uniceub em equipe 17

24
1 ANO 3 : Nº 17 ABRIL : 2013 No ano em que comemora 45 anos, o UniCEUB recebe a autorização para implementar o curso de graduação em Medicina e realiza evento com a presença de grandes personalidades nacionais e internacionais do mercado de trabalho VOCÊ FAZ PARTE DE UM DOS MELHORES CENTROS UNIVERSITÁRIOS DO BRASIL.

Upload: uniceub

Post on 23-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

A revista UniCEUB em Equipe é produzida pelos alunos do curso de Comunicação Social e apresenta notícias, eventos, entrevistas e novidades sobre a instituição.

TRANSCRIPT

Page 1: UniCEUB em Equipe 17

1

ANO 3 : Nº 17

ABRIL : 2013

No ano em que comemora 45 anos, o UniCEUB recebe a autorização para implementar o curso de graduação em Medicina e realiza evento com a presença de grandes personalidades nacionais e internacionais do mercado de trabalho

VOCÊ FAZ

PARTE DE UM DOS

MELHORES CENTROS

UNIVERSITÁRIOS

DO BRASIL.

Page 2: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

ANO 3 : NO 17

2

nesta ediÇão

2

LINHA DO TEMPO

FóruM uniCEuB

O quE rOLOu NO CAMPus

PErFIL

EDuCAr PArA PrEsErVAr

INCENTIVO AO EsPOrTE

TECNOLOgIAuniCEuB

06

11

16

21

10

15

20

Conheça momentos marcantes da história do UniCEUB

Evento comemorativo dos 45 anos do UniCEUB reúne personalidades

Eventos que marcaram o mês e agitaram a vida nos campi do UniCEUB

Personagens que fazem parte da história do UniCEUB

UniCEUB investe em ações e projetos em gestão ambiental

Parte da tradição do UniCEUB, o apoio ao esporte coleciona vitórias

Investimento permanente em tecnologia nos campi

editoRiaL

ão 45 anos desde a inauguração da primeira faculdade no-turna da capital federal, criada para atender a necessidade

dos candangos que não podiam estudar durante o dia. Em 3 de maio de 1968, o programa de rádio Voz do Brasil anunciou a todo o país a inauguração do Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB, que ocorreu em evento solene na Câmara dos Deputados.

Meu pai, João Herculino de Souza Lopes, um dos fundadores, era um grande sonhador e, com ele, aprendi que, para realizar-mos os nossos objetivos, precisamos, antes de tudo, de sonhar. O UniCEUB é, hoje, uma instituição reconhecida em todo o país, graças à ideia de um homem que acreditava na educação do povo brasileiro.

Ele dizia que, “para manter um sonho vivo, é preciso renová-lo a cada dia”. Suas palavras resumem a trajetória da Instituição que começou com 8 cursos e, atualmente, tem 25 graduações, 35 pós-graduações, nos campi de Brasília e de Macaé, 2 mestrados e 1 doutorado. Além disso, a Instituição concretiza mais uma aspi-ração do meu pai: a autorização do novo curso de graduação em Medicina com a mesma qualidade dos demais, a fim de firmar-se pela excelência e contribuir para a melhoria da saúde no DF.

No aniversário de 45 anos, Educação transformadora é o tema norteador de 2013. O UniCEUB mantém o olhar direcionado ao futuro com a atenção ao padrão de qualidade institucional, for-mando profissionais preparados para o mercado de trabalho e voltados à construção de uma sociedade melhor.

Esta edição da revista revela fatos marcantes que ocorreram du-rante esses anos e informações sobre o evento de comemoração.

Boa leitura!

Getúlio Américo Moreira Lopes

Reitor do UniCEUB

Page 3: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

3

ANO 3 : NO 17

anos FoRMando

PRoFissionais

de VeRdade45

3

Desde 1968, o CEUB confunde-se com a história da capital do país, le-vantando edifícios, contratando pro-fessores, colaboradores, oferecendo educação de qualidade. O CEUB, fruto de um sonho empreendedor, já nas-ceu com reconhecimento nacional. No dia 3 de maio, a sessão solene na Câmara dos Deputados, transmitida pelas ondas do rádio para todo o país pela Voz do Brasil, simbolizou a inau-guração oficial.

Os primeiros cursos abertos foram Direito, Pedagogia, Economia, Histó-

O gIgANTE DA AsA NOrTE

ria, Letras, Contabilidade, Adminis-tração e Filosofia. Além da atenção à organização acadêmica nos seus pri-meiros anos, o CEUB promoveu cultu-ra e esporte. Inesquecíveis foram os festivais de música realizados no cam-pus, com shows abertos à comunida-de brasiliense, embalados pelos mais talentosos artistas ou por jovens com-positores que viriam a fazer fama na MPB. Famosa também ficou a equipe de futebol profissional do CEUB, ten-do disputado campeonatos regionais e nacionais e fazendo parte da elite do futebol brasileiro.

A vanguarda científica iniciou sua consolidação nos meados dos anos 70, com a construção de novos blocos

de ensino e laboratórios para abrigar os cursos de saúde e ciências exatas e humanas, gradualmente implantados, entre eles, Psicologia, Geografia, Mate-mática e Comunicação Social. A expan-são do campus definiu “o gigante da Asa Norte”, um colossal conglomerado de 63 mil m2, gerador e difusor de vas-to conhecimento humano. Na década de 80, investimentos em ampliação continuaram. A grande novidade foi a instalação de ambientes para o curso de Tecnologia em Processamento de Dados, hoje Ciência da Computação.

Page 4: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE ANO 3 : NO 17

4

Nos anos 90, vieram prêmios, novas estruturas, auditórios e a criação do Instituto de Pesquisa e Desenvolvi-mento (ICPD). Em 1999, com o novo status concedido pelo MEC, passava a denominar-se centro universitário. Na transformação, houve reformula-ção dos cursos existentes e criação de outros, como Relações Internacionais, Biologia e Engenharia de Computa-ção. Além disso, houve a implantação pioneira no DF dos cursos vespertinos de Direito, Psicologia, Propaganda e Marketing, Turismo e Arquitetura e Ur-banismo.

Os anos 2000 continuaram em ritmo acelerado. Inaugurou-se a Faculdade de Ciências da Saúde, compreenden-do os cursos de Biologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Bio-medicina e, posteriormente, o de Nu-trição. Em 2002, começou a funcionar a Agência de Empreendedorismo, que incentiva e direciona o aluno para está-gios profissionais e difunde as novida-des no campo da gestão empresarial.

Junto à Empresa Júnior e à Incubadora de Empresas, a Agência dedica-se ao apoio gerencial às pequenas empresas, acolhendo e desenvolvendo os empre-endimentos iniciados pelos alunos.

Em 2003, faleceu o fundador e pri-meiro reitor João Herculino de Souza Lopes, deixando vivo o legado de um sonho interminável: a educação trans-formadora. No mesmo ano, foi inaugu-rada a Biblioteca Reitor João Herculino, uma das mais modernas do país, com cerca de 6 mil m2 e rico acervo. Nessa época, o UniCEUB lançou seu campus voltado exclusivamente para a prática profissional: o Edifício União, um pré-dio de 14 andares no Setor Comercial Sul, chamado de Centro de Atendi-mento Comunitário (CAC), dedicado à assistência à comunidade carente do

DF. O CAC, juntamente com 48 proje-tos de extensão, aproxima os alunos de realidades sociais fora da sala de aula de forma interdisciplinar, envolvendo vários cursos de diferentes áreas. Além disso, foi implantado o mestrado e o doutorado em Direito e, depois, o mes-trado em Psicologia. Em 2006, o fun-dador e primeiro reitor do UniCEUB foi homenageado com a inauguração do Complexo Cultural da República João Herculino, fornecendo seu nome ao último monumento da Esplanada dos Ministérios previsto no projeto original da capital do Brasil.

Page 5: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

5

ANO 3 : NO 17

TAguATINgA E MEDICINA

Ao final da primeira década do sé-culo XXI, o UniCEUB recebeu avalia-ção máxima do MEC, com nota 5 em conceito institucional e foi reconhe-cido como um dos melhores centros universitários do país. Às vésperas de completar 45 anos, abre novo cam-pus localizado em Taguatinga, com eficiente, moderno e confortável edi-fício com cerca de 4 mil m2 de área construída. Sobre isso, o reitor Getúlio Lopes declarou: “A nossa missão como educadores é manter a qualidade de ensino e trabalhar as características específicas daquela localidade, contri-buindo para o seu desenvolvimento sustentável”. O campus de Taguatinga oferece vagas para os cursos de Ad-ministração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenha-ria Civil, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Tecnologia

em Análise e Desenvolvimento de Sis-temas.

No dia 21 de março deste ano, o Diário Oficial da União selou mais uma conquista de todos que lutaram pelo sonho empreendedor de João Herculino. O curso de Medicina foi aprovado depois de frequentes visi-tas do Conselho Nacional de Saúde e da Comissão de Avaliação do Mi-nistério da Educação. Foram mais de dois anos de estudos, investimentos, organização de salas de aulas e labo-ratórios, contratação de professores, elaboração da metodologia, projeto pedagógico, certificação de docu-mentos e outros processos técnicos e estruturantes. Reunindo tradição e modernidade, o UniCEUB investe na formação de profissionais de saúde.

Page 6: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE ANO 3 : NO 17

6

O CEUB é inaugurado com os cursos: Direito, Letras,

Pedagogia, Geografia, Economia, Contabilidade e

Administração.

É realizado o I Concurso de Poesias

do CEUB.

É inaugurado o bloco 5.

É lançada a pedra fundamental do campus do CEUB, na 907 Norte.

João Herculino afasta-se da vida

política.

João Herculino denuncia “a morte da democracia” em discurso no Congresso

Nacional.

Inicia-se a construção do bloco 3.

João Herculino de Souza Lopes assume a Presidência do CEUB.

É inaugurado o ginásio de esportes

É inaugurado o Escritório Modelo de Assistência Jurídica.

Conheça os fatos mais marcantes da história do UniCeUB.

Page 7: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

7

ANO 3 : NO 17

O CEUB Esporte Clube empata em 2x2 com

o Corinthians.

O CEUB Esporte Clube empata em 1x1 com

o Flamengo.

É criado o Centro de Especialização, Aperfeiçoamento

e Extensão do CEUB - CESAPE.

É criado o curso de Tecnologia em Processamento

de Dados, que dura até a implantação do curso de Ciência

da Computação, em 1998.

Tem início a construção do bloco 8.

O atual campus universitário é

inaugurado.

Inicia-se a reorganização da Biblioteca Central.

É inaugurado o bloco 6.

É inaugurado o bloco 7.

Ocorre a terceira edição do Festival de

Música Jovem.

Page 8: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE ANO 3 : NO 17

8

É reinaugurado o escritório modelo de Direito e o Juizado

de Pequenas Causas.

O bloco 4 passa a abrigar os ateliês do curso de

Arquitetura e Urbanismo.

O mestrado em Direito do UniCEUB é considerado o

melhor do Centro-Oeste pelo Ministério da Educação.

É autorizado o projeto de criação do Instituto

CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento – ICPD.

O UniCEUB acredita no esporte e investe no time de basquete de Brasília, quatro

vezes campeão brasileiro.

O CEUB completa 25 anos.

Ocorre o I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão

e o I Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB.

A empresa júnior do UniCEUB Projetos Consultoria Integrada é a primeira de uma instituição privada a conseguir o registro

na Federação das Empresas Juniores do DF.

O CEUB sedia o II Encontro sobre Estado Democrático de Direito da Associação

Americana de Juristas - AAJ

O CEUB foi reconhecido pelo Ministério da Educação

como Centro Universitário, o primeiro do Distrito Federal.

O UniCEUB é reconhecido, pela

segunda vez consecutiva, como a melhor

instituição de ensino privada do Centro-

Oeste, pelo Prêmio Melhores Universidades do Guia do

Estudante, da editora Abril, e o segundo melhor centro

universitário do Brasil.

Page 9: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

9

ANO 3 : NO 17

É inaugurada a Agência de Empreendedorismo.

É criado o Instituto CEUB de Pesquisa e

Desenvolvimento - ICPD

O UniCEUB é reconhecido como uma das três melhores instituições de ensino

privada do Centro-Oeste, pelo Prêmio Melhores Universidades do Guia do

Estudante, da editora Abril .

É criada a Agência de Comunicação do

CEUB - ACC.

O UniCEUB inaugura o campus em Taguatinga.

É inaugurada a Biblioteca Reitor João Herculino.

O UniCEUB recebe do Ministério da Educação

(MEC) a nota máxima no conceito institucional,

tornando-se o único centro universitário do Centro-

Oeste e a única instituição de ensino superior do

Distrito Federal a obter a nota 5 na avaliação.

O Ministério da Educação autoriza o

curso de Medicina do UniCEUB .

O bloco 3 recebe nova estrutura: o auditório

Elza Moreira Lopes.

o UniCeUB mantém o olhar direcionado e atento ao padrão de qualidade institucional.

Page 10: UniCEUB em Equipe 17

10

ANO 3 : NO 17

A qualidade ambiental é uma preo-cupação que uma instituição de ensi-no deve ter. Um campus universitário resulta em impactos ambientais, pois consome recursos e insumos, como água, energia, papel, e gera diferentes resíduos.

Com o objetivo de planejar, desen-volver e gerenciar a Gestão Ambien-tal Institucional, foi criada em 2009 a Comissão de Gestão Ambiental do UniCEUB. O presidente, professor Carlos Alberto da Cruz Júnior, ressaltou que o UniCEUB, ao criar a Comissão, assumiu o compromisso, que envolve toda a orga-nização, de melhorar, continuamente, todos os aspectos relevantes e ineren-tes à sua atividade.

Para auxiliar as ações da Comissão, o UniCEUB possui um projeto de exten-são institucional em Gestão ambiental voltado para a melhoria do desempe-nho ambiental, coordenado pela pro-fessora Andrea Marilza Libano. A exten-são envolve monitoramento de ações, retorno de informações gerenciais, capitação de alunos, sensibilização da comunidade do campus com cartilhas, palestras, cursos, blitz ambientais e in-

PrEsErVArEDuCAr PArA

PrOjETOs VErDEs

CArrO ELÉTrICO PAPA-BITuCA

formativos nas mesas das áreas de ali-mentação. Realiza cursos de formação de “agentes ambientais” para funcioná-rios e terceirizados que colaboram com a coleta seletiva.

O UniCEUB destina, corretamente, sete toneladas de resíduos a cada dois meses. No campus, há coletores colori-

sECADOr DE MÃOs

Os secadores de mãos ou “sopradores” presentes em todos os banheiros reduzi-ram o consumo de papel. Há quem pen-se que há gasto de mais energia que os “puxadores de papel”, mas os secadores são de baixo consumo e não represen-tam nem um décimo da energia para produzir o papel-toalha que usávamos anteriormente.

A fim de diminuir a poluição causada por veículos, o Centro Universitário de Brasília usa um carro elétrico que auxi-lia as entregas de cargas pelo campus e é abastecido por um regulador, cuja alimentação é feita por um conjunto de baterias recarregáveis, com o benefício, também, de não gerar poluição sonora.

Foram instalados os papa-bitucas, que estão em pontos estratégicos do UniCEUB. Alunos voluntários do curso de Ciências Biológicas recolhem as pontas de cigarro, que são transformadas em papel, e fazem um trabalho de sensibi-lização quanto aos danos que o cigarro provoca à saúde e ao meio ambiente.

dos e identificados, caixas coletoras de papel em todos os setores e um ponto de entrega voluntária de resíduos– PEV feito de placas de tetrapak. Possui tam-bém o papa-bituca, que recolhe os res-tos de cigarro destinados à produção de papel.

UniCEUBem EQUIPE

GESTÃO AMBIENTAL

POsTO DE COLETA

0s resíduos especiais também são uma preocupação da Instituição que elimina, corretamente, pilhas e baterias, eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, re-síduos de serviços de saúde e óleo de cozinha do qual é feito detergente para uso no próprio campus.

A gestão ambiental do UniCEUB pri-ma, também, pela utilização de tecno-logia e produtos que reduzem impacto: o carro elétrico que não emite gases e ruídos; o piso da pavimentação, que fa-cilita a drenagem da chuva; bancos de madeira ecológica (plástico reciclado) nas praças é ecobrindes feitos de pai-néis de lonas. Os secadores de mãos dos banheiros reduziram o uso de pa-pel-toalha e consomem menos de um décimo da energia usada na produção do papel. Monitores de LCD, lâmpadas fluorescentes, torneiras temporizadas e mictórios secos economizam energia e água. Para melhorar o ambiente comu-nitário, árvores nativas foram plantadas e identificadas, fazendo da área verde um Museu Vivo do Cerrado.

O Centro Universitário de Brasília reú-ne estratégias para um mundo melhor. Você pode contribuir, fazendo sua parte!

Page 11: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

11

ANO 3 : NO 17

Em comemoração aos 45 anos do Centro Universitário

de Brasília, a Instituição vai promover o Fórum

UniCEUB Educação Transformadora. O evento ocorre

no campus da Asa Norte e será aberto à comunidade

brasiliense.

O tema Educação transformadora permeará o ano de

celebração dos 45 anos do UniCEUB e foi escolhido

pelo compromisso da Instituição com a sociedade.

“Queremos criar profissionais que tenham consciência

e conhecimento técnico e científico para a melhoria do

meio onde vivenciem suas experiências como cidadãos”,

explicitou o diretor acadêmico do UniCEUB, professor

Carlos Alberto da Cruz.

2 DE MAIO DE 2013criador do computador pessoal e cofundador da Apple, e outros grandes palestrantes.

STEVE WOZNIAK,A P R E S E N T A

Informações: www.uniceub45anos.com.br

INGRESSOS LIMITADOSGARANTA LOGO O SEU.

Vendas: 50% DE DESCONTOPARA EGRESSOS

Dia 2 de maio Campus do UniCEUB

Asa Norte

[hi] SCHOOLParticipação especial

Foto

: Mic

hael

Bul

benk

o

GILBERTO DIMENSTEINJornalista premiado no Brasil e no exterior.

ROBERT WONGUm dos maiores headhunters do mundo.

SILVIO MEIRAUm dos 100 pensadores brasileiros mais infl uentes.

Projeto social com foco nosalunos do ensino médio.

criador do computador pessoal e cofundador da Apple, e outros grandes palestrantes.

STEVE WOZNIAK,A P R E S E N T A

Informações: www.uniceub45anos.com.br

INGRESSOS LIMITADOSGARANTA LOGO O SEU.

Vendas: 50% DE DESCONTOPARA EGRESSOS

Dia 2 de maio Campus do UniCEUB

Asa Norte

[hi] SCHOOLParticipação especial

Foto

: Mic

hael

Bul

benk

o

GILBERTO DIMENSTEINJornalista premiado no Brasil e no exterior.

ROBERT WONGUm dos maiores headhunters do mundo.

SILVIO MEIRAUm dos 100 pensadores brasileiros mais infl uentes.

Projeto social com foco nosalunos do ensino médio.

criador do computador pessoal e cofundador da Apple, e outros grandes palestrantes.

STEVE WOZNIAK,A P R E S E N T A

Informações: www.uniceub45anos.com.br

INGRESSOS LIMITADOSGARANTA LOGO O SEU.

Vendas: 50% DE DESCONTOPARA EGRESSOS

Dia 2 de maio Campus do UniCEUB

Asa Norte

[hi] SCHOOLParticipação especial

Foto

: Mic

hael

Bul

benk

o

GILBERTO DIMENSTEINJornalista premiado no Brasil e no exterior.

ROBERT WONGUm dos maiores headhunters do mundo.

SILVIO MEIRAUm dos 100 pensadores brasileiros mais infl uentes.

Projeto social com foco nosalunos do ensino médio.

criador do computador pessoal e cofundador da Apple, e outros grandes palestrantes.

STEVE WOZNIAK,A P R E S E N T A

Informações: www.uniceub45anos.com.br

INGRESSOS LIMITADOSGARANTA LOGO O SEU.

Vendas: 50% DE DESCONTOPARA EGRESSOS

Dia 2 de maio Campus do UniCEUB

Asa Norte

[hi] SCHOOLParticipação especial

Foto

: Mic

hael

Bul

benk

o

GILBERTO DIMENSTEINJornalista premiado no Brasil e no exterior.

ROBERT WONGUm dos maiores headhunters do mundo.

SILVIO MEIRAUm dos 100 pensadores brasileiros mais infl uentes.

Projeto social com foco nosalunos do ensino médio.

Page 12: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE ANO 3 : NO 17

12

Crescer, evoluir, mudar é um objetivo natural de instituições, empresas, gover-nos, cidades, estados, países, mundo. Essa transformação começa pelo ser humano. Quando conhecimentos e valores juntam-se na sua formação, o jovem torna-se capaz de transformar, para melhor, o mundo a sua volta. Isso pode ocorrer por meio de qual-quer pessoa que esteja disposta a transfor-mar-se e aos outros ao seu redor.

Para a educação efetivamente transfor-madora, é necessário permear toda a prá-tica pedagógica com um conjunto de prin-cípios e valores sólidos e verdadeiros. Os princípios do UniCEUB são:

1 PRINCÍPIO DA LIBERDADE E DA TOLE-RÂNCIA. Defendemos a liberdade de opi-nião, crenças e valores, pelo reconhecimen-to do direito à existência e à expressão dos diferentes grupos sociais e multiculturais.

2 PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE. Forma-ção e transformação do educando para o fortalecimento da cidadania e da constru-ção da sociedade mais justa.

3 PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. Valorização do espírito de co-operação, da capacidade criativa e do senso empreendedor voltado ao desen-volvimento socioeconômico, à proteção ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Pr

og

ra

ma

çã

o

PISCINAPISCINA

F

VERDE

E D C

CREDENCIAMENTO VIP

ENTRADA VIP

VIA W4 NORTE

POSTO POLICIAL

GRA

ND

E LO

JA M

AÇÔ

NIC

A

VIA W5 NORTE

MA

NO

BRIS

TAS

MA

NO

BRIS

TAS

LOUNGEVIP

Bloco 10

ARENA DAEDUCAÇÃO

ACESSO VIP

4 PRINCÍPIO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Integração de teoria e prática, permeando atividades de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a for-mação técnico-científica aplicável à atuação profissional.

5 PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO CONTINUA-DA. Capacitação do educando para a formu-lação de respostas criativas e contextualiza-das na solução de problemas da sociedade, conscientizando-o da necessidade de aper-feiçoamento e atualização permanente.

A programação inclui palestras com quatro profissionais nacionais e interna-cionais que tratarão de temas relevantes para a sociedade globalizada: Sílvio Meira, formado em engenharia eletrônica pelo ITA, falará sobre Empreendedoris-mo e redes sociais; Gilberto Dimenstein, jornalista de renome internacional, discu-tirá o tema Meu papel transformador; Robert Wong, um dos maiores headhunters do mundo, proferirá sobre Profissionais de verdade; Steve Wozniak, cofundador da Apple Computer Inc, apresentará ao público o tema Criatividade e inovação.

07h45 Cadastramento09h Abertura09h45 Momento institucional10h Sílvio Meira - Empreendedorismo e redes sociais11h30 Debate12h Intervalo14h30 Momento institucional15h Gilberto Dimenstein - Meu papel transformador16h15 Debate16h45 Intervalo17h Momento institucional17h15 Robert Wong - Profissionais de verdade18h30 Debate19h Intervalo19h30 Momento Institucional20h Steve Wozniak - Criatividade e inovação21h30 Debate22h Encerramento

Page 13: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

13

ANO 3 : NO 17

PALEsTrANTEsMeu papel

transformador

Gilberto DiMENstEiN

criador do computador pessoal e cofundador da Apple, e outros grandes palestrantes.

STEVE WOZNIAK,

A P R E S E N T A

Informações: www.uniceub45anos.com.br

INGRESSOS LIMITADOSGARANTA LOGO O SEU.

Vendas:50% DE DESCONTOPARA EGRESSOS

Dia 2 de maio Campus do UniCEUB Asa Norte

[hi] SCHOOLParticipação especial

Foto

: Mic

hael

Bul

benk

o

GILBERTO DIMENSTEINJornalista premiado no Brasil e no exterior.

ROBERT WONGUm dos maiores headhunters do mundo.

SILVIO MEIRAUm dos 100 pensadores brasileiros mais infl uentes.

Projeto social com foco nosalunos do ensino médio.

Jornalista e colunista da Folha de S. Paulo e da Rádio CBN, Gilberto Dimenstein é autor de reportagens de repercussão nacional e internacional. Foi vencedor de importantes prêmios, como o Esso de Jornalismo e o Líbero Badaró de Imprensa, além do Prêmio Jabuti de Literatura de Melhor Livro de Não Ficção, com O cida-dão de papel. É idealizador do Catraca Livre, site desen-volvido inicialmente por estudantes universitários com novidades gratuitas do contexto cultural paulistano que se tornou um sucesso e expandiu-se com dicas de gastronomia, bem-estar, educação, emprego, negó-cios e diversidades.Gilberto Dimenstein mostrará como a junção das carreiras de jornalista e educador faz parte de sua história profissional e pessoal. “Acredito na educação como recurso de transformação social. Procuro usar a comunicação para dar voz às pessoas, demonstran-do o papel do indivíduo empreendedor e protago-nista de mudanças na família, na comunidade, no bairro, na cidade. Empreendedorismo é a experiên-cia de acreditar na capacidade de inovar, de mudar a realidade”, ressaltou. Na Universidade de Columbia, nos Estados Uni-dos, Dimenstein foi acadêmico visitante do progra-ma de direitos humanos e, atualmente, desenvolve o projeto Comunicação para a cidadania, a convite da Universidade Harvard, em Cambridge. Autor de várias obras literárias no Brasil, o educador pes-quisou a violência e a prostituição de crianças na Amazônia. Do resultado das apurações, nasceu o livro Meninas da noite: a prostituição de meninas escravas no Brasil, publicado em vários países. Com sua vasta experiência com jornalismo, educação e cultura, Gilberto Dimenstein defende a inclusão da cultura na formação do cidadão do futuro. “A educação é muito mais do que a sala de aula. Ela tem o papel de ensinar o encanto da possibilidade, de transformar o conhecimento em habilidades. A música, a dança, o teatro têm o poder de estimular a imaginação, a criativi-dade e o papel transformador do indivíduo na sociedade.”

13

Empreendedorismo

e redes sociais

silvio MEiRA

criador do computador pessoal e cofundador da Apple,

e outros grandes palestrantes.

STEVE WOZNIAK,A P R E S E N T A

Informações: www.uniceub45anos.com.br

INGRESSOS LIMITADOS

GARANTA LOGO O SEU.Vendas: 50% DE DESCONTO

PARA EGRESSOS

Dia 2 de maio

Campus do UniCEUB

Asa Norte

[hi] SCHOOLParticipação especial

Foto

: Mic

hael

Bul

benk

o

GILBERTO DIMENSTEINJornalista premiado no Brasil

e no exterior.

ROBERT WONGUm dos maiores

headhunters do mundo.

SILVIO MEIRAUm dos 100 pensadores

brasileiros mais infl uentes.

Projeto social com foco nos

alunos do ensino médio.Silvio Meira é um dos maiores referenciais quando

se trata de inovação e tecnologia. Com uma carreira

de sucesso, ele é professor de Engenharia de Software

formado pela Universidade Federal de Pernambuco,

cientista-chefe de estudos avançados de Recife e foi

consultor da Organização das Nações Unidas - ONU

para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Formado em Engenharia Eletrônica pelo Institu-

to Tecnológico da Aeronáutica, fez doutorado em

Computação em uma das melhores universida-

des do mundo na Inglaterra, a University of Kent at

Canterbury. É autor de artigos científicos e tecnológi-

cos que já foram publicados em congressos acadêmi-

cos e assinou colunas de educação na revista eletrôni-

ca Agência Estado e no Jornal da Tarde.

Silvio Meira apresenta, em suas palestras, o impacto

da Tecnologia e da Inovação na sociedade, com co-

nhecimento no setor da informação. O pesquisador

supervisionou mais de quarenta teses e dissertações

de doutorado e mestrado em Computação. Foi pes-

quisador do CNPq por mais de 15 anos e coordenou

o Programa Multi-Institucional em Ciência da Com-

putação (PROTEM-CC) do Ministério da Ciência e

Tecnologia, além de ter sido membro do primeiro co-

mitê gestor da Internet/BR e presidente da Sociedade

de Computação.

Meira trabalhou em diversas instituições pelo

país, foi consultor do Banco Mundial, um dos três

cientistas que criaram a ferramenta de busca Radiz.

com e um dos arquitetos da Newstorm.com. Além

disso, foi considerado pela revista Info Exame uma

das cem pessoas mais importantes da tecnologia da

informação no país.

Page 14: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE ANO 3 : NO 17

PALEsTrANTEsCriatividade

e inovação

steve WozNiAk

criador do computador pessoal e cofundador da Apple, e outros grandes palestrantes.

STEVE WOZNIAK,A P R E S E N T A

Informações: www.uniceub45anos.com.br

INGRESSOS LIMITADOSGARANTA LOGO O SEU.

Vendas: 50% DE DESCONTOPARA EGRESSOS

Dia 2 de maio Campus do UniCEUB

Asa Norte

[hi] SCHOOLParticipação especial

Foto

: Mic

hael

Bul

benk

o

GILBERTO DIMENSTEINJornalista premiado no Brasil e no exterior.

ROBERT WONGUm dos maiores headhunters do mundo.

SILVIO MEIRAUm dos 100 pensadores brasileiros mais infl uentes.

Projeto social com foco nosalunos do ensino médio. Stephen Gary Wozniak é referência mundial quan-do o assunto é tecnologia. Teve como inspiração profissional seu pai, Francis Jacob Wozniak, que, ao longo de sua infância, estimulou-o com a admira-ção que tinha por engenharia e matemática. Steve Wozniak, então, formou-se em Ciência da Compu-tação e em Engenharia Elétrica pela Universida-de da Califórnia em Berkley e foi cofundador da Apple, Inc. juntamente com Steve Jobs.Wozniak sempre buscou projetos que o desa-fiassem intelectualmente. Aos 11 anos, construiu sua própria estação de rádio amador. Aos 13, foi eleito o presidente do clube de eletrônica da sua escola, venceu a feira de ciências e construiu a máquina que, futuramente, revolucionaria os computadores pessoais.

Jobs e Wozniak conheceram-se no ano de 1975, em Palo Alto, Califórnia. Concluíram que um computador pessoal barato era possível. Para realizar esse sonho, venderam bens pes-soais, totalizando US$ 1.300. O primeiro protó-tipo foi montado na garagem de Steve Jobs e denominado Apple I. O preço estipulado para cada computador foi US$ 666,66, e, ao todo, foram comercializados 200 computadores. No dia 1º de abril de 1976, fundaram a empresa de tecnologia com o maior capital do mundo.Steve Wozniak virá, pela primeira vez, à ca-pital federal, a convite do UniCEUB, para o Fórum UniCEUB – Educação Transformadora, no qual tratará do tema que escolheu como estilo de vida: Criatividade e inovação. “Ino-var é reinventar algo que já existe; inventar é criar algo inédito”, declarou.

Profissionais

de verdade

Robert WoNG

criador do computador pessoal e cofundador da Apple, e outros grandes palestrantes.

STEVE WOZNIAK,A P R E S E N T A

Informações: www.uniceub45anos.com.br

INGRESSOS LIMITADOSGARANTA LOGO O SEU.

Vendas: 50% DE DESCONTOPARA EGRESSOS

Dia 2 de maio Campus do UniCEUB

Asa Norte

[hi] SCHOOLParticipação especial

Foto

: Mic

hael

Bul

benk

o

GILBERTO DIMENSTEINJornalista premiado no Brasil e no exterior.

ROBERT WONGUm dos maiores headhunters do mundo.

SILVIO MEIRAUm dos 100 pensadores brasileiros mais infl uentes.

Projeto social com foco nosalunos do ensino médio.

Robert Wong atua como headhunter, consultor, autor

e palestrante. Seu trabalho de consultoria é desenvol-

vido por meio de metodologia própria, adquirida ao

longo dos anos no meio corporativo. Atualmente, é o

CEO da Robert Wong Consultoria Executiva, empresa

voltada para headhunting, coaching, personal branding,

workshops e palestras. Anteriormente, foi presidente

da Korn/Ferry para o Brasil e a América Latina, uma das

maiores empresas do mundo em recrutamento e sele-

ção com sede em São Paulo.

“Evoluir, ser feliz e compartilhar”, esse é o lema de Ro-

bert Wong, que foi considerado pela revista britânica

The Economist um dos 200 principais headhunters do

mundo. Já orientou executivos poderosos e é conheci-

do por seu genuíno interesse nas pessoas e seu talento

de descobrir qualificações. O segredo para quem quer

ter sucesso, de acordo com o especialista, está em bus-

car inspiração, equilíbrio e autoconhecimento.

Fluente em inglês, português e chinês, graduado pela

Chapel American School em São Paulo, Wong formou-se

em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade

de São Paulo e recebeu uma bolsa da Confederation of

British Industry Scholar para sua pós- graduação na In-

glaterra. É autor do best-seller O sucesso está no equilíbrio

e da obra Superdicas para conquistar um ótimo emprego.

Como palestrante, tem como foco estimular e provocar

transformações competitivas mediante conteúdos pro-

fundos. Mesclando a praticidade ocidental com a filo-

sofia oriental, Wong introduz métodos únicos, aliando

teoria, prática e autoconhecimento, buscando motivar

e inspirar as pessoas a fazer a diferença, instigando os

participantes a pensar e agir como líderes comprometi-

dos e influenciadores do meio onde atuam.

14

Page 15: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

15

ANO 3 : NO 17

Esse é o grito de guerra da torcida organizada Uni, presente aos jogos do UniCEUB/BRB/Brasília, time tricampeão do Novo Basquete Brasil (NBB), quatro vezes campeão brasileiro, campeão da Liga Sul-Americana, campeão da Liga das Américas. Segundo o líder da tor-cida, Thiago Prata, antigamente, o pú-blico que frequentava as quadras não tinha o hábito de manifestar-se. “Fomos nós que incentivamos os torcedores a gritar e empurrar o time”, garante. Faça chuva ou faça sol, lá está a torcida Uni com suas camisetas, faixas e bandei-

INCENTIVO à PráTICA DO

ras no ginásio da ASCEB ou no giná-sio Nilson Nelson, locais dos jogos do UniCEUB/BRB/Brasília. “Quando há par-tidas importantes fora de Brasília, va-mos ao aeroporto desejar boa sorte e conversar com a equipe”, acrescentou o torcedor.

Educação Física e relacionamentoO UniCEUB também incentiva a prá-

tica de variadas modalidades espor-tivas no campus da Asa Norte: futsal, voleibol, basquetebol, handebol, fu-tebol, rúgbi, jiu-jítsu, natação, karatê, capoeira, ai-ki-dô, kung-fu, boxe chi-nês, defesa pessoal, clube da corrida e

clube de xadrez. Os praticantes têm à disposição as quadras de dois ginásios, piscina semiolímpica, caixas de saltos e campo de futebol.

Os esportes coletivos são exclusivos aos alunos do UniCEUB; os individuais são também para pessoas da comuni-dade externa. Os principais torneios dos quais os atletas do UniCEUB par-ticipam são os Jogos Universitários do DF, as Olimpíadas Universitárias do UniCEUB e a Copa UniCEUB de Futebol Society. As competições pro-movem o relacionamento e a prática profissional aos professores do curso de Educação Física.

EsPOrTEtorcida Uni eu sou,CeUB joga eu vou,

e ninguém vai me segurar,Vamos, Brasília!

Page 16: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE ANO 3 : NO 17

16

O quE

rOLOu EM

MArçO

E ABrIL

março

27

aBrIL

01aBrIL

02

aBrIL

03

aBrIL

03aBrIL

10

seminários de Integração da pós-graduação em Marketing Visita do ministro conselheiro da Embaixada dos EuA

superior Tribunal Militar em homenagem a mem-bros do uniCEuB

Carreiras jurídicas

Empreendedorismo feminino

O curso de pós-graduação em Marketing e Cadeia de Valor do UniCEUB realizou o Seminário de Integração, cuja ideia é convidar profissionais para tratar de temas discutidos em sala de aula. “Os alunos podem conferir, na prática, aquilo que estudaram durante as aulas”, ressaltou a professora Joana Bicalho, coordenadora do curso. Foram convidados profissionais renomados de diversas áreas, que trataram de temas, como carreira em gestão de projetos, relacio-namento entre agência e cliente, desafios de gestão da imagem de uma marca, enfrentamento do Ba-lanced Scorecard junto à gestão das empresas, desafios da gestão de comunicação global e bench-marketing voltado a processos in-ternacionais de comunicação.

O UniCEUB ofereceu palestra sobre Carreiras jurídicas, direcionada aos alunos do 1º semestre de Direito para que os calouros descubram as oportu-nidades que o curso e a vida acadêmi-ca podem proporcionar-lhes em seu

Todd Chapman, atual ministro conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, esteve no UniCEUB, em visita de cortesia ao reitor Getúlio Moreira Lopes, reforçando o interesse americano em ampliar as relações de intercâmbio com insti-tuições acadêmicas brasileiras. Durante a reu-nião, foi avaliado o impacto dos programas de intercâmbio entre os países, com o obje-tivo de reforçar os investimentos em educa-ção. “Temos dado atenção à educação, por-que oferece oportunidades para ampliação de aliança e estreitamento das relações entre Brasil e Estados Unidos,” afirmou o conselhei-ro da Embaixada.

O Superior Tribunal Militar (STM) promo-veu cerimônia de entrega da Ordem do Mé-rito Judiciário Militar (OMJM). De acordo com o STM, a condecoração destina-se a agraciar integrantes da Casa, instituições e persona-lidades civis e militares, brasileiras ou estran-geiras, que prestaram reconhecidos serviços à Justiça Militar. A pró-reitora acadêmica, Elizabeth Manzur, e o diretor do Instituto CEUB

de Pesquisa e Desenvolvimento - ICPD, João Herculino de Souza Lopes (foto), fo-ram agraciados na cerimônia com a Condecoração da Ordem do Mérito Judiciário Militar no grau Alta Distinção.

Em homenagem ao mês da mulher, o Conselho Re-gional de Administração do Distrito Federal – CRA/DF promoveu palestra em parceria com o UniCEUB, sobre empreendedorismo feminino, para celebrar as conquis-tas e os desafios da mulher na sociedade, com a pre-sença da doutora Raissa Rossiter, que foi professora da Instituição no curso de Administração. Socióloga por formação, ela construiu sua carreira no campo de admi-nistração e gestão, com doutorado na área de Estraté-gia e Negócios Internacionais.

futuro e entendam melhor o cotidiano profissional. Em parceria com a OAB, fo-ram convidados advogados para expor suas trajetórias, e os pro-fessores do UniCEUB trataram de suas experiências no mercado de trabalho. O objetivo era promo-ver o contato com pessoas que atuam no Direito, para incentivar os alunos a ter uma visão de qual

carreira seguir mediante o amplo uni-verso que o curso oferece.

Joana Bicalho com os publicitários Paulo Bertoni e ricardo Tibães

Page 17: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

17

ANO 3 : NO 17

aBrIL

04aBrIL

09

aBrIL

08

aBrIL

09

aBrIL

05

seminário Condição jurídica do estrangeiro no Brasil Palestra sobre guerras cibernéticas

Palestra com Francisco rezek sobre domínio público

Aula-show com Dadá da Bahia

Curso de extensão Vidas em Trânsito

Destinado a alunos de graduação e pós-gradua-ção dos cursos de Direito e Relações Internacionais, o seminário Condição jurídica do estrangeiro no Brasil teve o objetivo de mostrar que, no âmbito mundial, o país começa a tornar-se um dos destinos preferenciais de estrangeiros.

O UniCEUB promoveu a palestra Guerra cibernética e segurança nas relações internacionais com o ob-jetivo de falar do conflito que não ocorre com armas físicas, mas por confrontação em meios eletrônicos e informáticos no chamado ciberes-paço. Os palestrantes trataram das novas formas de os países promove-rem ataques uns com os outros e da mudança dos atores, que não neces-sariamente são Estados, mas podem ser, também, pessoas comuns, além do sistema de segurança dos gover-nos e da mudança dos novos instru-mentos diplomáticos em relação aos ataques.

Dando continuidade ao ciclo de palestras do Centro Universitário de Brasília, o pro-fessor e doutor Francisco Rezek tratou do tema Domínio público na Constituição e falou sobre a escolha do assunto aos estudantes. “A palestra é técnica. O domínio público são os bens do Estado brasileiro”. Na ocasião, o professor ressaltou os pontos que compõem as normas dos contextos internacionais e nacionais. Ele salientou a impor-tância da propriedade dos bens públicos comuns, que são divididos em especiais e dominicais, no direito internacional, como o uso do mar territorial, dos lagos, dos rios limítrofes e de curso sucessivo e da plataforma continental.

Os alunos de Gastronomia do UniCEUB participaram de aula-show com a chef Dadá da Bahia realizada em shopping de Brasília. O preparo dos pratos foi nas de-pendências do Centro Universitário, juntamente com os alunos do curso, que ti-veram uma aula especial com a chef. Posteriormente, na aula-show, eles atuaram como auxiliares, e ela ensinou receitas tradicionais que levam seu toque especial. A célebre cozinheira destacou a valorização da gastronomia nos últimos tempos e parabenizou o Centro Universitário de Brasília pela iniciativa de criar um curso para formação de gastrônomos. “O conselho que dou aos alunos iniciantes na carreira é não ter medo e sempre lutar pelos seus objetivos”, salientou.

O curso de Relações Internacionais do UniCEUB, em parceria com o Centro Sca-labriano de Estudos Migratórios – CSEM e a UnB, ofereceu o curso de extensão

Vidas em Trânsito: Conhe-cer e Refletir na Perspectiva da Mobilidade Humana. O evento é voltado a alunos de Relações Internacionais, Direito e História com o ob-jetivo de tratar dos fluxos migratórios, seus problemas, contradições, mulheres em relação aos processos migra-tórios e suas dificuldades.

Page 18: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE ANO 3 : NO 17

18

O quE

rOLOu EM

ABrIL

aBrIL

16

aBrIL

15aBrIL

16

aBrIL

17

aBrIL

18

semana de Ciências Contábeis

Palestra com o professor francês Dominique rousseau

Ciclo de palestras com o professor doutor Carlos Ayres Britto

Palestra Aspectos polêmicos da Lei geral da Copa

Lançamento do livro sobre Vigotski

O UniCEUB recebeu, em um encontro reservado aos alunos de mestrado e doutorado em Direito, o renomado professor de Direito Constitucional da Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), Dominique Rousseau. O jurista foi o responsável pela criação do Centro de Estudos Constitucionais Francês e o grande defensor da revisão constitucional do seu país. Ele advoga o conceito de democracia permanente, ou seja, “uma democracia que permite a intervenção

do cidadão na criação das leis e não somente pelo voto”. Grandes nomes do Direito vieram ao Cen-tro Universitário de Brasília prestigiar Rousseau durante o encontro, entre eles, a ministra do STM Maria Elizabeth Rocha, o ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto, o presidente do TCU, Augusto Nardes, e o ex-procurador-geral da República Ino-cêncio Coelho.

O ex-ministro do Supremo Tribu-nal Federal - STF, Carlos Ayres Britto, esteve no UniCEUB, para apresentar o tema As principais dicotomias para compreensão do Direito, encerrando o seu ciclo de palestras do semes-tre. Ele ressaltou a importância do evento para os alunos do curso de Direito. “Não há como compre-ender o Direito, sem estudar seus polos universais”. Na ocasião, o ministro tratou do Direito Público e Privado como opostos, mas que

estão em harmonia no centro das decisões sociais. “É preciso falar sobre este assunto como uma divisão de um elemento em duas partes, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco. Essa era a filosofia em que os gregos acreditavam e que estudamos no curso”.

O consultor jurídico do Ministério do Es-porte, Pitágoras Dytz, apresentou palestra no UniCEUB, sobre Aspectos polêmicos da Lei Geral da Copa, deixando transparecer que, embora haja críticas de vários segmentos, a Lei protege a soberania e a cultura do país. “A Lei Geral da Copa respeita os limites consti-tucionais”, assegurou. Segundo o consultor, a Lei cede a exigências comerciais da FIFA, mas corrobora as garantias de serviços de saúde, segurança, transporte, hotelaria e outros con-ceitos que abrangem o documento assinado pelo governo brasileiro.

O professor do UniCEUB Fernando Rey lançou o livro O pensamento de Vigotski: contradições, des-dobramentos e desenvolvimento no campus da Asa Norte. Na obra, Fernando Rey apresenta Vigotski em diferentes momentos e, ao mesmo tempo, expõe ao leitor um quadro de tendências e adversidades da psicologia soviética da época, como os momen-tos difíceis de vida no país. “Apresento Vigotski, suas contradições, o caráter vivo e produtivo do seu pen-samento e avanço em desdobramentos e desenvol-vimentos de sua obra”, explicou.

Palestrante Pitágoras Dytz e professor Humberto Fernandes

O UniCEUB promoveu a Semana de Ciências Contábeis sobre o tema O papel do contador e as transfor-mações na profissão contábil, com o objetivo de ambientar o aluno à prática profissional. O evento teve a presença do contador da Câmara dos Deputados Francisco Glauber L. Mota, dos peritos criminais federais Eduardo Siqueira Costa Neto e Eval-do Oliveira de Assis e do presidente do Conselho Regional de Contabi-lidade - CRC-DF, Adriano Marrocos.

Page 19: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

19

ANO 3 : NO 17

aBrIL

19aBrIL

23

aBrIL

23

aBrIL

23

aBrIL

22

Palestra ser contemporâneo: medo e paixão Aula com o ministro Luiz Fux

Palestra com o ministro gilmar Mendes

Centenário de Vinicius de Moraes

Palestra com ex-ministro das finanças da Argélia

O UniCEUB, em parceria com a Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPB) e a Federação Brasi-leira de Psicanálise (FEBRAPSI), realizou o evento Ser contemporâneo: medo e paixão, direcionado a alunos do curso de Psicologia. O tema foi inspira-do nas ideias do filósofo italiano Giorgio Aganbem sobre contemporaneidade. Além de importantes questões que afligem o homem contemporâneo, o assunto abre um campo de debates a respeito das repercussões da contemporaneidade na téc-nica psicanalítica atual.

A brilhante obra de Vinicius de Moraes, poeta, escritor, compositor, dramaturgo, jornalista e di-plomata, que, em 2013, completaria 100 anos, foi objeto de estudo de alunos do curso de Letras do UniCEUB. Eles apresentaram, no campus, ativida-des, incluindo um documentário produzido com impressões dos fãs colhidas nas ruas de Brasília e encenações temáticas da Bossa Nova em ambien-tação de barzinho.

O professor Abdellatif Benachenhou, ex--ministro das Finanças da Argélia, esteve no UniCEUB, para o lançamento do seu livro Países emergentes. A obra trata das características e das atividades econômicas de países, como Chi-na, Índia, Brasil, Turquia, Coreia do Sul, África do Sul, Malásia, Chile, Indonésia, México e Rússia. “É uma oportunidade de ter contato com um polí-tico renomado, para falar aos nossos estudantes de temas globais, dos desafios dos países emer-gentes e do que eles têm à frente como princi-pal meta a ser atingida”, afirmou a coordenadora do curso, professora Renata Rosa.

Teve início, no UniCEUB, o curso Questões Processuais Relevantes, proferido pelo ministro do Supre-mo Tribunal Federal – STF, Luiz Fux, voltado a alunos do projeto Pró-OAB, criado com o objetivo de incrementar a capacidade de aprovação dos alunos de Direito do UniCEUB no Exame de Ordem Unificado. Estão programados cin-co encontros, em que o ministro tratará dos temas Sujeitos proces-suais, Intervenção de terceiros e litis-consórcio, Sentença e coisa julgada, Teoria geral dos recursos e Recursos para os Tribunais Superiores.

Filósofo italiano giorgio aganbem

Ex-ministro abdellatif Benachenhou e professora renata rosa

O ministro do Supremo Tribunal Federal-STF Gilmar Mendes esteve no Cen-tro Universitário de Brasília, no dia 23 de abril, para encerrar seu ciclo de pales-tras. Ele tratou do tema A garantia dos direitos fundamentais dos acusados, dos internos e dos egressos do sistema penitenciário brasileiro: principais dicotomias para compreensão do Direito. Na ocasião, o ministro enfatizou o direito de de-fesa e garantias do texto constitucional. “Mais do que qualquer outra, a Cons-tituição Federal de 1988 deu um significado ímpar à garantia constitucional. Nenhuma outra enfatizou os direitos e as defesas de qualquer acusado como esta o fez”.

Page 20: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE ANO 3 : NO 17

20

A história da tecnologia é quase tão antiga quanto a da humanidade. Atual mente, a forma e a agilidade da informação é um meio de auxiliar as diversas áreas do mundo globalizado. Com o avanço da modernidade, o co-tidiano da população mundial foi al-terado por uma série de conhecimen-tos tecnológicos.

O UniCEUB preocupa-se em acompa-nhar as novidades, assim seus labora-tórios estão equipados com as tecno-logias de ponta. O campus possui uma plataforma wireless, atualizada anual-mente. Quando se trata de rede a cabo, as instalações para acesso são de fibra ótica, e isso faz que haja velocidade e maior acesso.

As salas de aula têm o que é preci-so para a conexão global. “O acesso aos serviços oferecidos no Espa-ço Aluno e na Biblioteca, como pesquisa ao acervo, repositório de arquivos, pu-blicações acadêmicas, ficou mais fácil”, ressaltou Gustavo Lopes, diretor de Ti do UniCEUB. Além disso, as aquisições anuais de computadores têm permitido à Instituição dispor, nos laboratórios, de máquinas com, em média, dois anos de vida, com a melhor configuração para desktop e com processador de última geração.

O inícioQuando a Faculdade de Tecnologia do

Centro Universitário de Brasília foi fun-dada, nasceu o curso de Tecnologia em Processamento de Dados, hoje, a atual

A INFrAEsTruTurA

DO uniCEuB

graduação em Ciência da Computação. ‘’Trabalho há 30 anos na Instituição, e, com o passar dos anos, novos cursos foram criados, e a faculdade, incessante-mente, cresceu na área de ciências exatas e tecnologia. Hoje, há o curso tecnológi-co de Análise de Sistemas e os cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação’’, ressaltou o diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, José Pereira da Luz Filho. Na pós-graduação, são oferecidos cinco cursos em tecnolo-gia: Engenharia de Requisitos de Softwa-re, Gerência de Projetos de Engenharia, Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação, Governança em Tecnologia

TECNOLógICAda Informação e Rede de Computadores com Ênfase em Segurança.

Além da tecnologia da Instituição, os alunos dispõem da primeira Fábrica de Software universitária do Brasil, funda-da em 8 de maio de 2008, um ambiente onde se desenvolvem sistemas com

a mesma plataforma aplicada nas indústrias tradicionais, utilizan-

do as melhores práticas criadas para o processo de desenvol-

vimento, testes e manutenções dos softwares. Na Fábrica, o es-

tudante produz seu trabalho fi-nal em dois semestres, nos quais cumpre todas as etapas do pro-

jeto: o desenvolvimento e a im-plantação de um sistema com-

pleto de informação para uma empresa real. Com isso, o aluno tem a oportunidade de aplicar os conheci-mentos tecnológicos adquiridos, e al-guns chegam a abrir a própria empresa e comercializar os sistemas desenvolvi-dos, tamanha é a qualidade do produto final. A Fábrica possui parceiros, como IBM, Tata, Politec, entre outros, e o espa-ço físico está organizado no bloco 11, com toda a estrutura necessária.

O professor José Pereira explica que os alunos conseguem inserir-se no mer-cado de trabalho antes mesmo da for-matura, e a criação da fábrica veio para atender uma demanda emergente. “Nós oferecemos a oportunidade, e cabe ao estudante escolher que caminho irá se-guir. A junção de boa titulação com vida prática forma o profissional de verdade”.

Page 21: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

21

ANO 3 : NO 17

Dalva reis Diretora da FaCES

EM

TA

LE

NT

O

Professora em todos os

tempos

Um ano depois da fundação do UniCEUB, em 1969, José Loiola da Silva, mais conhecido como Seu Zezinho, foi admitido na Instituição. Cearense, 65 anos, ele veio para Brasília ainda garo-to, porque tinha irmãos que já traba-lhavam na cidade.

Seu primeiro emprego foi no UniCEUB. Ele começou na secretaria de apoio da Faculdade de Ciências da Saú-de e da Educação, onde já exerceu di-versas atividades, e continua até hoje. Seu Zezinho lembra, com saudade, os professores que passaram por sua tra-jetória e recebe, prestativamente, os novos que entram em sua vida, pois considera importante o contato com as pessoas. “O UniCEUB é como minha segunda casa, porque atuo aqui, des-

de o início. Eu vi a Instituição nascer e crescer e não consigo me imaginar lon-ge daqui”.

José Loiola da Silva é casado e tem dois filhos formados no Centro Universitário de Brasília. Ele acredita que daqui saem grandes profissionais em todas as áreas, por ser uma insti-tuição de nome conceituado e com ótimos professores. “O UniCEUB desen-volve-se cada dia mais, com novos cur-sos. Eu me sinto feliz, por fazer parte da história dos 45 anos da Instituição, pois foi algo em que eu acreditei desde o início. Penso que contribuí com o cres-cimento da Instituição e desejo que ela cresça mais”.

Trajetória no uniCEuB

A goiana Dalva Guimarães dos Reis, 70 anos, formada em Pedagogia, co-meçou a trabalhar no UniCEUB, no dia 1º de agosto de 1971, quando chegou a Brasília, e completará, nes-te ano, 42 anos de casa. Ele lecionava

Didática e Prática de Ensino e, hoje, é diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e da Educação.

A professora Dalva afirma ter sido oriunda do movimento estudantil da década de 60, uma militância que foi forte e significativa em sua vida pessoal e profissional. Quan-do iniciou sua carreira na Institui-ção, o UniCEUB era um pequeno prédio localizado no bloco 2, onde funcionava a antiga Faculdade de Filosofia – FAFI, que ainda estava em construção e acabamento. “Na década de 70, nós tínhamos de ter uma autorização do MEC para tra-balhar em universidades e afirmo com grande satisfação que eu a ti-nha publicada no Diário Oficial da União”.

A diretora relembra momentos marcantes que viveu e sente-se lisonjeada, por ter acompanha-do grande parte da história do UniCEUB. “Presenciar a transfor-mação da Instituição em Centro Universitário deixa-me realizada, pois nós estávamos prontos para a mudança, e tudo aconteceu no mo-mento certo”, disse.

José Loiola da Silva

Page 22: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE ANO 3 : NO 17

22

EGRESSO

EGRESSOEgresso conta como ascendeu à

Após vencer obstáculos em sua vida, hoje, o doutor Irineu Oliveira é aposentado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e dedica-se à advocacia privada. Formado em Direito pelo UniCEUB em 1983, ele descreve sua longa trajetória, para realizar o sonho de ser juiz.

Com 16 anos, mudou-se do Rio de Janeiro para Brasília, vis-lumbrando novas oportunida-des. “Naquela época, milhares de pessoas sonhavam com um futuro promissor, muito difícil em seus estados de origem. Eu era uma delas”, explicou. Apesar da pouca idade, Irineu Oliveira era empregado de es-crivão em um cartório no Rio de Janeiro. Ao chegar à capi-tal federal, trabalhou na área de jornalismo do Cartório da Vara de Família, Órfãos e Sucessões por mais de 15 anos e, após aprovação em concurso público, foi nomeado oficial de Justiça no TJDFT.

Dois anos depois, ingressou na faculdade de Direito no UniCEUB. Segundo ele, a escolha pelo curso foi uma decorrência natural das ati-vidades que exercia, pois era indis-pensável para tornar seu sonho re-alidade: ser juiz de Direito. “Jamais tive a intenção de ser advogado, até porque entendia, à época, que não era vocacionado para a defesa dos interesses de pessoas. Queria ser julgador. Sonhava em ser juiz e admirava aqueles que já o eram e com os quais trabalhava”.

Sobre o Centro Universitário de Brasília, o egresso fez inúmeros elogios. Na época em que iniciou a graduação, supria a lacuna de pos-sibilitar aos que, como ele, traba-lhavam durante o dia e precisavam fazer o curso noturno. “A instituição foi determinante em minha forma-

ção profissional, pois tive o estímulo de grandes mestres que não se limi-tavam a ministrar aulas, mas nos de-safiavam a resolver problemas, cuja solução reclamava horas de estudos e, com isso, proporcionava uma cul-tura jurídica diferenciada. Eu percebi

que houve a preocupação dos fun-dadores, João Herculino e Alberto

Perez, de dotar o corpo do-cente das maiores expres-sões das letras jurídicas. Se-gundo João Herculino, no dia da assinatura do decreto que autorizou o funcionamento do UniCEUB, o ministro da Educação, ao ler os nomes que compunham o quadro de professores, declarou que estava diante, não de uma relação de mestres, mas de uma lista de notáveis”, re-lembrou Irineu Oliveira. Esse foi, a seu ver, o diferencial em sua formação.

Um ano após a conclusão de sua graduação, foi apro-vado no concurso de Juiz de Direito do estado de Rondô-nia. Poucos anos depois, to-

mou posse do mesmo cargo, mas, dessa vez, no TJDFT. “O curso de Di-reito do UniCEUB representou a re-alização de um sonho, a transfor-mação de uma vida com todos os benefícios dela decorrentes, como ascensão social e reconhecimento da sociedade”.

Aposentado desde 1996 como magistrado, hoje, ele dedica-se a um escritório próprio e sente-se realizado em sua carreira profis-sional. Para os alunos que cursam Direito, Irineu Oliveira salienta a importância da constante atualiza-ção. “As pós-graduações são de ex-trema relevância, afinal, o Direito está em constante transformação. Além disso, eu gostaria de deixar a mensagem de que os estudantes devem, no período de formação, dedicar-se ao máximo, buscando a cultura jurídica sólida, baseada em fundamentos consistentes, que constituem pressupostos para al-cançar novos patamares na ativi-dade acadêmica e profissional.”

carreira jurídica

“O curso de Direito do

UniCEUB representou,

para mim, a realização

de um sonho, a

transformação de

uma vida, com todos

os benefícios dela

decorrentes, como

ascensão social e

reconhecimento da

sociedade”

Page 23: UniCEUB em Equipe 17

UniCEUBem EQUIPE

23

ANO 3 : NO 17

sEMANA DE ENFErMAgEMNo período de 15 a 17/05, das 9h às 11h20, o UniCEUB promoverá palestras e oficinas, com o

objetivo de interagir e expandir o conhecimento dos alunos sobre o tema Educação transformadora: inovações no cuidar. Confira a programação no site.

sEMINárIO sOBrE ENsINO juríDICO E FOrMAçÃO DOCENTESobre o tema O estado da arte da educação jurídi-

ca no Brasil, o seminário ocorrerá no dia 17/05, no auditório do bloco 3, nos turnos matutino e vespertino. Tem como objetivo discutir métodos de ensino na educação jurídica, entre outros temas. Informações: 3966-1464.

PALEsTrA COM FrANCIsCO rEzEkNo dia 20/05, o professor Francisco Rezek dará continuidade ao seu ciclo de palestras, voltado

aos alunos do curso de Direito. A palestra apresentará o tema Denúncia de tratados internacionais: problemas emer-gentes e ocorrerá no auditório do bloco 3, às 11h30.

X sEMANA DE ArquITETurAO evento ocorrerá entre os dias 21 e 23/05, nos turnos matutino e vespertino, sobre o tema Os

sentidos da Arquitetura. É voltado a alunos, professores, co-munidade externa, egresso, funcionários. Confira a progra-mação no site.

sEMANA DE EMPrEENDEDOrIsMOA 12ª Semana de Empreendedorismo ocorrerá de 21 a 23/05, no bloco 1, nos turnos matutino

e noturno. Com o tema Educação Transformadora: sempre UniCEUB, serão oferecidas palestras que tratarão de assun-tos relacionados à carreira e a vida após a universidade.

PALEsTrA INOCêNCIO COELHOO professor Inocêncio Coelho dará continuidade ao ciclo de palestras no dia 22/05, às 11h30, no auditório

do bloco 3, e tratará do tema Técnica jurídica.

15O WOrksHOP DO EMPrEENDEDOrNos períodos matutino e noturno do dia 28/05, ocorrerá no hall e estacionamento do bloco 1 do

campus da Asa Norte uma mostra de trabalhos dos alunos do 1° e 7º semestres da Administração.

DIA DO gEógrAFOOcorrerá mesa redonda sobre o tema Geoinforma-ção: ferramenta para educação transformadora, no

dia 29/05, às 19h10, no auditório do Bloco 2.

PALEsTrA sOBrE POPuLIsMO PENALNo dia 02/05, das 19h30 às 21h, o doutor Luiz Flávio Gomes ministrará palestra sobre o tema Populismo penal: nova onda de

criminalização, direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação em Direito e Psicologia.

sEMINárIO DE PsICOLOgIAEntre os dias 6 e 8/05, inicia-se o Seminário de Psicologia, no auditório do bloco 1, nos turnos matutino e vespertino. Confi-

ra a programação do site.

PrêMIO uniCEuB DE MÉrITO ACADêMICOO Prêmio UniCEUB de Mérito Acadêmico é instituído pelo reitor do Centro Universitário de Brasília e tem como objetivo valorizar

e tornar públicos os integrantes da comunidade acadêmica que contri-buem para o reconhecimento do UniCEUB como centro universitário de referência nacional. O evento será no auditório do bloco 1, às 9h30.

Pró-OAB COM LuIz FuXNo mês de maio, o ministro do Supremo Tibunal Federal - STF, Luiz Fux, dá continuidade ao curso Pró-OAB: Questões Proces-

suais Civis Relevantes, com aulas nos dias 7 e 23/05. O curso é voltado aos alunos inscritos previamente.

sEMANA DE gAsTrONOMIAA 1ª Semana de Gastronomia ocorrerá entre os dias 8 e 10/05, sobre o tema Educação transformadora: sabores do sucesso. Con-

fira a programação no site.

MEsA-rEDONDA EC 72/2013: LEI DOs EMPrEgADOs DOMÉsTICOsO UniCEUB realizará, no dia 9/05, às 19h30, no auditório do

bloco 1, mesa-redonda que tratará o tema Lei dos Empregados Domésti-cos. O é objetivo discutir os novos direitos e deveres presentes na nova lei em parceria com a Escola Judicial do TRT.

PALEsTrA PsICANáLIsE E LITErATurAO evento, direcionado para os alunos e ex-alunos dos cursos de Psicologia e Letras, ocorrerá no dia 10/05, às 19h30, no au-

ditório do bloco 2, com a presença da psicanalista Edileuza Gallet.

VEsTIBuLAr 45 ANOsAs inscrições para o 2º vestibular de 2013 estão abertas até 9/05, pelo site www.uniceub.br. As provas ocorrerão nos campi

da Asa Norte e de Taguatinga, no dia 11/05, às 15h. Os alunos interes-sados em ingressar no curso de Medicina devem aguardar novo edital.

sEMANA DE ANáLIsE E DEsENVOLVIMENTO DE sIsTEMAsEntre os dias 13 e 17/05, o UniCEUB realizará a 1ª Semana de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, às 19h10 no bloco 1,

com palestras e oficinas sobre o tema Tecnologia transformadora. Confira a programação no site.

O quE VEM POr Aí...

EXPEDIENTE

O UniCEUB em Equipe é uma publicação online do Departamento de Comunicação e Marketing do UniCEUB.Envie comentários, sugestões e dicas para o e-mail: [email protected]

Fotos: Brito Junior, Jonas Pereira, Sergio Alberto e Tereza Sá

MAIO

02

06

07

2307

08

09

15

10

11

13

17

20

21

21

22

28

29

Page 24: UniCEUB em Equipe 17