tecido muscular estriado esquelético

4
Tecido muscular estriado esquelético -- Fibras cilíndricas, com centenas de núcleos periféricos, organizam os músculos esqueléticos, que são assim denominados por se acharem ligados ao esqueleto através dos tendões. A contração desse tipo de tecido é rápida e voluntária, como acontece com o bíceps e o tríceps, músculos do braço. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/histologia-animal/tecido- muscular.php Fonte: www.brasilescola.com MÚSCULO CARDÍACO O músculo cardíaco é encontrado nas paredes do tubo cardíaco embrionário e no coração do adulto e é derivado de uma massa restrita do mesênquima esplâncnico. As fibras são longas, ramificadas e apresentam um ou dois núcleos localizados centralmente na célula. O sarcoplasma próximo aos polos nucleares contem muitas mitocôndrias que localizam-se em cadeias entre os miofilamentos e os grânulos de glicogênio. A disposição dos miofilamentos forma estriações semelhantes às do músculo esquelético. O retículo sarcoplasmático no músculo cardíado é menos organizado que o do músculo esquelético. Os túbulos T cardíacos ocorrem ao nível da linha Z. Na maioria das células, os túbulos T se associam com uma cisterna única e expandida do retículo sarcoplasmático, formando díades ao invés de tríades. As células musculares cardíacas formam áreas juncionais altamente especializadas nas extremidades celulares, conhecidas como discos intercalares. Na microscopia eletrônica, os discos exibem 3 componentes principais dispostos de forma escalariforme: 1) A fascia adherens 2) A macula adherens (desmossoma) 3) As junções gap Há dois tipos de fibras musculares cardíacas. As fibras musculares cardíacas atriais são pequenas e possuem menos túbulos T que as fibras ventriculares. Elas contém pequenos grânulos com um precursor do fator natriurético atrial, um hormônio secretado em resposta ao aumento do volume sanguíneo e que atua sobre os rins causando perda de sódio e água. As fibras musculares cardíacas ventriculares são maiores, contém mais túbulos T e não apresentam grânulos. As fibras musculares cardíacas se contraem espontaneamente com um ritmo intrínseco. Fonte: www2.uerj.br TECIDO MUSCULAR Comparação entre os três tipos de músculo

Upload: ana-lua-silva-dantas

Post on 05-Jul-2015

192 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tecido muscular estriado esquelético

Tecido muscular estriado esquelético -- Fibras cilíndricas, com centenas de núcleos periféricos, organizam os músculos esqueléticos, que são assim denominados por se acharem ligados ao esqueleto através dos tendões. A contração desse tipo de tecido é rápida e voluntária, como acontece com o bíceps e o tríceps, músculos do braço.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/histologia-animal/tecido-muscular.php Fonte: www.brasilescola.com

MÚSCULO CARDÍACO O músculo cardíaco é encontrado nas paredes do tubo cardíaco embrionário e no coração do adulto e é derivado de uma massa restrita do mesênquima esplâncnico. As fibras são longas, ramificadas e apresentam um ou dois núcleos localizados centralmente na célula. O sarcoplasma próximo aos polos nucleares contem muitas mitocôndrias que localizam-se em cadeias entre os miofilamentos e os grânulos de glicogênio. A disposição dos miofilamentos forma estriações semelhantes às do músculo esquelético. O retículo sarcoplasmático no músculo cardíado é menos organizado que o do músculo esquelético. Os túbulos T cardíacos ocorrem ao nível da linha Z. Na maioria das células, os túbulos T se associam com uma cisterna única e expandida do retículo sarcoplasmático, formando díades ao invés de tríades. As células musculares cardíacas formam áreas juncionais altamente especializadas nas extremidades celulares, conhecidas como discos intercalares. Na microscopia eletrônica, os discos exibem 3 componentes principais dispostos de forma escalariforme: 1) A fascia adherens 2) A macula adherens (desmossoma) 3) As junções gap Há dois tipos de fibras musculares cardíacas. As fibras musculares cardíacas atriais são pequenas e possuem menos túbulos T que as fibras ventriculares. Elas contém pequenos grânulos com um precursor do fator natriurético atrial, um hormônio secretado em resposta ao aumento do volume sanguíneo e que atua sobre os rins causando perda de sódio e água.As fibras musculares cardíacas ventriculares são maiores, contém mais túbulos T e não apresentam grânulos. As fibras musculares cardíacas se contraem espontaneamente com um ritmo intrínseco.

Fonte: www2.uerj.br

TECIDO MUSCULAR

Comparação entre os três tipos de músculo

Característica Estriado Esquelético

Estriado Cardíaco

Liso

Núcleos

Multinucleado, núcleos alongados na periferia

Um ou dois núcleos centrais

Um núcleo central

Sarcômeros Sim Sim

Não. Corpos densos e placas densas apoiam microfilamentos em rede no citoplasma. Não expressa troponina

Morfologia das Células

Células longas e cilíndricas

Células ramificadas com discos intercalares

Células fusiformes, sem estriações

Citoesqueleto na contração

Sarcômeros, Actina-f,

Sarcômeros, Actina-f,

Actina-f, tropomiosina, Filamentos

Page 2: Tecido muscular estriado esquelético

Tropomiosina, Troponina, Miosina

Tropomiosina, Troponina, Miosina

Intermediários (Vimentina, Desmina)

Inervação efetora

Motora somática: Placa Motora

SN Autônomo SN Autônomo

ContraçãoVoluntária, tudo ou nada

Involuntária, rítmica e espontânea

Involuntária; lenta e vigorosa

Retículo sacroplasmático

Bem desenvolvido, com cisternas terminais

Pouco definido

Pouco REL, mas não envolvido no armazenamento de Ca2+

Túbulos TSim. Formação da TRÍADE

Sim. Formação da DÍADE

Nenhum

Ligação de Cálcio

Troponina C Troponina C Calmodulina

Controle do Cálcio

Calseqüestrina nas cisternas terminais

Ca+2 extracelular Cavéolas

Bainhas envoltórias

Epimísio, Perimísio, endomísio

Endomísio e bainhas

Endomísio

Junções celulares

Nenhuma

Discos intercalares ou estrias escalariformes (desmossomas e nexus ou junções comunicantes)

Nexus ou junções comunicantes

Distribuição

Musculatura associada ao esqueleto, língua e parte anterior do esôfago,

CoraçãoParede de vasos sanguíneos,  vísceras, derme

Inervação sensorial (Ver O. dos Sentidos)

Fuso muscular, Órgãos Tendinosos de Golgi

Aferentes SNA Aferentes SNA

Secreção  Peptídeo Natriurético Atrial

Colágeno, elastina, fatores de crescimento, proteoglicanas e  glicosaminoglicanas

RegeneraçãoSim: Células satélite

Não Sim

Mitose Não Não Sim

Fonte: www.icb.ufmg.br

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/histologia-animal/tecido-muscular.php