sony dsc s3000

Upload: copasea

Post on 06-Jul-2015

461 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DHP39-4014-00(1)

Cmera DigitalGuia RpidoAntes de utilizar o aparelho, leia com ateno este guia rpido e guarde-o para consultas futuras.As informaes deste guia rpido permitem a compreenso do funcionamento de sua Cybershot. Caso precise de mais esclarecimentos sobre a utilizao do produto, verifique o manual contido no CD de instalao, acesse o site http://esupport.sony.com/ BR/ ou entre em contato com a Central de Relacionamento Sony nos nmeros: - 4003 SONY (7669) para capitais e regies metropolitanas e - 0800 880 SONY (7669) para as demais localidades. Com a iniciativa de publicar o guia rpido e manter o manual detalhado em sua verso eletrnica, a Sony estima reduzir em 14 toneladas* o uso anual de papel nesta linha de produto. Esta medida visa reduzir o impacto no uso de madeira e outros recursos naturais, nos resduos descartados e, tambm, na emisso de CO2. A iniciativa se alinha com a estratgia da empresa de trazer produtos inovadores e ao mesmo tempo contribuir para a reduo do impacto ao meio ambiente.* A estimativa de impacto ambiental foi feita atravs do Environmental Defense FundPaper Calculator. Para mais informaes, visite http://www.papercalculator.org

DSC-S3000

Impresso no Brasil

AVISOPara reduzir o risco de incndio ou choque eltrico, no exponha a cmera e/ou carregador de bateria chuva ou umidade.

Para prevenir risco de choque eltrico: NO ABRA O APARELHO Em caso de avaria, consulte somente os tcnicos qualificados pela Sony.

INSTRUES DE SEGURANA IMPORTANTES -GUARDE ESTAS INSTRUES PERIGO PARA REDUZIR O RISCO DE INCNDIO OU CHOQUE ELTRICO, SIGA ATENTAMENTE AS INSTRUES A SEGUIRSe a forma do plugue no se encaixar na tomada de alimentao, use um acessrio adaptador de plugue com configurao adequada para a tomada de alimentao.

Este smbolo tem o propsito de alertar o usurio sobre a presena de tenses perigosas no isoladas, dentro do gabinete do produto, as quais podem ter intensidade suficiente para constituir risco de choque eltrico para as pessoas. Este smbolo tem o propsito de alertar o usurio quanto presena de instrues importantes de operao e manuteno (servios) no Manual de Instrues que acompanha o aparelho.

ATENO[ BateriaSe a bateria for utilizada indevidamente, a mesma poder explodir, provocar um incndio ou queimaduras qumicas. Para evitar tais acidentes, tome as seguintes precaues: No desmonte. No esmague e nem exponha a bateria a nenhum choque ou impacto, como por exemplo, martelar, deixar cair ou pisar a bateria. No cause curtos-circuitos e no toque nos terminais da bateria com objetos metlicos. No exponha a bateria a temperatura superior a 60C como, por exemplo, luz solar direta ou no interior de um automvel estacionado ao sol. No queime nem jogue a bateria no fogo. No manuseie baterias de on de ltio danificadas ou com vazamentos. Certifique-se de carregar a bateria utilizando um carregador de bateria

2

original Sony ou um dispositivo que consiga carregar a bateria. Mantenha a bateria fora do alcance de crianas pequenas. No molhe a bateria. Substitua a bateria por outra do mesmo tipo ou por um tipo equivalente recomendado pela Sony. Descarte as baterias usadas imediatamente, conforme descrito nas instrues.

DESCARTE DE PILHAS E BATERIASAps o uso, as pilhas e/ou baterias podero ser entregues ao estabelecimento comercial ou rede de assistncia tcnica autorizada.

[ Carregador de bateriasMesmo se a luz CHARGE estiver apagada, o carregador de bateria no estar desligado da fonte de alimentao CA desde que esteja conectado tomada da rede eltrica. Se ocorrerem problemas durante a utilizao do carregador de bateria, desligue imediatamente a alimentao desconectando o cabo de alimentao do carregador da tomada da rede eltrica.

De acordo com as pilhas ou baterias fornecidas com este aparelho, considerar as seguintes informaes de descarte:Pilhas e Baterias No Recarregveis e Recarregveis Ateno: Verifique as instrues de uso do aparelho certificando-se de que as polaridades (+) e (-) esto no sentido indicado. As pilhas podero vazar ou explodir se as polaridades forem invertidas, expostas ao fogo, desmontadas ou ao se tentar recarregar pilhas e baterias no recarregveis. Evite misturar com pilhas de outro tipo ou com pilhas usadas, transport-las ou armazen-las soltas, pois aumenta o risco de vazamento. Retire as pilhas caso o aparelho no esteja sendo utilizado, para evitar possveis danos na eventualidade de ocorrer vazamento. As pilhas devem ser armazenadas em local seco e ventilado. No caso de vazamento de pilha, evite o contato com a mesma. Lave qualquer parte do corpo afetado com gua abundante. Ocorrendo irritao, procure auxlio mdico. No remova o invlucro da pilha. Mantenha fora do alcance das crianas.

[ Notas Este aparelho destina-se ao uso domstico e no profissional. Evite o uso prolongado do aparelho com volume alto (potncia superior a 85 decibis), pois isto poder prejudicar a sua audio (Lei Federal n 11.291/06).

[ CuidadoEsclarecemos que qualquer modificao que no esteja expressamente aprovada neste guia rpido pode deixar o aparelho inoperante, alm de implicar na perda da garantia proporcionada pelo fabricante. No caso de dvidas sobre este produto que no constem no guia rpido fornecido, entre em contato com o Servio Autorizado Sony.

3

Em caso de ingesto procure auxlio mdico imediatamente.

Aceder Active Activo Cmara Cara Correco Direco Directrizes Ecr Fotograma Gerir Grelha Motivo Nocturnas Prima Premido Premir Proteco Registada Seleco Seleccionada Seleccionar Seleccione qd dos olho Vermel Ingls Auto Orient Change Language Language Setting

Acessar Ative Ativo Cmera Rosto Correo Direo Diretrizes Tela Enquadramento Gerenciar Grade Objeto Noturnas Pressione Pressionado Pressionar Proteo Registrada Seleo Selecionada Selecionar Selecione quando dos olhos Vermelhos Portugus Auto orientao Mudar o Idioma Ajuste do Idioma

Baterias de on-Ltio Ateno: Se a bateria no for manuseada corretamente, ela poder explodir, causar incndio ou at mesmo queimaduras qumicas. Observe as seguintes precaues: No desmonte, esmague ou exponha a bateria a qualquer choque ou impacto, como martelar, deixar cair ou pisar. No provoque curto-circuito, nem deixe que objetos metlicos entrem em contato com os terminais da bateria. No exponha a bateria a temperaturas elevadas, acima de 60C, como sob a luz solar direta ou no interior de um carro estacionado ao sol. No incinere nem jogue no fogo. No manuseie baterias de on-ltio danificadas ou com vazamentos Mantenha a bateria fora do alcance de crianas pequenas. Mantenha a bateria seca. Substitua apenas por uma bateria do mesmo tipo ou equivalente recomendada pela Sony.

[ Conforme Resoluo Conama 401/08,em substituio s instrues da Resoluo 257/99.

GLOSSRIO Termos utilizados no Menu da sua cmera e o seu significadoO software do menu de visualizao desta cmera foi projetado em Portugus de Portugal. Veja a seguir o significado de alguns termos, abreviaes e expresses utilizadas nas telas de menu. Veja tambm alguns termos exibidos em Ingls.

PT-Portugal Aco

Traduo (PT-Brasil) Ao Acesso

4

Aced

Consulte o Guia do Usurio da Cyber-shot (HTML) no CD-ROM fornecidoPara mais informaes sobre operaes avanadas, leia o Guia do Usurio da Cyber-shot (HTML) no CD-ROM (fornecido) usando um computador.Insira o CD-ROM na unidade correspondente.

Para usurios do Windows: 1 Clique em [Guia do Usurio] t [Instalar]. 2 Inicie o Guia do Usurio pelo atalho na rea de trabalho. Para usurios do Macintosh: 1 Selecione [Guia do Usurio] e copie a pasta [brp] armazenada na pasta [Guia do Usurio] para o computador. 2 Quando a cpia for concluda, clique duas vezes em index.html na pasta [brp].

Verificando os acessrios fornecidos Pilhas alcalinas tipo AA (2) Cabo USB dedicado (1) Cordo de mo (1) CD-ROM (1) Software de aplicao da Cyber-shot Guia do Usurio da Cyber-shot Guia rpido (este guia) (1) Folheto Cuidados no manuseio (1) Rede de servio autorizado (1) Carto de Memria de 4GB (1)

5

Identificando as peasG Lente H Tela LCD I Boto (Reproduo) J Boto de controle Menu ligado: v/V/b/B/z Menu desligado: DISP/ /

/

K Para gravao: Boto W/T (Zoom) Para visualizao: Boto (Zoom de reproduo)/Boto (ndice) L Seletor de modo M Gancho para cordo de mo N Tomada (USB) / A/V OUT O Boto (Apagar) P Luz de acesso Q Boto MENU R Encaixe para o trip Utilize um trip com um parafuso de tamanho inferior a 5,5 mm. Caso contrrio, voc no conseguir fixar firmemente a cmera ao trip e, alm disso, um parafuso longo poder danificar a cmera.

6

A Boto ON/OFF (Alimentao) B Boto do obturador C Luz ON/OFF (Alimentao) D Flash E Microfone F Luz do temporizador/Luz do Obturador de sorriso

S Alto-falante T Tampa do compartimento da/ carto de memria U Compartimento do carto de memria V Compartimento de insero da pilha* Cabo A/V no fornecido

Inserindo as pilhas/um carto de memria (no fornecidas)

Certifique-se de que o canto recortado esteja posicionado de forma correta.

1 Abra a tampa. carto de 2 Insiraoocanto recortadomemria (fornecido). conforme Com posicionado na posio correta,ilustrado acima, insira o carto de memria at ouvir um clique.

3 Coincida as indicaes +/ecom a indicao +/ compartimento das pilhas insira-as. 4 Feche a tampa.x Cartes de memria que podem ser utilizadosCarto de memria Memory Stick PRO Duo A Memory Stick PRO-HG Duo Memory Stick Duo B Carto de memria SD Carto de memria SDHC Para fotos a a a a a

do

Para filmes a a a a

Neste manual, os produtos em A so referidos como Memory Stick Duo. Neste manual, os produtos em B so referidos como carto SD. Na gravao de filmes, recomenda-se utilizar cartes SD da Classe 2 ou mais rpidos.

7

x Para retirar o carto de memria/pilhasCarto de memria: pressione-o uma vez. Pilhas: Cuidado para no deixar as pilhas carem.Nota Nunca abra a tampa do compartimento das pilhas/carto de memria ou remova as pilhas/carto de memria quando a luz de acesso (pgina 6) estiver acesa. Se o fizer, pode danificar os dados do carto de memria/memria interna.

x Pilhas que podem e no podem ser utilizadas com a sua cmeraNa tabela abaixo, a indica a pilha que pode ser utilizada, enquanto indica a pilha que no pode ser utilizada.Tipo de pilha Pilhas alcalinas tipo AA HR15/51: HR6 pilhas de Nquel Metal Hdrico (tipo AA) ZR6 pilhas Primrias de xido de Nquel (tipo AA) Pilhas de ltio* Pilhas de magnsio* Pilhas Ni-Cd* Fornecida a Compatvel a a Recarregvel a

a

* O desempenho operacional no pode ser garantido se a tenso cair ou se outros problemas forem causados pela natureza da pilha.

x Durao da pilha e nmero de imagens que podem ser fotografadas/visualizadasDurao da pilha (min.) Capturar fotos Visualizar fotos Capturar filmes Aprox. 100 Aprox. 350 Aprox. 160 N de imagens Aprox. 200 Aprox. 7000

8

Notas O nmero de imagens que podem ser gravadas um nmero aproximado ao gravar com pilhas novas. O nmero pode ser menor, dependendo das circunstncias. O nmero de imagens que podem ser gravadas para a gravao nas seguintes condies: Utilizando o Memory Stick PRO Duo (Mark2) Sony (no fornecido). Pilhas novas so usadas a uma temperatura ambiente de 25C. O nmero de fotos que podem ser tiradas baseia-se na norma CIPA (CIPA: Camera & Imaging Products Association) e aplica-se gravao nas seguintes condies. [SteadyShot] est ajustado para [Desligado]. DISP (Ajustes de exibio na tela) est ajustado para [Normal]. Fotografando uma imagem a cada 30 segundos. O zoom alternado entre a posio W e T. O flash pisca a cada duas vezes. A alimentao ligada e desligada a cada dez vezes. A durao da pilha para filmes para gravao nas seguintes condies: Modo de gravao: VGA Quando a gravao contnua termina devido aos limites ajustados (pgina 24), pressione o boto do obturador at o fim novamente e continue a gravao. As funes de captura como o zoom no funcionam. Os valores mostrados para as pilhas alcalinas so baseados nas normas comerciais, e no se aplicam a todas as pilhas alcalinas em todas as condies. Os valores podem variar, dependendo do fabricante/tipo de pilha, das condies ambientais, dos ajustes do produto, etc.

9

Ajustando a data e a horaO ajuste de data e hora exibido quando voc pressiona o boto ON/OFF (Alimentao) pela primeira vez.ON/OFF (Alimentao)

Boto de controle

Selecionar itens: v/V/b/B Ajustar: z

ON/OFF (Alimentao). 1 Pressione o eboto exibido quando voc pressiona o boto ON/OFF O ajuste de data hora(Alimentao) pela primeira vez. Pode haver uma pequena demora para a cmera ligar e ficar operacional.

e hora], 2 Ajuste [Format. data[OK]. [Horrio de vero] e [Data e Hora] e pressione Meia-noite indicada como 12:00 AM e meio-dia como 12:00 PM.

3 Selecione a rea desejada seguindo as instrues na tela. Em seguida, pressione z t [OK].cor e o do 4 Selecione aseguindomodo de resoluotela. visor desejados, as instrues na

10

Fotografando imagens/filmesBoto do obturador

W: afastar T: aproximarChave de modo

: Foto : Filme Fotografando imagens:

1 Pressione o boto do obturador at o meio para focalizar.Quando a imagem estiver em foco, voc ouve um alarme sonoro, e o indicador z se acende.

2 Pressione o boto do obturador at o fim.Gravando filmes:

1 Pressione o boto do obturador at o fim para iniciar a gravao. Voc pode utilizar o zoom pressionando o boto W/T (Zoom) antes da gravao.

2 Pressione novamente o boto do obturador at o fim para parar a gravao.

11

Visualizando imagens

W: afastar T: aproximar(Reproduo) Boto de controle

(Apagar)

Selecionar imagens: B (seguinte)/b (anterior) Ajustar: z

1 Pressione o boto

(Reproduo).

x Selecionando a imagem seguinte/imagem anteriorSelecione uma imagem com B (seguinte)/b (anterior) do boto de controle. Pressione z localizado no centro do boto de controle para ver filmes.

x Apagando uma imagem1 Pressione o boto (Apagar). 2 Selecione [Esta imagem] com v do boto de controle. Em seguida, pressione z.

x Voltando a fotografar imagensPressione o boto do obturador at o meio.

12

Imprimindo fotosVoc pode imprimir fotos usando um dos mtodos a seguir: Imprima diretamente usando uma impressora que oferea suporte ao seu tipo de carto de memria. Para maiores detalhes, consulte as instrues de operao da impressora. Imprimir usando o computador. Importe e imprima imagens atravs do computador usando o software PMB fornecido. Voc pode inserir a data na imagem antes de imprimi a foto. Para maiores detalhes consulte a Ajuda do PMB.Notas Quando voc imprime fotos gravadas no modo [16:9], as bordas podem ser cortadas. Dependendo da impressora, no possvel imprimir imagens panormicas. Para obter mais informaes sobre impresso de fotos, consulte o Guia do Usurio da Cybershot includo no CD.

x Imprimindo numa lojaNo possvel imprimir fotos armazenadas na memria interna numa loja de impresso de fotos diretamente a partir da cmera. Copie as fotos para o carto de memria (fornecido) e leve o carto de memria loja. Se a loja trabalhar com impresso de fotos de acordo com o formato DPOF, voc pode marcar as imagens com (pedido de impresso) no modo de reproduo para no precisar selecion-las novamente na hora da impresso. Para copiar imagens da memria interna para um carto de memria, insira o carto de memria na cmera e selecione MENU t (Definies) t (Ferramenta carto de mem) t [Copiar] [OK] t z do boto de controle.Notas

Se a loja no aceitar o carto de memria, copie as fotos para um computador e depois grave-as numa outra mdia, como um CD-R. Consulte Utilizando a cmera com um computador na pgina 15 ou o Guia do Usurio da Cybershot para mais informaes. Talvez seja necessrio um adaptador para carto de memria (fornecido). Consulte a loja. Antes de levar os dados da foto para a loja, sempre faa uma cpia de segurana (backup) em um disco. Voc no pode definir o nmero de impresses. Se desejar sobrepor datas s imagens, informe-se na loja de impresso de fotos.

13

Utilizando a cmera com um computadorPMB e outros aplicativos esto includos no CD-ROM (fornecido) para permitir uma utilizao mais verstil das imagens gravadas com a sua cmera Cyber-shot. Os seguintes ambientes de computador so recomendados quando se utiliza o software fornecido PMB (para Windows) ou PMB Portable (para Windows e Macintosh) e importar imagens atravs de uma conexo USB. Ambiente de computador recomendado (Windows)Sistema Operacional (pr-instalado) Outros Microsoft Windows XP*1 SP3/Windows Vista*2 SP2/ Windows 7 CPU: Intel Pentium III 800 MHz ou superior Memria: 512 MB ou mais Disco rgido: Espao no disco necessrio para instalao aproximadamente 500 MB Monitor: Resoluo da tela: 1.024 768 pontos ou mais

Ambiente de computador recomendado (Macintosh)Sistema Operacional (pr-instalado) Ligao USB: Mac OS X (v10.3 a v10.6) PMB Portable: Mac OS X (v10.4 a v10.6)

* 1 As edies de 64 bits e Starter (Edition) no so compatveis. Windows Image Mastering API (IMAPI) Ver.2.0 ou posterior necessrio para utilizar esta funo de criao de discos. * 2 Starter (Edition) no compatvel. Notas No possvel garantir o funcionamento num ambiente baseado numa atualizao dos sistemas operacionais descritos acima ou num ambiente multi-boot. Dependendo dos tipos de dispositivos USB que estiver utilizando, se conectar, ao mesmo tempo, dois ou mais dispositivos USB a um nico computador, alguns dispositivos incluindo a cmera podero no funcionar. Se voc conectar a cmera utilizando uma interface USB compatvel com Hi-Speed USB (compatvel com USB 2.0), pode utilizar uma transferncia avanada (transferncia em alta velocidade), pois a cmera compatvel com Hi-Speed USB (compatvel com USB 2.0). Quando o computador recomear a funcionar a partir do modo de suspenso ou de inatividade, a comunicao entre a cmera e o computador pode no recomear ao mesmo tempo.

14

x Introduo ao PMB (Picture Motion Browser) O PMB permite que voc importe imagens gravadas com a cmera e visualize-os no computador. Realize uma conexo USB entre a cmera e o seu computador e clique em [Importar]. As imagens de um computador podem ser exportadas para um carto de memria e visualizadas na cmera. Realize uma conexo USB entre a cmera e o seu computador, clique em [Exportar] t [Exportar Arq. Mdia] no menu [Manipular] e clique em [Exportar]. Voc pode guardar e imprimir imagens com a data. Voc pode visualizar imagens guardadas num computador na ordem cronolgica pelo modo de exibio de calendrio. Voc pode retocar as fotos (Reduo dos Olhos Vermelhos, etc.) e alterar a data e a hora da gravao. Voc pode transferir imagens para servios de rede. ( necessria uma conexo Internet.) Para outros detalhes, consulte em (Ajuda do PMB).

x Instalando o PMB (Picture Motion Browser) (Windows)

1 Ligue o computador e insira o CD-ROM (fornecido)na unidade de CD-ROMs.Aparecer a tela do menu de instalao. Se no aparecer, clique duas vezes em [Computador] (no Windows XP, [Meu computador]) t (SONYPMB). Se aparecer o assistente de reproduo automtica, selecione Executar Install.exe e siga as instrues que aparecerem na tela para continuar a instalao.

2 Clique em [Instalar].Aparecer a tela de modo Choose Setup Language (Escolha o idioma de instalao).

3 Selecione o idioma desejado e continue na tela aseguir. A tela Licence Agreement (Contrato de licena) aparece.

15

4 Leia o acordo cuidadosamente, clique no boto deopo para aceitar os termos do contrato e clique em [Avanar].

5 Siga as instrues da tela para terminar ainstalao. Quando a mensagem de confirmao de reinicializao aparecer, reinicie o computador seguindo as instrues na tela. Dependendo da configurao do computador, o DirectX j pode estar instalado.

6 Conecte a cmera ao seu computador quando

aparecer a mensagem de confirmao de conexo. Quando a cmera no estiver conectado ao seu computador, algumas funes no podero ser usadas, como a importao de imagens.

7 Retire o CD-ROM aps o trmino da instalao. 8 Inicie o software. Para iniciar o PMB, clique em (PMB) na rea de trabalho. Para informaes detalhadas sobre o mtodo de operao, consulte a pgina de suporte PMB (http://www.sony.co.jp/pmb-se/) (apenas em Ingls) ou clique em (Ajuda do PMB). Para iniciar o PMB a partir do menu Iniciar, selecione [Iniciar] t [Todos os programas] t (PMB). Se o PMB estiver instalado no computador ou se voc reinstalar o PMB usando o CD-ROM fornecido, voc pode iniciar todos os aplicativos pelo PMB Launcher. Para iniciar o PMB Launcher, clique duas vezes em (PMB Launcher) na ra de trabalho.Notas Inicie a sesso como Administrador. Quando PMB iniciado pela primeira vez, a mensagem de confirmao da ferramenta de informaes aparece na tela. Selecione [Iniciar]. Se o PMB j tiver sido instalado no computador e o nmero de verso do PMB for inferior do que o fornecido no CD-ROM, reinstale o PMB usando o CD-ROM fornecido.

16

Se o nmero de verso for posterior ao nmero do CD-ROM fornecido, voc precisar reinstalar o PMB. Quando voc conectar a cmera ao computador pelo cabo USB, a funo PMB disponvel ativada. Se o PMB j tiver sido instalado em seu computador e a verso do PMB for anterior a 5.0, algumas funes no sero ativadas depois da instalao do PMB usando o CD-ROM fornecido. Alm disso, voc pode iniciar o PMB ou outros softwares do PMB Launcher instalado, ao mesmo tempo. Para iniciar o PMB Launcher, clique duas vezes em (PMB Launcher) na rea de trabalho.

x Conectando a cmera ao seu computador

1 Insira a bateria com carga suficiente na cmera. 2 Ligue o computador e pressione o boto(Reproduo) na cmera. USB.

3 Conecte a cmera ao computador com um cabo Quando a conexo USB estabelecida pela primeira vez, o computador executa automaticamente um programa para reconhecer a cmera. Aguarde um momento.

x Importando imagens para o computador (Windows)O PMB permite-lhe importar imagens facilmente. Para obter detalhes sobre funes do PMB, consulte a Ajuda do PMB.

17

x Importando imagens para o computador sem utilizar o PMBQuando o assistente de reproduo automtica aparecer aps estabelecer uma conexo USB entre a cmera e o computador, clique em [Abrir pasta e ver ficheiros (arquivos)] t [OK] t [DCIM] t copie as imagens desejadas para o computador.

x Importando imagens para o computador (Macintosh)1 Conecte primeiro a cmera ao seu computador Macintosh. Clique duas vezes no cone que acabou de ser reconhecido na rea de trabalho t a pasta onde as imagens que quer importar esto guardadas. 2 Arraste e solte os arquivos de imagem no cone do disco rgido.Os arquivos de imagem so copiados para o disco rgido.

3 Clique duas vezes no cone do disco rgido t no arquivo de imagem desejado da pasta que contm os arquivos copiados.A imagem apresentada.

x Desligando a conexo USBExecute os procedimentos do passo 1 a 3 abaixo antes de: Desconectar o cabo USB. Retirar um carto de memria. Inserir um carto de memria na cmera depois de copiar as imagens da memria interna. Desligar a cmera. 1 Clique duas vezes no cone de desconexo da barra de tarefas.

2 Clique em (Dispositivo de armazenamento de massa USB) t [Parar]. 3 Confirme o dispositivo na janela de confirmao e, em seguida, clique em [OK].Nota

Arraste e solte previamente o cone do carto de memria ou o cone da unidade para o cone Lixo quando utilizar um computador Macintosh para desconectar a cmera do computador.

18

Aprendendo mais sobre a cmera (Guia do Usurio da Cyber-shot)O Guia do Usurio da Cyber-shot, que explica detalhadamente como utilizar a cmera, est includo no CD-ROM (fornecido). Consulte-o para obter instrues detalhadas sobre as vrias funes disponveis na cmera.

x Para usurios de Windows

1 Ligue o computador e insira o CD-ROM (fornecido) na unidade de CD-ROMs. 2 Clique em [Guia do Usurio da Cyber-shot]. 3 Inicie o Guia do Usurio da Cyber-shot a partir doatalho na rea de trabalho.x Para usurios do Macintosh

1 Ligue o computador e insira o CD-ROM (fornecido)na unidade de CD-ROMs. trabalho.

2 Clique em

(SONY PMB) na rea de

3 Selecione a pasta [User Guide] e copie a pasta [brp]para o seu computador.

4 Abra o arquivo index.html para acessar o Guia do Usurio da Cyber-shot.

19

Lista de cones visualizados na tela (Quando se fotografam imagens)BSmbolo Indicao Trava AE/AF Nmero ISO Velocidade do obturador Valor de abertura Valor de exposio Indicador de quadro do visor da faixa AF

zISO400 125 F2.8 +2.0EV Indicao Carga restante da bateria Aviso de bateria fraca Tam. da imagem Seleco de cena Modo de gravao cone de Reconhecimento de cena Equilbrio de branco Modo do Medidor SteadyShot Aviso de vibrao DRO Indicador de Sensib. deteco de sorriso 96

ASmbolo

CSmbolo Indicao Pasta de gravao Nmero de imagens que podem ser gravadas Mdia de gravao/reproduo (carto de memria, memria interna) Modo de flash Reduo dos olhos vermelhos Carga do flash

DSmbolo Indicao Temporizador automtico

Escala do zoom

Deteco de cara Ajustes de sequncia Quadro do visor da faixa AF Indicador do medidor de luminosidade do ponto

20

Introduo de outras funesOutras funes usadas ao fotografar ou reproduzir podem ser operadas utilizando o boto de controle ou o boto MENU na cmera. Esta cmera est equipada com um Guia de Funo que permite selecionar facilmente as funes. Durante a exibio do guia, tente as outras funes.Boto de controle

MENU

Guia de funo

x Boto de controleDISP (Ajustes de exibio na tela): permite alterar a exibio da tela. (Temporizador automtico): permite usar o temporizador automtico. (Obturador de sorriso): permite usar o modo de Obturador de sorriso. (Flash): permite selecionar um modo de flash para fotos.

x Itens de menuFotografarModo GRAV Seleco de cena Modo Fcil Direo da captura Tam. da imagem SteadyShot Ajustes de sequncia EV Selecione o modo de gravao. Selecione os ajustes predefinidos de acordo com as vrias condies de cena. Fotografe imagens usando o mnimo de funes. Ajuste a direo de movimento da cmera ao fotografar imagens em Varredura panormica. Selecione o tamanho para as imagens fixas, imagens panormicas ou arquivos de filme. Selecione o modo anti vibrao. Selecione o modo de uma imagem ou modo de sequncia. Ajuste a exposio manualmente.

21

ISO Equilbrio de branco Foco Modo Medio Sensib. deteco de sorriso Deteco de cara DRO

Ajuste a sensibilidade luminosa. Ajuste os tons de cor de uma imagem. Selecione o mtodo de focalizao. Selecione o modo do medidor que define a parte do objeto que ser medida para determinar a exposio. Ajuste a sensibilidade da funo Obturador de Sorriso para deteco de sorrisos. A cmera detecta os rostos e faz vrios ajustes automaticamente. Ajuste a funo DRO para corrigir o brilho e o contraste e melhorar a qualidade da imagem.

VisualizarModo Fcil Apresent. slides Retoque Apagar Proteger DPOF Girar Selecciona pasta O tamanho do texto aumenta e os indicadores ficam mais fceis de ver. Selecione um mtodo de reproduo contnua. Retoque uma imagem usando vrios efeitos. Apague uma imagem. Proteja as imagens. Adicione uma marca de pedido de impresso a uma imagem fixa. Gire uma foto para a esquerda ou direita. Selecione uma pasta que contm as imagens que deseja reproduzir.

22

x

Ajustar os itens

Se voc pressionar o boto MENU quando fotografar ou durante a reproduo, (Definies) ser fornecido como uma seleo final. Voc pode alterar os ajustes padro na tela (Definies).Ajustes de fotografia Linha de grade/Resoluo de exib./Zoom digital/Red. olhos verm. Alarme sonoro/Language Setting/Guia de funo/Cor do visor/Econo. de energia/Inicia/Sada de vdeo/Conexo USB/Ajustes LUN Formatar/Cria pasta GRAV./Altera pasta GRAV./Apaga pasta GRAV./Copiar/Nmero do arquivo Ajuste de regio/Ajuste data e hora Definies Relgio * Se um carto de memria no estiver inserido, (Ferramenta memria interna) ser exibido e apenas [Formatar] e [Nmero do arquivo] podero ser selecionados.

Defini Principais

Ferramenta carto de mem*

Foto Panormica (funo Varredura panormica). (Sweep Panorama) Detector de Sorrisos (funo Obturador de sorriso) (Smile Shutter) Detector de Faces (funo Deteco de face. (Face Detection)

23

Nmero de fotos e tempo de gravao de filmesO nmero de fotos e o tempo de gravao podem variar de acordo com as condies de gravao e do carto de memria.

x Fotos(Unidades: Imagens) Capacidade Tamanho 10M VGA 16:9(7M) Memria interna Aprox. 6 MB 1 35 1 Carto de memria 2 GB 440 11000 520

x FilmesA tabela abaixo mostra os tempos mximos de gravao aproximados. Estes so os tempos totais que correspondem a todos os arquivos de filme. O tamanho dE arquivo de filme gravvel de at aprox. 2 GB para cada arquivo.(Unidades: hora : minuto : segundo) Capacidade Tamanho VGA QVGA Memria interna Aprox. 6 MB 0:00:05 0:00:15 Carto de memria 2 GB 0:25:00 1:15:00

Notas sobre o uso da cmeraAlterando o ajuste de idioma Para exibir a tela de ajuste de idioma, pressione o boto MENU e selecione (Definies) t (Defini Principais) t [Language Setting]. Sobre uso e cuidados Evite o manuseio brusco, a desmontagem, modificao, o choque fsico ou impacto como batidas, quedas ou pisadas no produto. Muito cuidado com a lente. Notas sobre gravao/reproduo Antes de iniciar a gravao, faa um teste para certificar-se de que a cmera esteja funcionando corretamente.

24

A cmera no prova de poeira, de respingos ou dgua. No deixe a cmera entrar em contato com a gua. Se entrar gua na cmera, podem ocorrer problemas de funcionamento. Em alguns casos, a cmera no poder ser reparada. No aponte a cmera para o sol ou para outra fonte de luz. Isso pode causar problemas de funcionamento. Se ocorrer condensao da umidade, remova-a antes de usar a cmera. No sacuda nem bata na cmera. Isso pode causar problemas de funcionamento e talvez voc no consiga mais gravar imagens. Alm disso, a mdia de gravao pode tornar-se inutilizvel ou os dados da imagem podem ser danificados. No utilize/guarde a cmera nos seguintes locais: Locais extremamente quentes, frios ou midos Em locais, como no interior de um automvel estacionado no sol, o corpo da cmera pode ficar deformado e isso pode causar um mau funcionamento. Sob a luz direta do sol ou prximo de uma fonte de calor O corpo da cmera pode perder a cor ou se deformar, o que pode causar um mau funcionamento. Em locais sujeitos s vibraes Prximo de um local que gere fortes ondas de rdio, emita radiao ou campo magntico. Caso contrrio, a cmera pode no gravar ou reproduzir imagens corretamente. Em locais com areia ou empoeirados Tenha cuidado para no deixar a areia ou p entrarem na cmera. Se isso acontecer, pode provocar um mau funcionamento na cmera e, em certos casos, esse mau funcionamento pode no ser reparvel. Transporte No se sente numa cadeira ou outro local com a cmera no bolso de trs das calas ou da saia. Isso pode causar um mau funcionamento ou danificar a cmera. Sobre a pilha Evite o manuseio rude, desmontagem, modificao, choque fsico ou impactos como martelar, deixar cair ou pisar na pilha. No use uma pilha deformada ou danificada. No use uma pilha usada com uma pilha nova ou tipos diferentes de pilhas. Remova as pilhas da cmera quando no for operar a cmera por longos perodos, ou quando as pilhas chegarem ao fim da vida til.

25

Notas sobre a tela LCD e a lente A tela LCD fabricada com uma tecnologia de altssima preciso para que mais de 99,99% dos pixels funcionem para uso eficaz. Contudo, alguns pontos pretos e/ou brilhantes (branco, vermelho, azul ou verde) podem aparecer na tela LCD. Esses pontos so normais do processo de fabricao e no afetam a gravao. Sobre a temperatura da cmera A cmera e as pilhas podem se aquecer devido ao uso contnuo, mas isso no se trata de um mau funcionamento. Aviso sobre direitos autorais Programas de televiso, filmes, fitas de vdeo e outros materiais podem estar protegidos pelas leis de direitos autorais. A gravao no autorizada destes materiais pode violar as clusulas das leis de direitos autorais. No ser dada nenhuma compensao para danos no contedo ou falhas de gravao A Sony no oferece nenhuma indenizao no caso de falha de gravao ou de perda ou danos ocorridos no contedo gravado devido a um mau funcionamento da cmera ou mdia de gravao, etc.Limpeza da superfcie da cmera

Limpe a superfcie da cmera com um pano macio levemente umedecido com gua e depois seque-a com um pano limpo e seco. Para evitar danos no acabamento ou na parte externa da cmera: No exponha a cmera a produtos qumicos como diluentes, benzina, lcool, lenos umedecidos descartveis, repelente de insetos, filtros solares ou inseticidas.

26

Especificaes tcnicasCmera [Sistema]Dispositivo de imagem: CCD colorido de 6,14 mm (do tipo 1/2,9), Filtro de cor primria Nmero total de pixels da cmera: aprox. 10,3 megapixels Nmero efetivo de pixels da cmera: aprox. 10,1 megapixels Lente: zoom de 4 f = 4,0 mm 16,0 mm (28 mm 112 mm (equivalente a filme de 35 mm)) F3,0 (W) F5,7 (T) Controle de exposio: exposio automtica, seleo de cena (9 modos) Equilbrio de branco: Automtico, Luz do dia, Nublado, Fluorescente 1/2/3, Incandescente, Flash Intervalo de gravao para o modo de sequncia: aprox. 1,5 segundos Formato de arquivo: Fotos: compatvel com JPEG (DCF Ver. 2.0, Exif Ver. 2.3, MPF Baseline), compatvel com DPOF Filmes: AVI (JPEG em movimento) Mdia de gravao: memria interna (aprox. 6 MB), Memory Stick Duo, carto SD Flash: alcance do flash (sensibilidade de ISO (ndice de exposio recomendado) ajustado para Auto): aprox. 0,5 m a 3,0 m (W)/ aprox. 0,5 m a 1,5 m (T)

[Conectores de entrada e sada]Terminal (USB)/A/V OUT: sada de vdeo sada de udio (mono) Comunicao USB Comunicao USB: Hi-Speed USB (USB 2.0)

[Tela LCD]Painel LCD: unidade TFT de 6,7 cm (do tipo 2,7) Nmero total de pontos: 230 400 (960 240) pontos

[Alimentao, geral]Alimentao: pilhas alcalinas tipo AA (2), 3 V HR15/51: HR6 pilhas de Nquel Metal Hdrico (tamanho AA) (2) (no fornecidas), 2,4 V ZR6 pilhas Primrias de xido de Nquel (tamanho AA) (2) (no fornecidas), 3 V Consumo de energia (durante a captura de imagens): 1,1 W Temperatura de operao: 0C a 40C Temperatura de armazenamento: 20C a +60C Dimenses (compatvel com CIPA): 99,0 mm 61,0 mm 29,3 mm (L x A x P) Peso (compatvel com CIPA): Aprox. 167 g (incluindo duas pilhas e Memory Stick Duo) Microfone: mono Alto-falante: mono Exif Print: compatvel PRINT Image Matching III: compatvel

27

Projeto e as especificaes tcnicas sujeitos a alteraes sem prvio aviso.

Marcas comerciais As marcas a seguir so marcas comerciais da Sony Corporation. , Cyber-shot, Memory Stick PRO Duo, Memory Stick PRO-HG Duo, Memory Stick Duo Windows uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros pases. Macintosh uma marca comercial registrada da Apple Inc. O logotipo SDHC uma marca comercial da SD-3C, LLC. Alm disso, os nomes do sistema e de produtos usados neste manual so, em geral, marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de seus respectivos desenvolvedores ou fabricantes. Contudo, as marcas ou no so usadas em todos os casos neste manual.

Informaes adicionais sobre este produto e respostas s perguntas frequentes podem ser encontradas no Website do Apoio ao Cliente.

http://esupport.sony.com/BR/

28

29

30

T E RM O D E G ARA N TI AI-CONTEDO E PRAZO DE GARANTIA 1. A Sony Brasil Ltda. garante o produto acima identificado, o qual foi recebido devidamente lacrado, pelo prazo de 24 (vinte e quatro meses), includo o da garantia legal (primeiros noventa dias), contados a partir da aquisio pelo primeiro consumidor, contra defeitos de projeto, fabricao, montagem, ou solidariamente em decorrncia de vcios de qualidade do material, que o torne imprprio ou inadequado ao consumo a que se destina. 2. A Garantia acima mencionada no se refere aos acessrios que acompanham este produto, sendo que para estes o prazo de 90 (noventa) dias conforme legislao. 3. A Garantia se faz mediante a exibio deste termo, bem como da Nota Fiscal correspondente. II- EXCLUDENTES DA GARANTIA 1. O presente Termo exclui despesas de transporte, frete, seguro, constitudos tais itens, nus e responsabilidade do consumidor, alm de no cobrir: a) peas que se desgastam naturalmente com o uso regular, tais como cabeas gravadora/ reprodutora, cabo de microfone, cabos e espumas dos fones de ouvido, agulha, lmpadas de mostrador, etc. (para linha udio, vdeo e TVs com vdeo integrado); b) bateria de ltio, bateria de hidreto de metal nquel (Ni-MH), pilhas AA, pilhas AAA; c) danos parte externa do produto (gabinete, painel, acabamentos, botes, etc.), bem como peas e acessrios sujeitos quebra causada por maus tratos; d) manuseio inadequado, indevido aos fins a que se destina, em desacordo com as recomendaes do Manual de Instrues. 2. Esta garantia no compreende produtos que tenham sido adquiridos usados, recondicionados ou vendidos no estado. III-INVALIDADE DA GARANTIA 1. A Garantia fica automaticamente invalidada, se: a) no for apresentada a Nota Fiscal de venda no Brasil, ou documento fiscal equivalente, conjuntamente com o Termo de Garantia; b) o produto for ligado em rede eltrica fora dos padres especificados ou sujeita a flutuao excessiva de voltagem; c) o produto for aberto para conserto, manuseado ou tiver o circuito original alterado por tcnico no autorizado ou no credenciado; d) o nmero de srie do produto for removido ou alterado;

Modelo: DSC-S3000

e) o produto for utilizado em ambientes sujeitos a gases corrosivos, umidade excessiva ou em locais com altas/baixas temperaturas, poeira, acidez, etc.; f) o produto sofrer qualquer dano por acidente (quebra), ou agente da natureza (raio, enchente, maresia, etc.); g) o produto for manuseado ou usado em desacordo com o Manual de Instrues que o acompanha; h) qualquer modificao for introduzida no aparelho, no prevista no Manual de Instrues.

IV- FORMA E LOCAL DE UTILIZAO DA GARANTIA 1. Para usufruir desta garantia adicional legal, o consumidor dever utilizar-se de um dos Postos de Servio Autorizado Sony, dentre aqueles que constam na relao que acompanha o produto. 2. Esta Garantia vlida apenas em territrio brasileiro. 3. O transporte do produto ao Posto de Servio Autorizado de responsabilidade do consumidor.

ATENOEste Termo de Garantia s tem validade quando acompanhado da Nota Fiscal correspondente. Conserve-os em seu poder.

Unidade comercial: Sony Brasil Ltda. Rua Inocncio Tobias, 125, Bloco A, Barra Funda So Paulo - SP - CEP 01144-000 Central de Relacionamento Sony: 4003 SONY (7669) - Capitais e regies metropolitanas 0800 880 SONY (7669) - Demais localidades (http://www.sony.com.br)