sum up - dezembro-janeiro 2015

14
Dezembro-Janeiro

Upload: henrique-vieira-mendes

Post on 07-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Newsletter do Parlamento Europeu dos Jovens Portugal

TRANSCRIPT

Page 1: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

Dezembro-Janeiro

Page 2: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

SUM UPDezembro-Janeiro

APPEJ – Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens/European Youth Parliament Portugal Rua da Concórdia 45, 4465-601, Leça do Balio, Porto, Portugal www.pejportugal.com · [email protected]

Estimados associados, neste mês de Janeiro trazemos a primeira novidade de 2015. Doravante, em prol da qualidade, informatividade e pertinência do conteúdo da Sum Up, esta passará a ter edições bimestrais. Desta forma, poderemos oferecer-vos uma newsletter mais atrativa à leitura e exploração do que é o EYP, o EYP Portugal e ainda a Europa.

Relembramo-vos que este é também o vosso espaço. Se quiserem ver textos vossos publicados, basta que os enviem para [email protected] até ao dia 15 de cada mês!

Esperamos que este seja um ano repleto de sucessos pessoais, profissionais e PEJistas!

Page 3: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

2014 em Revista

VIII Sessão PEJ Escola do Padrão da Légua

De Braga a...Braga, foi assim o nosso ano!

IV Sessão Inter-escolas

Page 4: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

I Sessão PEJ Escola Garcia de Orta

30ª Sessão de Seleção Nacional

Page 5: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

IV Sessão Concelhia de Matosinhos

31ª Sessão de Seleção Nacional

Page 6: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

Nos passados dias de 13 e 14 de Dezembro de 2014, Coimbra viu-se assombrada por jovens PEJistas que rumaram a esta cidade para um dos eventos mais pacatos do EYP Portugal: o ENA! de Natal.

No sábado de manhã, após toda a gente ter feito o check-in na Pousada da Juventude e de ficar à espera que os atrasados apareces-sem (e tal aconteceu, como por magia) seguiu toda a gente para a Faculdade de Economica de Coimbra, para dar início à Assembleia Geral de Associados.

Durante a Assembleia Geral, como de cos-tume, foram discutidos inúmeros assun-tos: deu-se a leitura e aprovação da ata da Assembleia Geral anterior, a apresentação e aprovação do Plano Anual de Atividades para 2015, propostas de alterações aos Regulamento e Estatutos da APPEJ e ain-da a proposta de atribuição de distinções honorárias para as nossas caras Professora Eduarda e Sílvia Bastos, entre outros.

Novamente, como de costume, a Assembleia Geral de Associados demorou mais tempo do que o previsto, mas este atraso não tirou o ânimo aos nossos sócios, que durante a parte da tarde relembraram os seus tempos de del-egados e arregaçaram as mangas para encon-trar soluções ou melhorias para dificuldades

que a Associação tem vindo a encontrar. Dos assuntos discutidos fizeram parte a melhor forma de “angariar” sócios após as Sessões, como arranjar mais financiamento para os eventos da APPEJ e qual a melhor forma de tirar mais proveito das NSCs.

Como sempre, seguiu-se o jantar de Na-tal que contou com uma troca de prendas, comida não muito má e um show de músicas da Disney que os nossos associados tão bem cantaram.

Com este espírito, fomos para a festa e os ânimos redobraram - como em qualquer festa em que estejam PEJistas presentes!

Na manhã de domingo, foi possível ver que a noite anterior foi animada. No entanto, os nosso associados estavam prontos para debater as “moções” que tinham realizado na tarde do dia anterior. Durante um debate moderado pela Ana Isabel e pelo Henrique, os participantes do ENA! tiveram a opor-tunidade de debater e dar ideias de forma a que a APPEJ possa crescer e tornar-se ainda melhor.

Após um almoço rápido, deram-se as despe-didas – todas elas com a certeza de que só durarão até ao próximo ENA!, em Maio.

Nos passados dias 13 e 14 de Dezembro, Coimbra recebeu o já tradicional ENA!Natal. Des-de trocas de prendas a debates sobre como melhorar a nossa Associação, eis aqui o que aconteceu. Para o ano há mais!

ENA!tal

Page 7: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

A União Europeia dispende 109 mil milhões por ano devido à vi-olência contra as mulheres.

O Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE) apresentou um es-tudo que demonstra que a violência doméstica, para além dos problemas humanos que causa, acarreta também dispendiosos custos monetários, ten-do um grande impacto económico na União Europeia. O EIGE estima que os países-membros gastam mais de 109 mil milhões de euros anualmente em despesas relacionadas com este tipo de problema.

Estes custos estão associados com cuidados médicos, processos judici-ais, serviços sociais e ainda perdas económicas directamente conse-quentes da violência de género. Segun-do um comunicado que acompanha o estudo do EIGE, estes crimes “afe-tam a vítima, a sua família ime-diata, a sociedade e a economia a tal nível que chegam a abrandar o seu funcionamento normal”.

Considerando a informação obtida at-ravés do “Estudo para estimar os cus-tos da violência de género na União Eu-ropeia”, e de acordo com a directora do EIGE, Virginija Langbakk, é necessário “Criar políticas adequadas na União Europeia requer que haja dados quan-titativos e qualitativos com urgência, de forma a medir o custo real da violên-cia contra as mulheres”.

Sylbia Walby, da Universidade de Lan-caster, afirma que os 109 mil milhões de euros anuais dispendidos com a vi-olência contra as mulheres serão uma “estimativa conservadora, apesar de

representar cerca de 0,8% do PIB da União Europeia. A mesma acrescenta que “Neste relatório não incluímos, por exemplo, os custos para os filhos das vítimas ou para as suas famílias”.Foi a primeira vez que se fez um estu-do com o objectivo de estimar o custo económico deste tipo de violência a nível Europeu. Para tal, foram reunidos dados do Reino Unido que posterior-mente se extrapolaram aos restantes estados-membros, ajustando-os quan-do necessário.

55 milhões de mulheres Europe-ias são afetadas por este tipo de violência, de acordo com um estudo de 2014 realizado pela Agência Euro-peia para os Direitos Fundamentais – cerca de 22% das mulheres na Europa já sofreram maus tratos do seu parceiro ou ex-parceiro.

“As mulheres sofrem feridas e lesões físicas graves, mas também outros problemas, como depressão. A violên-cia de género tem um impacto enorme a longo prazo na saúde das mulheres”, explica Karin Helweg-Larsen, investi-gadora da Universidade de Copenhaga.

De acordo com o EIGE, são estima-das despesas devidas à prevenção da violência de género na União Europeia de cerca de 3 mil mil-hões de euros – apenas 3% do cus-to anual deste tipo de violência.

EUROPA AGORAO Europa Agora é um segmento dedicado a abordar um tema atual da Europa. Este mês, a Rita Ferreira debruça-se sobre o custo, não só pessoal, mas monetário da violência domésti-ca contra as mulheres na Europa.

Page 8: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

Falta menos de um mês para o Academic Forum, que terá lugar na cidade do Porto, nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro. Os Head-organisers, Rita Ferreira e Bruno Moreira, revelam como têm sido os últimos meses de preparação!

Quando começámos a organizar este evento, não tínhamos perfeita noção do quão difícil e desafiante seria. Tín-hamos, desde o início, uma imensa vontade de organizar um fórum universitário que fosse recebido com mais entusiasmo, que trouxesse algo de inovador à comunidade PEJista e que a aproximasse dos jovens universitários. Sabíamos que, para isso acontecer, teríamos de nos superar não só em criatividade mas também em trabalho e empenho.

Face a estes desafios, o entusiasmo inicial, ao invés de esmorecer, foi crescendo. Cada obstáculo que ultrapas-samos é uma vitória e as ideias que vamos tendo levam-nos a pensar que temos tudo para organizar um ótimo evento.

A ausência ou escassez de espaços para debate e diálogo intercultural no meio universitário foram, juntamente com o continuo interesse dos estudantes deste ensino no PEJ, a principal razão que nos levou a agarrar esta opor-tunidade e a querer divulgá-la o mais possível. Acreditamos que este Academic Forum trará uma experiência en-riquecedora para todos os que nele participarem, abrindo caminho a discursos mais tolerantes e conhecedores.

Para além de tudo isso, temos a certeza que este será mais um momento inesquecível em que todos os envolvi-dos irão ultrapassar dificuldades e superar-se a si próprios, em que vai certamente haver espaço para construir e solidificar amizades e trocar experiências.

EYP.PT

Page 9: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

PT.EYPEste mês, o José Feio descreve-nos a sua experiência enquanto chair na 16ª Sessão de Seleção Nacional do EYP Turkey, em Istambul.

Ir a sessões no estrangeiro tem sempre a sua magia.

De um momento para o outro vemo-nos no meio de um grupo de pessoas que não conhecemos, com nomes que mal conseguimos pronunciar, num local onde nunca estivemos e às vezes até sobre o qual mal ouvimos falar.

São também uma oportunidade para expandir horizontes, ver as coisas que cá fazemos serem feitas de outra forma.Sabiam por acaso que nas sessões nacionais turcas o aloja-mento dos delegados não está a cargo da organização mas sim das escolas? Ou que, supostamente, só os delegados selecionados podem depois inscrever-se como membros do EYP Turkey?

A diferença sempre nos faz pensar e repensar o modo como olhamos e fazemos o que fazemos.Ser chair é uma posição muito privilegiada.Os delegados chegam, e logo se vê neles aquele olhar de quem anseia por uma nova experiência. De quem não sabe bem onde está a entrar mas que não deixa o desconhecido assusta-lo, muito pelo contrário. E quem procuram eles com esse olhar? Procuram alguém que os guie nesse de-sconhecido, que os ajude e que os acompanhe durante toda essa nova experiência quase a começar.

Os chairs representam o principal contacto dos delegados com o resto (a sessão, a organização em si). São também a sua âncora. O grupo a quem eles mais se apegam e em quem mais confiam porque com ele mais tempo passam.Cada um à sua maneira, os chairs deixam uma forte marca em cada um dos seus delegados. Sempre que pensarem naquela sessão. O seu chair será das primeiras pessoas que lhe virão à cabeça.E mais do que um privilégio, isso é uma responsabilidade e acima de tudo, um desafio.Um desafio de puxar não só por nós mas essencialmente por eles.De criar um ambiente único, adaptado às dinâmicas espe-cificas do grupo e que se readapte com as mudanças deste. Um ambiente que promova o encarar desta experiência na sua unicidade e na qual se promova o máximo desenvolvi-mento quer pessoal quer académico de todos os quais a ela se quiserem dedicar.

E a cada experiência que se tem, mais se quer. Novos ob-jectivos se desejam. Quando se domina o básico passa-se

ao resto. Aos detalhes. Passamos da abordagem standard à nossa abordagem. Questiona-se o que se faz e adapta-se o que se faz, a nós, ao ambiente que encontramos e, essen-cialmente, a eles. Porque no fundo são eles que são o foco. Eles os delegados.

Poderia dizer que esta sessão em Istambul foi mais uma, mas mesmo quando se faz muitas sessões, elas nunca são mais umas. Porque, pelo menos a meu ver, uma das car-acterísticas essenciais de cada sessão é exactamente, não serem apenas mais uma.

Cada experiência que passa é uma exploração de novos horizontes. Um encontro com novas pessoas. Diferentes formas de fazer as coisas e encarar esta organização. É única em si, nas pessoas que a compuseram e no que cada pessoa que nela participou dela retirou.

E assim foi. Fica apenas a esperança que assim continue a ser, noutras datas, com outras pessoas, algures por esta Europa fora.

Page 10: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

EYP INTERNATIONALA 1 de Janeiro tomou posse o novo GB. Ainda não sabes quem são? Não te preocupes, pois neste segmento ajudamos-te a descobrir “who-is-who”!

Anya Suprunenko (UA)

Teve o seu primeiro evento em 2007;De 2010 a 2011 foi Vice-Presidente do EYP Ukraine, tendo assumido a presidência no período de 2011 a 2012;

Estudou Economia Internacional na Universidade Nacional de Economia de Kiev, estando neste momento a estudar em Berlim.

Hans Maes (BE)

Teve o seu primeiro evento em 2008;Antigo Representante do EYP Belgium no BNC, dentro da sua posição na Di-reção de Coordenador Internacional, foi ainda Coordenador de Fundraising na Direção do EYP Belgium;

Atualmente é também Membro dos Academic Council e Regional Develop-ment Council.

Zahra Runderkamp (NL)

Teve o seu primeiro evento em 2009;Foi membro da Direção do EYP NL enquanto Alumni Coordinator, tendo depois presidido este Comité Nacional.

Atualmente é também Membro do Development Council;

Magnus Hall (SE)

Membro Professor do GB proveniente da Suécia.

Estudou na Universidade de Notting-ham.

Sophie Hall (CH)

Teve o seu primeiro evento em 2009;Membro silencioso do EYP CH desde 2010, foi Vice-Presidente no mandato que teve início no início de 2011.

Para além de ter sido representante do EYP Switzerland no BNC, foi também Coordenadora do BNC.

Estudou Política e Filosofia.

Jari Marjelund (FI)

Teve o seu primeiro evento em 2005;Foi presidente do EYP Finland;

Presidiu a 74ª Sessão Internacional do EYP em Tbilisi;

Estudou Relações Internacionais na Universidade de Tampere.

Page 11: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

PACK & GO

QUANDO: 14-18 de MaioDEADLINE CANDIDATURA: domin-go, 15 de FevereiroLINK PARA APP FORM: http://goo.gl/ZsFKBQ

“The session will take place from 14th until the 18th of May in Tallinn, the capital of Estonia. The theme of the session is “Co-operation” and the event will gather around 150 participants from all over Europe.

This University Forum will be head or-ganised by the lovely Triin Kaup and presided by the incredible Dorothea Weber from Germany.

We are looking for 2 Vice-Presidents, who will not be chairing, at least 8

Viajando sozinho ou acompanhado, uma Sessão ou Fórum lá fora pode ser uma experiência tão ou mais marcante quanto ser delegado pela primeira vez. Tentem a vossa sorte. Pode custar ouvir um não, mas acreditem que, a longo prazo, vai custar mais não ter tentado. Just apply, pack & go!

Chairpersons, 1-2 Editor(s), 1-2 Edito-rial Assistant(s) and 8 Journalists. The deadline for applications is the 1st of February 23:59 CET and 5th of February 23:59 CET for Journalists. Completed forms are to be sent to [email protected].

Officials are kindly asked to arrive one day prior to the session – on the 13th of May 12PM. There is no participation fee for Officials, however travel costs will not be reimbursed.

The selection panel will consist of the Head Organiser, the President of the session and a board member of TEN (EYP Estonia).”

3rd University Forum Tallinn – EYP EE

Regional Selection Sessions - EYP RO

QUANDO: 28-30 de Março, 3-5 de Abril, 24-26 de AbrilDEADLINE CANDIDATURA: quin-ta-feira, 5 de FevereiroLINK PARA APP FORM: http://www.eypromania.eu/en/

“If you’re interested in the chairing experience, it´s your chance to apply as one for the EYP Romania Regional Selection Sessions. Your first time? Don’t worry, you will be chairing to-gether with experienced members EYP Romania is delighted to launch the call for chairpersons for our Spring round of Regional Selection Sessions 2015.

If you are an experienced EYP mem-ber, or if you want to be a chairperson for the first time, we are waiting for

your application form at [email protected]. The sessions will take place in: Muntenia: 28.03 - 30.03.2015; Buste-ni-Prahova Transylvania: 03 - 05.04.2015; Buste-ni-PrahovaMoldavia: 24 - 26.04.2015; Oglinzi-Neamt

The Session’s motto is “Develop our-selves, develop Europe!”. Gathering around 90 participants, the session will consist of a day of Teambuilding, one day of Committee Work and one day of General Assembly. Deadline for application: 15.02.2015. You can find the related documents here. For more info please contact us at [email protected].

Page 12: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

Training 2015 Busteni – EYP RO

QUANDO: 26-28 de MarçoDEADLINE CANDIDATURA: domingo, 15 de FevereiroLINK PARA APP FORM: http://www.eypromania.eu/en/

“Do you want to go further in EYP? Would you like to learn the very latest in group psychology and chairing? To know what a real journalist is made of? Or to discover what hap-pens behind the scenes as an organizer? Are you interested in teaching others what you have already learned in EYP? If the answer to any of these questions is yes, then this is your chance to get a glimpse of the EYP experience as an official during EYP Romania’s training held in Bușteni between 26-28.03.2015. The training will consist of two days, comprising not only trainings for chairpersons, organisers and journalists, but also free time, interactive competitions and parties. We are waiting for your applications form at [email protected] before the deadline: 15.02.2015. The related documents and further information can be found here. Should you have any other questions, do not hesitate to contact us at [email protected] you in Bușteni!”

Desejas candidatar-te a uma sessão ou fórum, mas não sabes a que posição te queres can-didatar ou estás mais preparado? Experimenta este quizz, pode ser que te dê uma ajuda.

QUE TIPO DE EYPER ÉS TU?

1 - O que mais te chama a atenção num evento do PEJ?

a) as moções a serem apresentadas, os discursos e debates interessantes!b) Team building e o committee work. Ah e Direct responses!c) adoro ler os jornais, ver as fotos e os vídeos emoti-vos no final.d) o quão bem organizado ele está.

2 - Se voltasses a estar em CW como delegado, que atitude achas que terias naturalmente?

a) Time management is essential!b) “ tenho de orientar os meus colegas, eles falam

todos ao mesmo tempo “c) “ tenho de registar tudo o que está a ser dito! É muita informação e não se pode perder nada”d) ajudaria todos em todas e quaisquer tarefas!

3 - Quão observador e analítico te consideras?

a) um autêntico analista! Até podia estar no “ criminal minds”b) diria que tenho “olhos de lince”c) gosto de observar o mundo e o ambiente em meu redord) estou sempre ocupado, não tenho tempo para aná-lises.

4 - O apocalipse deu-se! Tu és um sobrevivente

Page 13: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015

quatro ou mais a) - Member of the BoardO dinamismo e o multi-tasking já fervem dentro de ti, fruto de alguns anos de experiência por estas bandas. Além disso sabes tudo o que está a acontecer à tua volta e preocupaste com que tudo corra bem a todos os níveis. E claro, tens aquela paixão pelo lado académico do EYP muito latente. Está na hora de moderares uns debates!

quatro ou mais b) - ChairpersonFocas-te sempre nas características de todos os individúos com quem trabalhas e o teu impulso natural é guiá-los e facilitar a ac-tividade em que estejam inseridos. Preparar topic overviews, fazer pesquisas e corrigir moções são trabalhos que muito facilmente te agradarão. Juntando o teu lado académico e os teus skills de liderança, tens tudo para tornar o Committee work num processo fácil e agradável. You’re recognized!

quatro ou mais c) Media teamEscrever é a tua praia, fotografar está-te no sangue.. Simples-mente adoras e não há momento que passes sem equacionar como poder expressá-lo através de imagens ou palavras. Procuras o mais engraçado e mais genuíno nas pessoas com quem comunicas e esse aspecto é essencial no trabalho jornalístico. Procurar ser informado e transmitir informação parece ser algo para o qual tens muita aptidão. Não pares!

quatro ou mais d) OrganiserPara ti, tudo tem de estar a funcionar a tempo e horas e para toda a gente! Constantemente procuras certificar-te que todas as condições estão reunidas para um momento correr na perfeição. Estás sempre pronto para resolver qualquer situação e para re-sponder a qualquer ocorrência espontânea. Com certeza, és uma pessoa prestável, muito educada e sorridente! That’s an orga!

juntamente com um grupo de 40 PEJistas. O que procurarias fazer?

a) realizar logo uma GA para resolver as nossas difi-culdades. Alele!b) potenciava as melhores qualidades de cada um.c) ocupava-me de documentar a situação e procurava por outros grupos de sobreviventes.d) garantia o bem estar de todos e assegurava que nada essencial nos faltava

5 - Estás em pleno eurovillage e de repente al-guém deixa cair uma pilha de pratos ao chão. Como reages?

a) vou logo verificar se ninguém se aleijou e se o EV pode prosseguir.b) nham, comida!c) fotografo a desgraça e a cara impagável do re-sponsáveld) corro à procura de uma vassoura e um apanhador.

6 - Um delegado aborda-te e expressa que não

está satisfeito com a sessão. Qual seria a tua resposta?

a) digo-lhe que o melhor está para vir. “Aguarda pela GA, vai valer a pena”b) vais conversar à parte com ele e fazes um jogo de reflexão e feedback.c) Anima-te! Faz lá uma careta para a câmara.d) perguntas se há algum problema com o funciona-mento da sessão.

7 - Que tipo de estudante és?

a) muito ocupado com outros projectos para ir às aulas, mas não falhas entregas nem reprovas nos exames.b) vou às aulas, porque quero expandir os meus con-hecimentos. c) Tiro apontamentos de tudo e cumpro todos os pra-zos.d) entrei este ano na faculdade. Aulas? Oh, há muitas festas e tenho de escrever a candidatura para a Nacio-nal.

Resultados:

Page 14: Sum Up - Dezembro-Janeiro 2015