uniceub em equipe 26

12
ANO 4 : Nº 26 ABR : 2014 A primeira Calourada Esportiva de 2014 movimentou centenas de alunos por disputa em várias modalidades. A cada edição, aumenta o número de participantes de diferentes cursos do UniCEUB VOCÊ FAZ PARTE DE UM DOS MELHORES CENTROS UNIVERSITÁRIOS DO BRASIL. JOGOS PARA COMEMORAR

Upload: uniceub

Post on 27-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

A revista UniCEUB em Equipe é produzida pelos alunos do curso de Comunicação Social e apresenta notícias, eventos, entrevistas e novidades sobre a instituição.

TRANSCRIPT

Page 1: UniCEUB em Equipe 26

ANO 4 : Nº 26

ABR : 2014

A primeira Calourada Esportiva de 2014 movimentou centenas de alunos por disputa em várias modalidades. A cada edição, aumenta o número de participantes de diferentes cursos do UniCEUB

VOCÊ FAZ

PARTE DE UM DOS

MELHORES CENTROS

UNIVERSITÁRIOS

DO BRASIL.

JOGOS PARA

COMEMORAR

Page 2: UniCEUB em Equipe 26

2

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

Fim de semana nas quadras

A Calourada Esportiva deste semestre confirmou as expectativas dos organizadores. Segundo eles, a cada início de ano letivo, os interessados em participar do evento vêm aumentando. A Calourada ocorre em um sábado quando o parque esportivo do UniCEUB fica por conta dos calouros. Desta vez, foram mais de 500 parti-cipantes.

“O ambiente é mais festivo do que em competição e busca por medalhas”, afirma o professor Daniel Veloso, supervisor do Núcleo de Esporte, que explica: “alunos estão curtindo o momento de conquista e definição de futuro para suas vidas, por isso eles vêm com o intuito de comemorar, extravasar nos esportes e conhecer a fa-culdade em que acabaram de entrar”.

Não há limites para a escolha das modalidades. O ca-

louro pode optar por quantas quiser. Veloso frisa que o intuito principal é a integração dos colegas pelo esporte, ficando o caráter competitivo em segundo plano. Alunos de todas as áreas do conhecimento participaram desta edição. O coordenador lembra que, desde a primeira Calourada, era visível a par-ticipação dos alunos de Direito e Edu-cação Física. Atu-almente, segundo ele, “isso mudou, e vemos estudan-tes de outros cur-

Page 3: UniCEUB em Equipe 26

3

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

Fim de semana nas quadras

sos interessados, como os de Nutrição e Psicologia, por exemplo”.

A Calourada Esportiva foi criada em 2009 e faz parte das atividades programadas

para a recepção oficial aos calou-ros. As equipes são formadas pe-

los alunos em sala de aula. “Eles compõem times para dispu-

tar jogos de diferentes modalidades contra outras turmas,” deta-lha Daniel Veloso.

O aluno de Edu-cação Física Pedro Brendon participou

da Calourada e elogiou o evento: “Promove o bem-estar e a confraternização das turmas que estão iniciando”. Ele revelou que escolheu cursar Educação Física, para tor-nar-se professor de crianças.

A Calourada tem mais dois objetivos claros: mostrar as modalidades e as estruturas esportivas que o Uni-CEUB oferece aos estudantes durante todo o ano letivo e treinar os alunos de Educação Física para a prática de organização de eventos e arbitragem.

O técnico de basquete universitário, Rodrigo Leo-nardo, um dos organizadores há 5 anos, ressalta que o evento contempla a ideia de fazer que o aluno crie identidade com o campus. “Queremos que o campus possa ser um local de estudo, mas também uma exten-são da rotina do aluno”, resumiu.

Page 4: UniCEUB em Equipe 26

4

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

O ministro do STF Carlos Ayres Britto abriu a primeira reunião do ano do Centro Brasileiro de Estudos Cons-titucionais (CBEC). Na ocasião, ele res-saltou que, quando se fala em estudos constitucionais, o tema dos temas, o valor dos valores, o princípio dos princípios é a democracia. “Tudo mais é conteúdo da democracia”, racioci-nou. Britto afirmou que o controle e a transparência do poder, o combate à corrupção, a liberdade de imprensa, a elegibilidade e o financiamento de campanha e o combate à homofobia são alguns requisitos atuais da demo-cracia no Brasil.

Os membros do CBEC apresentaram as linhas de pesquisa para o primeiro semestre de 2014, entre as quais estão: Militarismo e movimentos constitucio-nais; Tutela da infância e da juventude; Mercosul e integração regional; or-dem constitucional tributária; segu-rança penal e política criminal; crimes cibernéticos; constitucionalismo e povos indígenas; literatura, cinema, afetivida-de e felicidade.

O QUE É?O Centro Brasileiro de Estudos Cons-

titucionais - CBEC foi criado em junho do ano passado, com a finalidade de promover a produção de conhecimen-

CONTEÚDO INTERDISCIPLINARto, a investigação e o debate crítico sobre temas relacionados a aspectos constitucionais e suas influências so-bre o indivíduo e a sociedade. Um dos únicos no país, o CBEC possui, atual-mente, centenas de alunos inscritos de todas as áreas do conhecimento. Por isso, é possível encontrar, nas reu-niões do grupo, alunos da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais (FAJS), da Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde (FACES) e da Faculdade de Tecnologia e de Ciências Sociais Apli-cadas (FATECS) do UniCEUB.

MEMBROS

Ministro Carlos Ayres Britto

Ministro Francisco Rezek

Ministro Joaquim Barbosa

Ministra Maria Elizabeth Rocha

Ministro Luiz Fux

Ministro Benjamin Zimler

Diretor do ICPD João Herculino Filho

Professor doutor Marcelo Dias Varella

Professor doutor Inocêncio Coelho

Professor doutor Sérgio da Silva Mendes

Professora doutora Fernanda Vinhaes

Professora mestra Lilian Rose

Professor mestre André Pires Gontijo

Fernanda Vinhaes, André Pires Gontijo, Lilian Rose, ministro Carlos Ayres Britto, e os professores do mestrado e do doutorado em Direito Inocêncio Coelho e Marcelo Varella

Page 5: UniCEUB em Equipe 26

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

5

ACIDENTES DE CONSUMOO professor Roberto Senise explicou

ao público, em palestras nos campi da Asa Norte e de Taguatinga, que “aci-dente de consumo” vai além das ocor-rências com alimentos que provocam danos físicos, por exemplo, no caso de uma pessoa ingerir um produto contaminado. Segundo ele, o concei-to tem sua origem nos desastres de transportes, como trens e barcos a vapor da Europa do século XIX, que fizeram surgir nos tribunais de então a “teoria do risco”. Foi daí que as em-presas começaram a ter de reparar por danos físicos e sociais as famílias dos acidentados. A teoria do risco é o fundamento de todos os Códigos de Defesa do Consumidor em vigor, em diversos países.

Para Senise, as pessoas não têm a noção exata do que seja acidente de consumo. “No Brasil, ainda há muito a construir-se em termos de sistema-tização aplicada a esses casos”, afir-mou o palestrante. Ele observa que a defesa do consumidor é uma realida-de relativamente recente no país. “A introdução do Código de Defesa do Consumidor foi essencial para a im-plementação efetiva da reparação aos danos sociais”, explicou.

O professor considera que tanto os tribunais quanto as empresas estão ajustando-se às novas tecnologias que surgem aceleradamente e que existe uma preocupação maior dos prestadores de serviços em prevenir acidentes de todo modo. “Hoje, as empresas trabalham com prevenção muito mais que no passado, pois exis-te maior controle”, salientou.

Ele admitiu que os tribunais têm di-ficuldade com a questão e demoram para arbitrar os valores devidos nos casos de reparação. Senise entende que as indenizações pagas por presta-dores de serviços e produtos deveriam ser calculadas sobre o faturamento de

cada empresa, baseado no balanço econômico publicado anualmente.

O debatedor da palestra foi o profes-sor do UniCEUB Leonardo Bessa, pro-

motor de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios. Roberto Senise fa-lou a uma plateia formada de estudan-tes de Direito de todos os semestres.

“Hoje, as empresas trabalham com prevenção muito mais que no passado, pois

existe maior controle”

ROBERTO SENISE LISBOA é professor, mestre, doutor, coorde-nador do curso de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); professor de Direito Civil, do mestrado em Direito da FMU, e do programa de mestrado e doutorado da PUC-SP; membro do Ministério Público de São Paulo. Atua como promotor de Justiça do Consumidor, é integrante dos Núcleos de Pesquisa da Digni-dade da Pessoa Humana, na PUC-SP, e do Direito na Sociedade da Informação, da FMU. É membro do BRASILCON - Instituto Bra-sileiro de Política e Defesa do Consumidor, autor de vários livros e conferencista.

Coordenador do curso de Direito do UniCEUB, professor Roberto Freitas; professora do UniCEUB Luciana Musse; professor do UniCEUB Leonardo Bessa; e coordenador do curso de

Direito da FMU, professor Roberto Senise Lisboa

Page 6: UniCEUB em Equipe 26

6

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

O qUE

ROLOU EM

MARÇO

MARÇO

11

MARÇO

17

Treinamento de estratégias educativas de crianças de 6 a 12 anos

Ciclo de palestras com o ministro Francisco Rezek

O Centro de Formação de Psicólogo do UniCEUB realizou atendimento especial na Escola de pais: treinamento de estratégias educativas de crianças de 6 a 12 anos. A Es-cola, de formação psicoeducativa, é voltada à orientação de pais na educação de filhos. Em pé na foto, está a professora doutora Michela Ribeiro, uma das responsáveis pelo projeto.

O UniCEUB pro-moveu palestra com o professor, ministro Francisco Rezek, sobre o tema Dupla naciona-lidade no contencioso internacional do nosso tempo. O evento fez parte do ciclo de pales-tras que a instituição realiza a cada se-mestre, direcionado aos alunos de gra-duação e pós-graduação em Direito.

MARÇO

12

MARÇO

18

MARÇO

19

Lançamento do livro Curso de Direito Penal Brasileiro – IV

Colóquio de Relações Internacionais

Lançamento do livro O jurista que calculava

O professor do UniCEUB Luiz Regis Prado proferiu a palestra Princípio da culpabilidade penal aos alunos de gra-duação e pós-graduação em Direito. Durante o evento, ocorreu o lança-mento do livro curso de Direito Penal Brasileiro – IV.

Foi realizado, no campus de Taguatinga, o Coló-quio de Relações Internacionais sobre o tema A crise da ucrânia e o equilíbrio de poder na política mundial, com o professor do UniCEUB Frederico Seixas Dias, que falou sobre a análise do posicionamento da Rússia e dos Estados Unidos sobre a crise na Ucrâ-nia, com anexação da Crimeia pela Rússia.

MARÇO

20 MARÇO

21Oficina de Pesquisa Científica Precedentes e Direito

JurisprudencialOcorreu no auditório do bloco 3 do Centro Universitário de Brasília a Primeira Oficina de Pesquisa Científi-ca. O curso teve por objetivo auxiliar alunos de graduação e pós-gradu-ação na elaboração de projetos de pesquisas científicas, além de explo-rar as exigências técnicas, formais e de qualidade das principais agências de fomento à pesquisa. No fim do curso, foram confeccionados certifi-cados de participação para cômputo nas atividades complementares.

O UniCEUB recebeu o professor da graduação e do Programa de Pós- Graduação stricto sensu da UnB, Jorge Amaury (na foto, tercei-ro da esquerda para direita), que ministrou palestra sobre Preceden-tes e Direito Jurisprudencial, uma tendência no mundo ocidental.

MARÇO

19

MARÇO

20

ACIDENTE DE CONSUMO

>Leia mais na página 5.

REUNIÃO CBEC

>Leia mais na página 4.

O livro o Jurista que calculava, assinado pelos professores de mestrado e doutorado em Direito da instituição, Gusta-vo Ferreira Ribeiro e Ivo Teixeira Gico Junior, trata de uma pesquisa interdisciplinar entre Direito e Economia, com ar-tigos desenvolvidos por alunos.

Page 7: UniCEUB em Equipe 26

7

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

MARÇO

24MARÇO

24

MARÇO

26

MARÇO

31

Por dentro do DireitoProjeto Professor em Foco

Palestra com o ministro Carlos Ayres Britto

Sutura e Cirurgia - Curso de Medicina

O UniCEUB promoveu a pales-tra Por dentro do Direito. O evento, ocorrido nos campi da Asa Norte e de Taguatinga, está na sua quarta edição e é direcionado aos alunos do 1º semestre com o objetivo de ambientá-los ao contexto univer-sitário. Os professores esclarecem aos estudantes possíveis dúvidas sobre o funcionamento do curso.

O projeto Professor em Foco teve a partici-pação do professor do UniCEUB José Hablé (na foto, à esquerda) sobre o tema os institutos da decadência e a prescri-ção tributária: aspectos relevantes e polêmicos.

O ministro Carlos Ayres Britto realizou palestra voltada aos alunos de graduação e pós-graduação em Direito sobre o tema A constituição como carta dos Direitos Fundamentais.

O curso de Medicina do Centro Uni-versitário de Brasília (UniCEUB) reali-zou uma oficina de suturas para 100 alunos de cinco instituições de ensino superior de Medicina do Distrito Fe-deral em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular do DF.

MARÇO

24MARÇO

27

MARÇO

26

MARÇO

29

Seminário Jurídico Avançado

Seminário: Igualdade, dignidade e equidade

Cursos de Nivelamento 1o sem. 2014

Nos dias 24 e 27 de março, respectivamente, o Semi-nário Jurídico Avançado teve a participação do professor doutor Javier Alberto Toniollo sobre o tema la Protección Internacional Del consumidor, e a professora doutora Ma-ria Valeria Berros tratou do tema el desafío del gobierno de riesgos ambientales: una contribución en el debate sobre las agendas abiertas para el campo jurídico.

O evento teve a presença do professor e an-tropólogo Luis Roberto Cardoso de Oliveira, que proferiu uma palestra baseada em seus estudos sobre as questões relacionadas à igualdade e o Direito no Brasil e em outros países. Em seguida, uma mesa-redonda com a presença de professores e alunos da instituição.

O UniCEUB oferece, gratuitamente, quatro opções de curso de nivelamento: Fundamentos do Raciocínio Lógico, Nivelamento em Fundamentos de Matemáti-ca, Nivelamento em Língua Portuguesa, Atualização em Língua Portuguesa. Cada estudante pode parti-cipar de uma opção de curso no período de 29/03 a 29/05/2014, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do UniCEUB Online.

MARÇO

22MARÇO

24Projeção do filme Cerejeiras em flor e

Curso de Formulação e Análise de Cenários

O UniCEUB e a Sociedade de Psicanálise de Brasília - SPBSB exibiram o filme Hanami: ce-rejeiras em flor, de Doris Dorrie. Em seguida, houve o lança-mento do livro Fórum de Psica-nálise e cinema, com Ana Lúcia Siaines de Castro (UNIRIO) e

Neilton Dias da Silva (Sociedade Psi-canalítica do Rio de Janeiro).

O Centro Universitário de Brasília e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Distrito Federal (ADESG/DF) promoveram, no campus da Asa Norte o curso de Formula-ção e Análise de Cenário de Crises Interna-cionais.

lançamento do livro Fórum de Psicanálise e Cinema

de Crises Internacionais

Curso de Formulação eAnálise de Cenários de

CrisesInternacionaisComo surgem as crises?

Como formular um cenário de crise?É possível estimar o desfecho de uma crise?

O curso pretende fornecer uma base teórica e conceitual que oriente a produção de conhecimentos destinados a

oferecer respostas a essas e outras indagações.

Inscrições pelo site

www.cursos.adesgdf.org.br

Das 19h às 22h

De 24 de março a 11 de abril

Local

Laboratório de Relações InternacionaisSala 2337 - Bloco 2

O r g a n i z a ç ã o :

MARÇO

22 CALOURADA ESPORTIVA

>Leia matéria na página 2.

Page 8: UniCEUB em Equipe 26

8

Marcella Ferreira, Hygor silva e

Amanda de sales

Amanda carvalho, clara

Baumann e Débora luna

rodrigo Gimenez, Breno

Gut, Yago Marssal e rodrigo Toscano

Jhoycy cordeiro, João Pedro lopes, Natália Danielle, Wansley rocha e Matheus Nunes

Isabella soares e

Adelson santana

elisa sayure, raquel orbe

sandra carvalho e Juliana Dutra

Amanda rodrigues,

João evandro e Fernanda Dias

Amanda Miller,

Gabriela Neri e

Maria eduarda

Xis!

Bruno eduardo Amorim, luiz

carlos santana e Jefferson Vieira

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

AsA NorTe

TAGuATINGA

TAGuATINGA

TAGuATINGA

TAGuATINGA

TAGuATINGA

TAGuATINGA

TAGuATINGA

AsA NorTe

Page 9: UniCEUB em Equipe 26

9

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

a comunidade externa e interna. De acordo com o organograma do

UniCEUB, a Ouvidoria é um setor su-bordinado à Reitoria. “É um ambiente onde eu tenho de estar preparado para receber todo tipo de manifestação”, afirma o funcionário, que, lembra a im-portância da regra de confiabilidade dos registros. “Aqui, todos se ajudam, e podemos sempre contar um com o outro. Isso faz que nosso trabalho seja mais dinâmico, confiável, produtivo”.

Segundo ele, no ano passado, o setor recebeu o total de 1.075 mani-festações. Ronaldo Viana revela que, desde a implementação da Ouvidoria, observa uma redução gradativa das re-

Ronaldo Viana Andrade é baiano, natural da cidade de Ouriçangas, Mas mora em Brasília, desde 14 anos. Gra-duou-se em 1997, em Geografia, pelo UniCEUB. Durante algum tempo, mi-nistrou aulas na rede privada e pública do Distrito Federal. Atualmente, tra-balha na Ouvidoria do UniCEUB, setor que reúne manifestações internas e externas sobre diversos aspectos re-lacionados à instituição, com o fim de contribuir para otimizar a gestão.

A Ouvidoria transmite reclamação, crítica, sugestão, elogio ou denúncia ao setor de origem do fato gerador e encaminha a resposta ao reclamante. Portanto, é um canal de interação com

Ronaldo Viana Andrade

clamações e um aumento significativo das sugestões e dos elogios.

EGRESSO

EGRESSOBALANÇO GERAL

CONFIABILIDADE

Natural de Sobradinho, Henrique Chaves cursou Jornalismo no UniCEUB, tendo-se formado em 1985. Atualmente, é apresenta-dor de famoso programa de televisão, o Balanço geral, da TV Record. Ele reve-lou que, por mais hilá-rio que seja, o hábi-to de ouvir futebol no rádio e imitar Chacrinha e Silvio Santos em frente ao es-pelho levou-o a escolher a profissão de jornalista. “Sempre gostei de novela e jornalismo. Desde pequeno, observava programas de rá-dio e TV. A escolha do curso foi natural”, explicou.

Henrique Chaves é tam-bém graduado em Publicida-de e Propaganda, o que o ajudou a conseguir um estágio em im-portante agência de propaganda

do, recebi um convite para dar aula de Radiojornalismo no UniCEUB. Aceitei o desafio e lecionei oito anos”. Segundo ele, entre os gran-des momentos de sua carreira, estão as viagens a trabalho, o contato com renomados jornalistas, como Boris Casoy, a contribuição para a criação de canais de rádio e o dia a dia no programa Balanço geral, que apre-senta e coordena desde 2007.

Sobre projetos, o apresentador es-pera realizar o sonho de apresentar um programa de auditório em rede nacional, focalizado no jornalismo. Para ele, os anos na instituição são inesquecíveis. “No UniCEUB, ama-dureci e aprendi a estudar. Aprovei-tei todas as oportunidades e tive professores maravilhosos. Aprendi muito em sala de aula com os alu-nos”, ressaltou. Para completar, ele conta uma particularidade: “foi no UniCEUB que conheci a minha mu-lher, também jornalista”.

da época. “Minha carreira progrediu rápido. No sexto semestre de Jor-nalismo, no UniCEUB, eu já traba-

lhava na Rádio Planalto AM. Logo em seguida, fui contratado pela

RADIOBRAS, onde pas-sei por todas as eta-pas que um jornalista

precisa de passar: fui repórter de polícia, cidade e nacional, chegando a acom-panhar o presiden-

te Sarney pelo Brasil e em parte do mundo.

Foi tudo tão movimen-tado que, no dia da minha colação de grau, eu estava

em São Luiz, com o presiden-te”, relembrou.

O passo seguinte na carreira teve a ver, também, com o UniCEUB. Foi professor da

casa por quase uma dé-cada: “Depois de forma-

Page 10: UniCEUB em Equipe 26

10

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

Por meio de diversas ações, uniceuB recicla mais de 30 toneladas de lixo por ano

RECICLAGEM DE PESO

Lixo é um assunto que denota in-certezas. Cada brasileiro gera, em média anual, cerca de 400 kg de lixo. A produção em território brasileiro, em 2012, chegou a 64 milhões de to-neladas de resíduos. Esses são os da-dos da última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). Os números preocupam os estudiosos já que, dos 64 milhões de toneladas, 24 milhões foram envia-dos para destinos inadequados, como lixões a céu aberto.

A principal iniciativa para minimizar os prejuízos é a prática da coleta sele-tiva de resíduos sólidos. A Resolução nº 005/1993 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) define como resíduos sólidos de atividades humanas os de origem industrial, do-méstica, hospitalar, comercial, agrícola e de serviços de varrição. A coleta sele-tiva diminui os custos ambientais com a fabricação de novos materiais reciclá-

veis e faz retornar ao solo o mesmo lixo em forma de adubo, reduzindo o uso de produtos químicos.

Em Brasília, o UniCEUB é a única insti-tuição de ensino superior que segue as normas da Política Nacional de Resídu-os Sólidos (PNRS). No campus, medidas foram tomadas para redução, reutiliza-ção e reciclagem dos resíduos gerados na universidade. “O UniCEUB assumiu o compromisso de desenvolver, conti-nuamente, os seus processos internos que levem à melhoria da qualidade ambiental no campus”, é o que afirma Carlos Alberto da Cruz Júnior, presi-dente da Comissão de Gestão Ambien-tal do UniCEUB, órgão criado em 2009.

De acordo com ele, somente em 2013, 35 toneladas de lixo foram reci-cladas pela instituição. Por tratar-se de uma instituição de ensino, a alta de-manda por papel passou a ser o princi-pal foco da coleta seletiva no campus, buscando, primeiramente, conscienti-zar alunos, professores e funcionários

Page 11: UniCEUB em Equipe 26

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

RECICLAGEM DE PESO

11

de que cada um é responsável pelo lixo que gera.

Não é todo tipo de papel passível de ser reciclado. Papel higiênico e guardanapos, por exemplo, não po-dem ser misturados com papéis A4 e de rascunho, pois não são adequados ao processo de transformação em matéria-prima. Porém, estes resíduos devem ser direcionados ao processo de compostagem, que consiste na de-composição biológica por organismos orgânicos, transformando o material em adubo.

No campus, as lixeiras para a coleta de papel são divididas especialmente para não acontecer a mistura. Assim, li-xeiras devidamente identificadas com cores e símbolos definidos pelo CO-NAMA são dispostas em locais estra-tégicos, além de outros equipamentos que reduzem a produção de resíduos, como secadores de mãos no lugar de

papéis toalha, mictórios que não utili-zam água, piso de concreto intertrava-do e “papa-bitucas”, locais reservados para o depósito de restos de cigarros.

A cada trimestre, aproximadamen-te 10 toneladas de resíduos coletados no campus são encaminhadas a em-presas regularmente cadastradas no órgão ambiental competente. Em um depósito coberto, 15 categorias de materiais sólidos são selecionados cui-dadosamente, como lâmpadas fluores-centes, lonas publicitárias, lixo hospi-talar, garrafas pets separadas por cor, papelão, entre outros que receberão o tratamento adequado para ser reapro-veitados.

Em apenas cinco anos, as práticas adotadas pela gestão ambiental do UniCEUB já contribuíram em diversas ações fora do campus. Atualmente, a instituição adota dez nascentes em todo o Distrito Federal, colaborando com a gestão ambiental e impedindo a contaminação das águas que abas-tecem os reservatórios. Outra parceria que deu certo é com a associação Mãos que Criam, situada na Estrutural, com-posta por mulheres de baixa renda que buscam capacitação empresarial por meio do reaproveitamento de mate-riais recicláveis. As lonas utilizadas em murais, outdoors e banners são encami-nhadas às costureiras e transformadas em ecobags, gerando emprego a quem precisa e fornecendo um produto útil.

“O UniCEUB assumiu o compromisso

de desenvolver, continuamente, os seus

processos internos que levem à melhoria da qualidade ambiental

no campus.”Carlos Alberto da Cruz Júnior,

presidente da Comissão de Gestão Ambiental do UniCEUB

Page 12: UniCEUB em Equipe 26

O qUE VEM POR AÍ...

EXPEDIENTE

O UniCEUB em Equipe é uma publicação do Departamento de Comunicação e Marketing do UniCEUB.Envie comentários, sugestões e dicas para o e-mail: [email protected]

Fotos: Brito Junior, Jonas Pereira, Sergio Alberto e Tereza Sá

ABRIL

CARREIRAS JURÍDICASO evento ocorrerá no dia 9 de abril, às 19h30, no auditório do campus de Tagua-

tinga e no dia 10, às 10h, às 14h30 e às 19h30, no auditório do bloco 3 do campus da Asa Norte. O objetivo é apresentar ao aluno possibilidades pro-fissionais da formação jurídica.

09

PALESTRA: OS DESAFIOS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRAO embaixador José Humberto de Brito Cuz,

diretor do IPRI - Instituto de Pesquisas de Relações Internacionais, do Ministério das Relações Exterio-res, apresentará o tema os desafios da Política exter-na Brasileira, às 19h30, no auditório do bloco 3.

09

CICLO DE PALESTRAS COM O PROFESSOR FRANCISCO REZEKO tema desta edição será soberania nacional

e autoridade das jurisdições internacionais: problemas emergentes às 11h30, no auditório do bloco 3.

14

12

UniCEUBem EQUIPE ANO 4 : NO 26

CICLO DE PALESTRAS COM O PROFESSOR INOCêNCIO MáRTIRES COELHO

Será realizado o segundo encontro do ciclo de pa-lestras com o professor Inocêncio Mártires, sobre o tema evolução do constitucionalismo pós 88, às 11h30, no auditório do bloco 3.

23

VIII CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ANOTADORES DE FUTEBOL SOCIETy

Paralelo à organização da VIII Copa UniCEUB de Fu-tebol society e abrangendo aspectos pedagógicos do curso de Educação Física, será realizado o VIII Curso de Capacitação de Anotadores de Futebol society, ofer-tado sem custos aos alunos do UniCEUB para atuarem como anotadores nos jogos da Copa. O curso terá dura-ção de 30h, sendo 8h teóricas e 22h práticas e será das 14h às 18h.

1424

SIMPóSIO DE EMERGêNCIAS CLÍNICAS, CIRÚRGICAS E

TRAUMAS PEDIáTRICOSO Simpósio de Emergências Clínicas, Cirúrgicas e Traumas Pediátricos acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de abril. No primeiro dia o evento será às 18h, no se-gundo às 19h e, no terceiro, às 8h e às 14h. O evento abordará temas variados como: Anafilaxia, estado de Mal epilético, Abdome Agudo, entre outros.

10 11 12

SEMINáRIO JURÍDICO AVANÇADOEsta edição será apresentada pelo ministro

Luiz Fux sobre os temas o Processo civil: visão atual e Direito comparado e os institutos processuais na doutrina e na legislação comparada, com o objetivo de fazer uma análise comparativa dos institutos pro-cessuais vigentes e propostos no Novo Código de Processo Civil, com os novos instrumentos contem-plados nos ordenamentos estrangeiros.

15 29