08a claudia pinto

10
Afinal o que é uma praia, do ponto de vista das Ciências Físico-químicas? Cláudia Pinto nº8 7ºA

Upload: claudiapinto7a

Post on 23-Jun-2015

333 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 08a claudia pinto

Afinal o que é uma praia, do ponto de vista das Ciências Físico-químicas?

Cláudia Pinto nº8 7ºA

Page 2: 08a claudia pinto

Introdução

Para responder á questão , é necessário ter os seguintesconhecimentos: Saber distinguir materiais (naturais e manufacturados) Saber a solubilidade de materiais em água Saber identificar uma substancia ou mistura de substância Saber distinguir e dizer o que são materiais homogéneos, heterogéneos e

coloidais Saber a composição qualitativa e quantitativa de uma solução Saber distinguir e o que é o solvente e o soluto numa solução Conhecer e saber aplicar a formula da densidade de materiais Conhecer as transformações físicas e químicas. Saber alguns exemplos de soluções liquidas, sólidas e gasosas

Page 3: 08a claudia pinto

DesenvolvimentoA forma de os assuntos abordados poderem ser utilizados para interpretar a constituição

de uma praia é explicar e dar um exemplo.

Materiais manufacturados são materiais que sofreram a acção do homem (ex: plásticos…)Materiais naturais são materiais que são utilizados como se encontram na natureza (ex: conchas)

Fig.1 - plásticos Fig.2- conchas

Page 4: 08a claudia pinto

Continuação

Na praia podemos encontrar poucas substâncias, porque só inclui um componente na sua constituição (ex: oxigénio). As misturas de substâncias, tal como o nome o indica têm dois ou mais componentes (ex: a areia da praia).

Fig.5- areia e oxigénio

Page 5: 08a claudia pinto

Continuação

O sal da água não é visível porque dissolve-se na água, mas também podemos encontrar materiais insolúveis tal como a água com areia.

Fig.3- água com sal Fig.4- água com areia

Page 6: 08a claudia pinto

Continuação

Existem muitas misturas, tais como misturas homogéneas, heterogéneas e coloidais. Uma mistura homogénea tem aspeto uniforme e apresenta duas ou mais fases visíveis a olho nu (ex: a agua do mar - água mais sal). Uma mistura heterogénea tem aspeto uniforme e apresenta apenas uma fase visível a olho nu (ex: a areia - vários minerais). As misturas coloidais têm aspeto uniforme a olho nu e ao microscópio é possível visualizar duas ou mais fases (ex: nevoeiro).

Fig.6- areia Fig.7- água do mar Fig.8- nevoeiro

Page 7: 08a claudia pinto

Continuação

A composição qualitativa indica os componentes de uma solução. A composição quantitativa indica a relação entre as quantidades de soluto de solvente.

Numa solução existe o soluto e o solvente. O soluto é o componente que tem o estado físico da solução quando o soluto e o solvente tem estados diferentes. O solvente é o componente em maior quantidade quando o soluto e o solvente tem o mesmo estado físico. Por exemplo na água do mar o soluto é o sal e o solvente é a agua.

Se olharmos para o mar vemos muitas algas á superfície, porque a densidade da água do mar é maior que a densidade das algas. Para calcularmos a densidade de algo fazemos p= m/V.

As transformações físicas e químicas também estão presentes na praia. As transformações físicas são transformações de matéria que não envolvem a formação de novas substancias, mas apenas a mudança de estado físico tal como a evaporação água do mar. As transformações químicas são transformações em que ocorre consumo de substancias e formação de novas substancias.

Page 8: 08a claudia pinto

Continuação

Na praia existem três tipos de soluções: liquidas como a agua do mar, sólidas como a areia, as rochas, as algas as conchas e gasosas como o ar.

Fig.9- água do mar Fig.10- areia

Fig.11- algas Fig.12- rochas

Page 9: 08a claudia pinto

Conclusão

No ponto de vista de ciências físico químicas uma praia é um conjunto de materiais em que um cientista pode, avaliar e aplicar diversos conhecimentos. Podemos diferenciar diversas misturas, calcular a densidade das mesmas, conhecer a solubilidade de materiais, distinguir os componentes de uma solução, conhecer o conceito de transformações físicas e químicas, distinguir vários materiais, o conceito de materiais naturais e manufacturados, a identificação de substancias, a variedade de soluções e conhecer a composição qualitativa e quantitativa de uma solução.

As actividades desenvolvidas foram muito produtivas, pois tornavam as aulas interactivas e mais interessantes.

Page 10: 08a claudia pinto

Referencias bibliográficas/ de internet

Manual “FQ 7 Terra no espaço Terra em transformação” Internet