zine complexo em movimento - n. 08 - ano i

8
ANO I - EDIÇÃO Nº 08 SAMAMBAIA, DF CONSELHO CULTURA SAMAMBAIA C o m p l e x o e m M o v i m e n t o Impressão 3D SABE O QUE É ISSO? Na Galeria tem. Viver da arte sonho de muitos Lá se vai mais um herói Renatha Nayara

Upload: zine-complexo-em-movimento

Post on 22-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Uma publicação mensal, com apoio do Conselho Regional Cultura Samambaia, DF

TRANSCRIPT

Page 1: Zine Complexo em Movimento - n. 08 - ano I

ANO I - EDIÇÃO Nº 08 SAMAMBAIA, DF

CONSELHO CULTURA SAMAMBAIA

Complexo em Movimento

Impressão 3D SABE O QUE É ISSO? Na Galeria tem.

Viver da

arte sonho de

muitos

Lá se vai mais um herói

Ren

athaNayara

Page 2: Zine Complexo em Movimento - n. 08 - ano I

A impressão de objetos 3D está começando a revolu-cionar a forma como cria-

mos produtos e objetos, seja para fins industriais, de empresas de arquitetura ou mesmo para nos-sos hobbies.Qualquer objeto que possa ser

criado através de softwares 3D pode ser impresso. Protótipos de produtos, maquetes, objetos em geral, partes de aeromodelos, peças e tudo o mais que sua imaginação permitir. É possível inclusive que uma impressora imprima partes de outra impressora 3D. O ABS é o plástico mais utilizado pela impressora para fabricação de ob-jetos. Como exemplo, os blocos de Lego e todas suas peças são feitas desse material. Venha conhecer esta tecnologia, com Nailan Oliveira na galeria.

Galeria Ilha Cultural mostra a tecnologia da impressão 3d

Page 3: Zine Complexo em Movimento - n. 08 - ano I

Viver da arte é o sonho de muitos

Alguns de fato seguem a busca até conseguir o reconhecimento, ou-

tros fazem sua arte apenas pela arte, e também existem aqueles muitos que desistem antes mes-mo de tentar. De qualquer ma-

neira, enfrentar uma sociedade/mercado, que não se importa em pagar altos preços por coisas que as vezes nem vale o valor da compra, mas acha muito caro pagar 80 reais em um livro ou um quadro – é um desafio diário, é uma arte por si só. (Juliana Arco)

Nas instituições convencionais de ensino, o estudo da arte se resume à pesquisa sobre a história da arte e a algumas práticas superficiais. As insti-tuições são muito úteis para essa for-mação que também é importante, mas, se quiser viver de arte, tem que correr atràs, com suas próprias pernas/talen-to/esforço, para conseguir se inserir no mercado.

Ganhar dinheiro ou fazer o que se gosta?Trabalhar fazendo o que

se gosta é o sonho de todos. Quem não gostaria de ser pago para fazer algo no qual se tem prazer? Poder desen-volver a ideia de que tudo dará certo, de que – mesmo não ganhando rios de di-nheiro – será feliz porque terá à sua disposição o prazer da atividade, juntando a vo-

cação com a profissão. Porém, temos que lembrar que mesmo o que gostamos muito de fa-zer pode ficar chato ou enten-diante quando temos que fazer por uma obrigação diária. Por exemplo, uma coisa é gostar de tocar violão, outra é ter o dever de tocar todos os dias.

Se fazemos algo com paixão, se temos real interesse, acaba-

mos nos tornando especia-lista quase que sem esforço. Ou, melhor, com esforço porém com prazer e vonta-de de continuar sempre em frente. Quando nos torna-mos especialistas em algo, nos destacamos dos demais (na atividade na qual nos especializamos) e, com isto, a chance de receber mais di-nheiro começa a aparecer.

Fontes: www.laparola.com.br/profissao-artista www.psicologiamsn.com/2013/05/ganhar-dinheiro-ou-fazer-o-que-se-gosta.html

Page 4: Zine Complexo em Movimento - n. 08 - ano I

Lá se vai mais um heróiO mineiro de Caldas, MG, morreu após complicações em uma cirurgia de fígado.

g1.globo.com

Integrantes do movimento Clube da Esquina. Da esq para dir: Toninho Horta, Nelson Angelo, Fernando Brant, Márcio Borges, Murilo Antunes e Beto Guedes. (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)

Um dos mineiros mais impor-tantes para a música nacio-nal, fundador do movimen-

to Clube da Esquina. Na década de 1960, conheceu Milton Nascimento, seu principal parceiro em mais de 200 músicas. Em 1967, compôs sua primeira música, “Travessia”, que se tornou um hit nacional na voz de Milton Nascimento, que ainda in-terpretou outros clássicos de Brant, como “Canção da América”, “Nos bailes da vida”, “Maria, Maria”, “Pla-neta blue”, “Promessas do sol”, “O vendedor de sonhos” e “Encontros e despedidas”, entre outros.

Brant ainda formou parceria com os irmãos Borges, Beto Guedes, Ta-vinho Moura e Sirlan. Seu trabalho marcou gerações.

“Fernando Brant deixa um vazio que jamais será preenchido na nossa música. É um dia triste para a cultu-ra brasileira e especialmente para o nosso estado. Fernando Brant foi um grande intérprete do nosso espírito de liberdade - sou do mundo, sou Minas Gerais! - e vai permanecer pra sempre em nossos corações”. (Fernan-do Pimentel, governador de Minas Gerais)

Mais uma estrela para a constelação dos incríveis mestres da arte que já se foram.

Page 5: Zine Complexo em Movimento - n. 08 - ano I

Associação Desportiva e Cultu-ral Superar, com atuação desde 2006, visa por meio do esporte,

cultura e lazer e das diversas expressões de nossa cidade e comunidade, promo-ver a inclusão social e o despertar da cidadania. Com aulas de TAEKWON-DO, DANÇA E REFORÇO ESCOLAR, visa oportunizar a nossa comunidade e dar uma maior expectativa de vencer na vida contemplando o esporte e cultura.

No TAEKWONDO, tem destaques no esporte nacionalmente com campeões Brasileiros e atletas na seleção Brasileira de taekwondo, com alunos de 04 anos a 50 anos de idade. Se destaca também na integração de pessoas com deficiencia.

As aulas são ministradas pelo mestre Willian Lima idealizador do projeto Su-perar.

Na aula de dança destaca-se apresenta-ções que abordam questões como segu-rança , meio ambiente e etc. As aulas sao ministradas pelo professor Valdemar Santos que já esteve em grandes apresen-tações musicais, teatrais e de dança.

A aula de reforço escolar nasceu com a

participação de um aluno do taekwondo que resolveu ajudar as crianças e jovens que estava com dificuldades na escola. As aulas são ministradas pelo professor Gilberto Marques que e bombeiro mili-tar e professor na escola Dom Pedro II no Plano Piloto.

O Projeto Superar tenta fazer sua parte na comunidade com eventos sociais ar-recadando alimentos e campanhas pro-movendo a paz na nossa comunidade para que possamos viver melhor.

End. QS 310 CONJUNTO 02 LOTE 08PROJETO SUPERARInscrições abertas para taekwondo, dança e reforço escolar no tel: 85885257

Page 6: Zine Complexo em Movimento - n. 08 - ano I

Oi !!Estamos pleiteando pa-trocinadores para irmos ao Pan Americano

na Argentina mês que vem. Corremos o risco de não participarmos, por ainda não termos conse-guido até o momento, os

patrocinadores. Não temos condições fi-

nanceiras para bancarmos tal competição e estaremos

representando o Brasil. Somos karatecas.

Valéria Jesus, Marcos Viní-cius e Maria Eduarda.

(61) 84766506.Estamos fazendo uma rifa

também de um celular R$ 5,00

Moramos na QR 303. - Samambaia Sul

Page 7: Zine Complexo em Movimento - n. 08 - ano I

Renatha Nayara

Nascida em Palmas-TO, no dia 17/05/2000, já muito cedo, com 2 anos de idade, começou a se destacar na Escolinha, dançando quadrilha. Aos 4

anos já recitava poemas em público e participava de desfiles, inclusive em São Paulo. Fez artes cênicas no Teatro Mapatti e aos 08 anos apresentou sua pri-meira peça, chamada Baião da Compadecida. Por meio do Teatro descobriu o amor pela música e, desde então, Renatha Nayara não parou mais, seguindo sua carreira de cantora, fazendo apresentações em escolas e festas, conquis-tando cada vez mais com seu carisma e sua linda voz. Aos 11 anos formou uma banda com 15 integrantes sendo: 07 músicos, 03 Dançarinos, 03 Técnicos de som, 01 Coreografo e 01 Produtor musical. Aos 11 anos gravou uma demo e aos 12, gravou seu 2° CD com 10 músicas, sendo uma autoral e 09 regrava-ções de artistas renomados. Aos 13 anos gravou o seu 1° DVD ao vivo, com participações especiais, como Pedro Eduardo do The Voice Brasil e Suiany e Samuel. O show de Renatha Nayara é muito rico em se tratando de cenário, iluminação e repertório, sempre acompanhando os sucessos do momento. Re-natha Nayara ja realizou shows em quase todo Distrito Federal, além de Bahia, Minas, Goiás e Mato groso do Sul. Tem trabalhos no Youtube, Facebook, Pal-co MP3 e também vem recebendo o apoio de algumas rádios AM e FM.

Page 8: Zine Complexo em Movimento - n. 08 - ano I

Expediente Idealizador: Demontiez Marques (61 8586-4869) Editoração: Ilton Barbosa (61 8474-2193)

Tirinhas Walter Ego