situação de aprendizagem 6

21
Situação de Aprendizagem 6 Geografia das Religiões

Upload: rdbtava

Post on 09-Aug-2015

115 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Situação de Aprendizagem 6Geografia das Religiões

Competência e Habilidade•Reconhecer por meio de mapas e imagens a

distribuição geográfica e os fundamentos das principais religiões monoteístas do mundo; pesquisar coletivamente a diversidade religiosa no mundo; identificar os principais lugares sagrados do Islã e a distribuição e participação de muçulmanos na população mundial; diferenciar islamismo e fundamentalismo islâmico; visualizar por meio de tabela o contingente de judeus no mundo; debater os temas tolerância religiosa e etnocentrismo.

Conteúdos

•Geografia das religiões, principais religiões monoteístas:

•Cristianismo•Islamismo •Judaísmo

Cristo Redentor. Rio de Janeiro

Onde está no mundo?

Estátua de Buda na Tailândia.

Onde está no mundo?

Onde está no mundo?

Grande Mesquita de Meca, Arábia Saudita.

Fiéis diante do Muro das Lamentações em Jerusalém.

Onde está no mundo?

Onde está no mundo?

Hinduístas no Rio Ganges, Índia.

Cristianismo.Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e o Judaísmo.

• Os seguidores de Jesus são chamados de “cristãos”; O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas, etc. Já o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristãos primitivos viviam, etc.

•Existem três ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Em razão disso, existem, também, diferentes concepções e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo crêem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.

Islamismo• O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja,

acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed,chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos, aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.

• O livro sagrado do Islamismo é o alcorão, consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).

• Sunitas – defendem que o chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações. Além do Alcorão, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.

Xiitas – alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível. Aceitam somente o Alcorão como fonte sagrada de ensinamentos religiosos.

Alguns pontos em comum entre Xiitas e Sunitas são: a individualidade de Deus, a crença nas revelações de Maomé e a crença na ressurreição do profeta no Dia do Julgamento.

Judaísmo• O judaísmo é a religião monoteísta mais

antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida.

• Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.

• Os cultos são realizados em templos denominados sinagogas. Os homens usam uma pequena touca, denominada kippa, como forma de respeito para com Deus.

• Os livros sagrados dentro do judaísmo não fazem referência à vida após a morte, no entanto, após o exílio na Babilônia, os judeus assimilaram essa ideia. Na verdade, essas crenças variam conforme as várias seitas judaicas. A base da religião judaica está na obediência aos mandamentos divinos estabelecidos nos livros sagrados, uma vez que, para eles, isso é fazer a vontade de Deus e demonstrar respeito e amor pelo criador.O judaísmo é a religião monoteísta que possui o menor número de adeptos no mundo, cerca de 12 a 15 milhões.