testar o sensor ativo do abs

3
Como testar o sensor ativo do ABS O sensor é chamado de ativo quando necessita de alimentação externa para funcionar. O sensor ativo do ABS testado é um circuito integrado que comuta a corrente entre 7 e 14 mA, quando os campos magnéticos de imãs permanentes de uma roda impulsora multipolar atuam sobre um elemento sensor tipo magneto–resistivo ou de efeito Hall incorporado ao sensor. Um resistor em série com o sensor, montado na unidade ABS, ao ser percorrido pela corrente comutada produzem quedas de tensão que definem o sinal usado no cálculo de velocidade da roda do veículo. Na figura abaixo pode ser visto o sinal tomado em relação ao negativo da bateria, com a chave de ignição ligada e girando-se a roda do carro manualmente. Com o multímetro digital se obtém uma tensão que comuta de 0,55 V a 1,07 V. A foto abaixo ilustra a variação de tensão entre os terminais do sensor ao girar a roda do carro. Atenção! Com o sensor desconectado ou interrompido a tensão é praticamente zero (cerca de 44 mV). Caso o sensor esteja alimentado e não há geração de sinal, retire-o do lugar e movimente um imã próximo à extremidade sensora, foto seguinte, para localizar a causa da falha: sensor ou roda polar.

Upload: luizjunior501

Post on 25-Dec-2015

20 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

ABS

TRANSCRIPT

Page 1: Testar o Sensor Ativo Do ABS

Como testar o sensor ativo do ABSO sensor é chamado de ativo quando necessita de alimentação externa para funcionar.O sensor ativo do ABS testado é um circuito integrado que comuta a corrente entre 7 e 14 mA, quando os campos magnéticos de imãs permanentes de uma roda impulsora multipolar atuam sobre um elemento sensor tipo magneto–resistivo ou de efeito Hall incorporado ao sensor.

Um resistor em série com o sensor, montado na unidade ABS, ao ser percorrido pela corrente comutada produzem quedas de tensão que definem o sinal usado no cálculo de velocidade da roda do veículo.Na figura abaixo pode ser visto o sinal tomado em relação ao negativo da bateria, com a chave de ignição ligada e girando-se a roda do carro manualmente.

Com o multímetro digital se obtém uma tensão que comuta de 0,55 V a 1,07 V.

A foto abaixo ilustra a variação de tensão entre os terminais do sensor ao girar a roda do carro.

Atenção! Com o sensor desconectado ou interrompido a tensão é praticamente zero (cerca de 44 mV).

Caso o sensor esteja alimentado e não há geração de sinal, retire-o do lugar e movimente um imã próximo à extremidade sensora, foto seguinte, para localizar a causa da falha: sensor ou roda polar.

Page 2: Testar o Sensor Ativo Do ABS

Opcionalmente o sensor pode ser testado na bancada.Coloque um resistor de 120 a 270 Ohm em série com o sensor, conectando-o entre o pino de sinal do sensor e o negativo da fonte, veja foto abaixo. Alimente o sensor com uma fonte de 12V. Com um multímetro ou osciloscópio meça a queda de tensão no resistor, passando um imã próximo à ponta sensora.

Sensor da roda dianteira do VW Pólo

Com um resistor de 270 Ohms obtive dois níveis de tensão: 1,98 V e 3,83V.Com o osciloscópio pode ser observado um sinal de onda quadrada.

Nota:

1 - A tensão depende do valor do resistor usado. Por ex: Com 120 Ohms podem ser obtidos aproximadamente 0,84V e 1,68V.

2 – No carro testado a conexão do sensor da roda traseira é invertida em relação ao sensor da roda dianteira.