trabalhador suspeito de furto pagará indenização

por dano moral

Fonte: Notícias do TST

Processo: RR-135600-54.2006.5.17.001

Page 3: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios ... · Filiado a FETHEPAR - CONTRATUH - NCST Jornalista Responsável: Tatiana Farhat - DRT 5706/PR Diagramação: Tatiana

03Ano VIII - 90ª Edição

Trabalhadores do setorHoteleiro e Gastronômico

não recebemReajuste Salarial

Informações sobre os cursos do IPPA, ligue para (41) 3072-4451 / (41) 3072-4489 ou vá até a sede do IPPA na Rua Voluntários da Pátria nº 233, 15º andar!

Curso Básico de Vinhos: Voltado para profissionais que já têm uma base sobre vinhos ou para aqueles que gostam de apreciar uma boa bebida, o curso tem a duração de 15 horas e apresenta aos alunos um breve histórico dos vinhos, focando os ensinamentos na parte dos serviços. “O profissional aprende a ler um rótulo podendo assim, auxiliar o cliente na hora da escolha”, explica o instrutor do curso Básico de Vinhos, Gladson Monteiro.

Saiba sobre os cursos do Instituto Profissionalizante Paraná AliançaA cada mês você vai conhecer os cursos oferecidos pelo IPPA. Analise o do seu interesse e participe!

Curso de Assistente de Cozinha: O curso prepara os participantes que desejam atuar na área da gastronomia, desenvolvendo habilidades que possibilitem a elaboração de pratos básicos utilizando técnicas específicas das áreas de legumeria, açougue e cozinha quente. Bem como concei-tos e boas práticas de logística, higiene e manipulação, auxi-liando na operação de empreendimentos de alimentação.

Associados e dependentes vão receber Kit Material Escolar

Todos os associados do SINDEHOTÉIS, com mais de seis meses de filiação e com a mensalidade em dia, têm o direito de receber kit de material escolar. Os materiais serão distribuídos para associados que continuam estudando e para seus dependentes – filhos com até 18 anos. Para receber o kit, o associado deve comparecer à secretaria do Sindicato, à Rua Voluntários da Pátria, nº 233 – 14º andar, a partir do dia 14 de janeiro com a carteirinha de associado e comprovante de matrícula de 2013.

O kit escolar do SINDEHOTÉIS vem com cadernos, canetas, borracha, régua, lápis de cor e uma pasta escolar. Segundo o presidente do Sindicato, o material representa uma economia significativa nos gastos do trabalhador. “É dever do Sindicato a garantia da qualidade de vida dos trabalhadores. Sabemos que este kit garante a contenção de gastos possibilitando assim, que o dinheiro seja gasto com outras necessidades”, afirma Luís Alberto dos Santos.

Com essa iniciativa, o Sindicato tem certeza que sua contribuição não se resume apenas para garantir seus direitos trabalhistas, mas também incentivar o estudo e o aprendizado de seus associados. “O Sindicato também estimula o estudo porque sabe o quanto ele é importante para a vida profissional e pessoal de qualquer pessoa”, conclui o presidente do SINDEHOTÉIS.

A partir do dia 14 de janeiro, os associados poderão retirar seu kit de material escolar na sede do SINDEHOTÉIS, localizado à rua Voluntários da Pátria, nª 233 - 14º andar

Curso de Inglês com ênfase em hotelaria: Para espe-cializar os profisionais do setor hoteleiro e gastronômico, o IPPA se preocupou em oferecer um curso de inglês que dê atenção especial aos termos técnicos da profissão para garantir um bom atendimento. “Seja na recepção do hotel ou no atendimento dos garçons, os profissionais precisam se comunicar com os estrangeiros de forma clara e precisa”, explica explica o professor Solerte Valente.

Os trabalhadores do setor hoteleiro e gastronômico de Curitiba e região metropolitana não começam o ano com motivos para comemorar.

O SINDEHOTÉIS informa, mais uma vez, que mesmo após a pressão do Sindicato, para a valorização de nossos trabalhadores, as Negociações Salariais com data base em outubro, que tratam do Reajuste Salarial dos trabalhadores e atualização dos benefícios, ainda não foi definida com o Sindicato Patronal.

Desde o mês de setembro, quando começaram as negociações salariais, entre os diretores do Sindicato Patronal e o SINDEHOTÉIS, os empregadores ainda não apresentaram uma proposta decente que contemple as reivindica-ções da categoria. “Pensamos em fazer greve e paralisar todos dos trabalhos do setor hoteleiro e gastronômico no final do ano, durante as festas, mas, ao contrário dos grandes empresários que não querem nos valorizar, nós respei-tamos a classe em que trabalhamos porque sabemos da importância de nossos serviços! Mas agora, mais do que nunca, é fundamental que nossa categoria se mantenha unida. Precisa-mos caminhar juntos para buscarmos o aumento real e ampliarmos as nossas conquistas. Nossa unidade e mobiliza-ção são as principais armas contra os empregadores que não nos valorizam”, explica o presidente do SINDEHOTÉIS, Luís Alberto dos Santos.

Negociações Salariais

Page 4: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios ... · Filiado a FETHEPAR - CONTRATUH - NCST Jornalista Responsável: Tatiana Farhat - DRT 5706/PR Diagramação: Tatiana

Ano V - 60ª Edição 04 Ano VIII - 90ª Edição 04

Nova diretoria da CONTRATUH toma posse em Brasília

Após a realização do VIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, a CONTRATUH (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade) empossou a nova diretoria eleita para o quinquênio de 07 de dezembro de 2012 a 06 de dezembro de 2017. A solenidade de posse reuniu mais de 200 pessoas entre elas, diretores do SINDEHOTÉIS e outras diversas autoridades, entre as quais o senador Paulo Paim (PT-RS) que afirmou aos presentes a boa estrutura do movimento sindical. “Desde que entrei no Congresso, sempre deixei claro, estou lá para defender os interesses da classe trabalhadora. E digo ainda, sem nunca esquecer minha origem sindical”, pronunciou.

O presidente da Confederação, Moacyr Auersvald lembrou que a entidade já representa hoje mais de 3,5 milhões de trabalhadores. “Durante o mandato anterior tivemos diversas lutas, algumas conquistas, mas isso só mostra que sozinhos não somos ninguém e que juntos somos fortes”, destacou. Para o presidente do SINDEHOTÉIS e membro do Conselho Fiscal Efetivo da CONTRATUH, Luís Alberto dos Santos, a reelei-ção da diretoria demonstra a credibilidade dos trabalhos que vem sendo feitos pela Confederação. “Quando nós conseguimos reeleger um grupo de dirigentes, é porque este grupo fez um trabalho que mereceu a confiança de seus representados”, comentou.

Ainda durante a solenidade, a CONTRATUH assinou o termo de Convênio e Coopera-ção: Turismo e Trabalho Decente com a União dos Trabalhadores de Turismo, Hoteleiros e Gastronômicos da República Argentina (UTHGRA) e a Regional Latino-Americana (UITA), em que se comprometem a criar um Plano de Capacitação para a direção da entidade sobre Turismo e Trabalho Decente; promover políticas públicas em favor do Trabalho Decente e do Turismo Sustentável, entre outras ações.

Diretoria da CONTRATUH tem a responsabilidade de dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados em benefício dos trabalhadores em Turismo e Hospitalidade

Fonte: Asessoria de Comunicação CONTRATUH

Senador Paulo Paim prestigia a posse dos diretores da CONTRATUH junto ao Presidente da Confederação

Luís Alberto dos Santos recebe de José Calixto Ramoso certificado de posse da CONTRATUH

Paulo Paim recebe homenagem durante o evento

Moacyr Auersvald assina termo de Convênio e Cooperação Moacyr Roberto recebe de Paulo Paim certificado de posse

CONTRATUH realiza VIII Congresso Nacional

Dirigentes Sindicais definiram metas para o próximo mandato da diretoria eleita

Fonte: Asessoria de Comunicação CONTRATUH

A CONTRATUH realizou o VIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, no mês de dezembro, em Brasília. Durante dois dias e meio, mais de 200 dirigentes sindicais participaram do Congresso que teve o objetivo de definir metas e áreas de atuação para o próximo mandato da diretoria eleita.

O presidente da CONTRATUH, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, disse que é preciso organizar as bandeiras de reivindicações e elaborar estratégias de atuação. “Vocês poderão, de forma participativa, ter a pos-sibilidade de definir propostas para a nova diretoria que tomará posse”, disse Moacyr Roberto durante seu pronunciamento, na abertura do evento. O presidente Luís Alberto dos Santos, o diretor tesoureiro José Ademir Petri e o diretor de assuntos jurídicos, Claudeir Albunio representaram o SINDEHOTÉIS no evento. “Esta é a uma oportunidade para, junto com a CONTRATUH, fazermos o planejamento das ações que serão desenvolvidas nos próximos anos”, explicou o presidente Luís Alberto.

Divididos em grupos de trabalho, os dirigentes trabalharam na seleção de ban-deiras que a CONTRATUH pode defender ou continuar defendendo. “Já obtivemos muitas conquistas, como a regulamentação dos profissionais de beleza, da aposentadoria especial dos garçons, entre tantas outras que lutamos e que continuamos lutando até obter a conquista”, disse Moacyr Roberto.

Ao final do Congresso, os representantes de cada categoria apresentaram as reivin-dicações e logo após falaram sobre as lutas em comum. De acordo com Moacyr Roberto Tesch Auersvald, de forma alguma nenhum deverá se curvar às dificuldades que virão. “Eu conto com cada um de vocês nessa caminhada”, disse.

Page 5: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios ... · Filiado a FETHEPAR - CONTRATUH - NCST Jornalista Responsável: Tatiana Farhat - DRT 5706/PR Diagramação: Tatiana

05Ano VIII - 90ª Edição

Jurídico

Edson Massaro PostalliAssessor Jurídico do SINDEHOTÉIS

Obrigações Pré-ContratuaisGeralmente nós discutimos direitos de

trabalhadores decorrentes de um contra-to de trabalho que está em vigor ou que existiu entre o empregado e empregador.

Todavia, as obrigações entre as partes já nasce mesmo antes de iniciar o con-trato, ou seja, mesmo antes da pessoa ser contratada.O trabalhador que se can-didata a uma vaga de trabalho, mesmo antes de assinar o contrato e começar a trabalhar, possui direitos fundamentais que não podem ser violados. Da mesma forma, possui obrigações.

Conforme prevê o artigo 422 do Código Civil, que também se aplica ao Direito do Trabalho, “os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé”, ou seja, o candidato a emprego deve agir com boa-fé, não dando informações não verdadeiras sobre a sua pessoa ou suas aptidões profissionais.

Por outro lado, o empregador deve informar os requisitos exigidos de forma clara; os benefícios, salários a serem pagos, etc. Também não pode haver testes ou exames que possam colocar o candidato à situações vexatórias ou humilhantes. As informações prestadas devem ser manti-das em sigilo entre o candidato, a vaga e a empresa que está oferecendo a colocação.

Não pode haver no processo de sele-ção qualquer forma discriminatória. Sexo, cor, opção sexual, raça, entre outras coisas, não podem ser fatores para aprovar ou reprovar o candidato. Já tivemos exemplo na justiça, de uma empresa Agropecuária com sede na região metropolitana de Curitiba, que foi condenada ao pagamen-to de R$ 5.000,00 em razão de desclassi-ficar uma candidata à vaga de emprego por ser obesa. A decisão foi da 2ª Vara do Trabalho de Araucária e mantida pela 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Nona Região (Paraná).

Para aqueles que querem se aprofun-dar mais no assunto sugerimos o livro do Juiz do Trabalho, Dr. Luciano Augusto de Toledo Coelho “Responsabilidade Civil Pré-contratual em Direito do Trabalho”.

O curso de formação da FETHEPAR também contou com uma reunião da diretoria onde foram discutidos temas fundamentais para a administração da Federação

FETHEPAR realiza 5ª edição do Curso de Formação para Dirigentes e Funcionários Sindicais e discute estutura sindical

Você tem dúvidas? Dê sua sugestãopara o próximo artigo! Mande e-mailpara [email protected]

ou ligue (41) 3072-4451.

A FETHEPAR (Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná) realizou no mês de dezembro a 5ª edição do Curso de Formação para Dirigentes Sindicais. Com mais de 50 participantes dos Sindicatos filiados à Federação, o curso tem como principal objetivo orientar os dirigentes e funcionários sindicais a enfrentar os de-safios do dia a dia. “Os funcionários e dirigentes sindicais estão em contato direto com os trabalhadores, por isso, eles devem saber como se portar para fazer um atendimento de excelência com conhecimento sindical para sanar os problemas da melhor maneira possí-vel, promovendo agilidade e transparência nos trabalhos sindicais”, explica Wilson Pereira, presidente da FETHEPAR.

Além dos temas de orientação sindical, o curso de formação da FETHEPAR também contou com uma reunião da diretoria onde foram discutidos temas fundamentais para a administração da Federação. Após avaliar a situação atual do movimento sindical, e como poderá ficar o futuro se não houver uma reação dos dirigentes, a diretoria formou uma comissão para elaborar um plano de ação da Federação e dos sindicatos filiados como forma de ação para superação dos ataques que vêm sofrendo a estrutura sindical brasileira.

O projeto deve ficar pronto até o final do mês de janeiro de 2013 e entre outros temas, deve ter como objetivos um movimento para tornar lei a manutenção financeira das enti-dades sindicais, porque a maior queixa dos sindicalistas, é que são eles quem enfrentam na base a reação daqueles que são contrários ao pagamento de contribuições aos sindicatos, embora todos recebam os mesmo benefícios das negociações coletivas. Em suas interven-ções, os dirigentes afirmaram que não podem ficar sozinhos com o ônus e as entidades de graus superiores ficarem com o bônus. “Sofremos muito na base” afirmou um dirigente. “Temos que dividir o bolo”, porque sem nós, referindo-se aos sindicatos, as federações, confederações e as centrais não sobreviverão, completou. “Precisamos nos previnir para garantir a estrutura sindical, pois sem ter como mantermos os funcionários dos Sindicatos, como vamos oferecer os serviços aos trabalhadores?”, questionou Luís Alberto dos Santos, diretor financeiro da FETHEPAR e presidente do SINDEHOTÉIS.

De acordo com o Presidente da FETHEPAR Wilson Pereira, um ponto que deve ser desta-que no projeto são as negociações coletivas, porque o movimento sindical vem perdendo sua identidade, e isso tem que ser resgatado com um trabalho eficiente iniciado pela base da pirâmide sindical que dá sustentação a todo o sistema.

Diretores e funcionários do SINDEHOTÉIS participam do 5º Curso de Formação Sindical realizado pela FETHEPAR

Associe-se ao SINDEHOTÉIS e aproveite os benefícios!A sindicalização é fundamental pois é o sindicato que defende e negocia os direitos

trabalhistas. O associado investe em melhores condições de trabalho e qualidade de vida para toda a sua família! Faça parte do SINDEHOTÉIS e do Instituto Profissionalizante Paraná Aliança (IPPA) e tenha acesso aos cursos de qualificação além de material escolar, assistência odontológica, convênios médicos e laboratoriais. Informações: (41) 3072-4451.

Page 6: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios ... · Filiado a FETHEPAR - CONTRATUH - NCST Jornalista Responsável: Tatiana Farhat - DRT 5706/PR Diagramação: Tatiana

Ano V - 60ª Edição 04

Diretor Presidente: Luís Alberto dos Santos; Diretor Vice – Presidente: Moacyr Roberto Tesch Auersvald; Diretor – Tesoureiro: José Ademir Petri; Diretor – Secretário: Raphael Estevam da Silva Auer-swald; Diretor de Assuntos Jurídicos: Claudeir Aparecido Albunio; Diretor de Aposentados, Pensionistas e Seguridade Social: Cláudio Tomasini; Diretora da Juventude da Mulher, do Idoso de Gênero e Igualdade Racial: Margarida Maria Pereira; Conselho Fiscal Efetivo: Gilmar Ruppel Veiga, Jurema dos Santos, Angenor da Silva; Conselho Fiscal Suplente: Sidnei do Prado, Elon Pires Soares, Avelino Ferreira da Silva; Suplente de Diretoria: Terezinha Gonçalves Xoteslem, Dinalberto Cunha, Oswaldo de Souza, Sirlei Cerino da Luz Ribeiro, Nerci Francisco Trindade, Carlos Cesar Freitas Ferreira.

Ano VIII - 90ª Edição 06

Convênios SINDEHOTÉISClínico Geral: Dr. Edmilson Mário Fabri

Fone: (41) 3072-4451

Pediatria: Dra. Marina Cortes Del Grossi

Fone: (41) 3072-4451

Ginecologia: Dra. Malu Dolinski

Fone: (41) 3072-4451

Odontopediatria: Dra. Ana Cristina Farah

Fone: (41) 3225-3661

Psicologia: Dr. Geraldo Magalhães

Fone: (41) 3223-9101/ (41) 9141-3141

Acesso Saúde - Curitiba/Colombo

Fone: 0800- 601-3500 / (41) 3025-3500

Hospital Menino Deus

Fone: (41) 3302-2600 / (41) 3264-6412

Centro Diagnóstico Bom Jesus - Fone: 3016-9060

Clifame - Área de Saúde - Fone: (41) 3223-1262

Clínica de Ortodontia Ortotal - Fone: 3324-8237

Clínica de Olhos - Fone: (41) 3222-6065

Clínica de Fisioterapia Estética e

Acupuntura Dra. Vanessa - Fone: (41) 3323-5606

Clínica Odonto Terceiro Milênio

Fone 0800-64 32 75 75 / (41) 3321-7150

Doença da Pele, Cabelos, Unhas, Cosmiatria

e Estética: Dra. Emmanuelle Bertoldi

Fone: (41) 3244-8888 / (41) 3342-2363

Instituto Forlanini - Fone: 3224-6422 /3232-6636

Padrão Serviços Radiológicos - Fone: 3029-4010

Abril Ecografia - Fone: 3323-1556 / 3233-2754

PR Análise - Fone: (41) 3324-1254

Ótica Barão - Fone: (41) 3233-2626

Auto-Escola Cristo Rei - Fone: (41) 3324-7141

Assistência Jurídica Trabalhista

Consultas Gratuitas - Fone: (41) 3072-4451

Essenciale Consultoria e Corretora de Seguros

Fone: (41)3019-1665

Grupo Uninter (Facinter) – Fone: (41) 3072-4451

Fazenda Park Mergulhão - Fone: (41) 9235-2966

Associados com mais de 6 meses de filiação recebem auxílio material

escolar para filhos até 18 anos

Para garantir a comodidade dos trabalhadores do setor hoteleiro e gastronômico, a partir de 14 de janeiro, o SINDEHOTÉIS conta com uma sub-sede em São José dos Pinhais. Os atendimentos jurídicos e de homologação feitos na sede em Curitiba agora também podem ser feitos diretamente na sub-sede em São José dos Pinhais. “Precisamos dispo-nibilizar o melhor atendimento para os nossos associados, assim, essa sub-sede em São José dos Pinhais vai facilitar a vida dos trabalhadores da região que antes precisavam sair de suas cidades para serem atendidos na sede em Curitiba”, explica o presidente do SINDEHOTÉIS, Luís Alberto dos Santos.

A sub-sede do Sindicato em São José dos Pinhais está localizada no Edifício Shopping Celli, na Rua XV de Novembro, nº 2175 - 5º andar, sala 21 e o atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30.

INGLÊS, ESPANHOL, INFORMÁTICA, DIGITAÇÃO, MENSAGEIRO,RECEPCIONISTA PARA

MEIOS DE HOSPEDAGEM, BÁSICO DE VINHOS, GARÇOM, BARMAN, HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS,

ASSISTENTE DE COZINHA, SALADEIRA, COZINHA SUSTENTÁVEL, GOVERNANÇA E CAMAREIRA

Instituto Profissionalizante Paraná Aliança – IPPARua Voluntários da Pátria nº 233, 15º andar

Inscrições e Informações: (41) 3072-4451 / (41) 3072-4489www.sindehoteis.org.br

Atenção Trabalhadores: o IPPA oferece cursos de qualificação e requalificação da mão-de-obra dos trabalhadores ligados a área de hospedagem e gastronomia e também as pessoas que se interessam em ingressar neste ramo.

Segundo a Convenção de Trabalho 2011/2012, os trabalhadores que fizerem um curso de qualificação profissional pelo SINDEHOTÉIS / IPPA ou pelo Sindicato Patronal têm garantido um adicional de 2% sobre o seu salário base!

Se você busca novas oportunidades, venha para o IPPA!

Instituto Profissionalizante Paraná Aliança

Sub-sede SINDEHOTÉIS em São José dos Pinhais