sociedade 2º bimestre - semana 3

5
Disciplina Sociedade, Tecnologia e Inovação Aluno: Eduardo Rodolfo Assunção Bimestre 2 Atividade de Portfólio da Semana 3 Assista ao vídeo base 1 How schools kill creativity TED* Depois que assistir ao vídeo responda: Por que os alunos perdem a capacidade criativa nas escolas, e como podemos mudar essa tendência? O que sufoca a criatividade em nosso sistema de educação com certeza é a falta de um ambiente escolar mais divertido. Nosso sistema de alunos, classes, notas tem que ser revisto. Nossos padrões tem que ser modificados. A frase que foi dita “as crianças não medo de errar” e “praticar a empatia” é espetacular e faz nos refletir abundantemente, até dentro de nossas casas. E isso em um ambiente escolar faz toda a diferença, pois o que foi citado sobre empatia e erro, é bem provável que seja um dos caminhos para resgatar a criatividade que perdemos. Dentro desta linhagem, entrevistem um Professor de Matemática, Luciano Gomes Trindade, que atua na Prefeitura de Poá, São Paulo. Ele verificou que na abstração da matemática, a dificuldade dos alunos de entender as fórmulas eram imensas e então ele propôs aos seus alunos de escreverem poemas acerca da matemática e com total liberdade de expressão, ou seja, sem regrinhas básicas. O resultado foi espetacular! Está até sendo observado pela Secretaria da Educação para sua propagação. Segue alguns exemplos que demonstrarão que a criatividade ainda não está perdida, ela somente tem que ser praticada e sem nenhum medo de errar. 1

Upload: dicasdubr

Post on 05-Aug-2015

145 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sociedade   2º bimestre - semana 3

  

 

 

 

 Disciplina Sociedade, Tecnologia e Inovação

Aluno: Eduardo Rodolfo Assunção ­ Bimestre 2 

Atividade de Portfólio da Semana 3  Assista ao vídeo base 1 ­ How schools kill creativity ­ TED* Depois que assistir ao vídeo responda:  Por que os alunos perdem a capacidade criativa nas escolas, e como podemos                         mudar essa tendência?  

O que sufoca a criatividade em nosso sistema de educação com certeza é a falta                             de um ambiente escolar mais divertido. 

Nosso sistema de alunos, classes, notas tem que ser revisto. Nossos padrões tem                         que ser modificados. 

A frase que foi dita “as crianças não medo de errar” e “praticar a empatia” é                               espetacular e faz nos refletir abundantemente, até dentro de nossas casas. 

E isso em um ambiente escolar faz toda a diferença, pois o que foi citado sobre                               empatia e erro, é bem provável que seja um dos caminhos para resgatar a criatividade                             que perdemos. 

Dentro desta linhagem, entrevistem um Professor de Matemática, Luciano Gomes                   Trindade, que atua na Prefeitura de Poá, São Paulo. 

Ele verificou que na abstração da matemática, a dificuldade dos alunos de                       entender as fórmulas eram imensas e então ele propôs aos seus alunos de escreverem                           poemas acerca da matemática e com total liberdade de expressão, ou seja, sem                         regrinhas básicas. 

O resultado foi espetacular! Está até sendo observado pela Secretaria da Educação para sua propagação. 

  

Segue alguns exemplos que demonstrarão que a criatividade ainda não    está perdida, ela somente tem que ser praticada e sem nenhum medo de errar.

1

Page 2: Sociedade   2º bimestre - semana 3

  

 

 

 

 Disciplina Sociedade, Tecnologia e Inovação

Aluno: Eduardo Rodolfo Assunção ­ Bimestre 2 

Atividade de Portfólio da Semana 3 

A matemática   (Vitoria Gabrielly) 7ºF    A matemática era ótima, Mas agora está perdida. Bem, a matemática nunca esteve perdida, Nós que estamos perdidos diante dela. Antes 1e1 eram 2. Agora 1e1 é 22. Antes havia adição, subtração, multiplicação e divisão. Hoje tem álgebra, equação, fração, potenciação e radiciação. Matemática eram apenas números, hoje são letras e números. Depois vai ser o que? Só Deus sabe. A matemática não é para ser fácil A matemática é para ser difícil A matemática não é para ser uma salvação nas nossas vidas É para ser um problema Um problema em que se vai buscar a resposta Vai pensar e se frustrar Vai precisar da expressão, dos primos, da adição, subtração, divisão, multiplicação. Álgebra, equação, ou seja, para resolver o seu problema. Apenas use a boa e perversa matemática  Poá, 28 de setembro de 2014. 

  

2

Page 3: Sociedade   2º bimestre - semana 3

  

 

 

 

 Disciplina Sociedade, Tecnologia e Inovação

Aluno: Eduardo Rodolfo Assunção ­ Bimestre 2 

Atividade de Portfólio da Semana 3    Estranha relação  (Stela / Lavínia)7ºF  Era uma vez um cubo. E esse cubo tinha lindas faces, Maravilhosas arestas, formidáveis vértices. Bem parecidos com a ponta de uma agulha Esse cubo apaixonou­se doidamente por um cilindro Ela tinha apenas três faces, e ele o dobro. Ela tinha apenas duas arestas, e ele tinha seu número de arestas vezes seis. Ela não tinha sequer nenhum vértice Já ele por sua vez tinha dezesseis divididos por dois. Depois de um tempo casaram na igreja “M.M. C” com o padre Dom Equação, Os padrinhos do cubo foram seus tios de longa distância, O Dodecágono e a senhora heptágono E os da noiva os Cones Dessa estranha relação nasceram duas lindas planificações. E assim suscetivelmente todos faziam o possível Para encontrar o M.D.C (máximo divisor comum)  Poá, 29 de setembro de 2014. 

    

3

Page 4: Sociedade   2º bimestre - semana 3

  

 

 

 

 Disciplina Sociedade, Tecnologia e Inovação

Aluno: Eduardo Rodolfo Assunção ­ Bimestre 2 

Atividade de Portfólio da Semana 3   Gostar ou não gostar de calcular  (Vinícius Sales Farias) 6ªD  Odeio multiplicar Odeio somar Odeio subtrair Odeio dividir Odeio multiplicar os meus atos de estudar Odeio somar meus gastos nos fins do mês Odeio subtrair meus meios de se divertir E odeio dividir, meus pais com gente que nunca vi (os patrões de onde os pais trabalham). Agora amo multiplicar Agora amo somar Agora amo subtrair Agora amo dividir Amo multiplicar minhas festas e brincadeiras Amo adicionar o dinheiro dos meus pais Amo diminuir tarefas nos finais de semana Mais também amo dividir minhas tarefas para que eu possa dormir.  Poá, 27 de setembro de 2014.       

4

Page 5: Sociedade   2º bimestre - semana 3

  

 

 

 

 Disciplina Sociedade, Tecnologia e Inovação

Aluno: Eduardo Rodolfo Assunção ­ Bimestre 2 

Atividade de Portfólio da Semana 3 Poemática  (Giovanna Moreira/Levi santos)  Pra que dividir sem raciocinar Na vida é sempre bom multiplicar E por A mais B Eu quero demonstrar  Que gosto imensamente de você. Por uma fração infinitesimal Você criou um caso de calculo integral E para resolver este problema Eu tenho um teorema banal  Quando dois meios se encontram Desaparece a fração E se achamos a unidade Esta resolvida a questão  Pra finalizar vamos recordar Que menos por menos da mais amor Se vão as paralelas Ao infinito se encontrar Por que demoram tanto os corações a se integrar?  Se infinitamente Eu estou perdidamente apaixonado por você.  Poá, 06 de outubro de 2014. 

5