uniceub em equipe 06

20
ANO 2 : Nº 6 MARÇO : 2012 FUTURO AQUI COMEçA O SEU VOCÊ FAZ PARTE DE UM DOS TRÊS MELHORES CENTROS UNIVERSITÁRIOS DO BRASIL. Acima, os professores José Carlos Veloso (Direito - FAJS), Maria Creuza Barros (Biomedicina - FACES) e Ailton Moraes (Arquitetura e Urbanismo - FATECS), que, juntamente com mais de 600 docentes, irão acompanhá-lo nessa jornada.

Upload: uniceub

Post on 31-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A revista UniCEUB em Equipe é produzida pelos alunos do curso de Comunicação Social e apresenta notícias, eventos, entrevistas e novidades sobre a instituição.

TRANSCRIPT

Page 1: UniCEUB em Equipe 06

ANO 2 : Nº 6

MARÇO : 2012

futuroAQuIcomeçAo seu

VOCÊ FAZPARTE DE UM DOS

TRÊS MELHORESCENTROS

UNIVERSITÁRIOSDO BRASIL.

Acima, os professores José Carlos Veloso (Direito - FAJS), Maria Creuza Barros (Biomedicina - FACES) e Ailton Moraes (Arquitetura e Urbanismo - FATECS), que, juntamente com mais de 600 docentes, irão acompanhá-lo nessa jornada.

Page 2: UniCEUB em Equipe 06

mArço : 2012UniCEUB

em EQUIPE

2

W5 Norte

W4 NorteEQN 707/907

Bloco11

Bloco7

Bloco10

Bloco12

Bloco2

Bloco3

Bloco9Bloco6

Bloco4

Bloco5e8

Parque AquáticoCentro de Convivência

Colégio MilitarEixo MonumentalTorre de TV

Ginásio

Bloco1

Bloco 3Os cursos de Direito e Re­

lações Internacionais to­

mam conta deste bloco,

que também é sede da

pós­graduação.

Bloco 7É onde ficam as salas de

Engenharia de Computa­

ção e Ciência da Compu­

tação.

Bloco 9Abriga o curso de Letras

e os de saúde: Biologia,

Biomedicina, Educação Fí­

sica, Fisioterapia, Nutrição

e Psicologia. As disciplinas

Ética I e II são lecionadas

também neste local.

Bloco 10É o centro poliesportivo

do campus, que se localiza

ao lado do campo de fute­

bol, próximo à piscina e é

destinado às aulas práticas

de Educação Física.

Bloco 11Abrange mais dois ateliês

de Arquitetura, a oficina

de maquetes e a Fábrica

de Softwares do UniCEUB.

Bloco 4

Engloba os ateliês de Ar­

quitetura, onde os alunos

praticam a teoria vista em

sala de aula.

Blocos 5 e 8

Abrigam salas dos cursos

de Arquitetura e Urbanis­

mo, Ciência da Computa­

ção e Engenharia de Com­

putação.

Bloco 6

O andar de cima engloba

as salas de aula dos cursos

de Enfermagem, Nutrição,

Geografia e História, en­

quanto os andares de bai­

xo abrigam os laboratórios

dos cursos da saúde.

Conheça o UniCEUB

Page 3: UniCEUB em Equipe 06

mArço : 2012 mArço : 2012UniCEUB

em EQUIPE

3

W5 Norte

W4 NorteEQN 707/907

Bloco11

Bloco7

Bloco10

Bloco12

Bloco2

Bloco3

Bloco9Bloco6

Bloco4

Bloco5e8

Parque AquáticoCentro de Convivência

Colégio MilitarEixo MonumentalTorre de TV

Ginásio

Bloco1

Bloco 1Abrange as salas de aula

dos cursos de Adminis­

tração, Análise e Desen­

volvimento de Sistemas e

Ciências Contábeis.

Bloco 2Abriga as salas de aula

dos cursos de Direito, En­

genharia Civil e Relações

Internacionais. Além disso,

ocorrem aulas de nivela­

mento de Matemática e

preparatórias para a OAB.

Bloco 12Abriga as salas de aula e os

laboratórios dos cursos de

Comunicação Social.

Novos cursosNeste ano, o UniCEUB

oferecerá três novos cur­

sos: Engenharia Elétrica,

Construção de Edifícios e

Gastronomia.

Conheça o UniCEUB

O campus do UniCEUB é composto por 12 blocos, distribuí­dos em quase 60 mil m², com mais de 300 salas e laboratórios que acomodam cerca de 15 mil alunos, além de vários auditó­rios. É um complexo de aprendizagem, conhecimento, ensino e esporte, com professores qualificados e visão de mercado de trabalho.

A infraestrutura é um dos atrativos para os universitários do Distrito Federal. Os cursos das áreas de educação e saúde, Co­municação Social, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e outros dispõem de laboratórios de prática pro­fissional distribuídos por todo o campus.

Page 4: UniCEUB em Equipe 06

4

UniCEUBem EQUIPE

conheça a reitoria

mArço : 2012

Reitor

Secretário-geral

Diretor acadêmico

Diretor administrativo-financeiro

Diretor do ICPD

Pró-reitora acadêmica

Dra. Elizabeth Manzur

Dr. Getúlio Américo Moreira Lopes

Dr. Maurício de Sousa Neves Filho

Prof. Carlos Alberto da Cruz

Dr. Geraldo Jorge Batista Rabelo

Dr. João Herculino de Souza Lopes Filho

Prezado aluno,Gostaria de dar-lhe as boas-vindas, apresentando alguns dos principais diferenciais que fazem do UniCEUB, após 43 anos de fundação, um dos três melhores centros universi-tários do país e uma das mais respeitadas instituições de ensino superior de nossa região.

A cada semestre, é grande a nossa alegria em receber os novos alunos que farão parte da vida acadêmica do nosso campus universitário.

O ingresso na graduação é definido por mudanças posi-tivas e tem como principal característica a descoberta de nova e instigante realidade acadêmica. Aos estudantes que acabaram de concluir o ensino médio, os transferi-dos ou os já graduados essa é uma fase repleta de desa-fios, aprendizados e diferentes experiências a ser vivi-das junto a colegas e professores não somente nas salas de aula, como também nos laboratórios, na biblioteca, nas quadras de esportes, no parque aquático e no Centro de Convivência. Outras importantes atividades poderão ser desenvolvidas no Centro de Atendimento Comuni-tário, localizado no Edifício União, no Setor Comercial Sul, nos Núcleos de Assistência Jurídica mantidos pela Instituição em vários pontos do DF, além dos projetos de extensão desenvolvidos dentro e fora do campus, junto à comunidade externa.

Outra interessante experiência pode ser obtida por meio das atividades ligadas à pesquisa. O UniCEUB dispõe de grupos em diferentes áreas do conhecimento, Projetos de Iniciação Científica (PIC) que podem ser desenvolvidos em qualquer curso, coordenados pelos nossos professo-res mestres e doutores nos variados assuntos.

Todas essas oportunidades complementarão, ricamente, a grata experiência também promovida pela convivên-cia com os novos colegas que passam a fazer parte da trajetória profissional que você inicia no UniCEUB e que será repleta de grandes desafios e vitórias inesquecíveis.

Sendo assim, gostaria de desejar, em nome de todo o corpo diretivo do UniCEUB, nossos professores e funcio-nários, excelente semestre letivo e, sobretudo, gloriosa vida acadêmica.

Getúlio Américo Moreira Lopes Reitor

Page 5: UniCEUB em Equipe 06

fAtecs

UniCEUBem EQUIPE

5

mArço : 2012 mArço : 2012

Conheça o diretor e o coordenador do seu curso Faculdade de Tecnologia e de Ciências Sociais Aplicadas

Nosso time

Prof. José Pereira da Luz Filho | DIRETOR DA FATECS

Prof. Marcelo Gagliardi | COORDENADOR

Prof. José Galbinski | COORDENADOR

Prof. Rogério Ramos Marques | COORDENADOR

Pioneiro no ramo da tecnologia no Brasil, José Pereira da Luz Filho é diretor da Faculdade de Tecnologia e de Ciências Sociais Aplicadas desde 2008. Veio para Brasília na década de 70, para ser analista de sistemas do Banco do Brasil e, algum tempo depois, fundou uma empresa de tecnologia de sucesso no mercado brasileiro. Criou, também, a primeira unidade móvel de ensino de informática do país e foi eleito presidente nacional da Associação das Empresas em Serviço de Processamento de Dados. Com esse currículo, foi parar no UniCEUB, onde elaborou o projeto da Faculdade de Tecnologia da Instituição.

O professor Marcelo Gagliardi é o coordenador do curso de Administração e, entre outras funções, orienta os alunos acadêmica e profissionalmente, tira dúvidas dos recém-graduados, para facilitar-lhes o ingresso no mercado de trabalho.O curso de Administração oferece projetos de pesquisas nas áreas financeiras e de recursos huma-nos, além da monitoria em laboratórios e do plantão de dúvidas. Ao longo do semestre, são realizados eventos, como o workshop de empreendedorismo, a semana do administrador e as palestras com pro-fissionais do mercado de trabalho. Além disso, o aluno do curso de Administração tem a oportunidade de atuar na Empresa Júnior do UniCEUB e pode participar de visitas a organizações e indústrias, para saber como funciona o dia a dia do administrador.

De acordo com o coordenador, professor José Galbinski, o diferencial do curso do UniCEUB são os ateliês e o uso de computação gráfica desde o primeiro semestre, o que explica a quantidade de prêmios recebidos pelos alunos. Em 2011, o estudante Pedro Praia, sob a orientação do professor Ailton Cabral Moraes, conquistou o primeiro lugar da categoria Design no Desafio Universitário Termomecânica – Prêmio Salvador Arena.Além disso, por cinco vezes consecutivas, egressos do UniCEUB são destaque no concurso Opera Prima, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB há 23 anos, que avalia conceitos de criatividade, valorização da sociedade, aspectos de adaptação à realidade e viabilidade econômica, indicadores ex-plorados nas aulas teóricas e práticas promovidas pela Instituição, e premia os melhores trabalhos de conclusão de curso de graduandos de Arquitetura e Urbanismo de todo o país.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis é Rogério Ramos Marques. Os estudantes podem procurá-lo, para ter orientações a respeito da profissão e das perspectivas do mercado de trabalho.O curso forma profissionais capacitados a produzir e analisar informações econômico-financeiras, zelar pelo patrimônio de terceiros, examinar finanças em empresas públicas e privadas, realizar auditorias, entre outras atividades. Os alunos têm a oportunidade de exercer a monitoria de apoio ao laboratório e à coordenação e recebem pela função 40% de desconto na mensalidade. Segundo o coordenador, como o mercado de trabalho é promissor, há alunos que, a partir do 4º semestre, começam a estagiar e outros conseguem empregos na área.

ADM

INIS

TRAÇ

ÃOCI

ÊNCI

AS C

ONTÁ

BEIS

ARQU

ITET

URA

E UR

BANI

SMO

Laboratórios de última geração e experiências extraclasse, como a viagem à Alemanha e à Holanda para exploração de técni-cas e tecnologias verdes de construção, proporcionam o suporte operacional e o ambiente adequado para a criação de projetos arquitetônicos e urbanísticos inovadores.

FATECS

Page 6: UniCEUB em Equipe 06

Faculdade de Tecnologia e de Ciências Sociais Aplicadas

ENGE

NHAR

IA C

IVIL

CONS

TRUÇ

ÃO D

E EDI

FÍCI

OSCI

ÊNCI

A DA

COM

PUTA

ÇÃO

ANÁL

ISE

E DE

SENV

OL-

VIM

ENTO

DE S

ISTE

MAS

UniCEUBem EQUIPE

6

mArço : 2012

fAtecs

Prof. Paulo Rogério Foina | COORDENADOR

Prof. Jocinez Nogueira Lima | COORDENADOR

Prof. Jocinez Nogueira Lima | COORDENADOR

Profa. Adja de Jesus | COORDENADORA

O UniCEUB oferece aos alunos de Ciência da Computação a oportunidade de aprender, em oito semestres, a montar, configurar, criar sistemas e analisar o funcionamento do computador, além da estrutura de laboratórios com acesso livre aos estudantes, que podem contar com um coordenador interessado na formação profissional, na metodologia de ensino e na organização da educação, o professor Paulo Foina. A primeira Fábrica de Softwares Universitária do Brasil foi criada no UniCEUB, para que os alunos de Ciência da Computação pudessem ampliar os horizontes da sala de aula e desenvolver sistemas e programas úteis e adaptáveis à necessidade de mercado. Apenas como exemplo, neste último semestre, o curso iniciou os trabalhos de criação de um software para gerenciamento de eventos, abrangendo o controle de etapas, o fluxo de informações e a gestão de custos de forma automática e integrada.

A qualidade técnica do profissional é o primeiro item quando o assunto é o UniCEUB e o reconhecimen-to pelo mercado de trabalho. Além disso, a Instituição mantém o aluno atualizado quanto às tendências mercadológicas. Soma-se a isso o volume de trabalhos realizados em laboratórios e as visitas técnicas que permitem preparar o aluno para a realidade da profissão.Segundo o coordenador do curso, professor Jocinez Nogueira Lima, no UniCEUB, o aluno terá sólida formação técnico-científica e profissional para que atenda ao mercado de trabalho em seus mais altos níveis de exigência.

O UniCEUB lança um curso inédito no Distrito Federal, o de Tecnologia em Construção de Edifícios. O grande avanço da construção civil em virtude das mudanças no país promove um contexto promissor para o estudante dessa área. Segundo o coordenador, professor Jocinez Nogueira Lima, as empresas estão à procura de profissionais com qualificação.A área de atuação dos formados em Tecnologia da Construção de Edifícios é ampla. O graduado po-derá trabalhar no gerenciamento, no planejamento e na execução de obras. A gestão das construções aparece como função desse profissional que orienta, fiscaliza e acompanha o desenvolvimento de todas as etapas desse processo, incluindo a verificação de cronogramas físicos e financeiros. Também poderá fornecer serviços em restauração e manutenção de edificações, comercialização e logística de materiais de construção.

Adja de Jesus é a coordenadora do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ela conta que há muitas oportunidades de emprego nesse setor. Com o corpo docente formado por profis-sionais atuantes no mercado de trabalho, o curso oferece uma dinâmica em que a maioria dos alunos saiam da faculdade empregados. Além disso, o estudante pode usufruir de atividades complementares, como palestras com profissionais experientes e atualizados, trabalhos voluntários e cursos de extensão, pode ser monitor de disciplinas e laboratórios e participar de oficinas oferecidas pelos professores aos sábados, os quais estão disponíveis para tirar dúvidas e auxiliá-lo no projeto final do curso.

Page 7: UniCEUB em Equipe 06

Faculdade de Tecnologia e de Ciências Sociais Aplicadas

ENGE

NHAR

IA E

LÉTR

ICA

PUBL

ICID

ADE E

PR

OPAG

ANDA

ENGE

NHAR

IA

DE CO

MPU

TAÇÃ

OJO

RNAL

ISM

O UniCEUB

em EQUIPE

7

mArço : 2012 mArço : 2012

fAtecs

Prof. Abiézer Fernandes | COORDENADOR

Prof. Abiézer Fernandes | COORDENADOR

Prof. Henrique Moreira | COORDENADOR

Prof. Henrique Moreira | COORDENADOR

Os alunos que ingressarem em Engenharia da Computação pelo UniCEUB a partir deste semestre contarão com um curso que acompanha o que de melhor se faz no mundo. É o que garante o pro-fessor Abiézer Fernandes, coordenador do curso na Instituição. “A nossa preocupação também é com o que acontece nas principais universidades do mundo. Observamos o que se faz de melhor na engenharia, de forma geral e adaptamos isso ao Brasil. As novidades já estão no currículo”.Seu trabalho na coordenação é, principalmente, esclarecer os alunos em relação ao curso e ao mer-cado. “Orientamos pedagogicamente e profissionalmente, por exemplo, como proceder em entrevista de estágio”, enfatiza o coordenador.

O curso de Engenharia Elétrica, também coordenado pelo professor Abiézer Fernandes, será ofere-cido a partir deste semestre. Com duração de cinco anos, a graduação do UniCEUB visa preparar o profissional para planejar, supervisionar e executar projetos nas áreas de eletrotécnica, relaciona-das à potência de energia. “O contexto é propenso para a criação do curso. Hoje, o mercado exige 100 mil profissionais por ano, e saem apenas 20 mil das universidades. Nossa formação garante flexibilidade de atuação no mercado de trabalho”, avalia o coordenador.

O coordenador do curso, professor Henrique Moreira, conta que, além da estrutura moderna e dos investimentos citados acima, a Instituição dispõe da Agência de Comunicação do CEUB – ACC, que gerencia a comunicação interna e externa da Instituição e oferece prática de monitoria e de estágios aos alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, produzindo, inclusive, esta revista que você está lendo.Na área de Publicidade, os alunos podem atuar em atendimento publicitário, comunicação digital e criação.

O curso de Jornalismo recebeu investimentos significativos para ampliação de equipamentos dos laboratórios e dos estúdios disponíveis no campus. Novas filmadoras, câmeras fotográficas, microfo-nes, luminárias, módulos de gravação, mesas de som, amplificadores, ilhas de edição de vídeo foram adquiridos de forma a equipar a Instituição com o que há de mais moderno em tecnologia digital, estabelecendo padrão de captação, processamento e produção audiovisual comparável ou superior às maiores produtoras no mercado.Outra novidade é a Agência de Notícias do UniCEUB, um projeto de extensão voltado, inicialmente, aos alunos de Jornalismo, que produzirão material nas áreas de mídia impressa, televisão, rádio e internet, nas editorias de cultura, educação, esporte e economia.

Page 8: UniCEUB em Equipe 06

Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde

EDUC

AÇÃO

FÍS

ICA

CIÊN

CIAS

BIOL

ÓGIC

ASBI

OMED

ICIN

AUniCEUB

em EQUIPE

8

mArço : 2012

fAces

Profª. Dalva Reis | DIRETORA DA FACES

Profª. Fernanda Vinhaes | COORDENADORA

Prof. Claudio Henrique Cerri e Silva | COORDENADOR

Prof. Marcelo Bóia | COORDENADOR

A professora Dalva Guimarães Reis é a diretora da Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde há cinco anos. Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério, pós-graduada em Avaliação Educacional Escolar e Orientação Educacional e mestre em educação pela UnB, Dalva Guimarães tem grande história no UniCEUB. Ela ingressou na Instituição como docente do curso de Pedagogia em 1971. Com atuação de destaque, entre diversas funções, foi chefe do Departamento de Métodos e Técnicas, coordenadora do curso de Pedagogia e diretora da Faculdade de Ciências da Educação até 2007.

O curso do UniCEUB é reconhecido pela excelência e está entre os mais elogiados do país. O currí-culo é aberto às diferentes áreas de trabalho que se oferecem ao biomédico. Além disso, há projetos de extensão para atendimento à comunidade, minicursos, palestras com profissionais inseridos no mercado de trabalho ou envolvidos com pesquisas científicas, seminários e mesas-redondas com o objetivo de discutir casos clínicos e estudos recentes de interesse do biomédico.A oportunidade de trabalhar com pesquisa durante a graduação possibilitou às alunas Ariadne de Lima e Enny Amaral apresentar artigo no XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MEDTROP, realizado no ano passado, em Natal-RN.

O UniCEUB é o único, no Distrito Federal, a oferecer o Núcleo de Biologia Forense, com disciplinas e estágios voltados para esta área. Isto prepara o aluno para a atuação no campo da perícia crimi-nal e estimula-o a buscar outras frentes de atuação, ampliando perspectivas e tornando-o apto a enfrentar novos desafios e demandas profissionais. O coordenador do curso é o professor Cláudio Henrique Cerri e Silva, que, além das funções administrativas, faz questão de incentivar os alunos a participar de atividades complementares de enriquecimento curricular, informá-los a respeito de eventos de interesse para área e orientá-los sobre suas possibilidades no mercado de trabalho.

O curso de Educação Física do UniCEUB oferece conceito diferenciado. A proposta é que o aluno seja um profissional com formação teórico-prática e domínio da ciência do movimento humano.Para atender às exigências do mercado profissional, a Instituição mantém parceria com empre-sas e organizações públicas e particulares que contribuem para o desenvolvimento do curso e da prática profissional dos alunos por meio dos estágios. “Um dos objetivos é preparar o alunado não só para o emprego, mas também para o empreendedorismo”, afirma o coordenador do curso, professor Marcelo Boia.No Centro de Atendimento Comunitário, o aluno tem a oportunidade de atuar na academia-escola, como personal trainner.

FACES

Page 9: UniCEUB em Equipe 06

Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde

GAST

RONO

MIA

NUTR

IÇÃO

FISI

OTER

APIA

ENFE

RMAG

EM

fAces

UniCEUBem EQUIPE

9

mArço : 2012 mArço : 2012

Profª. Rosângela Jaramillo | COORDENADORA

Profª. Renata Rebouças | COORDENADORA

Profª. Karina Aragão | COORDENADORA

Profª. Karina Aragão | COORDENADORA

Os estudantes do curso de Enfermagem têm duas vantagens. A primeira é a prática, pois, desde o primeiro semestre, exercem atividades no projeto de extensão Enfermagem em ação e atuam em creches e asilos. A segunda vantagem são os estágios. Com carga acima da média, eles cumprem 1200 horas. “Quando estão no último semestre, os alunos passam por uma espécie de internato. Permanecem numa unidade hospitalar e desenvolvem ações como se já fossem enfermeiros. O internato é realizado nos hospitais Santa Lúcia e Santa Helena”, informa a coordenadora do curso, professora Rosângela Jaramillo.

O curso de Fisioterapia tem atuação no Centro de Atendimento Comunitário e, também, no entorno, em parceria com várias instituições, hospitais, orfanatos. “Fisioterapia não é apenas reabilitação. Nosso objetivo é a promoção da saúde. Nossos alunos aprendem a cuidar das pessoas e a promo-ver a qualidade de vida”, afirma a coordenadora do curso, professora Renata Rebouças. Outro diferencial é que o UniCEUB oferece disciplinas optativas direcionadas à especialização, como Musicoterapia, Acupuntura, Disfunções da ATM e Hipoterapia. Os alunos fazem 900 horas de está-gio supervisionado em asilos; com isso, formam-se mais tranquilos e experientes. “Nós instigamos o aluno a pesquisar, pois precisamos de profissionais que saibam pensar, que queiram buscar o porquê e não apenas o profissional técnico”, enfatiza.

O curso de Nutrição do UniCEUB é direcionado às pessoas que se interessam pela área de saúde e gostam da parte de alimentação e cuidado com o bem-estar do indivíduo. Oferece ao aluno a oportunidade de participar de projetos de extensão desenvolvidos em creches e escolas de ensino fundamental e médio, além de outras atividades práticas, em que se aplicam os conhecimentos das disciplinas com o objetivo principal de introduzir hábitos alimentares saudáveis na comunidade atendida. Na clínica-escola, localizada no Centro de Atendimento Comunitário, os alunos têm a oprtunidade de prestar atendimento nutricional a pessoas necessitadas.

O curso de tecnologia em Gastronomia, também coordenado pela professora Karina Aragão, tem foco na gestão de restaurantes. A coordenadora alerta para as oportunidades que os grandes eventos proporcionarão aos graduados. “O crescimento do campo da gastronomia não corres-ponde à demanda de profissionais formados. Essa disparidade gera oportunidades de emprego”.O graduado estará apto a atuar em empresas públicas e privadas, como restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, catering aéreo e hotéis. O profissional pode planejar e executar eventos gastronômicos, dimensionar cardápios e gerenciar atividades nos ambientes de cozinha e nos empreendimentos alimentícios.

Page 10: UniCEUB em Equipe 06

PSIC

OLOG

IALE

TRAS

HIST

ÓRIA

GEOG

RAFI

AUniCEUB

em EQUIPE

10

mArço : 2012

fAces

Prof. Deusdedith Junior | COORDENADOR

Profª. Satsuqi Wada | COORDENADORA

Profª. Mara Castilho | COORDENADORA

Profª. Simone Roballo | COORDENADORA

O curso de História do UniCEUB prepara o aluno para estudar e analisar a vida cultural, social e política de determinada época ou sociedade e resgatar a memória da humanidade. Além da licenciatura, o aluno pode optar pelo bacharelado e atuar em arquivos públicos, turismo histórico, história ambiental e assessorias público-administrativas.

Para os alunos de Geografia, há um laboratório de primeiro mundo, com equipamentos de última geração. Os estudantes dispõem de qualidade quando se trata da área de Geotecnologia. O curso oferece, também, projetos de extensão, como o Adote uma nascente. Com grande repercus-são, por tratar-se da proteção do meio ambiente, o projeto leva os alunos, aos finais de semana, a uma nascente do Distrito Federal, onde coletam material para a análise da água, fazem o levanta-mento geográfico, entre outras atividades. A coordenadora do curso é a professora Satsuqui Wada, que está nesta função há cinco anos.

O curso de Letras do UniCEUB tem como objetivo formar professores, tradutores e pesquisadores sob enfoque crítico e criativo. A Instituição conta com eventos extraclasse, para incentivar os novos talentos a divulgar seus trabalhos. No ano passado, a coordenadora do curso, professora Mara Castilho, e a professora Cátia Braga participaram da 17th European Conference on Reading, na Bélgica, em que apresentaram projeto com foco no letramento.

De acordo com a coordenadora de Psicologia, professora Simone Roballo, o estudante é prepa-rado para atuar com eficiência, no mercado de trabalho, assim que se forma. Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de exercer as atividades de psicólogo por meio dos projetos de estágio ou de extensão, sempre com acompanhamento de um professor supervisor. Com um currículo novo e atualizado, o aluno tem a possibilidade de estagiar no Centro de Formação de Psicologia do UniCEUB – CENFOR – ou em instituições conveniadas. A coordenadora ressalta que o curso de Psicologia do UniCEUB tem tradição de mais de 40 anos em Brasília, por isso os futuros psicólogos da Instituição são bem aceitos no mercado de trabalho.

Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde

A partir deste semestre, o UniCEUB oferecerá o mestrado em Psicologia. Segundo Simone Roballo, a aprovação pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - deu-se pelo reconhecimento da infraestru-tura oferecida, pela qualidade do currículo, pela composição, além da experiência e da maturidade científica do corpo docente do UniCEUB.

Page 11: UniCEUB em Equipe 06

RELA

ÇÕES

INTE

RNAC

IONA

ISDI

REIT

OUniCEUB

em EQUIPE

11

mArço : 2012 mArço : 2012

fAJs

Prof. Túlio Arantes | DIRETOR DA FAJS

Prof. Roberto Freitas | COORDENADOR

Profª. Renata Rosa | COORDENADORA

Túlio Arantes assumiu a direção da Faculdade de Ciên-cias Jurídicas e Sociais (FAJS) do UniCEUB em 2009. O ex-procurador do DF iniciou sua carreira como professor universitário em 1988. Ingressou no UniCEUB, em 1993, para ministrar aulas de Direito Processual Civil.

O curso de Direito do UniCEUB é apontado como um dos melhores do país. Além da significativa demanda oriunda da oferta de trabalho com esta especialização, outros indicadores posicionam o curso como um dos mais importantes do país, com o primeiro lugar em aprovação entre os centros universitários brasileiros no exame da OAB e o reconhecimento em todas as quatro edições do OAB Recomenda, promovidas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O coordenador do curso é o professor Roberto Freitas, que dá um recado aos novatos: “O UniCEUB é referência nacional como instituição de ensino superior, sendo o cartão de visitas do futuro profissio-nal”. A Instituição dispõe do Núcleo de Práticas Jurídicas, onde o aluno atende a comunidade nas áreas penal, cível, família, trabalhista e recursal.

Desde o primeiro semestre, o aluno pode participar dos grupos de pesquisa oferecidos de acordo com o projeto pedagógico, segundo os eixos da economia, da política e do direito internacional. Há eventos coordenados pelos alunos, como o Centro de Simulação Política, em que, uma vez por mês, há simula-ção de comitês das Nações Unidas e debate de temas atuais nas Relações Internacionais, e o SIMUREL, que celebra todas as simulações realizadas pelo Centro de Simulação Política.O curso também é responsável pela interação com embaixadas para promoção de atividades dentro e fora do campus, acordos de cooperação internacional para mobilidade estudantil com importantes universidades e instituições do exterior, como Mount Royal, no Canadá, Nova Southeastern, nos Esta-dos Unidos, Universidad Autonoma de Madrid, na Espanha, OEA, e apoio a eventos com abrangência multicultural, por exemplo, Francofonia, AMUN, etc.

Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais

FAJS

Page 12: UniCEUB em Equipe 06

O Núcleo de Apoio ao

Discente – NAD disponibiliza ao aluno do UniCEUB atendimento

personalizado e adequado para superar dificuldades que possam interferir em seu

desempenho acadêmico e ou desenvolvimen­to socioafetivo e profissional. Entre as ativida­

des oferecidas, estão Nivelamento de Matemá­tica, cursos de extensão, oficinas de pesquisa e

de criatividade e curso de raciocínio lógico. As professoras responsáveis pelo NAD são

Lúcia Leone e Neide Fonseca. O Núcleo está localizado no bloco

2, sala 2321.

NAD

UniCEUBem EQUIPE

12

mArço : 2012

A Ouvidoria do UniCEUB é um canal de comunicação direto

com a Reitoria e os departamentos da Instituição para que estudantes, professores,

colaboradores, egressos, familiares e comunidade em geral possam expressar sugestões, insatisfações e elogios tanto ao corpo acadêmico como ao corpo

funcional e à direção institucional. A atuação da Ouvidoria é no sentido de levar os processos registrados aos setores competentes, garantindo avaliações e respostas adequa­

das aos casos apresentados.Localiza­se no hall de entrada do bloco 1 e atende no horário das 8h30 às 21 horas, de segunda a sexta­feira.

Quem não puder entrar em contato pessoalmente poderá fazê­lo pelo e-mail ouvidoria@uniceub.

br ou pelos telefones 3966­1335 ou 3966­1336. Seja qual for o meio de contato

escolhido, a Ouvidoria garante a resposta.

O Núcleo de Integra­

ção à Vida Acadêmica – NIVA tem o objetivo de promover a integração de

toda a comunidade acadêmica, independente­mente das diferenças individuais. Além de proporcio­

nar atendimento pedagógico ao aluno com deficiência, altas habilidades e transtornos globais de desenvolvimento, o NIVA forma monitores para auxiliar os estudantes e dá ao professor a oportunidade de reexaminar a teoria educativa,

respeitar as diferenças dos alunos e propiciar a inclusão. A Instituição tem as adaptações arquitetônicas necessárias no

campus, como rampas de acesso e elevadores. O UniCEUB contra­ta intérpretes para o acompanhamento dos alunos surdos que

utilizam a língua brasileira de sinais – LIBRAS. Os alunos com deficiência visual recebem atendimento individualizado de

ledores. O curso de LIBRAS é oferecido como disciplina obrigatória aos alunos de licenciatura e como discipli­

na optativa aos demais cursos. A responsável pelo NIVA é a professora Ana

Regina Melo Salviano. O Núcleo está localizado no bloco 2, sala

2317.

OuvIDORIA

CeNtRAl De RelACIONAmeNtO

NIvA

Neide FonsecaRESPONSÁVEL

Ana Cláudia Mallab LopesRESPONSÁVEL

Ana Cláudia Mallab LopesRESPONSÁVEL

Ana Regina Melo SalvianoRESPONSÁVEL

Livre acessoServiços que facilitam a vida acadêmica no campus

No hall do bloco 1 do campus do UniCEUB, os

alunos contam com a Central de Relacionamento, onde devem fazer

solicitações, como colação de grau com justificativa, regime domiciliar, concessão de crédito e revisão de menção ou frequ­

ência. O processo é automatizado, e o estudante pode acompanhar, pela inter­

net, pelo Espaço Aluno, o andamento dos processos. A responsável pelo

setor é Ana Cláudia Mallab Lopes.

Page 13: UniCEUB em Equipe 06

UniCEUBem EQUIPE

13

mArço : 2012 mArço : 2012

PeSquISA

exteNSãO

Incentivo à prática científica

mãos à obra

O UniCEUB desenvolve e apoia a pesquisa como prática pedagógica. Esta atividade visa ao fortalecimento do ensino de graduação, de pós­graduação e de formação de recursos hu­manos de alta qualificação.

A pesquisa é concebida com o objetivo de inovar e enriquecer o ensino, de produzir no­vos conhecimentos como princípio educativo e formativo. Constitui atividade pedagógica em todos os níveis de ensino, para o desenvol­vimento do espírito científico, do pensamen­to crítico e reflexivo, de forma a possibilitar a produção de conhecimentos e a aproximação com as múltiplas realidades do mundo social e do trabalho.

As atividades estão organizadas em estru­tura de grupos de pesquisas, pesquisas insti­tucionais de demanda induzida e programa de iniciação científica. A alunos e professores a Instituição dispõe do Programa de Iniciação

A extensão e a integração comunitária do UniCEUB inserem­se no Plano de Desenvol­vimento Institucional como áreas de atuação articuladas ao ensino e à pesquisa, visando à excelência do ensino, à interdisciplinari­dade, à articulação de esforços e demandas advindas de cada curso e à interação entre teoria e prática. Os projetos de extensão auxiliam a construção do conhecimento técnico e científico voltado para a solução de problemas da comunidade em que está inserida e utilizam­se da pesquisa para diag­nosticar e oferecer soluções aos problemas

Científica – PIC com objetivo de incentivar a cultura científica nos programas de pós­gradu­ação. O PIC é uma parceria do UniCEUB com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico – CNPq.

O programa assessora os alunos no desen­volvimento das pesquisas, fornecendo a baga­gem de conhecimento do professor orienta­dor e oferece bolsa que varia de acordo com as seguintes modalidades: cota institucional do CNPq para projetos do orientador com plano de trabalho para o aluno; cota institucional do UniCEUB para projetos elaborados pelos alu­nos com orientação dos professores; cota des­tinada aos alunos voluntários. Os graduandos do UniCEUB, por exemplo, recebem desconto de 25% do valor da mensalidade, e os apresen­tados pelo CNPq recebem auxílio de R$360,00. A responsável pelas atividades de pesquisa é a professora Dirce Mendes da Fonseca.

que, porventura, podem aparecer durante as atividades.

Há três programas de extensão divididos em três grandes eixos de ação que abrigam pro­jetos e atividades inseridos em um dos pro­gramas institucionais e classificados segundo sua área temática e sua linha programática. As informações sobre os programas estão dispo­níveis na Assessoria de Extensão e Integração Comunitária, no bloco 2, sala 2318, no site ou pelo e-mail [email protected]. A responsável pela área é a professora Renata Bittencourt.

Renata BittencourtRESPONSÁVEL

Dirce Mendes da FonsecaRESPONSÁVEL

Page 14: UniCEUB em Equipe 06

UniCEUBem EQUIPE

14

mArço : 2012

AgêNCIA De emPReeNDeDORISmO

No térreo do bloco 2, funciona a Agência de Empreendedorismo do UniCEUB, que promove atividades de desenvolvimento pessoal e profissional, busca oportunidades de acesso de alunos e egressos ao mercado de trabalho e estimula atitudes empreendedoras junto à comunidade acadêmica, por meio de parcerias, implantando uma rede que propicia a divulgação, a avaliação e a otimização das gestões. A AGEMP atua em quatro áreas: estágio ou primeiro emprego, capacitação profissional, organização empresarial e acompanhamento de egressos.

Na área de Organização Empresarial, a AGEMP, em parceria com o SEBRAE, criou a Incubadora de Em­presas CASULO, localizada no Centro de Atendimento Comunitário do UniCEUB, no Setor Comercial Sul, que realiza processo seletivo para a incubação de empre­sas inovadoras por meio de edital lançado anualmente e pode receber até dez em­presas. As selecionadas são incubadas por um prazo médio de dois anos e, nes­se período, têm a sua dis­posição infraestrutura com sala e equipamentos, além de consultoria empresarial, cursos, treinamento e capa­citação gerencial.

Projetos consultoria Integrada empresa JúniorCom mais de 10 anos de atuação, a Empresa Júnior do UniCEUB é uma asso­ciação sem fins lucrativos gerida por estudantes da Instituição sob orientação de professores. A Projetos oferece consultoria empresarial às organizações nas áreas de conhecimento dos cursos de graduação do UniCEUB. A Empresa Júnior é ótima oportunidade para os universitários que querem colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula e chegar ao mercado de trabalho com experiência profissional. Na Projetos, o aluno, de forma voluntária, poderá atuar como consultor, assessor, diretor ou presiden­te. A empresa está localizada no Centro de Atendimento Comunitário – SCS. Informações pelo site www.projetosintegrada.com.br ou pelo e-mail marke­[email protected]

João BoscoRESPONSÁVEL

Érika LisboaRESPONSÁVEL

Frederico CruzRESPONSÁVEL

casulo

Incubadora de empresas

empreender para crescer

Page 15: UniCEUB em Equipe 06

UniCEUBem EQUIPE

15

mArço : 2012 mArço : 2012

lABOCIeN

eSPAçO AluNO

Magda VerçosaRESPONSÁVEL

LaboratóriosO UniCEUB investe em laboratórios

de alta qualidade. O aluno conta com estrutura ampla e moderna, para me­lhor formação profissional superior. A Instituição está atualizada com as exi­gências do mercado de trabalho e, a

Os Laboratórios de Experimentação, Ensino e Pesquisa – LABO­CIEN reúnem cerca de 40 unidades e realizam atividades experi­mentais curriculares e extracurriculares para os cursos de Psico­logia, Fisioterapia, Biomedicina, Biologia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Letras, Geografia, Pedagogia e História, pós­gra­duação nas áreas ambientais e da saúde. Alguns laboratórios são específicos a determinadas disciplinas, como o de anatomia e o de experimentação de alimentos. São feitas pesquisas nas áreas de biossegurança, gestão em recursos humanos e atividades la­boratoriais. A responsável pela área é a professora Magda Verçosa.

O Espaço Aluno é o site de apoio acadê­mico do UniCEUB, em que é possível obter informações e serviços de seu interesse. Neste espaço, o estudante poderá atuali­zar dados pessoais, imprimir declarações, consultar notas, frequências, grade horária, entre outros serviços. A senha de acesso ao Espaço Aluno é pessoal e intransferível e de responsabilidade exclusiva do aluno.

O UniCEUB dispõe também do Espa­ço Aluno Mobile. Nele, os estudantes têm maior flexibilidade e podem acompanhar menções, grade horária, troca de mensa­gens com professores e alunos, além de fi­car a par das notícias institucionais e da es­trutura das turmas. Tudo isso pode ser feito por meio dos principais dispositivos móveis disponíveis, com acesso à internet, como celular e Tablet PCs.

É hora de praticar

Tecnologia a nosso favor

cada semestre, renova a tecnologia dos laboratórios.

A rede acadêmica da Instituição tem 1500 computadores distribuídos em 58 ambientes, à disposição dos alunos. O UniCEUB dispõe de laboratórios espe­

cíficos para cada curso, como o de Geo­processamento, destinado a alunos de Geografia; o de Línguas, voltado a Expe­riências Pedagógicas; os de Engenharia; ateliês de Arquitetura; estúdios de rádio, TV e fotografia, entre outros.

Gustavo LopesRESPONSÁVEL PELO DINFOR

Page 16: UniCEUB em Equipe 06

UniCEUBem EQUIPE

16

mArço : 2012

NúCleO De eSPORteS

ACC

DIRetóRIO CeNtRAl DOS eStuDANteS (DCe)

Esporte para todos

Prática na universidade

Para o UniCEUB, esporte e saúde estão intimamente ligados, por

isso a Instituição oferece aos alunos a oportunidade de praticar ati­

vidades esportivas. As modalidades são: natação, caratê, capoeira,

jiu­jítsu, aikidô, boxe chinês, MMA, tae-kwon-dô, futebol, basquete,

futsal, vôlei, handebol, rúgbi e clube de corrida. Os interessados

devem inscrever­se no Núcleo de Esportes, localizado no bloco 10.

Segundo Daniel Veloso, educador físico responsável, o setor pro­

move atividades esportivas no campus, como a Calourada Espor­

tiva e as Olimpíadas Universitárias. A Calourada reúne os novatos

para um momento de acolhida e integração. Neste semestre, o

evento ocorrerá no dia 14 de abril, sábado, a partir das 9 horas da

manhã. Serão formadas equipes de todos os cursos para a dispu­

ta em torneios de futebol society, futsal, voleibol misto, desafio de

arremessos, basquetebol trio e outras modalidades. As inscrições

devem ser feitas diretamente no Núcleo de Esportes, localizado no

bloco 10.

Localizado no bloco 10, o Diretório é um local aberto aos estudantes de todos os cursos para que possam tirar dúvidas e resolver problemas acadêmicos. É uma en­tidade estudantil que representa todos os estudantes do UniCEUB.

Localizada no bloco 12, a Agência de Comunicação do CEUB – ACC gerencia a comunicação interna e externa da institui­ção e oferece a prática de monitoria e de estágios aos alunos nas seguintes áreas de serviços: atendimento publicitário com foco na comunicação com o mercado; comunicação digital; gestão de mídias sociais; atualizações na internet; comunicação alternativa; análise de propostas de eventos e patrocínios; cerimonial; produção da comunicação interna; planejamento de ambientes; acompanhamento e realização de eventos; fornecimento de brindes; patrocínios esporti­vos; interface e realização de ações com a equipe de bas­quete UniCEUB/BRB; jornalismo e assessoria de imprensa; relações institucionais; inteligência competitiva; projetos especiais; endomarketing e criação de campanhas; layouts e peças para semanas acadêmicas e demais atividades inter­nas promovidas pela Instituição.

Page 17: UniCEUB em Equipe 06

mArço 2012UniCEUB

em EQUIPE

17

mArço : 2012

ÉtICA

Iris Leile AmaralRESPONSÁVEL

A maior biblioteca do centro-oesteTotalmente informatizada, a Biblio­

teca Reitor João Herculino é equipada com recursos tecnológicos e possui mais de 240.000 títulos, mais de 8.000 periódicos eletrônicos internacionais, hemeroteca virtual e outros acervos em suporte convencional e eletrônico, disponíveis na área de 6.300m². Atual­mente, além dos alunos matriculados, a Biblioteca recebe mais de 300 egressos por dia, tanto para pesquisas acadêmi­cas quanto para aprofundamento em

Disciplinas obrigatórias

As disciplinas Ética, Cidadania e Realidade Bra­

sileira I e II são obrigatórias para qualquer currí­

culo no UniCEUB. São ministradas na intenção de

implementar a capacidade de raciocínio e com­

preensão. O estudante pode cursá­las durante o

semestre, em horários especiais, ou pode optar

por frequentá­las nas férias.

A coordenação está localizada no bloco 10, e

a coordenadora é a professora Célia Bittencourt.

estudos de pós­graduação e concursos públicos, por isso o acesso é restrito apenas a alunos e ex­alunos, que devem apresentar a carteira estudantil ou de egresso na entrada. Esta medida pro­porciona atendimento de qualidade.

No local, o visitante pode apreciar o Museu de Geociências, inaugurado em 1998, com o objetivo de divulgar os recursos da região do Cerrado e cons­

cientizar para a conservação do meio ambiente. O Museu dispõe de um acer­vo de mais de 200 minerais, rochas, ve­getais, exemplos de fauna e réplicas de animais do Cerrado. A bibliotecária che­fa é Iris Leile Amaral.

Célia BittencourtRESPONSÁVEL

Page 18: UniCEUB em Equipe 06

UniCEUBem EQUIPE

18

mArço : 2012

CeNtRO De AteNDImeNtO COmuNItÁRIO

Prática na comunidadeO UniCEUB dispõe de um campus no

Setor Comercial Sul voltado exclusiva­mente para os estudantes vivenciarem o dia a dia da profissão, com atendimento à comunidade no Núcleo de Práticas Ju­rídicas em clínicas de Fisioterapia, Nutri­ção e Psicologia e na academia­escola.

Área jurídica: O Núcleo de Prática Ju­rídica atende a comunidade nas áreas penal, cível, família, trabalhista e recursal. No 2º semestre de 2011, foram realizados 11.368 atendimentos.

Fisioterapia: Os alunos atendem a co­munidade nas áreas de ortopedia, com encaminhamento médico, neurologia para adultos, pediatria para menores de 12 anos e uroginecologia. No último se­mestre, mais de 3000 pacientes foram assistidos pelos alunos sob a supervisão de professores do UniCEUB.

Nutrição: Os alunos prestam atendi­mento nutricional a pessoas que dese­jam receber assistência especializada, para tratar doenças, como diabetes, obe­sidade infantil, desnutrição, ou que de­sejam fazer a reeducação alimentar. Os estudantes também realizam avaliação nutricional, física e antropométrica.

No semestre anterior, foram atendidos, aproximadamente, 600 pacientes.

Psicologia: No Centro de Formação de Psicólogos, mulheres vítimas de vio­lência, dependentes químicos, crian­ças, adultos, idosos e casais têm apoio psicológico. O Centro, que existe há 24 anos, oferece atendimento em empre­sas de Brasília e é voltado para treina­mento, seleção de pessoal e orientação psicológica. Em 2011, no 2º semestre, foram feitos 1.296 atendimentos.

educação Física: A academia­escola do curso de Educação Física é uma no­vidade no Centro de Atendimento Co­munitário. O aluno tem a oportunidade de inserir­se no ambiente de acade­mia, exercendo a atividade de personal trainner (atendimento personalizado ao assistido).

Page 19: UniCEUB em Equipe 06

Rafael Aragão LopesASSESSOR DA PÓS-GRADUAÇÃO

UniCEUBem EQUIPEmArço : 2012 mArço : 2012

ASSeSSORIA De eDuCAçãO A DIStâNCIA

PóS-gRADuAçãO

Elza AtaídeRESPONSÁVEL

A Assessoria é responsável por ofertar cursos e pro­gramas de educação na modalidade a distância, como Nivelamento em Matemática e Língua Portuguesa, Ra­ciocínio Lógico e a disciplina Gestão Empreendedora. Os interessados podem obter mais informações na Assesso­ria, localizada no bloco 2, sala 2323, sob a responsabili­dade da professora Maria Elza Ataíde.

O UniCEUB oferece, em Brasí­lia, mais de 30 cursos de pós­gra­duação lato e stricto sensu nas áreas de Ciências Humanas, Direito, Gestão, Meio Ambiente, Saúde e Tecnologia, com demanda elevada, o que demonstra a boa aceitação no mercado. A Instituição incentiva a continuidade ao processo de qualificação, pois é pre­ciso apresentar um diferencial ao mercado de trabalho tão competitivo. “Deve­se investir nas potencialidades, ter diferencial para inserir­se no mercado de trabalho. Não há mais espaço para ser apenas bom. É fundamental estar atento às novidades da profissão”, avalia o assessor da Di­reção da Pós­Graduação, Rafael Aragão Souza Lopes. Em 2011, o UniCEUB lançou, em Macaé, sete novos cursos de pós­graduação lato sensu na área de Petróleo e Gás.

Aperfeiçoamento constante

19

Cursos on-line

Page 20: UniCEUB em Equipe 06

exPeDIeNte

O UniCEUB em Equipe é uma publicação online do Departamento de Comunicação e Marketing do UniCEUB.Envie comentários, sugestões e dicas para o e-mail: [email protected]

UniCEUBem EQUIPE

20

mArço : 2012

FINANCIAmeNtO eStuDANtIl

INteRCâmBIO eStuDANtIl

FIeS ­ O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em institui­ções não gratuitas.

O FIES tem por objetivo ampliar o acesso à educação superior por meio de financiamento a estudantes regular­mente matriculados em cursos superio­res não gratuitos. O universitário pode fi­nanciar até 100% do valor da graduação, com prazo para pagamento em até três vezes o período financiado e juros 3,4% ao ano. O estudante só começa a pagar 18 meses após formar­se.

O FIES pode ser contratado por qual­quer estudante que esteja cadastrado. Quem tem bolsa parcial pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos) também pode ter acesso ao crédito.

Os estudantes de licenciatura poderão receber o perdão integral da dívida. Cada mês trabalhado corresponde a 1% do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período. Para isso, terão de trabalhar como professores na rede pública de educação básica, com jornada mínima de 20 horas semanais.

O Governo Federal, em parceria com o UniCEUB, oferece bolsas de estudos e estágios no exterior. O programa Ciên-cia sem fronteiras tem como objetivo fa­cilitar o ingresso de estudantes brasilei­ros em universidades estrangeiras, para realizar a modalidade de Graduação Sanduíche no Exterior – SWG, destinada aos alunos com participação destacada em programas de iniciação científica ou tecnológica e que tenham concluído

o uniceuB participa do fIes e do crédito universitário PrA VALer

ciência sem fronteiras

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são agentes financeiros do FIES. Acesse o site do UniCEUB e saiba mais so­bre como candidatar­se ao FIES.

PRA vAleR ­ O UniCEUB oferece, tam­bém, o PRA VALER. Trata­se de um crédito universitário que financia cursos de gra­duação, pós­graduação e técnicos, além de possibilitar o pagamento parcelado das mensalidades financiadas. O aluno

participante pode começar ou concluir seus estudos com a ajuda financeira ne­cessária, para poder­se concentrar no que realmente importa: estudar.

No Brasil, são muitas as histórias de jovens estudantes que se veem obri­gados a trancar um curso universitá­rio ou desistir dele, por não terem condições de pagar. Ocorrem tam­

bém casos em que o aluno demora mais para formar­se, por contratar

poucas matérias, de forma a tornar a mensalidade mais acessível. Buscando

a maior diversidade possível de solu­ções, o UniCEUB participa da iniciativa com o PRA VALER.

Para participar do programa PRA VALER, existem alguns pré­requisitos, como ter um garantidor com renda de, pelo menos, um salário mínimo, não possuir restrições no Serviço de Proteção ao Crédito ­ SE­RASA, estar com o CPF regular (aluno e garantidor), comprovar renda mínima de duas vezes o valor da mensalidade, entre outros. Após o cadastro feito pelo site, ha­verá a pré­aprovação do aluno, seguida de análise da instituição de ensino. Calou­ros ou já matriculados no Centro Univer­sitário de Brasília podem fazer parte do programa, acessando o site.

as disciplinas necessárias para o bom aproveitamento dos estudos no exte­rior. Para participar, o estudante deverá ter concluído, no mínimo, 40% do curso e, no máximo, 80% da carga horária da graduação.

O aluno também precisa ser partici­pante de um Projeto de Iniciação Científi­ca (PIC), o qual terá a viabilidade avaliada pelo Conselho Nacional de Desenvolvi­mento Científico e Tecnológico (CNPq).