trabalho de geo 19/10/2015

Download Trabalho de geo 19/10/2015

If you can't read please download the document

Upload: viniciusvieira123

Post on 15-Apr-2017

100 views

Category:

News & Politics


1 download

TRANSCRIPT

Name of presentation

Trabalho de GeografiaBrunna GuimaresGabriela MendesPedro AugustoPietra MorganaLucas MoraesVincius Vieira

*

Fator energtico no Brasil inegvel que a energia a locomotiva do desenvolvimento das foras produtivas e que o resto vago. Sua importncia estratgica est relacionada produo de valor na sociedade capitalista.

Na sociedade atual, a energia central para reproduo do capital, pois utilizada como forma de acelerar a produtividade do trabalho dos trabalhadores.

Fonte: www.mabnacional.org.br

*

Fator energtico no BrasilO BNDES o principal financiador das usinas, repassando dinheiro pblico para as transnacionais, enquanto que estatais so proibidas de ter a maioria das aes nas usinas. Dessa forma, as estruturas de Estado se comportam contra os interesses sociais.

Fonte: www.mabnacional.org.br

*

Fator energtico das indstrias brasileirasO fator energtico das industrias se tornou o principal negcio de lucro para os empresrios que controlam a energia, as famlias pagam a conta. Enquanto isso, os grandes consumidores clandestinos recebem energia barata.

O nosso modelo energtico no si da muito o respeito ao meio ambiente, em grandes regies ainda falta estruturas para receber o fator produzido pelas grandes empresas.

Temos grandes regies de produo, mas o contedo dessas regies no so valorizadas pela tamanha responsabilidade, um pas tropical onde rico em fatores naturais no aproveitado para ser transformado em uma grande potncia mundial.

Fonte: www.portaldaindustria.com.br

*

Hierarquia urbana?Hierarquia urbana a forma como organizado o espao nacional, em termos de influncia de certos centros urbanos sobre outros. Tem as seguintes caractersticas: 1. Metrpoles nacionais - so as grandes cidades que possuem equipamento urbano (indstria, comrcio, universidades, centros culturais, bancos etc.) bastante desenvolvido. No caso de So Paulo e do Rio de Janeiro, elas exercem influncia (polarizao) sobre o territrio nacional e so as cidades que comandam a vida econmica do Pas. 2. Metrpoles regionais - cidades que exercem uma polarizao em toda uma extensa regio, como Recife, Belo Horizonte, Belm, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba e Salvador.

Fonte: www.klickeducacao.com.br

*

Fonte:
UniDigital

*

Guerra dos LugaresGuerra dos Lugares ou Guerra Fiscal, refere-se disputa entre os territrios de diferentes pases ou entre unidades federativas e municipais pela atrao de investimentos e empresas. Como a industrializao e o recebimento de investidores so preocupaes latentes para a garantia da reproduo de capital nas diferentes localidades, a Guerra Fiscal estabelece-se como um verdadeiro cabo de guerra entre as administraes.

Fonte: www.mundoeducacao.com

*

*

*

*

*

*

**