___ cccccccccccccccccccccccc

1
Nossa fé não é adquirida por nós, é um presente puro dado pela liberalidade de outrem. Não foi pelo raciocínio ou pelo entendimento que recebemos nossa religião, mas por autoridade e comando externos. A fraqueza de nosso juízo nos ajuda mais nesse sentido que sua força, e nossa cegueira mais do que a clareza de nossa visão. É pelo intermédio de nossa ignorância, mais do que de nosso conhecimento que aprendemos esta sabedoria divina. Montaigne O texto de Montaigne sintetiza uma das posições mais presentes nos debates acerca da religião ocorridos na Europa do XVI. Tratase (A) de uma forma de ateísmo que reúne provas da inexistência da divindade a partir da constatação das fraquezas e limitações do entendimento humano. (B) do ceticismo puro e simples que parte da constatação da fraqueza de nossas faculdades para afirmar a necessidade de suspendermos o juízo acerca de todos os objetos da razão. (C) do fideísmo, uma forma de validar a fé e a revelação religiosa a partir da constatação das limitações e fraquezas do entendimento humano. (D) do teísmo que recolhe, na ordem da natureza e na estrutura de nossas faculdades, elementos que sirvam como prova da existência de Deus. (E) de uma exposição pura e simples da ortodoxia cristã baseada unicamente na revelação e na autoridade da Igreja.

Upload: jerson-deconto

Post on 16-Sep-2015

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

questões de Filosofia

TRANSCRIPT

  • 09/06/2015 .::SFilosofiaProvasdeConcursosedoVestibular::.

    data:text/htmlcharset=utf8,%3Cspan%20style%3D%22color%3A%20rgb(0%2C%200%2C%200)%3B%20fontfamily%3A%20Verdana%2C%20Arial%2 1/1

    Nossafnoadquiridaporns,umpresentepurodadopelaliberalidadedeoutrem.Nofoipeloraciocniooupeloentendimentoquerecebemosnossareligio,masporautoridadeecomandoexternos.Afraquezadenossojuzonosajudamaisnessesentidoquesuafora,enossacegueiramaisdoqueaclarezadenossaviso.pelointermdiodenossaignorncia,maisdoquedenossoconhecimentoqueaprendemosestasabedoriadivina.MontaigneOtextodeMontaignesintetizaumadasposiesmaispresentesnosdebatesacercadareligioocorridosnaEuropadoXVI.Tratase(A)deumaformadeatesmoquereneprovasdainexistnciadadivindadeapartirdaconstataodasfraquezaselimitaesdoentendimentohumano.(B)doceticismopuroesimplesquepartedaconstataodafraquezadenossasfaculdadesparaafirmaranecessidadedesuspendermosojuzoacercadetodososobjetosdarazo.(C)dofidesmo,umaformadevalidarafearevelaoreligiosaapartirdaconstataodaslimitaesefraquezasdoentendimentohumano.(D)dotesmoquerecolhe,naordemdanaturezaenaestruturadenossasfaculdades,elementosquesirvamcomoprovadaexistnciadeDeus.(E)deumaexposiopuraesimplesdaortodoxiacristbaseadaunicamentenarevelaoenaautoridadedaIgreja.