uma igreja contagiente: no amor 06.09.15

1
UMA IGREJA CONTAGIANTE: NO AMOR Primeira Igreja Batista Metropolitana - 06 de setembro de 2015 Texto Base: Romanos 12:9-21 Introdução Todo cristão deve ser contagiante no amor. Nesse texto podemos perceber algumas marcas de um amor verdadeiro. 1. O amor deve ser sincero – V.9 “9 O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom”. - Paulo diz que o amor tem que ser sincero. A palavra grega traduzida por sincero significa “sem dissimulação”, literalmente “sem hipocrisia”. 2. O amor deve ser acompanhado de dedicação – V. 10 “10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios”. - Exposição Bíblica: O amor do ponto de vista bíblico não é um mero sentimento, mas uma ação. Paulo nos chama a “dedicarmos” e “dar honra aos outros mais do que a nós mesmos”. Ao invés de fingirmos, devemos nos dedicar com amor fraternal. 3. O amor deve ser acompanhado de partilha – V.13 “13 Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade”. - O apelo do apóstolo Paulo é mais uma vez por um amor prático. O cristão tem uma responsabilidade social para com todas as pessoas, mas ainda mais com os outros crentes. 4. O amor deve suportar perseguições – V.14 “14 Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem”. - O cristão deve desejar o bem até para aqueles que lhe desejam o mal. Abençoar aqueles que o perseguem é a reação daqueles que caminham com o Cristo. 5. O amor deve ser equilibrado – V.15 “15 Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. ” - O amor nunca se mantém longe das alegrias e das dores dos outros. Assim como o gozo dividido é dobrado, também a tristeza dividida é reduzida à metade. 6. O amor sabe lidar com as diferenças – V.16 “16 Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos”. - O apóstolo Paulo nos orienta que dentro da igreja todos devem ser tratados iguais independente de sua posição social. 7. O amor só é vivido por aqueles que nasceram de novo – Vs. 11-12 “11 Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. 12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. - Veja como as ações dizem a respeito a alguém que nasceu de novo: “Não lhes falte o zelo”, “Sejam fervorosos no espírito”, “Sirvam ao Senhor”, “Alegrem-se na esperança”, “Sejam pacientes na tribulação”, “Perseverem na oração”. CONCLUSÃO Resumo Reflexivo: Diante de tudo que ouvimos podemos concluir que só consegue amar de verdade aqueles que nasceram de novo. Como tem sido o seu amor para o seu próximo? Pr. Ismael Arêdes

Upload: pibmc

Post on 23-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Esboço para Células. Por: Ismael Arêdes

TRANSCRIPT

UMA IGREJA CONTAGIANTE: NO AMOR

Primeira Igreja Batista Metropolitana - 06 de setembro de 2015

Texto Base: Romanos 12:9-21

IntroduçãoTodo cristão deve ser contagiante no amor. Nesse texto podemos perceber algumas marcas de um amor verdadeiro.

1. O amor deve ser sincero – V.9 “9 O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom”.- Paulo diz que o amor tem que ser sincero. A palavra grega traduzida por sincero significa “sem dissimulação”, literalmente “sem hipocrisia”.

2. O amor deve ser acompanhado de dedicação – V. 10 “10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios”.- Exposição Bíblica: O amor do ponto de vista bíblico não é um mero sentimento, mas uma ação. Paulo nos chama a “dedicarmos” e “dar honra aos outros mais do que a nós mesmos”. Ao invés de fingirmos, devemos nos dedicar com amor fraternal.

3. O amor deve ser acompanhado de partilha – V.13 “13 Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade”. - O apelo do apóstolo Paulo é mais uma vez por um amor prático. O cristão tem uma responsabilidade social para com todas as pessoas, mas ainda mais com os outros crentes.

4. O amor deve suportar perseguições – V.14 “14 Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem”.- O cristão deve desejar o bem até para aqueles que lhe desejam o mal. Abençoar aqueles que o perseguem é a reação daqueles que caminham com o Cristo.

5. O amor deve ser equilibrado – V.15 “15 Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. ”- O amor nunca se mantém longe das alegrias e das dores dos outros. Assim como o gozo dividido é dobrado, também a tristeza dividida é reduzida à metade.

6. O amor sabe lidar com as diferenças – V.16 “16 Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos”.- O apóstolo Paulo nos orienta que dentro da igreja todos devem ser tratados iguais independente de sua posição social.

7. O amor só é vivido por aqueles que nasceram de novo – Vs. 11-12 “11 Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. 12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.- Veja como as ações dizem a respeito a alguém que nasceu de novo: “Não lhes falte o zelo”, “Sejam fervorosos no espírito”, “Sirvam ao Senhor”, “Alegrem-se na esperança”, “Sejam pacientes na tribulação”, “Perseverem na oração”.

CONCLUSÃOResumo Reflexivo: Diante de tudo que ouvimos podemos concluir que só consegue amar de verdade aqueles que nasceram de novo. Como tem sido o seu amor para o seu próximo?

Pr. Ismael Arêdes