141ª edição do jornal viver toledo

12
Toledo/PR • de 27 de abril a 03 de maio de 2012 - Ano 3 - nº 141 PITOCO BRUNO RADUNZ PITÁGORAS POLÍTICA E GENTE VALDIR PAGLIARINI WANDERLEY GRAEFF PÁGINA 06 PÁGINA 06 PÁGINA 06 PÁGINA 02 PÁGINA 06 PÁGINA 12 Tive em minha vida vários e excelentes preceptores e já falei sobre alguns deles. Fo- ram ou são pessoas que me marcaram a personalidade para sempre, e um deles foi o meu amigo e “irmão” Ro- berto Bespalez Filho, que veio de Porto Mendes (com a irmã Dirce e o mano Toninho). Muitas obras literárias es- tão em fase de organização e preparação para lança- mento em Toledo. Em bre- ve, livros como “Um Cora- ção Valente”, de Vitor Beal; o livro de Pitágoras da Silva Barros, articulista do Viver Toledo; e “Fernando Collor, o Mito”, deste colunista. Cascavel foi capa do cader- no de economia do maior jornal do País, a “Folha de São Paulo”, na principal edi- ção da semana, a de domin- go, que soma algo em torno de 1 milhão de leitores em expressiva parte do territó- rio nacional. O colunista registra o caso de Eliana Zagui, acometida de paralisia do diafragma e outros músculos respirató- rios em razão da poliomie- lite. Uma verdadeira guer- reira, que no último dia 10 de abril, lançou o livro “Pul- mão de Aço – uma vida no maior hospital do Brasil”. Secretário estadual de Saú- de deixou excelente impres- são em sua primeira visita; Caputo rasgou elogios à be- leza da cidade de Toledo; PT fará reunião para debater táticas eleitoral e propostas para plano de governo; PDT motiva jovens à confecção do título de eleitor. Informação dada em primei- ra mão pelo Viver Toledo se confi rma: Walmart inicia obras de seu hiper na cida- de; La Salle comemora 55 anos de bela história; vem aí um dos mais destacados palestrantes do país; come- ça campanha do comércio para o Dia das Mães. PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 07 PÁGINA 02 PÁGINA 03 PÁGINA 09 PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 03 3277 Toledo conta com feira de serviços gratuitos Virada Cultural foi um sucesso de público e organização A melhor Pizza da cidade Paraná em Ação Havan usa energia verde em suas filiais PÁGINA 09 Duílio Minha Casa Minha Vida A segunda edição da Virada Cultural embalou o público de Toledo e região Paraná em Ação presta vários serviços, gratuitamente, à população Filme é pura ação com um elenco recheado de estrelas Prefeitura doa área para sede da 20ª Regional de Saúde Ótica Friedrich revoluciona atendimento com equipamento de ponta Os Vingadores estreia na tela do Cine Panambi Prati- Donaduzzi realiza curso em parceria com o CREAS 17º Porcão de Bolão do Toledão reuniu 200 atletas “População quer continuidade do progresso de Toledo” Nova seleção contemplará Oeste com mais de 800 casas

Upload: jornal-viver-toledo

Post on 23-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

141ª edição do Jornal Viver Toledo

TRANSCRIPT

Page 1: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

Toledo/PR • de 27 de abril a 03 de maio de 2012 - Ano 3 - nº 141

PITOCO BRUNO RADUNZ PITÁGORAS POLÍTICA E GENTE VALDIR PAGLIARINI WANDERLEY GRAEFF

PÁGINA 06PÁGINA 06 PÁGINA 06 PÁGINA 02 PÁGINA 06 PÁGINA 12

Tive em minha vida vários e excelentes preceptores e já falei sobre alguns deles. Fo-ram ou são pessoas que me marcaram a personalidade para sempre, e um deles foi o meu amigo e “irmão” Ro-berto Bespalez Filho, que veio de Porto Mendes (com a irmã Dirce e o mano Toninho).

Muitas obras literárias es-tão em fase de organização e preparação para lança-mento em Toledo. Em bre-ve, livros como “Um Cora-ção Valente”, de Vitor Beal; o livro de Pitágoras da Silva Barros, articulista do Viver Toledo; e “Fernando Collor, o Mito”, deste colunista.

Cascavel foi capa do cader-no de economia do maior jornal do País, a “Folha de São Paulo”, na principal edi-ção da semana, a de domin-go, que soma algo em torno de 1 milhão de leitores em expressiva parte do territó-rio nacional.

O colunista registra o caso de Eliana Zagui, acometida de paralisia do diafragma e outros músculos respirató-rios em razão da poliomie-lite. Uma verdadeira guer-reira, que no último dia 10 de abril, lançou o livro “Pul-mão de Aço – uma vida no maior hospital do Brasil”.

Secretário estadual de Saú-de deixou excelente impres-são em sua primeira visita; Caputo rasgou elogios à be-leza da cidade de Toledo; PT fará reunião para debater táticas eleitoral e propostas para plano de governo; PDT motiva jovens à confecção do título de eleitor.

Informação dada em primei-ra mão pelo Viver Toledo se confi rma: Walmart inicia obras de seu hiper na cida-de; La Salle comemora 55 anos de bela história; vem aí um dos mais destacados palestrantes do país; come-ça campanha do comércio para o Dia das Mães.

Wanderley Graeff PÁGINA 03

PÁGINA 03 PÁGINA 07 PÁGINA 02 PÁGINA 03 PÁGINA 09

PÁGINA 03

PÁGINA 04

PÁGINA 03

3277-2728 3378-1316

Toledo conta com feira de serviços gratuitos

Virada Cultural foi um sucesso de público e organização

A melhor Pizza da cidade

Paraná em Ação

Havan usa energia verde em suas filiais PÁGINA 09

Duílio Minha Casa Minha Vida

A segunda edição da Virada Cultural embalou o público de Toledo e região

Paraná em Ação presta vários serviços, gratuitamente, à população

Filme é pura ação com um elenco recheado de estrelas

Prefeitura doa área para sede da 20ª Regional de Saúde

Ótica Friedrich revoluciona atendimento com equipamento de ponta

Os Vingadores estreia na tela do Cine Panambi

Prati-Donaduzzi realiza curso em parceria com o CREAS

17º Porcão de Bolão do Toledão reuniu 200 atletas

“População quer continuidade do progresso de Toledo”

Nova seleção contemplará Oeste com mais de 800 casas

Page 2: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

Jairo Eduardo

Carlos Schiavinato (PP), proferidas durante a Agenda Aberta do dia 16 de abril, “de que as pessoas estariam sendo “pagas” pelos partidos de oposição para ligar nas rádios de Toledo e reclamar da falta de atendi-mento na saúde pública”.

Nota IIOs dirigentes partidários salientam: “Entendemos como gravíssimas as acusações feitas pelo prefeito. Nesse sentido, a presente nota tem, nesse momento, o objetivo de repudiar, mas também de solicitar ao acusador que peça desculpa, publicamente às pessoas e às institui-ções agredidas; do contrário, não estão descartadas medidas mais radicais, conforme as leis vigentes.” Assinam a extensa nota, os pre-sidentes Antonio de Freitas “PSDC”, Ascânio Butzge (PDT), Beto Lu-nitti (PMDB), Edinaldo Santos (PSC), Rosane Lorenzetti (PPL) e Valtair Apolinário (PT).

O cupimO ministro Carlos Ayres Britto, que assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal, sintetizou a corrupção no Brasil em entrevista à Veja: “Como dizia Ulysses Guimarães, o cupim da República é a corrupção. É a principal fragilidade estrutural do país. É por causa da corrupção que falta dinheiro para programas sociais de primeira grandeza”.

ÔnibusO radialista Valdomiro Cantini questionou em seu comentário diário na Rádio CBN Cascavel o fato de que os novos ônibus do transpor-te coletivo cascavelense não são da Mascarello, única montadora de ônibus do Paraná, sediada na cidade. Segundo ele, enquanto 13 mil ônibus da Mascarello estão distribuídos por todo o território brasileiro e exportados para 17 países, a empresa, genuinamente cascavelense e que emprega 1.800 pessoas, o prefeito Edgar Bueno comprou 14 novos ônibus de uma empresa de outro estado. E deixou o questiona-mento no ar.

ÁguaA Sanepar está realizando a interligação de mais um poço para aten-der a demanda de Toledo. A nova unidade vai ampliar em 12% a capa-cidade de abastecimento. O poço perfurado às margens do Rio Toledo vai injetar 120 mil por hora no sistema.

PadreO padre Odilo Rockem-bach (foto), que faleceu há poucos dias, foi o pri-meiro sacerdote a rece-ber a ordem presbiteral na então recém-criada Diocese de Toledo, em cerimônia religiosa re-alizada no dia 3 de de-zembro de 1961). Pe. Odilo exerceu seu ministério presbiteral, assumindo diversas funções e notabilizou seu sacerdócio através da organização de equipes de vo-luntários no atendimento aos mais necessitados. Ele auxiliou com sua equipe a construção de mais de 100 casas no município de Toledo, devolvendo a dignidade de moradia para muitas famílias.

ElogiosO secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, não foi eco-nômico ao elogiar Toledo, em sua visita recente: “A cidade é muito bonita. O Odacir Fiorentin me levou dar umas voltas e vi que aqui não tem só gente bonita, a cidade é linda.” Os rasgados elogios de Caputo foram dirigidos ao prefeito José Carlos Schiavinato (PP), sob o teste-munho, entre outros, do presidente do Democratas, Gilberto Marassi, do vereador Expedito Ferreira (PSDB) e do colunista, após coletiva de imprensa na 20ª Regional de Saúde.

Boa impressãoFoi a primeira visita do secretário de Saúde a Toledo. Caputo (foto) deixou excelente impressão. Ele conhece profundamente todas as si-tuações e complexidades que envolvem a saúde pública e não deixa um item sem resposta. Caputo sintetizou a sua presença na cidade: “Só vou a um lugar quando tenho o que dizer e responder.” Em Toledo, ele disse muita coisa (leia à página 3).

PelankaO vereador Adelar Holsbach, o “Pelanka” (PDT), recebeu amigos em sua residência na noite de sábado para um bate-papo que envolveu vários assuntos – a política, entre eles, é claro. Após o show de Jair Rodrigues na Virada Cultural, o prefeito José Carlos Schiavinato (PP) passou por lá, acompanhado da primeira-dama, Marlene, e do vice--prefeito Lúcio de Marchi (PP). Em tempos de aproximação das defi ni-ções com vistas ao pleito eleitoral de outubro, entre uma taça e outra de bom vinho, a conversa rolou apenas com temas leves, incluindo reminiscências de viagens.

SamekO diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, considera a sua atuação na empresa mais importante para a região, razão pela qual decidiu não disputar as eleições municipais em Foz do Iguaçu pelo PT. Samek reafi rmou em entrevista ao portal h2foz seu apoio na candida-tura própria do PT que tem o nome de Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, como o pré-candidato.

PTO Diretório Municipal do PT de Toledo promove reunião nesta sexta--feira, 27, às 19h15, no Sindicato dos Comerciários (R. Souza Naves, 209, esquina com Almirante Barroso). Na pauta, debates sobre defi ni-ção de tática eleitoral e proposta do partido para o plano de governo.

EleitoresO PDT está se somando à sugestão do presidente da Câmara Municipal, vereador Adelar Holsbach, o “Pelanka”, de mobilização de lideranças para o aumento do número de eleitores de Toledo. O presidente da sigla, As-cânio Buztge, está convidando os pedetistas a motivarem aos jovens que completam 16 anos até o próximo dia 7 de outubro, para que procurem, com urgência, o Cartório Eleitoral, das 12 às 18 horas, munidos da docu-mentação (carteira de identidade ou certidão de nascimento e compro-vante de residência em seu nome, dos pais e/ou responsável legal).

NotaAs direções dos partidos PT, PDT, PMDB, PSC, PPL e PSDC, emitiram nota conjunta, repudiando as declarações do prefeito de Toledo, José

02

OPINIÃO

EXPEDIENTEEditora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PRFones: (45) 3054-0444 - [email protected]

Diretor e EditorWanderley Graeff [email protected]

Depto Comercial - VendasCesar da Luz

Gerência AdministrativaLuciane Graeff lucianegraeff @hotmail.com

DiagramaçãoLidio Ricardo

EquipeKarine Graeff Karin Alessandra Graeff Wanderley Graeff Jr.Mayara MartanBruno Marcos Radunz

por Wanderley Graeff | [email protected]ÍTICA & GENTE

“Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação”. (Mário Quintana)

Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

Sciarretta viu o novo e o velho Oeste

Cascavel foi capa do caderno de economia do maior jornal do País, a “Folha de São Paulo”, na principal edição da sema-na, a de domingo, que soma algo em torno de 1 milhão de leitores em expressiva parte do território nacional.

O repórter Toni Sciarretta e o fotógrafo Joel Silva desembar-caram aqui com a missão de traçar um perfi l econômico da Capital do Oeste. O trabalho ocupou duas páginas do jorna-lão. Em alguma medida, o jornalista trouxe mais do mesmo, ou seja observações que outros veículos nacionais já haviam abordado. As fontes são as de sempre: Mascarello, Comil, Coopavel, Globoaves, Diplomata, Eucatur. Sciarreta entrevis-tou a Celinha, o Dilvo e o Assis, entre outros menos votados. E viu “ruas largas” recheadas de BMWs, Mercedes, Porsches com citação especial do “discreto” Lamborghini amarelo do Rovílio, “com barro vermelho nos pneus”, conforme fez ques-tão de frisar.

A “Folha” viu o setor de serviços se agigantar para servir uma região de 1 milhão de habitantes. Citou serviços de ex-celência provenientes do pólo de saúde, educação e de escri-tórios de advocacia (opa, algo novo, doutores).

Mencionou que nos últimos 16 anos a população brasileira cresceu 25% enquanto a de Cascavel cresceu 49%, fator que levou a cidade a “importar” médicos, engenheiros, professo-res universitários e executivos para indústrias como a Mas-carello. Celinha, uma das ouvidas - e que fez questão de se apresentar como “separada” - disse que leva as esposas dos executivos “importados” para passear no esforço de adaptá--las fora dos grandes centros.

Velho OesteO jornalista

Sciarretta notou que a mudança do perfi l econômi-co da roliça soja para elaborado setor de serviço não desvincula Cascavel das má-culas de um pas-sado violento. Ele apontou o assas-sinato do policial federal Alexandre Drummond como “resquício do ve-lho oeste”. E notou que as ruas largas são usadas como au-tódromo pela juventude, “em uma cidade onde a lei seca não existe”.

EditorialEm meio aos fatores positivos apurados pela “Folha” aqui,

a reportagem não deixou de notar o problema a infra-estru-tura rodoviária. Sciarretta observou que um dos maiores entroncamentos rodoviários do País é acessado por aca-nhadas pistas simples. Ouvido, Dilvo Grolli disse que a pre-cariedade logística faz Cascavel e região perderem R$100 milhões/ano para escoar a produção. Resta muito a fazer ainda, no velho oeste.

rabo soltoNovo perfi lOutro indicativo da migração da economia local para o setor

de serviços: o ISS, que tributa serviços, foi pela primeira vez maior que o ICMS (que tributa o comércio). Nos cofres da Pre-feitura entraram – no primeiro trimestre deste ano - R$10,3 milhões de ISSQN contra R$10,1 milhões de ICMS.

Frango de ouro INa semana que abrigou o encontro dos PTs aqui, realizado

na última sexta-feira, defl agrou-se em Brasília a “temporada de caça ao frango”. O objetivo é trazer Frangão e o PMDB para a composição com o PT em Cascavel.

Frango de ouro IIO aceno em Brasília para o galináceo inclui inclusive entre-

gar a cabeça de chapa para o PMDB, desde que o candidato seja um tal Hermes Parcianello. Até a toda poderosa ministra dos ministros, Gleisi, se envolveu na caçada.

Falou...“Cascavel lidera crescimento no oeste do Paraná”(Titulo de reportagem da “Folha de São Paulo” )

Maior jornal do Brasil esteve em Cascavel; reportagem mostra mudança no perfil econômico mesclada com resquícios de Velho Oeste

Veja o que o jornalão viu aqui

Duílio afirma que população quer continuidade do progresso de Toledo

O deputado estadual Duílio Ge-nari afirma que o Partido Progres-sista (PP), e agremiações aliadas têm diversos e bons nomes para concorrer à sucessão do prefeito José Carlos Schiavinato e garantir a continuidade do desenvolvimen-to de Toledo, que está hoje entre as melhores cidades do Paraná e interior do País.

Entre esses nomes está o do ad-vogado e ex-assessor Jurídico da Prefeitura, João Carlos Poletto. Ele e os demais pré-candidatos, segun-do o parlamentar, são muito bem preparados e aquele que tiver me-lhor avaliação de correligionários e população e aceitar o desafio, será o candidato de todos os aliados.

“Todos têm a nossa admiração e o nosso apoio, pois são pesso-as honestas, competentes e com bons serviços prestados a Toledo. Damos nossos palpites, até por-que já fomos vereador, presiden-te da Câmara Municipal, prefeito e deputado estadual por seis man-datos, sempre trabalhando pelo desenvolvimento de Toledo”, pros-segue Duílio.

“O escolhido terá todas as pos-sibilidades de vencer o pleito. Nós estaremos lhe apoiando, jun-to com o deputado federal Dilceu Sperafico, o prefeito Schiavinato, vereadores, candidatos à verean-ça e demais lideranças e militan-tes dos partidos situacionistas”, acrescenta

Segundo Duílio, além de Polet-to, o grupo político tem diversos outros pré-candidatos de capaci-dade reconhecida, como o vice--prefeito Lúcio de Marchi, que es-tão sendo analisados e espera que até o final deste mês de abril a es-colha comece a ser definida.

Já a definição da candidatura a vice-prefeito será mais fácil, pois partirá de indicação do líder da chapa ou candidato a prefeito e deverá ser apenas confirmada pe-las convenções dos partidos alia-dos, sem maiores disputas ou con-testações.

“O importante é que o candida-to a prefeito do grupo terá todas as condições de vencer o pleito e dar continuidade, com a mesma ou até maior competência, daque-le que é hoje considerado o me-lhor prefeito do Paraná e o me-lhor prefeito da história de Toledo, como é o caso de Schiavinato”, afirma Duílio.

Conforme ele, não vai ser fácil melhorar alguma coisa da admi-nistração do atual prefeito, mas todos terão de se esforçar para en-contrar uma pessoa capacitada a fazer um trabalho de acordo com as expectativas da população, que não aceitará retrocesso depois de tantos anos de progresso.

“Todos exigirão a continuidade do trabalho que hoje orgulha a co-munidade, pois é elogiado por to-dos os visitantes e destacado dia-

riamente na imprensa da região e do Estado. Ninguém aceitará que o processo de desenvolvimento de Toledo, mantido ao longo de 16 anos da administração liderada pelo PP, seja interrompido”, destaca.

Para o deputado, o trabalho foi tão bom, que não há nem mes-mo o desgaste natural do exercí-cio do poder por quatro mandatos consecutivos. Prova disso foi con-versa mantida com cerca de 10 amigos, há alguns dias, entre os quais havia dois filiados a partido de oposição, onde se debatia a po-lítica local.

“Um dos oposicionistas se en-tusiasmou, levantou da cadeira

Autoridades e lideranças do setor da suinocultura presentes ao Fórum

e bradou que iria vencer o pleito para mudar Toledo. Aí indagamos se a meta era parar de pintar o meio-fio, derrubar as creches, es-colas, restaurantes populares e gi-násios de esportes construídos ou reformados nos últimos anos, pois para mudar Toledo teria de se des-manchar o que tem sido feito. Ele não soube responder”, relata Duílio.

Conforme ele, não houve des-gaste para o grupo político porque ocorreu trabalho bem feito e bons serviços prestados, o que a popu-lação espera de todos os gover-nantes e legisladores e reconhece nas últimas administrações.

“A maioria do povo de Toledo quer continuidade desse traba-lho, pois quando pede mudanças é para melhor, jamais para pior. Cada administrador tem suas pró-prias ambições e jeito de governar, mas ninguém admitirá a interrup-ção das coisas boas que têm acon-tecido em Toledo, ao ponto da ci-dade ser modelo de programas até mesmo para cidades como Londri-na e Curitiba”, afirma.

“Nosso candidato certamen-te será pessoa habilitada a conti-nuar orgulhando a todos nós. Te-mos certeza que o povo de Toledo vai se dar as mãos mais uma vez e escolher o melhor para a cida-de, pois isso também significará o melhor para sua família, seus fi-lhos, seus amigos e seu futuro”, fi-naliza Duílio.

Page 3: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

03Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

CIDADE

Bom Jesus é referência regional

O secretário estadual de Saú-de garantiu também os recur-sos necessários para equipar o Hospital Regional, que começou a ser construído em Toledo, per-mitindo que entre em funciona-mento em dezembro de 2013.

O secretário assegurou aos prefeitos a ampliação do orça-mento da saúde e anunciou no-vos investimentos em Cascavel que deverão benefi ciar a região.

Caputo anunciou ainda a efe-tivação de convênio com clínica em Toledo para procedimentos como ressonância magnética, evitando o deslocamento de pa-cientes para a capital do estado, gerando custos e desconfortos com viagens de longa distân-cia. Para isso deverão ser cre-denciados novos prestadores, assegurando a prestação des-tes serviços mais perto de onde moram os cidadãos.

Paraná em Ação

Minha Casa Minha Vida

Toledo conta com feira de serviços gratuitos

A 3ª edição da feira Paraná em Ação 2012, mutirão da ci-dadania que será desenvolvido no final de semana - de 27 a 29 de abril - em Toledo, deverá re-alizar milhares de atendimen-tos. São serviços gratuitos em

áreas fundamentais que be-neficiarão moradores da cida-de e de vários municípios vi-zinhos, fortalecendo as metas do governo do Estado de res-gate da cidadania, levando aos mais necessitados serviços

essenciais de inclusão social. O Paraná em Ação também

proporciona a emissão gratui-ta de documentos às famílias da região, através da confec-ção de carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.

A edição toledana da feira de serviços será realizada en-tre sexta-feira e domingo, no Centro de Exposições Desiré Refosco. A organização é da Secretaria de Estado de Rela-ção com a Comunidade.

O prefeito José Carlos Schia-vinato entregou ao secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, a documenta-ção referente a doação de uma área para a construção da sede própria da 20ª Regio-nal de Saúde. O terreno de 4.450m², avaliado em R$ 1,8 milhão, está localizado no Jar-dim Coopagro.

O repasse foi feito no au-ditório da prefeitura de Tole-do, onde também foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta referente à presta-ção de serviços de neurocirur-gia de alta complexidade pelo Hospital Bom Jesus.

Caputo agradeceu e infor-mou aos prefeitos que fará um repasse de R$ 2 milhões para serem investidos na constru-ção da sede própria do Cisco-par, onde funcionará a Cen-tral de Especialidades (CRE) e o Hemocentro. Caberá aos mu-nicípios definir a prioridade na aplicação dos investimentos, previstos para 2013 e 2014. A área para a construção da sede

Jair Rodrigues foi a principal atração do evento

Virada Cultural foi um sucesso de público e organização

Milhares de pessoas partici-param no sábado e no domingo, 21 e 22 de abril, da II Virada Cultural de Toledo. Inspirada em outras viradas culturais re-alizada em outros estados, a II Virada Cultural levou ao palco cerca de 500 artistas, totalizan-do 60 apresentações, reunindo talentos locais e artistas de re-nome nacional.

O público, de cerca de 35 mil pessoas, fez jus ao even-to, participando ativamente da programação distribuída nos dois palcos no Parque Ecológi-co Diva Paim Barth e no Teatro Municipal.

“Foi um momento muito bo-nito e tudo oferecido de graça à população. Uma oportunida-de aos jovens, às crianças, aos mais idosos, à família de ter acesso à cultura, que também é muito importante para reto-mar as atividades no começo da semana, com mais disposi-ção”, avaliou o prefeito de To-ledo, José Carlos Schiavinato. Para ele, diante do sucesso da segunda edição do evento, ele acredita que as próximas edições deverão contar com novos parceiros da iniciativa privada, auxiliando na organi-zação. Mesmo assim ele pre-tende prever recursos no Or-çamento para o próximo ano, possibilitando a continuidade do evento.

“Isso é muito bacana, é su-perlegal. É preciso que os bra-sileiros conheçam mais o que é nosso e eventos como estes aju-dam neste sentido”, destacou o cantor Jair Rodrigues, que fez o principal show na abertura do evento, no sábado à noite. Bem humorado e muito disposto, aos 73 anos de idade, 53 dos quais de carreira, Jair Rodrigues mos-trou que tem muito ainda a con-tribuir com a música popular brasileira. Plantou bananeira no palco para alertar os jovens a ficar longe das bebidas e da droga e embalou o público de diferentes idades, que amam o seu ritmo musical.

Para o criador e vocalista do grupo Teatro Mágico, Fernando Anitelli, eventos como a Virada Cultural de Toledo são funda-mentais para incentivar e pro-mover a cultura. “Cultura não é somente entretenimento e esta é a busca de vários grupos que estão aqui, como nós do Teatro Mágico”, afirmou. O grupo en-cerrou as 24 horas de cultura de Toledo, no palco do Parque Ecológico Diva Paim Barth.

Durante 24 horas foram di-versas apresentações culturais, incluindo música, dança, tea-tro, ginástica rítmica com a par-ticipação de atletas campeãs da equipe da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, circo, entre outras atividades.

Prefeitura doa área para sede da 20ª Regional de Saúde

Autoridades e representantes do Bom Jesus: impasse solucionado

NeurocirurgiaO impasse existente em To-

ledo para o atendimento local e dos municípios a região na área de neurocirurgia foi res-tabelecido no Hospital Bom Je-sus. O estado vai repassar ao hospital um valor correspon-dente aos serviços executados

até que o Ministério da Saúde credencie a casa a receber es-tes recursos.

Com a medida, intermediada pelo Ministério Público, através do promotor José Roberto Mo-reira, o serviço foi restabeleci-do, garantindo o atendimento da população.

própria do Ciscopar já foi doa-da pelo município.

Os recursos deverão se so-

mar a outros R$ 1,3 milhão já destinado pelo governo federal, através de emendas parlamen-

tares. O projeto total prevê um investimento de R$ 6 milhões na sede própria do Ciscopar.

Famílias do Residencial da Mata assinam contrato de casas

Ao todo, 315 famílias de To-ledo assinaram na sexta-fei-ra, 20, no Teatro Municipal, os contratos para a construção da casa própria, através de uma parceria entre o município, a Caixa Econômica Federal e a Companhia de Habitação do Pa-raná (Cohapar). As casas fazem parte do Residencial Jardim da Mata e deverão ser entregues em oito meses, segundo infor-mou o proprietário da Constru-tora Cidade Bella, responsável pela execução da obra, Leandro Sassi.

As casas variam de 40,80 a 52,71 metros quadrados, com quarto, sala, cozinha e banhei-ro, e vão beneficiar também 9 deficientes físicos. O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavi-nato, o presidente da Cohapar,

Mounir Chaowiche, o superin-tendente regional da CEF, Luiz Carlos Formigari, prefeitos da região, deputados federal e es-taduais, vereadores, entre ou-tras autoridades e convidados, além dos mutuários, participa-ram da cerimônia.

Com isso, somam 2.230 casas entre entregues e em execução no município de Toledo, desde 2005. Conforme o presiden-te da Cohapar, o trabalho de-senvolvido em Toledo na área habitacional serve de referên-cia para todo o estado, tanto pela parceria entre o municí-pio, o estado e a união, quanto pela organização e pelo valor das casas, que permite defi-nir uma parcela mensal infe-rior ao pago de aluguel pelas famílias.

Nova seleção contemplará Oeste com mais de 800 casas

No último dia 12 de abril (quinta-feira), em solenidade com a presença da Presidenta Dilma Rousseff, foi anunciado o resultado da seleção de propos-tas do Programa Minha Casa Minha Vida para municípios com até 50 mil habitantes.

No Paraná, 135 municípios foram contemplados. Ao todo, serão construídas no estado aproximadamente 3 mil ca-sas via municípios e Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). O Oeste paranaense terá 853 casas em 26 municí-pios (veja lista).

Em audiências com os Mi-nistros das Cidades, Casa Ci-vil, Planejamento, Caixa e Co-ordenação do PAC, o deputado federal Zeca Dirceu pleiteou e trabalhou para que os municí-pios paranaenses fossem con-templados de forma satisfatória nesta seleção.

“O Minha Casa Minha Vida é um dos programas mais impor-tantes do governo federal e tem tornado real o sonho da casa

própria de muitas famílias ca-rentes brasileiras. Fico mui-to satisfeito em poder ajudar os municípios do Oeste neste processo. Vale ressaltar que o deputado Elton Welter (PT) também defendeu estes in-vestimentos à região e atuou para que o Oeste fosse con-templado”, afirmou o parla-mentar.

Ao todo, serão contratadas 107.348 unidades habitacio-nais, beneficiando 2582 mu-nicípios em 26 estados. São aguardados em Brasília para participar do evento governado-res e prefeitos dos municípios selecionados.

A segunda etapa do progra-ma Minha Casa Minha Vida já atende 3465 municípios em todos os estados do país. Em 2012, a expectativa é contratar mais 496 mil unidades, sendo 57% para as famílias de baixa renda. Até o final de feverei-ro, já haviam sido contratadas mais 100 mil unidades e entre-gues mais 30 mil unidades.

A ministra Gleisi Hoffmann com os deputados Zeca Dirceu e Elton Welter

Prati-Donaduzzi realiza curso em parceria com o CREAS

A Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi em parceria com o CREAS – Centro de Refe-rência Especializado de Assis-tência Social de Toledo iniciou o Programa de Inclusão Digital - PID voltado a jovens e adoles-centes que cumprem medidas sócioeducativas. O objetivo do curso é proporcionar a inicia-ção profissional através de no-ções gerais de informática.

Segundo a assistente social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon, a finalidade do pri-meiro módulo será preparar o adolescente para a inserção no mercado de trabalho. “No se-gundo módulo trabalharemos com noções gerais de informá-tica”, ressalta. O curso tem du-ração de 68 horas e encerra-mento em dezembro deste ano.

De acordo com a secretária

de Assistência Social da Prefei-tura Municipal de Toledo, Ma-risa Cardoso, a política de ges-tão adotada pela Secretaria vem estabelecendo parcerias com ins-tituições públicas e privadas. “O intuito é estreitar laços entre o município e parceiros visando priorizar o atendimento de qua-lidade à população atendida pelo serviço social”, complementa.

Para M. P. A., aluno do Pro-jeto, ter um curso de informá-tica e aulas voltadas para a co-municação é muito importante para a preparação e inserção no mercado de trabalho. “No ano passado tive a oportunida-de de conhecer a Prati-Donadu-zzi, gostei muito da visita e da forma com que as pessoas tra-balham. Espero um dia traba-lhar também em uma grande empresa”, afirma.

Primeiro módulo será de preparo do adolescente para a inserção no mercado de trabalho

Page 4: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012Toledo/PR • 09 a 15 de março de 201204

3277-2728 3378-1316

Buff etTerça a sexta – R$ 13,00Sábados – R$ 15,00Domingo (especial) – R$ 18,00

A noite somente com reservas (não válido para o Shopping)

No Shopping PanambiAlmoço semanal – R$ 11,00Fim de semana e jantar R$ 14,50

Rua Pedro dos Santos Shopping Panambi

Os Vingadores estreia nesta sexta no Cine Panambi

Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

Os toledanos vão poder acom-

panhar a estreia de um dos fi l-

mes mais esperados do ano:

Os Vingadores. O Cine Panambi

começa a exibir o fi lme nesta

sexta-feira, dia 27.

Com elenco de peso, Os Vinga-

dores é um fi lme de super heróis

produzido pela Marvel Studios,

e promete ser um dos fi lmes do

ano, especialmente para quem

é fã de histórias em quadrinhos.

Sobre o fi lme

Loki (Tom Hiddleston) retorna

à Terra enviado pelos chitauri,

uma raça alienígena que pre-

tende dominar os humanos.

Com a promessa de que será o

soberano do planeta, ele rouba

o cubo mágico dentro de ins-

talações da S.H.I.E.L.D. e, com

isso, adquire grandes poderes.

Loki os usa para controlar o dr.

Erik Selvig (Stellan Skarsgard)

e Clint Barton/Gavião Arqueiro

(Jeremy Renner), que passam a

trabalhar para ele. No intuito de

contê-los, Nick Fury (Samuel L.

Jackson) convoca um grupo de

pessoas com grandes habilida-

des, mas que jamais haviam tra-

balhado juntas: Tony Stark/Ho-

mem de Ferro (Robert Downey

Jr.), Steve Rogers/Capitão Amé-

rica (Chris Evans), Thor (Chris

Hemsworth), Bruce Banner/

Hulk (Mark Ruff alo) e Natasha

Romanoff /Viúva Negra (Scar-

lett Johansson). Só que, apesar

do grande perigo que a Terra

corre, não é tão simples assim

conter o ego e os interesses de

cada um deles para que possam

agir em grupo.Filme tem estreia mundial nesta sexta-feira, dia 27, e será exibido no Cine Panambi

Page 5: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

GENTE & NEGÓCIOS05Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

Paraty Residencial

[email protected]ÉSAR DA LUZ

GENTE & NEGÓCIOS

Projetando o futuro, construindo felicidadeCom assinatura de uma equipe

mais do que competente, forma-da pelos profissionais da Coste-naro Arquitetura & Urbanismo (leia-se Mario Cesar Costena-ro), Construtora Merano (leia-se Eduardo Della Costa) e a Ybaté Incorporadora, do mesmo gru-po de empreendedores, o Paraty Residencial promete toda a co-modidade no coração de Toledo.

Localizado na Rua Santos Du-mont, esquina com a Armando Luiz Arrosi, 1276, o Paraty Resi-dencial conta com avançada tec-nologia de construção, o que pos-sibilita flexibilidade para adequar os ambientes do apartamento ao modo de vida do morador.

Perseguindo a proposta de “projetar o futuro, construindo felicidade”, o Paraty zela pelo acabamento, que está primoro-so, com a preocupação com os menores detalhes e tudo o que pode facilitar e dar beleza à vida dos seus moradores.

São apartamentos com área to-tal de 120 a 137 metros quadra-dos, projetados para a comodi-dade, sem esquecer-se da área

de convívio social e para recep-ção de amigos. O salão de festas tem Espaço Gourmet para pro-porcionar conforto na recepção a pessoas queridas, nos momen-tos festivos.

As plantas estão dispostas com suíte e mais dois dormitórios; salas de estar e de jantar; cozi-nha; dois banheiros; área de ser-viço; sacada com churrasqueira; elevador social e uma ou duas vagas na garagem.

A área de lazer está localizada no terraço, com visão privilegia-da, contando com academia, bri-quedoteca, sauna e amplo ter-raço, além do salão de festas. Aliás, o morador pode apreciar a vista da cidade ou relaxar na sauna. A academia conta com paredes em vidro, permitindo

a prática das atividades físicas com a tranquilidade de se estar de olho nos filhos. Ou seja, en-quanto os pais se exercitam, os filhos podem se divertir na brin-

quedoteca ou usufruir da liber-dade de brincar ao ar livre, com total segurança.

O ponto alto para a segurança e tranquilidade dos futuros mo-

radores do Paraty Residencial é saber que eles contam com a credibilidade de um grupo forte: a incorporadora Ybaté, a solidez e tradição da Construtora Mera-no e projeto moderno e arroja-do da Constenaro Arquitetura e

Urbanismo. Não há o que acres-centar nessa informação, além de mencionar que as vendas já estão sendo feitas pela Ybaté, pelo (45) 3054-7280, ou pelo e--mail [email protected].

Prefeitchura

Page 6: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

PITÁGORAS S. BARROSProfessor e bancário aposentado, ex-vereador e missioná[email protected]

06 Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

Feira Shopping 2012

SOCIAL

Há cerca de quarenta anos o nos-so país enfrentou o último grande surto de poliomielite, embora tenha sido de 1989 o último registro da do-ença. Essa grave enfermidade, tam-bém conhecida como pólio ou pa-ralisia infantil é transmitida por um tipo de vírus altamente contagioso e caracteriza-se por afetar crianças pequenas.

Em quase todo o mundo ela está sendo erradicada, graças às campa-nhas de vacinação, porém, segundo especialistas, é preciso que se tenha cautela, pois países como Paquistão e Nigéria ainda apresentam situação de emergência.

O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, e dali pode invadir o sistema nervoso. Ele pode fi car ativo em alguns indivíduos, sem se manifestar, as-sim, muitos infec-tados não apresen-tam sintomas, mas continuam conta-minando outras pessoas.

O que eu quero registrar aqui é o caso de uma pes-soa que foi conta-mina pela doença, acometida de para-lisia do diafragma e outros músculos respiratórios. Nes-ses casos, a sobrevivência do pa-ciente somente era possível com o auxílio de máquinas que criavam as pressões positivas e negativas ne-cessárias à respiração. Antes da erradicação da doença, os hospi-tais pediátricos de todo o mundo estavam cheios de crianças perfei-tamente lúcidas, condenadas à pri-são, vivendo com o auxílio de um “pulmão de ferro”.

Eliana Zagui, hoje com 38 anos, é uma sobrevivente dessa época. Fo-ram mais de 36 anos vividos entre as paredes da UTI do Instituto de Or-topedia e Traumatologia do Hospi-tal de Clínicas de São Paulo, deita-da em uma cama, sem movimentos do pescoço para baixo, mas com to-das as sensações e sentimentos de uma pessoa dita normal, que não de-pende deuma máquina para continu-ar viva.

Chegou ali com 1 ano e 9 meses e foi desse lugar que passou a ob-servar o mundo, conhecer pesso-as, compreender o passar das ho-

ras. Tornou-se adolescente, chegou à idade adulta, compreendeu sua situação; sem conseguir demons-trar, gritou exingou. Conheceu o de-sespero, tentou o suicídio; depois conheceu o amor, tudo sem saber como nem por que continuava viva. Então, formou-se no Ensino Médio, aprendeu Inglês, e Italiano, fez cur-so de História e Arte e tornou-se pin-tora.

Começou a escrever agarrando com os dentes uma espátula de gar-ganta, na qual era amarrada uma caneta. E desta forma escreveu a maior parte do livro que lançou no último dia 10 de abril, pela Editora Belaletra, que tem como título “Pul-mão de Aço – uma vida no maior hospital do Brasil”.

Para a jornalista e escritora Elia-ne Brum, Eliana contou que foi essa

a maneira que en-controu para agar-rar-se às suas memórias. Entre outras coisas, ela conta que de 1955 ao fi nal da déca-da de 70, foram internadas por pó-lio no Hospital das Clínicas, 5.789 crianças. Destas, somente sete res-taram na UTI do

Instituto de Ortopedia e Traumatolo-gia, porque não melhoraram o sufi -ciente para voltar para casa, e nem pioraram o sufi ciente para morrer.

Eliana não é somente uma sobre-vivente, é um exemplo de vida.

A notícia do lançamento do seu livro foi mostrada pela imprensa do mundo todo. Ela contou para a jor-nalista que lançar seu primeiro livro e ainda ser no próprio hospital em que vive há (quase) 37 anos é uma cesariana megaprogramada. “Em-bora estarei rodeada de médicos, das mais variadas especialidades – enfermeiras, técnicos de enferma-gem, todas as especialidades que há dentro desse Instituto de Or-topedia e Traumatologia – o parto será só meu.”

E diz esperar que seu livro ajude “aqueles que não querem nada com a vida”. Como se quisesse deixar cla-ro que “cada um tem as suas dores. A minha desgraça não é maior que a sua nem a sua é maior que a minha. Mas é sempre bom poder aprender a tirar o que vale a pena da vida”.Tive em minha vida vários e ex-

celentes preceptores e já falei so-bre alguns deles. Foram ou são pessoas que me marcaram a per-sonalidade para sempre, e um de-les foi o meu amigo e “irmão” Ro-berto Bespalez Filho, que veio de Porto Mendes (com a irmã Dirce e o mano Toninho) - nos anos se-tenta - enviado pelo seu pai Ro-berto com a obrigação de estudar nos melhores colégios do oeste, aqui sediados, como o La Salle, o Incomar e o Luther King.

Encontramos-nos no curso científi co do Luther, na mesma turma e sob a batuta de profes-sores brilhantes. Eram nossos co-legas o Toshiiko Takemori, o Lúcio Morigi, o Nelson Minozzo, o Ênio Della Pasqua, a Yumiko, a Edi-te Poniewass, o Ademar Rober-to Maciel, o Ricardo Dequech, o Fernando, o Velci Kaeff er entre outros. Uma rapaziada esperta, dedicada aos estudos e competi-dores para alcançar a maior nota.

Levei vantagem por já estar le-cionando em Marechal Cândido Rondon e por aprender com o Roberto a dedicar duas horas di-árias para o estudo das matérias da noite anterior, para depois – e somente depois – de repassar tudo, sair para jogar bola, sinuca ou general. A diferença de pontos entre eu, o Roberto e o Lúcio era por centésimos.

Ele era rigoroso e sempre me dizia que tínhamos que valorizar o esforço que nossos pais faziam para nos facilitar a melhor das educações. E eu levei o conselho a sério.

Ao completarmos o curso es-távamos preparados para fazer

o assustador vestibular em qual-quer instituição superior do Bra-sil. Quem tentou passou. E sem cursinho. E não apenas isso, to-dos nas melhores classifi ca-ções. Eu em Passo Fundo (RS), Roberto na UFPR, Lúcio na USP, Ricardo em Ouro Preto (MG) e Fernando em Campo Grande (MS). Dos outros não me lem-bro, apenas sei que o Minozzo e o Ênio passaram no concurso do Banco do Brasil.

Também sei que o Lúcio se des-taca como engenheiro civil, o Fer-nando como Químico, o Ricardo com geólogo da Vale e o Rober-to... Este sim... um dos melhores odontólogos do país.

No mestrado de ortodontia em Bauru começou como aluno e acabou monitor. Um de seus professores visitadores, america-no de reconhecimento mundial, o incentivou ao doutorado e magis-tério, mas ele preferiu o trabalho de campo em Guaíra, onde mon-tou uma das melhores clínicas do estado.

Fui seu padrinho de casamen-to em Curitiba, onde aconteceu seu enlace com a Marinalda. Uma honra!

Ajudei a pegar seus fi lhos no colo. Rafael e Roberto (gêmeos), Ricardo e Renato. Com exceção do Ricardo (piloto comercial), to-dos são dentistas. A Dirce, sua irmã, notabilizou-se como profes-sora universitária e é uma exce-lente pedagoga.

Família linda essa, que saiu lá da pequena Porto Mendes para mostrar seu valor para todo o uni-verso.

From Porto Mendes with love!

Eliana Zagui, mais um exemplo de vida

From Porto Mendes...

Começou a escrever agarrando com os

dentes uma espátula de garganta, na qual era amarrada uma

caneta.

VALDIR [email protected]

[email protected] RADUNZLiteraturaMuitas obras literárias estão em fase de organização e preparação para lançamento em nossa cidade. Em breve, livros como “Um Co-ração Valente”, de Vitor Beal; o livro de Pitágoras da Silva Barros, ar-ticulista do Viver Toledo; e “Fernando Collor, o Mito”, destecolunista. Lucrécia Welter Ribeiro tambem prepara livrobiográfi co de seu pai, Ivo Welter. Tem tambem o início das entrevis-tas com o médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo e com o odon-tólogo aposentado e ex-vice-prefeito Lamartine Braga Cortes. É es-perar para ver.

CoincidênciaOs grandes mandatários da América do Sul passam ou passaram por alguma espécie de câncer nos últimos anos. Lugo, Luiz Inácio, Dilma, Chaves, Kirchner e recentemente a notícia do também presi-dente Evo Morales que iniciou tratamento aqui no Brasil. A doença, terrível, não poupa ninguém e tem avançado nos últimos tempos.

Lenda?Li em certa ocasião que um médico alemão havia descoberto um soro que após ministrado nas pessoas portadoras de câncer, tinham as mesmas reações imediatas ao tratamento, com melhoras acen-tuadas e até a cura de vários enfermos. De uma hora para outra o cientista sumiu e nunca mais se ouviu falar dele. Será que foi vítima de algum laboratório?

PasseioQuem retorna de passeio a Natal-RN é o casal Antônia e Carlos Hut-tman, que apreciaram todas as belezas da capital potiguar. Desta-que para a sempre linda praia de Ponta Negra, com suas dunas in-confundíveis e os restaurantes à beira da praia. Estive por lá alguns anos atrás e voltei encantado com o lugar.

FelicidadeFELICIDADE é um estado de espírito. Nunca “encontraremos” a feli-cidade: isso seria esperar que “alguém” ou “alguma coisa” nos pro-porcionasse isso. Nesse caso, a resposta seria uma frustração em cima da outra! Ou se é feliz ou não se é feliz... A todo resto chama-mos de “alegria”. E isso sim, depende de fatos, coisas ou pessoas! Portanto, sejamos FELIZES e façamos os outros ALEGRES.

Arilson (Perfect TV), Edílson José, Avelino Campagnolo e Wanderley Graeff na posse da diretoria da Acit

Valdir e Isolde Eckstein na posse da diretoria da Acit

Júnior Destefeni passou a presidência do Conselho do Jovem Empreendedor da Acit a Paulo Almeida

Danilo e Amirta Mattiello conferiram o jantar festivo da Acit

O deputado federal Dilceu Sperafico recebe nesta sexta--feira, dia 27 de abril, o 17º tí-tulo de cidadania honorária de sua carreira política, concedi-do pelos Poderes Executivo e Legislativo de Assis Chateau-briand.

Como iniciou a vida públi-ca em fevereiro de 1995, quan-to tomou posse pela 1ª vez na Câmara dos Deputados, o par-lamentar foi agraciado com a média de uma dessas homena-gens por ano, o que certamente é inédito na história política do Oeste do Paraná.

Os títulos concedidos por municípios do Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste e Noroeste do Pa-raná, a partir de 2000, demons-tram o reconhecimento públi-co ao trabalho de Sperafico na defesa do municipalismo e do agronegócio e na busca de re-cursos e obras para as prefeitu-ras que representa em Brasília.

Além de Assis Chateaubriand, já lhes prestaram a maior honra-ria do poder público municipal, as cidades de Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Dois Vizinhos, Toledo, Missal, Qua-

tro Pontes, Tupãssi, Maripá, San-ta Lucia, Iguatu, Santa Terezi-nha de Itaipu, Formosa do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Terra Roxa, Diamante do Oeste e Pato Braga-do.

Em Assis Chateaubriand, a proposta de concessão do título de Cidadania Honorária foi de autoria do vereador José Car-los Alves da Rocha (Caxi), sob a justificativa de relevantes ser-viços prestados ao desenvolvi-mento do município e à sua po-pulação.

O projeto, depois de aprova-da pela unanimidade dos mem-bros de comissões e do Plená-rio da Câmara Municipal, foi oficializado através do Decreto Legislativo 006/2009, de 21 de dezembro de 2009, com total apoio do Poder Executivo.

A entrega do diploma ocor-re em sessão solene presidida pelo vereador José Kuhlkamp, no Plenário do Legislativo, na Rua João Pessoa, 104, nes-ta sexta-feira, às 18h30, com a presença da prefeita Dalila José de Mello, demais autoridades locais, lideranças e convidados especiais, de toda a região.

Expositores da Feira Sho-pping 2012 estão recebendo consultoria gratuita, ofereci-da pela Associação Comer-cial e Empresarial de Toledo (Acit). O objetivo é auxiliar no planejamento para que a par-ticipação na feira apresente resultados efetivos.

O trabalho está sendo rea-lizado em três etapas. Na pri-meira os empresários respon-deram um questionário e a partir disso foram elaborados os diag-nósticos de cada empresa.

Em seguida foram realiza-das as consultorias em grupo, abordando de forma geral os pontos identificados nos diag-nósticos. A terceira etapa está em andamento, com atendi-mento individual.

Segundo a consultora de marketing Giselle Bruno Grando, os empresários de-monstram grande interesse em fazer uma participação di-ferenciada na feira. “A maior dificuldade está em definir estratégias, aliadas aos objeti-vos da participação”, explica.

O planejamento financeiro é fundamental. A falta dele muitas vezes acaba impossibi-litando uma participação dife-

renciada, porque o grande in-vestimento não é a aquisição de espaço, ressalta. Deve-se levar em conta a montagem do estande, preparação de es-trutura especial, decoração, material de divulgação, brin-des, equipe de trabalho, aqui-sição de produtos a serem ex-postos, entre outros itens.

“Tudo isso representa cus-tos que às vezes não são com-putados ou se deixa para mui-to próximo do evento e aí, não cabem não orçamento. Com isso, o empresário acaba indo para feira do jeito que dá, com-prometendo os resultados de sua participação”, comenta.

A FeiraEm sua décima nona edição,

a Feira Shopping 2012 será realizada de 6 a 10 de junho, no Centro de Eventos Isma-el Sperafico. A comercializa-ção foi encerrada, garantin-do a participação de mais de 100 estandes dos mais varia-dos segmentos de produtos e serviços de Toledo e região. O lançamento oficial do even-to está agendado para o dia 7 de maio, às 20h00, no Madaly Eventos.

Sperafico recebe título de cidadão de Assis Chateaubriand nesta sexta-feira

Expositores recebem consultoria gratuita

Page 7: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

07Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

CULTURA

17º Porcão de Bolão do Toledão reuniu 200 atletasFutsal

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILESTADO DO PARANÁCOMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDORUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO

O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documen-tos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 20 dias do mês de abril de 2012. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Ofi cial

Foi realizado no último final de semana (20, 21 e 22) um dos maiores eventos esportivos do Clube, o 17º Porcão – Festival de Bo-lão do Toledão 2012.

Nesta edição o evento contou com a participação de 19 equipes, sendo 12 pelo naipe masculino e sete pelo naipe feminino, reunin-do aproximadamente 200 atletas.

Confira a classificação final da competição:

NAIPE FEMININO1º lugar - CTG Gaudérios do Oeste (Cascavel) 1345 pinos2º lugar - Clube Olímpico (Maringá) 1301 pinos3º lugar - Copagril (Marechal Cândido Rondon) 1300 pinos4º lugar - Bituruna 1287 pinos

Melhor Atleta da 1ª FaseJanaína (Iate Clube Guaratuba) 352 pinosMelhor Atleta da FinalKatheryne (CTG - Cascavel) 177 pinos

NAIPE MASCULINO1º lugar - Seleção de Foz do Iguaçu 1394 pinos2º lugar - La Salle Laticínios (Palotina) 1392 pinos3º lugar - Copagril (Marechal Cândido Rondon) 1391 pinos4º lugar - CTG Gaudérios do Oeste (Cascavel) 1375 pinos

Melhor Atleta da 1ª Fase - Edemir “Batata” (Palotina) 357 pinosMelhor Atleta da Final - Serginho (Foz do Iguaçu) 180 pinos

Participaram do evento neste ano as equipes:Naipe Masculino: Copagril (Marechal Cândido Rondon), CTG Gaudé-rios do Oeste (Cascavel), Laticínios La Salle (Palotina), Medianeira, Clube dos 15 (Foz do Iguaçu), Seleção de Foz do Iguaçu, Pinhão, Ata-laia (Guarapuava), Bituruna, Clube Olímpico (Maringá), América Ponta-grossense (Ponta Grossa), Os Ratos (Curitiba). Naipe Feminino: Iate Clube (Guaratuba), Copagril (Marechal Cândido Rondon), CTG Gaudérios do Oeste (Cascavel), Bituruna, Clube Olímpico (Maringá), América Pontagrossense (Ponta Grossa) e Londrina.

Competição promovida pelo Toledão é uma das mais tradicionais do bolonismo do Paraná

Toledo volta à quadra contra o Foz

Após a derro-ta por 3 a 0 para o Quedas Futsal, pela sétima roda-da do Campeona-to Paranaense de Futsal, o Toledo Futsal volta à qua-dra neste sábado, dia 28.

Desta vez, a equipe comanda-da pelo técnico Baiano, vai a Foz do Iguaçu, onde enfrenta o Unipa Futsal, no Giná-sio Costa Caval-canti.

O Toledo soma 7 pontos e está na 10ª colocação na tábua de classifi-cação, enquanto o Foz ocupa o 12º lugar na tabela com 6 pontos e vem de derrota para o Ponta Gros-so por 3 a 2.

Sede da Abatol será inaugurada em maio

Federação premia destaques do esporte, incluindo toledanos

Os amantes do basquetebol de Toledo estão eufóricos. É que no dia 05 de maio, a tão sonha-da sede da Abatol (Associação dos Amigos do Basquete Mas-culino de Toledo) será inaugu-rada.

O local, anexo ao ginásio de esportes Jaime Zeni, era um so-nho antigo dos atletas e ami-gos da modalidade. “A partir de agora teremos mais autono-mia, pois poderemos realizar nossos eventos na sede. Man-temos o basquetebol masculi-no através de promoções, que junto com recursos privados e com a prefeitura do municí-pio, nos dão condições de rea-lizar um bom trabalho, tanto de competitividade, quanto no so-cial. Hoje atuamos em 16 núcle-os de atividades, onde meninos

de 5 a 18 anos praticam a mo-dalidade diariamente”, explica o presidente da Abatol, Gervá-sio Finger.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Marli Cos-ta, que juntamente com a pro-fessora Lourdes Kappes tocam o basquetebol masculino há 15 anos, a sede própria me-lhora muito as condições de trabalho. “O dia da inaugura-ção será muito especial para o basquetebol masculino de Toledo. Há 12 anos, quando em uma reunião de pais deci-dimos fundar uma associação sonhávamos em ter nosso es-paço próprio. Agora, graças ao trabalho organizado e ao poder público estamos prestes a realizar esse sonho”, disse a professora Marli.

A Federação Paranaense de Basketball (FPRB), realizou no dia 20 de abril, a entrega do Prêmio Destaque 2011 no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade - Curitiba (PR).

O objetivo do evento foi pre-miar os atletas, técnicos, clu-bes e municípios que foram destaque nas competições es-taduais de Basquetebol em 2011, e também prestigiar os apoiadores da modalidade no estado, assim como os meios de comunicação que ajudam o Basquetebol Paranaense.

Toledo, em 2011 teve dois destaques: O atleta Lucas Stulp (14 anos) recebeu o prê-mio por ter sido eleito atleta--destaque da Taça Paraná de Basquetebol e a técnica tole-dana Marli Gonçalves Costa, votada como destaque entre os dirigentes do basquetebol paranaense. Ambos estive-ram em Curitiba para recebe-rem os prêmios.

O Prêmio Destaque foi cria-

do há sete anos para valorizar as pessoas que participam di-reta ou indiretamente do Bas-quetebol em todas as regiões do Paraná, motivando o de-senvolvimento das ações da FPRB, e outras entidades liga-das a modalidade.

Marli Costa e Lucas: premiação em Curitiba

Federação premia destaques do esporte, incluindo toledanos

Academia Ricardo dos Santos em mais uma competição

Os atletas da Associação de Judô Ricardo dos Santos/H Consór-cios/ Prefeitura de Toledo não param suas atividades. Após as dis-putas da Seletiva Paranaense para o Campeonato Brasileiro Região V Sub 13 à Sênior nas categorias masculino e feminino, que clas-sificou o atleta Everton Ramos para a competição, os judocas se preparam para mais confrontos. Desta vez, os duelos serão válidos pelo Paranaense Sub 15 e Sub 17, que acontecem no sábado (05-05), em Colombo.

Para esta competição, foram inscritos seis representantes da Academia Ricardo dos Santos. Daniele Mocelin (meio médio), sub 17, é única que compete pelo feminino. Já pelo masculino sub 17, Toledo torcerá por Gabriel Reimann Gnas (ligeiro), Marcos da Silva (leve), Willian Matsuo Abe (meio médio) e Gustavo Ritter Fischer (pesado). No sub 15, apenas Artur de Mattos (meio médio) entra no tatame para defender as cores toledanas.

O técnico Ricardo dos Santos, que chefia a delegação e será auxi-liado por Marcos Romagna e Márcia Cristina da Silva nesta compe-tição, afirmou que os treinamentos vão fazer a diferença. “Estamos trabalhando muito para trazer bons resultados para nossa cidade. Nossos meninos não estão medindo esforços”, explicou.

Em rodada que servirá somente para cumprir tabela, o Toledo re-ceberá o Iraty pela 11ª e última rodada do returno do Campeonato Paranaense 2012, neste domingo, às 16h.

Antecipadamente, os rebaixados, classificados à Série D do Bra-sileirão e campeão do turno foram conhecidos na rodada do último final de semana. Roma e Iraty são os rebaixados e disputarão a Di-visão de Acesso em 2013. Cianorte e Arapongas estão classificados à série D do Brasileirão e realizarão a final do interior, e, o Coritiba, sagrou-se campeão do 2º turno e realizará a final contra o Atlético, campeão do 1º turno.

Toledo recebe Iraty

Page 8: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

08 Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

HOMENAGEM

O trabalho digni� ca o homem, e o resultado de sua produção

é o fator que in� uencia na economia do mercado. Pro� ssional

da Indústria, do Comércio ou da Prestação de Serviços,

agente público ou da iniciativa privada, é com a sua força de

trabalho que o desenvolvimento acontece.

Neste 1º de Maio, Dia do Trabalho, nosso Respeito e

nossa Admiração a toda classe de trabalhador de Toledo

e Região. Se somos fortes e vivemos um momento de

franco desenvolvimento, é porque existem trabalhadores

comprometidos com os resultados de seus negócios e com as

atividades das suas organizações.

Homenagem das entidades sindicais de Toledo

1º de MaioDia do Trabalho

Rua 7 de setembro, 749, Centro - Fone: 3055 4851 Rua São João, 5525, Centro - Fone: 3055 4342

Rua Corbélia, 856, Jd Sta Maria - Fone: 3252-3198

Page 9: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

Ótica Friedrich

EMPRESASToledo/PR • 24 de fevereiro a 01 de março 2012Toledo/PR • 24 de fevereiro a 01 de março 2012 09Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

Revolucão no atendimento com equipamento de ponta

A Ótica Friedrich revoluciona cada vez mais o atendimento aos seus clientes. Além das melho-res marcas de lentes e armações, a ótica tem os mais modernos equipamentos, como o Visioffice, um equipamento multifuncional e de alta tecnologia criado para auxiliar quem precisa de corre-ção visual na escolha do tipo mais adequado de lentes oftálmicas e também a armação preferida.

O aparelho possibilita visuali-zar na tela do computador ima-gens simultâneas do cliente com diferentes opções de armações. O usuário também pode ver a me-lhor qualidade visual que as len-tes corretivas de última geração oferecem, bem como tecnologias adicionais projetadas no perfil de cada cliente.

O Visioffice é capaz de medir todos os parâmetros para confec-ção das mais avançadas lentes multifocais do mundo, como a Va-rilux Ipseo New Edition, que ne-cessita dos parâmetros do hábito visual de cada usuário para sua confecção.

Todas as medições ópticas ne-cessárias são feitas por meio de uma foto de rosto completo, além de análise de todos os ângulos e distâncias em tempo real. O equi-pamento proporciona resultados altamente precisos e o processo de tomada de medidas se torna simples e dinâmico.

Em menos de 20 segundos to-dos os resultados são disponibili-zados na tela. Devido à tecnologia digital do instrumento, pode-se fotografar e filmar o usuário, aju-dando-os a escolher os óculos ide-ais. Com o Visioffice, mesmo quem não consegue enxergar sem ócu-los, pode avaliar seu visual com di-versas armações ao mesmo tempo, além de conferir os benefícios das novas tecnologias em lentes.

O Visioffice é um equipamento de alta tecnologia que já está à disposição dos clientes da Ótica Friedrich

A Friedrich disponibiliza as melhores marcas de lentes e armações

Havan usa energia verde para abastecimento das suas filiais

A Havan Lojas de Departa-mentos está adotando a ener-gia verde para o abastecimento de suas filiais. Atualmente, 11 das 38 lojas da rede já estão no mercado livre de energia elé-trica e a intenção é migrar to-das as demais unidades até o fi-nal do ano. Nesta modalidade, a energia é gerada principal-mente pelas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), que produzem energia sem causar desgastes ambientais (utilizan-do a própria calha do rio para contenção da água e aciona-mento das turbinas geradoras).

O consumo atual das 38 fi-liais da Havan é de aproximada-mente 9 MW (Mega Watts) de energia. Como o Grupo Havan tem investido na implantação de PCHs, nos últimos anos, sua capacidade de geração já chega a 10 MW, somando as unidades

de São Maurício e Rio Fortuna. A empresa também participa de projetos no Rio Grande do Sul - em consórcio com outras empresas - e planeja investir em dois novos projetos em San-ta Catarina nos próximos anos.

Como funcionaA energia gerada pelas PCHs

da Havan é colocada na Rede Brasil, onde o Operador Nacio-nal do Sistema Elétrico respon-de pelo controle da operação, das instalações de geração e da transmissão de energia elé-trica, conforme regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Para o consumo em suas fi-liais, a Havan utiliza a energia que vem desta rede e vende o excedente no mercado livre (li-vre negociação entre o opera-dor e o consumidor final) e no mercado cativo (distribuidores

locais, como Celesc e Copel).De acordo com o diretor ad-

ministrativo-financeiro da Ha-van, Edson Diegoli, a geração e o consumo de energia verde têm como principais vantagens a preservação ambiental e a economia financeira.

Unidades já abastecidas com energia verde:

ItajaíBlumenau/Shopping Park Eu-ropeuBarra VelhaCuritiba/XaximParanaguáPonta GrossaBrusqueMaringá/Shopping Avenida CenterMaringá/CatuaíFlorianópolis/Floripa ShoppingPresidente Prudente

Matriz da Havan, em Brusque: energia verde para todas as unidades

prefa

Page 10: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

SOCIAL“O estudo é um trabalho em que somos obrigados a pôr toda a nossa vontade para realizá-lo com o maior rendimento possível.” (Thomas Wittlam Atkinson)

[email protected] DONEGA

10 Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

Botas e sapatos femininos

Rua Barão do Rio Branco, 1291 Centro - 3252-0404Rua Barão do Rio Branco, 1078 Centro 3252-0377

Avenida Tiradentes, 1090 Centro - 3252-04052

Chegou a nova coleção

Outono-Inverno

Onde a elegância começa pelos pés

TRÊS LOJAS EM TOLEDO

LARGO SÃO VICENTE DE PAULA, 1056, CENTRO

3378-4888 9914-9965-Desencardimento-Lavagem-Espelhamento-Higienização-Limpeza de Bancos de Couro

InoparO Instituto de Odontologia e Pesquisa do Paraná foi criado em Toledo há 9 anos pelo Ci-rurgião Dentista Marco Cirino Santos, com a fi nalidade de ofe-recer cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Odontologia. O objetivo do Instituto é especia-lizar e atualizar profi ssionais da Odontologia empregando técni-cas e equipamentos modernos, além de intercambiar conhecimentos, técni-cas e experiência com profi ssionais de outros centros do país e aprimorar as práticas e as técnicas empregadas na Odontologia pela qualifi cação do quadro de profi ssionais que atuam na região, além de promover o desen-volvimento de pesquisas e a produção do co-nhecimento científi co nas áreas específi cas do curso. O Inopar fi ca na Avenida Parigot de Souza, 671, Jardim Porto Alegre, em Toledo, telefones (45) 3252.4858 e 3055.4858.

PalestraO Instituto de Odontologia e Pesquisa do Paraná, Inopar, recebeu na úl-tima sexta-feira (20), Cirurgiões-Dentistas e auxiliares de mais de 22 ci-dades. Mais de 200 profi ssionais da área da Saúde Bucal participaram das palestras do Projeto Interação, organizadas pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná. Aos Cirurgiões-Dentistas foi destinada a pa-lestra “Emergências Médicas em Consultório Odontológico”, abordada pelo Dr. Marco Antonio Trindade. O outro assunto, ministrado pelo Dr. César José Campagnoli, foi “Profi ssões Auxiliares (suas atribuições).

CursosSão diversos cursos oferecidos pela Faculda-de Ciodonto em parceria com a Inopar: • CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXI-LOFACIAL• DENTÍSTICA• DTM E DOR• ENDODONTIA• IMPLANTODONTIA• ODONTOLOGIA DO TRABALHO• ODONTOPEDIATRIA• ORTODONTIA• ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES• PERIODONTIA• PRÓTESE• TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL E AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

Page 11: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

11Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

[email protected]

38

A bela Adriana Freitag

a

a

Lillyan Vercino, destaque na balada

Alvaro Luiz Wermann e Guido Bergmann, que foram homenageados com placa alusiva aos 55 anos do Colégio La Salle em jantar dançante no Olinda Park Hotel

Título Eleitoral – Novos e transferênciasPara você jovem que vai votar pela primeira vez e para você que atualmente mora em Toledo, seja estudando ou trabalhando, faça ou trans-

fi ra seu título e vote nos candidatos que possam atender suas expectativas sobre melhoras na cidade. Exerça sua cidadania, ajude Toledo

a fi car melhor e pense bem antes de escolher. O prazo encerra-se no dia 09 de maio de 2012. Abaixo segue link onde você pode tirar suas

dúvidas e saber como proceder:

http://www.tre-sp.gov.br/duvidas/titulo.htm#p1

FeriadãoVem aí mais um fi m de semana prolongado - embora muita gente trabalhe na segunda, dia 30. Mas muita gente “estica” a folga. Para quem fi car por aqui e quiser se divertir, a região terá vários eventos, com destaque para o show do Biquini Cavadão no Empório Santa Maria. Confi ra a agenda de eventos do site www.anestezia.com e você encontrará mais opções para se programar, lembrando: Se beber não dirija.

Adelhard e Eliane Reichel no jantar dançante em homenagem aos 55 anos do La Salle

Melissa e Alexandro Dalla Costa, que comemorou seu níver em grande estilo no Empório Santa Maria

Page 12: 141ª edição do Jornal Viver Toledo

12 Toledo/PR • 27 de abril a 3 de maio de 2012

[email protected]

“O sucesso é a soma de pequenos esforços – repetido dia sim e no outro dia também” (Robert Collier)

WANDERLEY GRAEFF

WalmartUma notícia dada em primei-

ra mão pelo Viver Toledo, fi nal-

mente se confi rma. A rede ame-

ricana Walmart iniciou as obras

de seu hipermercado na cidade.

Bom para o consumidor, que ga-

nhará mais uma opção para as

suas compras, num mercado

que está cada vez mais compe-

titivo.

De confraternização na residência do vereador Adelar “Pelanka” Holsbach, Lincoln Padilha, Adair Gongoleski, Pelanka, Narcizo Müller, Adalberto Variani, Antonio Carlos Silveira, Edemar Cogo e Wanderley Graeff

Vanusa Kautka, Sonia Müller, Alessandra Padilha, Jose Preusller, Kátia Rambo, Rosane Holsbach Gongoleski, Jussara Cogo e Luciane Graeff

La SalleCom uma trajetória espetacular que se confunde com a própria his-tória de Toledo, o Colégio La Salle comemorou os seus 55 anos.Foi com um belo evento recheado de homenagens e com jantar dançante, realizado no Olinda Park Hotel.

TibaO terceiro profi ssional mais

admirado pelos psicólogos

brasileiros, segundo o Ibope,

fará palestra em Toledo.

Com um currículo de mais de

3,4 mil palestras, 28 livros pu-

blicados que venderam mais

de 4 milhões de exemplares,

Içami Tiba estará na cidade no

dia 23 de maio.

Para informações sobre o

evento: (45) 3054-5198.

ChinatownÉ de se tirar o chapeu para a

qualidade da comida do res-

taurante Chinatown.

É isso o que leva cada vez mais

gente a desfrutar dos mais di-

versos pratos, servidos em sis-

tema buff et, no almoço no en-

dereço tradicional e também

no jantar no Shopping Panam-

bi.

Nos últimos dias, lá estiveram,

entre outros, Lamartine e Ire-

ne Braga Côrtes; Pedrinho Fur-

lan com os fi lhos Tita e Neneca

e netos; a ginasta supercam-

peã Angélica Kvieczynski; os

padres Ademir Alves Teixeira e

Mauro Pasinato; o narrador J.

Matheus (Rádio Paiquerê-Lon-

drina); e a secretária de Cultu-

ra, Rosângela Reche com a fa-

mília.

MotocrossA elite do motociclismo para-

naense e nacional tem encon-

tro marcado nos dias 5 e 6 de

maio em Toledo.

A cidade recebe a 2ª etapa do

Campeonato Estadual com a

promessa de ser uma das me-

lhores provas do calendário

2012, mantendo a tradição dos

últimos anos.

Os preparativos no motódro-

mo da cidade estão a todo va-

por.

Mãe“Minha mãe no paraíso, linda e de carro novo” é a campanha de vendas do comércio de Toledo para o Dia das Mães. Os cupons já estão sendo distribuídos pelas empresas visando ao sorteio de quatro kits de beleza e um automóvel 0k. A realização é do Fundo de Promoções da Acit em parceria com o Sicoob Oeste, Shopping Panambi e Prefeitura.

A secretaria de Cultura, Rosangela Reche, que coordenou com muita competência a Virada Cultural, foi conferir o ótimo buffet do Restaurante Chinatown com Ricardo Castilho e os filhos

Padre Ademir Teixeira degustando os sabores do Chinatown

Cássio e Cynara Brancher, entre Rose e Waldomiro Vendramini no evento do La Salle

Médico Gelson Leonardi, da primeira turma de formandos do La Salle, há 50 anos, com a esposa, Marinês

O diretor Alvaro Wermann entre Luiz e Janete Dullius