travel tips | marrocos (port.)

16
MARROCOS TRAVEL TIPS VISÃO GERAL ATRAÇÕES TRANSPORTE COMPRAS ONDE FICAR ONDE COMER

Upload: dufry

Post on 05-Aug-2016

246 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Travel Tips | Marrocos (Port.)

MARROCOS

TRAVEL TIPS

VISÃO GERAL ATRAÇÕESTRANSPORTE COMPRASONDE FICAR ONDE COMER

Page 2: Travel Tips | Marrocos (Port.)
Page 3: Travel Tips | Marrocos (Port.)

VISÃO GERAL

Localizado ao noroeste do continente africano, Marrocos é absolutamente encantador, proporcionando incríveis experiências de vida. É um país de extremos, porém completo, agradando todo tipo de turista. Com infinitas possibilidades, uma viagem pelo Marrocos provocará todos os seus sentidos.

O Marrocos é simplesmente fascinante. É um reino que surpreende os que imaginam apenas paisagens desérticas, afinal há uma diversidade de elementos naturais como cachoeiras de 60 metros de altura, florestas com cedros centenários, assim como mais de mil quilômetros de litoral com suas águas claras. Não esquecendo dos famosos desertos.

Banhado pelo mar Mediterrâneo e pelo oceano Atlântico é, literalmente, um país de extremos com suas diversas atrações. Pode ser um

pôr-do-sol no Deserto do Saara ou os picos de mais de 4 mil metros dos montes em Atlas, ou as construções de terracota de Marrakesh. Há também o mercado de Fez e as praias de Essaouira. Este país é um dos lugares mais procurados na África.

Cada momento de sua viagem será inesquecível com a exótica e constante troca cultural, afinal, ela é única. É uma mistura das culturas africana, europeia e mulçumana. Ao contrário do que muitos imaginam, este povo é muito simpático. A maioria da população é formada por bereberés (que significa “homens livres” em árabe). O Islamismo é a religião mais importante do país, mas é possível encontrar ainda uma minoria de judeus e cristãos. O árabe é a língua oficial e o francês, a segunda língua mais falada. É muito usada nos negócios. O espanhol também é bastante

Page 4: Travel Tips | Marrocos (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMARROCOS

É importante lembrar que o uso de shorts muito curtos, mini-saias e blusas muito decotadas deve ser evitado. Apesar de não serem fundamentalistas, os costumes locais devem ser respeitados.

Há correios por todas as cidades marroquinas e identificam-se pelas iniciais P.T.T. Pode-se adquirir selos, enviar telegramas e realizar chamadas telefônicas.

Lembre-se também que, caso entre em uma casa marroquina, a primeira coisa a ser feita é retirar os sapatos. Também é comum comer com as mãos, porém não se esqueça de fazê-la com a mão direita, pois a esquerda é a que se usa no banho (segundo a cultura local).

falado ao norte do país. O inglês, atualmente língua universal, é falado razoavelmente bem pelos jovens marroquinos.

É um país tradicional, hospitaleiro e é um dos países africanos mais seguros. Suas principais cidades são Fez, Marrakesh, Meknes e a capital, Rabat. Todas são históricas e imperiais.

É um lugar ideal para os amantes da natureza. É espetacular o contraste das paisagens que este paraíso pode proporcionar. É possível encontrar paisagens muito distintas, desde cidades históricas até épicas cordilheiras. Também há as areias quentes do deserto do Saara e os picos nevados das montanhas em Rif. Pelo sul do país há muitas dunas de areia onde é possível conhecer os oásis.

Page 5: Travel Tips | Marrocos (Port.)

O clima varia de acordo com as regiões. Nas costas o inverno é suave e úmido, já o verão é moderadamente quente. No interior há noites absurdamente frias e dias extremamente quentes. O clima mediterrâneo prevalece na costa, o subtropical ao sul e o continental nas áreas montanhosas. A neve faz aparição no mês de outubro nos picos de Rif e de Atlas.

Em Marakesh, a temperatura média no verão (julho) é cerca de 38 °C. Na primavera (abril), fica em torno dos 24 °C. Chove pouco no inverno (fevereiro) e a temperatura pode chegar aos 10ºC na costa do Mediterrâneo. O restante do ano faz sol e a temperatura pode chegar até 50º no deserto.

A melhor época para conhecer o Marrocos é entre outubro e abril, pois é inverno por lá, portanto a temperatura está mais amena. Se puder, evite o auge do verão (entre julho e agosto), além de estar tudo lotado o calor é quase insuportável.

TRANSPORTE

No Marrocos é muito fácil viajar pelo país. Pode ser de trem, ônibus, táxis partilhados ou convencionais. Todos os dias há centenas de táxis disponíveis para os mais variados destinos.

TREMO sistema ferroviário funciona muito bem porém não é particularmente pontual nem tão rápido. Há diversas linhas, com destinos variados como Tanger – Marrakesh, Tanger – Fez, Tanger – Rabat, Casablanca – Meknes, entre muitos outros

Page 6: Travel Tips | Marrocos (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMARROCOS

destinos. Há bilhetes para primeira, segunda classe, cabines com camas. No site www.oncf.ma (em francês) é possível ver todos os horários, valores entre várias outras informações. Saindo de Marrakesh até Rabat, de primeira classe são 185 dirham, cerca de 22 dólares.

TÁXI PARTILHADOEste é conhecido como ‘grand taxi’ na qual são carros maiores, do tipo vans que levam várias pessoas ao mesmo tempo. Estes não são muito confortáveis, porém lhe proporcionará intensas emoções nas estradas. Eles correm por rotas determinadas, com preços fixos para cada rota. São os únicos autorizados a levar passageiros para além dos limites das cidades.

TÁXI CONVENCIONALTambém conhecido como ‘petit’, esses táxis são baratos e estão por todos os lugares. É melhor procurar saber e combinar o preço antes pois os taxímetros quase sempre não funcionam. É válido negociar, pechinchar.

ÔNIBUSEste serviço é meio precário, porém há linhas de ônibus entre as grandes cidades que são confortáveis e relativamente modernos. Há também entre pequenas localidades nas montanhas, porém são meio duvidosos. Uma passagem de Marrakesh até Essaouira custa 70 dirham, cerca de 8 dólares.

DUFRY TRAVEL TIPSMARROCOS

Page 7: Travel Tips | Marrocos (Port.)

ATRAÇÕES

São inúmeras atrações que você não pode deixar de conferir. Este rápido e eficiente Top 10 Marroquino pode ajudá-lo:

1 - VISITAR O DESERTO DO SAARAO Deserto do Saara é um local muito especial que proporcionará momentos únicos durante suas férias no Marrocos. É importante escolher uma agência de excursões local para que tudo ocorra perfeitamente bem e não haja preocupações desnecessárias.

2 - PASSEAR POR UMA KASBAHAs kasbahs são construções imponentes e dificilmente passam despercebidas. Elas desempenharam por muito tempo o papel dos castelos, fortalezas, eram locais de refúgio. Atualmente, muitas se tornaram hotéis, outras permanecem como residências.

3 - ANDAR DE CAMELONão é uma das mais confortáveis experiências que terá em sua vida, porém vale a pena tentar. Ainda mais se for um guia local nato, com certeza ele animará sua viagem com a alegria típica de um berebere.

4 - ADMIRAR AS CASCADES D’OUZOUDUm dos cenários mais espetaculares são as Cascades d’Ouzoud que atraem muitos visitantes. A queda d’água é particularmente impressionante. A água se precipita no topo das falésias avermelhadas e bate nos vários ressaltos até cair no desfiladeiro do Wadi el-Abid, cem metros abaixo. Os visitantes podem maravilhar-se com a majestosa

Page 8: Travel Tips | Marrocos (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMARROCOS

sucessão de cascatas e admirar o permanente arco-íris criado pela névoa lançada pela água. Está localizada a 150 quilômetros de Marrakesh, na província de Azilal.

5 - CONHECER MAZAGANInscrita na lista do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, destaca-se com sua antiga Igreja da Assumpção em estilo manuelino. No entanto, a fortaleza mostra o cruzamento entre as culturas européia e marroquina, tanto na arquitetura, como na tecnologia e no urbanismo. Localiza-se em El Jadida, 230 quilômetros ao norte de Marrakesh.

6 - APRECIAR O LEGADO DE TANGERApelidado como o “Portal para a África” é uma das mais vibrantes, misteriosas e

interessantes cidades do Marrocos. Esta cidade atrai personalidades do mundo todo com seu encanto e charme. Não deixe de conheça os tradicionais bazares, encantadores de serpentes, músicos e não se esqueça dos Jardins do Sultão.

7 - CONHECER OS FAMOSOS ESTÚDIOS DE CINEMA DE QUARZAZATEConhecida como o ‘Caminho das Estrelas’, é célebre por seus estúdios de cinema onde foram palco de filmes consagrados como Lawrence d’Arábia, Gladiador, entre outros. Quarzazate é também considerada a Meca marroquina. A infra estrutura hoteleira é grande e de qualidade. Esta cidade é encantadora, onde cada esquina é um novo mistério.

Page 9: Travel Tips | Marrocos (Port.)

8 - VISITAR UMA DAS PRAIAS DE TÉTOUANPartindo do norte, ao longo do Mar Mediterrâneo, o Crescente do Rif é o nome dado a uma praia situada ao leste de Tétouan. Esta praia é caracterizada pela contraste das montanhas do Rif e o mar. Mais para leste há a baía de Al Hoceima que oferece uma magnífica praia chamada de Pérola Azul. É caracterizada pela sua beleza e sua areia fina. Do lado do Atlântico, as praias são ainda mais numerosas.

9 - CONHECER FEZ Verdadeiro museu de arquitetura medieval, Fez é a mais antiga das capitais imperiais do país. Patrimônio da Humanidade, a cidade divide-se em três partes, Fez el Bali, que é a antiga Medina, com suas mesquitas, mercados, tinturarias e museus; Fez el Jedid, com o seu

antigo bairro judeu e o Palácio Real; e a Ville Nouvelle, erigida pelos franceses onde se situam a maior parte dos hotéis e restaurantes.

10 - SE ENCANTAR COM MARRAKESHEsta é a terceira maior cidade do país. É neste local onde é possível encontrarar encantadores de serpentes, adestradores de macacos, ecelões de tapetes, músicos bereberes, todos imersos num trânsito intenso tanto de gente quanto de mobiletes, sob a fumaça que emana das barracas da Praça Djemaa El-Fna e ao som dos chamados do ‘muezzin’ para as cinco orações diárias. É o verdadeiro exotismo do Marrocos, com direito a oásis de palmeiras, lindos jardins e imponentes mesquitas, onde os souks (os mercados) são os protagonistas da festa.

Page 10: Travel Tips | Marrocos (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMARROCOS

ONDE FICAR

Para recuperar energias, é possível encontrar muitas e boas opções de hotéis confortáveis por todo o Marrocos. As cidades são muito visitadas por turistas, portanto dispõem de boas infra-estruturas hoteleiras. Há hotéis de todas as categorias, albergues, riads, campings, pousadas e até casas particulares.

Há hospedagem para todos os preços e gostos. É possível pagar 4 dólares para ficar em um terraço de um hotel em Marrakesh ou gastar

130 dólares por uma diária em um riad (casa ou palácio tradicionalmente marroquino com um jardim interior). Um quarto em um albergue pode custar entre 13 e 40 dólares.

Já no interior sul, a oferta pode decrescer de qualidade. Para os mais aventureiros, opte entre os albergues no deserto. Não se prenda demasiadamente à classificação dos hotéis, pois talvez conclua que alguns de quatro e cinco estrelas não correspondem propriamente à classificação. No entanto, também encontrará magníficas unidades com ótimas piscinas e serviços.

DUFRY TRAVEL TIPSMARROCOS

Page 11: Travel Tips | Marrocos (Port.)

ONDE COMER

Há muitos restaurantes por todos os lados. Sempre que chegar a alguma cidade verá dezenas de restaurantes e pequenos cafés que podem preparar pratos ou pequenas saladas e omeletes. É quase impossível não encontrar um lugar onde possam lhe preparar algo para comer.

A gastronomia marroquina é uma das únicas capazes de unir tantos sentidos ao mesmo tempo pois possui uma cor vibrante, um aroma inconfundível e um sabor inigualável. A culinária no Marrocos é muita rica em sabores, combinando ingredientes frescos, especialmente verduras, frutas e amêndoas, com temperos exóticos. Isto ocorre devido a influência de outras cozinhas, como a do Oriente Médio e a francesa, por exemplo.

Um dos pratos típicos é o famoso cuscuz (base de sêmola de trigo cozida ao vapor, com um guisado de borrego ou de frango com verduras). Quase todos os restaurantes marroquinos servem cuscuz nas sextas feiras. Há também o mechoui (borrego assado), a tajine (estufado de carne de borrego, vitela, ave ou peixe, servido com diversas guarnições) e a bastillaou pastilla (massa folhada recheada com carne e amêndoas).

É comum começar as refeições com a harira (uma sopa feita de lentilhas, grão-de-bico, cordeiro, tomates e vegetais). A doçaria

Page 12: Travel Tips | Marrocos (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMARROCOS

é igualmente rica e a bebida nacional é o chá. Forte, doce e temperado com hortelã, é a bebida oferecida como boas vindas nas casas dos locais. Mesmo quente, pode ser muito refrescante. Quase todos os viajantes receberão uma oferta desse chá pelo menos uma vez por dia. Embora na maioria das vezes seja para atrair a uma loja ou invés de um gesto simpático, é educado aceitar.

Raramente é servido bebida alcoólica. É recomendável beber apenas água mineral ou fervida. Inclusive em hotéis, pois contém elevado número de minerais. Isto não é problema para os locais, pois estão habituados, porém para os turistas, beber água da torneira pode levar a uma incômoda dor de estômago.

COMPRAS

Fazer compras no Marrocos pode ser muito divertido! Ficar pechinchando nas tendas dos mercadores será uma lembrança muito peculiar de sua viagem. Como uma alternativa, há lojas de souvenir do governo nas principais cidades, chamadas de Ensemble Artisanal. Este país soube preservar o artesanato tradicional, transmitido de geração em geração, que pode ser comprovado nos grandes mercados.

Além dos tradicionais souvenirs turísticos, é possível encontrar: tâmaras, roupas de couro, cerâmica, objetos de madeira, óleo de Argania e produtos feitos a partir dele, tais como sabonetes e cosméticos. Há também a birad, tradicionais

chaleiras marroquinas. O djellabah é a clássica túnica. Estas peças existem com texturas diferenciadas para a variação da temperatura. Há tapetes que representam a beleza milenar de tecer cores e formas. Estes são produzidos em várias regiões do Marrocos. As joias de ouro ou prata são vendidas a peso. Essaouira tem uma vasta variedade de esculturas e outros trabalhos artesanais. Vale ressaltar que é preciso pechinchar, os comerciantes nunca falam o preço verdadeiro do produto, geralmente perguntam ‘quanto vale para você?’ e ainda ficam ofendidos se não negociar o preço.

Casablanca é o coração industrial e comercial no Marrocos, seu maior e mais movimentado porto. A enorme mesquita Hassan II, a terceira maior do mundo depois de Mecca e Medina é uma das duas únicas do Marrocos abertas a não-muçulmanos. Mas esta cidade é até mais popular no quesito compras e vendas do que no quesito religioso. Além das tradicionais lembranças marroquinas, Casablanca possui muitas lojas. Em Maarif é possível encontrar lojas de grandes nomes. Já Ghraleef Derb é um aglomerado de pequenas barracas que oferece de aparelhos celulares a roupas de marca. O famoso Marché Central ou Mercado Central é ótimo para comprar frutos do mar, patês e condimentos, além de artesanatos e souvenirs. Há somente uma loja de departamentos, localizada na avenida Mers-Sultan.

MERCADOS DE RUATodos os mercados do Marrocos são recheados. É possível encontrar de tudo. O mais incrível é que todas as mercadorias

Page 13: Travel Tips | Marrocos (Port.)
Page 14: Travel Tips | Marrocos (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMARROCOS

são divididas por especialidades. Há regiões determinadas para cada tipo de artesanato, de artefatos de latão, lojas de roupas, passando por especiarias, artigos em couro e tapetes, numa inacreditável agitação. Um conselho: faça as compras pela manhã. Uma superstição muçulmana diz que se o vendedor perde a primeira venda terá azar no resto do dia. Aproveite, pois eles farão de tudo para vender, inclusive preços muito baixos.

O Souk de Marrakesh é um local ao norte da praça Jemma El Fna onde tudo se vende. Souk significa mercado em árabe. Pode ser visto como uma feira ou um mercado diário onde se vende de tudo: há batas, bules e copos de chá, tapetes feitos à mão, ervas naturais, malas de couro, lanternas e até banheiras de cobre. É uma atmosfera de cor e cheiros que nenhuma foto pode mostrar verdadeiramente.

A Medina Fes-el-Bali, em Fez, é um imenso labirinto de ruelas e becos com multidões de pessoas vestidas em roupas tribais coloridas, variando entre comerciantes de azeitonas, mulheres com véus a caminho dos banhos turcos, comerciantes e vendedores. Esta é a cidade do artesanato e a exposição destas peças é relativamente bem organizada dentro da Medina. As ruelas são tão estreitas que todo o movimento de transporte de mercadorias e pessoas é feito em burros e bicicletas.

MOEDAA moeda local é o dirham (Dhs) que se divide em 100 céntimos. Existem notas de 10, 50, 100 e 200 DH e moedas de 1, 2 e 5 DH e de 5, 10,

20 e 50 cêntimos. Os câmbios, como o traveler check , podem se realizar nos aeroportos e na maioria dos hotéis (ao câmbio oficial) e é importante conservar o recibo do câmbio de moeda a fim de que, à saída do país, se possa solicitar o câmbio de dirhams por divisas. Os cartões de crédito mais usuais são aceitos

Page 15: Travel Tips | Marrocos (Port.)

em muitos hotéis, restaurantes e lojas, e só no Banque Crédit du Maroc podem-se fazer operações com eles. Os euro cheques têm mais dificuldade, pois são aceitos em apenas um banco em cada grande cidade.

212177

1519

CÓDIGO DO PAÍS

EMERGÊNCIA

BOMBEIROS

POLÍCIA

AEROPORTO INTERNACIONAL

RABAT

05 37 80 80 90MARRAKESH

05 24 44 79 10

INFORMAÇÃO TURÍSTICA

05 24 43 61 31

NÚMEROS IMPORTANTES

Page 16: Travel Tips | Marrocos (Port.)