tutorial data driven pages janio

13
1 Tutorial básico – Utilizando a ferramenta DATA DRIVEN PAGES. Como trabalhar com múltiplos layouts no ArcGIS® 10 1 – Ativando a ferramenta DATA DRIVEN PAGES. Clique com o botão direito sobre a barra de ferramentas superior do ArcGIS 10 e marque a opção DATA DRIVEN PAGES, conforme mostra a figura abaixo circulada em vermelho. Após ativar a opção DATA DRIVEN PAGES, uma caixa de ferramentas aparecerá em sua tela, conforme mostrado na figura abaixo, destacado em vermelho.

Upload: daniel-junges-menezes

Post on 11-Dec-2015

31 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

estatistica

TRANSCRIPT

Page 1: Tutorial Data Driven Pages Janio

1

Tutorial básico – Utilizando a ferramenta DATA DRIVEN PAGES. Como trabalhar com múltiplos layouts no ArcGIS® 10

1 – Ativando a ferramenta DATA DRIVEN PAGES.

Clique com o botão direito sobre a barra de ferramentas superior do ArcGIS 10 e marque a opção DATA DRIVEN PAGES, conforme mostra a figura abaixo circulada em vermelho.

Após ativar a opção DATA DRIVEN PAGES, uma caixa de ferramentas aparecerá em sua tela, conforme mostrado na figura abaixo, destacado em vermelho.

Page 2: Tutorial Data Driven Pages Janio

2

Clique com o botão esquerdo na janela DATA DRIVEN PAGES e arraste-a sobre a barra de ferramentas superior do ArcGIS® 10, para que ela seja fixada junto às outras ferramentas.

Page 3: Tutorial Data Driven Pages Janio

3

2 – Mudando a opção de Data View para Layout View

Mude a opção de visualização de DATA VIEW para LAYOUT VIEW, conforme a seqüência abaixo, destacado em vermelho. Na barra de Menu Principal, clique com o botão esquerdo em View – Layout view, conforme a figura.

Outra forma de ir para a tela de layout do ArcGIS é clicando direto no ícone Layout view, na barra de ferramentas inferior, destacada na figura abaixo.

Page 4: Tutorial Data Driven Pages Janio

4

A tela abaixo demonstra a modo Layout View do ArcGIS 10.

Page 5: Tutorial Data Driven Pages Janio

5

3 – Inserindo os elementos dinâmicos de texto no layout (opção Dynamic text).

Clique com o Botão Esquerdo do mouse, executando a seqüência de opções seguinte: “Menu Principal - Insert – Dynamic Text – Data Driven Page Name”, conforme destacado na figura abaixo.

Posteriormente, repita o mesmo procedimento, executando as seguintes operações: “Menu Principal - Insert – Dynamic Text – Data Driven Page Count”, conforme a figura seguinte.

Page 6: Tutorial Data Driven Pages Janio

6

3 – Configurando as funções da barra DATA DRIVEN PAGE.

Clique com o Botão Esquerdo do mouse na opção “Data Driven Page Setup”, conforme destacado na figura abaixo.

Marque as opções, conforme aparecem na figura abaixo. Nesse caso, usaremos a nomenclatura das cartas 1:10000 do SCM- EMPLASA, para codificar as plantas a serem produzidas. Não há necessidade de modificar a aba “Extent”. Clique em OK.

Page 7: Tutorial Data Driven Pages Janio

7

4 – Configurando as opções no “Data Frame Detalhe (secundário)”

Clique com o Botão Direito do mouse sobre o nome do DataFrame Detalhe e escolha a opção “Properties”, conforme demonstra a figura abaixo, destacado em vermelho.

Selecione a aba “Extent Indicators” e verifique que o nome do “DataFrame Geral (principal)” deverá estar disponível na caixa “Other data frames”.

Page 8: Tutorial Data Driven Pages Janio

8

Selecione o “DataFame Geral”, na caixa “Other data frames” e clique na seta indicada, para enviá-lo para para a caixa à direita, conforme seqüência de figuras abaixo, destacado em vermelho. Clique em OK.

Essa opção fará com que o código das cartas 1:10000 do SCM-EMPLASA “DataFrame Detalhe secundário”, escolhido anteriormente, sirva como base para a indexação do “DataFrame Geral - Principal”, fazendo com que cada índice das cartas seja usado como uma área do layout de impressão das plantas.

Page 9: Tutorial Data Driven Pages Janio

9

No “DataFrame Detalhe” ficará destacado automaticamente, em vermelho, a área de impressão do “DataFrame Geral”, conforme destacado na figura abaixo. Isso é a indexação!

Page 10: Tutorial Data Driven Pages Janio

10

5 – Definição de página por consulta (Page Definition Query)

Clique com o Botão Direito do mouse sobre a camada “GRADE_1:10000_EMPLASA” e escolha a opção “Properties”, conforme a figura abaixo.

Na tela seguinte, clique na aba “Definition Query”, posteriormente, clique na opção “Page definition”, conforme demonstra a figura abaixo, nas opções destacadas em vermelho.

Page 11: Tutorial Data Driven Pages Janio

11

Na tela “Page Definition Query”, conforme mostrado na figura abaixo, marque as opções “Enable” e na caixa “Page Name Field”, escolha o nome do campo da grade da EMPLASA, que servirá para indexar e definir a área de impressão dos layouts, nesse caso o nome do campo é “ORTOFOTO”. Marque também a opção “Match”, para que haja coerência entre o campo escolhido e a área que será mostrada no layout de impressão. Por fim, clique em OK.

Para finalizar, clique com o Botão Esquerdo do mouse na opção “Page Text”, da barra de ferramentas “Data Driven Page”. Escolha a opção “Data Driven Page With Count”e clique sobre ela, conforme a figura abaixo. Perceba que aparecerá um contador do número de páginas de impressão de plantas, com base na indexação do campo “ORTOFOTO”, da camada “GRADE_1:10000_EMPLASA”. Escolha o melhor lugar no seu layout da impressão para fixar o contador de páginas, assim ficará fácil saber quantas plantas terá que produzir.

Page 12: Tutorial Data Driven Pages Janio

12

A tela abaixo demonstra uma área representada no layout principal, conforme a numeração da quadrícula indicada na barra de ferramentas “Data Driven Page”.

Usando as setas destacadas na figura abaixo o usuário pode navegar entre a área de impressão desejada, de forma mais rápida e eficiente. O contador mudará automaticamente, conforme clicamos nas setas, bem como o marcador da referida área, no “DataFrame Detalhe”, que fica selecionado em vermelho, conforme destaque na figura abaixo.

Page 13: Tutorial Data Driven Pages Janio

13

Nesse tutorial, nosso objetivo foi detalhar a ferramenta “DATA DRIVEN PAGE”, do software ArcGIS® 10, mostrando o potencial de automação de múltiplos layouts e o aumento da produção de mapas e plantas. Espero, assim, contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento técnico dos profissionais envolvidos em Cartografia, Geoprocessamento, SIG, Topografia e toda a gama de conhecimento que envolve o mapeamento e produção de mapas e plantas.

Jânio Marcos R. Ferreira é Geógrafo pela Universidade de São Paulo –USP – (2007), e graduando em Engenharia Civil pela UNINOVE (2017). Ingressou no mestrado em Engenharia de Transportes na Escola Politécnica da USP (2009), no entanto não concluiu. Possui mais de 10 anos de experiência em Geoprocessamento, Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto e Tecnologias GPS aplicados aos seguintes setores: cadastro técnico multifinalitário, gestão ambiental de empreendimentos rodoviários, gestão territorial, planos de manejo de unidades de conservação e gestão de unidades de conservação da natureza. Atuou como técnico de cadastro técnico multifinalitário em prefeituras do Estado de São Paulo; atuou como responsável técnico pela implantação de um sistema de monitoramento e gestão de infra-estrutura rodoviária, com foco no monitoramento e gestão ambiental, na DERSA; atuou como responsável técnico pela produção cartográfica de planos de manejo de unidades de conservação de proteção integral, vinculado à USP. Atualmente, é coordenador de cartografia e geoprocessamento na PMSP/SVMA/DEPAVE 8.

Espero que esse tutorial possa, de alguma maneira, contribuir para a automatização de processos de produção de mapas e plantas, com o uso dessa ferramenta disponível no ArcGIS® 10!

Deixo meu e-mail para possíveis contatos: [email protected]

Forte abraço, Jânio Marcos.

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais

voltará ao seu tamanho original”

Albert Einstein