tema de capa suc so · 116 saberviver * novembro 2010 novembro 2010 * saberviver 117 tema de capa...

4
suc esso a caminho do Cinco especialistas revelam-lhe os segredos para atingir a sua realização profissional TERMINOU A FORMAÇÃO ACADÉMICA com êxito, frequenta cursos para aperfeiçoar os conhecimentos e, nos últimos anos, entregou-se de corpo e alma ao trabalho, sem nunca desistir perante as contrariedades. Com filhos ou sozinha, as 24 horas do dia são quase sempre controladas ao minuto, mas o seu desempenho profissional parece longe de ser reconhecido. Saiba, no entanto, que possui as características certas para ser uma mulher de sucesso. Teresa Correia de Lacerda, presidente da European Women’s Management Development International Network (EWMD), casada há 20 anos e mãe de três filhas gémeas de 12 anos, garante que «o segredo do êxito é, antes de mais, acreditar num sonho e persegui-lo com muita determinação, trabalho e disciplina». Chegou o momento de alcançar os seus objectivos. Indicamos-lhe o caminho para se sentir uma mulher realizada. Por FÁTIMA LOPES CARDOSO Com OLIVER RÖHRICH Professor na área da Liderança e Programação Neurolinguística PAULO MOTTA MARQUES Psicólogo clínico e professor em psicologia das organizações PEDRO QUEIROGA CARRILHO Especialista em finanças pessoais TERESA CORREIA DE LACERDA Economista e Presidente da European Women’s Management Development International (EWMD) TONY SCHWARTZ o autor do livro The Way We’re Working Isn’t Working (Free Press) SAIBA ONDE SE ENCONTRA actualmente e descubra onde quer chegar nos próximos tempos 11 tema de capa saberviver * novembro 2010 AGRADECEMOS À SO-HOMEDESIGN, (WWW.SO-HOMEDESIGN.COM, TEL. 214 043 813); EL CORTE INGLÉS (WWW.ELCORTEINGLES.PT. TEL. 707 211 711); O PAPAGAIO SEM PENAS (WWW.OPAPAGAIOSEMPENAS.COM, TEL. 218 955 886)

Upload: hacong

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

suc

essoa c

aminh

o do

Cinco es

pecial

istas

revela

m-lhe o

s seg

redos

para at

ingir a su

a

realiz

ação

profissional

Termin

ou a

fo

rmaçã

o a

cadém

ica co

m êxito

,

frequ

enta

curso

s para

aperf

eiçoa

r os c

onhe

cimen

tos e,

nos

últim

os an

os, e

ntreg

ou-se

de co

rpo e

alma a

o trab

alho,

sem

nunc

a desi

stir p

erante

as co

ntrari

edad

es. C

om fi

lhos o

u

sozin

ha, a

s 24 h

oras

do di

a são

quase

sempre

contr

olada

s

ao m

inuto,

mas

o seu

desem

penh

o pro

fissio

nal p

arece

longe

de se

r rec

onhe

cido.

Saiba

, no e

ntanto

, que

possu

i as

carac

teríst

icas c

ertas

para

ser um

a mulh

er de

suce

sso.

Teres

a Cor

reia d

e Lac

erda,

presi

dent

e da E

uropea

n

Wom

en’s M

anage

ment D

evelop

ment I

nterna

tiona

l Netw

ork

(EW

MD), c

asada

há 2

0 ano

s e m

ãe de

três

filhas

gémea

s

de 12

anos

, gara

nte q

ue «o

segr

edo

do êx

ito é,

antes

de m

ais, a

credit

ar nu

m sonh

o e p

erseg

ui-lo

com m

uita

deter

minaçã

o, tra

balho

e dis

ciplin

a». C

hego

u o

momen

to

de al

canç

ar os

seus

obje

ctivo

s. Ind

icamos

-lhe o

caminh

o

para

se sen

tir u

ma mulh

er rea

lizad

a.

Por

fáTim

a L

opes c

ard

oso

Com

oLiv

er r

öh

ric

h P

rofe

ssor

na áre

a da L

idera

nça e P

rogra

mação N

eurolin

guística

pau

Lo m

oTTa

ma

rq

ues P

sicólo

go clín

ico e

pro

fess

or em

psi

cologia

das

organiz

ações

ped

ro

qu

eir

og

a c

arriL

ho

Esp

ecialis

ta e

m fin

anças pess

oais

Teresa

co

rreia

de L

acerda

Econom

ista

e P

resi

dente

da E

uropean W

omen’s

Managem

ent D

evelopm

ent In

tern

ational (

EW

MD)

Ton

y s

ch

wa

rTz

o a

utor do li

vro T

he Way W

e’re W

orkin

g Isn’t

Work

ing (

Free P

ress

)

Saib

a o

nde S

e enco

ntra

actu

alm

ente

e d

escu

bra

onde

quer c

hegar

nos

próxi

mos

tem

pos

112

tema de capa

saberviver * novembro 2010 AgrAdecemos à so-HomedesIgN, (www.so-HomedesIgN.com, tel. 214 043 813); el corte INglés (www.elcorteINgles.pt. tel. 707 211 711); o pApAgAIo sem peNAs (www.opApAgAIosempeNAs.com, tel. 218 955 886)

114 115saberviver * novembro 2010 novembro 2010 * saberviver

tema de capa

desafios no feminino«quando há quaTro anos me inscrevi como membro na EWMD, uma organização que tem promovido a participação activa da mulher na gestão de topo das organizações ao longo dos últimos 26 anos, estava longe de imaginar o impacto que teria na minha vida pessoal e profissional. O contacto internacional com algumas das mulheres que fazem parte desta organização foi determinante para encontrar a minha missão de vida: ajudar as portuguesas a terem um papel mais activo na sociedade e a tornarem-se líderes nas organizações». Teresa Correia de Lacerda, economista, recorda como

iniciou um desafio que acabou por iniciou um desafio que acabou por tornar-se uma missão além-fronteiras no tornar-se uma missão além-fronteiras no ano passado, quando lhe foi confiada a ano passado, quando lhe foi confiada a liderança internacional da ONG. liderança internacional da ONG.

definir objecTivosTer consciência de onde está e para onde Ter consciência de onde está e para onde quer ir é o ponto de partida para virar a quer ir é o ponto de partida para virar a página na sua vida. «Sempre investi no página na sua vida. «Sempre investi no desenvolvimento pessoal e das minhas desenvolvimento pessoal e das minhas competências de gestão e de liderança competências de gestão e de liderança para atingir todos os objectivos que defini para atingir todos os objectivos que defini como prioritários, sem que o facto de como prioritários, sem que o facto de ser mulher fosse encarado como um ser mulher fosse encarado como um obstáculo ou uma desculpa», afirma Teresa obstáculo ou uma desculpa», afirma Teresa Correia de Lacerda.

Como explica Paulo Motta Marques, Como explica Paulo Motta Marques, psicólogo clínico, «em primeiro psicólogo clínico, «em primeiro lugar, deve identificar muito bem os lugar, deve identificar muito bem os objectivos de vida, o que nem sempre objectivos de vida, o que nem sempre é fácil, uma vez que isto implica é fácil, uma vez que isto implica maturidade e autoconhecimento. Uma maturidade e autoconhecimento. Uma vez consciencializados, é necessária vez consciencializados, é necessária persistência e muito trabalho para os persistência e muito trabalho para os atingir. É preciso ultrapassar não só as atingir. É preciso ultrapassar não só as resistências internas da própria pessoa resistências internas da própria pessoa e as defesas que tendem a manter o e as defesas que tendem a manter o sujeito num menor esforço, como vencer sujeito num menor esforço, como vencer obstáculos externos.»obstáculos externos.»

Líder emocionaLContrariando o velho mito, Oliver Contrariando o velho mito, Oliver Röhrich, professor na área da Liderança Röhrich, professor na área da Liderança e Programação Neurolinguística, e Programação Neurolinguística, considera que o sexo feminino possui considera que o sexo feminino possui características mais propícias à liderança: características mais propícias à liderança: «Não vejo obstáculos no facto de as «Não vejo obstáculos no facto de as mulheres serem mais emocionais do mulheres serem mais emocionais do que os homens, mas sim vantagens. É que os homens, mas sim vantagens. É mais fácil uma pessoa aprender a ser mais fácil uma pessoa aprender a ser mais racional do que mais emotiva. Nos mais racional do que mais emotiva. Nos Estados Unidos, a quota de mulheres Estados Unidos, a quota de mulheres em posições de chefia já é bastante em posições de chefia já é bastante elevada e a inteligência emocional do elevada e a inteligência emocional do sexo feminino apreciada. Em Portugal, sexo feminino apreciada. Em Portugal, esta consciência desenvolve-se pouco a esta consciência desenvolve-se pouco a pouco, mas a tendência é positiva; há cada pouco, mas a tendência é positiva; há cada vez mais mulheres a liderar empresas de vez mais mulheres a liderar empresas de topo». Paulo Motta Marques esclarece topo». Paulo Motta Marques esclarece que «faz parte da inteligência emocional que «faz parte da inteligência emocional o autoconhecimento, o autocontrolo, o autoconhecimento, o autocontrolo, a capacidade de empatia, de motivar a capacidade de empatia, de motivar os outros e de se automotivar, mesmo os outros e de se automotivar, mesmo em circunstâncias difíceis (atributos em circunstâncias difíceis (atributos indispensáveis atingir os objectivos indispensáveis atingir os objectivos propostos)».

para manTer uma boa reLação com os colegas e explorar com os colegas e explorar ao máximo a inteligência emocional, sem ao máximo a inteligência emocional, sem abdicar das suas convicções ou vontade, abdicar das suas convicções ou vontade, Oliver Röhrich aconselha a adoptar uma Oliver Röhrich aconselha a adoptar uma atitude assertiva: «Sempre que possível atitude assertiva: «Sempre que possível ajude aos outros. É um investimento de ajude aos outros. É um investimento de tempo e tem que ser bem gerido, mas tempo e tem que ser bem gerido, mas terá retorno a longo prazo. Às vezes, para terá retorno a longo prazo. Às vezes, para ajudar, basta partilhar uma informação ajudar, basta partilhar uma informação importante, uma referência de um site, importante, uma referência de um site, fazer um telefonema para outro colega».fazer um telefonema para outro colega».

O especialista aconselha ainda «a evitar O especialista aconselha ainda «a evitar qualquer conflito com colegas, dando qualquer conflito com colegas, dando rapidamente razão à outra pessoa quando rapidamente razão à outra pessoa quando o assunto não é relevante». Só deve o assunto não é relevante». Só deve impor a sua opinião «quando é necessário impor a sua opinião «quando é necessário tomar decisões». No momento de fazer tomar decisões». No momento de fazer escolhas, deixe a inteligência emocional escolhas, deixe a inteligência emocional funcionar. «Os estudos das neurociências funcionar. «Os estudos das neurociências confirmaram que a tomada de decisão é confirmaram que a tomada de decisão é um processo complexo, mas fortemente um processo complexo, mas fortemente condicionado pelas emoções, mesmo condicionado pelas emoções, mesmo sem termos consciência disto. Uma boa sem termos consciência disto. Uma boa elaboração das emoções ajuda numa elaboração das emoções ajuda numa atitude geral adequada e adaptativa», refere atitude geral adequada e adaptativa», refere Paulo Motta Marques.

aTiTude feminina A presidente da EWMD, que investiga A presidente da EWMD, que investiga a liderança e a ética de negócio na sua a liderança e a ética de negócio na sua actividade académica, adianta que vários actividade académica, adianta que vários estudos têm concluído que «o sexo estudos têm concluído que «o sexo feminino se caracteriza por criar maior feminino se caracteriza por criar maior cooperação, se envolver mais ao nível cooperação, se envolver mais ao nível social, trabalhar melhor em equipa e social, trabalhar melhor em equipa e ter mais respeito e preocupação pelos ter mais respeito e preocupação pelos outros, enquanto os homens estão mais outros, enquanto os homens estão mais virados para serem vencedores absolutos, virados para serem vencedores absolutos, apresentam maior agressividade, têm uma apresentam maior agressividade, têm uma grande vontade de promoção pessoal grande vontade de promoção pessoal e de vencer num ambiente de grande e de vencer num ambiente de grande competição». Contudo, sublinha, «é a competição». Contudo, sublinha, «é a complementaridade destas diferentes complementaridade destas diferentes características que traz vantagens para as características que traz vantagens para as

gerir os conflitosgerir os conflitosdefin

a o

S SeuS o

bjectiv

oS

acre

dite e

m si

e se

ja p

ersist

ente

deSen

volv

a

uma

boa co

operaç

ão

empresas, contribuindo para um ambiente empresarial de maior sustentabilidade no médio e longo prazo».

10 passos

aprenda a Lidar com

os manipuLadores

k Mostre-se confiante. Não justifique os seus actos e decisões.

k Seja breve na comunicação. Use frases curtas para evitar a exposição a críticas.

k Reserve a informação que mais tarde poderá ser usada para alterar planos ou projectos próprios, evitando possíveis tentativas de sabotagem.

k Reaja com sentido de humor perante críticas desagradáveis.

k Copie as frases feitas do manipulador e use-as para lhe responder, sempre que lhe dirigir um protesto.

k Diga não de forma directa e clara quando lhe for pedido que faça algo contra a sua vontade.

k Imponha o seu autocontrolo e coloque um ponto final em conversas ou discussões que não levam a lado nenhum.

k Perante provocações, não perca a sensatez nem a educação.

k Deixe todos os acordos registados.

k Transforme o negativo em positivo.

FoNte: «como FAzer FreNte Aos mANIpulAdores», glorIAHussmANN e grAcIelA cHIAle, sINAIs de Fogo

seja assertiva

mude de aTiTude

k Estabeleça prioridades. Faça listas de objectivos (curto, médio e longo prazo)

k Assuma uma postura optimista e evite pensamentos negativos

k Tome decisões e faça escolhas

k Aja de acordo com as suas convicções e não em função da vontade dos outros

k Ao falar, adopte uma expressão facial concordante com a mensagemFoNte: «sAIbA AFIrmAr-se», de robert e. AlbertI e mIcHAel l. emmoNs (sINAIs de Fogo)

sabia que…

Existe uma relação positiva entre maior número de mulheres na gestão de topo e a performance financeira das empresas, revela estudo McKinsey (2007)

adopte uma postura positiva dopte uma postura positiva perante cada situação. Se perante cada situação. Se sobrevalorizar os problemas só sobrevalorizar os problemas só verá mais problemas

dica

116 117saberviver * novembro 2010 novembro 2010 * saberviver

tema de capa

uma das chaves para o êxito esconde-se na auto-estima. «Quanto mais nos conhecemos a nós próprios, nas nossas potencialidades e limitações, melhor sabemos o que podemos fazer», diz o psicólogo clínico, sublinhando que «alguém que se sinta valorizado e reconhecido profissionalmente adquire uma boa auto-estima que vai potenciar o desempenho, quer de forma quantitativa como qualitativa».

No entender de Paulo Motta Marques, funcionamos como uma «bola de neve»: «Uma pessoa confiante e segura pode entregar-se mais plenamente e sem medo ao trabalho, por sua vez, o bom desempenho vai reforçar a auto-estima. O ser humano funciona como um sistema, tudo está interligado: auto-estima, motivação, persistência…»

Tomar decisõesA acrescentar à auto-estima, «uma boa capacidade de trabalho, de resistir à frustração e, entre outras, de flexibilidade pessoal» são, para o psicólogo, os

ingredientes fundamentais para atingir o sucesso.

Neste contexto, os princípios que regem cada um também exercem um papel determinante. «Para assumir um cargo de liderança, os valores pessoais como a honestidade, a integridade, a responsabilidade e a transparência são muito importantes. O carácter e a autenticidade do líder e o sentido de missão fazem parte das características diferenciadoras entre um bom e um mau líder», refere Teresa Correia de Lacerda.

TaLenTo ou TrabaLho?Na opinião de Tony Schwarz, o autor do livro The Way We’re Working Isn’t Working (bestseller do New York Times), «o sucesso depende do esforço investido e muito pouco do talento». E exemplifica: «No nosso trabalho com executivos, constatamos que é possível construir qualquer habilidade ou capacidade com a persistência. Graças ao empenho com que se dedicam a dada tarefa, temos visto as pessoas melhorarem drasticamente competências como a empatia, a concentração, a criatividade». Opinião partilhada pelo psicólogo clínico: «O principal inimigo do êxito é desistir perante as adversidades e não compreender que os erros e obstáculos fazem parte do caminho e que o talento e a vocação se desenvolvem ao longo da vida. O trabalho e a dedicação estimulam a nossa curiosidade, bem como a necessidade de fazer cada vez melhor e diferente. Quando é possível atingir algo de pessoal e único no desempenho, então o trabalho transforma-se em talento ou vocação.»

se ainda acrediTa em super-mulheres, desengane-se. O que existem são pessoas que aprenderam a controlar os impulsos negativos e o tempo. «Estamos sempre sob algum stress, o que é sinal que estamos vivos. O problema é o stress demasiado elevado, que tem consequên-a fórmula do sucesso

gerir o stress

cias negativas, ao nível psico-fisiológico e comportamental, reflectindo-se no de-sempenho, além de ser responsável pelo aparecimento de doenças», alerta o psicó-logo clínico.

Como sugerem os autores do livro «Marketing Pessoal» (ver caixa), crie um «Diário de Tempo», e registe as tarefas actuais e o tempo que cada uma lhe consome. Este diário permite-lhe fazer a análise do dia-a--dia e detectar o que poderá fazer em menos tempo. No seu horário laboral, fraccione o tempo em períodos de 30 minutos e colo-que as tarefas que desempenhou em cada período. Esta divisão permite-lhe perceber se está a desperdiçar tempo.

pensar em siÉ nas dificuldades do quotidiano que se desenvolve a argúcia profissional. Tony Schwarz lembra que «muitas mulheres continuam a trabalhar mais do que os homens. Aquilo a que o sociólogo Arlie Hochschild chamou de “o segundo tur-no”. Todos os dias, as mulheres vêem-se a braços com tarefas familiares de difícil execução e grande responsabilidade, além de terem empregos em tempo inteiro». Para encontrar o ponto de equilíbrio en-tre a vida familiar e a profissional, autor do bestseller do New York Times, considera que é prioritário as mulheres cuidarem de si e da sua imagem: «Isto significa dormir o suficiente, ter tempo para praticar exer-cício e fazer actividades que adora. É difícil lembrar-se de si mesma se está sempre ocupada a tratar dos outros. Res-peitar as suas necessidades irá ajudá-la a cuidar melhor daqueles que ama e serve – e torna a vida mais preenchida.»

apoio da famíLiaTeresa Correia de Lacerda confessa que a gestão do equilíbrio é um dos maiores de-safios que enfrenta diariamente. «Ao nível familiar, a minha vida é muito preenchida. O segredo está em ter um verdadeiro par-ceiro como marido, partilhando responsa-bilidades e tarefas, e no envolvimento das minhas filhas nas minhas actividades profis-sionais. Por exemplo, já me acompanharam a reuniões de trabalho ou a viagens ao ex-terior. As minhas fronteiras entre profissão e família são muito flexíveis e adaptam-se face às necessidades. Mas a prioridade é e sempre foi a família.»

confie

em si.

uma

pesso

a

confi

ante

é m

ais cr

iativ

a

e te

m u

m m

elho

r

desem

penho

confie

em

Si.

uma

pesso

a co

nfian

te é

mai

s cr

iativ

a e

tem

um m

elho

r

desem

penho

controle o stresscontrole o stressc

aprenda a gerir a pressão

k Fale mais sobre o que sente do que sobre o que pensa

k Não se isole

k Reserve tempo para si, para fazer actividades de que gosta ou não fazer nada

k Desenvolva uma atitude positiva

k Seja realista. Sob stress tende-se a dramatizar e a sobrevalorizar as situações, alterando a percepção de si própria e dos outrosFoNte: pAulo mottAottAott mArques, psIcólogo clíNIco

passe à acçãopasse à acçãop

renTabiLize o Tempo

k Organize o trabalho e toda a documentação de que precisa.

k Planeie cada tarefa da sua vida, atribuindo diferentes níveis de importância.

k Separe o tempo destinado a cada compromisso. Não misture a execução de duas tarefas rotineiras com o processo criativo de um novo projecto.

k Cumpra prazos. FoNte: «mArketINg pessoAl- és um produto de sucesso» ANtóNIo medeIros, goNçAlo bANdeIrA, José sANtos, luís bIcHo, NuNo NuNes e NuNo soAres (texto edItores)

descubra a sua melhor hora para pensar e os locais que a estimulam. Há uma altura em que se sente mais produtiva cerebralmente. aproveite-a

dica

lembre-se que cada situação de stress tem

um início e um fim. Quanto mais rápido passar do «sentir stress» para a acção, melhor se sentirá

dica

em tempo de crise…

Torne-se uma pessoa

indispensáveL

k Sugira ideias novas à sua chefia

k Inove na maneira como realiza o seu trabalho

k Analise como pode poupar custos para a empresa

k Pense como poderia trabalhar de forma ainda mais eficiente

k Ofereça-se para novos projectos

k Crie o seu plano de desenvolvimento

k Se a empresa não oferece formação, procure cursos interessantes

k Tenha sempre um plano B para a sua posição actualFoNte: olIver röHrIcH, especIAlIstAstAst NA áreA dA lIderANçA

cuide d

e Si p

rópria

,

para

que p

ossa

cuid

ar

mel

hor d

os out

ros

118 saberviver * novembro 2010

tema de capa

a empresa exemplaruma empresa moTivadora é sinónima de empenho. Como descreve Tony Schwartz, «quanto mais preocupadas com reivindicações estiverem as pessoas, menos energia e empenho dedicam ao trabalho. A política de recursos humanos deve seguir a máxima de que os seres humanos não foram feitos para operar continuamente como os computadores – o principal erro do sistema de trabalho actual. Estamos destinados a gastar energia em períodos de tempo curtos – não mais que 90 minutos – e depois recuperar». Por isso, acrescenta, «a empresa tem de incentivar as pessoas a fazer pausas, além de ser necessário cultivar a paixão, colocando-as em funções onde se sentem estimuladas.»

renTabiLize o TempoSe não se revê na forma como a sua empresa a trata, assuma os riscos e seja empreendedora. Como sublinha Oliver Röhrich «se não é possível mudar um chefe que não a reconhece, o mais importante é que seja a pessoa a valorizar o seu trabalho e aptidão». Para Pedro Queiroga Carrilho, especialista em finanças pessoais, as boas ideias surgem em qualquer altura do dia: «Recomendo sempre que “inventem dinheiro”, ou seja, se foquem naquilo que querem. Se todos os dias pensarem em como ter mais ideias ou resolver determinado problema, naturalmente as coisas irão acontecendo. Encontrar oportunidades de negócio não é difícil. Na rua, revistas, feiras ou nas viagens ao estrangeiro surgem imensas. O que é preciso é medir os custos de oportunidade e depois agir. Não são as ideias que mexem as montanhas.»

Trace o seu projecTo O melhor caminho para descobrir qual seria o ramo de negócio indicado para si é apostar em actividades com as quais se identifique. «Muitas das vezes, partir dos hobbies ou interesses é das melhores formas de se lançar num negócio, pois a vontade e motivação já lá estão, sendo necessário descobrir como “tirar” dinheiro dessa área. Os chamados activos internos ou competências que uma pessoa tem podem também ajudar a descobrir a actividade em que apostar. “Quais são as minhas forças? O que é que faria mesmo sem ser paga para isso?”», sugere Pedro Queiroga Carrilho, autor do livro «Descubra o Milionário que Há em Si» (Lua de Papel)

aceite r

iSco

S

e d

esper

te o

seu

lado

empre

ended

or

plano b

como criar o seu negócio

k Arranje tempo para deixar as ideias crescerem.

k Trace um plano que ajude a pensar no negócio nas suas diversas vertentes.

k Inicialmente, faça um sumário da ideia, analisando a oportunidade, o conceito, as motivações, qual o valor para o cliente, como se operacionaliza o negócio e termine com um plano financeiro que coloca em números o projecto.

k Seja realista e garanta um grande controlo financeiro ao início, pois os problemas de liquidez nesta fase são muito comuns.FoNte: pedro queIrogA cArrIlHo, especIAlIstA em FINANçAs pessoAIs

Se procura um novo emprego, envie cinco currículos por semana adaptados às necessidades de cada empresa. não reúna tudo num único email

dica