teste de montenegro

2
Faculdade Estácio-FIC Curso de enfermagem Professor Alexandre Aluna Fernanda Claudia Amâncio Férrer Disciplina de Parasitologia Assunto: Teste de Montenegro A intradermorreação idealizada por Montenegro representa o principal exame complementar para diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana CLTAY em áreas endêmicas, sendo, portanto de relevante importância para países como o Brasil, e outros países como o Afeganistão, Peru, Arábia Saudita e Síria que detém maior número de 90% dos casos de leishmaniose tegumentar em todo o mundo. A reação constitui no teste intradérmico no grupo II Métodos: Reação Montenegro É administrado 0,1 ml do antígeno de leishmania a 3 cm da dobra longitudinal do antebraço do indivíduo estudado, sendo a induração mensurada após 48 horas. A leitura foi realizada pela técnica de SOKAL JE E COLS, é o teste considerado positivo quando a induração for maior ou igual a 5 mm. Antígeno de Montenegro Finalidade: Auxílio diagnóstico de leishmaniose tegumentar americana (LTA) faz-se o teste e leitura do teste. Resultado: Reação negativa: A ausência de qualquer sinal no ponto de inoculação ou presença de uma pápula ou nódulo com menos de 5 mm de diâmetro. Reação positiva: Presença de uma pápula ou nódulo superior a 5 mm ou ulceração.

Upload: fernanda-amancio

Post on 19-Jan-2016

85 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Teste de Montenegro

Faculdade Estácio-FIC

Curso de enfermagem

Professor Alexandre

Aluna Fernanda Claudia Amâncio Férrer

Disciplina de Parasitologia

Assunto: Teste de Montenegro

A intradermorreação idealizada por Montenegro representa o principal exame complementar para diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana CLTAY em áreas endêmicas, sendo, portanto de relevante importância para países como o Brasil, e outros países como o Afeganistão, Peru, Arábia Saudita e Síria que detém maior número de 90% dos casos de leishmaniose tegumentar em todo o mundo.

A reação constitui no teste intradérmico no grupo II

Métodos: Reação Montenegro

É administrado 0,1 ml do antígeno de leishmania a 3 cm da dobra longitudinal do antebraço do indivíduo estudado, sendo a induração mensurada após 48 horas. A leitura foi realizada pela técnica de SOKAL JE E COLS, é o teste considerado positivo quando a induração for maior ou igual a 5 mm.

Antígeno de Montenegro

Finalidade:

Auxílio diagnóstico de leishmaniose tegumentar americana (LTA) faz-se o teste e leitura do teste.

Resultado:

Reação negativa: A ausência de qualquer sinal no ponto de inoculação ou presença de uma pápula ou nódulo com menos de 5 mm de diâmetro.

Reação positiva: Presença de uma pápula ou nódulo superior a 5 mm ou ulceração.

Observação:

Pode apresentar-se negativo e nos seguintes casos:

Nos primeiros 30 dias após início das lesões, excepcionalmente em tempos mais prolongados.

Nos casos de leishmaniose disseminada positivando-se ao decorrer do tratamento. Na leishmaniose cutâneo-difusa. Na leishmaniose visceral.

Page 2: Teste de Montenegro

Em pacientes imunodeprimidos. Na leishmaniose anérgica.

Pode apresentar reação cruzada com trypanossomose , tuberculose e hanseníase.

Nota:

Sempre que possível o diagnóstico deve ser clínico, epidemiológico e laboratorial.

Observação:

A reação de Montenegro geralmente permanece positiva após o tratamento ou cicatrização da lesão cutânea tratada ou curada espontaneamente negativando nos indivíduos fracos-reatores e nos precocemente tratados. Nas lesões em mucosas e resposta cutânea ao teste de Montenegro é mais intensa podendo ocorrer até ulceração e necrose local.

Princípio do teste:

O teste de intradermorreação do antígeno de Montenegro traduz resposta alérgica de hipersensibilidade celular retardada, é de grande valor presumível, da sua sensibilidade e especificidade.