sistema de arquivo mac

24
Mac OS X Sistemas de Arquivo e Utilitário de Partições

Upload: viniciusvenancio

Post on 26-Jul-2015

171 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema de Arquivo MAC

Mac OS XSistemas de Arquivo e Utilitário de

Partições

Page 2: Sistema de Arquivo MAC

Sistema de arquivo• O HFS+ também é conhecido como sistema de

arquivos Mac OS X Extended, e supera o formato HFS em vários quesitos: pode trabalhar com endereços de bloco de arquivos de até 32bits, contra 16bits do sistema anterior; aceita nomes de arquivos com até 255 caracteres, em vez de apenas 31; tem formato de nome de arquivo Unicode

Page 3: Sistema de Arquivo MAC

Sistema de arquivo

• a possibilidade de lidar com arquivos de até 8EB (Exabytes)! Para se ter uma idéia, um Exabyte dá mil Petabytes, um milhão de Terabytes, ou um bilhão de Gigabytes.

• O formato NTFS que existe nos Windows NT, XP, 2003 e Vista, por exemplo, alcança o dobro esse valor como máximo tamanho de um único arquivo. Por outro lado, a implementação real só permite um limite de quase 16TB, ou aproximadamente 16.000GB.

• Os antigos sistemas de arquuivo HFS e FAT tem limite de apenas 2GB

Page 4: Sistema de Arquivo MAC

Mac OS Extended (Journaled)

• De acordo com a Apple, o formato journaled foi apresentado no OS X 10.2.2 Server, e sua função é aumentar a segurança quanto ao armazenamento de dados, no que diz respeito a evitar falhas de integridade em casos extremos. Um disco com essa característica mantém registro de todas as suas atividades, e em caso de instabilidade ou travamento do sistema, esse registro — um journal, que pode ser entendido como “relatório” — é usado para restaurar o estado do sistema ao que tenha sido gravado, depois do reinicio do sistema. Conceito muito parecido ao rollback em Banco de Dados.

Page 5: Sistema de Arquivo MAC

Mac OS Extended• é possível ter um disco HFS+ sem a opção de journaling. Também se pode desabilitar essa função, através de comandos via Terminal, para quem precise ganhar desempenho em computadores mais lentos. O risco de perda de dados aqui é maior que na opção anterior.

Page 6: Sistema de Arquivo MAC

Mac OS Extended (Case-sensitive, Journaled)

• combinação da primeira opção, respeitando as diferenças entre maiúsculas e minúsculas. Algo parecido com o que acontece no UNIX.

Page 7: Sistema de Arquivo MAC

Mac OS Extended (Case-sensitive)

• igual ao anterior, só que sem journaling.

Page 8: Sistema de Arquivo MAC

Utilitário de disco

Page 9: Sistema de Arquivo MAC
Page 10: Sistema de Arquivo MAC

Reparador• Se voce tiver problemas com um disco ou

volume, use o Utilitário de Disco para testá-lo e repará-lo. Voce também pode verificar e reparar permissões em um disco de inicialização do Mac OS X. As permissões de usuários associadas a arquivos ou aplicativos, ocasionalmente, se danificam, o que pode fazer com que um arquivo ou aplicativo não abra. Para obter mais informações sobre como testar e reparar discos, abra o Utilitário de Disco que está na pasta Aplicativos/Utilitários e selecione Ajuda > Ajuda Utilitário de Disco.

Page 11: Sistema de Arquivo MAC
Page 12: Sistema de Arquivo MAC

Apagar• Voce pode usar o Utilitário de Disco para excluir

discos e volumes (ou partições). Antes de excluir um disco, copie todos os arquivos que voce deseja conservar em outro disco ou mídia removível. Quando se apaga um disco, removem-se permanentemente todos os seus arquivos.

Page 13: Sistema de Arquivo MAC
Page 14: Sistema de Arquivo MAC
Page 15: Sistema de Arquivo MAC
Page 16: Sistema de Arquivo MAC
Page 17: Sistema de Arquivo MAC
Page 18: Sistema de Arquivo MAC

Partição• Use o Utilitário de Disco para dividir um disco em

seções ou "volumes" que funcionam como discos individuais. Pode se útil dividir um disco em partições de modo que voce tenha versões diferentes do Mac OS ou organize suas informações de uma forma lógica.

Page 19: Sistema de Arquivo MAC
Page 20: Sistema de Arquivo MAC
Page 21: Sistema de Arquivo MAC

RAID• Se voce utiliza vários discos rígidos, poderá usar

o Utilitário de Disco para criar uma matriz RAID (Redundant Array of Independent Disks) para otimizar a capacidade de armazenamento, melhorar o desempenho e aumentar a confiabilidade em caso de uma falha de disco.

Page 22: Sistema de Arquivo MAC
Page 23: Sistema de Arquivo MAC
Page 24: Sistema de Arquivo MAC