tribuna acontece # 72/58

20
O POSIÇÃO RESPONSÁVEL Rio Grande da Serra | Ribeirão Pires | Mauá | Santo André | São Caetano do Sul | São Bernardo do Campo | Diadema - 18 à 26 de março 2013 - Ano III/IV - Edição 72/58 Confusão página 04 Feirinha da madrugada causa trasntorno em Ribeirão Pires Mais uma da UPA Prefeitura investirá mais de R$ 500 mil na unidade página 18 Sobrinho de secretário quer ser o “Brinquinho” página 03 Vereador Baleado Feliz Aniversário Ribeirão Pires

Upload: tribuna-acontece

Post on 06-Mar-2016

252 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edição de 19 de março de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Tribuna Acontece # 72/58

Op

Osi

çã

O r

esp

On

sáv

el

Rio Grande da Serra | Ribeirão Pires | Mauá | Santo André | São Caetano do Sul | São Bernardo do Campo | Diadema - 18 à 26 de março 2013 - Ano III/IV - Edição 72/58

Confusão

página 04

Feirinha da madrugada causa trasntorno em

Ribeirão Pires

Mais uma da UPAPrefeitura investirá mais de

R$ 500 mil na unidade

página 18

Sobrinho de secretário querser o “Brinquinho”

página 03

Vereador Baleado

Feliz Aniversário Ribeirão Pires

Page 2: Tribuna Acontece # 72/58

EXPEDIENTE

EDITORIAL

ARTIGO

Acontece ABCAT&T Acontece Comunicação Jornalística Ltda. MECNPJ 15.039.934/0001-04Avenida Fortuna, 132 - sala 04 - Centro - Ribeirão Pires, SPCEP: 09400-320 Telefone: (11) 4822.4272 / [email protected]@[email protected]ãoDiário Lance!Tiragem e Distribuição15 mil exemplares distribuídos gratuitamente

Jornalista ResponsávelYgor Andrade - MTb 69.406RedaçãoAliny Marcelino - MTb 60.672Arte finalistaCaio C. Perez (InfoCPC) (11) 9-9559-5709Diretor ComercialAntonio Vida Leal (11) 9-9743-7814ColaboradoresPaulino PaivaSaulo Benevides

RealizaçãoA TRIBUNA DA SERRA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Editor ChefeMarcio Prado (Peninha) MTB: 60.608

Denúncias (Peninha) 7526-3748

e-mail: [email protected]. Jurídico

Dr. Ivo Pinheiro NunesDepto. Comercial

Emygdio Ribeiro do Prado Jr.

Vamos comemorar e contribuir

De braços abertos para moradores e investidores

Saulo BenevidesPrefeito de Ribeirão Pires

Celebração. Nesta semana chegamos aos 59 anos de emancipação política. São 59 anos comemorando uma libertação política, o

que possibilitou com que o povo dessa cidade escolhesse seus representantes do Executivo e do Legislativo, homens e mulheres que interferiram diretamente na vida do cidadão nesses quase 60 anos. Agora, após seis décadas, avaliando como a cidade era e como está hoje, podemos vislumbrar onde vamos chegar.

Cada um dos antigos prefeitos, desde Arthur Gonçalves de Souza Junior (1954 à 1957), passando por Francisco Arnoni(1958 à 1962), Adaquir Prisco (1963 à 1966), Santinho Carnavale (1967 à 1969), Antonio Simões (1969 à 1972), Valdírio Prisco (campeão de reeleição - 1973 à 1976, 1983 à 1988 e 1993 à 1996), Luiz Carlos Grecco (1977 à 12 de maio de 1982 e 1989 à 1992), João Maziero (13 de maio de 1982 à 31 de Janeiro de 1983), Maria Inês Soares (1997 à 2000 e 2001 à 2004), Clóvis

Volpi (2004 à 2008 e 2009 à 2012) e o atual Saulo Benevides (2013 à - espera-se - 2016) deixou sua marca na cidade. Tivemos um movedor de morro, outro apoiador da ditadura, um incentivador dos esportes, um baladeiro, um visionário e um empreendedor, ou seja, cada um contribuiu com o que pôde.

Agora resta saber se você, cidadão, também irá contribuir para transformar essa cidade. Conciência cidadã, seja na higiene, na preservação do meio ambiente, no pleito ou nas ações individuais, tudo isso conta para a formação de uma sociedade melhor. No fim das contas temos todos a responsabilidade de criar motivos para comemorar. Hoje fazemos 59 anos de “libertação da escravatura andreense”. Queremos chegar às Bodas de Diamante (60 anos) repletos de história para contar e certamente o jornal Tribuna Acontece irá cumprir com sua missão de informar e formar opinião. Comemoremos então.

Ribeirão Pires completa hoje 59 anos como território elevado à categoria de município, emancipado política e a d m i n i s t r a t i v a m e n t e de Santo André. Parece pouco tempo para uma cidade tão ambiciosa por desenvolvimento e qualidade de vida. Na verdade nossa história começou a ser escrita há séculos, quando Ribeirão era apenas uma área no caminho de quem vinha de Santos para os campos de Piratininga. A história e o futuro são feitos pelas mãos de empreendedores, de trabalhadores e moradores.

Pessoas que compartilham interesses e, cada um em sua particularidade, fazem planos. Ribeirão Pires quer estar nesses planos. Está de braços abertos àqueles que buscam tranquilidade, ar puro, belas paisagens. Assim como também dá as boas vindas aos novos investidores e apoia quem já está por aqui e continua trabalhando para gerar emprego e renda para nossa cidade.

Hoje Ribeirão Pires é muito mais do que passagem obrigatória entre um ponto e outro. Nossa cidade é agora o destino, privilegiada por sua localização, que nos faz uma excelente escolha logística para empresas em diversos setores.

O Poder Público municipal está 100% envolvido em ações para estimular o crescimento e contribuir para que o bom momento econômico de

18 à 26 de março de 2013ACONTECE EM TRAÇOS02

O jornal Tribun Acontece agora é distribuido de

casa em casa. Nesta semana você encontrará

nossa publicação nos seguintes bairros: Bertoldo,

Alvorada, Panorama, Vila Gomes e Jardim Caçula.

(Boa Sorte, Vila Conceição, Estância Paulista, Bela Vista,

Sta. Ines, Vila Sueli, Jardim MIrante, Vila Sto Antonio,

Planalto Bela Vista, Jd. Dois Melros Pq. Aliança, Jd.

Guanabara). Em Rio Grande da Serra a distribuição

segue normalmente nos pontos já conhecidos.

nossa cidade, somado aos nossos esforços, tragam frutos à população. Estamos nos aproximamos dos empresários, criamos um canal direto de comunicação para melhor atendê-los e não estamos poupando energias para atrair investimentos.

Dessa forma, teremos condições de aumentar nossa arrecadação e, por consequência, realizar ainda mais melhorias estruturais, na saúde, educação, segurança e outros setores. Aproveitando as características naturais e nosso potencial para o turismo de um dia ou final de semana, vamos estimular o setor com novos atrativos. Projetos ousados, como o do Teleférico, que deverão impulsionar a cidade, trazer mais visitantes, valorizar os moradores. Com isso, a economia local também será aquecida.

Ações como essa fazem parte dos nossos projetos de melhoria para o futuro, para que nos próximos anos a cidade esteja em melhores condições do que hoje. É a nossa principal meta e o que os moradores esperam: promover o desenvolvimento com qualidade de vida.

Page 3: Tribuna Acontece # 72/58

0318 à 26 de março de 2013 POLÍTICA

Sobrinho de Vereador jurou se vingar, antes de entrar na viaturaO menor apreendido teria dito que seguiria o exemplo de “Brinquinho”

Após algumas ver-sões sobre a ten-tativa de homicí-

dio sofrida pelo vereador tucano, Agnaldo de Al-meida, publicadas em di-versos jornais da região, tivemos acesso à uma testemunha que diz ter presenciado o momento do conflito, em que o so-brinho do vereador, um menor de 16 anos, teria disparado três vezes con-tra Agnaldo, acertando-o no joelho, perna e quadril.

De acordo com a teste-munha, que passava pelo local no momento do desentendimento entre Agnaldo e o sobrinho, a briga teria ocorrido pelo fato do menor, usuário de drogas, ter agredido a própria mãe e, na inter-venção do vereador, am-bos acabaram se envol-vendo em briga corporal.

O menor teria conse-guido retirar a arma do acompanhante do verea-dor e atirado em Agnaldo, que tentou se proteger se jogando para trás de um veículo, porém já alvejado

BastidoresNuma sessão recente, do dia 6, na Câmara de Rio Grande da Serra, o vereador João Mineiro fez questão de usar seu tempo, ao microfone, para se defender e deixar bem claro que os nomes, que apareceram no e-mail, envolvido na denúncia de Bota-Fora ilegal, João e também Mineirinho, nada tem a ver com ele. Acreditamos, porém, poderia ele, o João Mineiro, o “legítimo”, que disse não ser o João, nem o Mineirinho, aproveitar a “oportunidade” e explicar também, como pode um crime ambiental tão grande ter acontecido em seu bairro, inclusive outro bota-fora, além deste, em área vizinha à sua propriedade, que ele, vereador, fiscal do povo, não viu, nem ouviu nada.

O Vereador Clesson criricou a secretária de Educação, Aida Jardim Teixeira, irmã de Kiko, por dizer que verba para a Secretaria não é problema, que o problema é a falta de espaços públicos para eventos. ”Falta capacidade para secretaria, que disse que creche não seria interessante para o Município porque

demandaria um custo grande, mas declarou ao jornal que verba não é problema.”, espinafrou Cleson.

Ainda no Legislativo de Rio Grande da Serra, o vereador governista, Missias Cabeleireiro, requereu providências com relação a um buraco na Avenida Guilherme Pinto Monteiro. Disse estar constrangido pelo fato da população se referir ao dito cujo como: o BURACO DO MARANHÃO. “As pessoas ficam falando: E aí Missias? E o buraco do Maranhão?”, disse incomodado. Curiosidade: Seria profundo esse buraco?

por três disparos.

Conta ainda a testemu-nha que o menor fugiu atirando efetuando qua-tro disparos para o alto e, ao ser detido, trans-tornado, antes de entrar na viatura, teria dito que ele seguiria o exemplo de outro tio, o “Brinquinho”, e mataria a todos, assim que fosse solto.

O referido “Brinqui-nho” é Ademir Miranda, que foi preso e acusado de disparar os tiros que mataram o então prefeito de Rio Grande da Serra, Carlos Arruda, o Carlão.

A área onde houve o conflito, próximo à Qua-dra Municipal é conheci-do da polícia pelo intenso movimento do trafico de

drogas na cidade.

PARA A POLICIA CIVIL, A VERSÃO É DIFERENTE

De acordo com a Polícia Civil, que também ouviu testemunhas, o caso se resume a desavenças mal resolvidas no passado en-tre Agnaldo e o menor, que teria resultado no confronto corpo a corpo e posteriormente no inci-dente com a arma do Po-licial Militar, que tentava separar os dois brigões. A informação confirmada é que o menor teria pego a arma e posteriormente fugido atirando, para de-pois ser detido pela pró-pria polícia militar.

Marcio Prado

Vereador Aguinaldo é irmão do Secretário de Governo Gilmar Miranda

Page 4: Tribuna Acontece # 72/58

No dia 9 de janeiro de 2012 entrou em vigor a Lei 12.441

de 2011, que instituiu a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Antes da vigência dessa Lei, quem quisesse exercer atividade empresarial, tinha, basicamente, duas alternativas: (I) exercer a atividade como Empresário Individual (antiga Firma Individual) ou (II) associar-se a um terceiro para constituição de uma sociedade.

Como Empresário Individual há o grande inconveniente de seus bens pessoais responderem por eventuais dívidas da empresa, diferentemente do que ocorre na sociedade, pois a regra é a de que a responsabilidade dos sócios seja adstrita aos valores de suas quotas ou ações.

No entanto, o inconveniente de uma sociedade é o de ter que se associar a um terceiro, e não rara às vezes, essa relação vai se desgastando, tirando a tranquilidade e noites sem dormir para quem poderia estar focando seus esforços na lucratividade e estabilidade de sua empresa.

Diante desse contexto, foi instituída essa nova pessoa jurídica, a EIRELI, que é uma empresa que não precisa de sociedade e que a responsabilidade é limitada

EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

1 ano de vigência com muitas vantagens para quem quer começar um empreendimento da nova gestora UNIESP

ao valor do capital social, nos mesmos moldes de uma sociedade.

Por permitir a distinção entre o patrimônio do empresário e o da empresa, a EIRELI possibilitou uma redução significativa dos riscos para o empreendedor. Assim, em caso de problemas com repercussões financeiras, somente o patrimônio da empresa responderá pelas dívidas, sem que os bens pessoais de seu titular sejam afetados. Tal característica apresenta-se como a principal diferença entre essa nova modalidade de pessoa jurídica e a do Empresário Individual.

Apesar de suas vantagens, o empreendedor ainda tem pouco conhecimento dessa nova modalidade, para se ter ideia, no período de quase um ano, apenas 7.391 EIRELIs foram constituídas em São Paulo, o que significa pouco mais de 1% do total de empresas constituídas no estado.

Fábio Nunes Fernandes OAB sob o nº 210.480/SP

18 à 26 de março de 201304 CIDADE

Ferinha da Madrugada provoca confusão em Ribeirão PiresPolícia foi chamada e apreendeu partes das mercadorias

Na manhã da última sex-ta-feira, 15 de março, o local, onde antes era

localizada a Igreja Água Viva, na Avenida Francisco Monteiro, perto da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, foi palco de uma enorme confusão que envol-via, comerciantes, (locais e de outras cidades), Aciarp, Policia Civil e de acordo com informa-ções, a prefeitura Municipal. O fato, é que a famosa ‘Feirinha da Madrugada’ seria realizada na cidade, não fosse o aciona-mento da Polícia Civil, por parte de alguns membros da Asso-ciação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, que sentindo-se lesados pelo fato de pagarem altas taxas de impostos para continuarem com seus estabelecimentos abertos, solicitaram que fosse feita fiscalização no local a fim de saberem a procedência dos produtos lá comercializados. A ‘feirinha’ não teve tempo nem mesmo de ser montada por completo e os agentes da po-lícia já chegaram embargando o local.

A feirinha da madrugada é uma versão menor da tradicio-nal Feira da Madrugada, que acontece no bairro do Brás, em São Paulo, onde é constan-temente alvo de fiscalizações, apreensões de produtos pira-tas, sem origem comprovada e de prisões.

Lá dentro, os comerciantes, afirmavam que tinham vinculo com a Prefeitura e que havia

Artigo publicado em 21 de fevereiro de 2013

sido feito um pagamento para obtenção de alvará, para que fosse instalada no local o cen-tro comercial’. “Nós temos a documentação necessária para funcionar. Todos aqui, pagaram uma taxa para participar, não tem ninguém aqui de forma irregular”, diziam os participan-tes da feirinha. Entretanto, o fator principal que levou todo o imbróglio, não foi somente a denuncia por parte dos co-merciantes locais e associados. O que alegou o investigador Barbosa, é que ele e sua equi-pe haviam recebido ordens do delegado de Plantão, de que os produtos, sem notas fiscais fossem apreendidos. “Nós não temos nada contra vocês tra-balharem, mas nós fomos acio-nados, averiguamos e existem produtos de procedência ainda não esclarecida. Nós iremos apreender todos os produtos”, disse Barbosa, Investigador Chefe da Polícia Civil, concluin-do que, os produtos que tives-sem notas ficais, poderiam ser retirados no ato.

Um fato curioso, e que mos-tra a esperteza destes comer-ciantes participantes da feira, é que, alguns, vendo que teriam seus produtos, possivelmen-te piratas e sem procedência, apreendidos, resolveram jogar sacolas pelos muros vizinhos. Alguns destes produtos caíram sobre a horta de um morador da avenida Fortuna, à altura do número 132. De acordo com o morador, o homem estava em-briagado, tomou suas coisas e

saiu correndo para não ser per-seguido.

Para uma das organizadoras, a apreensão e o impedimento do funcionamento da feirinha foi um ato de abuso, por parte da Polícia Civil, alegando que a Prefeitura concedeu alvará e que, então, deixassem os comerciantes que possuíssem notas fiscais continuarem a rea-lizar a feira. Porém a Prefeitura teria confirmado, junto à Polí-cia Civil, que não foi concedido autorização nem alvará para a instalação da Feirinha da Ma-drugada.

Também a quantidade de estrangeiros no local era visi-velmente grande, muitos de origem boliviana, no qual, de acordo com a chefia de inves-tigação, seriam qualificados, na delegacia, e seus dados envia-dos à Polícia Federal, para veri-ficação da legalidade destes no País.

A FEIRINHA JÁ ACONTECEU EM RIO GRANDE DA SERRA, E

DEU CONFUSÃO

Em Rio Grande da Serra, a Feirinha da Madrugada aconte-ceu no mês de dezembro, em local público, na praça da Bíblia, região central, e a sua realiza-ção colocou em pavor os co-merciantes da cidade que, em época de consumo elevado, viu seu lucro “escorrer pelo ralo”, quando milhares de pessoas gastaram parte do dinheiro re-servado para as compras de fi-nal de ano na feirinha, deixando

as centenas de lojas da cidade vazias.

Na época, o principal ques-tionamento foi, o por quê a ACIARG - Associação Comercial de Rio Grande da Serra não im-pediu que a feirinha aconteces-se, lesando o comercio local, que recolhe o ano todo impos-tos para o Município.

Na época, à frente da orga-nização do evento, estava o Secretário de Governo de Rio Grande da Serra, Gilmar Miran-da, que já autorizara uma se-gunda versão do evento, que não aconteceu por protestos de um grupo de comerciantes, onde pressionaram a Associa-ção Comercial, onde um dos diretores chegou a dizer “achar bom” a instalação da feirinha, porque o comércio em Rio Grande é desunido.

Procurado pela reportagem do Tribuna Acontece, o pre-sidente da ACIARP, Gerardo Sauter, disse que a postura da entidade é contrária ao tipo de ‘feirinha’ realizada em Ribeirão Pires no último fim de semana. “Nós (ACIARP) não concorda-mos com esse tipo de comer-cio realizado aqui na cidade, fizemos um oficio pedindo para que a mesma não fosse realizada, mas infelizmente ela aconteceu. Agora vamos apre-sentar um documento para que possamos entrar na câmara e ver o que podemos fazer para que isso não ocorra mais aqui”, disse o presidente da ACIARP, Gerardo Sauter. (Y.A)

Page 5: Tribuna Acontece # 72/58

0518 à 26 de março de 2013 ESPORTE

Com cortes, Seleção Brasileira enfrenta Itália em amistoso

Brasil encara a Italia em primeiro confronto de preparaçãopara a Copa das Confederações

Há pouco mais de três meses para o início da Copa das

Confederações, a Seleção Brasileira do Técnico Feli-pão tem algumas baixas. O último corte foi o do vo-lante corintiano Paulinho, que sofreu uma lesão na coxa esquerda e estará fora dos amistosos do dia 21 contra a Itália, em Ge-nebra na Suíça, e do dia 25 contra a Rússia em Lon-dres, na Inglaterra.

“Muito chateado com a lesão na coxa. Graças a Deus não é nada grave, mas infelizmente não po-derei servir a Seleção Bra-sileira nestes próximos jo-gos”, disse o jogador.

Por outro lado, a Sele-ção Brasileira ganha um reforço bastante expe-riente para estas partidas. O meia Kaká, do Real Ma-drid, volta a servir a ‘cana-rinho’ com quem foi cam-

peão do mundo em 2002. Naquela ocasião, Kaká era uma jovem promessa do futebol brasileiro e atuava como meia-atacante com a camisa 8 do São Pau-lo, hoje, mais maduro ele comemora o reencontro com aquele com quem fir-mou parceria vencedora. “Faz tempo que não en-contro com o Felipão. Vai ser legal esse reencontro, de voltar a trabalhar com ele. Não sei por quanto tempo (vamos seguir tra-balhando juntos), mas es-pero chegar até a Copa e até quando for possível”, disse Kaká.

Do outro lado, não tão experiente como Kaká, a maior promessa do fute-bol brasileiro nos últimos anos, o atacante Neymar, não está lá tão preocupa-do assim com o primeiro adversário, a Itália. “O que preocupa mesmo é a neve. Caso aconteça dela

aparecer vai ser a primeira vez (que jogo nevando) e o ruim vai ser o vento ge-lado e o pé que congela”, disse o atacante que leva na cabeça um boné e na mala um livro do ex-joga-dor de basquete, Michael Jordan. “Sou um grande fã do Michael Jordan. Te-nho o boné e um livro na mala. Pode ajudar muito a leitura. Por tudo o que ele passou na vida. É um cara que pode me ajudar em muita coisa”, comentou.

Para o primeiro confron-to, o Brasil enfrentará a seleção Azurra que tem como convocados suas duas maiores sensações do momento. Os atacan-tes El Sharaawy e Balotelli. O segundo, um dos mais polêmicos do mundo na atualidade, mas que re-presenta certo perigo por ser considerado centro avante persistente, o que tem sido nos últimos jo-

gos problemas para a zaga brasileira.

A disposição para os confrontos, o técnico Luiz Felipe Scolari tem os se-guintes jogadores.

Goleiros:Diego Cavalieri - Flumi-

nense Julio Cesar - QPR

Laterais:Daniel Alves - Barcelona

Filipe Luís - Atletico de Madri

Marcelo - Real Madrid

Zagueiros: Dante - Bayern de Muni-

que David Luiz - Chelsea Dedé - Vasco Thiago Silva - PSG

Meio-campistas: Fernando - Grêmio Hernanes - Lazio Luiz Gustavo - Bayern de

Munique Jean - Fluminense Oscar - Chelsea Kaká - Real Madrid

Atacantes:Hulk - Zenit Fred - Fluminense Neymar - Santos Diego Costa - Atlético de

MadriOswaldo - São Paulo

Ygor Andrade

Page 6: Tribuna Acontece # 72/58
Page 7: Tribuna Acontece # 72/58

0718 à 26 de março de 2013 ESPECIAL RPFC

RPFC fará jogo das estrelas em comemoração ao aniversário da Cidade

O clube que leva o nome da cidade Ribeirão Pires foi fundado bem antes da emancipação da cidade. O Ribeirão Pires Futebol Clube tem 102 anos de existência e muita história para contar. Em homenagem ao aniversário da cidade haverá um jogo no dia 24 de março, às 10hs na sede do clube com jogadores profissionais veteranos. Esse é o quinto ano que a agremiação faz esse jogo que tem entrada gratuita e é aberto ao público. O ob-

jetivo é aproximar a população dos ídolos do passado e proporcionar um dia de lazer e entretenimento para os moradores da cidade.

Metas para 2013

Uma parceria que já havia sido firmada no passado com a Prefeitura e que não foi cumprida foi novamente renovada na atual gestão. Edvaldo dos Santos esteve há algumas semanas com o atu-al prefeito Saulo Benevides para acertar detalhes da parceria firmada entre a SEJEL e o clube para incentivar o esporte na cidade de Ribeirão Pires. “Essa parceria é super importante, tanto para a cidade quanto para o Ribeirão Pires Futebol Clube, além de incentivar o esporte podemos levar o nome da cidade para outras re-giões. Sempre precisamos de patrocínio, muitas vezes não participamos de campeonatos porque o custo é muito alto. Se contarmos com os recursos da Prefeitura destinada para essa área de esportes, certamente participaremos de muito mais campeonatos e poderemos levar o nome de Ribeirão Pi-res muito mais longe” finaliza Edvaldo do Santos.

A história do clube

O clube foi fundado no ano de 1911, a ideia surgiu numa conversa de cinco amigos em volta de um lampião. Ao longo dos seus 102 anos de história o clu-be foi campeão em várias modalidades esportivas, futsal, futebol de campo, handball, vôlei e judô são alguns dos esportes nos quais atletas se destaca-ram em competições regionais, nacionais e até mesmo internacionais. Um bom exemplo de atleta que nasceu no Ribeirão Pires Futebol Clube foi o joga-dor Willian Borges da Silva que ganhou notoriedade ao atuar no Corinthians, o jogador foi vendido recentemente para o time ucraniano Metalist Kharkiv por US$ 5 milhões de dólares. No ano de 2012 também se destacaram atletas do judô e do futsal.

Todos os anos o clube comemora o aniversário da cidade de Ribeirão Pires. No 59º aniversário a homenagem vem em forma de jogo. O jogo das estrelas reune craques do passado num jogo em que o que prevalece é a alegria. Sem-

Curiosidade

A semelhança entre os símbolos do Ribeirão Pires Futebol Clube e do Santos é muito questionada, al-guns dizem que os times até tem uma parceira. Em entrevista o presidente do RPFC, Edvaldo dos Santos afirma que a semelhança com o Santos termina aí. “A história que existe é de que lá no começo quando todos eram amadores, um dirigente do Santos viu o símbolo do RPFC gostou e pediu autorização para fa-zer da mesma maneira, por isso ficou bem semelhante. As cores do Santos na época eram outras um tom azul, depois mudou para preto. Muitos falam que o nosso símbolo é igual ao do Santos, mas o Ribeirão Pi-res Futebol Clube foi criado primeiro, então o Santos foi quem nos copiou”, brinca o presidente do Clube.

Aliny Marcelino

pre nesta data, o clube abre as porta para que a população tenha acesso ao jogo gratuitamente e tenha oportunidade de prestigiar os jogadores veteranos. Em jogos passados estiveram presentes nomes como Evair, Capitão, Serginho Chulapa, Gilmar, Gerson Caçapa, Jaiminho, Badeco, Mau-ro, Ezequiel, Gilberto Sorrizo, Geraldão, Basílio, entre outras estrelas.

Page 8: Tribuna Acontece # 72/58

18 à 26 de março de 2013ESPECIAL08

A Estância Turística de Ribeirão Pires......comemora hoje 59

anos de emancipação políti-ca. Em 1954 foi reconhecido o documento assinado en-tre os meses de novembro e dezembro de 1953, que dava a liberdade ao cidadão desta pacata cidade, para resolver por si mesmos, os problemas e situações cor-riqueiras do dia-a-dia.

Desde então, a cidade passou a ‘ser responsável pelos próprios atos’, bem como um adolescente que completa 18 anos, no en-tanto, com a ajuda da expe-riência e vontade de muitos que, para a cidade, sempre quiseram o melhor. Alguns nomes, são impossíveis de serem esquecidos, como é o caso do historiador Américo Del Corto, que há noventa anos é morador

da Avenida Francisco Mon-teiro.

Em sua casa, o também músico, guarda registrado de diversas maneiras, inú-meras partes da história da cidade. São fotos, contos, anedotas, casos e causos, que com orgulho, o ‘jovem senhor’ de 92 anos, recor-da fatos e momentos da história de Ribeirão Pires que, garante ele, pouquís-simas pessoas tem a honra e a felicidade de conhecer. “Me lembro, de quando era jovem e via os quase cinco mil habitantes dessa cida-de. Conhecia quase todos, nome e sobrenome. Eram pessoas de bem, trabalha-doras e que respeitavam uns aos outros”, comenta Del Corto, indignado por fatos recentes ocorridos na cidade. (Fala a respeito da morte da segurança no assalto ao Banco Santan-der). Uma das mudanças mais sentidas por ele é com relação às construções

da cidade, que alteraram drásticamente a geografia de Ribeirão Pires que hoje, segundo ele, ‘sofre porque não souberam planejar’. “Eu acho que a cidade me-recia um pouco mais de respeito. Nossa Antiga ‘Su-íça Brasileira’ deveria ter sido melhor cuidada pelas gerações que vieram, mas eu entendo que o progres-so não pode ser parado e que isso demanda tempo e vontade para se pensar em tentar ser revertido”, disse Américo.

Ribeirão Pires, por muito tempo, foi conhecida pela qualidade de vida e pelo clima tranquilo, o que atraia turistas de vários lugares, incluindo santistas que re-cebiam receitas médicas para se tratar em Ribeirão

Pires de doenças como, por exemplo, a Tuberculose.

Muitos são os fatos que marcaram a história da jo-vem cidade, nestes 59 anos de emancipação e liberda-de política. Pontos, como por exemplo, a extirpação do morro Santo Antônio, onde hoje é localizada a Prefeitura Municipal da Es-tância, juntamente com o Jardim Japonês. Segundo o professor e historiador Arnaldo Boaventura, essa remoção do morro só foi possível por que a lei de proteção aos mananciais foi instaurada em 1976. A terra retirada do local ser-viria mais tarde para aterrar o local, onde hoje se encon-tra a Avenida Valdírio Prisco (antiga Av. Brasil) e a sede da SEJEL (Secretaria de Juventude, Esporte, lazer, Cultura e Turismo). Ainda em conversa com o histo-riador Américo Del Corto, o mesmo disse que um dos

momentos mais gloriosos para Ribeirão Pires foi à ci-dade ter conquistado a co-marca do Fórum, que antes em Santo André, dificultava a solução dos problemas do cidadão ribeirãopirense. “Essa foi uma importante conquista para a cidade. Os cidadãos eram obrigados a sair daqui e enfrentar a dis-tância para dar entrada em documentações. Com essa aquisição, a cidade passou a ser bem mais indepen-dente”, comenta.

A inauguração do primei-ro Hospital Público da cida-de, embora hoje seja bas-tante perseguido por parte da população, à época foi bastante festejado. Com a presença do secretário estadual de Saúde, doutor José Aristodemo Pinotti, foi

inaugurado pelo prefeito Luis Carlos Grecco o Hos-pital Municipal São Lucas. Neste momento o Hospital Ribeirão Pires deixava de atender pelo SUS, deixan-do uma lacuna no atendi-mento médico dos mais necessitados. Para tanto, o prefeito convidou o doutor Jenner Vieira, conhecido

pela sua crítica ao comércio na Saúde, para implantar o hospital.

Mas nem só de glórias so-brevive uma história; ainda mais uma história tão gran-de quanto à de Ribeirão Pires. Em meados de 2008, a cidade viveu um de seus capítulos mais sombrios em sua história, quando um pai, auxiliado por sua compa-nheira, assassinaram seus dois filhos. Os irmãos João Vitor e Igor Giovani, de 13 e 12 anos respectivamente. O crime aconteceu em uma casa na rua Candido Mota, número 254, casa seis, no bairro da Vila Aurora. Pelos relatos, inscritos em vários sites, jornais e revistas, os meninos que há muito so-friam com os maus tratos do pai e da madrasta até já foram moradores de um

abrigo para menores após passarem pelo conselho tutelar da cidade. Já teriam ido várias vezes à delegacia para pedir ajuda às autori-dades, a fim de que não so-fressem mais com as cons-tantes surras que o pai lhes aplicava, depois que a mãe, cansada da mesma rotina de surras e xingamentos,

resolveu partir com as ou-tras duas filhas, deixando, sem saber, os meninos nas mãos de um destino cruel e sem volta. Os meninos foram esquartejados, quei-mados e postos em sacos de lixo, que posteriormen-te foram espalhados pela rua. Só foram descobertos depois que coletores de lixo perceberam que algo emperrava as engrenagens da caçamba do caminhão e ao verificarem puderam ver um pé, que a priori pensa-ram ser de um boneco.

Outros fatos ruins mar-caram a cidade. No ano de 1968 durante a gestão de Santinho Carnavale, uma

terrível enchente devastou boa parte do que hoje é co-nhecido com o centro baixo da cidade. De acordo com o professor Arnaldo Boaven-tura, óleo acabou vazando da caldeira de uma empre-sa, espalhando por toda a cidade. “Àquela época, as perdas foram imensas, casas foram parcialmente destruídas e o então prefei-to da época resolveu que a cidade iria indenizar aque-las pessoas para que as mesmas não se sentissem desamparadas”, comenta o professor e membro da As-sociação Pró-Memória Ri-beirão Pires, presidido por Américo Del Corto. Além da indenização, o prefeito Santinho lutou também pela transposição do Rio Ribeirão, que antigamente passava pelo centro da ci-dade e hoje está situado à av. Valdírio Prisco.

A perda de pessoas im-portantes marca a história de qualquer lugar, ainda mais quando se morre de-pois de deixar um legado, como o do médico Felício

Laurito, que atendeu na extinta São Paulo Railway e da Caixa de Aposentado-rias e Pensões da empresa e também da Pirelli. Nas-cido em seis de dezembro de 1895, aqui mesmo em Ribeirão Pires, foi eleito ve-reador em 1928 e ocupou o cargo de vice-prefeito ainda na mesma legislatura, até ser deposto pela Revolução de 1930. Felício Laurito ain-da seria prefeito em 1933, nomeado pelo interventor estadual, Armando Sales de Oliveira, substituindo Justi-no Paixão. Posteriormente renunciaria o cargo em 1936 para então candidatar-se a vereador e retornar outra vez à Prefeitura. Vitima de

afogamento, faleceu em sete de dezembro de 1944, um dia após completar 49 anos.

Após ser emancipada em 1953 (1954), a cidade rece-beu um de seus maiores títulos. Além de há muito, já ter sido considerada a ‘Suíça Brasileira’, a cidade agora, seria conhecida por todos como Estância Tu-rística de Ribeirão Pires, o que de fato faria com que muitos outros benefícios viessem a acontecer em prol do desenvolvimento, comercial, cultural, social e moral da cidade. Através da lei estadual 10130 de 09 de dezembro de 1998, o Muni-cípio foi elevado a Estância Turística, através do projeto de lei de autoria do deputa-do estadual Luiz Carlos da Silva. A lei foi assinada pelo Governador Mario Covas (que possuía casa de vera-neio em Ouro Fino Paulista) que estava em tratamento contra o câncer, que o viti-mou fatalmente três anos mais tarde.

Ribeirão Pires em dias de enchente na década de 60

Após remoção do morro santo antônio foram iniciadas obras

Igreja do Mirante - um dos pontos turísticos de Ribeirão

Inauguração do Hospital e Maternidade São Lucas

Ygor Andrade

Page 9: Tribuna Acontece # 72/58
Page 10: Tribuna Acontece # 72/58
Page 11: Tribuna Acontece # 72/58
Page 12: Tribuna Acontece # 72/58
Page 13: Tribuna Acontece # 72/58

1318 à 26 de março de 2013 ESPECIAL

Obra de igreja podedesmoronar e ameaça crianças

Laje caiu e viga está trincada

Recebemos um pedi-do de ajuda, de um morador do bairro

Oásis Paulista, em Rio Gran-de da Serra, preocupado com a segurança de sua família, vizinhos e cerca de 20 crianças, que moram no mesmo terreno, em casas diversas.

O problema é uma obra, que seria de uma igreja evangélica, iniciada há cer-ca de um ano, porém em-bargada pela Defesa Civil, devido ao risco de desmo-ronamento por conta da má qualidade na execução do projeto.

Segundo o senhor José Carlos da Silva, conhecido como “Marrom”, cozinhei-ro industrial, a Defesa Civil esteve no local há quase um ano e interditou a cons-trução, visto que parte da obra havia desmoronado.

Depois, a perícia da Polícia Civil teria sido acionada, onde constataram que a obra deveria permanecer interditada e mais, deveria sofrer o processo de demo-lição.

Porém, quase um ano se passou e a demolição não aconteceu.

A obra, desta vez, bas-tante deteriorada, com fis-suras nas vigas e colunas, desmoronamentos de lajes e visivelmente inclinada, re-almente passa a impressão de que pode, a qualquer momento atingir as casas vizinhas.

Segundo a Polícia Civil, o boletim de ocorrência foi lavrado em 28/1/2012 sob o numero 469/12, dando origem ao inquérito 21/12 que atualmente tramita no órgão e no Ministério Pú-

blico. Ainda informa que a ordem de demolição parte da própria Defesa Civil e, se não foi cumprida, cabe ao próprio órgão ou Prefeitu-ra fiscalizar e lavrar multas pelo descumprimento da determinação.

Procuramos a Defesa Ci-vil, que confirmou a inter-venção, na época, e que retornou a passar pelo lo-cal ontem, 18, afirmando que oficializará a Delegacia alertando do risco, ainda presente.

Page 14: Tribuna Acontece # 72/58

18 à 26 de março de 2013CLICK ESPECIAL SESSÃO SOLENE14

Page 15: Tribuna Acontece # 72/58

18 à 26 de março de 2013 15CLICK ESPECIAL RESSOAR

Page 16: Tribuna Acontece # 72/58
Page 17: Tribuna Acontece # 72/58
Page 18: Tribuna Acontece # 72/58

18 à 26 de março de 2013POLÍTICA18

Após denúncia, Prefeitura investirá R$525 mil em melhorias na UPAInvestimento será em melhorias estruturais, novos equipamentos e ação para qualificar funcionários

Outra denúncia chegou até o Tribuna Aconte-ce referente ao aten-

dimento na UPA, desta vez, o morador de Riberião Pires, Caio

Florêncio, de 25 anos, procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento no dia 13 de março, tendo de aguardar 2h30 antes de ser atendido.

O munícipe relata que apesar de o médico ter receitado uma medicação (a ser ministrada no local), o paciente percebeu a presença de outros 30 enfer-mos esperando para ser atendi-dos, enquanto isso a enfermei-ra responsável “estava sentada na sala lendo jornal e falando ao celular”, as outras enfermeiras “estavam sentadas em outra sala conversando” sem prestar atendimento.

Caio, indignado com a postu-ra das funcionárias fotografou a cena (veja imagens abaixo). “Tentaram me intimidar dizen-do que já havia pessoas sendo processadas por tirar fotos lá dentro. Fui à ouvidoria reclamar e fui atendido pelo assessor do prefeito, Fabio Cesário (Babi), depois da ligação do assessor para UPA voltei à Unidade e consegui ser atendido às 20hs”, conta.

Para justificar a não medi-cação do paciente foi escrito no prontuário que ele havia se negado a receber a medicação. Voltando às 20 hs, os pacien-tes que haviam chegado antes dele ainda estavam lá. Em uma nova tentativa de ser atendido, o munícipe reclamou que outra funcionária, Daniela Araujo, se recusara a atendê-lo. O pacien-te deixou o lugar sem receber a medicação, mesmo depois da reclamação na ouvidoria e no gabinete do prefeito.

Em respota, a Prefeitura de Ribeirão Pires informa dar an-damento aos processos para compra de equipamentos e mobiliário para modernizar atendimento de Saúde. Por meio de repasses do Governo

Federal, a cidade receberá R$ 2 milhões para serem investidos em diversas unidades da rede. Somente para a UPA Santa Lu-zia serão destinados R$ 525 mil.

A Unidade recebe todos os meses, em média, 10 mil pacien-tes dos quais apenas em clínica médica, são realizados cerca de 6 mil atendimentos/mês.

A Prefeitura esclarece que “além de clínica geral, a Unida-de presta atendimentos pediá-tricos, de ortopedia, ginecolo-gia, psicologia e serviços sociais. Todos os tipos de atendimento são para casos de urgência e emergência e, por essa razão, a UPA utiliza sistema de clas-sificação de risco preconizado pelo Ministério da Saúde, para garantir atendimento mais rápi-do para os casos mais graves”, o que justificaria eventuais filas de espera.

Todos os meses, a UPA San-ta Luzia realiza cerca de 6,6 mil procedimentos de enferma-gem e em média dois mil exa-mes, entre eletrocardiograma e raio-x. Do total de pacientes atendidos, em média, 600 são mantidos em observação, de acordo com gravidade do caso. Para isso, a UPA conta atual-mente com 49 médicos, 80 pro-fissionais de enfermagem e 59 profissionais no setor adminis-trativo. As equipes trabalham em esquema de plantão e se-guem protocolo de atendimen-to que é acompanhado pela Secretaria de Saúde e Higiene.

Em nota, a Prefeitura infor-mou que “para 2013, estão programados cursos que fa-zem parte de projeto de edu-

cação continuada aos médicos e equipes de enfermagem da rede. Além disso, a Secretaria de Saúde e Higiene já implan-tou balcão de informação aos pacientes na UPA para esclare-cimento de dúvidas sobre aten-dimentos e para registrar tam-bém reclamações e sugestões de melhorias”

O doutor Fernando Blandi, secretário de Saúde e Higiene declarou: “O setor da Saúde é muito delicado, já que traba-lhamos com vidas. Durante os primeiros meses do ano, ava-liamos as prioridades da área para estabelecer um plano de ação que tem como principal objetivo a qualidade e a eficiên-cia do serviço prestado. Este é um desafio que temos que en-frentar diariamente, e estamos dispostos a ouvir a população e contribuir com o que estiver no alcance do Poder Público Muni-cipal”.

ATENDIMENTOS DE ROTINA NA UPA AUMENTAM TEMPO DE ESPERA

Apesar de ser uma unidade para atendimentos de urgência e emergência, muitos pacien-tes utilizam a UPA para aten-dimentos de rotina. Com isso, cresce o volume de pacientes no local, o que aumenta tam-bém o tempo de espera desses pacientes, já que, no sistema de classificação de risco, terão me-nor prioridade.

Para os atendimentos de rotina, a orientação é compa-recer a uma das nove Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família nos bairros da cidade, como recomenda o

próprio Ministério da Saúde. Além da facilidade de acesso, os moradores que buscam atendimento diretamente na unidade mais próxima a sua re-sidência contribuem com o flu-xo dos atendimentos na rede.

“Sobre matéria publicada na edição 71/57, de 13 a 18 de março, referente à Unidade de Pronto Atendimento, in-formamos que a Prefeitura de Ribeirão Pires não recebeu, até o momento, repasse R$ 175 mil do Governo Federal. A União de fato faz os repasses, entretanto, o Município aguar-da a conclusão de trâmites do Ministério da Saúde para que os repasses sejam liberados. Portanto, desde que foi inau-gurada, em setembro de 2012, a UPA é mantida com recursos da Prefeitura. As profissionais de Saúde mencionadas na matéria como fonte seguiram procedimento padrão, que é norma interna de comunica-ção institucional da Prefeitu-ra. O canal de diálogo entre a Administração e a imprensa é a Secretaria de Comunicação. Como em todos os casos de reclamações de pacientes, a Secretaria de Saúde e Higiene está verificando com a equipe que prestou atendimento à avó da sra. Roberta se todos os pro-cedimentos de atendimento fo-ram seguidos. Caso constatado algum problema, serão toma-das as medidas para correção imediata. A Secretaria também está à disposição da moradora para esclarecer outras possíveis dúvidas”, informou a Prefeitura em nota enviada à redação.

Aliny Marcelino

Funcionária lê um jornal enquanto há fila de esperaEm outra sala, enfermeiras passam

o tempo conversando

Page 19: Tribuna Acontece # 72/58
Page 20: Tribuna Acontece # 72/58

Hospital Dia Clínica

C om 348 funcionários, uma diretoria toda voluntária, quatro décadas de atuação em Ribeirão Pires e 2 mil pessoas atendidas diariamente em suas seis unidades, a APRAESPI foi credenciada pelo Ministério da Saúde como Referência de Reabilitação em autismo, deficiência física, visual, intelectual e auditiva para a Região do Grande ABC.

A tecnologia empregada aos serviços da APRAESPI pode ser equiparada aos grandes centros de reabilitação do Brasil. Através de um convênio com o SUS, centenas de pessoas recebem órteses, próteses e cadeiras de rodas.Na área Educacional, a Entidade é considerada modelo no atendimento a crianças com autismo, deficiência intelectual e múltipla, sendo reconhecida por todas as esferas de governo.Outro papel fundamental da APRAESPI é assegurar que as Pessoas com deficiência tenham acesso ao mercado de trabalho e conquistem sua inde-pendência financeira e pessoal. Assim, mais de 1000 aprendizes já foram empregados com a ajuda da Entidade. Por tudo isso, a APRAESPI conquistou o reconhecimento não só das autoridades do país, mas principalmente da população da região onde atua, que não mede esforços para colaborar com aqueles que mais precisam!

Saiba mais em nosso site: www.apraespi.org.br

Nós da APRAESPI parabenizamos nossa querida RIBEIRÃO PIRES pelos seus 59 anos,oferecendo cada dia, mais atendimentos em saúde, educação e assistência

Educação Especializada

Centro de AutismoParabéns Ribeirão!! “Deste Brasil pequenina fração, mas muito grande no meu coração”