vamos mostrar nossa mobilização: participe das assembleias! · ano 2020, tornando-se um dos...

4
Órgão oficial do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá Sede Santo André: Rua Dona Gertrudes de Lima, 202 - Fone: 4993-8999 Sede Mauá: Av. Capitão João, 360 - Fone: 4555-5500 - e-mail: [email protected] Presidente: Cícero Martinha - site: www.metalurgicosantoandre.com.br Jornal 677 - 5 de outubro de 2011 Vamos mostrar nossa mobilização: participe das assembleias! Com a pauta de reivindicações entregue aos patrões ao longo desta se- mana, o Sindicato vai intensificar as assembleias nas portas das fábricas para mostrar às empresas que estamos mobi- lizados para conquistar nesta campanha salarial aumento real, jornada de 40 horas sem redução salarial e valorização do piso salarial, entre outros itens. E, principalmente, deixar claro nas negoci- ações que não vamos aceitar desculpa qualquer, como a crise lá fora, para que os patrões não atendam as nossas reivin- dicações. “Como vínhamos alertando, as negoci- ações não vão ser fáceis, porque os patrões virão com mil desculpas, mas a economia do Brasil vai bem e o governo está tomando medidas para que a crise não atinja o país”, diz Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. Com o slogan “Brasil melhor só com salário maior”, a campanha salarial dos metalúrgicos da Força Sindical entra na fase de negociações, com a pauta de reivindicações entregue aos patrões nesta semana. A campanha unificada envolve aproximadamente 800.000 trabalhadores de todo o Estado de São Paulo. Página 3 Assembleia de mobilização pela campanha salarial na Ferkoda Metalúrgicos da Força antes da entrega da pauta na Fiesp Aos 58 anos, Petrobras quer duplicar produção até 2020 A Petrobras completou 58 anos com planos de mais do que duplicar a extração de petróleo até o ano 2020, tornando-se um dos maiores produ- tores mundiais. A fundação da empresa em 3 de outubro de 1953 resultou da campanha “O petróleo é nosso”, que teve participação ativa dos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá nos anos 40. Página 4 Coletânea O Teatro Municipal de Mauá exibe a mostra “A cultura é a porta de entrada” com uma coletânea de artistas brasileiros que fazem parte da história da música, do teatro, da dança, da literatura e das artes plásticas. Visitação: 2ª a domingo, das 9h às 18h. Duração: Permanente Ingresso: Gratuito Exposição A exposição “Retratos Cotidianos - a Cidade e sua Gente” está em cartaz no Museu de Santo André. A atração é composta por 16 painéis com 61 fotografias da década 20 até o fim da década de 60. Ingresso: Gratuito Informações: 4438-9111 AGENDA CULTURAL PONTO ELETRÔNICO A adoção do ponto eletrônico, que passaria a ser obrigatória a partir de 3 de outubro, foi adiada novamente. Agora, o novo prazo é janeiro de 2012 segundo portaria do Mi- nistério do Trabalho. Mais informações na próxima edição do jornal “O Metalúrgico”.

Upload: vuhuong

Post on 09-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Órgão oficial do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá Sede Santo André: Rua Dona Gertrudes de Lima, 202 - Fone: 4993-8999Sede Mauá: Av. Capitão João, 360 - Fone: 4555-5500 - e-mail: [email protected]: Cícero Martinha - site: www.metalurgicosantoandre.com.br

Jornal 677 - 5 de outubro de 2011

Vamos mostrar nossa mobilização:participe das assembleias!

Com a pauta de reivindicaçõesentregue aos patrões ao longo desta se -mana, o Sindicato vai intensificar asassembleias nas portas das fábricas paramostrar às empresas que estamos mobi-lizados para conquistar nesta campanhasalarial aumento real, jornada de 40horas sem redução salarial e valorizaçãodo piso salarial, entre outros itens. E,principalmente, deixar claro nas negoci-

ações que não vamos aceitar desculpaqualquer, como a crise lá fora, para queos patrões não atendam as nossas reivin-dicações.

“Como vínhamos alertando, as negoci-ações não vão ser fáceis, porque ospatrões virão com mil desculpas, mas aeconomia do Brasil vai bem e o governoestá tomando medidas para que a crisenão atinja o país”, diz Cícero Martinha,

presidente do Sindicato dos Metalúrgicosde Santo André e Mauá.

Com o slogan “Brasil melhor só comsalário maior”, a campanha salarial dosmetalúrgicos da Força Sindical entra nafase de negociações, com a pauta dereivindicações entregue aos patrões nestasemana. A campanha unificada envolveaproximadamente 800.000 trabalhadoresde todo o Estado de São Paulo. Página 3

Assembleia de mobilização pela campanha salarial na Ferkoda Metalúrgicos da Força antes da entrega da pauta na Fiesp

Aos 58 anos, Petrobras querduplicar produção até 2020

A Petrobras completou 58 anos com planos de

mais do que duplicar a extração de petróleo até o

ano 2020, tornando-se um dos maiores produ-

tores mundiais. A fundação da empresa em 3 de

outubro de 1953 resultou da campanha “O

petróleo é nosso”, que teve participação ativa dos

dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de

Santo André e Mauá nos anos 40. Página 4

Coletânea

O Teatro Municipal de Mauá exibe a mostra

“A cultura é a porta de entrada” com uma

coletânea de artistas brasileiros que fazem

parte da história da música, do teatro, da

dança, da literatura e das artes plásticas.

Visitação: 2ª a domingo, das 9h às 18h.

Duração: Permanente

Ingresso: Gratuito

Exposição

A exposição “Retratos Cotidianos - a Cidade

e sua Gente” está em cartaz no Museu de

Santo André. A atração é composta por 16

painéis com 61 fotografias da década 20 até

o fim da década de 60.

Ingresso: Gratuito

Informações: 4438-9111

AGENDA CULTURALPONTO ELETRÔNICO

A adoção do ponto eletrônico, que passaria a

ser obrigatória a partir de 3 de outubro, foi

adiada novamente. Agora, o novo prazo é

janeiro de 2012 segundo portaria do Mi -

nistério do Trabalho. Mais informações na

próxima edição do jornal “O Metalúrgico”.

O assédio moral no trabalho consiste

na humilhação e no constrangimento

do empregado por parte dos patrões

contra seus empregados. Esse tipo de

ação pode causar doenças

psíquicas graves no traba -

lhador. O exemplo mais

comum é a exigência de

produtividade impossível de

ser alcançada, com a finalidade

de humilhar o funcionário pe -

rante os demais colegas. Mas existem

meios jurídicos através dos quais o

empregado, vítima desse assédio, pode

se defender e buscar seus direitos.

Segundo o advogado que compõe a

equipe jurídica do Sindicato Vandir

Zaparolli, o trabalhador pode pedir a

condenação judicial da empresa para

rescisão indireta do seu contrato de tra-

balho, com o pagamento de

indenização trabalhista como

se tivesse sido dispensado sem

justa causa, bem como pleitear em

juízo indenização por danos morais

com base nos princípios da dig-

nidade da pessoa humana e no valor

social do trabalho, previstos em nossa

Constituição Federal.

Companheiros, o Sindicato oferece

atendimento jurídico para qualquer

ação que envolva o direito do traba -

lhador. Esclareça suas dúvidas e não

deixe ser enganado.

Saiba mais sobre seus direitos

Acesse os blogs

blogdociceromartinha.blogspot.com chaodefabricaecidadania.blogspot.com

blogdosapao.blogspot.comblogdoadonis.blogspot.com

Alerta geral do governo Dilma:hora de investir na produçãoporque os juros vão cair para2% ou 3% ao ano

Declarações do ministro da Fa -zenda Guido Mantega, feitas nestasema na na Fiesp, confirmam o queos trabalhadores e alguns setoresem presariais sempre quiseram para aeconomia brasileira, ou seja, jurosem patamares que estimulem o in -ves timento produtivo, que geremempregos e permitam à economiauma dinâmica de maior distribuiçãode riqueza e de oportunidades atodos.

A tendência é de queda dos jurospara patamares entre 2% e 3%, deacordo com as declarações do min-istro da Fazenda para uma plateia deempresários da Fiesp.

Já no próximo ano, os jurosdevem chegar a 9%, segundo declar-ações da presidente Dilma Rousseff.Por isso, estamos na torcida para queantes do término do seu primeiromandato que atinjamos o patamaranunciado pelo ministro da Fazenda.

Porque, com juros a níveis civi-lizados, vamos segurar no Brasil amontanha de dinheiro que atual-mente é gasta para financiar a dívidapública. Vai sobrar dinheiro parainvestimentos diretos em Educação,

Saúde, Saneamento Básico e emnossa Segurança Pública.

Por isso, é essencial que nós tra-ba lhadores, que sempre apoiamosLula e Dilma nas suas cruzadas afavor de um Brasil mais moderno ecom maior distribuição de renda e deoportunidades, nos empenhemos naatual campanha salarial para ampliaros patamares de renda para nossasrespectivas categorias.

Enquanto nós metalúrgicos con-tribuímos patrioticamente para sus-tentar nosso mercado interno, paraonde canalizamos todos os nossosganhos salariais, para muitosempresários só interessa o lucro acu-mulado em contas privadas no Brasile no Exterior.

Mas são empresários que já per -ce bem direitinho que numa econo-mia com juros baixos a única alter-nativa para acumular lucros é atravésda produção. E sabem também quecom juros baixos é mais fácil finan-ciar o crescimento e produzir mer-cadorias com preços muito maiscompetitivos em termos mundiais.

Portanto, o alerta está dado. Evamos, metalúrgicos que somos,acompanhar de pertinho o desem-penho dos empresários do nossosetor. E a hora de provarem a deter-minação de ter seus trabalhadorescomo associados na geração deriquezas é agora, enquanto estamosnegociando a atual campanha sala -rial e a nossa participação nos lucrose nos resultados.

Cícero Martinha,

presidente do Sindicato dos

Metalúrgicos de

Santo André e Mauá

PLANTÃO DOS ADVOGADOSSanto AndréSegunda-feira:Das 08h às 12h – Dra. Paula

Das 15h às 17h – Dra. Paula

Terça-feira:Das 08h às 12h – Dr. Vandir

Das 14h às 17h – Dr. Vandir

Quarta-feira:Das 08h às 12h – Dra. Paula

Das 15h às 17h – Dra. Paula

Quinta-feira:Das 08h às 12h – Dr. Vandir

Das 14h às 17h – Dr. Vandir

Sexta-feira:Somente no período da manhã.

Das 08h às 12h – Dra. Paula /

Vandir (sextas alternadas)

MauáSegunda-feira:Das 08h às 12h – Dr. Elvecio

Das 15h às 17h – Dr. Elvecio

Terça-feira:Das 08h às 12h – Dr. Marcelo

Das 15h às 17h – Dr. Marcelo

Quarta-feira:Das 08h às 12h – Dr. Elvecio

Das 14h às 17h – Dr. Marcelo

Quinta-feira:Das 08h às 12h – Dr. Elvecio

Das 15h às 17h – Dr. Marcelo

Sexta-feira:Somente no período da manhã.

Das 08h às 12h–Dr. Marcelo / Elve-

cio (sextas alternadas)

Dr. Almir - Atendimento só em Santo André

Terça-feira das 09 às 12h

Quinta-feira das 09 às 12h

Dr. Adonis –Coordenador do jurídico, só atenderá com horário agendado.

A partir de outubro, o Departamento Jurídico atenderá de segunda a

sexta para questões previdenciárias

SINDICATO REÚNE TRABALHADORESDA JARDIM NA SEDE DE MAUÁ

No último domingo, 2 de outubro, o Sindicato realizou

assembleia com os trabalhadores da Jardim Sistemas.

O presidente Cícero Martinha abriu os trabalhos desta-

cando a importância da participação dos companheiros

com o Sindicato em todos os assuntos e reivindicações

de interesses da categoria. A presença maciça dos tra-

balhadores, em pleno domingo, demonstrou o grau de

mobilização e união de todos. Após o debate foi elabo-

rada uma pauta envolvendo a política de cargos e

salários, o grêmio, a prevenção de acidentes e melho-

rias. Os assuntos serão discutidos com a empresa.

Fonte: diretor Toquinho

SAIU O ACORDO DA PLR NA LASER STEEL

Em assembleia realizada no dia 28 de setembro na

porta da Laser Steel, os trabalhadores aprovaram a

proposta da PLR no valor de R$ 410,00 a ser pago no

dia 28 de outubro, sem metas.

Fonte: diretor Zoião

SANTA HELENA PROMETESOLUCIONAR PROBLEMAS

Em reunião com os diretores do Sindicato, a direção

do Santa Helena comprometeu-se a colocar um plan-

tão na Quasar, para detectar os problemas no plano de

saúde para poder solucioná-los. Estamos de olho!

Fonte: diretor Zé Ricardo

ELEIÇÃO DA CIPA NA PRYSMIANSERÁ NOS DIAS 10 E 11

Atenção companheiros da Prysmian Cabos e Sis-

temas: a eleição da CIPA será nos dias 10 e 11 de ou -

tubro. A apuração dos votos será em 13 de outubro.

Não deixem de participar!

Fonte: diretor Mineirão

PLR NA MANUTRONIK É ATRELADA A METAS

Em assembleia realizada no dia 30 de setembro, os

trabalhadores da Manutronik aprovaram a PLR no

valor mínimo de 700,00, a ser pago em duas parcelas.

A primeira será paga no dia 5 de outubro no valor de

400,00; a segunda, de R$ 300,00 em 5 de abril de

2012. A PLR será atrelada a metas atingidas.

Fonte: diretores Jacaré e Viviane

MUDANÇA À REVELIA CAUSA INSATISFAÇÃO NA TUPY

Os trabalhadores da Tupy estão insatisfeitos com a

troca de local do cartão de ponto do setor de fusão e

moldagem. A mudança foi realizada pela chefia com

o RH sem consultar os trabalhadores. O Sindicato já

conversou com a empresa sobre os problemas, mas

nada foi resolvido. A Tupy tem até o fim de semana

para resolver a situação. Se nenhuma medida for ado-

tada o Sindicato vai tomar as medidas cabíveis.

Fonte: diretor Pedro Paulo

FOLGA NEGOCIADA NA FERKODAEm assembleia realizada no dia 3 de outubro na Fer-

koda, foi aprovada por ampla maioria a troca da folga

do dia 12 de outubro pelo dia 15 do mesmo mês.

Fonte: Diretor Sapão

Reunião de trabalhadores da Jardim

Ferkoda: troca de folga é aprovada

Nesta segunda-feira, dia 3, os me talúrgicos da Força

Sindical entregaram a pauta de reivindicações da

Campanha Salarial 2011 aos grupos patronais 19-3

(trefilação e laminação de metais e outros) e Sindica-

to da Indústria de Fundição, na Fiesp (Federação das

Indústrias do Estado de São Paulo). A pauta unificada

da Força será ainda nesta semana entregue a ou tros

grupos patronais. A campanha envolve aproximada-

mente 800 mil trabalhadores e 54 sindicatos, com

data-base em 1º de novembro.

Entre os 152 itens da pauta, destacam-se aumento real,

reposição salarial, jornada de 40 horas sem redução

salarial, valorização do piso salarial da categoria, fim do

teto de aplicação de reajuste e fim das terceirizações.

O Sindicato vem realizando assembleias nas fábricas

para mobilizar os trabalhadores. Para o presidente do

sindicato Cícero Martinha, a participação dos traba -

lhadores é essencial para pressionar o patrão nas nego-

ciações. “As mobilizações no chão de fábrica são fun-

damentais para mostrar aos patrões a nossa força”,

disse Martinha. Nesta quarta, dia 5, a pauta será

entregue no Sindipeças e na sexta no Sindmaq.

Mobilizados, vamos lutar por aumento real

Diretores do Sindicato participam do ato de entrega da pauta de reivindicações da campanha unificada na Fiesp

Dirigentes sindicais reúnem-se com representantes patronais para entregar a pauta

Diretores do Sindicato participaram nesta segun-da-feira, 3 de outubro, da 2ª Conferência Regionaldo Trabalho Decente no Grande ABC.

Órgão oficial do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá - Presidente: Cícero Martinha - Diretores responsáveis: Sivaldo Pereira, o Espirro, e Carlos Bianchi, o Tokinho,Jornalista responsável: Marina Takiishi MTb 13.404 - Repórter: Jéssica Marques - Fotos: Robson Fonseca - Editoração eletrônica: Alvaro Jim -- MDM - Marco Direto Marketing - Site: www.mdm.com.br

Adriano pode estrear

O técnico Tite quer levar Adriano para o banco de

reservas e lançá-lo pela primeira vez durante a par-

tida do Corinthians contra o Atlético-GO, no

domingo, no Pacaembu. Ele tomou a decisão

porque Liedson (com dores no joelho esquerdo) e

Emerson (suspenso) não podem jogar. O treinador

ficou insatisfeito com o empate no domingo contra

o Vasco, que manteve o time na segunda colocação.

Felipão quer Kleber

Mesmo com protestos da torcida organizada do

Palmeiras contra o jogador Kleber, Felipão insiste

em sua atuação em campo para o restante da tem-

porada. O treinador espera que ele se recupere de

uma tendinite patelar no joelho esquerdo para sua

escalação. Kleber chegou a atuar com dores no

jogo contra o Atlético-GO, quando Felipão pediu

para ele entrar em campo no sacrifício.

Petrobras, 58 anos, quer dobrar produção de petróleo até 2020

A Petrobras, segunda maior empresa

petrolífera de capital aberto do mundo, comemo-

rou 58 anos de fundação nesta segunda, dia 3,

com um ambicioso plano de investimento de R$

389 bilhões no período de 2011 a 2015, diante da

perspectiva de colocar o Brasil entre os maiores

produtores de petróleo do mundo, graças à reser-

va do Pré-sal. Para ter uma ideia, em 2020, a pro-

dução de petróleo deve mais do que dobrar,

chegando à extração de 4,9 milhões de barris por

dia (bpd), sendo 1,9 milhão de barris provenientes

do Pré-sal. E o movimento sindical teve muito a

ver com a história de sucesso dessa empresa.

Fundada em 3 de outubro de 1953 no governo

de Getúlio Vargas, a Petrobras foi precedida da

campanha “O petróleo é nosso”, na qual o Sindi-

cato dos Metalúrgicos teve ativa participação,

tendo sido sua sede na rua Dona Gertrudes de

Lima palco de reuniões de movimentos em prol

da independência econômica do país, como

mostra a foto histórica que ilustra esta matéria.

“Sem esses movimentos visionários do passa-

do, as riquezas naturais do Brasil, como o Pré-sal,

não seriam revertidos em favor dos brasileiros,

mas explorados por estrangeiros, mantendo o

Brasil na dependência”, diz Cícero Martinha,

presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de

Santo André e Mauá.

Foi a partir dos anos 90 que a Petrobras

começou a se expandir significativamente. Desde

então, a extração triplicou. Hoje, é um conglo -

merado com quase 60 mil funcionários. A cada

ano, a empresa investe em pesquisa e desenvolvi-

mento aproximadamente US$ 1,3 bilhão.

Reunião no Sindicato de movimentos sindicais que resultaram na fundação da Petrobras

Plataforma da Petrobras Festa pela encampação da Refinaria de Capuava

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO

P V D GP SG

50

48

46

45

44

44

40

40

38

37

37

36

35

33

31

29

27

26

22

20

14

14

13

13

14

11

10

9

10

10

9

10

10

8

8

8

6

7

5

3

5

7

7

7

11

5

7

5

9

10

8

10

10

10

12

14

12

15

15

13

43

39

42

40

37

44

43

33

34

44

32

31

38

32

34

31

27

33

32

33

13

11

10

10

4

9

8

7

5

10

-1

-2

-2

-3

-11

-4

-11

-12

-25

-16

Vasco

Corinthians

São Paulo

Botafogo

Fluminense

Flamengo

Internacional

Palmeiras

Atlético-GO

Coritiba

Figueirense

Grêmio

Santos

Bahia

Ceará

Cruzeiro

Atlético-PR

Atlético-MG

Avaí

América-MG

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

P pontos; V vitórias; D derrotas; GP gols pró

SG saldo de gols