ter, 09/10/2012

16
ANO 4 - Nº 904 T ERÇA- FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2012 45.222 EXEMPLARES - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA www.alo.com.br BRASÍLIA ALO PÁGINA 5 REENCONTRO COM A AMARELINHA KAKÁ DESEMBARCA NA POLÔNIA E FALA EM TENTAR UMA VAGA A SELEÇÃO QUE VAI À COPA PARAQUEDISTA PULA DA ESTRATOSFERA ATLETA AUSTRÍACO VAI SE ARRISCAR EM BUSCA DE QUEBRAR CINCO RECORDES E SEGUIR VIVO Divulgação TIRAGEM EXEMPLERES 45.222 PÁGINA 15 NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO, 40% DOS FLANELINHAS ABORDADOS PELA SEOPS ESTAVAM FORA DA LEGALIDADE. FISCALIZAÇÃO É DIÁRIA Roberval Eduão PÁGINA 16 PÁGINA 10 JAY-Z E BEYONCÉ SE APRESENTAM JUNTOS EM SHOW EM NY E CANTAM FOREVER YOUNG PÁGINA 4 PÁGINA 6 PÁGINA 7 Em evento, governador Agnelo Queiroz ressaltou que o deputado é conhecer do orçamento do DF e justificou escolha do petista: “Paulo Tadeu sempre utilizou o seu mandato com muita competência” Armas compradas pelo Detran-DF não puderam ser usadas pelos agentes do órgão e ficaram armazenadas há um ano. Agora, por decisão da Secretaria de Segurança Pública, vão para as mãos das polícias Brasil é o pior país da América Latina para empre- sários quitarem suas pendências com o governo. Em média, o brasileiro passa 2.600 horas para resolver questões burocráticas de sua empresa PAULO TADEU TOMA POSSE COMO CONSELHEIRO DO TCDF MINISTÉRIO DA SAÚDE APONTA BENEFÍCIOS DA VACINAÇÃO BUROCRACIA TIRA O SONO DE EMPRESÁRIOS NO DF Roberval Eduão CEDOC Reprodução FLANELINHAS IRREGULARES SE MISTURAMA AOS LEGALIZADOS

Upload: alo-brasilia-comunicacoes-ltda

Post on 24-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição de Terça-feira, 09/10 do Jornal Alô Brasília

TRANSCRIPT

Page 1: Ter, 09/10/2012

ANO 4 - Nº 904 TERÇA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2012 45.222 EXEMPLARES - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

www.alo.com.br

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO

PÁGINA 5

REENCONTRO COM A AMARELINHAKAKÁ DESEMBARCA NA POLÔNIA E JÁ FALA EM TENTAR UMA VAGA A SELEÇÃO QUE VAI À COPA

PARAQUEDISTA PULA DA ESTRATOSFERAATLETA AUSTRÍACO VAI SE ARRISCAREM BUSCA DE QUEBRAR CINCO RECORDES E SEGUIR VIVO

Div

ulga

ção

ALOALOALOTIRAGEM

EXEMPLERES45.222

PÁGI

NA 1

5

NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO, 40% DOS FLANELINHAS ABORDADOS PELA SEOPS ESTAVAM FORA DA LEGALIDADE. FISCALIZAÇÃO É DIÁRIA

Rob

erva

l Edu

ão

PÁGI

NA 1

6

TERÇA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2012 45.222 EXEMPLARES - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PARAQUEDISTA PULA

BRASÍLIA

BRASÍLIA

Div

ulga

çãoPÁ

GINA

16

PÁGI

NA 1

6

PÁGINA 10

JAY-Z E BEYONCÉ SE APRESENTAM JUNTOS EM SHOWEM NY E CANTAM FOREVER YOUNG

PÁGINA 4 PÁGINA 6 PÁGINA 7

Em evento, governador Agnelo Queiroz ressaltou que o deputado é conhecer do orçamento do DF e justifi cou escolha do petista: “Paulo Tadeu sempre utilizou o seu mandato com muita competência”

Armas compradas pelo Detran-DF não puderam ser usadas pelos agentes do órgão e fi caram armazenadas há um ano. Agora, por decisão da Secretaria de Segurança Pública, vão para as mãos das polícias

Brasil é o pior país da América Latina para empre-sários quitarem suas pendências com o governo. Em média, o brasileiro passa 2.600 horas para resolver questões burocráticas de sua empresa

PAULO TADEU TOMA POSSE COMO CONSELHEIRO DO TCDF

MINISTÉRIO DA SAÚDE APONTA BENEFÍCIOS DA VACINAÇÃO

BUROCRACIA TIRA O SONO DE EMPRESÁRIOS NO DF

Rob

erva

l Edu

ão

CED

OC

Rep

rodu

ção

PÁGINA 6PÁGINA 6

Brasil é o pior país da América Latina para empre-sários quitarem suas pendências com o governo. Em média, o brasileiro passa 2.600 horas para resolver questões burocráticas de sua empresa

CED

OC

FLANELINHAS IRREGULARESSE MISTURAMA AOS LEGALIZADOS

FLANELINHAS

Page 2: Ter, 09/10/2012

emtodolugar

planoplanoplanogeralgeralgeralplanoplanoplanogeralplanoplanoplanogeralplanoplanoplanogeralplanoplanoplanoO HORÁRIO DE VERÃO começa

à 0h do próximo dia 21, domingo, quando os relógios devem ser

adiantados uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do

Brasil, além do Estado da Bahia. A medida vai vigorar até 17 de

fevereiro de 2013

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 22

GEDDEL VIEIRAPRESIDENTE DA CEF

“É difícil no Brasil achar um homem da minha idade (60). É tudo casado ou galinha. É

melhor fi car sozinha”

“Não devo obediência ao PT. Faço política e acordos políticos voltado ao futuro

(Ao ser convidado pela direção nacional do PMDB a formar alianças políticas)”

“É um recomeço. Desde a Copa do Mundo (2010) que não estava na Seleção. Mas em relação ao Mundial de 2014 é preciso ter calma”

VERA FISCHERATRIZ

KAKÁJOGADOR DO REAL MADRID

ELEIÇÕES

CASO BRUNO

DIPLOMACIA

A POUCA IDADE não signifi ca pouca experiência para Pacheco Neto (PSD), um dos prefeitos mais novos do Brasil. Mesmo tendo contado com o apoio da tia Janaline Pacheco (PDT), atual prefeita de Chaval, que fi ca cerca de 400 km de Fortaleza, o jovem não se intimidou ao falar ao Terra que sua primeira ação à frente da administração pública será “organizar as contas do município, que não estão nada bem”. “Minha tia apoiou minha candidatura, mas trabalho dentro da realidade. E quero, em primeiro plano, organizar a prefeitura”, afi rmou. Apesar dos recém completados 21 anos, Pacheco Neto se diz experiente na política. “Nasci em uma família de políticos e desde os 12 anos vivo nesse meio”, disse.

O TJ (TRIBUNAL DE JUSTIÇA) de Minas marcou para o dia 19 de novembro o julgamento do ex-goleiro Bruno Fernandes e dos outros seis réus acusados de envolvimento na morte da ex-amante do jogador Eliza Samúdio. O julgamento vai acontecer em Contagem e será presidido pela juíza Marixa Rodrigues. O TJ, porém, ainda não informou o horário do júri. Bruno está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG). Também são acusados pelo crime Luiz Henrique Romão, o Macarrão (amigo e secretário de Bruno) e Marcos Aparecido dos Santos, o Bola (ex-policial e suposto autor do homicídio), que também estão presos. Os três serão julgados pelos crimes de homicídio triplamente qualifi cado, sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver.

O PRESIDENTE DA VENEZUELA, Hugo Chávez, agradeceu ontem as felicitações de vários líderes mundiais por sua reeleição no domingo, especialmente à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Obrigado a todos os amigos e amigas do mundo por suas palavras e seus sentimentos de amor para com a Venezuela!!! Obrigado!!!” - escreveu Chávez no Twitter. “Agora mesmo vou falar com nosso irmão Lula!!” - revelou Chávez sobre o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. “Há pouco, conversei com a companheira Dilma, com os companheiros presidentes Putin, Luckashenko, Evo e Rafael Correa”, disse Chávez sobre os líderes de Brasil, Rússia, Belarus, Bolívia e Equador.

Prefeito de cidade no Ceará é o mais novo do Brasil

Justiça marca julgamento para o próximo mês

Chávez agradece felicitações de Dilma e Lula

Reitores das 59 insti-tuições federais de ensino superior (Ifes) vão se reunir hoje para discutir a apli-cação da Lei de Cotas, que deve começar a ser imple-mentada em 2013. O de-creto regulamentando a lei deve ser assinado ainda esta semana pela presidenta Dil-ma Rousseff. De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Supe-rior (Andifes), os reitores só devem se pronunciar sobre o assunto quando o decreto for publicado. O ministro da Educação, Aloizio Merca-dante, disse que as institui-ções de educação superior que já tenham publicado seus editais terão que fazer ajustes para adequação à lei e liberá-los o quanto antes.

Em seis meses, o Brasil registrou uma elevação dos riscos em função da veloci-dade de concessão de crédi-to, ao mesmo tempo em que viu uma redução do perigo das contas externas fi carem vulneráveis. É isso o que mostram indicadores que medem o sobreaquecimento das economias do grupo das 20 maiores economias do mundo, desenvolvidos pelo Fundo Monetário Interna-cional. Os dados fazem par-te do estudo Perspectiva da Economia. Os índices mos-tram se o nível de atividade dessas nações está chegando ao limite da sua capacidade de crescer, ou, em outras palavras, se a expansão do PIB está se tornando menos equilibrada e mais frágil pa-ra enfrentar choques.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Ca-valcante, anunciou ontem a criação de uma Comissão da Verdade no âmbito da entidade, destinada a con-tribuir com os trabalhos de apuração de violações de di-reitos humanos da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Ele informou que os mem-bros da Comissão da Verda-de da OAB Nacional serão designados nos próximos dias. O objetivo da comissão criada pela OAB é auxiliar no resgate histórico das gra-ves ameaças aos direitos humanos no País, de 1946 a 1988. A CNV tem como mis-são examinar e esclarecer as graves violações aos direitos humanos durante o regime.

A Caixa Econômica Federal vai anunciar ainda nesta semana a redução de algumas tarifas bancárias para pessoas físicas, segun-do informou o vice-presi-dente de Finanças do banco, Márcio Percival. Ontem o Banco do Brasil cortou su-as tarifas em até 34% após pressão do Ministério da Fazenda. De acordo com Percival, no caso da Caixa, a redução é uma questão de estratégia e concorrência e não há pressão do governo para isso. “Nesse cenário de concorrência, a Caixa está sempre buscando as menores taxas de juros e de serviços do mercado. Vamos fazer isso de forma responsá-vel, avaliando a estrutura de custos do banco”, afi rmou.

Reitores se reúnem para negociar

Risco no Brasil sobe com crédito

Comissão vai apurar ditadura

Caixa prometereduzir tarifas

COTAS FMI

OAB BANCOS

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO

Lotofácil (Concurso 813)

01 03 04 05 06

07 08 10 12 16

19 21 23 24 25

PrevisãodotempoPrevisão

tempoCLARO A PARCIALMENTE NUBLADO

COM NÉVOA SECA. MAX.: 30°C MIN.: 18°C

LoteriasLoterias

Quina (Concurso 3015)03 61 63 69 70

IMAGEM DO DIAIMAGEM DO DIA

QUADRAS ESPORTIVAS esquecidas pelo DFR

epro

duçã

o

Glaucya Braga

Foto

s: R

epro

duçã

o

Rep

rodu

ção

Page 3: Ter, 09/10/2012

etcetc...

“O partido tem consciência de sua

responsabilidade com o país. O PSB coloca o interesse do povo brasileiro acima do

interesse individual e partidário”

RODRIGO ROLEMBERGSENADOR PSB/DF

Transporte

Ética

O SENADOR Gim Argello (PTB-DF) foi à tribuna do Plenário, ontem (8), para agradecer ao governo federal por ter incluído a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O CONSELHO de Ética e da Câmara vota amanhã (10) o parecer vencedor do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) que confi rma a decisão de não abrir investigação por quebra de decoro contra o deputado Marcos Medrado (PDT-BA).

Gim destaca inclusãodo VLT no PAC

Investigação contraMedrado será votada

NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

PoderPoderPoder&&&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoderPoderPoderPoder&&&Poder&&&Poder&&&Poder&&&NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 23 O VICE-PRESIDENTE Michel Temer avaliou que a parceria entre PT e

PMDB saiu fortalecida do primeiro turno das eleições municipais.

Segundo ele, a intenção é garantir coligação entre os dois partidos

no segundo turno nos locais onde houver essa possibilidadewww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Valte

r Cam

pana

to/A

Br

Antonio Cruz/ABr

A CPI do Cachoei-ra marcou para hoje (9) o depoi-mento do depu-

tado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), que falará so-bre denúncias de suposto envolvimento com o esque-ma de Carlinhos Cachoei-ra. Será a segunda vez que a CPMI tenta ouvir as expli-cações do parlamentar, que admite ser amigo de Cacho-eira, mas nega envolvimen-to com atividades ilegais. A reunião será realiza às 15 horas na sala 2 da ala Nilo Coelho, do Senado.

De acordo com investi-gações da Polícia Federal, o parlamentar teria recebido dinheiro da organização de Cachoeira. Além disso, teria alertado o contraventor so-bre uma operação policial e usado o cartão dele para fa-zer compras.

Segundo a PF, Leréia e Cachoeira conversaram por telefone pelo menos 72 ve-zes entre março e juho do ano passado. O nome do deputado

é citado em outros 26 telefo-nemas entre o contraventor e supostos membros da organi-zação criminosa.

Para a quarta-feira (10), está prevista uma reunião administrativa para decidir os próximos passos da CPI. A principal decisão a ser to-

mada é sobre o fi m ou não da comissão. O prazo para a conclusão dos trabalhos termina em 4 de novembro. A reunião será realiza às 10h15 na sala 2 da ala Nilo Coelho, do Senado.

Mais de 500 requerimen-tos ainda aguardam votação

na CPMI. Entre eles, estão os de convocação de novos depo-entes e os de quebra de sigilo de empresas laranjas.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), defen-deu a prorrogação da CPI. Ele lembrou que algumas investi-gações ainda não foram feitas,

como as relacionadas às em-presas fantasmas que recebe-ram mais de R$ 240 milhões da construtora Delta.

Alguns parlamentares da base governista, no entanto, consideram que a investiga-ção já cumpriu o seu papel, que é desvendar as relações de Cachoeira com agentes pú-blicos e privados.

O vice-presidente da co-missão, deputado Paulo Tei-xeira (PT-SP), defendeu o fi m da CPMI no prazo original. “Se o relator conseguir entre-gar o relatório em tempo, não vejo razões para haver a pror-rogação”, disse Teixeira.

O presidente da CP-MI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), quer discutir a prorrogação com os líderes partidários. Para a comissão ter mais tempo para investi-gar, é preciso o apoio de um em cada três parlamentares do Congresso Nacional. São necessárias as assinaturas de 171 deputados e de 81 se-nadores, assim como foi feito para criar a CPI.

CPI DO CACHOEIRA Comissão volta aos trabalhos depois de um mês suspensa

Leréia presta depoimentoAntonio Cruz/ABr

LERÉIA (PSDB-GO) falará sobre o suposto envolvimento dele com o esquema de Cachoeira

Dilma parabeniza candidatos da base aliadaELEIÇÕES

A presidenta Dilma Rous-seff ligou para candida-

tos do PT e partidos aliados para parabenizá-los pelos resultados das eleições mu-nicipais. No segundo turno, Dilma deve participar nova-mente da campanha de Fer-nando Haddad em São Paulo e estuda ir a outros estados.

As informações são da minis-tra da Secretaria de Comuni-cação Social da Presidência, Helena Chagas.

Dilma cumprimentou, por telefone, no domingo (7), o candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Ha-ddad (PT), pelo resultado po-sitivo que o levou ao segundo

turno, em disputa com José Serra (PSDB). A presidenta ligou ainda para Nelson Pe-legrino (PT), que irá disputar o segundo turno em Salva-dor com ACM Neto (DEM), e Eduardo Paes (PMDB), ree-leito no Rio de Janeiro.

Dilma conversou tam-bém com Patrus Ananias

(PT), que fi cou em segundo lugar na disputa à prefeitu-ra de Belo Horizonte, onde Márcio Lacerda (PSB) foi eleito já no primeiro turno. Ela parabenizou Patrus pelo desempenho na disputa. Na reta fi nal da disputa, a presi-denta esteve em Belo Hori-zonte para participar de um

comício do candidato. Dilma também pretende falar com José Fortunati (PDT), reelei-to em Porto Alegre.

De acordo com Chagas, a avaliação no Planalto é que o resultado das eleições foi po-sitivo. “O PT foi o partido que mais teve votos. A avaliação é bastante positiva”, disse.

Page 4: Ter, 09/10/2012

ALÔ BRAS Í L I A 4 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2ALÔ BRAS Í L I A 4 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2Poder&Poder

Compra Venda

Dólar comercial R$ 2,02 R$ 2,02

Dólar turismo R$ 1,94 R$ 2,08

Euro R$ 2,63 R$ 2,63

Libra R$ 3,25 R$ 3,25

Pesos arg. R$ 0,43 R$ 0,43

Indicadores

Bovespa 1,27%

Nasdaq (EUA) -0,76%

FTSE 100 (Reino Unido) -0,5%

Nikkei (Japão) 0,44%

IBEX-35 (Espanha) 1,81%

CAC 40 (França) 1,64%

BOLSAS

MOEDAS

INFLAÇÃOIPCA IBGE (mês) 0,21%

INPC IBGE (mês) 0,18%

IPC Fipe (mês) 0,15%

IPC-DI FGV (mês) 0,53%

IGP-DI FGV (mês) 0,43%

IGP-M FGV (mês) 0,43%

IPA-DI FGV (ano) 2,09%

ICV Dieese (mês) 0,93%

OBS: DE ACORDO COM NORMA DO BANCO CENTRAL, OS RENDIMENTOS DOS 29, 30 E 31 CORRESPONDEM AO DIA 1º DO MÊS SUBSEQUENTE.

Dia Indice

01/10 0,4273

02/10 0,4273

03/10 0,4273

04/10 0,4273

05/10 0,4273

06/10 0,4273

07/10 0,4273

08/10 0,4273

09/10 0,4273

10/10 0,4273

11/10 0,4273

12/10 0,4273

13/10 0,4273

POUPANÇA CORREÇÃO

SALÁRIO MÍNIMO

Janeiro 2012 - R$ 622,00

ATIVIDADE ECONÔMICADesemprego (mês) 5,20%

PIB (variação em relação ao trimestre

imediatamente anterior) 0,80%

PIB (variação em relação ao mesmo

trimestre do ano anterior) 3,10%

Dívida pública como proporção

do PIB 38,20%

Produção industrial (mês) -0,60%

Produção industrial (ano) -2,20%

Vendas do Varejo (mês) 0,00%

INSS

SEGURADOS DE EMPREGO, INCLUSIVE DOMÉSTICOS E TRABALHADORES AVULSOS

Até R$ 1.107,52 8

de 1.107,53 a R$ 1.845,87 9

de R$ 1.845,88 até R$ 3.691,74 11

Salário de contribuições (R$) Alíquotas(%)

TAXA SELIC

7,5% ao ano

OFFS&OFFS&OFFSONS

Jornalista, editor-chefe do Alô Brasília e amante das facetas da política

Lívio di Araújo

Ruim de voto

Semana Nordestina Liberada!

Gestão pública em debate Shiii!!!

Parece mesmo que o ex-deputado distrital Batista das Cooperativas se afundou politicamente. Depois de perder o mandato nas últimas eleições, Batista amarga agora a derrota do neto, Renato Batista, no Novo Gama. É um vovô muito ruim de voto, viu!

Na Câmara Legislativa, o deputado distrital Agaciel Maia (PTC) protocolou Projeto de Lei que inclui no Calendário Ofi cial de Eventos a Semana Nordestina do DF, com objetivo de estimular as manifestações culturais nordestinas da cidade, com diversas modalidades de criação artística e folclóricas. No Distrito Federal, a Semana Nordestina, que já está em sua terceira edição, acontece sempre no mês de junho, Entre as atividades estão: seminários, palestras nas escolas, homenagens aos pioneiros nordestinos, shows e o desenvolvimento da cultura.

A pista que fi ca ao lado da Embaixada dos Estados Unidos estava bloqueada há dois anos. O Administrador de Brasília, Messias de Souza, em conjunto com o Detran, conseguiu que a embaixada concluísse a obra de um muro e liberasse imediatamente a pista da via que liga o Setor de Autarquias Sul com o Setor Federal, garantindo maior rapidez no fl uxo de veículos e segurança. A obra durou dois anos. Messias pediu à embaixada mais pressa na liberação, pois a comunidade vinha reclamando dos transtornos e da falta de segurança no local já que a pista, que é mão única foi transformada precariamente em mão dupla. “Como vem o período de chuvas, observei que haveria riscos aos motoristas. A embaixada foi sensível e apressou a obra. Agora está tudo normalizado na região”, disse.

Novidade: Aliás, Messias terá mais novidades nesta semana. Amanhã, promete anunciar, no Parque da Cidade, uma verdadeira revolução de obras e novidades para o espaço. Estava precisando mesmo, administrador.

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) realiza amanhã, a partir das 8h30, no Naoum Plaza Hotel, seu 87º Fórum. O evento contará com a presença de secretários de estado de Administração e Planejamento/Gestão de todo o país. O Consad e a Frente Parlamentar Mista do Fortalecimento da Gestão pública realizam um café parlamentar com o objetivo de apresentar aos parlamentares projetos de lei em discussão no Congresso e que causam impacto no orçamento dos estados. Para o presidente do conselho, Eduardo Diogo, é o caso da PEC 300, por exemplo, que trata da equiparação de salários em todo o Brasil e o Piso Nacional do Magistério. Também está previsto debate da agenda de gestão pública entre União e Estados, a nova Lei de Greve e propostas do Governo Federal de apoio à administração municipal.

A 4ª Turma Cível do TJDFT manteve, em grau de recurso, decisão do juiz da Vara do Meio Ambiente do DF, que considerou regular o ato de interdição praticado pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram) em desfavor do estabelecimento Gourmet Grill Bar e Restaurante. O bar foi interditado após Auto de Infração por conta da emissão de ruídos acima dos limites legais para o local. A decisão colegiada foi unânime.

Quem tem procurado o PSDB é o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB). Estaria de olho no ninho tucano para as eleições de 2014? Segundo fonte, Pitiman pode ser um forte candidato nas próximas eleições na corrida ao Buriti. Para isso, sabe que não poderá contar com o PMDB para seus planos. A priore, o governador Agnelo Queiroz é candidato à reeleição e terá Tadeu Filippelli como vice. A priore...

Pimentinha: Pitiman saindo candidato terá que convencer o PSDB que seu nome é forte e mais, convencer a regional do partido. Outra candidatíssima ao Buriti em 2014, a deputada distrital Eliana Pedrosa (PSD) também já teria sentado em mesa de conversas com tucanos. Tucanos de alta plumagem, diga-se de passagem.

2014

O ex-deputado fe-deral Paulo Ta-deu tomou posse ontem (8) no car-

go de conselheiro do Tribu-nal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Indica-do pelo governador Agne-lo Queiroz e aprovado por unanimidade pelos 23 de-putados distritais da Câma-ra Legislativa do DF, o mais jovem conselheiro da Casa ressaltou, em seu discurso, que continuará fi scalizando a aplicação do dinheiro pú-blico para evitar desvios e garantir que sejam solucio-nados problemas nas áre-as do Transporte, da Saúde e da Segurança. No entan-to, ele afi rmou que é impor-tante avaliar rigorosamente o critério de anulação ou

suspensão das licitações de obras do GDF pelo TCDF.

“O Tribunal de Con-tas ganhou um conselheiro intransigente. Continua-rei fi scalizando o dinheiro público. Mas é fundamen-

tal que obras e licitações não sejam interrompidas. Não se pode parar um ser-viço como saúde e transpor-te público, porque isso traz prejuízo para quem mais necessita”, afi rmou Paulo

Tadeu. “É evidente que eu vou fazer, junto aos demais conselheiros, uma forte fi s-calização para que não haja desvio ético e, principal-mente, para que os serviços possam ser executados a contento. A defesa da ética é inegociável”, completou. O TCDF é formado por sete conselheiros. Paulo Tadeu ocupa a vaga de Ronaldo Costa Couto e foi sabatina-do pelos deputados distri-tais em 26 de setembro.

O governador justifi cou a indicação do ex-deputado e ex-secretário de Gover-no. “Paulo Tadeu sempre utilizou o seu mandato com muita competência e tem grande experiência na fi sca-lização das contas públicas. Conhece profundamente o

orçamento do DF”, desta-cou o governador.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Pa-trício, enfatizou a trajetória do ex-parlamentar. “Foi um dos deputados mais votados do PT, exerceu com muita ética e coerência seus 12 anos de vida pública. Te-nho certeza de que vai nos honrar muito aqui no Tribu-nal de Contas.”

Em nome dos seis con-selheiros, Anilcéia Ma-chado disse que a posse de Paulo Tadeu é um pres-tígio para os servidores do TCDF. “O tribunal é uma casa que trabalha muito e você, que entra aqui como o caçula do time, chega pa-ra somar com sua experiên-cia e disposição.”

Paulo Tadeu é o novo conselheiroTRIBUNAL DE CONTAS DO DF

AGNELO: “Paulo Tadeu conhece bem o orçamento do DF”

Roberto Barroso/GDF

Page 5: Ter, 09/10/2012

etcetc...

“O Legislativo e a população têm papel

importante nessa fi scalização (das leis e da transparência). As pessoas muitas vezes reclamam dos seus representantes, mas

não fazem a sua parte”

ELIANA PEDROSA (PSD)DEPUTADO DISTRITAL

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

cidadescidadescidades&&&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidadesNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

BrasíliaBrasíliaBrasília&&&Brasília&&&Brasília&&&Brasília&&& T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 25 A AGENDA PARA a comemoração

ao Dia das Crianças no Zoológico de Brasília está pipocando

de atrações para a garotada. Apresentação teatral, mímicas com

temática ambiental, shows com palhaços e ofi cinas, bolo e show

com o cantor Geraldo Azevedowww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Rep

rodu

ção

Divulgação

No primeiro se-mestre deste ano, quase 40% dos fl anelinhas abor-

dados pela Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) estavam irregulares nas ruas do Distrito Fede-ral. Entre os 780 guarda-dores e lavadores de carro fi scalizados, 309 estavam sem autorização. Em todo o ano passado, esse núme-ro chegou a 763.

Segundo a pasta, as equipes de fi scalização per-correm regularmente os principais estacionamentos públicos das regiões admi-nistrativas e verifi cam a si-tuação dos guardadores. Ao serem fl agrados, os guar-

dadores e lavadores sem registro profi ssional na Su-perintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) são encaminhados às dele-gacias de polícia.

Os guardadores irre-gulares podem ser autua-dos por exercício ilegal da profi ssão. A pena pelo cri-me é de 15 dias a três meses de prisão, ou multa. “Es-sa fi scalização é importan-

te porque alguns deles têm mandado de prisão em aber-to por outros crimes e são, desta forma, localizados”, pontua a nota da secretaria.

O órgão responsável re-comenda ainda que aqueles que se sentirem ameaçados devem, com cautela, acio-nar a polícia pelos telefo-nes 190 e 197.

Para a motorista Etien-ne Lucena, 27 anos, que

sempre estaciona em luga-res públicos, a abordagens dos fl anelinhas variam en-tre as regiões administrati-vas. “Existem aqueles que te ajudam mesmo a estacionar,

mas tem muitos que só apa-recem para cobrar alguma gorjeta”, reclama. Ela afi r-mou ainda que muitos fl ane-linhas irregulares disputam espaço com os de colete.

FLANELINHAS Fiscalização encontrou 309 guardadores sem registro no estacionamento do DF

Quase metade irregularBRUNO CASSIANO

Roberval Eduão

GUARDADORES precisam de registro no SRTE

A profi ssão existe desde que uma lei federal foi san-cionada em 1975 e regulamentada dois anos depois. Só agora, porém, o governo determinou normatização local e fi scalização. Pela lei, o registro é dado após apresen-tação de documentos, como certidão negativa de car-tório criminal e prova de quitação no serviço militar.

RegulamentaçãoRegulamentação

Page 6: Ter, 09/10/2012

Fez-seJustiça Ceilândia

O TRIBUNAL DO JÚRI de Ceilândia condenou a um ano de reclusão a ser cumprido em regime aberto, um rapaz acusado de desferir golpes de faca contra um conhecido após ingestão de álcool e suposto desentendimento por cobrança de dívida. Na sessão de julgamento, o Ministério Público requereu a “desclassifi cação de suposta tentativa de homicídio para delito diverso, por entender que restou demonstrado nos autos que o acusado desistiu voluntariamente de prosseguir nos atos de agressão contra a vítima”, relata a sentença. A defesa sustentou a mesma tese. Ao votar os quesitos, os jurados afastaram a hipótese de tentativa de homicídio. Em seu depoimento durante audiência de instrução processual, o ofendido disse que os dois se desentenderam depois que ele cobrou uma dívida de R$ 170. Ouvido em juízo na mesma ocasião, o réu garantiu que não tinha a intenção de matar a vítima e afi rmou que se arrependeu do que fez.

Acusado pega 1ano por morte

etcetc...

“Apesar de sermos a sexta economia do planeta, ainda somos um país

subdesenvolvido em termos educacionais

e precisamos, por isso mesmo, de estratégias

que promovam o desenvolvimento

integral das crianças, mesmo que os recursos

sejam limitados”

ARLETE SAMPAIO (PT)DEPUTADA DISTRITAL

BASE

SÃO SEBASTIÃO

OPERAÇÃO

O CORPO DE um homem foi encontrado na manhã de ontem na área de manutenção do Hospital de Base de Brasília. O cadáver estava entre o terceiro e o quarto andar do prédio. O corpo estava ensanguentado, o que levanta a hipótese de briga. De acordo com a Polícia Civil, é possível que a vítima seja um morador de rua.

NA MADRUGADA de ontem, em São Sebastião, um homem foi morto com três tiros na cabeça. O crime ocorreu próximo ao terminal rodoviário da região administrativa. Até a manhã de hoje não foi divulgada a identidade do suspeito do assassinato.

OITO PESSOAS foram presas e mais de 4 mil frascos de lança-perfume, 5 mil comprimidos de ecstasy, oito veículos, R$7 mil em dinheiro, anabolizantes, cytotec e receitas médicas, foram apreendidos na madrugada de ontem, em Arniqueiras, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Ceilândia e SIA. As investigações duraram oito meses.

Corpo esfaqueado é encontrado

Homem morto comtrês tiros na cabeça

Apreensão históricode lança-perfume

ALÔ BRASÍL IA 6 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2ALÔ BRASÍL IA 6 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2cidades&Brasília

conceitoconceitoCENÁRIO COMUM algumas

décadas atrás, com escritório de endereço fi xo, baias e divisórias, colaboradores com horários fi xos estão dando espaço para modelos mais fl exíveis.

Home Offi ce signifi ca escritório domestico, surgiu na década de 1970 por Alvin Toffl er como símbolo de um novo modelo de produção apoiado em tecnologia, o Escritório Doméstico fi nalmente se tornou realidade em fi ns do século XX, embora de forma menos glamourosa do que se imaginava.

As vantagens econômicas (menor custo de transporte e alimentação), de produção (mais horas dedicadas ao trabalho, com menor estresse) e até ambientais (menos carros circulando = menor poluição atmosférica e sonora) não foram sufi cientes para convencer as grandes empresas. Salvo algumas poucas exceções, aderiram ao Escritório Doméstico tipicamente

profi ssionais liberais, free-lancers e pequenos empresários que trabalham sozinhos ou não necessitam de um escritório tradicional em caráter permanente.

Esse novo sistema de trabalho vem ganhando espaço no Brasil: o home offi ce. As horas de trabalho remotas já são adotadas em diversos países e é uma tendência em empresas por aqui.

Um levantamento recente realizado pela HAYS no Brasil mostra que 31,2% das companhias já adotam o sistema, que é mais comum para profi ssionais que ocupam posições de gerência (78,4%), coordenação (56,7%), direção (48,5%) e analistas (44,8%). O

estudo mostra que trabalhar de casa pode ser bom para os dois lados.

Para Flávia Dantas Caroni, Gerente de Recursos Humanos da Kimberly-Clark, o principal motivo para adotar a polítca de

home offi ce é a melhoria na qualidade de vida e na produ tividade dos colaboradores. “Eles demoram em média duas horas para chegar à empresa e percebemos a necessidade de otimizar esse tempo. Assim, a empresa resolveu investir na prática de home offi ce”, afi rma.

Ainda de acordo com o levantamento da consultoria, qualidade de vida aparece em 72,7% das respostas como o motivador para a adoção do sistema. Na sequência estão soluções para limitação física (60,3%) e alcance de metas de sustentabilidade (19,8%). Embora os benefícios sejam claros, trabalhar de casa exige alto grau de concentração, planejamento e organização.

De acordo com André Magro, gerente da expertise Hu man Resources da HAYS em São Paulo, áreas que não têm dependência com outros setores do negócio da empresa conseguem atuar melhor fora do escritório. “Isso acontece, por exemplo, com os profi ssionais de vendas, porque eles possuem metas tangíveis e precisam atingi-las para apre-sentar resultados à empresa”, comenta.

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

O novo sistema de trabalho vem ganhando espaço no Brasil, levantamento mostra que 31% já adotam sistema

Home Offi ce: Chave para elevar produtividade

LEONARDO SOARES GRAPEIA

Sócio fundador e editor do Portal The Manager. Website: http://www.themanager.com.br. E-mail: [email protected]

Divulgação

Buscando a regulariza-ção da documentação

do veículo, aproximada-mente 35 mil pessoas pro-curaram a Secretaria de Fazenda do DF para qui-tar o IPVA desde o início da fi scalização do Certi-fi cado de Registro e Li-cenciamento de Veículo (CRLV), que começou na última segunda-feira (1º). Dos 1,3 milhões de auto-móveis que o DF possui, cerca de 225 mil ainda es-tão inadimplentes.

Para pagar o imposto, o contribuinte deve aces-sar a página da SEF, clicar na aba IPVA, preencher os dados do veículo e impri-mir os boletos para paga-mento, que já saem com os valores atualizados, acres-cidos de juros e mora. Para quem não gosta ou possui fácil acesso à internet, os postos do Na Hora tam-bém estão autorizados a emitirem o CRLV.

As penalidades por trafegar sem o documen-to obrigatório atrasados são multa de R$ 191,54, apreensão do veículo e se-te pontos na CNH.

35 mil quitam IPVA em uma semana

FISCALIZAÇÃO

A Secretaria de Se-gurança Pública (SSP) do Distrito Federal possui 220

armas de choque que devem ser entregues as policias Ci-vil e Militar da capital do pa-ís. As armas importadas dos Estados Unidos foram sus-pensas pelo próprio secreta-rio da pasta, Sandro Avelar, para utilização nas fi scaliza-ções do Detran-DF.

As armas estão armaze-nadas no órgão de trânsito há um ano. A destinação das mesmas está a cargo da se-cretaria e vai favorecer as po-licias do DF, de acordo com o órgão de segurança.

Os tasers que foram com-prados pelo Detran, devem ser utilizadas por grupos tá-ticos de cada polícia, como a Rotam, grupo especial da Polícia Militar, que já utili-

za uma arma semelhante nas abordagens na rua.

A Polícia Civil do DF deve receber as 50 armas distribuídas pela pasta. Po-liciais da Divisão de Opera-ções Especiais (DOE) serão os primeiros a receber o ar-mamento. Outros ofi ciais que já passaram pelo treinamento também vão receber, segun-do informou a assessoria da polícia. Já a Polícia Militar

ainda não tem uma previsão de quantas armas serão en-tregues à corporação.

Por meio de nota, a PMDF informou que “a uti-lização da pistola de choque torna mais efi caz o combate à criminalidade aplicando a doutrina do uso progressi-vo da força”. Ao atingir uma pessoa, os dardos interrom-pem os sinais que o cérebro, impossibilitando reação.

TASER Segurança Pública distribuirá equipamento comprado pelo Detran para as polícias Civil e Militar

Armas devem sair do depósito

BRUNO CASSIANO

POLICIAIS são treinados para usar o equipamento

CEDOC

Page 7: Ter, 09/10/2012

“Tenho carta branca do governador para

abrir o governo, o que vai mostrar

as mazelas da corrupção, mas

também da gestão inefi ciente”

CARLOS HIGINOSECRETARIO DE TRANSPARÊNCIA

etcetc...

LABORATÓRIO

FORA DO AR

SUSTO

DUAS PESSOAS fi caram feridas em uma explosão no laboratório de pesquisas em combustíveis do Instituto de Qumíca da Universidade de Brasília (UnB), na tarde de ontem. ois pesquisadores – uma estudante de graduação e um pesquisador do mestrado – foram atingidos por estilhaços de uma garrafa de vidro com capacidade para armazenar até um litro.

A INFECÇÃO por malwares (arquivos maliciosos) ocasionou o bloqueio dos sites do Governo do Distrito Federal, ontem. Ao tentar acessar a página, o internauta recebe uma mensagem afi rmando que aquela página possui arquivos que podem danifi car o computado e a página fi ca bloqueada.

UM PRINCÍPIO de incêndio causou alvoroço em um shopping da Asa Sul. De acordo com clientes e funcionários que estavam no local, cheiro de queimado e fumaça encheram a praça de alimentação do estabelecimento. A assessoria do shopping afi rmou que não houve feridos e foi apenas um susto. “Foi apenas um princípio de incêndio em um dos restaurantes”, informou a assessoria.

Explosão deixa 2 feridos na UnB

Ataque de crackers derruba sites do GDF

Shopping: princípio de incêndio

ALÔ BRASÍL IA 7 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2ALÔ BRASÍL IA 7 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2cidades&Brasília

Reprodução

DF tem 122 mil empresas no programa

SIMPLES

O Simples Nacional, re-gime que simplifica

a arrecadação de cobran-ças fi scais, aplicável às Mi-croempresas e Empresas de Pequeno Porte, chegou a agosto deste ano com 6,8 milhões de adesões em to-do o país. No Distrito Fe-deral há aproximadamente 122 mil empreendimentos participantes, sendo 42,3% de empreendedores indivi-duais, 51,2% de microem-presas e 6,5% de pequenas empresas, de acordo com o levantamento do Sebrae-DF. O DF foi a última unidade federativa a regulamentar o Simples Nacional, em agos-to do ano passado.

“O Simples Nacio-nal serviu como um nive-lador do faturamento das empresas, dando condi-ções a elas de se adequa-rem ao mercado”, conta o presidente da Federação do Comércio do DF (Feco-mércio), Adelmir Santana.

A empresária Amanda Miranda conta que os ga-nhos com a desburocratiza-ção dos impostos e o valor da tributação são avanços do Simples Nacional, mas reclama que os preços per-manecem altos. “Ser empre-endedor ainda custa caro. O Simples é um bom aliado, mas o governo ainda precisa abaixar o valor dos impostos para o mercado fi car mais competitivo”, afi rma.

MARCUS FOGAÇA

Roberval Eduão

O Brasil é o pior país da América Latina para em-presários quita-

rem suas pendências com o governo, segundo publi-cação da Latin Business Chronicles. Em média, o brasileiro passa 2.600 horas para resolver ques-tões burocráticas de sua empresa. Isso equivale a 3,6 meses em fi las e pre-enchendo documentos. No Distrito Federal, a maior reclamação é a quanti-dade tributos pagos. O Conselho Regional de Con-tabilidade do DF (CRC-DF) acredita que uma simplifi -cação de imposto seria o ca-minho para facilitar a vida do empreendedor.

Para o presidente do CRC-DF, Adriano Marro-cos, no DF a situação se complica mais. A grande quantidade de tributos pa-gos pelo brasileiros – pelo menos 110 por ano – contri-bui para o tempo usado para quitação de deveres das em-presas. “Aqui é mais gra-ve porque cumprimos todas essas obrigações e ainda tem o Livro Eletrônico para o programa Nota Legal”, ex-plica. No Nota Legal, o em-presário brasiliense presta declaração para o governo local e federal.

“Ao invés de contra-tar vendedores, temos que montar uma estrutura pa-ra fazer a parte burocrá-tica. Acaba concentrando esforço na parte adminis-trativa da empresa”, ex-plicou Marrocos, num tom de preocupação.

Todas as questões bu-rocráticas, segundo o pre-sidente do CRC, impedem

o crescimento, ou mesmo continuação de uma em-presa. Dono de uma rede de lavanderias há 15 anos, o empresário Antônio Cha-ves, também reclama da difi culdade de expansão. “Isso [a burocracia] atra-palha e muito. Para abrir uma fi lial é muito ruim. Pa-ra se tirar um alvará em ou-tra complicação”.

Para o gerente de loja Marco Aurélio, “existe uma grande quantidade de ta-xação. O procedimento [de quitação] em si não é tão complicado por causa da tecnologia”, conta. No en-tanto, Aurélio reconhece: “sem tantos tributos, dimi-nuiria consideravelmente o tempo gasto [em fi las] re-solvendo problemas”, disse

o gerente da livraria CPAD, no Setor Comercial Sul.

No estudo foram con-siderados quatro fatores: impostos corporativos, impostos como uma por-centagem dos lucros, o número de formulários de declarações fi scais e o tem-po gasto para preenchê-las todos os anos em 18 países da América Latina.

ECONOMIA Estudo revela que Brasil é campeão latino de entraves

Burocracia emperraELTON SANTOS

EMPRESAS levam cerca de 2600 horas para resolver questões burocráticas, o valor alto também fazem parte das reclamações

Page 8: Ter, 09/10/2012

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) não dará folga aos pais que devem pensão alimentícia no Brasil. Os vencimen-tos, soldos e salários, entre outras verbas remuneratórias do trabalho, podem ser penhorados para o pagamento de

prestação, decidiu a Terceira Turma do STJ. A execução desse cré-dito, mesmo que passado, por quantia certa, não transforma sua na-tureza nem afasta a exceção à impenhorabilidade daquelas verbas.

O entendimento do tribunal contraria posição adotada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Para os desem-bargadores gaúchos, a penhora deveria ser afastada porque a exe-cução seguia o rito da quantia certa e dizia respeito a dívida não atual. Mas o STJ pensa diferente.

Para a ministra Nancy Andrighi, ao contrário do que enten-deu o TJRS, ao se permitir o afastamento da penhora em razão da passagem do tempo de inadimplência, a situação de quem necessita de tais prestações de natureza alimentar só piora. Segundo ela, as medidas deveriam ser progressivamente mais incisivas, e não abrandadas.

Além disso, ela considerou “manifestamente descabida” a interpretação do TJRS quanto ao rito de execução. Conforme explicou a ministra, o dispositivo que excepciona a regra de impenhorabilidade de salário e verbas similares se situa exata-mente no capítulo do Código de Processo Civil que trata dessa modalidade específica de execução: “Da execução por quantia certa contra devedor solvente.” Mas, para a ministra, não há como esse argumento subsistir.

Por correr em sigilo, já que se trata de ação familiar envolvendo o interesse de menor, o número do processo e as partes envolvidas não foram divulgados. Mas a decisão, claro, serve de alerta a inú-meros pais que não pagam as pensões alimentícias no país. Afi nal, já virou ditado popular: uma das poucas coisas que da cadeia no Brasil é o não pagamento da P.A.

Pais devedores na mira do STJ

VALTER LUIS

Ed

it

or

ia

l

A mobilidade urbana será um dos maiores vexames do Distrito Federal nos eventos esportivos que vem por aí. O metrô não funciona, os ônibus estão sucateados e são poucos e os VLT’s e VLP’s não saí-ram do papel. A quantidade de táxi não suporta a demanda normal, imagine durante a Copa. É aguar-dar e torcer para o país se adequar nesse curto espaço de tempo”

GABRIEL RAMOS

SAMAMBAIA

Mobilidade urbanaé uma vergonha

Onde está o governo do DF que não negocia com os policiais civis? En-quanto há todo esse descaso a população sofre e se vê refém da impunidade de alguns casos.

JOSÉ CARLOS

ASA SUL

Greve da políciavai durar quanto?

Enquanto a popu-lação comprar tudo que o mercado impõe aos preços absurdos que são praticados os empresários não vão abaixar os preços. Alguns brinquedos che-gam a ter preços ridícu-los, são coisas bestas que custam verdadeiramente o olho da cara.

ALISSON GUEDES

NÚCLEO BANDEIRANTE

Brinquedos compreços absurdos

Envie sua reclamação ou sugestão com no máximo 5 linhas, incluindo nome e endereço completo, número da identidade e telefone de contato / e-mail: [email protected]

Tivemos de março a setembro para pagar licenciamento, IPVA e multas e não o fi zemos. Agora não podemos recla-mar das blitz e fi las para regularizar nossos veícu-los. Enquanto o brasileiro deixar tudo para a última hora muitas coisas não vão funcionar no país.

ÍTALO COSTA

TAGUATINGA

Não podemos reclamardas blitze do Detran

Faltar luz a Ceilân-dia virou rotina nesses últimos dias. Parece que tem hora marcada para ela acabar. O pior que isso é algo corriqueiro, será que a CEB não vai solucionar isso? Entra governo, sai governo e os caos da cidade per-manecem os mesmos.

PATRÍCIA ALVES

CEILÂNDIA

Dia das Crianças sempre foi uma data especial na minha casa, não pela data celebrada pelos comerciantes, mas sim por ser o dia de Nossa Senhora Apareci-da. Acho que as pessoas deveriam se lembrar da data também pelo dia da padroeira do Brasil.

MARIA DAS DORES

SAMAMBAIA

Falta de luz constante

Dia de Nossa Senhora é especial

Ca

rt

as

tuitandotuitando

Eduardo Paes bem que poderia cuidar dos problemas do Rio e ter um pouco mais de recato com alianças em SP.Respeitar mais todos seus aliados.

Haverá tempo sufi ciente para CPI ouvir todos os convocados e receber quebras de sigilo até o dia quatro de novembro?

O resultado do PSB na eleições é fruto de um trabalho coerente e competente dos nossos governadores, prefeitos, parlamentares e militantes.

@freire_roberto

@blogdojefferson

@RollembergPSB

ROBERTO FREIRE PRESIDENTE DO PPS

ROBERTO JEFFERSON PRESIDENTE DO PTB

RODRIGO ROLLEMBERG SENADOR

pontopontopontodededepontopontopontodepontopontopontodepontopontopontodepontopontoponto vistavistavistadededevistadededevistadededevistadededeA CAIXA ECONÔMICA Federal pagou R$

7,5 bilhões em abonos e rendimentos do PIS do exercício 2012/2013 a mais

de 20 milhões de trabalhadores até o início de outubro. O valor pago em

abonos salariais corresponde a 65% do montante de retirada previsto até o fi m

do deste exercício

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 28

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

GERENTE DE CIRCULAÇÃO / Paulo Sé[email protected]

O Alô circula diariamente em todo o Distrito Federal - As edições impressas estão disponiveis diariamente no portalwww.alo.com.br

MATRIZ / Setor Comercial Sul (SCS), quadra 05 bloco B, número 73. Edifício Farah Brasília - DF / CEP: 70.305-000Fone: 3335-9200

Alô Brasília Comunicação Ltda.CNPJ: 09612937/0001-92

O Alô Brasília é auditado pela Moore Stephens InternationalPRESIDENTE / Hélio QueirozDIRETORA EXECUTIVA / Ivanilda [email protected] / ( 61) 3335 - 9232e-mail: [email protected]

EDITOR-CHEFE Lívio di Araú[email protected]

SUBEDITORJoão [email protected]

EDITOR DE VIDA & LAZER Fernando [email protected]

EDITOR DE ESPORTESÁdamo Araú[email protected]

REDAÇÃO / Telefone (61) 3335-9200 e-mail - [email protected] CIRCULAÇÃO / (61) 3335-9235 IMPRESSÃO

GRÁFICA ALÔ BRASÍLIA / Quadra 10 Lote 25 / 26, São Sebastião - DF Fone (61) 3224-6049 / 3335-3600

TIRAGEM AUDITADA POR:

45.222 EXEMPLARES (de segunda à sexta)

10.000 EXEMPLARES(sábado e domingo)

BRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

Div

ulga

ção

Page 9: Ter, 09/10/2012

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

LazerLazerLazer&&&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazerCULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

VidaVidaVida&&&Vida&&&Vida&&&Vida&&&www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 29 O MELHOR Melhor Show do

Mundo com Eduardo Sterblitch do ‘Pânico na TV’ chega a Brasília,

nos dias 2 e 3 de novembro, sexta às 21h e sábado às 19h,

na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional. Ingressos: R$ 40 (meia). Classifi cação indicativa: 14 anos.

MÚSICA O maior show de música dos games do mundo retorna a Brasília nesse fi m de semana

Vídeo Games

CIBELE MOREIRAESTAGIÁRIA

É difícil não se lembrar das clássicas músicas de jogos como ‘Mário Bros’, ‘Mortal Kombat’,

‘Pac-Man’, esses entre outros clássicos estarão no Vídeo Games Live (VGL). Um evento que reú-ne as melhores composições mu-sicais dos games com a presença ao vivo da orquestra sinfônica e coro, além de vídeos exclusivos,

efeitos especiais de iluminação e momentos interativos com o pú-blico. O VGL acontece no próxi-mo sábado (13), às 19h30, no Orla Clube de Engenharia.

Uma experiência completa-mente nova e original, que con-segue reunir não só os amantes dos jogos, mas toda a família em um show do universo dos games. Onde o poder musical de uma or-questra misturada com a emoção e a energia de um show de rock e da tecnologia, proporciona uma

experiência lúdica e mágica para todos seus espectadores.

Em sua sétima edição no Bra-sil, o Vídeo Games Live é um série de shows criada e produzida pelos veteranos da indústria de compo-sitores dos games, Tommy Talla-rico e Jack Wall. Com o intuito de apoiar a cultura e arte dos jogos eletrônicos, apresentando músi-cas de mais de 50 games do mun-do. “Queremos provar que música dos games não é só ‘blip blop’, em referência aos sons de aparelhos

mais antigos” conta Tallarico. Para a edição de Brasília o

evento contará com convidados como Laura Intravia, Emmanuel Frantianni (da trilha de ‘Amazing Spider-Man’), Russell Brower (compositor da Blizzard Enter-tainment) e Neal Acree (compo-sitor de sucessos como ‘World of Warcraft’, ‘StarCraft e Dia-blo’). Entre os principais games a serem exibidos no VGL, des-tacam-se: ‘Mario™’, ‘Zelda™’, ‘Halo®’, ‘Final Fantasy®’, ‘War-

craft®’, ‘StarCraft®’, ‘Diablo®’, ‘Sonic™’, ‘Metal Gear Solid®’, ‘Kingdom Hearts’, ‘Chrono Trig-ger™’, ‘Chrono Cross™’, ‘Mega Man™’, ‘Tomb Raider®’, ‘Harry Potter and the Order of the Phoe-nix™’, entre outros.

SERVIÇO – Vídeo Games Live acon-tece neste sábado (13), às 19h30, no Orla Clube de Engenharia. In-gressos: de R$ 60 à 150 (meia). Informações: 8432-3661. Classifi -cação indicativa: livre.

Vídeo GamesVídeo GamesLiveLive

Page 10: Ter, 09/10/2012

nemnemnemtetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContoContoContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemteteteContoteteteContoteteteContotetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemA L Ô B R A S Í L I A 1 0 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2Lazer&Vida

“Falei para Débora, agora a gente tem que se beijar”

Elijah Wood diz que está cansado de interpretar personagens bonzinhos

Em um dos oito shows que Jay-Z fez no Brooklyn, em Nova York, na casa de shows Barclays Center, ele chamou a esposa para dar uma palinha. Beyoncé subiu ao palco com o maridão para cantar a famosa Forever Young. Enquanto ela fazia o refrão com a melodia de sua voz, Jay-Z completava com um rap.

Segundo a revista Star, Justin Bieber está preocupado com sua saú-de e aderiu ao vegetaria-nismo. Devido insistência de seu mentor, o rapper Usher, Bieber não está mais comendo carne, lei-te e peixes, mas sua dieta está o deixando irreco-nhecível. Uma fonte disse à revista que após cortar esses alimentos, “o humor de Bieber fi cou insupor-tável”. "Ele anda muito irritado... daqui a pouco todos vão começar a pedir que ele coma carne", con-tou uma fonte, que disse também que após comer um pedacinho de carne recentemente em um res-

Justin Bieber vira vegetariano obcecado e fi ca insuportável

EFEITO COLATERAL

BRINCANDO COM A SITUAÇÃO

CANSOU DE SER BONZINHO

O ator Murilo Benício, que interpreta o personagem Tufão em "Avenida Brasil", foi entrevistado por Zeca Camargo no 'Fantástico', em seu sítio, na região serrana do Rio. Sobre o tão comentado romance que ele estaria tendo com a atriz Débora Falabella , a Nina de Aveni-da Brasil, ele faz graça e desmente: "Acho a Débora tão linda. Vamos fazer um movimento Débora aceite o Mu-rilo no seu coração. Eu tô solteiro, ela tá solteira, vamos namorar. Tadinha dela. Abracei ela no estúdio, olhei pra ela e cantei: Peramore! Ela fi cou vermelha. Eu falei: A gente tá namorando na internet, então agora a gente tem que beijar, Débora. Senão no fi nal do mês não vai fechar a conta. É ruim dizerem que eu estou namorando e você não me beijar". Informações do jornal O Dia.

Jay-Z e Beyoncé se apresentam juntos

ALOALOALOCULTURALApresenta

LOCAL: SETOR COMERCIAL SUL,QUADRA 5(NA PRAÇA DA CULTURA) DAS 12H AS 14H

INFORMAÇÕES:8400-47199252-17703335-9200

FACEBOOK: ALOCULTURAL

E-MAIL:[email protected]

[email protected]

PRODUÇÃO: ROGÉRIO AVELLAR

ACESSE O WWW.ALO.COM.BR E CONCORRA A INGRESSOS PARA OS MELHORES EVENTOS DA CIDADE

Instituto Brasileiro de Gestão SocialInstituto Brasileiro de Gestão SocialIBGSREALIZAÇÃO:PATROCÍNIO:

PATROCÍNIO:

APOIO:

Classifi cação Livre Acesso Livre

Fotos: Divulgação

BRASÍLIA

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO

BRASÍLIAALO

BRASÍLIAALO

BRASÍLIAALO ORDEM DOS MÚSICOS

DO BRASIL

EM VIRTUDE DO FERIADO DE 12 DE OUTUBRO, NÃO HAVERÁ APRESENTAÇÃO DO ALÔ CULTURAL NESTA SEXTA-FEIRA.

A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA, RETORNAREMOSCOM NOVAS ATRAÇÕES.

taurante de Los Angeles, Bieber "cuspiu tudo", ali mesmo na mesa. Informa-ções do jornal Extra.

Elijah Wood afi rmou em entrevista que só escolhe “personagens que tenham confl itos internos”. O ator, que está lançando o fi lme O Maníaco, no qual interpreta um serial killer, afi rmou que esse tipo de personagem re-presenta um desafi o. Wood não escondeu também sua animação em interpretar um personagem que fuja do es-tereótipo bonzinho. "Os per-

sonagens bons às vezes são enfadonhos", brincou. Infor-mações do site MSN.

Page 11: Ter, 09/10/2012

Fla

shFla

sh

Fernando Lackman

A L Ô B R A S Í L I A 1 1 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2Lazer&Vida

A produtora Danielle Rocha Athayde

está em Nova Déli (Índia), para curadoria da exposição “Brasília – Meio Século da Capital do Brasil”. A mostra acontece entre os dias 11 e 25 de outubro, no espaço cultural Índia International Centre.

Mic

hael

Mel

o/D

ivul

gaçã

oTi

co F

onse

ca/D

ivul

gaçã

o

HOJE (9), das 14h às 19h, a loja Ortiga será palco para o “Chá das Princesas”. O alvo são as mini it girls da cidade. O evento é para lançar a nova coleção da “O.sório para Princesas”, da estilista Anna Paula Osório. As mocinhas ganharão unhas by Nails Club, beleza do salão Geminni by Marlete e mimos personalizados by Dot Paper, além de conhecerem a coleção exclusiva da designer Miranda Castro. Durante todo o evento será fotografado um editorial pelas lentes de João P. Teles com as princesas.

A BANQUETEIRA Renata La Porta rendeu-se a uma nova clientela. Tem assinado o catering de festas infantis, com releituras de muitas das delícias que agradam as crianças. Um dos hits é a Batata Frita McCain servida em cone com catchup Heinz.

Princesas

na noite de Brasília

Gerações

Preciosas

HED KANDI, festa com grandes nomes da música eletrônica, foi sinônimo de sofi sticação no Clube de Engenharia. Apresentada pela Mercedes-Benz-Brasília Motors, a produção dos sócios Fernando Borges e Carlo Alessandro trouxeram convidados de peso, como o inglês Grant Nelson, Sebastian Arevalo, da Argentina e Douglas Brandalise. A farra durou até o dia amanhecer.

Look do desfi le da “O.sório para Princesas” no Capital Fashion Week

As amigas Bárbara Piquet e Da-niele Drummond receberam na multimarcas Salve Rainha, no Gilberto Salomão, algumas

convidadas para apresentar o designer de joias Gil Sousa. Foi a primeira vez que o português veio a Capital Federal. Gil é conhecido pelo cunho atemporal e por aliar o componente clássico ao estilo vanguardista. Durante o encontro, Maria da Graça Miziara, apresentou a nova co-leção primavera/verão da multimarcas.

Carlo Alessandro, Raul Mendes, Dj Raff, Douglas Brandalise e Walter Sá

Fernando Borges entre Alessandra Pieheir e Renato Fonseca

Rafael Mikkelsen e Cláudio Mikkelsen

Fausto Coutinho e Eliane Reis

Bárbara Piquet, Gil Souza e Daniele Drummond

Patrícia Outo, Benigna Venâncio e Daniela Lyra

Juliana Grossi e Carla

Helena Maia e Maysa Pires

Maria da Graça Miziara e Estella Abritta

Page 12: Ter, 09/10/2012

A L Ô B R A S Í L I A 1 2 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2Lazer&Vida

CINEMARK IGUATEMI (61) 3577-5140

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 10 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 12). QUARTA (R$ 9). SEXTA A DOMINGO (R$ 12 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 14).

Cinemark 1 O Espetacular Homem Aranha DIG - 10 Anos 12h30 - 18h50 - 22h00 O Espetacular Homem Aranha DIG (Dub) - 10 Anos 15h40

Cinemark 2 E Aí, Comeu? - 14 Anos 15h00 F - 20h00 Para Roma Com Amor - 12 Anos17h20 - 22h15 E Aí, Comeu? - 14 Anos 14h00 I Valente (Dub) - Livre 12h40 F

Cinemark 3 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos 11h30 K - 14h40 - 17h50 - 21h00 - 00h10 C

Cinemark 4 O Porto - 16 Anos 21h20 J A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre11h20 - 13h50 - 16h15 - 19h00 - 21h20 G

Cinemark 5 Madagascar 3: Os Procurados (Dub) - Livre 11h00 Sombras da Noi-te - 14 Anos 22h05 Na Estrada - 16 Anos 13h00 - 16h00 - 19h10

Cinemark 6 Prometheus 3D - 14 Anos 00h00 C A Era Do Gelo 4 3D (Dub) - Livre12h00 - 14h30 - 17h10 - 19h25 - 21h50

Cinemark 1 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos 11h00 - 14h00 - 17h20 - 20h30 - 23h40 C

Cinemark 2 Prometheus - 14 Anos 00h20 C A Era Do Gelo 4 3D (Dub) - Livre11h50 - 14h15 - 16h50 - 19h20 - 21h50

Cinemark 3 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos 11h30 - 14h40 - 17h50 - 21h00 - 00h10 C

Cinemark 4 E Aí, Comeu? - 14 Anos 12h35 D - 15h00 - 17h40 - 20h20 - 22h50 C

Cinemark 5 Na Estrada - 16 Anos 13h20 - 16h40 - 20h00 - 23h10 C

Cinemark 6 Girimunho - 10 Anos 13h55 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre11h35 - 16h20 E - 18h40 E - 21h10 E - 23h30 A Além da Liber-dade - 14 Anos16h20 B - 19h25 B - 22h15 B

Cinemark 7 Madagascar 3: Os Procurados (Dub) - Livre 11h45 - 14h05 - 16h30 Sombras da Noite - 14 Anos19h00 - 21h40 -

00h15 C

Cinemark 8 O Espetacular Homem Aranha (Dub) - 10 Anos12h00 - 15h10 - 18h20 - 21h30

Cinemark 9 E Aí, Comeu? - 14 Anos - 11h40 Valente (Dub) - Livre14h30 - 17h05 - 19h35 Chernobyl - Sin-ta a Radiação - 14 Anos22h10 - 00h30 C

Cinemark 10 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre11h10 - 13h35 - 16h05 Para Roma Com Amor - 12 Anos18h35 - 21h20 - 00h00 C

Cinemark 11 A Era Do Gelo 4 3D (Dub) - Livre12h20 - 14h55 - 17h30 - 19h55 A Era Do Gelo 4 3D - Livre22h30

Cinemark 12 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos19h10 - 22h20 O Espetacular Homem Aranha 3D (Dub) - 10 Anos12h50 - 16h00

Cinemark 13 O Espetacular Homem Aranha - 10 Anos 12h30 - 15h40 - 18h50 - 22h00

CINEMARK PIER 21(61) 3352-4708

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 13 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 15). QUARTA (R$ 12). SEXTA A DOMINGO (R$ 16 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 18).

KINOPLEX PARKSHOPPING(61) 3223-1617

Kinoplex 1 3D HOTEL TRANSILVANIA LIVRE 16:40 18:40

Kinoplex 2 3D TINKER BELL - O SEGRE-DO DAS FADAS - LIVRE 14:50 16:40 18:50

Kinoplex 3 O Espeta-cular Homem Aranha - 10 anos 14:30 17:30 20:30 DUB

Kinoplex 4 A Era do Gelo 4 - Livre 14:00 16:10 DUB 3D O Espeta-cular Homem Aranha - 10 anos 18:20 DUB21:10 LEG

Kinoplex 5 Madagascar 3 - Os Procura-dos - Livre 13:00 DUB O Espeta-cular Homem Aranha - 10 anos 15:00 18:00 21:00 LEG

Kinoplex 6 O Espeta-

cular Homem Aranha - 10 anos 13:00 15:50 18:40 21:30 LEG

Kinoplex 7 Para Roma Com Amor - 12 anos 16:10 20:50 LEG Sombras da Noite - 14 anos13:50 18:30 LEG

Kinoplex 9 E aí, comeu? - 14 anos 14:40 16:50 19:00 21:20 NAC A Era do Gelo 4 - Livre 13:30 15:30 17:30 19:30 21:30 DUB

Kinoplex 10 E AÍ, COMEU? - 14 anos 14:40 16:55 PODER PARANORMAL - 12 anos 19:05 21:30 LEG CALIFORNIA 12 anos 19:05 21:30 LEG

Kinoplex 11 A Era do Gelo 4 - Livre 14:30 16:30 18:30 DUB Prometheus - 14 anos 20:30

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 10 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 12). QUARTA (R$ 9). SEXTA A DOMINGO (R$ 15 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 17).

Cinemark 1 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre12h30 - 15h00 - 17h40 - 20h10 - 22h30 B

Cinemark 2 O Espetacular Homem Aranha (Dub) - 10 Anos 12h50 - 16h00 - 19h10 - 22h20 B

Cinemark 3 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos 18h20 - 21h30 O Espetacular Homem Aranha 3D (Dub) - 10 Anos 12h00 - 15h10

Cinemark 4 Madagascar 3: Os Procurados (Dub) - Livre13h00 - 17h30 E Aí, Comeu? - 14 Anos 22h10 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre15h20 - 19h50

Cinemark 5

O Espetacular Homem Aranha 3D (Dub) - 10 Anos11h50 - 14h50 - 18h00 - 21h10

Cinemark 6 E Aí, Comeu? - 14 Anos 17h50 - 22h40 B Valente (Dub) - Livre 12h10 - 14h40 - 20h30

Cinemark 7 Prometheus 3D (Dub) - 14 Anos22h50 B A Era Do Gelo 4 3D (Dub) - Livre11h20 - 14h10 - 17h10 - 20h00

Cinemark 8 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre11h40 - 14h20 - 17h00 - 19h30 - 22h00

Cinemark 9 O Espetacular Homem Aranha (Dub) - 10 Anos 10h50 - 14h00 - 17h20 - 20h20

CINEMARK TAGUATINGA(61) 3481-8283

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 13 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 15). QUARTA (R$ 12). SEXTA A DOMINGO (R$ 16 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 18).

ARTE Programação da semana traz comédia e música com Marinho Lima

Exposição de Murillo Hortêncio é exibida em galeria, com trabalhos antigos e atuais

RoteiroSEMANA CULTURAL

ROÇA CULT

Divulgação

CIBELE MOREIRAESTAGIÁRIA

O Centro Cultural Sesi de Taguatin-ga traz para essa “Quarta Cênica”

o espetáculo Vida de Con-curseiro, que busca revelar o segredo tão almejado por grande parte da população brasileira que sonha passar em um concurso público. E para a ‘Quinta Musical’ a atração é o Balé das Flores, o novo disco do Marinho Lima, trazendo para o pú-blico muita Música Popular Brasileira. As ‘Quartas Cê-nicas’ e as ‘Quintas Musi-cais’ acontecem sempre às 20h, no teatro Yara Amaral do Centro Cultural Sesi – Taguatinga Norte.

O espetáculo teatral conta a história do per-sonagem José Brasil, um “concurseiro” em busca da aprovação. Desde seu nascimento, o rapaz é inci-tado a se tornar um técnico

Para a 22º edição, o projeto ‘Roça Cult’ traz temática volta-da para as crianças.

Nessa edição, será inaugu-rado o espaço da 'Brinque-doteca/Ateliê para crianças'. Além de um cardápio espe-cialmente para os pequenos. A 22ª edição do Roça Cult ocorre neste sábado (13), das 12h as 21h e no domingo (14), das 12h as 19h, na Chácara Santa Rita de Cássia e Chá-cara São José (São Sebastião).

No restaurante do Roça será servido uma versão es-pecial do tradicional 'Cozi-do à Brasileira', com cuscuz marroquino. E para o pú-blico vegetariano, a opção é 'Escondidinho de legumes', com arroz colorido integral e salada. Na parte superior das chácaras onde será rea-lizado o evento, existem pe-quenas trilhas pelo cerrado que possibilitam um belo passeio, com a oportunidade

judiciário. A trama expõe diversos aspectos da vida de “concurseiro” como a pressão familiar, os momen-tos de dúvida, a devoção religiosa e os obstáculos ultrapassados até alcançar a sua vaga.

SERVIÇO – As Quartas Cê-nicas e as Quintas Musi-cais acontecem sempre às 20h, no Centro Cultural Sesi – Taguatinga Norte. Entrada franca. Informações: 3355-9563. Classifi cação indica-tiva: 10 anos.

ESPETÁCULO retrata a realidade de um “concurseiro”

de observar diferentes vistas do horizonte.

SERVIÇO – O Roça Cult – 22º edição acontece neste sábado (13), das 12h às 21h e no do-mingo (14), das 12h às 19h, na

Chácara Santa Rita de Cássia e Chácara São José, em São Se-bastião. Entrada franca. O local não aceita cartões. Informa-ções: 9994-2825. Classifi ca-ção Indicativa: livre para todos os públicos.

Page 13: Ter, 09/10/2012

1010minutos

ÁRIES - Atividades criativas e competitivas contam com boas vibrações, aceite os novos desafi os e busque resultados melhores. Organize a sua vida profi ssional, ajuste os seus horários e sua agenda. A dois, o clima é de pura paixão. Cor: tons escuros.

TOURO - É um bom dia para delegar tarefas e responsa-bilidades, apenas tenha cuidado com o tom autoritário. Em casa, você será responsável pelo clima de alegria entre os familiares. No amor, use sua criatividade e traga alegria ao romance. Cor: vinho.

GÊMEOS - Talvez seja a hora de refl etir sobre as pes-soas que considera amigas de verdade. Preserve a sua independência e autonomia não se envolvendo com ta-refas que não lhe dizem respeito. A dois, um comporta-mento sério evitará problemas futuros. Cor: rosa.

CÂNCER - No emprego, atitudes diferentes podem tra-zer resultados inesperados. Mantenha sua determina-ção e senso de justiça. Se deseja ter o controle de sua vida fi nanceira, é preciso reorganizar despesas. A dois, dedique-se à sua cara-metade. Cor: cinza.

Cruzadas Diretas Quiz Lista 10

Luluzinha Teen

HoróscopoFRASE DO DIA

“Nada é mais contagiante do que o entusiasmo.” (Paolo Mantegazza)

(Lua em trígono com Marte)

ANIVERSARIANTES DO DIA

Mário Frias – atorMário de Andrade – atorJohn Lennon – músico (in memoriam)

Fatos históricos do dia1930 – A piloto Laura Ingalls foi a primeira mulher a voar sozinha pelos Estados Unidos. 1967 – O guerrilheiro argentino Che Guevara, que lutava pelo socialismo cubano, foi morto aos 39 anos na Bolívia. 1970 – O presidente Médici participou da solenidade nas margens do rio Xingu em que se lançou o marco inicial da rodovia Transamazônica. 1973 – Elvis Presley se divorciou de Priscila, depois de seis anos de casamento. Os dois se conheceram quando ela tinha 13 anos. 1974 – O empresário alemão Oskar Schindler,

responsável por salvar cerca de 1.200 judeus durante o Holocausto, morreu aos 66 anos. 1980 – O sistema de home banking, em que os usuários podem fazer serviços bancários pelo computador, começou a funcionar nos Estados Unidos. 1985 – O ator e cineasta Orson Welles morreu de ataque cardíaco aos 70 anos. 1998 – O primeiro governo de centro-esquerda da Itália, depois da Segunda Guerra Mundial, foi derrubado pelo Parlamento. Romano Prodi chefi ou o país por um dos períodos mais longos da República.

LEÃO - Divulgue seus talentos neste dia. Aproveite para realizar atividades em que precise de mais energia ou mesmo força física. Sua aparência merece mais de atenção. Na relação a dois, a fase é ideal para trazer mais alegrias ao romance. Cor: branco.

VIRGEM - É um dia para poupar energias e manter-se em uma quietude estratégica. Cumpra suas obrigações sem fazer reclamações para evitar desgastes desne-cessários. Vá com calma nos assuntos do coração ou poderá enfrentar alguns problemas. Cor: branco.

LIBRA - No serviço, bom momento para liderar ativi-dades em grupo. Seja mais fi rme em suas palavras, inclusive em as suas relações de amizade. Atividades físicas estão favorecidas. Dê mais paixão e intensidade emocional ao seu romance. Cor: tons claros.

ESCORPIÃO - No ambiente profi ssional, é hora de divul-gar seus talentos e buscar um aumento salarial. Assim, poderá obter vantagens. Entre colegas, você tem tudo para se destacar. No campo afetivo, compartilhe seus sentimentos com a pessoa amada. Cor: laranja.

SAGITÁRIO - Sua criatividade e capacidade administra-tiva abrem portas em sua carreira. Entusiasme-se com as oportunidades que vão surgir. Deixe as pressões de lado e dedique-se a tarefas mais prazerosas. No amor, um clima de paixão estará no ar. Cor: laranja.

CAPRICÓRNIO - No trabalho, é um bom momento para assumir novos compromissos. Atividades administrati-vas contam com boas energias. Conversas com pessoas experientes podem ser úteis para sua vida. No amor, o clima é de muita paixão e sensualidade. Cor: vermelho.

AQUÁRIO - Hoje, seu maior desafi o será manter a paci-ência. Por isso, não aceite as provocações dos demais. Pode ter a impressão de que todos estão contra você, mas não se deixe abater. Seriedade e sinceridade evi-tam encrencas no romance. Cor: vermelho.

PEIXES - Se você se dedicar, vai conseguir cada vez mais a simpatia e a ajuda de seus companheiros de pro-fi ssão. Colabore também nas atividades dos demais. No romance, os ventos sopram a seu favor. Tempere a sua paixão com mais alegria. Cor: laranja.

Font

e: g

uiad

oscu

rioso

s.co

m.b

r

Por 13 anos um japonês manteve o corpo de seu pai congelado esperando que ele ressuscitasse. O cadáver foi encontrado pela polícia em julho de 2001, depois que os vizinhos reclamaram do mau cheiro. (Guia dos Curiosos)

Quanto as unhas crescem por mês?

( ) 6 mm( ) 1 centímetro( ) 8 mm

O Guia de viagens online "U City Guides", elaborou um ranking das dez cidades mais belas do mundo e que merecem ser visitadas nos próximos anos. Confi ra a seguir as dez mais:

Resposta: 1 centímetro

AS 10 CIDADES MAIS BONITAS DO MUNDO

Cont

eúdo

gen

tilm

ente

ced

ido

pelo

site

ww

w.li

sta1

0.or

g

Abobrinha do dia10A L Ô B R A S Í L I A 1 3 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2Lazer&Vida

1ª - Veneza (Itália) 2ª - Paris (França) 3ª - Praga (República Checa) 4ª - Lisboa (Portugal) 5ª - Rio de Janeiro (Brasil) 6ª - Amsterdã (Holanda) 7ª - Florença (Itália) 8ª - Roma (Itália) 9ª - Budapeste (Hungria) 10ª - Bruges (Bélgica)

Page 14: Ter, 09/10/2012

mundoafora

Coleção

Cinema

Fardo

AUSTRÍACO GUENTER Freinberger chegou ao número de 493 máquinas de pinball em sua coleção. Ele montou um museu com os equipamentos em Ruprechtshofen, cerca de 80 km de Viena, na Áustria. Freinberger começou a colecionar em 1997 e suas máquinas valem cerca de um milhão de euros.

O MAGNATA de Hong Kong que ofereceu mais de R$ 132 milhões ao homem que “conquistasse” sua fi lha lésbica analisa se o projeto do ator e comediante Sacha Baron Cohen de levar sua vida aos cinemas é “difamatório”.

CERCA DE 50 casais disputaram no fi m de semana o Campeonato Americano de carregamento de esposas. A competição foi realizada em Newry, no estado do Maine. Os participantes tiveram que carregar as mulheres nas costas e passar por alguns obstáculos.

Louco por pinballtem 493 máquinas

Cohen já tem nova receita para fi lme

Campeonato nos EUA reúne 50 casais

“É um passo muito importante na

construção da paz na Venezuela. Por isso, começo enviando-lhes esta saudação e estendendo-lhes estas duas mãos e

este coração em nome de todos nós, porque

somos irmãos na pátria de Bolívar”

HUGO CHÁVEZPRESIDENTE REELEITO DA VENEZUELA

etcetc...

Saúde

Síria

Facilidade

O PRÊMIO NOBEL de Medicina será entregue aos pesquisadores John B. Gurdon, biólogo britânico, e Shinya Yamanaka, médico japonês, pela descoberta que células maduras podem ser reprogramadas para que tenham condições de desenvolvimento em qualquer tecido do corpo.

A ONDA de violência que atinge a região fronteiriça da Síria com a Turquia provoca preocupação na ONU. O secretário-geral do órgão, Ban Ki-moon, advertiu ontem que a escalada de violência é “extremamente perigosa”.

INTERESSADOS em fazer viagens curtas, até três meses, para os países da União Europeia (UE) fi carão livres da necessidade de visto. Um acordo entre o governo do Brasil e a UE determina a isenção do documento, exceto para o Reino Unido e a Irlanda. A medida vale para 25 países.

Dois vencedores noNobel de Medicina

Violência preocupaautoridades da ONU

Visto livre paraviajar na UE

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

BrasilBrasilBrasil&&&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil MundoMundoMundo&Mundo&&&Mundo&Mundo&Mundo&&&Mundo&maismaismaisBrasilBrasilBrasilmaisBrasilBrasilBrasilmaisBrasilBrasilBrasilmaisBrasilBrasilBrasilDILMA ROUSSEFF deve

passar todo o mês de outubro no Brasil, alternando suas

audiências e compromissos públicos entre Brasília e o restante do país. Mas, em

novembro, ela retoma a agenda internacional

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 214

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Divulgação

Wilson Dias/ABr

Fotos: Reprodução

José

Cru

z/A

Br

Médicos em to-do o país vão suspender o atendimento a

pacientes de planos de saú-de por um período de até 15 dias. O protesto, na maio-ria dos estados, está previsto para começar amanhã (10).

Esta é a quarta paralisa-ção anunciada pela catego-ria em dois anos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), serão sus-pensas apenas consultas e cirurgias eletivas – servi-ços de urgência e emergên-cia não serão afetados.

Sete unidades federati-vas anunciaram a suspen-são do atendimento a todas as empresas de saúde su-plementar do país. Em oito estados, o protesto vai atin-gir apenas operadoras de planos locais. Há ainda se-te estados que irão realizar assembleias para defi nir os planos a serem atingidos.

Além do reajuste de ho-norários de consultas e ou-tros procedimentos, a pauta de reivindicações inclui a in-serção, em contrato, dos crité-rios de reajuste, com índices defi nidos e periodicidade e o fi m da intervenção dos planos na relação médico-paciente.

De acordo com o vice-presidente do órgão, Aloísio

Tibiriçá, as receitas dos pla-nos de saúde no Brasil cres-cem, em média, 14% ao ano, mas o reajuste não é passado aos médicos. Segundo ele, o valor pago por consulta re-alizada já chegou a repre-sentar 40% dos gastos pelas operadoras, mas atualmente fi ca entre 14% e 18%.

“Defasou muito e está bem aquém da própria ne-cessidade de sobrevivência do médico no consultório”, disse. “Vivemos um confl ito permanente com os planos de saúde. Os quase 50 mi-lhões de usuários estão em um gargalo de atendimento médico. Os planos não cre-

denciam mais serviços ou mais médicos por contenção de custos”, completou.

Dados da Agência Na-cional de Saúde Suplemen-tar (ANS) indicam que, entre 2003 e 2011, a receita das operadoras cresceu 192%, enquanto o valor médio pa-go por consulta aumentou 65%. Cálculos da própria categoria, entretanto, indi-cam que o reajuste foi 50%.

“A ANS suspendeu mais alguns planos por conta do tempo de espera. As emer-gências estão superlotadas, praticamente igual ao Siste-ma Único de Saúde (SUS). O mercado de saúde suplemen-

tar não atrai mais o médico, eles estão saindo. A situação vai piorar”, ressaltou Tibiriçá.

Para o vice-presidente da Associação Médica Brasilei-ra (AMB), Lairson Vilar, as operadoras têm “boicotado” tratamentos de alto custo, re-duzindo períodos de inter-nação e difi cultando exames mais caros. Segundo ele, es-tudo feito em São Paulo in-dica que dois em cada dez usuários de planos de saúde têm procurado o serviço pú-blico no lugar das clínicas credenciadas. “É impossível oferecer um serviço de quali-dade face a um desequilíbrio tão grande”, destacou.

SAÚDE Médicos suspendem atendimento a planos de saúde por até 15 dias

Sem consultas de planos

Para prevenir panes no sistema elétrico que dei-

xaram milhares de pessoas no escuro em várias regiões do país nas últimas sema-nas, o secretário executi-vo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmer-mann, disse ontem (8) que o governo quer promover um “pente fi no” no sistema de transmissão de energia, ain-da este ano, com técnicos das próprias empresas.

A ideia é criar uma es-tratégia de vistoria com in-tercâmbio de técnicos do setor para revisar procedi-mentos, com apoio de espe-cialistas de universidades, explicou o secretário. Se-gundo Zimmermann, entre as usinas nucleares de todo

mundo, esse procedimento é conhecido, com técnicos viajando de um país para outro com o objetivo de fa-zer as inspeções.

“Na área nuclear, perio-dicamente, uma equipe de tal país vem ao Brasil ava-liar como estão funcionando os protocolos. A equipe do Brasil vai para outro país, de forma que alguém olhando de fora, que não está acos-tumado com aquela insta-lação, faz uma rechecagem dos procedimentos. Isso é o que queremos fazer entre as empresas de transmissão”, informou o secretário.

O ministério estuda criar uma resolução para disciplinar a estratégia, que será apresentada à Agência

Nacional de Energia Elétri-ca (Aneel). A meta é iniciar a revisão nas empresas pú-blicas e também nas con-cessionárias de transmissão

de energia em 2012. “Co-meçaremos o pente fi no nas subestações mais importan-tes e depois adotaremos co-mo rotina”, disse.

Governo quer fazer “pente fi no”ENERGIA

ALOÍSIO TIBIRIÇÁ, vice-presidente do CFM, disse que as receitas dos planos crescem 14%

DISTRITO FEDERAL sofreu queda de luz na última semana

Valter Campanato/ABr

Page 15: Ter, 09/10/2012

Jogorápido

“Em termos de classifi cação, fi cou muito difícil. O que

temos de pensar é em não cair. Temos que

fazer o nosso dever de casa”

MÁRCIO FERNANDESTÉCNICO DO BRASILIENSE

Gol 1000

Love

Expectativa

TÚLIO MARAVILHA está desanimado com os rumos da sua carreira neste momento em que se prepara para marcar o milésimo gol da sua carreira, de acordo com as suas contas. O veterano atacante, de 43 anos, ainda espera por uma defi nição da diretoria alvinegra sobre quando irá jogar.

APÓS CUMPRIR suspensão por acúmulo de cartões amarelos na partida diante do Bahia, o atacante Vágner Love tem volta garantida ao Flamengo no confronto com o Corinthians desta quarta. O treinador Dorival Júnior ainda não defi niu quem será o outro titular do ataque. Liedson, o mais cotado, e Adryan disputam a vaga.

O ATACANTE Emerson Sheik será relacionado para o grupo que enfrenta o Flamengo, amanhã, às 22h, no Pacaembu, mesmo sem saber se terá condições legais de entrar em campo. O STJD analisará horas antes da partida os recursos do Corinthians e da Procuradoria do Tribunal sobre a suspensão imposta.

Túlio admiteestar desanimado

Dorival teráretorno de atacante

Emerson concentra com elenco do Timão

EsportesEsportesEsportesO ATACANTE Luis Fabiano acabou com qualquer tipo de dúvida e confi rmou a sua presença no ataque do São Paulo para a partida desta quarta-feira contra o Vasco. O Fabuloso disse que quer entrar em campo em todas as rodadas do Brasileirão e nos jogos da Copa Sul-Americana

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 215

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Rep

rodu

ção

Reprodução

SELEÇÃO Ídolo da nova geração de craques, Kaká volta confi ante ao time brasileiro, mas mais cauteloso

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Cruzeiro iniciou contatos com AlexVeterano no meio da garotada

Legião perde na fi nal para time anfi trião

Chances de classifi cação do Jacaré são de 3,5%

CBF não chama laterais substitutos

Oscar tenta convencer Neymar a acertar com o Chelsea em 2013

NEGOCIAÇÃO

VICE

SÉRIE C

A suposta disputa en-tre Real Madrid e Barcelona pela contratação de Neymar pode ter ganho um novo con-corrente graças a Oscar. A imprensa inglesa disse que o meio-campista tenta con-vencer o atacante do Santos a se mudar para o Chelsea no meio do ano que vem.

Em declarações às publi-

cações britânicas, Neymar disse que Oscar manda men-sagens dizendo que o Chelsea é um grande clube e Londres, uma cidade excelente. Mas o santista também lembrou que Daniel Alves, lateral do Bar-celona, também faz o mesmo, e defi niu os dois colegas co-mo “ótimos vendedores” pa-ra seus times.

Apesar das “propagan-das” de Oscar e Daniel Al-ves, Neymar afi rmou que vai ouvir as ofertas dos clubes quando “for a hora certa”. O jovem ainda disse que exis-tem certos times, como Real Madrid, Barcelona e Chel-sea, cujas propostas “qual-quer jogador precisa no mínimo escutar”.

Enquanto Alex ain-da não decide por qual equipe jogará os dois últi-mos anos de sua carreira, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, comentou que já fez conta-tos pessoais com o jogador.

“O falei com o Alex ao telefone e ele me expli-cou que ainda não se deci-diu. Ele diz ter um carinho enorme pelo Cruzeiro, mas explicou que, quan-do jogou aqui, era apenas ele, sua esposa e um ca-chorro. Hoje, ele já tem três fi lhos. Por isso, preci-sa avaliar bem a situação”, falou Gilvan, em entrevis-ta à Rádio Itatiaia, da ca-pital Belo Horizonte.

Alex concedeu entre-vista coletiva ontem, em

JOGADOR deu o adeus defi nito aos torcedores turcos do Fener durantea tarde de ontem

BRASILIENSE não nega vontade de jogar na Copa de 2014, mas sabe da difi culdade de ter vaga

A viagem ao México não foi como o Legião esperava. A equipe brasiliense preten-dia voltar ao DF com o título da Copa México Continen-tal, mas teve que se conten-tar com o o vice-campeonato. O Time do Rock caiu frente o Atitalaquia, donas da casa, por 2 x 0.

Antes do duelo decisivo, porém, a equipe havia bati-do vencido os mexicanos do Apaxcho, por 1 x 0. Na se-quencia, empatou com um selecionado da Guatema-la em 3 x 3. Posteriormente,

mais uma vitória, dessa vez por 3 x 1, sobre equipe da Costa Rica. Na fase de aber-tura, vitória por 4 x 1 sobre os mexicanos do Tula, segui-da de um 5 x 0 diante de um combinado norte-americano e queda para o carrasco Ati-talaquia, por 2 x 0.

Agora, o Legião retorna aos trabalhos em Brasília vi-sando a disputa do Candan-gão 2013. O Leão está no Grupo A do torneio local ao lado de Brasília, Brasiliense, Ceilândia, Brazlândia e Atlé-tico Ceilandense.

De acordo com o si-te Chance de Gol (chance-degol.uol.com.br) avalia as chances de classifi cação do Brasiliense para o mata-mata da Série C do Brasileirão em 3,5%. A situação fi cou dra-mática depois da derrota por 3 x 0 para a líder Chapecoen-se-SC, no sábado, na Arena Condá, pela 15ª rodada. Em sétimo lugar, com 17 pontos, Jacaré precisa ganhar os três jogos restantes da primeira fase e ainda torcer por com-binação de resultados.

Com 26 pontos, o máxi-mo que o Brasiliense ainda pode atingir, o site calcula em 38% as chances de clas-sifi cação. Apenas com 31 pontos teria certeza absolu-ta de vaga, segundo a situa-ção atual da tabela. O índice provavelmente vai cair a ca-da rodada, pois depende dos resultados de cada clube.

Por outro lado, o risco de rebaixamento do Jacaré é es-timado em somente 13%. Os mais arriscados são Madu-reira-RJ e Tupi-MG.

Istambul, para esclarecer os motivos de sua saída do Fe-nerbahçe. Ele desabafou, di-zendo que nunca chorou tanto quando na semana passada. Ele chegará ao Brasil apenas no dia 20 e, então, decidirá qual será seu futuro clube. Kaká está de volta à

Seleção Brasileira. Não mais como um fã de veteranos como

Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo e cia, mas sim como ídolo dos jovens craques Neymar, Lucas, Oscar e Giuliano.

Convocado novamente de-pois de mais de dois anos, o meia brasiliense do Real Ma-drid se apresentou em Breslá-via, na Polônia, otimista. Mas cauteloso. “É um recomeço, sim. Mas em relação ao Mun-dial de 2014 é preciso ter cal-ma”, comentou Kaká, em sua chegada de ontem.

Ídolo de muitos jovens jo-gadores da atual Seleção, Kaká, aos 30 anos, vive uma situação diferente no time de Mano Menezes. “É uma situ-ação nova para mim (ser ídolo de uma geração de jogadores). Dessa galera muitos eu ainda não conheço pessoalmente”.

Há quase um ano sem le-sões, Kaká afi rmou estar bem fi sicamente para essa retoma-da. Sua última participação com a camisa da Seleção foi na derrota por 2 x 1 para a Ho-landa, nas quartas de fi nal da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Desde então, ele

foi chamado em novembro pas-sado, mas cortado por lesão.

Tirando a responsa – Prin-cipal nome do atual grupo de Mano Menezes para os amis-tosos contra Iraque, dia 11, em Malmo, na Suécia, e diante do Japão, dia 16, na Breslávia, na Polônia, Kaká não quer assu-mir toda a responsabilidade. Mas admite ter papel impor-tante na divisão com as demais promessas do time verde e amarelo. “Chego para dividir a responsabilidade com esses jo-vens jogadores. É um momento importante”, disse.

A CBF não chamará substitutos para Daniel Alves e Alex Sandro, cortados, por contusão, dos amistosos con-tra Iraque, dia 11, e Japão, no próximo dia 16. Primeiro pa-ra evitar mais problemas com os clubes brasileiros e depois por conta de burocracia.

A possibilidade de Mano

Menezes é improvisar um za-gueiro na direita. Mas Adria-no sai na frente, até porque já foi testado na função na pre-paração para o amistoso com a África do Sul, em São Paulo. Daniel Alves era dúvida e no treinamento o lateral-esquer-do foi utilizado na direita. Al-ves, porém, foi liberado pelo

departamento médico.

Treino – Às 12h de ho-je, a Seleção Brasileira faz seu primeiro treinamento na Breslávia, local da partida contra o Japão, no dia 16. An-tes disso, no dia 11, em Mal-mo, na Suécia, o Brasil encara o Iraque, do técnico Zico.

Page 16: Ter, 09/10/2012

Jogorápido

“Eu sou mais o Messi (do que

Cristino Ronaldo). Ele é meu jogador favorito e adoro

tudo o que representa”

MAGIC JOHNSONLENDA DA NBA

AVC

Brazuca

Amistoso

INTERNADA desde a semana passada na Eslovênia por conta de um AVC (acidente vascular cerebral) antes de uma partida do Krim Ljubljana, a pivô Dani Piedade (32) recebeu recentemente uma visita especial em seu quarto de hospital: Duda Amorim. A meia esquerda titular da Seleção Brasileira, que atua na Hungria, divulgou foto do encontro.

Jogadora é visitada por companheira

Zagueiro é convocado para a Holanda

Barcelona, de Huertas, enfrenta Dallas

ALÔ BRAS Í L I A 1 6 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2ALÔ BRAS Í L I A 1 6 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E O U T U B R O D E 2 0 1 2Esportes

MAIS QUE AVENTURA Atleta Felix Baumgartner tenta quebrar quatro recordes de uma só vez

Anderson muda estratégia para o Rio

Atleta sem limitesComeça hoje a disputada Liga Sul-Americana

Presidente da Ferrari elogia Felipe Massa

Larissa e Juliana marcam fi m de parceria vitoriosa

Esportista não sabeo que é ter medo

UFC

BASQUETE

F1

PRAIA

Reprodução

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Vai começar a dispu-ta pelo reinado do bas-quete na América do Sul em 2012. A 17ª edição da Liga Sul-Americana de Basquete, competição or-ganizada pela Associação de Basquete Sul-America-na (Abasu), terá início hoje. Quatro equipes brasileiras estão na disputa: Uniceub/BRB, São José/Unimed, Flamengo e Pinheiros/SKY, que será o primeiro time a disputar a competi-ção, nesta semana.

A Liga Sul-America-na de Basquete 2012 se-rá disputada por 16 times de oito países da América do Sul divididos em quatro grupos. Cada chave tem um representante do Brasil. O Brasília jogará em casa, de 16 a 18 de outubro, no B. O Flamengo caiu no C, de 23 a 25 de outubro, em Mar del Plata (Argentina). Já o São José irá até Vargas (Vene-zuela) para disputar o gru-po D, entre os dias 1º e 3 de novembro.

Sem chegar ao pódio desde o Grande Prêmio da Coreia do Sul, em 2010, o brasileiro Felipe Massa en-cerrou o jejum neste do-mingo, em Suzuka, após 35 corridas. A segunda colo-cação obtida em território japonês, onde o brasileiro chegou atrás apenas de Se-bastian Vettel (Red Bull), rendeu elogios do presi-dente da Ferrari, Luca di Montezemolo, que ressal-tou o desempenho do pilo-to nacional.

“O segundo lugar para Felipe foi muito importante nesta parte fi nal da tempo-rada, quando sua contri-buição é ainda mais vital para a equipe”, disse o di-rigente em declarações pu-blicadas pelo site ofi cial da escuderia italiana.

Renovação – Felipe Massa está mais tranqui-lo quanto ao futuro na Fer-rari. Segundo colocado no Grande Prêmio do Japão do último fi nal de semana, ele ainda negocia a renova-ção de contrato, que se en-cerra ao fi m de 2012. E, em entrevista divulgada pela própria Ferrari, o brasileiro reconheceu que o ambiente agora é mais favorável. “As coisas não estão ótimas, mas estão próximas”, dis-se Massa, demonstrando bom humor quando ques-tionado sobre o momen-to na equipe. “Dois anos sem chegar ao pódio é di-fícil. Muitas coisas passam por sua cabeça. Hoje (do-mingo), tivemos uma corri-da fantástica”, acrescentou mais tarde.

Campeão dos médios do UFC, o brasileiro Anderson Silva tem um sacrifício a me-nos para a edição deste sába-do, no Rio de Janeiro, já que luta entre os meio-pesados. Isso aconteceu devido ao cha-mado em cima da hora para o card e também alterou a roti-na de treinos do astro do UFC, que encara Stephan Bonnar na HSBC Arena.

Em sua conta no Twit-ter, Anderson revelou que vai treinar até a véspera da pesa-gem, um plano diferente do usual, quando precisa tirar mais peso para atingir os 84 kg do peso médio - no meio-pesado, ele pode fi car em 93 kg ao subir na balança.

Luta ao vivo – Os fãs de

Uma das parcerias mais vitoriosas do vôlei de praia mundial já tem da-ta prevista para terminar. Juliana e Larissa, meda-lhistas de bronze nos Jo-gos Olímpicos de Londres, encerrarão a dupla no fi m deste ano. Além da rela-ção desgastada pelos nove anos, Larissa quer ser mãe em breve, e por isso se afas-tará das quadras de areia.

A assessoria de im-prensa da dupla disse “ain-da não ter a confi rmação” do fi m da parceria. Elas estão juntas desde 2004. Naquele ano, elas sagra-ram-se vice-campeãs mun-diais e começaram a trilhar uma trajetória de sucesso,

que culminaria no bronze em Londres, na primeira Olimpíada juntas.

Larissa vinha estudan-do a possibilidade de se afastar temporariamente do Circuito há algum tempo. A decisão foi tomada defi niti-vamente após a Olimpíada. Aos 30 anos, ela não mos-trou-se disposta a espe-rar mais quatro (duração de um ciclo olímpico) para ser mãe. Publicamente, ne-nhuma das duas confi rma a informação. Mas ambas já preparam o terreno para o fi m da dupla pentacampeã do Circuito Mundial. Em 2010, elas também foram campeãs do Campeonato Mundial, na Itália.

luta não terão que adquirir a transmissão por pay-per-view para acompanhar An-derson Silva no UFC Rio deste sábado à noite . A rede Globo anunciou que irá pas-

sar o evento da Arena HSBC ao vivo na madrugada, com narração de Galvão Bueno e comentários do campeão dos pesados do Ultimate, o brasi-leiro Junior Cigano.

ARANHA vai estar mais pesado quando subir na balança

O ZAGUEIRO brasileiro Douglas, que tem passagem pelo Joinville, foi convocado na tarde de ontem pela primeira vez para defender a seleção da Holanda. O jogador catarinense atua pela equipe do Twente desde o ano de 2007 e já possui a dupla nacionalidade. Ele foi chamado para substituir Jons Mathijsen, do Feyenoord, que sofreu uma lesão.

HOJE, o Barcelona Regal, do armador brasileiro Marcelinho Huertas, vai encarar o Dallas Mavericks em um grande duelo amistoso de basquete denominado NBA Live. O time espanhol será o anfi trião no ginásio Palau Sant Jordi, na partida marcada para as 16h de Brasília.

O atleta austríaco Fe-lix Baumgartner está acostumado a quebrar recordes

com sua coragem, mas nes-ta terça-feira poderá se tor-nar uma lenda, caso consiga ser o primeiro homem a ultra-passar a barreira do som sem qualquer ajuda mecânica.

O ex-instrutor de pára-quedismo da elite do exército austríaco e dublador de fi lmes de ação, de 43 anos, pretende quebrar quatro recordes mun-diais de uma vez só.

Se conseguir seu objetivo, Baumgartner se transforma-rá no primeiro homem a supe-rar a velocidade do som (mais de 1.100 km/h) sem ajuda me-cânica, ao pular de paraque-das do lugar mais alto -mais de 36 quilômetros-, protago-nizar a queda livre mais lon-ga (15 minutos, contando com a abertura dos paraquedas) e subir num balão até o ponto mais longínquo da terra.

Seus recordes anteriores, como o salto do edifício mais alto do planeta, o arranha-céu Taipei 101 (Taiwan), de 509 metros de altura, e de outros lugares emblemáticos como o Cristo Redentor, no Rio de Ja-neiro, dão mostras do seu gos-to pela aventura.

Baumgartner também foi o primeiro a atravessar o canal da Mancha em que-da livre, desde Dover (Reino Unido) até Calais (França), e se jogou da maior construção da América Latina, La Torre Mayor, no México.

Alguns dos saltos eram ilegais, o que além do de-safi o de chegar inteiro ao solo, também faz de suas aventuras uma corrida pa-ra escapar da polícia. Sua fi losofi a de vida é resumi-da em uma frase que disse após completar o salto no Rio de Janeiro. “Não vale a pena morrer em um salto. Mas pular da estátua de Je-sus tem algo glorioso”, dis-

se o para-quedista.Com esses anteceden-

tes não é necessário ex-plicar seu apelido: Felix “sem medo”. “O medo se transformou em um ami-go próximo”, afi rma Bau-mgartner.

Os riscos do para-que-dismo, aonde qualquer er-ro pode custar a sua vida, não parecem provocar me-do no atleta.

PARAQUEDISTA tenta a façanha na tarde de hoje