sistemacirculatrio powerpoint 07080910 cpia 100401182628 phpapp01

87
Rosa Maria Vieira Silva P ereira

Upload: marta-alves

Post on 30-Dec-2015

13 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O O Sistema circulatórioSistema circulatório é constituído pelo é constituído pelocoraçãocoração e por um conjunto de inúmeros e por um conjunto de inúmeros vasos sanguíneosvasos sanguíneos de diferentes dimensões: de diferentes dimensões: --- --- artériasartérias;; --- --- veiasveias;; --- --- capilarescapilares. .

VEIAVEIA ARTÉRIAARTÉRIA CAPILARCAPILAR

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

ARTÉRIAS – ARTÉRIAS – vasos sanguíneos de espessasvasos sanguíneos de espessas paredes musculares por ondeparedes musculares por onde circula o sangue que circula o sangue que sai dosai do coraçãocoração..

Artéria Aorta ( sai do ventrículoArtéria Aorta ( sai do ventrículo esquerdo)esquerdo)

Artéria pulmonar ( sai do ventrí-Artéria pulmonar ( sai do ventrí- culo direito)culo direito)

PRINCIPAISPRINCIPAIS

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

VEIAS – VEIAS – vasos sanguíneos de paredes vasos sanguíneos de paredes elásticas que transportam oelásticas que transportam o sangue proveniente de todassangue proveniente de todas as partes do corpo para o as partes do corpo para o coração. coração.

PRINCIPAISPRINCIPAIS

Veia Cava SuperiorVeia Cava SuperiorVeia Cava InferiorVeia Cava InferiorVeia Pulmonar Veia Pulmonar

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

CAPILARES – CAPILARES – vasos sanguíneos de menoresvasos sanguíneos de menores dimensões que permitem quedimensões que permitem que o sangue chegue aos tecidos,o sangue chegue aos tecidos, a fim de se efectuarem asa fim de se efectuarem as trocas necessárias. trocas necessárias.

 

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Os Os vasos sanguíneosvasos sanguíneos aparecem geralmente aparecem geralmentecoloridos nos esquemas que representam ocoloridos nos esquemas que representam oSistema CirculatórioSistema Circulatório..

As As corescores não significam que te- não significam que te-nhamos sangue nhamos sangue vermelhovermelho e azul. e azul. Os Os vasos a vermelhovasos a vermelho indicam que indicam queo sangue que circula neles é o sangue que circula neles é ricoricoem oxigénioem oxigénio, logo denomina-se , logo denomina-se ArterialArterial. O sangue . O sangue VenosoVenoso, , ricoricoem dióxido de carbonoem dióxido de carbono, está re-, está re-presentado a azul.presentado a azul.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

FluidoFluido vermelho vermelho que circula que circulaem em vasos sanguíneosvasos sanguíneos..Percorrendo o organismo sem cessar, o Percorrendo o organismo sem cessar, o sanguesangueestá presente está presente em todas as suas funçõesem todas as suas funções sendo sendomuito importantemuito importante para todos os órgãos do cor- para todos os órgãos do cor-po.po.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Um indivíduo Um indivíduo adultoadulto, com cerca de, com cerca de70 Kg70 Kg, possui, em média, cerca de , possui, em média, cerca de 5,6 litros de sangue5,6 litros de sangue, o que corres-, o que corres-ponde a ponde a 8%8% do peso total do seu do peso total do seucorpo. corpo.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Transporta Transporta nutrientesnutrientes que foram que foram absorvidos através das vilosidadesabsorvidos através das vilosidades intestinais; intestinais;

Transporta Transporta oxigéniooxigénio resultante da resultante da hematose pulmonar;hematose pulmonar;

Transporta Transporta produtos de excreçãoprodutos de excreção provenientes da actividade celular,provenientes da actividade celular, entre os quais dióxido de carbonoentre os quais dióxido de carbono e vapor de água.e vapor de água.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

CONSTITUIÇÃO DO SANGUE

Em laboratório, é possível Em laboratório, é possível separarsepararos os constituintesconstituintes do do sanguesangue. .

Os constituintes visíveis doOs constituintes visíveis dosanguesangue separados são: separados são: --- --- plasmaplasma (55%); (55%); --- --- constituintesconstituintes sólidossólidos (45%). (45%).

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

CONSTITUIÇÃO DO SANGUE

O O sangue sangue é constituído por um líquido, o é constituído por um líquido, o plasmaplasma, no qual se encontram em suspen-, no qual se encontram em suspen-são vários tipos de são vários tipos de células sanguíneascélulas sanguíneas: :

-- -- glóbulosglóbulos vermelhosvermelhos*(A)*(A)-- glóbulos-- glóbulos brancosbrancos*(B)*(B)-- -- plaquetas plaquetas sanguíneas sanguíneas (C)(C)

(A)(A)(B)(B)

(C)(C)

* hemácias* hemácias * leucócitos * leucócitos

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Sangue – Sangue – líquido viscoso e vermelho que circulalíquido viscoso e vermelho que circula no organismono organismo

ConstituiçãoConstituição dodo sanguesangue

O sangue é constituído por:O sangue é constituído por:-- -- plasmaplasma;;

-- -- glóbulos brancosglóbulos brancos ou ou leucócitos;leucócitos;

-- -- glóbulos vermelhosglóbulos vermelhos ou ou hemácias;hemácias;

-- -- plaquetas sanguíneas.plaquetas sanguíneas.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Glóbulos vermelhosGlóbulos vermelhos

No interior das células existe um No interior das células existe um pigmento vermelhopigmento vermelho, a , a hemoglobinahemoglobinaque dá a que dá a cor vermelha ao sanguecor vermelha ao sangue..Este pigmento capta o Este pigmento capta o oxigénio oxigénio dododo ar inspirado.do ar inspirado.

É uma É uma metaloproteínametaloproteína que que contémcontémferroferro presente nos presente nos glóbulos ver glóbulos ver ––melhosmelhos e que permite o e que permite o transpor-transpor-te de oxigénio.te de oxigénio.

HEMOGLOBINAHEMOGLOBINA

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Glóbulos brancosGlóbulos brancos

Células Células comcom núcleo núcleo, maiores que , maiores que ososglóbulos vermelhos, mas glóbulos vermelhos, mas encontram-encontram--se em menor número-se em menor número no sangue. no sangue.Têm como função a Têm como função a defesa do defesa do orga- nismo.orga- nismo.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Glóbulos brancosGlóbulos brancos

Existem Existem diferentes tiposdiferentes tipos de glóbulos de glóbulosbrancos, brancos, com formas e tamanhos di-com formas e tamanhos di-versosversos consoante a consoante a função função que de- que de-sempenham.sempenham.

Uns Uns produzemproduzem substâncias substânciastóxicas para tóxicas para matar os mi–matar os mi–cróbios patogénicoscróbios patogénicos, outros, outrosencarregam-se de encarregam-se de “ devorar”“ devorar”esses microrganismos ouesses microrganismos oucorpos estranhos.corpos estranhos.

DiapedeseDiapedese

FagocitoseFagocitose

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Glóbulos vermelhosGlóbulos vermelhos Transportam o oxigénio até Transportam o oxigénio até aos tecidos, libertam-no e, emaos tecidos, libertam-no e, emtroca, recebem uma pequenatroca, recebem uma pequenaparte de dióxido de carbonoparte de dióxido de carbonoque transportam até aos pul-que transportam até aos pul-mões.mões.

Glóbulos brancosGlóbulos brancos Estas células têm comoEstas células têm comofunção a defesa do orga-função a defesa do orga-

nismo.nismo.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Plaquetas sanguíneasPlaquetas sanguíneas

São células São células sem núcleosem núcleo e de reduzidas e de reduzidasdimensões. Desempenham um papeldimensões. Desempenham um papelmuito importante na muito importante na coagulação do san-coagulação do san-gue gue e contribuem assim para a e contribuem assim para a cicatri –cicatri –zação das feridaszação das feridas. .

CoáguloCoágulo

Plaquetas sanguíneasPlaquetas sanguíneas Têm como função aTêm como função acoagulação do sangue.coagulação do sangue.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

PlasmaPlasma Líquido que Líquido que contémcontém cerca de 90% a 95% cerca de 90% a 95%

de água. O restante são de água. O restante são proteínasproteínas e e saissaisminerais dissolvidosminerais dissolvidos..

Transporta os nutrientesTransporta os nutrientes absorvidos nas absorvidos nas vilosidades intestinais até às células, bemvilosidades intestinais até às células, bemcomo como as impurezasas impurezas que resultam da acti – que resultam da acti –vidade celular.vidade celular.

PlasmaPlasma Líquido que transporta nutrientes, aLíquido que transporta nutrientes, amaior parte do dióxido de carbono emaior parte do dióxido de carbono eoutros produtos residuais.outros produtos residuais.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

CORAÇÃOCORAÇÃO

Órgão Órgão oco oco e e muscularmuscular com o com o tamanho aproximado de umtamanho aproximado de umpunho fechado.punho fechado.

Encontra-se Encontra-se alojadoalojado na na cavidadecavidadetorácicatorácica, entre os pulmões e , entre os pulmões e ligei-ligei-ramente deslocadoramente deslocado para o lado es- para o lado es-querdo.querdo.

Rosa Maria Vieira Silva PereiraASPECTO EXTERIORASPECTO EXTERIOR

ASPECTO INTERIORASPECTO INTERIOR

No No interiorinterior do do coraçãocoraçãoexistem existem quatroquatro cavida- cavida-des: des: duas duas aurículasaurículas e edois dois ventrículosventrículos..

VentrículosVentrículos

AurículasAurículas

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

CORAÇÃOCORAÇÃO

O O coraçãocoração tem a função de tem a função debombear o sanguebombear o sangue não só pa- não só pa-ra os pulmões , mas tambémra os pulmões , mas tambémpara todas as partes do cor-para todas as partes do cor-po.po.

Cada metade do coração está dividida Cada metade do coração está dividida em em dois compartimentosdois compartimentos: uma : uma aurículaaurícula,,que é a que é a cavidade superiorcavidade superior, e um , e um ventrí-ventrí-culoculo, que é a , que é a cavidade inferiorcavidade inferior..

Sangue Sangue arterialarterial

SangueSanguevenosovenoso

LadoLado esquerdoesquerdo

LadoLadodireitodireito

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O O sangue sangue está constantemente a está constantemente a exercer exercer uma forçauma força sobre as pa- sobre as pa-redes das artérias--redes das artérias--pressão ar-pressão ar-terial.terial.

Esta Esta pressãopressão é traduzida em é traduzida emdoisdois números, como por exem- números, como por exem-plo 12/8.plo 12/8.

máximamáxima

mínimamínima

salsalesfigmomanómetroesfigmomanómetro

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

CIRCULAÇÃO DO SANGUECIRCULAÇÃO DO SANGUE O trajecto do sangueno organismo.

O sangueO sangue está em está em constanteconstante circulaçãocirculação, , sempre no mesmo sentido.sempre no mesmo sentido.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

CélulasCélulas

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

PEQUENA CIRCULAÇÃO:PEQUENA CIRCULAÇÃO:

O sangue venoso é lançado para os pulmões, através das artérias pulmo- nares a fim de ocorrer a hematose pul- monar. O sangue arterial regressa nova- mente ao coração pelas veias pulmonares.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

GRANDE CIRCULAÇÃO :GRANDE CIRCULAÇÃO :

O ventrículo esquerdo contrai-se, em- purra o sangue arterial em direcção à artéria aorta. Este sangue quando che- ga aos tecidos liberta o oxigénio e rece- be o dióxido de carbono, tornando-se venoso. Este retorna ao coração pelas veias cavas ( superiores e inferiores) e entra na aurícula direita.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

OBESIDADE INFANTILOBESIDADE INFANTIL

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O QUE PROVOCA A O QUE PROVOCA A OBESIDADE ?OBESIDADE ?

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

OBESIDADE MÓRBIDAOBESIDADE MÓRBIDA

A A obesidadeobesidade é definida como é definida como um um excesso de gordura acumu-excesso de gordura acumu- lada no corpolada no corpo. Quando este ex-. Quando este ex- cesso de gordura atinge cesso de gordura atinge grandesgrandes proporçõesproporções, passa a ser chama-, passa a ser chama- da de da de obesidade mórbidaobesidade mórbida..

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

OBESIDADE OBESIDADE MÓRBIDAMÓRBIDA

Os Os obesos mórbidosobesos mórbidos têm algumas têm algumas limitaçõeslimitações na realização das suas na realização das suasactividades diáriasactividades diárias. .

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

BALÃO GÁSTRICOBALÃO GÁSTRICO

BANDA GÁSTRICABANDA GÁSTRICAIMC (Kg /

m²) Classificação

< 18,5 Abaixo do peso

18-24,9 Peso normal

25-29,9 Obesidade leve

30-39,9 Obesidade moderada

40-49,9 Obesidade MÓRBIDA

> ou = 50 Super obesidade

IMC= PESO:( ALTXIMC= PESO:( ALTX ALT)ALT)

Índice de massa Índice de massa corpóreacorpórea

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

……APÓS A CIRURGIAAPÓS A CIRURGIA

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

QUE FAZER ?QUE FAZER ?

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

TESTE DO PÉZINHOTESTE DO PÉZINHO

Algumas crianças nascem com doenças graves que clinicamente são muito difíceis de diagnosti –car nas primeiras semanas de vi-da.

A partir do 3ºdiaA partir do 3ºdia

(Programa Nacional de (Programa Nacional de Diagnóstico Precoce-1979)Diagnóstico Precoce-1979)

DOENÇAS:Fenilcetonúria (FCN)Hipotireoidismo (HC)

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

TRANSPLANTE CARDÍACOTRANSPLANTE CARDÍACO

O O transplante cardíacotransplante cardíaco é uma técnica é uma técnica cirúrgica que implanta cirúrgica que implanta um coração saudá-um coração saudá- velvel para para substituir ou auxiliarsubstituir ou auxiliar o coração do- o coração do- ente.ente.

O médico sul-africano O médico sul-africano ChristianChristian BarnardBarnard fez o fez o primeiro transplan-primeiro transplan- te de coração.te de coração.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

TRANSPLANTE CARDÍACOTRANSPLANTE CARDÍACO

FactoresFactores dede RiscoRisco

--- infecções;--- infecções;--- possibilidade de o novo--- possibilidade de o novo coração coração ser rejeitadoser rejeitado pelo organismo do pelo organismo do paci-paci- enteente..

Um Um coraçãocoração aguenta sem funcionar aguenta sem funcionar 44 horas. horas.Durante este tempo, ele tem de Durante este tempo, ele tem de ser retira-ser retira-do ao doadordo ao doador, transportado até ao hospital, transportado até ao hospitale colocado no e colocado no receptorreceptor..

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O avanço da tecnologiaO avanço da tecnologiapermitiu instalar permitiu instalar marca-passosmarca-passos(pacemakers)(pacemakers) em pacientes que pre- em pacientes que pre-cisem de cisem de regular o batimento cardíacoregular o batimento cardíaco..

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Introdução de Introdução de um cateter (tubo)um cateter (tubo) contendo um contendo um balão vaziobalão vazio, através , através da da artéria da pernaartéria da perna, , na artériana artériacoronária afectadacoronária afectada. . Enche o balãoEnche o balãode arde ar, alargando a artéria e, alargando a artéria eaumentando o fluxo sanguíneoaumentando o fluxo sanguíneo. .

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

BYPASS BYPASS ( REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDIA)( REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDIA)

Termo em Termo em inglêsinglês usado para designar uma usado para designar uma cirurgia que utiliza um enxertocirurgia que utiliza um enxerto ( veia, ar- ( veia, ar- téria ou enxerto artificial ) para téria ou enxerto artificial ) para desviardesviar o sangueo sangue de alguma área bloqueada da ar- de alguma área bloqueada da ar- téria coronária doente.téria coronária doente.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

BYPASSBYPASS

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Exame médico na Exame médico na área da cardiologiaárea da cardiologiaonde é feito o onde é feito o registo da variação dosregisto da variação dospotenciais eléctricospotenciais eléctricos gerados pela acti- gerados pela acti-vidade eléctrica do coração.vidade eléctrica do coração.O O aparelhoaparelho que regista o electrocardio- que regista o electrocardio-grama tem o nome de grama tem o nome de electrocardiógrafoelectrocardiógrafo..

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O bem-estar do O bem-estar do coraçãocoração pode ser pode seravaliado por um avaliado por um electrocardiogramaelectrocardiogramade esforçode esforço, que regista a activida-, que regista a activida-de eléctrica no de eléctrica no interior do coraçãointerior do coraçãoenquanto o paciente caminha sobreenquanto o paciente caminha sobreum tapete rolanteum tapete rolante..A A velocidade vai aumentandovelocidade vai aumentando e exi- e exi-gindo um gindo um maior esforço ao coraçãomaior esforço ao coração..Em caso de problema cardíaco ocor-Em caso de problema cardíaco ocor-re alteração no gráfico.re alteração no gráfico.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Permite a Permite a gravação do electrocardio-gravação do electrocardio-grama por um período de 24hgrama por um período de 24h com o com opaciente desempenhando as suas acti-paciente desempenhando as suas acti-vidades do dia-a-dia.vidades do dia-a-dia.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

A A fibrilhaçãofibrilhação é um tipo de é um tipo de arritmia cardíacaarritmia cardíaca..É uma É uma situação patológicasituação patológica em que a progres- em que a progres-são do são do estímulo da aurícula não chega a en –estímulo da aurícula não chega a en –trar no ventrículotrar no ventrículo, formando como que um , formando como que um ciclo dentro da própria aurículaciclo dentro da própria aurícula..A A aurículaaurícula contrai-se constantemente sem ha- contrai-se constantemente sem ha-ver contracção do ver contracção do ventrículoventrículo. .

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Como Como os ventrículos não conseguemos ventrículos não conseguem bombear o sanguebombear o sangue ocorre uma ocorre uma para-para- gem cardíacagem cardíaca. O . O desfibrilhadordesfibrilhador é um é um aparelho que, através de duas placasaparelho que, através de duas placas metálicas, aplica um breve metálicas, aplica um breve choquechoque eléctrico ao coraçãoeléctrico ao coração, tentando re-, tentando re- por as contracções normais.por as contracções normais.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

HEMOFILIA

HEMOFILIA

Os Os portadores de hemofiliaportadores de hemofilia apre- apre-sentam dificuldades no processosentam dificuldades no processode de coagulação do sanguecoagulação do sangue, portanto, portantoestão constantemente sujeitos a estão constantemente sujeitos a hemorragiashemorragias..

A A hemofiliahemofilia é uma é uma doença hereditáriadoença hereditária..Não há cura para esta doença, Não há cura para esta doença, contro-contro-la-se la-se com injecções regulares dos com injecções regulares dos facto-facto-res de coagulação deficientesres de coagulação deficientes..

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

   

SOPRO NO CORAÇÃOSOPRO NO CORAÇÃO

Um sopro no coração é um som anormalUm sopro no coração é um som anormalproduzido pelo refluxo de sangue turbu-produzido pelo refluxo de sangue turbu-lento dentro deste órgão.lento dentro deste órgão.

CAUSACAUSAS:S: -- anormalidade das -- anormalidade das válvulas;válvulas; -- problemas congé--- problemas congé- nitos;nitos; -- inflamações-- inflamações

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

GRUPOS SANGUÍNEOSGRUPOS SANGUÍNEOS

Em 1900, o austríaco Karl Landsteiner, classi-Em 1900, o austríaco Karl Landsteiner, classi-ficou o sangue em 4 grupos: A, B, AB e O.ficou o sangue em 4 grupos: A, B, AB e O.

DIAGRAMA DA COMPATIBILIDADEDIAGRAMA DA COMPATIBILIDADE

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O que é a medula óssea?O que é a medula óssea?

Zona encarnada que fi-Zona encarnada que fi-ca no ca no interior dos ossosinterior dos ossos( vulgarmente chamado( vulgarmente chamado tutano ).tutano ).

É um É um tecido mole espon-tecido mole espon-josojoso localizado no localizado no interi-interi-or or dos ossos longos.dos ossos longos.

A medula vermelha é res-A medula vermelha é res-ponsável pela ponsável pela formaçãoformaçãodas células sanguíneas.das células sanguíneas.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O que é um transplante de medula óssea?O que é um transplante de medula óssea?

Tratamento usado na Tratamento usado na curacura de algumas de algumas doenças malignas*doenças malignas* que afectam as células que afectam as células sanguíneas. A sanguíneas. A medula ósseamedula óssea doente é doente é subs-subs- tituídatituída por células normais de medula óssea. por células normais de medula óssea.

**Anemia Aplástica graveAnemia Aplástica grave Leucemia (alguns tipos)Leucemia (alguns tipos)

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O que é a compatibilidade?O que é a compatibilidade?

Para que se realize Para que se realize um transplante de medulaum transplante de medula é necessário que haja é necessário que haja uma total compatibilida-uma total compatibilida- dede das medulas entre das medulas entre doadordoador e e receptorreceptor..

CASO CONTRÁRIOCASO CONTRÁRIO

A medula será rejeitada.A medula será rejeitada.OssoOssoilíacoilíaco

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Transplante de células do sangueTransplante de células do sanguedo cordão umbilical.do cordão umbilical.

Durante anos, Durante anos, todo o materialtodo o materialexpelidoexpelido durante o durante o partoparto era erasimplesmente deitado fora. Pla-simplesmente deitado fora. Pla-centa, líquido amniótico e o san-centa, líquido amniótico e o san-gue do cordão umbilical.gue do cordão umbilical.

Hoje, com Hoje, com os avanços da medicinaos avanços da medicina,, descobriu-se que o descobriu-se que o sangue do cordãosangue do cordão umbilicalumbilical contém uma grande quantida- contém uma grande quantida- de das de das famosas células-troncofamosas células-tronco, que po-, que po- dem transformar-se em diversos tecidosdem transformar-se em diversos tecidos e órgãos. e órgãos.

CordãoCordãoumbilicalumbilical

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O que é a Leucemia?O que é a Leucemia?

Tipo de cancroTipo de cancro que afecta a que afecta a funçãofunção e a e a veloci-veloci-dade de crescimentodade de crescimento dos glóbulos brancos (leu- dos glóbulos brancos (leu-cócitos).cócitos).

O O transplantetransplante surge com uma forma surge com uma formade de tratamento complementartratamento complementar aos tra- aos tra-tamentos convencionais.tamentos convencionais.

Entre os 18 e os 45 anos Entre os 18 e os 45 anos ( 10ml de sangue )( 10ml de sangue )

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

Tem um Tem um sistema circulatório abertosistema circulatório aberto..Possui apenas um vaso dorsal.Possui apenas um vaso dorsal.

O O sanguesangue vindo do corpo entra nos vindo do corpo entra noscoraçõescorações através de através de pequenas aber-pequenas aber-turas lateraisturas laterais..

Mais tarde Mais tarde o sangueo sangueé bombeado para oé bombeado para ovaso dorsalvaso dorsal até à até à ca-ca-beçabeça, saindo depois, saindo depoispara todos os tecidos.para todos os tecidos.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O O sistema circulatóriosistema circulatório é é fechadofechado..O sangue circula de O sangue circula de trás trás para di-para di-ante num vaso dorsalante num vaso dorsal e de e de diantediantepara trás num vaso ventral.para trás num vaso ventral.

Estes Estes ligam-seligam-se por por rami-rami-ficações lateraisficações laterais que,per- que,per-to da cabeça, apresen-to da cabeça, apresen-tam tam cinco coraçõescinco corações late-late-rais rais que impulsionam o que impulsionam o sangue. sangue.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira

O O sistema circulatóriosistema circulatório é é fechadofechado..O sangue O sangue circulacircula em vasos sanguí- em vasos sanguí-neos, passando apenas neos, passando apenas uma vezuma vez pelo coraçãopelo coração, o que se denomina, o que se denominacirculação simples. circulação simples.

No No coraçãocoração só só circulacircula sangue venososangue venoso que é que é enviado para enviado para as guel-as guel-ras ras transformando-setransformando-seem em arterialarterial..Este Este é levadoé levado a todo o a todo ocorpo, voltando corpo, voltando venosovenosoao coração.ao coração.

Rosa Maria Vieira Silva Pereira