unidade 1 informaciones de américa: geografía, cultura ... oído perspicaz: el español suena de...

2
Este suplemento é parte integrante da obra Cercanía 8 | Edições SM Necessidades Educativas Especiais | 1 Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes – El acento prosódico (p. 24) 1. Recomenda-se ao professor fazer uma introdução oral do que será tratado nesta atividade, a fim de preparar o aluno com dislexia para o tema em questão. Isso diminuirá sua ansiedade e o ajudará também na compreensão do enunciado sobre El acento prosódico. 2. São apresentadas cinco palavras – memoria, historia, contrario, propio e materias –, cuja pronún- cia os alunos irão escutar. Na sequência, eles terão de grifar a sílaba forte de cada uma, de acordo com o que ouviram. No caso do aluno com dislexia, é importante que ele conheça tais palavras com antecedência, observando sua grafia, de modo a familiarizar-se com elas. Inicialmente, solicite a colocação das sílabas de cada palavra em ordem. Veja a proposta: a) mo me ria Palavra: memoria b) to ria his Palavra: historia c) rio con tra Palavra: contrario d) pio pro Palavra: propio e) ma rias te Palavra: materias 3. Em seguida, coloque o áudio das palavras e oriente o aluno com dislexia a sublinhar a sílaba forte de cada uma delas. Repita o áudio quantas vezes julgar necessárias. 3 De la intervención del historiador Antonio Zapata, tomamos las palabras siguientes. Escú- chalas y subraya la sílaba más fuerte: memoria historia contrario propio materias Unidade 1 – página: 24 Informaciones de América: geografía, cultura, pueblos… CONTEÚDO ADAPTADO PARA ALUNOS COM DISLEXIA Observações e orientações preliminares O aluno com dislexia tem a necessidade de conectar o que será estudado com a vida fora da sala de aula e de saber previamente o que vai aprender. Antes de iniciar o trabalho, diga à classe o que será estudado e realizado durante a aula. Para o aluno com dislexia, saber previamente o que vai aprender é de extrema importância, principalmente quando o material é segmentado: isso o ajuda a “reconstruir” o sentido do todo. A leitura de texto deve ser feita sempre em voz alta, pois esse aluno costuma apresentar excelente memória auditiva. Explique que, em alguns momentos, será feita uma pausa para que se realizem atividades sobre os conceitos apresentados. Normalmente, o aluno com dislexia tem dificuldades com a leitura e a escrita, bem como com a lin- guagem falada e a percepção espacial. Nas atividades a seguir, sugere-se um trabalho com as palavras necessárias à realização dos exercícios propostos pelo livro. A separação de sílabas auxilia o aluno em sua familiarização prévia com as pala- vras que escutará no áudio, relacionando a grafia à sua pronúncia. O mesmo ocorre ao ter de colocar em ordem tais sílabas, com vistas a formar uma palavra. Essas atividades, apesar de básicas, situam o aluno com dislexia em relação ao exercício auditivo proposto no idioma estrangeiro. Shutterstock/ID/BR

Upload: nguyendien

Post on 03-Oct-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Unidade 1 Informaciones de América: geografía, cultura ... Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes – El acento prosódico (p. 24) 1. ... chalas y subraya la sílaba

Este

sup

lem

ento

é p

arte

inte

gran

te d

a ob

ra C

erca

nía

8 | E

diçõ

es S

M

Necessidades Educativas Especiais | 1

Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes – El acento prosódico (p. 24)

1. Recomenda-se ao professor fazer uma introdução oral do que será tratado nesta atividade, a fim de preparar o aluno com dislexia para o tema em questão. Isso diminuirá sua ansiedade e o ajudará também na compreensão do enunciado sobre El acento prosódico.

2. São apresentadas cinco palavras – memoria, historia, contrario, propio e materias –, cuja pronún-cia os alunos irão escutar. Na sequência, eles terão de grifar a sílaba forte de cada uma, de acordo com o que ouviram. No caso do aluno com dislexia, é importante que ele conheça tais palavras com antecedência, observando sua grafia, de modo a familiarizar-se com elas. Inicialmente, solicite a colocação das sílabas de cada palavra em ordem. Veja a proposta:

a) mo me ria Palavra: memoria

b) to ria his Palavra: historia

c) rio con tra Palavra: contrario

d) pio pro Palavra: propio

e) ma rias te Palavra: materias

3. Em seguida, coloque o áudio das palavras e oriente o aluno com dislexia a sublinhar a sílaba forte de cada uma delas. Repita o áudio quantas vezes julgar necessárias.

3 De la intervención del historiador Antonio Zapata, tomamos las palabras siguientes. Escú-chalas y subraya la sílaba más fuerte:

memoria – historia – contrario – propio – materias

Unidade 1 – página: 24

Informaciones de América: geografía, cultura, pueblos…

Conteúdo adaptado para alunos Com dislexia

Observações e orientações preliminaresO aluno com dislexia tem a necessidade de conectar o que será estudado com a vida fora da sala de aula e de saber previamente o que vai aprender.

Antes de iniciar o trabalho, diga à classe o que será estudado e realizado durante a aula. Para o aluno com dislexia, saber previamente o que vai aprender é de extrema importância, principalmente quando o material é segmentado: isso o ajuda a “reconstruir” o sentido do todo. A leitura de texto deve ser feita sempre em voz alta, pois esse aluno costuma apresentar excelente memória auditiva. Explique que, em alguns momentos, será feita uma pausa para que se realizem atividades sobre os conceitos apresentados.

Normalmente, o aluno com dislexia tem dificuldades com a leitura e a escrita, bem como com a lin-guagem falada e a percepção espacial.

Nas atividades a seguir, sugere-se um trabalho com as palavras necessárias à realização dos exercícios propostos pelo livro. A separação de sílabas auxilia o aluno em sua familiarização prévia com as pala-vras que escutará no áudio, relacionando a grafia à sua pronúncia. O mesmo ocorre ao ter de colocar em ordem tais sílabas, com vistas a formar uma palavra. Essas atividades, apesar de básicas, situam o aluno com dislexia em relação ao exercício auditivo proposto no idioma estrangeiro.

Shu

tterstoc

k/ID/BR

4P_NEEs_UV_ESPANHOL_8_DISLEXIA.indd 1 14/10/13 13:46

Page 2: Unidade 1 Informaciones de América: geografía, cultura ... Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes – El acento prosódico (p. 24) 1. ... chalas y subraya la sílaba

Este

sup

lem

ento

é p

arte

inte

gran

te d

a ob

ra C

erca

nía

8 | E

diçõ

es S

M

Necessidades Educativas Especiais | 2

4. Comente que, em português, a sílaba tônica de tais palavras é indicada pelo uso do acento agudo (´), enquanto na língua espanhola a sílaba forte não é acentuada, apenas indicada na pronúncia. Ressalte que a palavra propio é grafada sem a letra r na segunda sílaba, diferentemente do que acontece na língua portuguesa (próprio). Sugere-se um exercício para que o aluno com dislexia diferencie as sílabas com r daquelas que não possuem essa letra. Observe o exemplo:

x Escribe, en la columna 1, las sílabas de las palabras anteriores que contienen la r y, en la colum-na 2, las que no contienen la r:

Columna 1: sílabas con r Columna 2: sílabas sin r

memoriahistoriacontrariomaterias

propio

4P_NEEs_UV_ESPANHOL_8_DISLEXIA.indd 2 14/10/13 13:46