sydney sexual health centre (centro de saúde sexual de ... · • lembre-se que as mulheres...

2
Sydney Sexual Health Centre (Centro de Saúde Sexual de Sydney) Portuguese Quer saber mais sobre Verrugas genitais Opening hours Web Address: http://www.sshc.org.au/ Telephone Number: 02 93827440 Sexual Health Info line: 1800 451624

Upload: nguyenkien

Post on 16-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sydney Sexual Health Centre (Centro de Saúde Sexual de ... · • Lembre-se que as mulheres precisam de fazer o exame de Papanicolau regularmente. O médico ou enfermeiro dir-lhe-á

Sydney Sexual Health Centre(Centro de Saúde Sexual de Sydney)

Portuguese

Quer saber mais sobre

Verrugas genitais

Opening hours

Web Address: http://www.sshc.org.au/

Telephone Number: 02 93827440Sexual Health Info line: 1800 451624

Page 2: Sydney Sexual Health Centre (Centro de Saúde Sexual de ... · • Lembre-se que as mulheres precisam de fazer o exame de Papanicolau regularmente. O médico ou enfermeiro dir-lhe-á

O que é uma infecção de verrugas genitais?

As infecções de verrugas genitais e anais são causadas por diversos tipos de Vírus do Papiloma Humano (VPH). Há mais de 100 tipos diferentes de VPH que afectam várias partes do corpo e cerca de 40 afectam os órgãos genitais.

Estima-se que a maioria da população sexualmente activa contrairá VPH, geralmente quando se torna sexualmente activa. No entanto, as verrugas genitais visíveis só se manifestarão num pequeno número de pessoas com o vírus. Como posso saber se tenho uma infecção por Vírus do Papiloma Humano (VPH)?

O VPH pode apresentar-se das seguintes formas: • Verrugas visíveis que se podem encontrar em qualquer parte da área genital ou anal. • Infecção inaparente – não existem verrugas visíveis mas o vírus é detectado através de um exame de Papanicolau ou biópsia. Como é que se contrai a infecção?

O VPH é geralmente transmitido através do contacto de pele genital durante as actividades sexuais. Aconselha-se às pessoas que têm parceiros novos ou casuais que usem sempre preservativos. Isto ajudará a protegê-las contra outras doenças sexualmente transmissíveis e proporcionar-lhes-á um alto grau de protecção contra o VPH. No entanto, os preservativos não protegem toda a pele genital. Para as pessoas que se encontram num relacionamento de longa duração mas que não tenham estado a usar preservativos, começar a usá-los pode não ser um comportamento realista. É possível que o seu parceiro já tenha o vírus mesmo que não tenha verrugas visíveis. É importante que o casal decida em conjunto sobre o uso de preservativos. Se estiver preocupado em transmitir o VPH ao seu parceiro, talvez seja útil conversar sobre o assunto com um médico ou enfermeiro.

Os parceiros sexuais precisam de tratamento?

Aos parceiros sexuais que tenham algum caroço sem motivo aparente e estejam preocupados, aconselha-se que consultem um médico ou enfermeiro para um exame médico preventivo. Se não souber como abordar o assunto com o seu parceiro sexual, procure falar com um conselheiro, enfermeiro ou médico de uma clínica de saúde sexual ou com o seu médico de clínica geral. Qual é o tratamento para o VPH?

Actualmente não existe cura para o Vírus do Papiloma Humano. Na maioria das pessoas, o seu próprio sistema imunitário elimina o vírus. As mulheres nas quais o vírus foi detectado no seu colo do útero devem ter consultas de acompanhamento e exames de Papanicolau conforme recomendação.

As verrugas genitais visíveis podem ser removidas com a aplicação de uma tinta ou creme, por meio de congelamento, diatermia (queimadura) ou laser. O tratamento requer por vezes várias consultas e as recorrências podem ocorrer após qualquer tipo de tratamento. O médico ou enfermeiro falará consigo sobre o tratamento mais adequado para o seu caso. Qual é a ligação entre o VPH e o cancro ?

Alguns tipos de VPH têm sido ligados a alterações anormais das células do colo do útero, vulva, pénis ou ânus. No entanto, só um pequeno número desses vírus tem uma forte associação com o cancro. Esta associação parece actuar em conjunto com outros factores, um dos quais pode ser fumar. É menos provável que as verrugas genitais visíveis resultem em alterações das células que precedem o cancro. Os tipos de VPH que estão ligados a essas alterações anormais geralmente causam infecções inaparentes.

Que mais devo saber sobre o assunto?

• O uso de preservativos pode oferecer alguma protecção se estes cobrirem a região das verrugas genitais visíveis. No entanto, o VPH pode-se encontrar em outras áreas da pele genital ou anal.

• O tratamento das verrugas genitais visíveis pode ser frustrante. É possível que seja necessário repeti-lo várias vezes para eliminar o vírus.

• Se estiver a fazer um tratamento para as verrugas genitais visíveis, deve manter a área limpa e seca através de banhos de água e sal e secagem completa da área – uma vez por dia deve ser suficiente.

• Minimize ou deixe de fumar.

• Lembre-se que as mulheres precisam de fazer o exame de Papanicolau regularmente. O médico ou enfermeiro dir-lhe-á quando deve fazer o exame seguinte.

• Os preservativos ajudarão a proteger-se contra outras infecções sexualmente transmissíveis. Use preservativos com parceiros sexuais novos ou casuais.

• Existe actualmente uma vacina para pessoas jovens que ajuda a proteger contra a infecção pelo VPH (tipos 6, 11, 16, 18), mais ligados ao cancro cervical, lesões pré-cancerosas e verrugas genitais. Para obter mais informação e custos, consulte o seu médico de clínica geral.

Adaptação do Projecto VPH na Austrália e Nova Zelândia. Um Guia para pacientes VPH (vírus das verrugas – Vírus do Papiloma Humano) em Perspectiva.