substancias psicoactivas

14

Upload: jorgedcfaria

Post on 19-Jun-2015

76 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Substancias psicoactivas
Page 2: Substancias psicoactivas

Substâncias psicoactivas são todas aquelas que, consumidas de determinada forma, produzem efeitos , no funcionamento da mente, alterando (mais ou menos) as sensações, os pensamentos, a percepção.

São muitas as substâncias químicas ou naturais com efeitos psicoactivos. Existem substâncias psicoactivas legais (café, cacau, açúcar), substâncias legais com proibição de venda a menores (álcool, tabaco), substâncias ilegais excepto sob receita médica (calmantes, soníferos, anti-depressivos) e substâncias ilegais (derivados do cannabis, da coca e dos cogumelos mágicos.

Page 3: Substancias psicoactivas

A duração, a intensidade, o tipo de efeitos e os riscos do consumo de uma substância psicoativa dependem também do local pela qual é consumida (oral, fumada, snifada, injectada).

Tomar substâncias por vias erradas não produz efeitos psicoactivos mas pode até ser letal.

Os efeitos dependem também da dose consumida. A dose varia de pessoa para pessoa, consoante o peso, o grau de tolerância ou habituação aos efeitos. No entanto, há limites: algumas substâncias podem ser fatais por overdose.

Page 4: Substancias psicoactivas
Page 5: Substancias psicoactivas
Page 6: Substancias psicoactivas

Tem como principal componente o etanol. É um depressor do Sistema Nervoso e resulta do processo de fermentação de matérias açucaradas.

O álcool é uma substância enraizada na cultura ocidental e o seu consumo é socialmente aceite. O que não quer dizer que não tenha riscos.

Os efeitos do álcool dependem… - não só da substância (dose, pureza, misturas…)- mas também de quem consome (estado de espírito, expectativas, habituação)

Os efeitos do álcool podem passar por…- visão turva, reacções mais lentas- facilidade de comunicação e desinibição social- bem-estar, euforia, redução da ansiedade, relaxamento- movimentos descoordenados, desidratação

Page 7: Substancias psicoactivas

É uma planta com mais de 60 substâncias psicoactivas (cannabinóides). De todas estas substâncias, a mais importante a nível psicoactivo é o THC (Tetrahidrocannabinol).Há várias espécies que variam no tipo e concentração de princípios activos.

Do Cannabis pode-se obter Marijuana ”erva” (flores da planta) e Haxixe (resina da planta).Pode ser fumada (charro, cachimbo, cachimbo de água…), ingerida (space-cookies, space-cake, iogurte…) ou tomada com vaporizador

Os efeitos do cannabis dependem…- não só da substância (dose, pureza, misturas, via de administração).- mas também de quem consome (estado de espírito, expectativas, habituação).

.

Page 8: Substancias psicoactivas

Fumada: os efeitos sentem-se quase de imediato e têm o seu pico cerca de 20 minutos depois, durando a experiência 1 a 4 horas. Ingerida: os efeitos demoram mais a sentir-se (1 a 2 horas), são mais intensos e duram mais tempo (3 a 10h).

Em doses altas, os efeitos acentuam-se e pode surgir:-alteração da noção do tempo;-nervosismo, ansiedade, pânico e paranoía;-confusão, cansaço mental.

os efeitos da cannabis podem passar por…-aumento da sensibilidade aos estímulos visuais, auditivos;-mudanças subtis de pensamento e de expressão; atenção dispersa (facilidade de abstracção e dificuldade de concentração); criatividade …bem-estar, riso fácil, sensação de relaxamento; …boca seca, olhos vermelhos, aumento do apetite, alteração do ritmo cardíaco. Os efeitos também variam se:

Page 9: Substancias psicoactivas

É um estimulante de acção rápida e intensa, obtida da planta de coca. Tem também acção como anestésico local.Pó branco cristalino, de sabor amargo, insolúvel na água e que não resiste a altas temperaturas.Pode ser snifada ou injectada.Da cocaína pode ser obtida a base (crack), própria para fumar.A dose activa de cocaína (mínima para produzir efeitos psicoactivos) é de 20 a 30 mg.

Os efeitos da cocaína dependem…- não só da substância (dose, pureza, misturas, via de administração…)- mas também de quem consome (estado de espírito, expectativas, habituação…)Pela via nasal (snifada), os efeitos surgem em 2 a 5 minutos após o consumo e duram cerca de 30 a 60 minutos.

Page 10: Substancias psicoactivas

Os efeitos podem passar por:-sensação de energia e resistência ao esforço; bem-estar e euforia; confiança e segurança nas capacidades pessoais-desinibição e facilidade nos contactos sociais; pensamento acelerado-subida da temperatura corporal e suores; aumento do ritmo cardíaco e da tensão arterial; aumento do desejo sexual e dificuldades de ejaculação; menor sensibilidade à dor; falta de apetite.

Com doses altas os efeitos intensificam-se e pode surgir:- menor percepção do perigo - dificuldade de concentração- ansiedade, agitação, insónias- humor instável, agressividade - alucinações- problemas cardíacos; hipotermia (temperatura corporal demasiado alta)- temores, convulsões, coma ou morte (por alteração cardíaca ou hemorragia cerebral).

Page 11: Substancias psicoactivas

Existem inúmeras espécies de cogumelos psicoactivos, com efeitos psicadélicos e mais ou menos alucinogénicos. Os cogumelos psilocibos podem ser ingeridos frescos ou secos. Podem ser comidos, absorvidos na boca por alguns minutos (sub-lingual) ou bebidos numa infusão (chá). Também podem ser fumados.

Os efeitos dos cogumelos dependem:- da substância (dose, pureza, misturas, via de administração...)- Mas também de quem consome (estado de espírito, expectativa, habituação...)

Page 12: Substancias psicoactivas

Como outras substâncias psicadélicas, os efeitos dos cogumelos podem variar entre o sublime e o assustador.Os primeiros efeitos podem demorar 1 ou 2 horas a surgir, se os cogumelos forem engolidos ou tomados em chá com o estômago cheio. Com o estômago vazio meia hora pode ser suficiente. Absorvidos debaixo da língua provocam efeito mais rapidamente, em cerca de 15 minutos. A subida é gradual e atinge o seu pico cerca de 1 hora depois. A duração da experiência pode variar entre 6 a 8 horas.

Os efeitos dos cogumelos podem passar por ….- maior sensibilidade aos estímulos; alteração da percepção da realidade e da noção de tempo; visões de olhos abertos e de olhos fechados; alucinações.- Sentimentos invulgares e mais intensos que habitualmente; criação de laços emocionais facilitada; sensação de fusão com o mundo e diluição das fronteiras do corpo; sensação de comunicação com o outro e com o mundo.– Náuseas; vómitos; aumento da temperatura corporal; pressão sanguínea e ritmo cardíaco; dilatação das pupilas; arrepios.

Page 13: Substancias psicoactivas
Page 14: Substancias psicoactivas