teatro

26
EVOLUÇÃO DO TEATRO AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Upload: larissa-almeida

Post on 13-Aug-2015

100 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

EVOLUÇÃO DO TEATRO AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

O QUE É TEATRO?

A = Ator B = Personagem C = Público

A que representa B na frente de C

ORIGEM

O teatro teve a sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na Primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região.

SEMPRE FIZEMOS TEATRO?

Não, no início as sociedades primitivas faziam rituais,

misturando dança, música e teatro. O ritual tinha uma função

social: ajudar na caça, na agricultura, na cura de doenças...

Ritual dos índios da Amazônia

Encravados numa colina, onde a platéia ficava na arquibancada ou barranco e o palco tinha ao fundo três portas. À frente do palco ficava o côro, onde atualmente fica o proscênio ou a orquestra .

COMO ERAM OS TEATROS GREGOS?

Teatro em Atenas – Três portas ao fundo e coro a frente

Quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, sobe ao seu tablado na praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro actor da história do teatro ocidental.

PRIMEIRO ATOR DA HISTÓRIA DO TEATRO

Vista da platéia do Teatro de Delfos

Teatro de Arena em Atenas – Período Romano

TEATRO NA GRÉCIA

Na Grécia sim, surge o teatro. Surge o “ditirambo”, um tipo de procissão informal que servia para homenagear o deus Dionísio (deus do Vinho). Mais tarde o “ditirambo” evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, dançavam, contavam histórias e mitos relacionados a Deus..

Teatro de Dióniso – Ruínas

PRIMEIROS TEXTOS TEATRAIS

Muitas das tragédias escritas perderam-se e na actualidade são três Tragediógrafos conhecidos e considerados importantes:

Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

Surgem os primeiros textos teatrais. No inicio fazia-se teatro nas ruas, depois

tornou-se necessário um lugar.

TEATRO FRANCÊS

O interior do Comédie-Française em Paris, (França), onde se pode ver o palco, os camarotes galerias e fosso da orquestra, a partir de uma aguarela do século XVIII.

TIPOS DE PALCOS

PALCO ARENA

Espaço teatral coberto ou não, com palco abaixo da plateia que o envolve totalmente: circular, semicircular, quadrado, 3/4 de círculo, defasado, triangular e ovalado. 

PALCO ELISABETANO

Palco misto que funciona como um espaço fechado retangular com uma grande ampliação de proscênio (retangular ou circular). O público o circunda em três lados: retangular, circular ou misto.

PALCO ITALIANO

Espaço retangular fechado nos três lados, com uma quarta parede visível ao público frontal através da boca de cena: retangular, semicircular, ferradura ou misto.

Algumas dicas para se escrever um texto teatral

1) Conheça sua HISTÓRIA do começo ao fim. O ENREDO ou a ESTRUTURA DRAMÁTICA é a parte mais difícil da construção dramatúrgica. Dê atenção a ele, mesmo que no decorrer da escrita você queira mudar tudo.

2) Tente VISUALIZAR ao máximo cada cena. Um detalhe pode mudar toda a peça, além de atestar sua veracidade.

Algumas dicas para se escrever um texto teatral

3) Quando for escrever uma cena, pergunte-se: O QUE, COM QUEM, QUANDO E ONDE ACONTECE? Já são boas perguntas para começar. Depois, pergunte-se: POR QUE acontece?

4) REVELE sua história e seus personagens aos poucos, construa as ações com calma. Como se diminuísse a velocidade de seu carro diante de uma bela paisagem, use FREIO DRAMÁTICO no início e nos momentos-chave da peça, os momentos de maior tensão dramática.

Algumas dicas para se escrever um texto teatral

5) Após o CLÍMAX, não perca muito tempo, o espectador pressente ou já sabe o que virá.

  6) No teatro, é muito mais importante o

“COMO” (as coisas acontecem) do que o “O QUE” (acontece).

  7) Um PERSONAGEM é uma FORÇA dentro

de uma história. Força pode ser entendida como o caráter que move a decisão de um personagem.

8) No DRAMA, quanto mais intenso for o choque entre FORÇAS OPOSTAS de personagens, maior será a CARGA DRAMÁTICA.

  9) No drama, a AÇÃO sempre ocorre no

PRESENTE. Mas o PASSADO é fundamental para alimentar o presente. O tempo do drama é uma CADEIA DE PRESENTES: cada confronto entre PERSONAGENS gera um novo PRESENTE – ou um novo CONFLITO, até o DESFECHO.

10) Numa peça de teatro, os SENTIMENTOS dos personagens são ATIVOS. Mostram-se em AÇÕES e REAÇÕES.

11) Um DIÁLOGO DRAMÁTICO é um diálogo onde o que é dito por um personagem afeta intensamente outro.

12) DIÁLOGOS devem conter metáfora e retórica (no sentido de argumentos do personagem). Pense também que devem conter certa IMPERMANÊNCIA, mudanças de estado emocional e psíquico, como ocorre na nossa vida comum.

3) Lembre-se que uma peça de teatro é para ser FALADA, não para ser lida.

14) SUSPENSE tende a aumentar o interesse do ESPECTADOR em relação à peça. O ESPECTADOR gosta de perguntar: E o que vem depois? O que vai acontecer?

15) Interessa numa peça de teatro a DINÂMICA EMOCIONAL por baixo da AÇÃO. Mas costuma ser na AÇÃO que o campo emocional pode se revelar, que o os sentimentos e pensamentos mais SUBTERRÂNEOS de um personagem podem emergir.

16) CARICATURA é resultado da GENERALIZAÇÃO. Portanto, quanto mais específica for a CARACTERIZAÇÃO do personagem, mais INDIVIDUALIZADO ele poderá se tornar.

  17) Um BOM TEXTO TEATRAL possui

muitas CAMADAS DE SIGNIFICAÇÃO. Perceba quantas e quais camadas de significação seu texto possui. Qual o alcance dele, ele fala do quê e em que profundidade?