travel tips | san diego | março 2016 (port.)

14
TRAVEL TIPS VISÃO GERAL ATRAÇÕES TRANSPORTE COMPRAS ONDE FICAR ONDE COMER

Upload: dufry

Post on 27-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

TRAVEL TIPS

VISÃO GERAL ATRAÇÕESTRANSPORTE COMPRAS ONDE FICAR ONDE COMER

Page 2: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)
Page 3: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

Eleito um dos melhores destinos para viajar em 2016 pela Revista Nacional Geographic Trave-ler, San Diego oferece atrações conhecidas no mundo todo. Com clima ameno e mais de 100 km de praias banhadas pelo Oceano Pacífi-co, fica a 190 km de Los Angeles e está bem próxima da fronteira com o México. Com quase 1,4 milhão de habitantes, é a segunda maior cidade do estado da Califórnia e a oitava maior de todo os Estados Unidos.

Conhecida como berço da Califórnia, San Diego foi descoberta em 1542 pelo colonizador Juan Cabrillo, que decretou o lugar como parte do Império Espanhol. Décadas mais tarde, em 1769, o padre Junípero Serra liderou a primei-ra missão para colonizar o local. Hoje, a Cida-

de Velha de San Diego celebra essa herança e preserva os diversos pontos e monumentos históricos, abertos para visitação.

Além das belíssimas praias, San Diego ofere-ce atrações para toda família. Um dos lugares mais procurados pelos viajantes é o SeaWorld, um imenso aquário e zoológico marinho onde o turista pode ver de perto golfinhos, tubarões e outras diferentes espécies marítimas.

As crianças ainda podem apreciar várias outras atrações, como a LEGOLAND, visita obrigató-ria para elas. O grande parque de diversões da marca de brinquedos oferece diversão para crianças de todas as idades. Quem gosta de cultura não pode deixar de conhecer o Balboa

VISÃO GERAL

Page 4: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSSAN DIEGO

Park, o maior parque cultural urbano da Améri-ca, que abriga 15 museus, belos jardins, além do famoso Jardim Zoológico de San Diego, com mais de 4 mil animais, dentre eles pandas gigantes.Para quem quer relaxar e curtir a natureza, San Diego oferece praias dos mais diversos tipos: com falésias, belíssimas piscinas de corais e incríveis arrecifes. Se a viagem for a dois, o local ideal é Coronado, com suas exuberantes e sossegadas praias, ou Ocean Beach, conhecida como destino dos hippies. Já quem busca por diversão, encontra bastante agito em Pacific Beach.A noite de San Diego fica no Gaslamp Quarter. Com bares em coberturas de edifícios, diversas casas noturnas, música ao vivo e restaurantes, a animação se estende até o dia amanhecer. Capital das cervejas artesanais da América, San Diego abriga grandes marcas e um invejá-vel número de cervejarias, além de se destacar também na produção de vinhos. A língua oficial é o inglês, mas devido à proxi-midade com o México e à grande quantida-de de latinos na cidade, o espanhol também é bastante falado. Em grande parte do comércio local, os atendentes se comunicam através dos dois idiomas. Assim como em todo os Estados Unidos, o visto é necessário para embarcar no país.

Com temperaturas amenas e poucas chuvas, o clima em San Diego costuma ser agradável durante todo o ano. Os melhores meses para viajar são de abril a outubro, quando as chan-ces de chuva são praticamente nulas.

Durante o verão (junho a agosto), as tempe-raturas variam entre 20ºC a 25ºC e é quando a cidade recebe muitos turistas, elevando as tari

fas de hotéis. O inverno (dezembro a fevereiro) é um dos menos rigorosos dos Estados Unidos, com temperaturas oscilando entre 9ºC a 19ºC durante dezembro, o mês mais frio.

O clima na primavera (março a maio) também costuma ser bem ameno, com temperatu-ras variando entre 15ºC a 17ºC. Já durante o outono (setembro a novembro), os termôme-tros oscilam entre 17ºC a 19ºC. Viajar durante esse período é uma boa opção, pois o clima é agradável, chove pouco e o céu costuma estar bem azul. Mesmo assim, é recomendável não esquecer de colocar um casaco leve na mala, pois pode esfriar um pouco no fim do dia.

Page 5: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

O transporte público em San Diego é composto por Trolley e linhas de ônibus, ambos perten-centes ao MTS (Metropolitan Transit System). O passageiro pode utilizar o mesmo bilhete quando for embarcar nos dois meios de trans-porte. Entretanto, para conhecer a cidade reco-menda-se alugar um carro e explorar as dife-rentes praias e atrações, que não são muito próximas umas das outras.

CarroÉ a melhor opção para se locomover por San Diego, já que os pontos turísticos são um

pouco afastados das grandes rodovias e estra-das que ligam uma região a outra. Para alugar um carro, o visitante precisa apenas mostrar sua carteira de motorista (pode ser do país de origem) e o passaporte. No Aeroporto Interna-cional há um Centro de Aluguel de Carros com diversas opções e facilidades para quem não quer perder muito tempo.

Ônibus Fácil de ser encontrado em grande parte da região metropolitana, como North County, La Jolla e próximo às praias. Nas paradas, há informações sobre os horários e itinerários. Quem estiver de bike também pode usar o ônibus como meio de transporte, já que todos possuem um espaço na frente reservado para

TRANSPORTE

Page 6: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSSAN DIEGO

levar bicicletas. A linha 992 opera em interva-los regulares de 10 a 15 minutos entre o aero-porto e o centro.

Táxi Os táxis cobram uma tarifa inicial mais um acréscimo a cada milha (unidade de medida de comprimento utilizada nos Estados Unidos) rodada, além de taxas para bagagem, passa-geiro adicional (a partir do segundo) e táxi em espera.

biCiCleTa Uma boa opção de transporte para conhecer a cidade. Os melhores lugares para andar de bici-cleta são Pacific Beach, Mission Beach, Coro-nado e Mission por terem muitas áreas planas. É possível alugar bicicletas (mensal ou por curto prazo) em estações de compartilhamento espalhadas por San Diego (DecoBikes).

Trolley Opção ideal para quem está hospedado na região central, Mission Valley ou na região leste da cidade. É uma espécie de metrô de super-fície com três linhas distintas: Blue, Orange e Green Line. O bilhete unitário pode ser adquiri-do nos terminais. Para embarcar, basta encos-tar o cartão em um totem disponível em cada estação que o valor da passagem é desconta-do. É possível usar o Trolley diversas vezes por dia. Há ainda a alternativa de usar o Old Town Trolley, que percorre apenas as principais áreas turísticas de San Diego, fazendo 11 paradas.

Trem Ótima alternativa para quem planeja conhe-cer a costa de San Diego desde o Centro ou seguir viagem para outras importantes cidades da Califórnia. A mais nova opção é o sistema

de trem metropolitano SPRINTER, que conec-ta o turista a Oceanside, Vista, San Marcos e Escondido.

Talvez a parte mais difícil de viajar a San Diego seja decidir o que fazer. A cidade oferece as mais diversas atividades: parques famosos no mundo inteiro, programas ao ar livre, museus, uma rica cultura, praias encantadoras, além de restaurantes premiados.

Uma das principais atrações da cidade é o Balboa Park. A poucos minutos do Centro, o turista encontra um dos melhores parques do mundo com 15 museus, arquitetura incom-parável, belíssimos jardins, diversas ativida-des recreativas, além do Jardim Zoológico de San Diego. Dentre os museus, destacam-se o Mingei Museu Internacional, o Museu de Arte Fotográfica e o San Diego Air & Space Museum. A melhor maneira de começar a visi-ta é no Centro de Visitantes, que oferece folhe-tos, mapas e visitas guiadas gratuitas do local.

Falando em museus, o USS Midway Museum atrai turistas do mundo inteiro que têm curiosi-dade para conhecer o mais antigo porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos. A visita guiada leva o visitante aos quartos, salas de máquinas e torre de controle.

Famosas no mundo inteiro por sua beleza incomparável, as praias da cidade são atra-ção para toda família. Com visual bem diferen-te uma das outras, o turista encontra praias arenosas, falésias, recifes e piscinas de corais.

ATRAÇÕES

Page 7: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)
Page 8: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSSAN DIEGO

As mais procuradas são as praias de Coronado, refúgio dos casais, Pacific Beach, com muitos jovens e universitários, e La Lolla, que tem aluguel de caiaques, aulas de surf e de stan-d-up paddle. Já quem procura por tranquilida-de deve ir à Ocean Beach, também chamada de OB. Mais isolada que outras regiões de San Diego, essa praia é conhecida por seu estilo hippie e descolado.

Outra atração imperdível é o SeaWorld San Diego. No parque aquático, os visitantes podem ver tubarões, arraias, além de sentir minúsculos peixinhos limpadores morder suavemente suas mãos. O local conta com uma programação extensa, que varia de acor-do com cada época do ano. Por isso, é bom ficar atento ao site oficial para ficar por dentro de tudo. Para quem quiser se refrescar nos meses mais quentes, o Parque Aquático Aqua-tica SeaWorld's é uma boa pedida com suas piscinas e brinquedos que divertem crianças e adultos.

Com mais de 60 tanques de colorida vida mari-nha, o Birch Aquarium at Scripps é uma das atrações mais procuradas. Localizado em La Jolla, abriga arrecifes de corais deslumbran-tes, tubarões, medusas e diversas espécies de cavalos-marinho. Um museu interativo apre-senta aos turistas descobertas sobre o oceano, o clima e a Terra.

Considerado o “local de nascimento” da Cali-fórnia, o Old Town State Historic Park oferece aos turistas uma viagem no tempo, mais preci-samente durante o período colonial de San Diego, de 1821 a 1872. No local, há centenas de lojas e boutiques, além de vários restauran-tes. No centro da Cidade Velha, como também

é conhecida, está o complexo do museu de Whaley House, formado por cinco edifí-cios históricos. Passeio obrigatório para quem quiser conhecer a cultura e a origem da cidade.Outro programa imperdível é a LEGOLAND, o incrível parque de diversões da Lego. O interes-sante desse parque é que ele possui atrações para crianças de todas as idades. Os meno-res de 2 anos podem se divertir em brinque-dos como Swabbies Deck, Legoland Express, Playtown, Water Works & The Fountai Musical, entre outros. Para a criançada com mais de 2 anos, as principais atrações são o Volvo Driving School, Aquazone Wave Racers e LEGO Minds-torms Robotics. Quem quiser, também pode se hospedar no Legoland California Resort Hotel.

Page 9: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

A vida noturna de San Diego também é garan-tia de muita diversão! Com diferentes esti-los e ritmos, é possível curtir a noite ao som de funk, dance, house, além da música lati-na e do tradicional country. Quem busca por agito, deve ir à Gaslamp District. Localizado no Centro da cidade, lá estão as baladas, bares, lojas e restaurantes mais disputados de San Diego e é onde os principais eventos da cidade são celebrados.

Quem curte música ao vivo deve ir ao Rock Bottom, uma das regiões mais animadas da cidade, repleta de jovens, boates e bares. Grandes bandas passaram por esse redu-to, como Nirvana, Smashing Pumpkins e Lemonheads.

COMPRAS

Outro programa legal de se fazer é visitar as cervejarias artesanais. Com mais de 100 espa-lhadas pela cidade, o visitante também encon-tra pubs, bares e restaurantes que têm sua fabricação própria de cervejas.

Seja para comprar um souvenir para dar de lembrança ou peças para dar aquela reformula-da no guarda-roupa, em San Diego o visitante encontra lojas para diferentes tipos de produ-tos. Com uma imensa variedade de centros comerciais ao ar livre, shoppings de luxo, outlets e boutiques, é difícil não encontrar um produto na cidade californiana. Portanto, é bom reservar um espacinho na mala! Os itens mais desejados são roupas, joias, objetos de decora-ção e arte, charutos, bebidas e equipamentos eletrônicos.

Para quem gosta de fazer compras e conhe-cer um pouco mais da cidade, há muitas lojas espalhadas nos charmosos bairros comer-ciais. As mais procuradas ficam em Little Italy, Mission Hills, Hillcrest, Gaslamp Quarter, Seaport Village District, Old Town, Village of La Jolla e Cedros Design District. Nesses locais, o visitante encontra lojas de antiguidades, arte, eletrodomésticos, móveis, restaurantes e muitos bares.

No calçadão da Newport Avenue, em Ocean Beach, toda semana há um mercadão ao ar livre de flores, frutas e entretenimento. Lá, o turista encontra muitos antiquários com itens que vão até o teto. Quem gosta de antiguida-des vai adorar.

Page 10: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSSAN DIEGO

Já quem busca por grandes ofertas e preços bem em conta, deve visitar os outlets. Eles oferecem promoções de grandes marcas conhecidas no mundo inteiro. Os mais procura-dos são Las Americas Premium Outlets, próxi-mo à fronteira com o México; Viejas Outlet Center, a 30 minutos do centro, e Carlsbad Premium Outlets, com mais de 90 lojas e aber-to diariamente, localizado pertinho do Museum of Making Music e do La Jolla.

Passsarela da arte e da moda, as ruas do bairro praiano La Jolla abrigam lojas de marcas inter-nacionalmente famosas e galerias de estilis-tas famosos. Também é comum encontrar na região muitos artistas que expõem suas obras em locais públicos, como a Spanish Village Art Center, no cultural Balboa Park, ou no Old Town San Diego State Historic Park.

San Diego também oferece diferentes cen- tros comerciais ao ar livre como o Fórum Carlsbad, Del Mar Highlands Town Center e Flower Hill Promenade. Outras opções para compra são, claro, os shoppings centers. Um dos maios famosos é o Horton Plaza Shopping, com mais de 140 lojas e restaurantes que oferecem grande ofertas de produtos.

MOEDAA moeda oficial é o dólar norte-americano, representado pela sigla USD. O dólar possui notas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 dólares, e moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos, além de 1 dólar.

Em San Diego, o turista encontra com facilidade diversas casas de câmbio oficiais. Geralmente, os bancos oferecem boas cotações. Recomen-da-se levar uma quantia do dinheiro em papel

para que o turista não seja tarifado com o IOF dos cartões e nem com a taxa de câmbio das compras.

Os produtos não são tarifados, mas o esta-do da Califórnia cobra 8,5% de imposto sobre o valor total de cada produto. Assim, é preci-so tomar cuidado na hora de fazer os cálculos para não ter uma surpresa no final da compra.

Com diferentes tipos de acomodações, em San Diego o turista encontra hospedagem para todos os bolsos: desde albergues para mochi-leiros até sofisticados hotéis e resorts com suítes exclusivas de frente para a praia.

HoTéisQuem procura por conforto e requinte deve se hospedar em hotéis próximos à orla marítima de Mission Bay e Coronado. La Jolla também é o local ideal para quem busca hotéis exclusi-vos, tranquilidade e beleza natural. No Centro (Downtown), é possível encontrar quartos com preços mais em conta, além de ser uma região próxima de vários restaurantes, bares e do Balboa Park.

Bed and Breakfast: é a melhor opção para quem quiser se sentir como um morador da cidade. Com acomodações que variam de U$100 a U$300 a diária, o turista encontra pousadas charmosas e encantadoras: casas históricas, pitorescas e à beira-mar.

CampingIdeal para quem deseja ter um contato maior com a natureza e busca por uma viagem mais

ONDE FICAR

Page 11: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

bucólica. O viajante encontra campings em diferentes regiões: próximo de montanhas, desertos, lagos ou praias. Alguns, inclusive, perto das principais atrações da cidade.

HosTels Bastante procurados por estudantes e por quem busca por economia, a maioria dos hostels são confortáveis, seguros e acessí-veis. É possível encontrar quartos básicos, com boa infraestrutura e localização, a preços bem atraentes.

ouTras aComodações Uma boa opção para quem for viajar por mais tempo é alugar uma casa ou apartamento. Com opções em toda a cidade, as acomoda-ções são confortáveis e com preços acessíveis.

Com cerca de 6.500 restaurantes, a culinária de San Diego tem seu sabor próprio e é irresis-tível. Não por acaso seus restaurantes vence-ram diversos prêmios culinários. Portanto, é comum voltar da viagem com uns quilinhos a mais. Mas vale a pena!

O forte da gastronomia são os frutos do mar, muitas vezes pescados poucas horas antes de serem servidos. Quem visita a cidade não pode deixar de saborear o abalone, um molusco típi-co da Califórnia, patas de caranguejo, além dos enormes camarões, ostras e lagostas. Outros pratos típicos são a carne desossada e os deli-ciosos hambúrgueres.

ONDE COMER

Page 12: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSSAN DIEGO

A proximidade com o Pacífico e o México torna a gastronomia da cidade bastante rica: varian-do desde frutos de mar fresquinhos até a famosa culinária Cali-Baja, uma fusão entre a comida mexicana e ingredientes do Mediter-râneo. Devido à grande procura, é recomen-dável fazer a reserva dos restaurantes com antecedência.

No Centro, é possível encontrar pratos típicos da culinária Cali-Baja como lagosta, pele de porco (chicarron) e os incomparáveis tacos de peixe. Em La Jolla, o turista também encon-tra especialidades mexicanas, incluindo frutos do mar, além de poder relaxar saboreando as melhores tequilas.

Tipicamente californiano, o filé com batatas também merece ser provado. Existem diver-

sas steakhouses espalhadas pela cidade que servem o prato. Os cafés/restaurantes são bastante apreciados pelos moradores. No café da manhã, é comum encontrar bagels com cream cheese, deliciosos muffins recheados com blueberry e afins.

Às terças-feiras, conhecidas como Taco Tuesday, o visitante encontra pratos típicos do México como tacos, margaritas e cervejas mexicanas a preços bem interessantes. Vale a pena ficar atento aos restaurantes participan-tes e reservar o dia para saborear a culinária mexicana.

O centro gastronômico em Little Italy é imper-dível. Neste pedacinho da Itália nos Estados Unidos, o visitante encontra restaurantes incrí-veis, muitas lanchonetes, cafés e sorveterias

Page 13: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)

1619911

CÓDIGO DO PAÍS

CÓDIGO DA CIDADE

POLÍCIA MILITAR

CORPO DE BOMBEIROS

AEROPORTO INTERNACIONAL LINDBERGH FIELD

SECRETARIA DE TURISMO

+1 619 533 4300

+1 619 400 2404

+1 619 236 1242

deliciosas. Lotado aos fins de semana e à noite, a região é ponto de encontro de moradores e turistas. Depois de jantar, um bom passeio é visitar as belíssimas galerias de arte do local.

O Gaslamp Quarter concentra os melhores restaurantes da cidade, que atrai celebrida-des de Nova York, Loos Angeles e outras gran-des metrópoles. A 5ª Avenida, a principal do bairro, é onde fica a maior parte dos bares e restaurantes de San Diego. É possível encontrar pratos japoneses, italianos, americanos, ingle-ses e qualquer outro tipo de comida.

Para beber, uma pedida são os vinhos cali-fornianos. A Califórnia é uma das princi-pais produtoras mundiais de vinho e exis-tem muitas vinícolas em San Diego. Também vale a pena experimentar os produzidos por outras cidades, principalmente, Sonoma, Napa, Mendoncino e Santa Barbara.

Page 14: Travel Tips | San Diego | Março 2016 (Port.)