sociedades africanas medievais

29
África: África: Raízes de Raízes de uma grande uma grande História História

Upload: jesrayne-nascimento

Post on 17-Dec-2014

308 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Sociedades Africanas Medievais

África: África: Raízes de Raízes de

uma uma grande grande HistóriaHistória

Page 2: Sociedades Africanas Medievais

Berberes: Os nômades do desertoBerberes: Os nômades do desertoTravessia pelo SaaraTravessia pelo Saara

Importante papel na integração Importante papel na integração da África. da África.

Atravessavam o Saara em Atravessavam o Saara em caravanas, ligando as pessoas caravanas, ligando as pessoas que viviam ao norte e ao sul do que viviam ao norte e ao sul do deserto.deserto.

Sua travessia era difícil. Sua travessia era difícil. Território muito extenso, repleto Território muito extenso, repleto de pedras e areia.de pedras e areia.

A princípio, os berberes usavam A princípio, os berberes usavam cavalos, mas a partir do séc. I cavalos, mas a partir do séc. I passam a usar camelos, trazidos passam a usar camelos, trazidos da Arábia.da Arábia.

A viagem de uma ponta a outra A viagem de uma ponta a outra do deserto durava cerca de 3 do deserto durava cerca de 3 meses!meses!

Page 3: Sociedades Africanas Medievais
Page 4: Sociedades Africanas Medievais

Comércio à base de troca: levavam sal e cobre Comércio à base de troca: levavam sal e cobre para trocar por ouro e noz de cola.para trocar por ouro e noz de cola.

O sal era muito valorizado por conservar os O sal era muito valorizado por conservar os alimentos. Em algumas regiões ele valia como alimentos. Em algumas regiões ele valia como ouro!ouro!

Com o tempo a variedade de produtos Com o tempo a variedade de produtos aumentou: escravos, plumas de aves, aumentou: escravos, plumas de aves, esmeraldas, animais selvagens, vinho, esmeraldas, animais selvagens, vinho, cerâmica, vidro, tecidos e metais.cerâmica, vidro, tecidos e metais.

Mas...Mas...O principal “produto” das trocas eram as O principal “produto” das trocas eram as

IDEIAS!IDEIAS! intercâmbio cultural. intercâmbio cultural.

Page 5: Sociedades Africanas Medievais

Os Soninké de Gana: o povo do ouroOs Soninké de Gana: o povo do ouro

Um dos primeiros impérios ao sul do Um dos primeiros impérios ao sul do Saara(corresponde atualmente aos territórios de Mali, Saara(corresponde atualmente aos territórios de Mali, Mauritânia e Senegal)Mauritânia e Senegal)

Page 6: Sociedades Africanas Medievais
Page 7: Sociedades Africanas Medievais

No princípio eram aldeias da No princípio eram aldeias da etnia Soninké, que viviam da etnia Soninké, que viviam da agricultura e da criação de agricultura e da criação de animais.animais.

A partir do séc. IV: aldeias se A partir do séc. IV: aldeias se uniram formando um reino. E uniram formando um reino. E mais tarde, um império.mais tarde, um império.

Império de Gana: muita Império de Gana: muita extração de ouro!extração de ouro!

Viviam da pecuária, Viviam da pecuária, agricultura, extração de ouro agricultura, extração de ouro e do comércio.e do comércio.

Gana era um importante Gana era um importante entreposto comercial dos entreposto comercial dos berberes.berberes.

Page 8: Sociedades Africanas Medievais

Império de Gana- sociedadeImpério de Gana- sociedade

Os imperadores de Gana eram chamados de Os imperadores de Gana eram chamados de ganasganas ou ou caia-magascaia-magas..

Sociedade estratificada:Sociedade estratificada:

Todos os Soninké pagavam impostos ao caia-maga soldados, funcionários para pecuária e lavradores; os soldados pagavam protegendo o reino.

Nobres

Homens-livres

Servos

Escravos

Page 9: Sociedades Africanas Medievais
Page 10: Sociedades Africanas Medievais
Page 11: Sociedades Africanas Medievais

Império do MaliImpério do Mali

Page 12: Sociedades Africanas Medievais

A grande mesquita de Jené, A grande mesquita de Jené, no atual Mali, exemplo dano atual Mali, exemplo da

arquitetura sudanesaarquitetura sudanesa

Page 13: Sociedades Africanas Medievais

Congo: um grande reino bantoCongo: um grande reino banto

Page 14: Sociedades Africanas Medievais

Há milhares de anos a Há milhares de anos a etnia banto vivia entre o etnia banto vivia entre o rio Nilo e o lago Chade rio Nilo e o lago Chade ( hoje Nigéria e ( hoje Nigéria e Camarões).Camarões).

Os primeiros bantos Os primeiros bantos viviam da agricultura, viviam da agricultura, caça e metalurgia. Suas caça e metalurgia. Suas armas eram melhores que armas eram melhores que de povos vizinhos, pois de povos vizinhos, pois eram de ferro.eram de ferro.

Por terem armas Por terem armas melhores, os bantos melhores, os bantos conseguiram se expandir, conseguiram se expandir, espalhando-se por várias espalhando-se por várias regiões da África.regiões da África.

Page 15: Sociedades Africanas Medievais

Aos poucos, aldeias do sul do rio Congo foram se agrupando e formando Aos poucos, aldeias do sul do rio Congo foram se agrupando e formando tribos.tribos.

Séc. XIV: união das tribos sob uma única liderança (Séc. XIV: união das tribos sob uma única liderança ( manicongo manicongo) ) REINO REINO DO CONGO.DO CONGO.

• Embora se submetessem ao rei, as aldeias eram autônomas. Seus chefes Embora se submetessem ao rei, as aldeias eram autônomas. Seus chefes distribuíam os deveres aos moradores e cobrava impostos, que eram repassados distribuíam os deveres aos moradores e cobrava impostos, que eram repassados ao manicongo.ao manicongo.

Para os moradores do Congo, o manicongo tinha poderes sagrados. Por isso, Para os moradores do Congo, o manicongo tinha poderes sagrados. Por isso, pagar impostos a ele era uma forma de receber proteção divinapagar impostos a ele era uma forma de receber proteção divina

Page 16: Sociedades Africanas Medievais

O que o manicongo fazia com os impostos?O que o manicongo fazia com os impostos? Uma parte era guardada em celeiros, para ser utilizada em época de seca e má Uma parte era guardada em celeiros, para ser utilizada em época de seca e má

colheita. Outra parte era para sustentar sua guarda. E ainda, uma boa quantia era colheita. Outra parte era para sustentar sua guarda. E ainda, uma boa quantia era usada para que o manicongo pudesse ostentar seu poder.usada para que o manicongo pudesse ostentar seu poder.

Page 17: Sociedades Africanas Medievais

O Reino sobrevivia da agricultura e da pecuária. O Reino sobrevivia da agricultura e da pecuária. Em regiões menos férteis praticavam a pesca e a Em regiões menos férteis praticavam a pesca e a caça.caça.

Cidades: - artesanato ( cerâmicas, escultura em Cidades: - artesanato ( cerâmicas, escultura em madeira, cestos, tecelagem, ferro);madeira, cestos, tecelagem, ferro);

- Comércio : excedente trocado com caravanas de Comércio : excedente trocado com caravanas de comerciantes que passavam pela região. comerciantes que passavam pela região. Trocavam por: marfim, cerâmica, jóias de cobre, Trocavam por: marfim, cerâmica, jóias de cobre, etc.etc.

* Moedas: Sal e Zimbo ( concha)* Moedas: Sal e Zimbo ( concha)

Page 18: Sociedades Africanas Medievais

Sociedade do CongoSociedade do Congo

Page 19: Sociedades Africanas Medievais
Page 20: Sociedades Africanas Medievais

Nós e a ÁfricaNós e a África Dominação portuguesa no século XVII.Dominação portuguesa no século XVII. Escravos: trouxeram elementos da cultura Escravos: trouxeram elementos da cultura

africana.africana.

Page 21: Sociedades Africanas Medievais
Page 22: Sociedades Africanas Medievais
Page 23: Sociedades Africanas Medievais
Page 24: Sociedades Africanas Medievais
Page 25: Sociedades Africanas Medievais
Page 26: Sociedades Africanas Medievais

Atividade 1Atividade 1Unidade IIUnidade II

1. Observe o mapa do Slide 16 e faça uma lista dos 1. Observe o mapa do Slide 16 e faça uma lista dos reinos e impérios africanos.reinos e impérios africanos.

2. Destaque os aspectos gerais dos Reinos e Impérios 2. Destaque os aspectos gerais dos Reinos e Impérios africanos medievais (economia, política, sociedade, africanos medievais (economia, política, sociedade, etc.) etc.)

3. Faça uma pesquisa sobre religiões africanas e 3. Faça uma pesquisa sobre religiões africanas e transcreva para o seu caderno (não incluir religiões transcreva para o seu caderno (não incluir religiões afro-brasileiras). afro-brasileiras).

4. Observe as imagens dos Slides 18, 19 e 20 e escreva 4. Observe as imagens dos Slides 18, 19 e 20 e escreva sobre o que vê.sobre o que vê.

Observe as imagens a seguir, e diga o que você Observe as imagens a seguir, e diga o que você escreva sobre o que vêescreva sobre o que vê

Page 27: Sociedades Africanas Medievais
Page 28: Sociedades Africanas Medievais
Page 29: Sociedades Africanas Medievais