119ª edição do jornal viver toledo

16
Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011 - Ano 3 - nº 119 CÉSAR DA LUZ VALDIR PAGLIARINI D. FRANCISCO POLÍTICA E GENTE BRUNO RADUNZ WANDERLEY GRAEFF PÁGINA 05 PÁGINA 06 PÁGINA 06 PÁGINA 02 PÁGINA 15 PÁGINA 16 Mineração brasileira é quar- ta maior do mundo; empre- sária Suzan Dezem faz cur- so de sommelier; Giuliano Pavani comanda canteiro de obras na ampliação dos negócios da Arbralat no seg- mento de lácteos; represen- tantes da Coopercred em visita ao Viver Toledo. A violência se reveste das mais diversas formas, inclusive em nossos lares. No trabalho de atendimentos às pessoas, cons- tatamos os relacionamentos conflituosos entre casais, pais e filhos, geradores de tensões e desequilíbrios. A paz familiar e social, tão desejada por todos, é possível ou uma utopia? As ONG´s surgiram pela não eficiência, por parte do po- der público, em atender as necessidades da sociedade. Em sua maioria cumprem um papel relevante para a so- ciedade, mas estão no foco das discussões de todos os casos de denúncia que tem surgido recentemente. Toledo viverá em dias de incremento acentuado em sua economia com Jogos Abertos do Paraná; gaúchos da “Quinta Sem Lei” em visita a amigos toledanos para confra- ternização; John Adams é exemplo a ser seguido em dignidade. Vice-governador Arns elogiou a estrutura e o trabalho da administração de Toledo; Câ- mara destaca criação da ALT; Giacometti comemora bom momento de Palotina e sina- liza busca pela reeleição; São Luiz do Oeste em festa neste domingo; Campanha Legal beneficia oito entidades. Toledão comemora 39 anos de sucesso e ótima estrutura; Entidade Dorcas promove Café Colonial de Verão; operadora de telefo- nia Oi deveria lançar o seu olhar para a pintura de sua torre em Toledo; toledano busca especialização em Medicina Esportiva. PÁGINA 09 PÁGINA 03 O Paraná se encontra em Toledo PÁGINA 13 3 R PÁGINA 10 PÁGINA 08 Jogos Abertos Senac Sicredi A abertura dos Jap´s 2011 será em meio ao belo visual do Parque Ecológico Diva Paim Barth A partir desta sexta-feira, 11, Toledo será a capital do esporte pa- ranaense. Isso porque até o dia 20, acontece no município a fase final dos 54º Jogos Abertos do Paraná. Durante dez dias, cerca de 4.500 atletas de 369 equipes de 78 municípios do Estado, estarão disputando os títulos em 16 modalidades esportivas e aquecendo a economia local. A abertura será realizada no Parque Ecológico Diva Paim Barth, com a presença do governador Beto Richa. Open/Renault tem amplo showroom na nova loja em Toledo Novas instalações da Open Veículos/Renault foram inauguradas em Toledo Convênio garante obras em escolas Vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, assinou convênios em Toledo Economia aquecida precisa de mão de obra qualificada Força Premiada chega à última fase com o sorteio de cinco Hilux Vem aí... Fabio Ulsenheimer Empresa Cidadã Uma novidade para Toledo Confira detalhes na coluna de Wanderley Graeff Sicoob leva estudantes a viagem a Minas

Upload: jornal-viver-toledo

Post on 29-Mar-2016

285 views

Category:

Documents


35 download

DESCRIPTION

119ª edição do Jornal Viver Toledo

TRANSCRIPT

Page 1: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011 - Ano 3 - nº 119

CÉSAR DA LUZ VALDIR PAGLIARINI D. FRANCISCO POLÍTICA E GENTE BRUNO RADUNZ WANDERLEY GRAEFF

PÁGINA 05 PÁGINA 06 PÁGINA 06 PÁGINA 02 PÁGINA 15 PÁGINA 16

Mineração brasileira é quar-ta maior do mundo; empre-sária Suzan Dezem faz cur-so de sommelier; Giuliano Pavani comanda canteiro de obras na ampliação dos negócios da Arbralat no seg-mento de lácteos; represen-tantes da Coopercred em visita ao Viver Toledo.

A violência se reveste das mais diversas formas, inclusive em nossos lares. No trabalho de atendimentos às pessoas, cons-tatamos os relacionamentos conflituosos entre casais, pais e filhos, geradores de tensões e desequilíbrios. A paz familiar e social, tão desejada por todos, é possível ou uma utopia?

As ONG´s surgiram pela não eficiência, por parte do po-der público, em atender as necessidades da sociedade. Em sua maioria cumprem um papel relevante para a so-ciedade, mas estão no foco das discussões de todos os casos de denúncia que tem surgido recentemente.

Toledo viverá em dias de incremento acentuado em sua economia com Jogos Abertos do Paraná; gaúchos da “Quinta Sem Lei” em visita a amigos toledanos para confra-ternização; John Adams é exemplo a ser seguido em dignidade.

Vice-governador Arns elogiou a estrutura e o trabalho da administração de Toledo; Câ-mara destaca criação da ALT; Giacometti comemora bom momento de Palotina e sina-liza busca pela reeleição; São Luiz do Oeste em festa neste domingo; Campanha Legal beneficia oito entidades.

Toledão comemora 39 anos de sucesso e ótima estrutura; Entidade Dorcas promove Café Colonial de Verão; operadora de telefo-nia Oi deveria lançar o seu olhar para a pintura de sua torre em Toledo; toledano busca especialização em Medicina Esportiva.

Wanderley Graeff

PÁGINA 09

PÁGINA 03

O Paraná se encontra em Toledo

PÁGINA 13

3277-2728 3378-1316Rua Pedro dos Santos

PÁGINA 10

PÁGINA 08

Jogos Abertos

Senac

Sicredi

A abertura dos Jap´s 2011 será em meio ao belo visual do Parque Ecológico Diva Paim Barth

A partir desta sexta-feira, 11, Toledo será a capital do esporte pa-ranaense. Isso porque até o dia 20, acontece no município a fase final dos 54º Jogos Abertos do Paraná. Durante dez dias, cerca de 4.500 atletas de 369 equipes de 78 municípios do Estado, estarão disputando os títulos em 16 modalidades esportivas e aquecendo a economia local. A abertura será realizada no Parque Ecológico Diva Paim Barth, com a presença do governador Beto Richa.

Open/Renault tem amplo showroom na nova loja em Toledo

Novas instalações da Open Veículos/Renault foram inauguradas em Toledo

Convênio garante obras em escolas

Vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, assinou convênios em Toledo

Economia aquecida precisa de mão de obra qualificada

Força Premiada chega à última fase com o sorteio de cinco Hilux

Vem aí...

Fabio Ulsenheimer

Empresa Cidadã

Uma novidade para Toledo

Confi ra detalhes na coluna de Wanderley Graeff

Sicoob leva estudantes a viagem a Minas

Page 2: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

onde evidencia-se uma interação com as escolas, benefi ciando as crianças e jovens do município.

ReeleiçãoEm Palotina, a candidatura à reeleição do prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti (PP), já está sendo encaminhada pelo grupo de partidos que lhe dão sustentação. A tendência natural é de que PP, DEM, PSDB e PDT, os principais partidos da base aliada, continuem juntos para as eleições de 2012.

São LuizO distrito de São Luiz do Oeste viverá um fi nal de semana festivo, com a realização da Festa da Ovelha e do Coste-lão a Fogo de Chão. O tradicional evento leva-rá milhares de pessoas ao clube da comunida-de. O vereador Rogério Massing, um dos incan-sáveis trabalhadores para o sucesso da festa, comemora a inau-guração há poucos dias pela Prefeitura de Toledo do novo parque infantil que possibilita mais qualidade ao lazer das crianças de São Luiz.

Campanha LegalOito entidades não governamentais foram benefi ciadas com re-cursos remanescentes obtidos através da Campanha Legal de 2010. Foram benefi ciadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa de Maria, Ação Social São Vicente de Paulo, Creche Lions Ledi-Mass, Aldeia Infantil Betesda, Associa-ção de Pais e Amigos dos Defi cientes Auditivos (Apada) e Centro Comunitário Dorcas. O valor é um saldo da Campanha Legal de 2010, que já havia repassado em maio deste ano R$ 200 mil. Cada entidade receberá um montante proporcional ao número de crianças atendidas e aos turnos de atendimento.

Campanha Legal IIA Campanha Legal 2011 está em andamento e a expectativa é arrecadar em torno de R$ 400 mil. A campanha é uma possibili-dade que a lei federal instituiu e qualquer pessoa pode contribuir, destinando 6% do imposto de renda devido da pessoa física e 1% da pessoa jurídica. “Estamos trabalhando para isso, em parceria com os contabilistas, empresários, e esperamos contar nova-mente com as instituições de crédito Coofato e Sicoob Oeste, também para adiantar o recurso para os contribuintes”, explica o ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenador da Aldeia Betesda, Lineu Wutzke.

SegurançaEstá sendo realizado até esta sexta-feira, 11, em Foz do Iguaçu, o primeiro Fórum Paranaense de Segurança. O encontro é destina-do aos gestores municipais e operadores de segurança pública em geral, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança em parceria com as Secretarias Municipais de Segurança e Trânsito do Paraná.

Jairo Eduardo

Elogios de ArnsO vice-governador e secretário Estadual de Educação do Paraná, Flávio Arns, elogiou em Toledo a estrutura e o trabalho desenvol-vido pela administração municipal, que resultam em mais quali-dade de vida às pessoas, principalmente aos jovens. Arns esteve em Toledo para a inauguração da escola profi ssionalizante do Senac e incluiu uma visita ao Centro da Juventude, além da Es-cola Especial Bem-Me-Quer e da Escola Estadual Jardim Europa.

Elogios II“A minha impressão de Toledo tem sido sempre das melhores, excep-cionalmente em termo de organização, plane-jamento, realização e execução de obras”, afi rmou Arns, destacan-do também as iniciativas da prefeitura, pelo forte investimento na educação, na cultura, com atividades de qualidade, tornando--se exemplo para todo o Paraná.

ResultadoO resultado de todo esse investimento, conforme Arns, são cida-dãos mais participantes, atuantes e presentes. “O bom resultado é o refl exo do excelente trabalho. A sociedade se realiza vendo que existe iniciativas de qualidade voltadas para o jovem, que deve ser bem prestigiado, onde os mesmos estarão contribuindo e devolvendo ao município de maneira multiplicada, pela sua fe-licidade e realização”, assegurou.

AcademiaA Câmara Municipal de Toledo, pela unanimidade de seus 11 ve-readores, em sessão ordinária, congratulou-se com a criação e ofi cialização da Academia de Letras de Toledo (ALT). No requeri-mento, de nº 342/2011, os parlamentares solicitaram o registro nos anais da Casa de Leis de voto de louvor pela instalação ofi -cial da instituição, em 29 de outubro último.

Bom momentoO prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti (PP), comemora o bom momento vivido pelo seu município. Nos últimos dez anos, Palotina evo-luiu econômica e demografi camente, quando passou de 25 mil para cerca de 30 mil habitantes, sustentado pelo crescimento da agroindústria e do campus da Universidade Federal do Paraná.

CulturaDe acordo com Giacometti, a previsão é de que pelo menos 2000 estudantes a mais passem a freqüentar o campus da instituição entre 2012 e 2103. A expansão da UFPR, que possui os cursos de Medicina Veterinária, Biologia, Agronomia e Meio Ambiente, alem de quatro cursos técnicos, agrega conhecimento à cidade,

02

OPINIÃO

EXPEDIENTEEditora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PRFones: (45) 3054-0444 - [email protected] gráfi co: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

Diretor e EditorWanderley Graeff [email protected]

Depto Comercial - VendasAna Maria Bellocchio

Gerência AdministrativaLuciane Graeff lucianegraeff @hotmail.com

DiagramaçãoLídio Ricardo

EquipeKarine Graeff Wanderley Graeff Jr.Mayara MartanBruno Marcos Radunz

por Wanderley Graeff | [email protected]ÍTICA & GENTE

“Cuidado por onde andas, que é sobre os meus sonhos que caminhas” (Carlos Drummond de Andrade)

Segundo cálculos da Organização das Nações Unidas, dois

bebês nascem a cada segundo, o que indica que seremos

10 bilhões de pessoas em 2100.

DILCEU SPERAFICODeputado federal

O crescimento da população e o mercado de alimentos

O planeta Terra atingiu o recorde de sete bilhões de habitantes nesta semana, sem razões para comemorar o feito. Pelo contrário, pois se tra-tam de seres humanos com sentimentos, fragilidades, necessidades, projetos de vida e tudo mais que compõe a realização profi ssional e felicidade das pessoas.

O novo número demográfi co, com acréscimo de um bilhão de pes-soas sobre a cifra anterior, foi alcançado pouco mais de 12 anos depois, já que éramos seis bilhões em 12 de outubro de 1999.

A situação é realmente preocupante na medida em que os recursos naturais do planeta são fi nitos, estão se esgotando rapidamente e os sete bilhões de habitantes necessitam de alimentos, água, ar puro, energia, traba-lho, educação, segurança, paz, saúde, cultura e lazer, entre outros bens, para sobreviver com dignidade.

Para se ter idéia do crescimento da população mun-dial, segundo cálculos da Organização das Nações Uni-das (ONU), dois bebês nascem a cada segundo, o que indica que seremos 10 bilhões de pessoas em 2100.

Conforme os mesmos estudos, a Índia deverá reunir a maior população em 2025, com 1,5 bilhão de habitan-tes, superando a China.

O problema é que junto com a população, crescem as adversidades climáticas, difi culdades na geração empregos, fome, insegurança e frus-trações do ser humano. Já o Japão, Europa e o Brasil, enfrentarão o enve-lhecimento da população, com repercussões no bem-estar dos cidadãos.

O relatório da ONU para Agricultura e Alimentação sobre inseguran-ça alimentar, recentemente divulgado, é simplesmente alarmante. Uma em cada sete pessoas passa fome no mundo e seis milhões de adultos e crianças morrem todos os anos por não terem o que comer.

As maiores tragédias estão na Etiópia, Somália, Afeganistão e Ugan-

da, na Ásia e África afetadas por crises econômicas desde 2006. Para nosso alívio, o Brasil fi cou entre os poucos países onde a segurança alimentar melhorou, graças, essencialmente, à força do agronegócio.

Bênçãos como extensão territorial, fertilidade do solo, generosidades do clima, tradição e vocação do agricultor e domínio de tecnologia, nos asseguram esse privilégio.

Benefi ciando-se desses fatores diferenciados da maioria das nações, o Brasil enfrentou e superou de-safi os da agropecuária, das oscilações de mercado até eventuais variações do clima, que reduzem a segurança alimentar no planeta.

O termo, para quem não sabe, signifi ca acesso à ali-mentação nutritiva, saudável e em quantidade sufi cien-te para suprir as necessidades do ser humano.

Com a redução do emprego e renda em muitos paí-ses, para não morrer de fome, literalmente, contingen-te cada vez maior pessoas foi obrigado a abrir mão de uma refeição ao dia ou de alimentos considerados me-nos essenciais ou mais caros, como as carnes.

O efeito dessas difi culdades se multiplica no planeta, pois na medida em que cidadãos consomem menos, seus países também reduzem as importações de ali-

mentos, elevando estoques e derrubando preços, em prejuízo dos paí-ses produtores e exportadores, como o Brasil.

Enfrentar a alta volatilidade dos preços dos alimentos, portanto, é um dos nossos maiores desafi os como maior produtor do planeta.

Na prática, não podemos sequer comemorar o crescimento do mer-cado consumidor, se ele não tem condições de absorver a expansão de nossa produção, muito menos pelos valores que almejamos e ne-cessitamos para continuar investindo em qualidade e sanidade e assim atender as expectativas de nossos compradores.

Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

Arns em visita ao Centro da Juventude, ao lado do prefeito José Carlos Schiavinato

Prefeito Luiz Ernesto de Giacometti

Ao lado do vice-prefeito Lúcio de Marchi, vereador Rogério ouve o prefeito José Carlos Schiavinato na inauguração do parque

Page 3: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

03Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

CIDADE

Faixa de Fronteira Concurso cultural

Convênio garante obras em escolas de Toledo

Deputado Welter: debate pelo desenvolvimento e integração regional

As estudantes contempladas pelo Sicoob e suas professoras

Sérgio Boi autografa livro: incentivo ao esporte

O vice-governador e secretá-rio de Estado da Educação Flá-vio Arns participou em Toledo da inauguração da nova sede do Senac e cumpriu agen-da visitando educandários da rede pública estadual.

Arns visitou a Escola Estadu-al de Educação Especial Bem Me Quer – APAE Toledo e o Co-légio Estadual Jardim Europa. Neste último, foi assinado ter-mo de cooperação técnica en-tre a Secretaria de Estado da Educação e Prefeitura de Tole-do, que prevê a construção de seis salas de aula e uma pas-

sarela de acesso, em três colé-gios estaduais do município. Marcaram presença no even-to, os deputados estaduais El-ton Welter e Duílio Genari, e o prefeito José Carlos Schiavi-nato, entre outras autoridades locais e regionais, alem de as-sessores técnicos do Núcleo Regional de Educação, direto-res dos colégios estaduais do município, alunos e professo-res do educandário.

O convênio soma um investi-mento total de R$ 388.190,46, e irá beneficiar o Colégio Es-tadual Francisco Galdino de

Lima, com duas salas de aula, o Colégio Estadual Jardim Ma-racanã, também com duas sa-las de aula, e o Colégio Es-tadual Novo Horizonte, que receberá duas salas de aula e uma passarela de acesso.

O chefe do Núcleo Regional de Educação, Léo Inácio Ans-chau, salientou os recentes investimentos feitos pelo Go-verno do Estado na infraes-trutura das escolas da rede pública de ensino. “Foram mais de 1 milhão de reais em reformas e 33 escolas benefi-ciadas com o aumento de car-

ga de energia elétrica. Esta se-mana o governador autorizou a construção de mais quatro salas de aula em São José das Palmeiras”, disse.

O secretário Flávio Arns destacou as metas de fazer de cada escola uma referência, ampliando o contraturno, ofe-recendo atividades de dança, música, esporte, teatro, lín-gua estrangeira, e também no Ensino Médio. “Hoje nós temos dois mil professores trabalhando com atividades em contraturno, mas ano que vem teremos doze mil”, disse.

Sicoob leva estudantes a viagem a Minas Gerais

Três crianças de Toledo, acompanhadas de seus profes-sores, embarcam nesta sexta--feira, 11, para uma viagem a Belo Horizonte e cidades histó-ricas de Minas Gerais, incluin-do Mariana e Ouro Preto, onde conhecerão marcos da história e de personalidades históricas brasileiras, como as obras de Aleijadinho.

A viagem é um prêmio conce-dido pelo Instituto Sicoob do Pa-raná, aos vencedores do Concur-so Cultural que envolveu todas as cooperativas do Estado, inte-grando a Gincana Sicoob Susten-tável, desenvolvida anualmente.

O concurso envolveu alunos de 6 a 8 anos na modalidade de-senho e de 11 e 12 anos na re-dação, todos desenvolvendo seu ponto de vista sobre o coopera-tivismo.

Na fase municipal, partici-param alunos do Incomar, La Salle, Intentus e Funet, tendo sido classificados 10 trabalhos, cujos autores receberam o prê-mio de R$ 150 em cota capital do Sicoob Oeste e participaram da fase final, concorrendo com trabalhos de todo Estado.Da Academia

de Letras

Toledo, PR, 08 de novembro de 2011. Ao jornalista Wanderley GraeffJornal Viver Toledo Referente: Agradecimento e proposta de encontro Caro colega comunicador: Concluindo as tarefas de presidente da Comissão de Organização da

Sessão Solene de instalação da Academia de Letras de Toledo (ALT), gostaríamos de expressar publicamente, nosso reconhecimento e nos-sos melhores agradecimentos a esse veículo e/ou profissional de co-municação, pelo apoio irrestrito à nossa instituição e ao nosso traba-lho.

O respaldo diferenciado ficou evidente em generosos espaços desti-nados à divulgação do evento, antes e depois de sua realização, desta-cando o papel da instituição, a composição de sua primeira direção e a relação de seus 22 acadêmicos iniciais, como importantes registros históricos.

A valorização do evento e da ALT, mostrou que esse veículo entende que a difusão da leitura, da escrita e do conhecimento são atribuições e responsabilidades comuns da Academia e os meios e profissionais da comunicação que cumprem suas finalidades legais e éticas, mere-cendo, em contrapartida, o respeito e a preferência do público.

Ao destacar a instalação da ALT e sua importância, esse veículo demonstrou efetivo comprometimento com a cultura local e regional, atendimento de suas finalidades sociais e competência empresarial, fatores essenciais à credibilidade e expansão dos meios de comuni-cação.

Diante dessa sintonia de entendimento sobre o papel da ALT e da Comunicação Social, além de manifestar nossa profunda gratidão, queremos nos colocar à sua inteira disposição, para formação de par-cerias e contribuições em nossa área de atividades, quando e como desejar, levando em consideração os interesses maiores da cultura lo-cal e regional.

Como queremos também propor a realização, em breve, de encontro da ALT com entidades, dirigentes e profissionais da comunicação da cidade e região, visando o debate sobre a cultura, as entidades e ativi-dades culturais e suas repercussões entre a população de Toledo e do Oeste do Paraná.

Com essa iniciativa, com toda a certeza, poderemos avaliar nossas eventuais deficiências e necessidades, destacar as nossas virtudes e acertos, somar esforços e definir alternativas voltadas à maior valori-zação da cultura e dos meios de comunicação locais e regionais.

Dessa forma, esperamos trabalhar e crescer juntos, levando em con-sideração os fundamentos da cultura, o apelo do noticiário local para o setor comercial, os anseios maiores da população e as exigências e desafios da atividade lúdica e da Comunicação Social no Século 21.

Atenciosamente Acadêmico e jornalista Luiz Alberto Martins da Costa Presidente da Comissão Especial de Organização da Sessão Solene

de instalação e 1º vice-presidente da ALT

De seis prêmios possíveis da fase final do concurso, três fi-caram em Toledo – 1º lugar em redação: Giovana Zardo Anso-lin (professora Michele Weich) Colégio La Salle ; 2º lugar em re-dação: Eduarda Engelsing Leu-bet (professora Milene Kellner) Colégio Intentus; 2º lugar em de-senho: Maria Eduarda Ellwanger (professora Giovana Recalcatti) Colégio Incomar . Os outros prê-mios foram para Telêmaco Bor-ba, Cascavel e Foz do Iguaçu.

A diretora do Sicoob Oeste, Solange Martins, comemorou que o Sicoob Oeste mais uma vez ficou à frente do concur-so, enfatizando que o resultado mostra que o cooperativismo é um assunto do momento.

Para a diretora do Colégio Intentus/Alfa, Doracilde Nao-mi Noguti de Oliveira a viagem é importante para alunos e pro-fessores que terão oportunidade inédita de conhecer “in loco” as matérias vistas em sala de aula.

Professor lança livro sobre a prática esportiva

O livro “Aprendizado no Es-porte – O que Faz Com Que os Pais Levem Seus Filhos à Prá-tica Esportiva”, de autoria do professor Sérgio Luiz Herkert, o “Boi”, foi lançado na Bibliote-ca Pública Municipal de Toledo.

“Lançar esse livro significa um sonho realizado. Foram 26 anos de pesquisa e também de muita prática. Cometi muitos erros na minha prática, que eu tentei passar nesse livro, para que os profissionais que leiam façam uma reciclagem e não cometam os mesmos erros”, co-mentou Sérgio.

O livro é direcionado a pais, alunos e professores de edu-cação física, trazendo erros, acertos e dificuldades que se

verificam nas escolinhas de treinamentos, especializadas em várias modalidades esporti-vas e demorou quase dez anos para ser concluído.

Marcaram presença no lança-mento o secretário de Esportes Mauro Mauri Maiorki e o presi-dente da Academia de Letras de Toledo, Bruno Radunz.

Os alunos do professor Sér-gio também compareceram em peso. “Hoje nós estamos per-dendo as crianças e os adoles-centes para muitas coisas que parecem mais atrativas que a prática esportiva, como o com-putador, os jogos de videoga-me, a internet. E precisamos incentivá-los ao esporte”, sa-lientou.

Toledano se destaca no Concurso Servir com Arte

A Escola de Governo da Secre-taria de Estado da Administra-ção e Previdência divulgou o re-sultado do concurso Servir com Arte 2011, nas categorias poe-sia, conto, crônica e fotografia, destinado a servidores públicos estaduais.

O professor toledano Sadi Nu-nes, da disciplina de História dos Colégios Estaduais Novo Horizonte e Jardim Porto Ale-gre, pela segunda vez recebeu Menção Honrosa, no Concurso. Em 2009, ele recebeu Menção Honrosa com o poema “Semen-tes de Vida” e desta vez a Comis-são destacou o poema “Efêmero”.

Sadi Nunes, que também atua na comunicação e na advocacia,

acumula vários prêmios literá-rios desde 1989, sendo um dos vencedores do I Concurso Hele-na Kolody de Poesia, da Secre-taria de Estado da Cultura em 1989. Já publicou as obras “Dis-tâncias Nuas” (1991), “Fogo Ver-de” (1997), ambos de poesia e “Violências e Cultura de Paz nas Escola” (2007), que discute os te-mas ligados a educação.

Em 2004, representou o Colé-gio Estadual Novo Horizonte, no Uruguai, na cerimônia da Orga-nização dos Estados Iberos Ame-ricanos para Educação e Cultura (OEI) que premiou a escola, pela relevância pedagógica de enfrenta-mento à violência no início da dé-cada de 2000.

Até esta sexta-feira, a Copel e as outras companhias distribui-doras de eletricidade do Brasil permanecem mobilizadas numa missão de grande importância: esclarecer a população sobre os cuidados para evitar acidentes com energia elétrica, apontan-do as situações de risco mais co-muns e ensinando formas de pre-venir e evitar o choque elétrico.

A 6ª Semana Nacional de Se-gurança com Energia Elétrica conta com uma agenda de ati-vidades em Toledo, Assis Cha-teaubriand e Marechal Cândi-do Rondon. Entre elas, técnicos da Copel visitaram diversos canteiros de obras das cidades para realizar minipalestras de orientação aos trabalhadores da construção civil.

Copel orienta para redução de acidentes com energia

Welter propõe encontro para debater Núcleo Regional

Por proposição dos deputados Elton Welter e Ademar Traia-no, a Assembleia Legislativa vai promover um debate, na se-mana que vem, para discutir a instalação do Núcleo Regional para o Desenvolvimento e In-tegração da Faixa de Fronteira (CDIF) constituído para propor medidas e coordenar ações que promovam o desenvolvimento nas regiões de fronteira.

“Esse núcleo será um espa-ço em que as três esferas de go-verno, instituições privadas e a sociedade civil organizada po-derão construir propostas para promover o desenvolvimento da região fronteiriça paranaen-se. A diversidade e a complexi-dade das relações estabelecidas na faixa de fronteira no Paraná impõem a atuação conjunta en-tre os governos federal, estadu-al e municipal e as instituições privadas. A concentração de es-forços permitirá que os recur-sos sejam otimizados e evitará

a descontinuidade nas priori-dades estabelecidas para a re-gião”, analisa o deputado Elton Welter.

HistóricoEm setembro do ano passado,

o presidente Lula instituiu a Co-missão Permanente para o De-senvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira – CDIF,

coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e formada por mais dezoito ministérios, uma secretaria Federal e oito instituições convidadas.

Em abril de 2011 foi assina-do um Protocolo de Cooperação para a constituição do Núcleo Regional para o Desenvolvi-mento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF) no Estado do Paraná. Em julho, a Itaipu Bi-nacional promoveu a Oficina de Planejamento para definir o modelo de gestão do Núcleo e apresentar a Comissão Perma-nente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fron-teira (CDIF).

O protocolo de cooperação que criou o CDIF inclui o Go-verno do Estado, Itaipu Binacio-nal, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, Asso-ciação dos Municípios do Oeste do Paraná, Universidade para a Integração Latino-Americana - UNILA, Receita Federal, entre outras entidades representati-vas das regiões Oeste e Sudoes-te do Paraná.

Page 4: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

Sinduscon

04 Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

3277-2728 3378-1316

Buff etTerça a sexta – R$ 12,00Sábados – R$ 14,50Domingo (especial) – R$ 17,00

A noite somente com reservas (não válido para o Shopping)

No Shopping PanambiAlmoço semanal – R$ 10,00Fim de semana e jantar R$ 13,00

Rua Pedro dos Santos Shopping Panambi

Livro “Três Vezes Natal” será lançado no Shopping Panambi

O Shopping Panambi será palco no próximo dia 18 do lan-çamento do livro “Três Vezes Natal”, de autoria de Marce-lo Grondin e Moema Viezzer. Ambos os autores são inte-grantes da Academia de Le-tras de Toledo.

O livro aborda a origem do Natal e sua vivência atual no mundo e especialmente no Bra-sil, a partir de três perspecti-vas: O Natal Cristão (que lem-bra o nascimento de Jesus), O Natal Social (de comemoração intensa, principalmente no âm-bito familiar) e o Natal Comer-cial (do papai noel).

O texto percorre a história de cada um destes elementos, explicando o porquê dos dife-rentes símbolos e tradições do Natal, amplamente utilizados, sem que a grande maioria das pessoas conheçam sua origem e significado.

Na noite do lançamento, o li-vro estará à venda ao preço pro-

Eleição terá chapa única, com nomes de Toledo

Associados do Sinduscon/Oeste, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná, escolhem no próximo dia 28 a nova di-retoria para os próximos dois anos. A eleição será das 10h às 18h30, na sede em Cascavel.

Somente uma chapa foi inscrita para a su-cessão da diretoria liderada por Gerson Loren-zi. Ela tem o engenheiro civil Fernando Dillen-burg como candidato a presidente.

Nomes de Toledo integram a diretoria. Além de Dillenburg, a única chapa inscrita tem ainda como membros efetivos José Luiz Parzianello, Antonio Galvão Natucci, Wilson Schiavina-to Júnior (Toledo), Marco Antonio Guilherme, Oscar Beck de Souza e Edson Vasconcelos. E como suplentes: Landoaldo Possamai, Julio Ce-sar Zanella, Sérgio Astir Dillenburg, Eloi Cas-sol, Eduardo Della Costa (Toledo), Eloi José Eckstein e João Luiz Brock.

Conselho FiscalOs candidatos a membros efetivos do Con-

selho Fiscal, são: Marco Antonio Guilherme, Vanderli Antonio da Silva e Edson Luiz Sch-mitz; os suplentes: Jadir Saraiva de Rezende, Renato Pena Camargo e João Luiz Félix. Já no Conselho Deliberativo, os nomes são os seguintes: Edson José Vasconcelos, Alexan-dre Gonçalves, Pedro Luiz Trevisan, João Ro-berto Largo, Mario Cesar Costenaro (Toledo), Ivoncir Marcio Marcon e Wilson Schiavinato Júnior (Toledo).

Delegados à FiepA chapa apresenta ainda como delegados re-

presentantes junto à Fiep, a Federação das In-dústrias do Estado do Paraná, Ricardo Prestes Mion e Gerson Ângelo Lorenzi, como efetivos, e Marco Antonio Guilherme e Joacir Luiz Félix, como suplentes.

Eduardo Della Costa: na diretoria do Sinduscon

Cine Panambi

(45) 3378-4774PROGRAMAÇÃO DE 11/11 a 17/11/2011

DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO 2

Animação, comédia. Dublado. Classifi cação

indicativa: livre.Sessões: diariamente:

15h50

GIGANTES DE AÇOAção, drama. Dublado.

Classifi cação indicativa: 10 anos. Sessões: diariamente19h20

AMIZADE COLORIDAComédia, romance.

Dublado. Classifi cação indicativa: 12 anos.

Sessões: diariamente 21h30

O ZELADOR ANIMALComédia, fantasia.

Dublado. Classifi cação indicativa: livre.

Sessões: diariamente 16h00 e 19h30

EU QUERIA TER A SUA VIDAComédia. Legendado.

Classifi cação indicativa: 10 anos. Sessões: diariamente 21h20

mocional de R$ 20,00, sendo uma excelente opção para pre-sentear nesta época de troca de presentes.

Sobre os autoresMarcelo Grondin Nadon, na-

tural do Canadá, é doutor em Ciências Sociais com pós-dou-torado em Administração, La-tino-americanista. Atua como professor universitário e como Cooperante Internacio-nal em projetos socioeconômi-cos em quase todos os países

da América Latina e Caribe. Durante esta trajetória escre-veu 8 livros e muitos artigos e outros textos resultados de suas pesquisas.

Atualmente, reside em Tole-do, onde já produziu o livro “O alvorecer de Toledo na coloniza-ção do Oeste do Paraná”, sobre as origens da colonização da re-gião nos anos de 1946-1949.

Moema Viezzer é natural de Caxias do Sul/RS, sociólo-ga e educadora. Escreveu qua-tro livros, dos quais o mais conhecido internacionalmen-te é a história de vida de Do-mitila Barrios intitulado “Se me deixam falar...”, traduzido para 14 idiomas. Também es-creveu inúmeros artigos para revistas, além de produção de materiais de caráter pedagógi-cos destinados a apoiar o forta-lecimento das mulheres em sua presença na sociedade e a me-lhoria da qualidade do ambien-te e de vida.

Marcelo Grondin Nadon e Moema Viezzer: lançamento de livro no Shopping Panambi

Page 5: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

GENTE & NEGÓCIOS05Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

[email protected]ÉSAR DA LUZ

MineraçãoA mineração brasileira já é hoje a quarta maior do mundo, com valor de US$ 36,8 bilhões. A informação é da United States Ge-ological Survey (USGS) e mostra que o Brasil deixou para trás gi-gantes como os EUA, Rússia e África do Sul. China e Índia, tam-bém integrantes do chamado Bric, ocupam, respectivamente, 1º e 3º lugares. No segmento, vale destacar a existência de minera-dores na região Oeste e na fronteira, com atividades específi cas classifi cadas como mineração e sob concessão federal, através do DNPM.

ExportaçõesO Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com apoio da CNI e da Agência Bra-sileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), pro-move no próximo dia 24, em Londrina, o curso “Análise e Seleção de Mercados Internacionais”. A iniciativa é voltada a empresários que atuam ou que têm interesse de atuar no mercado internacio-nal (Comex), aos quais pretende auxiliar na prospecção correta de novos mercados.

Curso SommelierA empresária Suzan Dezem (foto) está aprimorando seus conhe-

cimentos na área em que a fa-mília vem investindo há algum tempo, o setor vinícola, através dos já consagrados vinhos De-zem. E está prestes a se formar no curso Sommelier, no qual vem participando, em Curitiba. Suzan entende que é preciso conhecer toda a história do vinho, especialmente o aspecto da harmonização, pois como ela diz, “quando se harmoniza um bom vinho, com uma boa comida e com uma boa companhia, é que tudo fi ca perfeito”.

Em obrasO empresário Giuliano Orcelli Pavani, da GOP Alimentos do Bra-sil, comanda verdadeiro canteiro de obras na Linha Buê Caé, que resultará na ampliação dos negócios da Arbralat no segmento de lácteos, em Toledo. A expansão inclui a aquisição de equipamen-tos que viabilizarão o lançamento de novos produtos, já para o primeiro trimestre de 2012. Com a aquisição de uma laticínios na cidade, Giuliano vem apostando no crescimento do consumo dos produtos lácteos no Brasil.

ComadRepercute, ainda, o I Fórum do Conselho Municipal sobre Drogas de Toledo (Comad), realizado no mês passado, sobre a temática das drogas e adolescência. Alunos de 15 escolas participaram de um concurso de redação, que foi dividido em três categorias: História em quadrinhos; Carta e Artigo de Opinião. Na categoria Carta, a vencedora foi a jovem Kalyne Caroline Forster, aluna do Colégio La Salle. Kalyne é fi lha do casal de amigos Kátia e Olair Forster, e empresta toda sua jovialidade para embelezar a coluna de hoje. Parabéns, Kalyne!

CojemO Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), da ACIT, está orga-nizando a entrega do Prêmio Toledo Destaque Empresarial 2011, no próximo dia 18. O evento chega a sua 7ª edição, premiando as empresas mais lembradas pela população. A pesquisa, que tem metodologia desenvolvida pela PUCPR, foi aplicada em mais de 400 domicílios da área urbana e rural do município, sendo pesquisados 107 segmentos.

CoopercredGenivaldo Menezes, o popu-lar Ratinho, gerente regional Paraná Sul e Santa Catarina, acompanhado do Consultor Comercial Sidnei Leite, da Coopercred, visitaram à re-dação do Viver Toledo. Eles falaram da expansão da em-presa, que atua no segmento de cartões eletrônicos de parce-lamentos. A Coopercred oferece os cartões Vale Alimentação, Vale Refeição, Multi Benefícios e Private Label, e almeja atin-gir em breve a marca de 10 mil clientes ativos.

ZielaskoDentre várias autoridades e li-deranças empresariais que prestigiaram a inauguração da nova sede do Senac, em Tole-do, esteve o empresário Rai-ner Zielasko, presidente da Fa-ciap (foto), que abriu espaço na agenda da XXI Convenção Anual da entidade, que estava em re-alização na ocasião, em Foz do Iguaçu, evento preparado para receber cerca de 1.200 pessoas.

PianaO presiden-te da Federa-ção do Comér-cio do Paraná, Darci Piana, ao conferir a ma-téria divulgada pelo Viver Tole-do sobre a inau-guração da nova sede do Senac, em Toledo, teceu elogios ao material e a linha editorial adotada por este semanário, que privilegia o registro de notícias do bem, a exemplo daquela inauguração.

GENTE & NEGÓCIOSCÉSAR DA LUZ

Kalyne Forster, vencedora de concurso de redação sobre drogas do Comad, em foto do Photo Creative

Page 6: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

Recebi no fi nal de semana um ví-deo enviado pelo amigo Martinho Krebs, que hoje reside em Porto Ale-gre e que é o Papai Noel ofi cial da-quela cidade, mostrando a passea-ta e reportagem completa feita pelo jornal Zero Hora, com entrevistas ressaltando o signifi cado do Natal e abrindo ofi cialmente as comemora-ções alusivas deste ano.

Confesso que ao ver trinta papai noeis caracterizados e tocando suas sinetas, me emocionei. Lembrei de aspectos da minha infância e que quero compartilhar com os amigos leitores.

Sou oriundo de uma família ex-tremamente pobre, mesmo assim, meus queridos e saudosos pais, apesar de todas as difi culdades fi -nanceiras que enfrentavam, nunca deixavam de me comprar algum pre-sente no Natal.

Guardo incólu-me em minha me-mória o desejo que sempre tive de ga-nhar de presen-te um autorama. Meus pais não con-seguiram comprar para mim um auto-rama, mas me de-ram uma quadra de futebol de botão, que tenho guarda-da até hoje em mi-nha casa e que uti-lizei por muitos e muitos anos, compartilhando com meus amiguinhos da época, o Car-linhos e o Neguinho Thomé, o João Gabbe, o Elton Wacholz, minha pri-ma Vera Rascowetzki que também se esforçava para jogar, enfi m, uma série de amigos que compartilharam da minha infância, na distante Três de Maio-RS.

Também ganhei presentes bem mais modestos, pois meu pai fi cou um tempo desempregado, mas não deixou para trás o Natal e fabricou com as próprias mãos um caminhão de madeira e que também me dei-xou extremamente feliz.

Na realidade, a vida me condicio-nou a me contentar com pouco, e o pouco me é e sempre foi sufi ciente. Nunca tivemos facilidades na vida. Lembro que por um bom tempo nossa alimentação foi baseada em arroz cozido, ovo frito e salada de alface. Refrigerante era uma tuba-ína no domingo, a qual abria um buraco na tampa com um prego para durar mais, ou tomar menos. Mas quero crer que com isso cres-ci como ser humano, fazendo com que sempre me preocupasse mais

com os outros do que comigo mes-mo e que a riqueza não é a de ter muito dinheiro, e sim, a de menos precisar.

Mas não é só no presente que quero fi xar este raciocínio. Quero me ater ao esforço dos meus pais em manter acesa a chama do verda-deiro Natal, o de ir à Igreja na vés-pera, o de declamar versinhos nata-linos na apresentação do teatro do nascimento de Jesus, de chegar à casa e procurar meus presentes de-baixo do pinheirinho confeccionado com árvore natural e enfeites lindos, coloridos, estrelas guias, pinhões, correntes de brilhos, manjedoura, presépio de Natal, enfi m, uma ver-dadeira obra de arte utilizando ma-teriais baratos, mas arrumados com carinho e que fi cavam muito bonitos.

No dia seguinte ir à casa de meus amiguinhos mostrar o que havia ga-

nhado e ver o que eles tinham rece-bido de presente. Também ir à casa da Tia Emma bus-car meu presente que todo ano ela e tio Hugo me pro-porcionavam.

Pena que nos dias de hoje as pessoas quase não vão à Igreja, traba-lham demais, não tem os pais tempo de levar seus fi lhos

na apresentação de Natal, pois es-tão até o pescoço de atribuições em suas empresas que vêem no Natal a possibilidade de enormes lucros, fa-zendo seus colaboradores trabalha-rem até a exaustão.

Os pais não têm mais tempo de buscar a verdadeira árvore de Na-tal, preferindo as sintéticas, que são mais práticas e mais baratas, mas também mais sem graça...

Encerrando meu raciocínio quero concluir que o mundo mudou muito nos últimos tempos, o Papai Noel se tornou o símbolo ofi cial do Natal, em detrimento ao fato do nascimento do menino Jesus. Nós acostumamos nossa geração com isso. O mundo piorou, infelizmente.

Pretendo agora comprar o auto-rama que não consegui ganhar dos meus pais e, sempre que posso, para relembrar o esforço de vida de meus pais, saboreio a refeição que nos acompanhou por um bom tem-po: arroz cozido, ovo frito e salada de alface.

Aos meus pais, minha eterna gra-tidão. Com isso me transformaram num ser humano melhor!

Pesquisas realizadas nos mais va-riados âmbitos da sociedade apon-tam a violência e a conseqüente in-segurança como uma das nossas maiores preocupações. A violência se reveste das mais diversas formas, inclusive em nossos lares. No tra-balho de atendimentos às pessoas, constatamos os relacionamentos confl ituosos entre casais, pais e fi -lhos, geradores de tensões e dese-quilíbrios. A paz familiar e social, tão desejada por todos, é possível ou uma utopia?

A paz, tema deste artigo, não se confunde com passividade dian-te do que acontece ao redor, nem com indiferença e silêncio diante da presença do outro para evitar dis-córdias. Não é qualquer tranquilida-de que merece o nome de paz. Não é ausência de guer-ra, nem se reduz ao equilíbrio ao es-tabelecimento de equilíbrio entre for-ças adversas (cf. Vaticano II, GS 78). Tais atitudes po-dem até evitar um confl ito, mas não criam a verdadeira paz cristã, mostra-da por Jesus Cris-to, o Filho de Deus, que por palavras e obras comprovou ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Não cessa de soar aos nossos ou-vidos a frase de Jesus: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração” (Jo 14,27).

A paz evangélica é fruto de um coração livre de egoísmo e orgulho, que reconhece Deus e o seu amor providente e por extensão, a dignida-de de cada pessoa humana. A ação divina não se restringe a ser apenas causa efi ciente primeira do univer-so, mas como Criador amoroso e Pai providente, dispensa os melho-res dons a nós, seus fi lhos. Feitos à sua imagem e semelhança, nós te-mos um destino eterno que se cons-trói no hoje da história, através da vivência dos valores evangélicos, re-velados por Jesus Cristo e tornados inteligíveis e presentes em nossas vi-das pela ação do Espírito Santo.

A santidade pessoal é o caminho a ser percorrido para que em nos-sos lares e em nossa sociedade a

paz evangélica proporcione paz e harmonia. A concepção correta da identidade pessoal e da dignidade do outro, aliadas à nossa vocação à vida eterna, possibilita-nos a implan-tação da verdadeira paz. João XXIII afi rmava que só haverá paz nos la-res e na sociedade humana se essa estiver presente em cada um dos seus membros, ou seja, se a ordem desejada por Deus tornar-se realida-de na vida da pessoa (Pacem in Ter-ris, 164). No vigésimo aniversário do encontro inter-religioso de oração pela paz, em setembro de 2006, afi r-mou-se que, em primeiro lugar, a paz deve ser construída nos corações. De fato, é neles que se desenvolvem sentimentos que podem alimentá-la ou, ao contrário, ameaçá-la, enfra-

quecê-la, sufocá-la.A paz que Cristo

oferece supõe ne-cessariamente sua presença em nos-sos corações. Em Cristo nosso agir tornar-se-á cons-trutor de vida nova em nossas famílias e na sociedade. Concluo com as palavras do papa Bento XVI, dirigi-das aos participan-tes do encontro no

fi nal da tarde do dia 18 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juven-tude, em Madri. Verdade que tais palavras foram aos jovens, mas ser-vem muito bem para todos: “Que-ridos amigos, sede prudentes e sá-bios, edifi cai as vossas vidas sobre o alicerce fi rme que é Cristo. Esta sa-bedoria e prudência guiarão os vos-sos passos, nada vos fará tremer e, em vosso coração, reinará a paz. Então sereis bem-aventurados, di-tosos, e a vossa alegria contagiará os outros. Perguntar-se-ão qual seja o segredo da vossa vida e descobri-rão que a rocha que sustenta todo o edifício e sobre o qual se assen-ta a vossa existência é a própria pessoa de Cristo, vosso amigo, irmão e Senhor, o Filho de Deus feito homem, que dá consistên-cia a todo o universo. Ele morreu por nós e ressuscitou para que ti-véssemos vida, e agora, junto do trono do Pai, continua vivo e pró-ximo a todos os homens, velan-do continuamente com amor por cada um de nós”.

O mundo mudou muito e o Papai Noel se tornou o símbolo oficial do Natal, em detrimento ao fato do nascimento do

menino Jesus.

A santidade pessoal é o caminho a ser

percorrido para que em nossos lares e

em nossa sociedade a paz evangélica

proporcione paz e harmonia.

06 Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

VIVER BEM“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” (Cecília Meireles)

Incontinência urinária

Dez milhões de brasileiros, ou 5% da população, sofrem de incontinência urinária, quando aquela vontade incontrolável de fazer xixi literalmente não consegue ser controlada. Mu-lheres, crianças e idosos sofrem mais com o problema, que pode ser prevenido e tratado com exercícios ou cirurgia, nos casos mais graves. A bexiga é um órgão elástico, que pode ser enchido e esvaziado.

Incontinência urinária IINa maioria das pessoas, há um completo controle sobre esse armazenamento e esvaziamento, o que não ocorre na inconti-nência. Perder xixi não é normal. Se isso começar a acontecer com frequência, procure um médico. Por falta de informação ou até por vergonha, muitos indivíduos partem direto para o uso de

fraldas ou absorventes. Este problema destrói a qualidade de vida e pode ser resolvido, às vezes sem intervenção cirúrgica.

Incontinência urinária IIIO assoalho pélvico é um grupo de músculos de controle vo-luntário que se localiza na porção inferior da bacia, especifi -camente entre as coxas. Essa rede muscular começa no osso púbico (região baixa do abdômen), passa pelas paredes la-terais dos ossos da bacia e se dirige para o cóccix (osso no início da fenda que separa as nádegas).

Incontinência urinária IVA função da pelve é sustentar os órgãos internos e propor-cionar o correto funcionamento da uretra e do reto. Ela age como válvulas de fechamento, conhecidas como esfíncteres, e também circunda a vagina. Quando esses músculos fi cam frouxos ou pouco fortalecidos, podem acontecer vazamentos involuntários da bexiga ou do reto. Por isso, exercícios para fortalecer o assoalho pélvico devem ser feitos todos os dias.

Incontinência urinária VI Esses movimentos também podem ser realizados por gestan-tes e são ótimos para quem está se preparando para engravi-dar. Além disso, é importante fazer atividade física e controlar o ganho de peso sempre, inclusive na gestação. Nos últimos meses, a mulher produz mais urina, a bexiga enche mais rápi-do e a pressão abdominal é maior por conta do bebê.

Por dentro dos isotônicosAs bebidas isotônicas, também conhecidas como bebidas es-portivas, são rapidamente absorvidas após o consumo. Elas

As Organizações não governa-mentais (ONGs) signifi cam um grupo social organizado, sem fi ns lucrativos, constituído formal e au-tonomamente. Tem como principal característica atuar no campo das políticas públicas, no auxílio às po-pulações excluídas das condições da cidadania.

No Brasil há hoje 340 mil Ongs, a grande maioria séria, formadas pelo chamado Terceiro Setor - or-ganizações civis compostas por ci-dadãos de boa vontade - que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas necessitadas e que não recebem - por vários motivos - os benefícios que deveriam advir dos órgãos ofi ciais.

Na verdade, é preciso constatar que o surgimen-to dessas organi-zações sem fi ns lucrativos deu-se pelo motivo da não efi ciência, por parte do poder pú-blico, em atender as necessidades da sociedade.

São as Ongs sé-rias, as responsá-veis por empre-gar dois milhões de pessoas, que prestam serviços sociais importan-tes, principalmen-te na área da saúde, educação, defesa do meio ambiente e fi sca-lização de gastos públicos. São Ongs, por exemplo, todas as san-tas casas de misericórdia do país e a rede das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apaes.

Elas, em sua grande maioria, cumprem um papel relevante para a sociedade, mas estão no foco das discussões de todos os casos de denúncia que tem surgido recente-mente. Em especial a questão en-volvendo o ministro dos esportes, Orlando Silva e o ministro do Turis-mo Pedro Novais. Aliás, é bom que se diga, pessoas públicas que en-vergonham o país.

Depois do escândalo com os mi-nistérios citados e outros que já haviam sido apurados, foram to-madas medidas enérgicas pelo go-verno, no sentido de moralizar o setor. Entidades e órgãos gover-namentais que fi rmaram convênios

com o Ministério dos Esportes de 2006 até o primeiro semestre des-te ano, terão que devolver ao Go-verno Federal pouco mais de 49 milhões de reais. Segundo a CGU – Controladoria Geral da União, os recursos foram mal gastos e não houve comprovação dos investi-mentos. As Ongs respondem por 85 por centos do total, com cerca de 41.600 reais.

A diretora executiva da Associa-ção Brasileira de Organizações Não Governamentais, Vera Massagão, informou que a Presidência da Re-pública tomou recentemente medi-das que visam aumentar a transpa-rência das organizações e evitar a corrupção. Ao mesmo tempo, as medidas vão incentivar a continui-

dade dos serviços relevantes presta-dos por Ongs sé-rias, que traba-lham em prol dos interesses públi-cos.

Ela garantiu que houve um avanço com a promulga-ção de um Decre-to pela Presidência da República, que propõem regras que vão garantir a transparência das Ongs.

O fato é que se houvesse realmente interesse por parte dos parlamentares em criar mecanismos para que essas ins-tituições cumpram seu papel re-levante, a última CPI aberta para apurar as irregularidades já teria sido uma resposta. Ao contrário, nas palavras da diretora “ela parou nos debates insossos entre situa-ção e oposição” e se arrastou por quatro anos, acabando com um re-latório inconclusivo e que sequer foi votado no fi nal do ano passado por decurso de prazo.

Ela também salienta que o grau de associativismo que se tem na Europa, por exemplo, é um sinal de desenvolvimento social. Diferente do que acontece no Brasil, onde é criado um clima de desconfi ança, quando se fala em Ongs.

E conclui que “é preciso criar um clima de controle social, sem o qual não se combate a corrupção” em nosso país.

Quando o inocente paga pelo pecador

O surgimento dessas organizações sem fins lucrativos deu-se pelo motivo da não eficiência, por

parte do poder público, em atender as necessidades da

sociedade.

As boas lembranças do Natal

VALDIR [email protected]

A paz social é fruto da Santidade pessoal

D. FRANCISCO BACHBispo da Diocese de Toledo

têm uma concentração de 6% a 8% de carboidratos, além de sódio, potássio e cloreto. Portanto, repõem os líquidos e sais minerais perdidos com o suor, além de fornecer energia para os músculos em movimento. Essas bebidas são indica-das para pessoas que realizam atividades físicas com mais de uma hora de duração ou exercícios muito intensos.

Atividades levesJá para aqueles que praticam atividades mais leves e mode-radas e que não excedem uma hora de duração (como cami-nhada, musculação, ginástica e dança), basta tomar água em todas as etapas para repor a perda hídrica. O ideal é consumir de 250 ml a 500 ml de água duas horas antes dos exercícios e a cada 15 ou 20 minutos durante a atividade. Quando a ativida-de terminar, a ingestão de água deve continuar para que sejam supridas as perdas que ocorreram por meio da urina e do suor. Também é recomendado apostar em sucos de frutas naturais.

BRUNO RADUNZEmpresário e Escritor

Page 7: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

07Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

ESPORTE

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILESTADO DO PARANÁCOMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDORUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO

O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documen-tos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 11 dias do mês de novembro de 2011. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Ofi cial

Amador e Sub-20 Circuito Oeste de Futebol

12

ONDY NIEDERAUERPioneiro, contabilista, ex-vereador e historiador

Assim começou ToledoAs Ruas na Primeira Planta - A “Sede Toledo”

Tendo o primeiro caminhão com trabalhadores alcançado o Rio Toledo, onde fi xaram acam-pamento, fez-se necessário ini-ciar um povoado para estes e para os que viriam após, bem como para o escritório da fi r-ma, hotéis e Igreja.

Encarregou-se disto o diretor Dr. Julio Gertum de Azevedo Bastian, engenheiro civil, es-tabelecido com uma grande empresa construtora na capital gaúcha.

Resolveu a diretoria que a sede seria junto ao rio Toledo, em sua margem direita, logo subindo ao primeiro planalto.

Derrubado o primeiro mato, constituído de pinheiros, foi escolhido um local, mais ou menos central, onde foi crava-do o primeiro marco. Seguiu a demarcação da área reservada para a praça, (quatro quadras de dez mil metros cada. Depois foram sendo cravados os mar-cos que assinalavam as demais quadras e lotes urbanos. Em torno desta primeira planta, de-nominada Sede Toledo, foram sendo demarcadas chácaras, em torno das quais mediram--se as colônias. Estava plane-jado que, na medida em que fosse possível abrir estradas, construiría-se outras sedes ad-ministrativas.

Apesar da Sede Toledo ser constituída de poucas qua-dras, fazia-se necessário que, ao desenhá-la, fossem sendo dado nomes às ruas. Isto acon-teceu em Porto Alegre. Ora, dar nomes à ruas de uma, talvez futura cidade no Paraná, não era, certamente, tarefa fácil. Analisando, hoje, os nomes de muitas ruas de Toledo, nota-se que muitos destes nomes são nome de ruas de Porto Alegre. Um dos fatos mais salientes que nos convencem disto é o seguinte:

Uma parte da cidade de Porto Alegre adentra no rio Guaíba, tal como um longo cabo fl uvial

e a partir de uma orla o terreno sobe formando um morro que se estende de norte ao sul. A parte que se eleva ao norte, é hoje um arrabalde conhecido por Moinhos de Vento, ou Inde-pendência. Um bairro muito bo-nito, repleto de palacetes, Hos-pital Alemão, Caixa de Água, Clube Germânia e outros mo-tivos que deixam transparecer a origem de pioneiros alemães.

Do centro da cidade até Moi-nhos de Vento, uns dois quilô-metros, podia-se usar os me-lhores bondes que trafegavam pela capital gaúcha, pois que somente eles andavam pela Avenida Independência além de taxis e automóveis. Na Avenida ladeada por árvores, situa-se o Hospital Benefi cente Portugue-sa, a Escola Técnica de Comér-cio Nª Sª do Rosário, onde me formei quando lá era diretor o Irmão Marista José Otão, meu professor e, mais tarde, fun-dador da PUC. Lá no alto, no Moinho de Ventos, deslancha também a rua Dom Pedro II, assim como aqui em Toledo, a Dom Pedro II corre paralela à Independência. Mas, agora ve-mos que, as duas ruas que an-dam juntas em Porto Alegre, na parte mais alta da cidade, des-tinada para moradias, estão em Toledo, no Paraná, uma ao lado da outra, na parte mais alta da cidade, destinada para mora-dias. Atrevo-me chamar isto de transplante, ou colagem.

Esta é, pois, a origem de mui-tos nomes de ruas do centro de Porto Alegre que foram dados às ruas naquela primeira planta da Sede Toledo, eis aí como a rua Bonfi m, rua Cel Vicente, rua Sarandi, rua Anita Garibaldi, e outros.

Aproveito para divulgar que qualquer dúvida ou esclareci-mento sobre fatos ligados à História do nosso município po-dem sempre ser encontrados junto às pessoas ou nas jóias do Museu Histórico Willy Barth.

Basquete de Toledo preparado para estreia nos Jap´s

A partir desta sexta-feira (11), Toledo estará respirando o esporte com a realização da fase final dos Jogos Abertos do Paraná.

E os meninos do time de basquetebol de Toledo es-tão confiantes em apresentar boas partidas à sua torcida. Formada somente por atletas pratas da casa, que treinam há anos no projeto Ninfa/In-comar/Basquete, a equipe teve um ritmo intenso de trei-nos durante as últimas sema-nas, visando bons resultados nos Jap´s.

“Treinamos muito nas úl-timas semanas. Os meninos estão concentrados e, princi-palmente, confiantes e com muita vontade de fazer belas apresentações. Sabemos que teremos dificuldades, pois al-guns times contratam atletas de fora, mas o fato de jogar-mos em casa, com a torcida a nosso favor é muito estimu-lante e nos traz confiança e muita vontade de vencer”, diz

Equipe toledana mescla juventude e experiência para o acesso à divisão A de 2012

a técnica Marli G. Costa.O basquetebol masculino

disputa a divisão B dos Jap´s, e na primeira fase estará com-petindo na mesma chave que

os times de Apucarana, Rolân-dia e Goioerê. A outra chave é formada pelas equipes de União da Vitória, Cascavel, Prudentópolis e Pato Branco.

Os jogos de Toledo devem acontecer sempre às 20h00, no Ginásio de Esportes Jaime Zeni. A estréia dos toledanos será diante da equipe de Goioerê.

Somente um jogo do Sub-20 abrirá semifinais

Em virtude da realização dos 54º Jogos Abertos do Para-ná, que acontecerão em Tole-do desta sexta-feira (11), até o dia 20 deste mês, somente uma partida do Campeonato Sub-20 “Copa Allmayer” – Troféu RC Esportes será realizada neste final de semana.

O confronto de ida entre São Paulo e Santos será realizado no sábado (12), às 17h em Linha São Paulo. As equipes se classifica-ram após passarem por Náutico e Penharol, respectivamente.

O restante das partidas acon-tecerá nos dias 19 e 20 deste mês.

Equipe do Santos, de Dois Irmãos, que inicia a disputa por vaga à final

Toledo termina competição em 2º lugar geral

Foi realizada nos dias 5 e 6 de novembro em Santa Helena, a quarta e última etapa do I Cir-cuito Oeste de Futebol Juvenil. A equipe toledana ficou com a segunda colocação na etapa ,sendo derrotada nos pênaltis na final pela equipe de Mare-chal Cândido Rondon. Com o resultado conquistado, a equi-pe comandada pelo professor André Alcará, sagrou-se vice--campeã geral da competição, com 21 pontos, atrás somen-te de Matelândia, que conquis-tou 23 e o título do certame, e a frente de Marechal Cândido Rondon, com 19 pontos.

“Com apenas dois anos de trabalho, já conquistamos bons resultados com esse gru-

po que pretendemos mantê-lo para o próximo ano, para po-dermos dar sequência ao tra-balho e conquistar resultados melhores” ressaltou André Al-cará, que contou com os se-guintes atletas na competição: : Willian Felipe Larini, Vitor Augusto Dupont, Thiago Hen-rique Andrade, Angelo Bro-eto Neto, Brayan Marciniak Custodio, Gean Marcos Kreu-zer, Ezequiel Geraldo Figuere-do, Emerson Ricardo da Silva, Eduardo Diego da Silva, Jefer-son Leandro de Souza Chagas, Anderson Junior de Lima Cos-ta, Erike Neves Rodrigues, Jo-nathan Willian de Souza, Jo-natas Meneghete e Ewerton Achilles Secchi.

A equipe de Toledo que participou do I Circuito Oeste de Futebol Juvenil

Tabajara conquista título da 1ª Liga Sesc/Lunitti de Futsal

Encerrou no último domin-go (6), a 1ª Liga Sesc/Lunitti de Futsal. A competição realizada pela entidade integrante do Sis-tema Fecomércio/Sesc/Senac, e apoiada pelo Supermercado Lunitti, teve a equipe Tabaja-ra Futebol Clube como campeã,

seguido de Kimabazoia, em se-gundo lugar, Panambi Sport Club e Laranja Mecânica, na terceira e na quarta colocação, respectivamente. O atleta Josi-nei, da equipe Panambi Sport Club, foi o artilheiro da compe-tição com 14 gols assinalados

GIOVANI CARDOSO BRINGMANN E ANDRESSA INÊS DOMICIANOJOÃO EVANDRO GHENO E BIANCA NATIELE SILVA DE MATTOSJULIANO HENRIQUE GATTI E DIANA CRISTINA OLIVEIRA DE BRITODIONEI ULISSES DA SILVA E FERNANDA MUNCHENCLAUDIO CESAR ALVES DE SOUZA E ISABEL ALINE VERONESEALEX JUNIOR BONJOUR E JESSICA PATRICIA PERESMARCIO LUIZ NEGHERBON E KEYLA MONQUEROCLEITON ROBERTO HECHMANN E LEDIANE DE ASSIS BORGESPAULO CESAR MADEIRA BARBOSA E LILIAN CRISTINA DE OLIVEIRACLAUDECIR ANTUNES FERREIRA E MELISSA SALETE DAGAOSNI DE FARIAS E ROSELI APARECIDA DA SILVAADÃO SOARES MACHADO E ROSEMERI ALVES DE LIMASERGIO LUIZ MENTI E RUDINEI TERESINHA JUKINHESKISERGIO BRAGA DA SILVA E SUELI SOLANGE HEINECKFABIO SANTANA TRIGUEIRO E TATIANE CRISTINA WEIZENMANN

Page 8: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

08 Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

Sicredi

Bueno, que experimentou o prato típico de Toledo: expansão da marca no país – ao lado, o consultor Regional Agostinho Tavares e o diretor da Nishi, Divonsir Cardoso

EMPRESAS & NEGÓCIOS

Toyota Hilux: cinco picapes serão sorteadas entre os cooperados

Condições de 10x sem juros e sem entrada nas compras acima de R$200,00 em produtos de cama, mesa, banho, tapetes e cortinas. Crédito sujeito a aprovação. ouvidoria Pernambucanas – [email protected] – 0800 702 9248.

Força Premiada chega à última fase com o sorteio de cinco picapes Hilux

Com mais de 800 prêmios distribuídos desde abril deste ano, a Promoção Força Premia-da Sicredi chega à sua reta final sorteando cinco picapes Toyota Hilux. Os vencedores serão co-nhecidos no dia 20 de dezembro.

Os cupons para o sorteios são obtidos a partir da realização de operações nas cooperativas, com o uso de produtos e servi-ços como crédito geral, cartões, poupança, seguros, consórcios, entre outros. O regulamento completo está disponível no site forcapremiadasicredi.com.br.

A maior campanha promo-cional já realizada pelo Sicre-di tem duração de oito meses e abrangência nacional. Os sor-teios foram atrelados às datas

comemorativas do calendário promocional: Mães, Namora-dos, Pais e Crianças, com refor-ços de mídia em cada um deles. No total, serão distribuídos 853 prêmios, entre TVs LCD 40”,

notebooks, motos e videogames Xbox 360 e cinco Hilux, além de mais de 100 mil brindes em raspadinhas.

A estimativa de cupons dis-tribuídos até o término da cam-

Gastronomia

SERVIÇORestaurante FilezãoR. Santos Dumont, 1595, Cen-tro – Fone (45) 3277-9692Av. Parigot de Souza, anexo ao Super Muff ato – Fone 3055-4422

Filezão tem dois endereços para as confraternizações de final de ano

O final de ano se aproxima e uma excelente opção para as tradicionais confraternizações e festas de encerramento é o restaurante Filezão.

Além do cardápio diversifica-do, o Filezão tem dois ambien-tes ideais com salões amplos, climatizados, com toda infra--estrutura necessária e o prin-cipal: cardápio diversificado, bem elaborado e, principalmente saboroso, com qualidade do aten-dimento e dos pratos garantida pela equipe restaurante.

Os ambientes do Filezão pos-sibilitam a realização de peque-nas reuniões a grandes eventos

como casamentos e formaturas.AlmoçoE para facilitar o dia-a-dia das

pessoas, o Restaurante Filezão serve de segunda a sábado,

nos dois endereços (Centro e Jardim Porto Alegre) um sabo-roso e variado buffet com sala-das, pratos quentes, carnes e sobremesas.

Nishi: processos com a mesma qualidade Toyota“A certificação Toyota Sa-

les Way conferida à Nishi Mo-tors representa a certeza que a concessionária está pratican-do o processo de vendas Toyo-ta com a mesma qualidade que a Toyota produz seus veículos.” A afirmação do gerente Opera-cional Sul da montadora, Luiz Carlos Bueno, em entrevista ao Viver Toledo, traduz o sig-nificado da premiação realiza-da há poucos dias nas depen-dências da concessionária em Toledo.

De acordo com Bueno, a Toyota se preocupa muito com o atendimento ao cliente, sua satisfação e fidelização com a marca para o resto da vida. Por essa razão, existe uma busca constante pelo aperfeiçoamen-to das atividades em todos os elos da cadeia produtiva, em que as concessionárias são pe-ças fundamentais desse pro-cesso, uma vez que são as res-ponsáveis diretas pelo contato com o cliente.

A marca Toyota é líder mun-dial, posição que se manteve apesar dos imprevistos gera-dos pelo terremoto e o tsunami que aconteceram no Japão. No Brasil, a empresa pontua nos segmentos onde atua, de veícu-los sedan médio, pick-up mé-dia, diesel, e SUV com a SW4.

BrasilA montadora está expan-

dindo a sua base no Brasil, implantando uma fábrica em Sorocaba, a primeira 100% eco-lógica, onde vai produzir uma linha de carros de entrada, os carros menores.

A Toyota também está tra-zendo o Prius, que será o pri-meiro carro híbrido do Brasil e que já vendeu mais de 2,3 mi-lhões de unidades no mundo. Com isso, ela quer se consoli-dar como a marca líder no Bra-sil e como marca inovadora.

De acordo com Luiz Carlos Bueno, o mercado brasileiro deverá enfrentar forte expan-são nos próximos anos. “Os especialistas dizem que até 2025, o mercado que está ge-rando em torno de 3,7 milhões veículos, vai chegar a 6,5 mi-lhões. Acredito que a Toyota pode dobrar os seus números no país”, afirmou.

Bueno e outros represen-tantes da Toyota participaram com integrantes da equipe da Nishi Motors e convidados de um jantar de comemoração à entrega da certificação TSW, no Olinda Park Hotel. Ele experi-mentou pela primeira vez o pra-to típico de Toledo, o porco no ro-lete, elogiando muito os sabores da carne, couro e recheio.

O Filezão tem ambiente ideal para eventos

Filezão do Jardim Porto Alegre também tem bom espaço para eventos

panha é de 37 milhões. Já foram realizados 472 sorteios. “A pre-miação atinge o valor total de R$ 2,5 milhões e os resultados do investimento são comparti-lhados, pois os associados ga-nham prêmios e fortalecem o seu próprio negócio, preferindo os produtos e serviços do Sicre-di. E as cooperativas incremen-tam o volume de negócios ao estimular o uso do nosso por-tfólio”, analisa Daniel Ferretti, superintendente de Comunica-ção e Marketing do Banco Coo-perativo Sicredi.

A Promoção Força Premiada Sicredi é uma campanha aprova-da sob os Certificados de Autori-zação SEAE/MF 06/0038/2011 e SEAE/MF 05/0037/2011.

Page 9: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

CIDADE09Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

Jap´s 2011

Toledo no Jap’sO município de Toledo partici-pará dos Jap´s com equipes nas modalidades de basque-te, bocha, bolão, futebol e han-debol, no masculino; e futsal, handebol e vôlei, no feminino, na Divisão B, e basquete e bo-lão, no feminino; e futsal e vô-lei, no masculino, na Divisão A.

Sérgio Herkert lança obra “Aprendizado no Esporte”

Profissional de Educação Fí-sica com mais de 25 anos de experiência em treinamento, o professor Sérgio Luiz Herkert, o “Sérgio Boi”, como é conhecido no cenário esportivo, lança nes-ta sexta-feira, 4 de novembro, o livro Aprendizado no Esporte. A obra, com 200 páginas é qua-se uma autobiografia por reu-nir relatos práticos de sua traje-tória nas escolinhas de diversas modalidades em Toledo.

“O que faz com que os pais levem seus filhos à prática es-portiva?” Os erros, acertos e as principais dificuldades que pro-fessores e pais encontram nesse processo são os temas abordados pelo professor Sérgio Herkert na obra que demorou quase 10 anos para ser concluída devido ao alto nível de pesquisas.

Milhares de atletas de todo o Paraná competem em Toledo

A partir desta sexta-feira, dia 11, Tole-do será a capital do esporte paranaense. Isso porque de hoje até o dia 20, acon-tece no município a fase final dos 54º Jogos Abertos do Paraná. Durante dez dias, cerca de 4.500 atletas de 369 equi-pes de 78 municípios do Estado, estarão disputando os títulos em 16 modalida-des esportivas.

Serão 15 títulos das modalidades in-dividuais (atletismo, ciclismo, ginásti-ca rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa e xadrez), 14 da Divisão A das mo-dalidades coletivas (basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia) e 12 da Divisão B (as mesmas da “A”, menos o vôlei de praia).

Das 16 modalidades, 13 são disputa-das pelos dois sexos. A ginástica rítmica é só pelo feminino, e a bocha e o futebol, só pelo masculino.

Durante dez dias, Toledo estará respirando o esporte

Toledo está com sua estrutura preparada para receber os Jap´s 2011

Jogos Abertos e Natal trazem boas perspectivas ao comércio

As perspectivas são bastante otimistas para o setor de comér-cio e serviços nestes últimos meses de 2011. Para fomentar a movimentação, a Associação Comercial e Empresarial de To-ledo (Acit) promoverá a maior de todas as campanhas promo-cionais já realizadas, com mais de 40 prêmios, entre eles, três carros.

Antes do Natal, os setores do comércio e prestação de servi-ços terão outro bom momento para potencializar seus negó-cios. Toledo sediará a fase final da 54ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, que começa nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 20 de novembro, e a estimativa é de que a cidade receba cerca de sete mil pessoas, entre atle-tas, árbitros, dirigentes esporti-vos, entre outros visitantes.

De acordo com a diretora de Comércio Francielle Rezzado-ri de Souza, esta será uma ex-celente oportunidade para as empresas, já que durante este período os visitantes circula-rão na cidade e vão consumir no comércio, freqüentar bares, restaurantes, hotéis, locais de lazer, entre outros setores.

Neste sentido, a Acit está orientando os empresários para a ampliação dos horários de atendimento nos dias 14, 16, 17 e 18, até às 20h. “A iniciativa visa atender bem os visitantes. Esta população extra movimen-tará nossa economia e realmen-te precisamos trabalhar para oferecer o que temos de melhor e assim levem uma ótima im-pressão de nossa cidade”, res-salta a diretora de Comércio da Acit.

AberturaA festa de abertura dos Jap´s será nesta sexta-feira, a partir das 18h30, na quadra do Par-que Ecológico Diva Paim Barth.Na programação, além do tra-dicional desfi le das delega-ções, haverá também apre-sentações dos Circos da Alegria e Ático, de GR, da es-cola de danças Lillian Moema, e encerramento com show da dupla Mariano e Mateus.

Page 10: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

10 Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

GERALSenac

Economia aquecida precisa de mão de obra qualificada

Distribuidor IndependenteVictor Ficagna (45) 9999-0600

O Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e o Sindicato do Comércio Varejista – Sinvar, entregaram à comunidade, na última sexta-feira, 04, a nova sede do Serviço Nacional do Co-mércio – Senac, que abriga a sua escola modelo.

O evento foi prestigiado por autoridades e lideranças locais, regionais e estaduais, incluin-do o vice-governador e secre-tário de Estado da Educação, Flávio Arns; o presidente da Fe-comércio, Darci Piana; o diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier; o prefeito José Car-los Schiavinato, os deputados estaduais Duílio Genari e Elton Welter, além de representantes do setor empresarial de todo o Paraná, como o presidente da Faciap, o toledano Rainer Zie-lasko. O Sinvar se fez represen-tar pelo presidente em exercí-cio, João Batista “Tita” Campos, e pelo presidente licenciado, João Inácio Kreuz.

Com aproximadamente 2.250m² de área construída, o Centro de Educação Profissio-nal (CEP) do Senac, localizado na Rua Guaíra, nº 3332, é uma escola técnica que atenderá a demanda de educação profis-sional da região, com capacida-de diária para 1.200 alunos.

O diferencial do novo espaço do Senac é o minimercado-es-cola, o primeiro do gênero no Estado, composto por padaria, açougue e área de vendas, con-tendo gôndolas, expositores re-frigerados e check-outs.

A escola funcionará nos três

turnos, com capacidade instala-da para 402 alunos por turno, oferecendo ensino profissiona-lizante nas modalidades de ca-pacitação, aperfeiçoamento e cursos técnicos de nível médio.

Na opinião do empresário João Inácio Kreuz, licenciado da presidência do Sinvar, “até mais importante do que uma obra dessa envergadura é a sua finalidade, e isso faz com que os empresários de Toledo se sintam orgulhosos e felizes. To-ledo está feliz, nós estamos fe-lizes por tal feito”, disse Kreuz, ao destacar, também, o super-mercado-escola, que facilitará a formação de mão de obra para esse setor, um dos que mais emprega e necessita de profis-sionais qualificados.

João Batista “Tita” Campos, que responde pela presidência do Sinvar, fez questão de ressal-tar a necessidade de que o Bra-sil, para manter o crescimento de sua economia, se preocupe com a capacitação de mão de obra. “Preparar o ser humano para estar apto ao trabalho aju-da a manter a economia aque-cida. Em Toledo, por exemplo, não há falta de emprego, mas é preciso capacitar a mão de obra, formando profissionais qualificados para ocupar as va-gas geradas pelo crescimento do mercado”, ressalta Campos.

Ainda de acordo com o pre-sidente em exercício do Sinvar, a obra do Senac beneficiará to-dos os 12 municípios que fa-zem parte da área de abrangên-cia do Sindicato, cuja finalidade

Protejam os templosWaldir Fabrício dos Santos Estatísticas? 65% dos estudantes de escolas particulares entre 15 e 18 anos

tomam bebidas alcoólicas; 9% bebem mais de 20 vezes por mês; O primeiro gole acontece aos 10 anos, em média; 17 milhões de estudantes brasileiros do ensino fundamental e do médio bebem com frequência... Estatísticas não pro-duzem mais efeitos para desestimular o consumo de bebidas alcoólicas. Pelo contrário, são ótimas dicas para os fabricantes armarem suas estratégias para lucrarem com as vendas, sem arcar com o Ã?ônus da desgraça do uso abusivo. Como o álcool é droga legal, fi ca por isso mesmo.

Droga? Parece que não, se depender de alguns órgãos de comunicação. Deve haver um conivente esquecimento ou uma aquiescência inexplicável ao referirem-se ao álcool ou fumo, que raramente são chamados de drogas. Droga é maconha, crack,... fumo e álcool, não. É preciso falar ou grafar: álcool, fumo e outras drogas. Falta de informação ou medo de constranger anunciantes fortes não é. Por quê, então, não classifi cam álcool e fumo como drogas?

Para muitos o uso “medicinal” (sic e não “hic”) é muito recomendado. Sem-pre tem alguém com alguma receita – com álcool como ingrediente - para resol-ver algum problema. As plantas contribuem com as raízes, caules, folhas, fl ores e frutos, que misturados com qualquer bebida alcoólica, produzem o “melhor remédio” para “curar” qualquer disfunção, inclusive “aquela”.

O principio ativo da planta não tem muita importância, desde que não seja esquecido o líquido. Geralmente um pequeno fruto dá até para um garrafão! E, se faltar o fruto? Não tem problema. Pode-se usar uma garrafa até com os fru-tos pintados, pois para quem quer beber, a diferença do sabor não será notada.

No contexto do uso abusivo da bebida alcoólica, tenho dito que “beber so-cialmente” não é necessariamente um problema. O que preocupa é a compo-sição do líquido e a intensidade da vida social. Há indivíduos que possuem vida social intensa, em qualquer dia ou qualquer hora. Outros, que mesmo sozinhos estão mal acompanhados, sempre garantem quorum para a “intensa” vida so-cial. Não são criteriosos quanto à composição e bebem tudo o que podem, des-de que líquido seja. Se forem questionados, concordam com o ex-governador e presidente Jânio Quadros, que quando alguém que lhe perguntou: - Por que o Senhor bebe? Respondeu no seu melhor estilo: - “Bebo porque líquido é; porque se sólido fosse come-lo-ia.”

Aprecie com moderação? É o grande disfarce que lamentavelmente o Mi-nistério da Saúde aceitou como informação preventiva sobre os riscos do uso abusivo do álcool. Ao invés da clareza necessária, para estimular a prevenção, faz-se a apologia subliminar da ingestão da bebida alcoólica provocando as glân-dulas salivares de quem é chegado, estimulando crianças, adolescentes, adul-tos ou qualquer mortal comum a “apreciar com moderação” o que deveria ser restringido.

Se beber não dirija! É a outra frase de estímulo. Beber sim, todas ou quantas puder. Mas, porém, todavia, contudo abster-se de dirigir. Ou, quem for mesmo beber, deve levar um abstêmio para a função de motorista. Analisando os nú-meros das desgraças geradas pelos acidentes de trânsito, doenças, violência contra crianças, homens e mulheres e as sequelas de todos os tipos – cuja con-ta todos pagamos - só o Ministério da Saúde ainda não foi advertido que essas “advertências” mais estimulam do que inibem.

Protejam os templos! É preciso proteger os templos. Não me refi ro às cons-truções, pois muitas até promovem as bebidas em seus muros. É preciso pro-teger o santuário de Deus que somos nós. Paulo o apóstolo, lembrou: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, pro-veniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19). É preciso priorizar a vida. Sem falácias ou evasivas.

*Waldir Fabrício dos Santos (53) é engenheiro civil e pastor na Igreja Evangé-lica Congregacional em Toledo-PR ([email protected]).

é justamente investir no ser hu-mano. “Isso demonstra que o trabalho dos sindicatos da clas-se patronal do comércio não tem como propósito apenas ne-

gociar questões salariais, mas está promovendo a capacitação dos profissionais do setor e fa-cilitando a formação de mão de obra”, sublinha Tita Campos.

Detalhe da solenidade inaugural da escola modelo do Senac em Toledo

Tita Campos e João Kreuz, do Sinvar: mais importante que a obra é a sua finalidade

Suzuki GSX-R 750 ano 2000Preço de ocasião - abaixo da tabelaFone (45) 3277-5001 – 9918-2460

VENDE-SE

Page 11: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

[email protected]

11Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

AGENDA11.11 – Banda Ananawê + Bill Vox no Empório Santa Maria11.11 – Eddy e Gil + Rodrigo Valentin no Wood´s Bar11.11 – Guerra dos Blocos no Cowboy Saloom11.11 – Festa Cadê A Minha Casa? no Jacovas Eventos12.11 – Spyzer na Bielle Club12.11 – Heineken Festival no Empório Santa Maria12.11 – Álvaro e Daniel + Willian e Roberto no Wood´s Bar12.11 – Guerra do Blocos no Cowboy Saloon12.11 – 1ª Cervejada Praia do Côco – Chácara Amauri – Toledo12.11 – Baile do Pega Eu – Ass. Agricola Horizonte – Mal C. Rondon12.11 – Baile de Aniversário – 10 anos Rádio Mundial – Xaxim – Toledo14.11 – Open Your Mind na Bielle Club14.11 – Rebolation no Empório Santa Maria14.11 – Pablo Portes + Willian e Roberto no Wood´s Bar14.11 – 2LOVEDecks no PoolBar17.11 – Hip House Deluxe na Bielle Club

Open VeículosNesta semana a Open Veículos, concessionária Renault, inaugurou nova loja em Toledo. Uma bela obra, com linhas modernas e confortável espa-ço para atendimento, a empresa oferece uma am-pla linha de veículos, com modelos de última gera-ção, contando com profi ssionais preparados, sob a gerência de Wilson Reis, que convida a todos para conhecer esse novo empreendimento e as novida-des da marca. Parabéns.

Pearl JamA jornalista toledana Deni-ze Savi Sperafi co foi conferir o show da banda norte-americana Pearl Jam, em Curitiba, com di-reito a tratamento vip. Ela par-ticipou e foi contemplada em concurso promovido pela Bu-dweiser.

Drielly Grapliglia

Paula Assunção

As lindas Luana, Camila, Bruna, Marcela e Katelen, prestigiando o “esquenta” na casa do Rafael Bogo e Pedro Ferreira

Wilson Reis, gerente da Open Veículos Toledo, com Adelar Holsbach, presidente da Câmara Municipal de Toledo

Marcos e Cláudia Urio, sócios-proprietários da Open Veículos

Page 12: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

12 Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

TURISMO

Sobre o Hotel Panorama e Acquamania ResortO hotel fi ca localizado na Avenida das Cataratas, Km12, tendo fácil acesso ao aeroporto e também as Cataratas do Iguaçu. O hotel tem uma ampla área verde, salão de jogos, mini-golf, quadra de tênis, piscina, campo de futebol, trilha ecológica, trilha do riacho. Dis-põe de equipe de recreação para crianças e adultos das 8h00 às 22h.Anexo ao Hotel encontra-se o parque aquático Acquamania, um parque com piscinas, tobogãs gigantes e bóia-cross.

Criança de até 10 anos terá cortesia em hospedagem no Hotel Panorama

Informações

[email protected]: (45) 3529 8200 / 0800 45 1221www.hotelpanoramaresort.com.br

Promoção:

O Hotel Panorama e Acqua-mania Resort resolveu dar aquela ajuda aos casais que buscam aproveitar todo o en-canto a terra das cataratas sem abrir mão do conforto e do convívio dos filhos. A par-tir de janeiro de 2012, crian-ças até 10 anos acompanha-das dos pais terão cortesia.

Ingressos para o 500 milhas de kart estão à venda

O maior evento de kart do país, o 500 milhas de kart Beto Carrero, já disponibiliza ingres-sos antecipados para a próxima edição. A corrida está marca-da para o dia 10 de dezembro e reunirá os maiores nomes das principais categorias do auto-mobilismo.

Uma das características da competição é permitir que pi-lotos amadores possam compe-tir ao lado de ícones da Fórmu-la 1, Indy, GP2, F3, Stock Car, Fórmula Truck, Moto GP e o do próprio Kart.

A brincadeira entre amigos, que acabou virando agenda dos principais pilotos do Brasil, não vem para o Beto Carrero World por acaso. Felipe Giaffone, pro-motor do evento, diz que as-sim que conheceu a estrutura do Parque viu nele um grande potencial de crescimento. “O Parque é maravilhoso! A prova está indo para o melhor lugar possível. Estou muito animado para a corrida.”

A opinião de Rubinho Barri-chello, Tony Kanaan e Christian Fittipaldi foi imprescindível na escolha, conta Giaffone. Eles têm seguido juntos na competi-ção desde a sua concepção, em 1997, na Granja Viana (Cotia,

SP). A opinião dos reis do asfal-to foi tão favorável à mudança, que os pilotos devem estar pre-sentes nesta edição.

IngressosOs ingressos para arquiban-

cadas podem ser adquiridos ao custo de R$20,00 ou R$10,00 mais uma lata de leite em pó (para trocas realizadas no Par-

que). A credencial para box custa R$ 200,00 e ainda há op-ções para assistir ao evento nos camarotes master, luxo e tam-bém compartilhado. Os treinos serão abertos ao público a par-tir do dia 07 de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (47) 3261-2025

O hotel conta com uma equipe de recreação altamen-te qualificada para cuidar dos pequenos. São diversas ativi-dades para a criançada se di-vertir, desde jogos lúdicos até atividades esportivas e ginca-nas, tudo para seu filho não fi-car parado.

Lembrando que o Parque Aquático Acquamania anexo ao hotel fica aberto até dia 4 de março de 2012, sendo uma opção a mais para o lazer da família no período de intenso calor na cidade.

Tradicional evento de kart será realizado no parque do Beto Carrero, dia 10 de dezembro

A partir de janeiro de 2012, crianças até 10 anos terão cortesia no Hotel Panorama, que tem diversas atividades direcionadas a elas

Lazer e diversão para todas as idades

Page 13: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

Automóveis

GERAL13Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

Renault/Open inaugura suas novas instalações

O cliente da marca Renault de Toledo já tem à sua disposi-ção a comodidade, qualidade e conforto proporcionados pelas novas instalações da conces-sionária “Open Toledo”, situa-da na Avenida Parigot de Sou-za, 3.224.

A “Open Toledo” é a 17ª con-cessionária da marca no Para-ná e o 189º ponto de venda da Renault no Brasil, o que de-monstra o avanço significativo da marca no mercado brasileiro e a conquista de novos clientes.

Com uma área total construí-da de 3.142 m², a “Open Toledo” tem moderno showroom, onde está exposta toda a linha de ve-ículos Renault, com destaque para o mais recente lançamen-to da marca no País, o utilitá-rio esportivo Duster, que acaba de chegar ao mercado mostran-do aos consumidores brasileiros que ter um autêntico SUV na ga-ragem não é um sonho distante.

Também estão no showroom, o Fluence, sedã médio caracteri-zado pelos altos níveis de sofis-ticação, tecnologia e segurança; e os novos Sandero e Sandero

Stepway, inclusive suas versões com câmbio automático.

Além deles, outros mode-los de sucesso da marca tam-bém estarão em exposição nes-te novo ponto de venda, como o Clio, Symbol, Grand Tour e o Logan, que também ganhou recentemente uma versão com câmbio automático.

Pós-vendas eficienteEm se tratando de pós-venda,

a “Open Toledo” tem como ob-jetivo principal oferecer agili-dade e qualidade na realização dos serviços. Para isso, possui oficina mecânica, com cinco bo-xes, onde profissionais treina-dos pela Renault do Brasil rea-lizarão serviços como revisões periódicas programadas, repa-ros e instalação de acessórios originais.

Atendimento regionalA nova concessionária da Renault atenderá, além de Toledo, outras cida-des do Oeste do Paraná: Assis Chateaubriand, Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Guaíra, Iracema do Oeste, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa e Tupãssi.

SERVIÇOOpen Veículos/RenaultAv. Parigot de Souza, 3224 – fone (45) 3277-8100Showroom de 2ª a 6ª - 8h as 11h30 e 13h30 as 18hSábados - 8h as 12h

A Associação Comercial e Empre-sarial de Toledo (Acit) realizará a 18ª Feira de Automóveis de Toledo (Fe-auto) nos dias 9, 10 e 11 de dezem-bro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Esta edição contará com a parce-ria da Santander Financiamentos, juntamente das empresas associa-das do segmento de revenda de ve-ículos semi-novos e usados.

De acordo com o diretor de Feiras e Eventos, Marcos Destefeni, inicial-mente a feira estava prevista para os dias 18, 19 e 20 de novembro, con-tudo houve mudança da data em ra-

zão da utilização do Centro de Even-tos como refeitório central durante as competições da fase final dos jo-gos Abertos do Paraná, entre os dias 11 e 20.

“Programamos a Feauto nos mes-mos moldes das demais, para os dias 9, 10 e 11 de dezembro, começando na tarde de sexta-feira e encerrando--se no domingo”, explica o diretor.

Uma novidade será a Feira de Acessórios do Setor Automotivo, que agregará mais empresas ao evento e incrementará a movimentação neste setor de veículos e também de aces-sórios.

18ª Feira de Automóveis será realizada em dezembro

Instalações da Open Toledo: showroom amplo para a exposição da linha Renault

Maciel/anestezia

Para ganhar, é só fazer um depósito na poupança do Sicredi. A cada novo depósito, você ganha figurinhas

para completar seu álbum e poupa para o futuro.

Set/

2011

Brinde disponível enquanto durar o estoque. Produto do Banco Cooperativo Sicredi S.A. Consulte disponibilidade na sua cooperativa de crédito. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Poupar. Essa ideia vai colar como figurinha.

Chegou o álbum da Caravana dos Poupedis.

Garanta já o seu.

www.poupedisicredi.com.br

Page 14: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

SOCIAL“O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida.” (Albert Einstein)

[email protected] DONEGA

14 Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

ElogiosÉ impressionante a quantidades de elogios que a restaurante Água Doce Cachaçaria tem re-cebido. Todos conhecem seus deliciosos pratos e o agradável espaço. Os elogios englobam também o almoço. O preço está muito bom, a variedade de sa-ladas e pratos é um dos pontos fortes. Este colunista recomen-da. Alguns fl ashes durante um almoço na Cachaçaria.01 -Dora, Mariana e Elio Diniz02 -A advogada Jovana com seu pai Pedro Carlos Possani03 -A aniversariante da sema-na Camila, ao centro, com suas amigas Maria e Aryane

Orquestra“É um trabalho muito bonito que está sendo realizado por um grupo de pessoas que amam a música e a cultura. Nela es-tão tocando “jovens” dos 10 aos 70 anos! E Toledo precisa ter a sua orquestra. Participam por enquanto cerca de 20 mú-sicos, mas ainda estão faltando alguns.” O comentário é da ar-quiteta Théa Prado, sobre a Or-questra de Câmara de Toledo.

A Palotina Esportes comemorou o primeiro aniversário em Toledo. Na foto a equipe com o proprietário Adir e o secretário de Esportes Mauro Maiorki, que prestigiou a comemoração

Durante o processo eleitoral da Unioeste, o vice-reitor eleito Carlos Alberto Piacenti entre os professores Pery Shikida e Jandir Ferrera de Lima

01

02 03

Se...Se os reajustes propostos pelo governo já estivessem vigorando desde o início de 2011, o Detran teria recebido R$ 75,8 milhões só com a emissão de CRV ao invés dos R$ 40,8 arrecadados nos pri-meiros sete meses deste ano. Como sempre, quem paga a conta é o contribuinte...

Valentino Donega vestido com a escuderia da Ferrari, mostrando que desde cedo é apaixonado por carros, assim como seu pai Loredi

DetranO governo do Paraná preten-de aumentar em até 183% as taxas cobradas pelo Departa-mento Estadual de Trânsito (Detran) a partir de 2012. A proposta de reajuste foi en-caminhada pelo governador Beto Richa (PSDB) para a As-sembleia Legislativa. Se for aprovado, o aumento começa a valer 90 dias a partir da pu-blicação da lei – a expecta-tiva do governo é de que os deputados aprovem o projeto ainda neste mês.

InteressadosA Orquestra de Câmara de To-ledo está precisando de músi-cos (clarinetes, violinos e viola clássica). Quem estiver inte-ressado, essa é uma grande oportunidade para demonstrar o seu talento e aprender mui-to. Os ensaios são aos sába-dos às 10 horas da Casa da Cultura. Mais informações po-dem ser adquiridas com Vivia-ne, pelo fone (45) 3378-4548.

CaixaA Associação do Pessoal da

Caixa Econômica Federal está devidamente equipada para os mais diversos eventos. O espa-ço é excelente para eventos de confraternização, festas e treina-mentos e está disponível para lo-cação pelo fone (45) 2103-1650.

Page 15: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

[email protected]

LEITURAS DA MADRUGADA“Quem poderá calcular o calor e a violência de um coração de poeta quando preso no

corpo de uma mulher?” (Virgínia Woolf)

BRUNO RADUNZ

15Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

por Marcos [email protected] CRIOULA

38

“Descubra sua singularidade; em seguida, discipline-se para que possa desenvolvê-la.” (Jim Sundberg)

Em evento do Allmayer Supermercado, Waldemar, Sueli e Ellen Carletto

Dois expoentes do esporte toledano: a ginasta Angélica Kvieczynski e o ex-jogador de futebol João da Silva Pedro, o “Vaquinha”, em evento recente da Nishi/Toyota

Omero Bordin e Chicão em dia de festa no Clube Mexa-se

Alcides Werlang, Milene Pavorô e Onório Usinger, um mestre na arte de preparar porco no rolete

DignidadeJohn Adams, o segundo presidente dos EUA quando jovem, exercen-do a profi ssão de advogado, aceitou defender uma guarnição de mi-litares ingleses, acusados de atirar sem motivo contra uma concen-tração de patriotas americanos. Ninguém queria fazer a defesa dos agressores. Adams, conseguiu em suas investigações descobrir que a ordem de atirar foi dada por um patriota, que imitando a voz do comandante da guarnição, dera a ordem de “fogo”.

Dignidade IIInquirido, John Adams, que conseguiu a absolvição dos militares, elevou-se ao nível da grandeza com a explicação de que os “fatos são teimosos” e à nascente nação americana interessava vitalmen-te ser erigida sobre eles, e não ao sabor do alarido volátil das multi-dões. Um exemplo que deveria ser seguido sempre.

Banco do BrasilPara os mais novos, o Banco do Brasil já foi o grande balizador da eco-nomia nacional. Ditava as taxas de juro e correção monetária, além de possuir a conta movimento do governo. Hoje, um banco comum, praticando altíssimas taxas monetárias e de prestação de serviços.

Jogos AbertosCom a realização dos 54º Jogos Abertos do Paraná, Toledo viverá dias de incremento acentuado em sua economia. Prova disso são os hotéis da cidade, com toda a sua capacidade reservada, não havendo sequer uma vaga. Lojas, restaurantes e outras atividades correlatas também serão benefi ciados. Receber bem nossos visitantes é a receita.

Quinta Sem LeiNeste fi nal de semana um grupo de amigos de Toledo recebe de braços abertos os integrantes do grupo Quinta Sem Lei, de Dr. Maurício Cardo-so-RS para um fi nal de semana esportivo e de confraternização. No do-mingo, o encontro culminará com o tradicional porco assado no rolete. O grupo visitante é composto por 28 integrantes, que se reúnem todas as quintas feiras, por mais de 25 anos. O ponto alto é a presença do conjunto musical Los Camangos, especialista na música nativa gaúcha.

ExemploEm tempos em que fi lhos agridem seus próprios pais, no Rio Grande do Sul uma mãe, no desespero de um incêndio em sua casa, salvou das chamas seu fi lho de 5 anos, portador da Síndrome de Down. A mãe exemplar sofreu queimaduras em 60% de seu corpo e o fi lho saiu ileso, sem nenhum arranhão. A mãe recupera-se no Hospital de Queimados em Porto Alegre.

Jantar DançanteAcontece neste sábado, 12, às 20h, o jantar dançante no CTG Chama Crioula. O cardá-pio será o tradicional costelão e acompanhamentos. Na noi-te, apresentações das inverna-das de dança e baile. Os car-tões estão à venda com os membros da patronagem, inte-grantes das invernadas e na se-cretaria do CTG, além dos tra-dicionais pontos de venda. Os cartões também poderão ser adquiridos na hora do jantar na bilheteria.

Show de dançasAs invernadas mirim, juvenil e adulta do CTG Chama Criou-la trabalham com força total para as apresentações no jan-tar dançante. Com novas core-ografi as, os grupos estão pre-parando um verdadeiro show de danças. Com o objetivo apresen-tar aos amigos tradicionalistas, apreciadores das tradições gaú-chas e principalmente para os pais dos integrantes das inverna-das, serão realizadas apresenta-ções das coreografi as premiadas no 22º Fepart, em Pontal do Pa-raná.

Show de danças IIA invernada mirim que sagrou-se pentacampeã irá retratar as histó-rias das caçadas de Tatu, histórias estas contadas por Simões Lopes Neto. Da mesma forma a invernada Juvenil irá retratar os prazer de dan-çar em sua coreografi a “Para todos Brilha um Sol”. Já a invernada Adul-ta realizará um resgate das danças de Côrte, dos grandes e memoráveis bailes nos salões de 1730. Com um fi gurino maravilhoso será realmente um viagem ao passado das danças. Vale a pena conferir após o jantar o grande show das invernadas de dan-ças do CTG Chama Crioula.

Show de danças IIA invernada mirim que sagrou-se pentacampeã irá retratar as histórias das caçadas de Tatu, histórias estas contadas por Simões Lopes Neto. Da mes-ma forma a invernada Juvenil irá retratar os prazer de dançar em sua coreografi a “Para todos Brilha um Sol”. Já a invernada Adulta realizará um resga-te das danças de Côrte, dos grandes e memorá-veis bailes nos salões de 1730. Com um fi gurino maravilhoso será realmente um viagem ao passa-do das danças. Vale a pena conferir após o jantar o grande show das invernadas de danças do CTG Chama Crioula.

Júlia, Sabrina, Alex Junior, Marcelo, Luana, Monandra e Erik, componentes da equipe de monitores da Companhia de Dança de Salão Marcos Padilha

Encerramento do último curso de Danças de Salão realizado no CTG Chama Crioula

Formatura do Curso de Danças de Salão realizado na Escola de Dança Lilian Moema no último mês

Page 16: 119ª edição do Jornal Viver Toledo

Rápidas

- A Associação Comercial e Empresarial de Toledo reuni-rá associados, parceiros e estudantes para realizar o ter-ceiro plantio de 3.100 mudas de árvores. Será neste sába-do, 12, às 8h, no Parque do Povo Luiz Claudio Hoff mann.

- O coral do projeto Vida Idade, da Unimed Costa Oeste, regido por Neusa Federhen, se apresentou no 1º Encontro Regional de Corais de Quatro Pontes.

- Vai de vento em popa a mobilização para a excursão de turismo e futebol que toledanos farão pela Europa em 2012. A Lumiar Turismo está realizando o fechamento dos pacotes que envolvem associados e convidados da Asso-ciação Ouro e Prata.

- O grupo Gaitaço anima a noitada de sábado no Clube Olímpico. No domingo, às 19h30, tem mati-baile com “Os 3 Xirus”. E na segunda, véspera de feriado, a Banda Doce Pe-cado anima o baile que sorteará uma TV 32´entre os pre-sentes.

- A atleta Angélica Kvieczynski, da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, foi recebida em almoço, quar-ta-feira, pela presidente Dilma Rousseff . Nesta sexta-feira, ela participa da programação de abertura dos Jogos Aber-tos do Paraná, em Toledo.

16 Toledo/PR • 11 a 17 de novembro de 2011

[email protected]

“Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito.” (Fernando Pessoa)

WANDERLEY GRAEFF

Ano 39O Toledão está comemorando os seus 39 anos de existência - fundado em 10/11/1972 -, con-solidado há muito tempo como um dos melhores clubes sociais da Região. Muito bem adminis-trado, o Toledão conta com inú-meras atividades em benefi cio do bem-estar dos seus asso-ciados. O clube agendou para o dia 19 de novembro o baile co-memorativo à data, com anima-ção de “Os Monarcas”. Informa-ções: (45) 3378-3044.

Café de VerãoCafé Colonial de Verão é a promoção assinada pela En-tidade Dorcas, no dia 19 de novembro, das 19 as 23h, no Salão Social Dorcas (fundos da Igreja Luterana Cristo Re-dentor).Alem do tradicional café com mais de 40 tipos de alimentos, novidades em pratos e sucos gelados no evento que destinará a renda ao trabalho assistencial a mais de 500 crianças e ado-lescentes.Ao custo unitário de R$ 20,00, as fi chas podem ser solicitadas pelos fones (45) 3252-1371 e 3378-1619.

Richa na regiãoO governador Beto Richa tem extensa agenda entre Toledo e Casca-vel, nesta sexta-feira feira. Ele participará da abertura dos Jo-gos Abertos do Paraná, em Toledo, deslocando-se em seguida a Cascavel, onde prestigia a abertura da Expovel e evento da Associação dos Municípios do oeste do Paraná (Amop), que contemplará os vencedores do Prêmios Amop de Jornalismo e outorgará o título de Cidadão Honorário do Oeste ao empresá-rio Assis Gurgacz.

O prefeito José Carlos Schiavinato recebeu em seu gabinete a visita do presidente da Fecomércio, Darci Piana, e dos dirigentes do Sindicato do Comércio Varejista de Toledo, João Kreuz e Tita Campos

Ao lado da esposa, Leslie, o gerente da Fipal Veículos, Osvaldo Brejanin Júnior em recepção promovida por Jiuliana e Gilberto Minosso

Adroaldo e Veslei Companhoni, da Inviolável, na inauguração das novas instalações da Open/Renault

Jaime e Jussara Gatto conferiram as novas instalações da Open Renault

Nany Araújo e Renan Gomes da Silva, ele da equipe da V. Beal Publicidade, no evento que comemorou os 15 anos da Unicred

Boa novaUma espetacular novidade está reservada para quando março chegar e o Viver Toledo antecipa em pri-meiríssima mão: a cidade ganhará a sua concessionária Honda. A Enjin Honda, que já atua em Casca-vel, Foz do Iguaçu e Umuarama, é capitaneada por empreendedores com raízes em Toledo - Hari Pydd e Eduardo Rossoni Pydd – e fi ncará a bandeira da marca japonesa na Av. JJ Muraro, ao lado da Havan. An-tes disso, a empresa promoverá em Toledo evento vip de lançamento do novo Civic, com direito a uma atração nacional. É esperar para ver.

“Dr. Galera”Entre os amigos, ele cresceu sendo chamado pelo apelido “Galera”, inclusive no meio do futebol, como bom peladeiro das tardes de sábado no Yara Country Clube.Pois o fi lho de Jurandir e Clarice, Rafael Cristiano Geiss Santos, se empenhou nos estudos, for-mou-se em Medicina e iniciou residência na USP, em Campi-nas.O “Dr. Galera” deseja se es-pecializar em Medicina Es-portiva.

MazurekO ex-deputado federal Antonio

Mazurek faz visita a Toledo nesta

sexta-feira (11), para a inaugura-

ção do Espaço Urbano Casemiro

e Sophia Mazurek. A homenagem

aos pais do ex-parlamentar, será

realizada a partir das 16h, na Rua

Pedro dos Santos Ramos, esqui-

na com a Rua Panambi.