2017 1 plano de ensino mediação e negociação - udesc · conhecer o processo de negociação...

3
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS – ESAG Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – ESAG; Av. Madre Benvenuta, 2037 – Itacorubi – 88.035-001 Florianópolis SC Fone (48) 3221 8200 – www.esag.udesc.br PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Pública Departamento: Administração Pública Disciplina: Mediação e Negociação no Setor Público Código: Carga horária: 72 Período letivo: 2017.1 Termo: 6° Professor: Patrícia Vendramini Contato: [email protected] II. EMENTA Mediação: definições e práticas. Etapas do processo de mediação, instrumentos e requisitos. Arbitragem: definições e práticas. Etapas do processo de arbitragem, instrumentos e requisitos. Negociação: conceitos básicos; processo de comunicação: conceitos, elementos e efetividade; cenários de uma negociação; perfil, comportamento e estilos dos negociadores; jogos de poder; paradigmas da interação humana; planejamento e organização da equipe de negociação; tática de negociação “ganha-ganha”; dinâmica da negociação e processo decisório. III. OBJETIVOS GERAL: Compreender conceitos, definições e práticas que envolvem o trinômio: negociação, influência e relacionamento. ESPECÍFICOS: Conhecer o processo de negociação dedicado a soluções ganha-ganha com diferentes stakeholders. Desenvolver habilidades de comunicação e negociação que permitam aos gestores públicos a resolução de conflitos e o alcance de soluções efetivas para a sociedade. IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade I: Fundamentos e desafios à interação humana Comunicação Poder Unidade II: Conceitos fundamentais aplicados à área pública Negociação Conflito Mediação Arbitragem Unidade III: Processo de Negociação Estilos e estratégias de negociação Etapas da negociação Perfil LIFO Perfil dos negociadores V. METODOLOGIA DE ENSINO Para o desenvolvimento da disciplina serão adotadas técnicas de ensino diversificadas, tais como: aula expositivo-dialogadas; leitura prévia e análise de textos; exercícios orientados com apresentação; dinâmicas de grupo; estudos de caso, dentre outros. para fixação de conteúdo e desenvolvimento de análise crítica. Além disso, propõe-se formas de aprendizagem conectadas com as novas possibilidades proporcionadas pela tecnologia (vídeos e as redes sociais).

Upload: lamxuyen

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2017 1 Plano de ensino mediação e negociação - UDESC · Conhecer o processo de negociação dedicado a soluções ganha-ganha com diferentes stakeholders. Desenvolver habilidades

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

E SOCIOECONÔMICAS – ESAG

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – ESAG; Av. Madre Benvenuta, 2037 – Itacorubi – 88.035-001

Florianópolis SC Fone (48) 3221 8200 – www.esag.udesc.br

PLANO DE ENSINO

I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Pública Departamento: Administração Pública Disciplina: Mediação e Negociação no Setor Público Código: Carga horária: 72 Período letivo: 2017.1 Termo: 6° Professor: Patrícia Vendramini Contato: [email protected] II. EMENTA Mediação: definições e práticas. Etapas do processo de mediação, instrumentos e requisitos. Arbitragem: definições e práticas. Etapas do processo de arbitragem, instrumentos e requisitos. Negociação: conceitos básicos; processo de comunicação: conceitos, elementos e efetividade; cenários de uma negociação; perfil, comportamento e estilos dos negociadores; jogos de poder; paradigmas da interação humana; planejamento e organização da equipe de negociação; tática de negociação “ganha-ganha”; dinâmica da negociação e processo decisório.

III. OBJETIVOS GERAL: Compreender conceitos, definições e práticas que envolvem o trinômio: negociação, influência e relacionamento. ESPECÍFICOS: Conhecer o processo de negociação dedicado a soluções ganha-ganha com diferentes stakeholders. Desenvolver habilidades de comunicação e negociação que permitam aos gestores públicos a resolução de conflitos e o alcance de soluções efetivas para a sociedade.

IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade I: Fundamentos e desafios à interação humana Comunicação Poder Unidade II: Conceitos fundamentais aplicados à área pública Negociação Conflito Mediação Arbitragem Unidade III: Processo de Negociação Estilos e estratégias de negociação Etapas da negociação Perfil LIFO Perfil dos negociadores V. METODOLOGIA DE ENSINO

Para o desenvolvimento da disciplina serão adotadas técnicas de ensino diversificadas, tais como: aula expositivo-dialogadas; leitura prévia e análise de textos; exercícios orientados com apresentação; dinâmicas de grupo; estudos de caso, dentre outros. para fixação de conteúdo e desenvolvimento de análise crítica. Além disso, propõe-se formas de aprendizagem conectadas com as novas possibilidades proporcionadas pela tecnologia (vídeos e as redes sociais).

Page 2: 2017 1 Plano de ensino mediação e negociação - UDESC · Conhecer o processo de negociação dedicado a soluções ganha-ganha com diferentes stakeholders. Desenvolver habilidades

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

E SOCIOECONÔMICAS – ESAG

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – ESAG; Av. Madre Benvenuta, 2037 – Itacorubi – 88.035-001

Florianópolis SC Fone (48) 3221 8200 – www.esag.udesc.br

VI. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A nota final da disciplina será calculada a partir da média ponderada resultante das seguintes atividades de avaliação: Avaliação 1 (30%): prova de conteúdo, individuais e sem consulta Avaliação 2 (30%): vídeo sobre os temas da disciplina, relacionando à área pública Avaliação 3 (20%): dinâmicas de grupo sobre os conteúdos Avaliação 4 (20%): estudo de caso Dinâmicas de grupo: atividades vivenciais realizadas em sala de aula, ao longo do semestre, em que o interesse e a participação do aluno serão avaliados. Será feita uma média simples para cômputo dessa avaliação que é de caráter individual, mesmo que esteja sendo desenvolvida em equipe. Estudo de caso: desenvolvimento de um caso, conforme a metodologia dos casos de ensino a ser apresentada oportunamente. O caso deve retratar uma situação real vivida por algum membro da equipe, relacionando-a aos temas e conceitos tratados na disciplina. O trabalho deve ter duas ou três questões com as respectivas respostas. Uma segunda versão do material deve ser disponibilizado à turma pelo polvo (trabalhos colaborativos), sem as respostas, para que sejam respondidas e avaliadas pela equipe responsável pela elaboração. Critérios de avaliação: assunto relevante e oportuno; desenvolvimento claro e instigante; relação teoria-prática consistente e profunda; questões elaboradas com clareza e inteligência, que promovam o aprendizado. A avaliação será realizada dialógica: por todos os alunos (270o graus). Vídeos: ao final do semestre, organizados em equipes, os acadêmicos devem produzir um vídeo com duração entre 3 a 6 minutos, em que explorem situações que envolvam processos de negociação, mediação ou arbitragem, preferencialmente na área pública. As situações devem estabelecer relações teórico-metodológicas com o que foi trabalhado ao longo do semestre. Os critérios de avaliação: consistência, relevância e clareza na descrição da experiência, relações apropriadas entre experiência e aporte teórico, profundidade nas reflexões, cumprimento do tempo, objetividade, participação ativa de todos os componentes da equipe, didática para exposição das relações teoria-prática, capacidade de estabelecer conexões com diferentes disciplinas, criatividade para exposição das ideias. Além da avaliação da professora, a equipe também será avaliada pelas demais equipes. Os melhores vídeos serão publicados no canal DAP TV do Youtube e poderão receber pontos extras conforme o número de visualizações (número mínimo a ser definido com a turma).

VII. BIBLIOGRAFIA Básica:

LEWICKI, R., SAUNDERS, D.M., BARRY, B. Fundamentos da negociação. Porto Alegre: AMGH, 2014.

MARTINELLI , D. P., ALMEIDA, A. P. Negociação e solução de conflitos: do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. São Paulo: Atlas, 2015.

SECCHI, L. Análise de Políticas Públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

Complementar:

ALBRECHT, Karl & ALBRECHT, Steve. Agregando valor à negociação. SP: Makron Books, 1998.

BENDASSOLLI, P.F., BORGES-ANDRADE, J.E. Dicionário de psicologia do trabalho e das organizações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

BERNHOEFT, Renato. Desperdiçadores de tempo. São Paulo. Nobel 1989.

Page 3: 2017 1 Plano de ensino mediação e negociação - UDESC · Conhecer o processo de negociação dedicado a soluções ganha-ganha com diferentes stakeholders. Desenvolver habilidades

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

E SOCIOECONÔMICAS – ESAG

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – ESAG; Av. Madre Benvenuta, 2037 – Itacorubi – 88.035-001

Florianópolis SC Fone (48) 3221 8200 – www.esag.udesc.br

FULLER, George. Estratégias do negociador. Rio de Janeiro: LCT-Livros Técnicos e Científicos,1993.

JUNQUEIRA, Luiz A.C. Negociação. Tecnologia e Comportamento. 9. ed. Rio de Janeiro:,Cop,1993.

JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta. Administração do tempo: um programa de Auto-desenvolvimento. São Paulo. COP Editora 1992.

KRAUZ, Rosa R. Administre bem o seu tempo. São Paulo: Editora Nobel 1987.

MADDUX, Robert B. Negociar com sucesso. Lisboa, Portugal: Monitor,1991.

MATOS, Francisco Gomes de. Negociação gerencial. 2. ed. Rio de Janeiro: J.Olimpio,1989.

PINTO, Eder Paschoal. Negociação orientada para resultados. São Paulo: Atlas,1992.

STEELE, Paul. Negócio Fechado! A arte de negociação. São Paulo:McGrw-Hill,1991.

WANDERLEY, Jose Augusto. Negociação total. 18. ed. São Paulo: Gente, 2015.

Vídeos: Canal DAP TV (youtube)

Sites: http://jawanderley.pro.br