26/11/2014 - jornal semanario - edição 3.083

16
BENTO GONÇALVES Quarta-feira 26 DE NOVEMBRO DE 2014 ANO 47 N°3083 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br CRISTIANO MIGON Violência doméstica Idosa internada após espancamento Maria Peterle de Gasperin, de 78 anos, foi vítima da fúria do neto, usuário de drogas, e está no hospital Página 12 Quando o sonho vira dor de cabeça Saiba o que fazer quando acontece atraso na entrega do imóvel por parte da construtora Página 9 Minha Casa, Minha Vida

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 06-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

26/11/2014 - Jornal Semanario - Edição 3.083 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

BENTO GONÇALVESQuarta-feira26 DE NOVEMBRO DE 2014ANO 47 N°3083 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

CRISTIAN

O M

IGO

N

Violência doméstica

Idosa internada após espancamentoMaria Peterle de Gasperin, de 78 anos, foi vítima da fúria do neto, usuário de drogas, e está no hospital Página 12

Quando o sonho vira dor de cabeça

Saiba o que fazer quando acontece atraso na entrega do imóvel por parte da construtora

Página 9

Minha Casa, Minha Vida

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Atendimento ao assinante: 3055.3073

ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brRepresentante em Porto Alegre

Grupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102

Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

A falta de limitesEditorial

A liberdade dada aos jovens nos dias de hoje é algo incomum há tempos atrás. A falta de respeito com os pais é pública e notória. Expressões como: Sim, senhor! Posso fazer tal coisa... e O senhor deixa eu ir... não exis-tem mais.

A coisa começa quando os filhos são ainda bebês, pe-ríodo em que os pais deixam a criança dar tapas em seu rosto. Depois, começam os xingamentos e a fase em que nada do que é dito é obedecido. E assim a coisa vai. Se-ria isso o que chamamos de criar o filho solto?

Nos dias de hoje, é inadmissível um pai dar uma palmada sequer no bumbum do filho. Isso é chamado de espancamento. Porém, os mais antigos lembram o quanto esta atitude fazia bem na hora de educar. Não como forma de violência, mas sim como repreensão.

Infelizmente, este tempo já passou e não volta mais. Estamos vendo jovens mais independen-tes em suas atitudes. E o pior, cada vez mais cedo. Piás de 12, 13 anos andam nas ruas de madrugada, chegam em casa altas horas da manhã. Muitos trocam o dia pela noite, não ajudam em casa e, são um fracasso nos estu-dos. Pois são estes aí que irão devolver, quando adultos, com juros e correção monetária a educação que faltou quando pequenos.

Estamos caminhando a

passos largos para termos mais casos

como o da dona Maria de Gasperin

Em Bento Gonçalves, registramos a segunda ocorrên-cia da violência de um neto contra seus avós. Na primei-ra, o avô foi morto a sangue frio, num plano arquitetado pelo neto. No seguinte, o neto espancou a avó por vá-rios anos, até mandá-la para o hospital com vários tipos de lesões e fraturas. Imaginem quantos casos mais não acontecem por aí e que não chegam ao conhecimento da imprensa? O que faz um jovem agredir de forma tão vio-lenta um ente querido e tão próximo?

O mundo das drogas tem feito os jovens esquecerem todos os valores pregados em família. Pai, mãe e avó viraram inimigos desta juventude perdida, que acha que pode fazer o que bem entende. Que não mede as consequências de seus atos, in-clusive quando comete um homicídio.

A falta de limites faz com que estas coi-sas aconteçam. Os pais viram reféns dos filhos e acabam se perdendo na educação

dos mesmos. Claro que o saber educar não passa apenas pela palmada. Mas sim, fazer entender o que é o certo e o errado.

Onde vamos parar com tanta violência e falta de bom senso e respeito? Estamos caminhando a passos largos para computarmos mais casos como este da dona Maria de Gasperin, que hoje está cheia de dores, internada no Hospital Tacchini.

Quarta-feira, 26 de novembro de 20142 Opinião

Resgatando o brincarVivemos em uma sociedade de constantes e acelera-

das mudanças. Notadamente, percebemos a limitação de espaços e formas de brincar infantis que antes eram bastante comuns. As brincadeiras de pique - esconde, as amarelinhas e o pega-pega com as crianças da vizi-nhança de fato estão sendo substituídas por tecnologias que acabam por isolá-las de um mundo de convivência social de contato puramente humano. Notamos com isso, um aumento significativo de crianças cujas relações ocorrem em grande parte por redes sociais ou muitas vezes não ocorrem, ficando restritas a um jogo individu-al de Playstation ou à televisão. E são exatamente essas crianças que nós, professores, recebemos em sala de aula, bastante inquietas e cheias de energias reprimidas, prontas para serem gastas.

Antigamente, percebíamos um prazer mais acentuado das crianças ao brincarem, as mesmas construíam seus próprios brinquedos e viam nessa construção uma for-ma de divertimento. Por opção ou necessidade, já que os recursos eram limitados, elas acabavam demonstrando sua criatividade de forma espontânea ao mesmo tempo em que aprendiam, e eram felizes assim. Havia intera-ção com outras crianças, movimentos e felicidade em suas ações, algo bastante restrito nos dias de hoje.

No contexto atual, acabamos nos questionando, en-quanto professores, sobre qual a melhor forma de ensi-nar tais sujeitos cujos interesses estão distantes daquilo que pretendemos desenvolver. Afinal, qual é o papel da escola diante dessa realidade? Apresentar às crianças formas de brincadeiras distantes das suas tornará inte-ressante seu aprendizado?

Nós, professores, sabemos que, independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brincadeiras devem fazer parte da vida da criança, uma vez que pro-porcionam um mundo de fantasias, onde a realidade e

o faz-de-conta se confundem, o que é essencial para a constituição do ser humano enquanto sujeito social e cultural. É exatamente o prazer espontâneo que se tinha nas brincadeiras de antigamente que devemos resgatar em nossas aulas. Precisamos oportunizar às crianças vi-vências de criação e construção de seus próprios brin-quedos e brincadeiras, favorecendo experiências praze-rosas e significativas nas quais elas possam sentir o que antigamente era tão perceptível e que hoje tem sido dei-xado de lado e substituído pela tecnologia. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz des-pertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem, de forma criativa e ousada. Nesse sentido, o lúdico contribui de forma significativa para o desenvolvimento do humano, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento so-cial, pessoal e cultural, aprimorando a socialização, a co-municação, a expressão e a construção do pensamento.

É preciso mostrar às crianças que existem formas de brincar que se diferem daquilo que estão acostumadas e que é possível aprendê-las e vivenciá-las na escola como parte integrante de seu aprendizado. Elas preci-sam vivenciar no espaço escolar a ludicidade que não vivenciam em suas casas devido à falta de espaço e ao uso excessivo de elementos tecnológicos. Assim, cabe ao professor proporcionar o resgate de jogos e brincadeiras que possibilitem às crianças experimentarem sensações novas e prazerosas. Isso porque tais brincadeiras possi-bilitam a exploração do corpo, da linguagem e permeiam as relações com o mundo e com as pessoas, elementos tão essenciais à sociedade atual.

CARMEN REGINA BRANDELLI SASSI Professora

Artigo

Quarta-feira, 26 de novembro de 2014 3Opinião

O mês de novembro marca um ano de desca-so do Governo do Estado com o muro da Esco-la Estadual Bento Gonçalves da Silva. O muro corria risco de queda, após as fortes chuvas ocorridas no município em novembro de 2013. Depois disso, foi preciso esperar quatro meses para que uma medida paliativa fosse tomada.

Com medo que o muro pudesse cair sobre os

pedestres, a prefeitura colocou escoras de ma-deira no local, ainda no mês de março. Passa-dos nove meses, nenhuma ação definitiva foi tomada. Os pedestres precisam invadir a rua para passar e o estacionamento, coisa escassa em nossas vias, não pode ser utilizado. O que vai ser preciso fazer para que uma providên-cia seja tomada pelos governantes?

Um ano de descaso

Agronegócio segura a economia do país

“De cada seis pessoas que farão compra de Natal, três irão fazê-la

nos supermercados”Antônio Cesa Longo, presidente da Agas

Semáforo Semanário

PARE!

ATENÇÃO

SIGA!

A ideia dos políticos de só legislar em causa própria.

Para mais um ano sem a entrega da UPA, no bairro Botafogo.

O aumento do número de turistas que fica mais de um dia em Bento.

Painel

O fato de uma pessoa só receber distinções significa que ela vai bem e Bento vai mal? Ou...?Envie sua sugestão de pergunta no e-mail: [email protected]

A pergunta que não quer calar

Semáforos do BorgoA instalação dos se-

máforos no bairro Bor-go ainda gera polêmica. O proprietário do Posto São Paulo, Tiago Krob, entrou em contato com o Semanário para in-formar que houve um equívoco na manifesta-ção de seu gerente so-

bre o que ocorreu com a prefeitura. Segundo ele, não houve qualquer tipo de coação por parte da prefeitura, mas sim uma longa negociação para que o estabelecimento fizesse a instalação dos semáforos, o que ocor-reu neste ano.

Aposentadoria dos deputadosNum momento em que

todos os órgãos públicos preparam-se para reduzir gastos, a Assembleia Le-gislativa prepara a criação do Plano de Seguridade Social dos Parlamenta-res, uma aposentadoria exclusiva para deputados estaduais. Estima-se que, somente com o aumento do nível das contribuições mensais, o custo extra anual da Assembleia será de cerca de R$ 600 mil.

O projeto, que precisará de 28 votos para ser apro-

vado, estabelece a condi-ção de o parlamentar ter 35 anos de mandato e 60 anos para se aposentar com o salário integral de deputado. Se não alcan-çar o parâmetro, terá de ir para a inatividade com uma aposentadoria pro-porcional. Mas há contro-vérsias: outro ponto da proposta diz que a apo-sentadoria dos deputados será garantida com 35 anos de contribuição — in-cluindo outras atividades — e 60 anos.

O Centro da Indústria, Co-mércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) encerrou suas palestras-almoços do ano nessa terça-feira, 25, com o tema “O futuro do agronegócio no Brasil”, que foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Bra-sileira de Pesquisas Agrope-cuária (Embrapa) Décio Luiz Gazzoni. O evento, que aconte-ceu no Salão de Eventos da en-tidade, contou com a participa-ção do presidente do CIC/BG, Leonardo Giordani, prefeito Guilherme Pasin, presidente da Câmara de Vereadores Val-decir Rubbo, demais autorida-des, associados e imprensa.

Gazzoni apresentou a situa-ção atual e as necessidades futuras desse importante se-tor no Brasil, responsável por movimentar grande parte da economia. O país está hoje em

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

CASSIA

NE O

SÓRIO

/CON

CEITOCO

M, D

IVULG

AÇÃ

O

primeiro lugar na produção de açúcar, suco de laranja e café, e em segundo na produção de soja, carne bovina, frango, etanol e biodiesel. “O Brasil se tornou um grande ator de exportação em agronegócio, com gráficos que só mostram crescimento”, destaca. E acres-

centa: “Atualmente estamos produzindo mais com menos. Nos últimos 10 anos nós des-matamos menos a Amazônia e estamos com uma maior pro-dutividade no setor. O Brasil é hoje o país que protege e pre-serva o seu território, cerca de 60% é preservado”, afirma.

Paulo Vicente Caleffi

Crônica

Quarta-feira, 26 de novembro de 20144 Geral

Crescimento urbano

Experimente um passeio pelos bairros da cidade para ver como Bento cresce. É construção nova por todos os lados. Impressionante!

Isto me fez lembrar de um “causo gaúcho” ocorrido quando um gaudério visitava seu amigo no Rio de Janeiro e, passeando pela cidade, o carioca garganteava:

- “Este é o Maracanã: deixamos tudo pronto em um ano. Esta é a ponte Rio/Niterói: um milhão de sacos de cimento e construímos em dois anos. Aquele é o Cristo Redentor: em três meses ele estava lá, prontinho.”

E o gaúcho, tão maravilhado como desconfiado, só podia dizer

- “Barbaridade, tchê!”

Uns tempos depois o carioca visitou Porto Alegre e passeava com o gaúcho pelo Beira Rio, pela Arena do Grêmio, pelo Aeroporto Salgado Filho, pela Usina do Gasômetro e silêncio total. O Gaúcho estava mudo.

Foi quando eles rodavam pela Castelo Branco (avenida da qual mudaram o nome para “sei lá o quê”, essas coisas de quem tem pouco para fazer e fica inventando) e ao avistar a ponte o carioca perguntou:

- “Esta então é a Ponte do Guaíba?

Com cara de quem se fez de assustado o gaúcho rapidinho respondeu:

- “Pois tu sabes que nem sei! Ainda ontem não tinha nada, tchê!”.

Assim acontece aqui em Bento Gonçalves: você está andando numa rua e, de repente, aparece um prédio novo. Barbaridade, tchê!

Sem que a gente perceba, a cidade toma uma nova forma e cresce muito rápida, especialmente para cima, na vertical.

O problema é que a INFRAESTRUTURA urbana continua a mesma, sem novos investimentos

Ou se executa um bom planejamento para a grande Bento Gonçalves ou esta que conhecemos entrará em colapso. O trânsito é a evidência.

Como regularizar sua situaçãoSituação 1: A declaração retida em malha tem informações incorretas. Solução: Retificar a declaração, corrigindo os erros cometidos. Atenção: não é possível a retificação da declaração após início

de procedimento de ofício. Como Fazer: A retificação deverá ser feita pela internet utilizan-

do o programa da declaração;

Situação 2: A declaração retida em malha está correta e o contribuin-

te tem toda a documentação comprobatória das informações declaradas.

Solução: Solicitar a antecipação da análise da documentação que comprova as informações com pendências.

Observações:1. A antecipação da análise da declaração está disponível ape-

nas para declaração de Imposto de Renda (DIRPF) de exercícios anteriores (últimos três exercícios anteriores ao corrente).

2. Para DIRPF do exercício corrente, só é possível agendar aten-dimento a partir de janeiro do ano seguinte.

3. Com a senha para antecipação da análise da declaração, obtida no Portal e-CAC, o contribuinte poderá apresentar os re-querimentos (Termo de Atendimento) para todas as declarações retidas em malha fiscal. Neste caso, deverá preencher um reque-rimento específico para cada um dos exercícios pretendido, uti-lizando o mesmo dia/hora agendado, para a apresentação da solicitação e documentação.

Como Fazer: Agendar dia e hora para apresentação da solicitação e do-

cumentação. Para isso é preciso seguir os seguintes passos, via internet:

1) Gere seu código de acesso ao portal e-CAC (caso ainda não o tenha);

2) Acesse o extrato do IRPF; 3) Clique na pendência informada; 4) Selecione a opção para iniciar o agendamento; 5) Escolha data e horário disponíveis para o atendimento; 6) Clique na opção para preencher o requerimento; 7) Preencha as informações solicitadas. Ao final devem ser im-

pressos os Termos de Intimação e de Atendimento. No dia e hora agendados, compareça à Receita Federal com: - a senha de atendimento (comprovante de agendamento);- o(s) Termo(s) de Intimação assinado(s) em duas vias; - o(s) Termo(s) de Atendimento assinado(s) em duas vias; - Os originais e cópias dos documentos constantes do Termo

de Intimação, acrescido de originais e cópias dos demais docu-mentos que comprovem que a pendência apontada na declara-ção é improcedente

Atenção: Após o atendimento não será mais possível retificar a declaração. Não é possível agendar por telefone nem direto na Receita Federal. Não serão recebidos documentos desacom-panhados dos Termos de Atendimento e de Intimação. Na vés-pera do agendamento o contribuinte receberá um “Lembrete do Agendamento”, via mensagem SMS (celular).

Imposto de renda

Como corrigir errose sair da malha finaEm Bento Gonçalves, cerca de 500 declarações foram retidas neste ano

Contribuintes que entrega-ram a declaração do Im-

posto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014, referente ao ano passado, já podem corrigir pendências e sair da malha fina por meio do site da Re-ceita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Neste ano, 506 declarações pertencentes a Bento Gonçalves foram reti-das e o valor total arrecadado no município neste ano é de R$10.739.618,93.

Se um contribuinte informou um dado errado ou deixou de incluir rendimentos, a decla-ração ficará presa na malha fiscal. Para conferir sua situa-ção, é necessário entrar no site da Receita, na seção do Centro Virtual de Atendimento (e--CAC) do órgão e informar seu CPF, código de acesso e senha.

De acordo com Nilson Som-mavilla Primo, agente da Re-ceita Federal do Brasil em Bento Gonçalves, os principais motivos para a declaração ficar retida são: omissão de rendi-mentos (titular e dependente), IRF compensado na declara-ção sem confirmação com a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retida na Fonte), de-dução de previdência privada sem comprovação e dedução de despesas médicas sem com-provação. Há duas formas de corrigir os erros (veja no qua-dro ao lado).

Nos casos em que a pessoa não regulariza a situação, o contribuinte deverá aguardar intimação ou notificação de lançamento da Receita Fede-ral para só então apresentar a documentação comprobatória. “No caso de não apresentação da documentação comproba-tória, será emitida notificação de lançamento com multa de 75% sobre o imposto apurado”, explica Primo.

O limite de prazo para veri-ficar cada declaração é de cin-co anos. Passado esse período, nem a Receita Federal pode cobrar débitos em atraso nem o contribuinte pode exigir o pagamento de restituição que ficou para trás.

Silvia [email protected]

Quarta-feira, 26 de novembro de 2014 5Geral

Definidos quem são os 27 ganhadores de 2014

O setor supermercadista do Rio Grande do Sul come-

mora junto dos vencedores do Prêmio Carrinho Agas 2014. Organizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a 31ª edição premia o trabalho de diferentes catego-rias, escolhidos em rigoroso processo seletivo. A escola tem como critério a quantidade, que leva em conta o melhor desempenho, e a qualidade dos produtos.

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a premiação sempre caracteri-zou-se por colocar em igual condições de competitividade pequenas indústrias regionais e grandes empresas multina-cionais, avaliando critérios como share de mercado, rela-cionamento com o varejo, índi-ces de ruptura, capacidade de

Carrinho Agas 2014

Os vencedores serão homenageados no dia 1° de dezembro, na capital

Categoria GanhadorMelhor Fornecedor de Queijos Santa ClaraMelhor Fornecedor de Iogurtes Cooperativa PiáMelhor Fornecedor de Massas TondoMelhor Fornecedor de Biscoitos M. Dias BrancoMelhor Fornecedor de Atomatados FuginiMelhor Fornecedor de Cafés NestléMelhor Fornecedor de Balas e Doces MondelezMelhor Fornecedor de Achocolatados NestléMelhor Fornecedor de Pães Industr. BimboMelhor Fornecedor de Chocolates NeugebauerMelhor Fornecedor de Carnes Frigorifico SilvaMelhor Fornecedor de Erva-mate Rei VerdeMelhor Fornecedor de Sucos em Pó ParatiMelhor Fornecedor de Sucos Prontos SuvalanMelhor Fornecedor de Refrigerantes Coca-ColaMelhor Fornecedor de Cervejas AmbevMelhor Fornecedor de Amaciantes Girando SolMelhor Fornecedor de Vinhos Vinícola AuroraMelhor Fornecedor de Papeis MiliMelhor Fornecedor de Não Alimentos MorMelhor Fornecedor de Equipamentos EletrofrioDistribuidor do Ano OnizMelhor Promoção na Expoagas 2014 Girando SolAnunciante do Ano na Revista Agas FröhlichGerente Destaque do Ano Cláudia Machado - JBSEmpresário do Ano Gilmar Borscheid - Girando SolReconhecimento Agas Adelino Colombo

Premiados

inovação, qualidade dos pro-dutos e serviços. “A trajetória de três décadas do Carrinho foi marcada pelo prêmio a pe-quenas e grandes empresas, e justamente por isso nos causa preocupação que apenas duas empresas vão receber o prêmio pela primeira vez em 2014. É um sinal de que a pequena e média indústria gaúcha estão com dificuldades de competiti-vidade”, sinaliza.

Um dos destaques do prê-mio é a Cooperativa Vinícola Aurora, campeã pelo quinto ano consecutivo na concorri-da categoria de vinhos. Entre as cooperativas gaúchas, duas marcas despontam na prefe-rência dos supermercadistas nas áreas de frios e laticínios: a Cooperativa Santa Clara, campeã em 2014 na categoria Fornecedor de Queijos; e a Piá,

agraciada no quesito Fornece-dor de Iogurtes. Outra gaúcha em ascensão é a Tondo, de Ca-xias, premiada como Melhor Fornecedora de Massas com a marca Orquídea. Maior ven-cedora da história no quesito Melhor Distribuidora, a Oniz Distribuidora, de Passo Fundo, volta a receber o Carrinho em 2014 após dois anos de inter-valo de sua última conquista. Além das empresas, três per-sonalidades também ganham o reconhecimento.

Atualmente, o segmento de supermercados no Rio Grande do Sul conta com 4,4 mil lojas e emprega diretamente 92,3 mil pessoas. O faturamento bruto do setor em 2014 deverá atingir os R$ 23,9 bilhões, representan-do cerca de 8% do PIB Estadual e 40% do total faturado pelo se-tor na Região Sul do País.

Quarta-feira, 26 de novembro de 20146 Geral

Turismo

Setor ganha fôlego no final de anoCom baixos índices de ocupação ao longo de 2014, rede hoteleira espera recuperar o prejuízo no Natal e Ano Novo

Depois de um ano com bai-xos índices de ocupação

nos hotéis, o setor do turismo de Bento Gonçalves espera se recuperar no período de Natal e Ano Novo. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo, cerca de 40 mil turistas deverão visitar o mu-nicípio até o final do ano e a expectativa é superar 100 mil entre os turistas que estão na região e passarão pelo menos um dia na cidade.

O titular da pasta, Gilberto Durante, destaca que a mo-vimentação para o Natal já iniciou em Bento Gonçalves. “Com a abertura do Natal Bento, no dia 28 de novembro, teremos uma intensa progra-mação e isso vai atrair muitos turistas. O Réveillon é um pe-ríodo de 100% de ocupação da cidade e após teremos o Bento em Vindima, com muitas atra-ções”, estima o secretário.

Para atender à demanda do período, todos os ramos do setor estão se mobilizan-do e inovando seus atrativos turísticos, na esperança de recuperar o prejuízo durante os outros meses do ano. Jua-rez Valduga, proprietário da Casa Valduga e presidente da Associação dos Produtores de

Silvia [email protected]

Vinhos Finos do Vale dos Vi-nhedos (Aprovale), destaca que todos os empreendimen-tos estão engajados e se rein-ventando para atrair o turista. “O Vale se renova a cada ano e os restaurantes já estão ino-vando seu cardápio, com dife-rentes pratos. As expectativas são grandes”, comenta.

Rubens Sant’anna, proprie-tário da Pousada Borghetto Sant’anna, também está oti-mista para este final de ano e afirma que a alta do dólar é outro fator que irá beneficiar a região. “Isso vai estimular ainda mais o turismo nacional e assim teremos mais competi-tividade. Gramado também faz um ótimo trabalho e acredito que isso se reflete também em Bento Gonçalves”, comenta.

Em função da realização da Copa do Mundo e das eleições no país, 2014 foi um ano atí-pico para diversos setores. No turismo, a taxa de ocupação dos hotéis ficou muito aquém do esperado. “Ainda não re-cebemos todos os dados das Associações de Turismo, mas podemos dizer que até maio, tivemos um bom fluxo. Junho e julho ficaram aquém das expectativas e o período elei-toral atrapalhou os negócios”, explica o secretário Durante, complementando que o turis-mo teve menos impacto, se

comparado com a indústria e o comércio.

Ele ainda explica que o tu-rismo empresarial também movimenta bastante a região nesta época. “Temos a pre-sença do turista de lazer e também diversos eventos de confraternização de entidades e empresas que acontecem em finais de ano. Neste último fi-nal de semana, por exemplo, recebemos as Olimpíadas Es-taduais do Sesi e tivemos mais de 1,5 mil pessoas na cidade”, informa o secretário.

Os empresários ligados ao setor também destacam que outro fator que faz com que Bento Gonçalves tenha um au-mento no número de turistas nesta época é o reconhecimen-to que o vinho brasileiro vem recebendo. Para Valduga, isso é resultado de um trabalho de mais de 20 anos. “Nunca tive-mos uma fase tão boa e isso vem sendo conquistado graças ao investimento na qualidade do nosso produto ao longo de vários anos. O vinho da região está criando uma identida-de própria e isso está sendo fantástico”, destaca. “O vinho daqui vem conquistando res-peito, e isso se reflete no eno-turismo, nosso principal foco, então também esperamos um movimento maior em função disso”, diz Sant’anna.

Encantos de Eulália vem se destacando no cenárioApesar de 2014 ter sido um

ano de resultados negativos em vários setores, a Associa-ção Turística Linha Eulália comemora os resultados des-te primeiro ano de trabalho. Os roteiros da comunidade de Faria Lemos tiveram gran-de divulgação e superaram as expectativas dos empresários envolvidos, atraindo cerca de 800 visitantes em cada mês.

Segundo o secretário de Turis-mo, Gilberto Durante, os desti-nos mais procurados ainda são o Vale dos Vinhedos, os Caminhos de Pedra e a Maria-Fumaça, po-rém os Encantos de Linha Eulá-lia também vem ganhando mais expressão no mercado. “Perce-

be-se um crescimento muito in-teressante na Rota Rural Encan-tos de Eulália, assim como no Vale do Rio das Antas, na Rota Cantinas Históricas, por serem novidades”, afirma.

Aldiane Bianchi, presidente da associação, atribui a boa receptividade dos visitantes ao roteiro de turismo de aventura. “Isso era uma coisa que ainda não tinha na região e o pessoal tem elogiado bastante. Outro fato que ajuda na divulgação da nossa marca é a programa-ção de eventos que realizamos neste ano, como jantares, filós e concertos. Por ser o primeiro ano, o saldo foi muito positivo, ficamos bem satisfeitos”, co-

menta a presidente.Além do turismo de aven-

tura, o roteiro também inclui degustação de vinhos e espu-mantes, visita ao Casarão To-niolo e às demais vinícolas e restaurantes do local, com foco no resgate da cultura italiana. Para 2015, a expectativa é de receber ainda mais turistas e, para isso, os proprietários de empreendimentos localiza-dos na rota já preparam sua programação. “Especialmente durante a Vindima. Queremos realizar a pisa das uvas duran-te esta época, para que o turis-ta conheça mais sobre o pro-cesso artesanal de produção de vinhos”, cita Aldiane.

Reconhecimento do vinho da região vem estimulando o enoturismo

Turismo de aventura é uma das principais atrações do roteiro

SILVIA TO

NO

N, A

RQU

IVO

DIVU

LGA

ÇÃO

Quarta-feira, 26 de novembro de 2014 7Geral

Nova licitação para obras na UBS

Entre os dias 22 e 26 deste mês, é comemorada a Semana Nacional de Doador de Sangue em Bento Gonçalves. O objeti-vo, segundo o gerente de ope-rações do Hospital Tacchini Dilnei Garate, é de que a po-pulação se conscientize de que um ato que não dura nem 30 minutos pode salvar uma vida. “Temos uma demanda de san-gue muito maior do que rece-bemos doações, principalmen-te no período de final de ano, onde a demanda praticamente duplica”, comenta.

Na terça-feira, 25, o prefeito Guilherme Pasin também par-ticipou da coleta. “É como um exame de sangue normal, é in-dolor e muito rápido, além de

importante”, diz. Segundo Garate, por se tra-

tar de um centro referência no tratamento oncológico, a demanda do hospital é maior do que muitos outros centros. “Trabalhamos no limite com as doações que recebemos atual-mente, recebemos uma média de 500 bolsas por mês quando na verdade, para criar um es-toque precisaríamos receber o dobro”, destaca. Garate tam-bém afirma que um grande entrave é que devido a regras internas, pacientes do Sistema Único de Saúde não possam doar sangue.

Para se tornar um doador, além de apresentar docu-mentos com foto, o candida-

to precisa estar entre 18 e 67 anos, ter peso acima dos 50 quilogramas, não apresentar quadro de resfriado ou gripe, não ter ingerido álcool nas 12 últimas horas, não apresentar fator de risco ou histórico de doenças transmissíveis, não ter passado por intervenções cirúrgicas no último ano e não ter utilizado medicamentos em menos de 15 dias.

Antes da doação é feito um cadastro, acompanhado de triagem clinica e hematológica.

O hemocentro do hospi-tal Tacchini recebe doações de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min, me-diante agendamento prévio.

licitatório traz esperança para os moradores que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “É muito complicado nos locomovermos até outros postos quando necessitamos de atendimento visto que o sistema de transporte público é precário no bairro. A UBS nos trará muita facilidade e segurança”, destaca.

Drogas, barulho e violência

O anuncio foi recebido com grande euforia pelos mora-dores do bairro. Devido à falta de paredes laterais e a facilidade de acesso, a parte inferior da unidade está to-mada por usuários de drogas, desocupados e moradores de

rua, situação que preocupa os moradores. “Todos os dias a situação se repete, são gritos, algazarras e atos de pudor são presenciados noite afora por quem trafega pelas ruas. Já passou da hora de algo ser fei-to para corrigir este cenário”, diz a aposentada Sarita Tere-zinha Nardeni.

Segundo relatos, somente

Paralisada por mais de dois anos, os dias de abandono

vividos pela obra da Unida-de Básica de Saúde (UBS) do bairro Tancredo Neves/ Con-ceição estão perto de acabar. Foi assinada na sexta-feira, 21, a abertura para o proces-so licitatório necessário para retomar os trabalhos de cons-trução do edifício. A obra foi paralisada ainda em estágio inicial, devido a complicações e mudanças no projeto ini-cial, onde estava configurada a construção em material chi-nês de baixa durabilidade. De acordo com a Secretaria de Finanças, após a contratação da empresa vencedora da lici-tação, que se dará no primei-ro semestre de 2015, a obra deverá ser entregue em cerca de 90 dias.

Os moradores já haviam participado de um mutirão, no ano de 2013, em parceria com a prefeitura, para concluir o andar inferior da edificação, mas devido a entraves buro-cráticos, foi necessário aguar-dar a liberação do engenheiro originalmente responsável pela obra.

Para a dona de casa Auderia Marques o início do processo

no último mês mais de cinco pessoas foram atacadas por usuários em busca de dinheiro. O caminhoneiro Moacir Neto Silva destaca uma situação acontecida a menos de duas se-manas. “Um haitiano foi ataca-do por uma usuária enquanto descia a rua. O rapaz, que não sabia falar português, teve sua camisa arrancada e diversos ferimentos provocados pelas unhas da atacante pelo corpo”.

Três anos de espera

A situação de abandono de obras públicas também pode ser presenciada no bairro Cohab. Devido à falta de licen-ça de funcionamento expedida pela Vigilância Sanitária do Estado, a obra, que está com a parte estrutural concluída, es-pera por reforma para entrar em funcionamento.

Para a aposentada Lourdes Lisboa, que caracteriza a si-tuação como descaso do poder público, a falta de uma UBS no bairro causa grandes transtor-nos. “Quando temos alguma urgência de saúde nós temos que nos deslocar até a unida-de do Licorsul ou procurar o posto 24 horas, não é uma si-tuação justa para apresentar ao contribuinte que paga seus impostos em dia”, protesta.

Hemocentro

Tancredo Neves

Prefeito assinou na sexta-feira, 21, a abertura do processo licitatório para retomada de trabalhos paralisados há dois anos

Ação para ajudar a salvar vidas

FOTO

S CRISTIAN

O M

IGO

N

Cristiano Migongeral [email protected]

Devido à falta de paredes laterais, parte inferior da unidade passou a abrigar usuários de drogas e mendigos

Prefeito Guilherme Pasin doou sangue na manhã de terça-feira, 25

Quarta-feira, 26 de novembro de 20148 Geral

Aprovada verba para restaurante

Os comerciários de Bento Gonçalves poderão fazer

refeições mais baratas. A verba para a construção do restau-rante do Serviço Social do Co-mércio (Sesc) foi liberada na última semana, com a presença do presidente do Sistema Feco-mércio, Luiz Carlos Bohn. Com o valor de R$ 5 milhões, será construído mais um andar na sede do Sesc da cidade, que irá comportar o empreendimento. A previsão do início das obras é ainda em 2015, com média de um ano de duração.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas), Daniel Amadio, afirma que esta era uma necessidade da cidade que estava sendo reivindicada há anos, mas devido à grandeza da construção a autorização não era tão simples. “Essa era uma necessidade dos comerciários de Bento que conseguiu evoluir graças ao esforço de todos. O valor das refeições está cada vez

As propostas da licitação para 32 táxis em Bento Gonçalves serão abertas no dia 12 de janei-ro de 2015. O edital já está dis-ponível para consultas na cen-tral de licitações da prefeitura. São 30 concessões para veícu-los convencionais e outras duas de táxis adaptados para pessoas portadoras de deficiência.

Das 30 placas convencionais, 12 irão substituir licenças con-cedidas a partir de 30 de no-vembro de 2009, quando foi instituída uma lei com trechos considerados irregulares pelo Tribunal de Contas e Ministé-rio Público. As outras 18 são para novos pontos. As duas va-gas adaptadas também são no-vidades. O aumento na frota de veículos se deve à mudança na legislação, que determina que a cidade tenha um táxi para cada mil habitantes.

Licitação dos táxis

Sesc

Com previsão de construção para 2015, empreendimento suprirá uma necessidade antiga dos comerciários da cidade

Abertura dos envelopes irá acontecer em janeiro

MA

RCELO M

ACIEL

DIVU

LGA

ÇÃO

Vitória [email protected]

Exemplo de legenda de foto xxxxxxxxxx

Luiz Carlos Bohn e Daniel Amadio no encontro para liberação da verba Para comportar o restaurante será construído mais um andar no prédio

mais alto e a opção de almoço por um preço mais barato pode-rá substituir os vales-refeições que são disponibilizados por al-gumas empresas”, comenta.

Ele diz que a partir da libe-ração, os documentos e laudos estão tramitando na prefeitura para que uma licitação para a

elaboração do projeto possa ser aberta. “Haverá um proces-so licitatório para o projeto da obra e, mais tarde, depois de mais uma liberação da prefei-tura, a obra começa”, comenta. O começo da construção está previsto ainda para 2015, po-rém o término não é garantido

para 2016. O gerente do Sesc BG, Jaques

Fachinelli, diz que um dos ob-jetivos é fazer com que as refei-ções sejam saudáveis e tenham o acompanhamento de uma nutricionista. “Nós atuamos em diversas áreas da saúde, como o esporte e o lazer e agora passa-

remos também a investir na boa alimentação”, completa. Ele diz que a qualidade será prezada como qualquer outra atividade realizada pelo Sesc. Contudo, ainda precisam ser discutidas medidas como o funcionamen-to do local e quantas pessoas ele irá suportar.

A concorrência prevê clas-sificação dos interessados por critérios como tempo que ele é motorista de táxi, há quanto tempo tem carteira de habilita-ção, cursos realizados e o ano do veículo. A prefeitura havia lançado um edital em 2013 para revisão de todas as con-cessões da cidade, mas o pro-cesso foi revogado após pedido do sindicato dos taxistas. Um projeto de lei foi enviado pelo Executivo e aprovado a Câma-ra de Vereadores em julho des-te ano prevendo as alterações que estão no edital que é lan-çado agora.

Os novos pontos de táxis fi-carão em bairros populosos como o São Roque, o San-ta Marta e o Centro. Os dois adaptados ficarão no Hospital Tacchini e no Pronto-Atendi-mento 24 Horas.

Quarta-feira, 26 de novembro de 2014 9Geral

O que fazer quando a obra atrasa

Quando situações de atraso ocorrem, muitas pessoas não sabem quais são os procedi-mentos corretos, de reivindi-cações e aberturas de proces-sos solicitando indenizações. A advogada Luciana Mengue afirma que o consumidor tem direito de indenização quando não recebe o imóvel no prazo que havia sido esti-pulado. Mas, para isso, é pre-ciso que o comprador preste atenção em todas as cláusu-las do contrato, onde pode não constar data de entrega. “Normalmente, a data de entrega da unidade vem es-tipulada no Contrato de Pro-messa de Compra e Venda. Contudo, há casos em que o prazo de entrega somente é mencionado na publicidade do empreendimento, deixan-do de constar no contrato.

O presidente da Associação das Empresas de Construção Civil (Ascon Vinhedos), Diego Panazzolo, afirma que a enti-dade preza sempre pela entre-ga dentro do prazo e que isso é repassado aos seus associa-dos. Entretanto, segundo ele, durante a construção, muitos imprevistos podem ocorrer. “É claro que todas as obras de-vem ser entregues dentro do prazo, mas às vezes há perío-dos chuvosos muito longos, ou falta de mão de obra”, comen-ta o presidente.

Ele diz que não são reali-zadas ações de incentivo, já que este é um compromisso que as empresas precisam ter com seus clientes. Contudo, quando o atraso não é mui-to grande, os moradores po-dem ser mais compreensivos. “É preciso que se entenda o

O número de prédios em construção em Bento

Gonçalves se elevou neste ano em. Porém, apesar do grande número de construções resi-denciais, nem todos seguem os prazos de entrega que estão previstos em contratos, dei-xando os contratantes do ser-viço sem as chaves dos apar-tamentos e, muitas vezes, sem explicações.

A analista de Recursos Hu-manos, Maria Evangelista, diz que aguarda o seu apartamen-to desde abril. Segundo ela, o empreendimento localizado entre os bairros Humaitá e Progresso, deveria ficar pron-to ainda no 4° mês do ano, mas que até agora, ela não pode ir morar na sua casa nova. “A data de entrega era em abril, mas eu recebi as chaves apenas no dia 28 de outubro. Mesmo com elas eu não tenho auto-rização para ir morar nele, já que a prefeitura não liberou o Habite-se”, relata.

O empreendimento, que é viabilizado por meio do pro-grama federal Minha Casa Mi-nha Vida, abrigará centenas de

Construção Civil

Construtoras levam mais tempo do que o previsto no contrato para liberarem apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

Ascon preza que os associados cumpram as datas previstas Atrasos podem gerar indenizações

CRISTIAN

O M

IGO

N

DIVU

LGA

ÇÃO

Vitória [email protected]

Uma das reclamações foi sobre o empreendimento do programa federal, entre o Humaitá e o Progresso

Panazzolo, presidente da Ascon

Por isso é importante que o adquirente de imóvel na plan-ta guarde também os folhetos e anúncios do imóvel adquiri-do”, explica.

Segundo ela, em caso de atraso na entrega, é possível buscar o cancelamento do ne-gócio, com a devolução inte-gral dos valores pagos à cons-trutora, acrescidos de multa, juros, correção monetária e, em alguns casos, dano moral e indenização material. “É possí-vel sim pedir danos morais por meio de um processo judiciá-rio. Se o contrato precisa ser cumprido, então o que não es-tiver de acordo com ele é con-siderado errado e pode ser re-vindicado”, coloca. Ela destaca também que se a pessoa for de-pendente de aluguel, junto dos danos morais ela tem o direito de reivindicar o ressarcimento

dos aluguéis pagos até o mo-mento da mudança.

Luciana diz que existem casos ainda mais complexos, quando o contrato de aluguel termina no período que o empreendimento havia sido prometido e não ficou pron-to, então a família precisa arrumar outro lugar para fi-car ou renovar o contrato, se for possível. “É importante que o consumidor saiba que nem tudo que é estipulado no contrato pelas construto-ras tem aplicabilidade legal, especialmente quando consi-deramos cláusulas abusivas e extremamente desfavorá-veis ao comprador. Por esta razão, é aconselhável que o consumidor sempre busque orientação de profissional especializado neste tipo de contratação”, conclui.

famílias em dez blocos de apar-tamentos. Maria conta que não é só ela que está passando por esta situação e que há amigas, inclusive de outros prédios, que também aguardam suas casas ficarem prontas.

“É complicado porque nós

dependemos de aluguel e pre-cisaremos continuar pagando, juntamente com as prestações do apartamento. Não sabemos como agir, nem quais proce-dimentos tomar e também acredito que outras pessoas não tenham essa informação”,

comenta. A analista de RH diz que vai procurar um profissio-nal assim que fizer a mudança para saber quais são as suas possibilidades.

O proprietário da construto-ra responsável pela obra, Fe-lipe Zandoná, diz que o prazo

de entrega no mês de abril era apenas uma primeira data pre-vista e que o prazo final de en-trega era, na verdade, a última semana de outubro. “Dentro da data prevista nós entrega-mos as chaves dos apartamen-tos e os moradores estão auto-rizados a mobiliar suas casas, porém, ainda não podem mo-rar lá”, completa. A restrição é devido ao documento que ainda não foi liberado pela prefeitura, o Habite-se. Porém, segundo Zandoná, dentro de duas semanas a documentação deve ser liberada.

“Nós tivemos alguns entra-ves com a prefeitura, por isso atrasou um pouco. Há algum tempo, ela embargou a obra de-vido a uma rua que será aberta ao lado dos prédios, mas logo verificou a situação e liberou os trabalhos”, justifica. Além disso, ele relata outras buro-cracias que fazem com que as liberações sejam mais lentas, como o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Corpo de Bombei-ros. Contudo, ele defende que o atraso será de menos de um mês, e não desde abril, já que existia uma segunda data base de entrega.

porquê a obra está atrasada, buscando informações com as construtoras. Há muita bu-rocracia que envolve o fim de uma construção e a entrega dos imóveis”, destaca.

Quarta-feira, 26 de novembro de 201410 Geral

CRISTIAN

O M

IGO

N

Bento-gonçalvenses devem conferir os descontos do final de semana e movimentar o Centro da cidade

Bento entra no clima das promoções

Desde 2010, o mês de no-vembro chega gerando

expectativa na população. O Black Friday se popularizou no Brasil e as pessoas espe-ram comprar os mais diversos produtos pelo menor preço, na última sexta-feira do mês, 28. Nos anos anteriores, as vendas eram feitas principal-mente por meio dos portais das lojas, entretanto, a venda nas unidades físicas está mais forte nesta edição. Em Bento Gonçalves, o comércio está se preparando com algumas promoções para não deixar a população de fora do movi-mento, possibilitando a com-pra mais perto de casa e sem a necessidade de fretes.

As lojas cadastradas no Black Friday terão selos de autentici-dade e garantia de que a pro-moção é realmente verdadeira. Tanto as lojas virtuais, quanto as filiais, passam por inspeções para que o menor número pos-sível de erros e fraudes ocorra. Entretanto, é preciso que o consumidor fique atento e es-teja bem informado para que a experiência não seja negati-va. Abaixo há dicas para que

Black Friday

Além das vendas online, muitos estabelecimentos estarão com grandes ofertas nesta sexta-feira e sábado, 28 e 29

Vitória [email protected]

os consumidores estejam mais bem preparados para a data.

A filial das Lojas Colombo do Centro já está decorada para atrair os clientes. Se-gundo a gerente, Liane Haas, nesta sexta-feira e sábado, 28 e 29, haverá itens da loja com 30, 40 e 50% de desconto. O objetivo é superar as metas de comercialização. “A expecta-

tiva é aumentar as vendas em 200%. Nós queremos vender mais de 100 mil reais por dia e, com a divulgação que será feita e o empenho dos vende-dores, acredito que seja pos-sível”, explica.

Na filial, segundo ela, have-rá móveis e eletrodomésticos em oferta, mas também haverá surpresas para quem for confe-

rir os preços. “Os aparelhos de ar condicionados e televisões também estarão com os preços mais baixos, para alegria dos consumidores, já que eles são os produtos mais procurados da loja”, destaca.

A Magazine Luiza vai anteci-par as promoções e vender por um menor preço ainda nes-ta quinta-feira, 27. O gerente

da filial do Centro, Henrique Spíndola, afirma que a data entrou para o calendário ofi-cial da rede e a divulgação em nível nacional ajuda na venda de cada uma das lojas. “É uma data que as pessoas esperam ansiosas pelo fato de os des-contos serem muito altos. Nós investimos muito na divulga-ção e daremos esse retorno aos nossos clientes”, destaca.

Porém, nem todos os produ-tos da loja estarão mais bara-tos. Os itens são selecionados pela rede e os gerentes das fi-liais recebem apenas um dia antes o que será vendido por um menor preço. “Não é toda a loja que entra em promoção, mas muitos itens estarão com grandes porcentagens de des-conto. Móveis, eletrodomésti-cos e muitos outros produtos poderão ser comprados mais baratos”, comenta.

Além da quinta-feira, da sex-ta e do sábado, existe a possi-bilidade de a loja abrir no do-mingo. “Nós queremos bater uma meta de vendas, então se ela não for cumprida até o final do sábado, poderemos abrir neste domingo. A vantagem é atender a população que ain-da não conseguiu aproveitar as promoções”, finaliza.

Confira dicas para comprar online com segurança no BlackFriday

Selo de segurança Para evitar fraudes na promoção, a Câmara Brasileia de

Comércio Eletrônico fez um selo especial destinado aos estabelecimentos cadastrados, no total, serão 120 onli-ne. A medida é para evitar a maquiagem de preço de pá-ginas duvidosas e, para ter acesso à identificação de loja oficial, os estabelecimentos precisam passar pela inspeção do órgão. A Câmara também disponibilizou um código de ética da Black Friday e afir-mou que a fiscalização será rígida, neste ano. No por-tal da promoção também existe uma lista com os si-tes não recomendados pa-ra comprar.

Pesquise antesNeste período muitas lojas podem tentar enganar os

clientes. Uma pesquisa detalhada sobre a loja fará toda a diferença no momento da compra, sabendo onde ela se localiza, CNPJ e telefones fixos. Outra dica é pesquisar os preços antes para ver se os valores realmente diminuíram na sexta-feira. Os sites de comparação de preço estão aí

para ajudar, portais como o zoom.com.br ou o buscape.com.br facilita o trabalho de encontrar o menor preço.

Ganhe tempo, faça o cadastro antesA partir da meia-noite os servidores das lojas ficam

carregados e as compras são realizadas de forma lenta devido ao grande número de acessos. Porém, é possível ganhar tempo fazendo os cadastros nas lojas antes da promoção, assim, quando escolher os itens que quer re-ceber em casa, a etapa dos dados pessoais será pulada.

Cuidado com os gastosA tentação é grande com todos os produtos mais ba-

ratos, porém, para manter o controle e comprar somente o necessário, fazer uma lista de desejos é uma boa dica. Estabelecer as prioridades e focar nelas também ajuda a comprar o produto mais rápido e não correr o risco de ficar sem ele, as promoções acabam muito rápido.

Prepare o computadorComo o movimento nas páginas cresce muito, ter uma

boa internet banda larga é primordial para conseguir comprar com mais tranquilidade. Entretanto, outra dica

é tentar acessar simultaneamente por dois navegadores como o Google Chrome ou o Mozila Firefox. Deixar o an-tivírus ativo pode dar mais segurança à compra já que dados pessoais e números de cartões de crédito são dis-ponibilizados na rede.

Tenha atençãoLer todas as condições da compra, como os prazos de en-

trega e as políticas de devolução evita dores de cabeça mais tarde. Não esqueça de guardar todos os passos da compra e os emails de confirmação, eles servem como comprovante.

Denuncie irregularidadesApesar de todos os cuidados que estão sendo im-

plementados às compras deste ano, irregularidades es-tão sujeitas a acontecer. O site reclameaqui.com.br fará uma seção especialmente para as denúncias da promo-ção. Os consumidores poderão relatar problemas duran-te o evento. No portal também há dicas de como evi-tar situações enganadoras. Ano passado, o site recebeu mais de oito mil denúncias. Para quem comprar nas lo-jas físicas de suas cidades, é indicado procurar o PRO-CON da sua cidade.

Quarta-feira, 26 de novembro de 2014 11Geral

Animais são atropelados na rua

Moradores vítimas da imprudênciaJardim Glória

Falta de controlador de velocidade na rua Caxias do Sul ocasiona diversos atropelamentos e acidentes de trânsito

CRISTIAN

O M

IGO

N

Segundo relato dos moradores, reivindicação por quebra-molas vem sendo feita há mais de dois anos

Cristiano [email protected]

“Pode parecer extremismo, mas eu preferia morar aqui quando a rua ainda não era pavimentada. Ao menos os carros não passavam tão acele-rados e conseguíamos ter paz. Hoje, devido ao barulho, ter uma pessoa enferma em casa é impossível”, diz a aposentada Lourdes Perizzolo.

Educandários em alerta

A situação fica ainda mais complicada nos horários de entrada e saída de alunos da escola Carlos Dreher Neto. Centenas de crianças e jovens dependem da via para aces-sar o educandário. “Dá medo de atravessar a rua, principal-mente ao meio dia, quando o fluxo de carros é muito gran-de”, relata o estudante Ma-theus Griggio.

Para a professora Elisabete Maria Peruso, enquanto nada é feito para controlar a velo-cidade dos motoristas, a pre-sença de agentes do Departa-mento Municipal de Trânsito (DMT) poderia coibir a ação. “Garanto que se estacionas-sem uma viatura na esquina da escola, nenhum condutor ultrapassaria o limite de velo-cidade da via”, explica.

Segundo a Secretaria de Ges-tão Integrada e Mobilidade Urbana (SMURB), o projeto de instalação de uma lombada já está em andamento e será apresentado a comunidade dentro de poucos dias.

A soma da imprudência dos motoristas mais a falta de

um controlador de velocidade, resulta em uma situação alar-mante, que é presenciada diaria-mente pelos moradores da rua Caxias do Sul no bairro Jardim Glória. A via, de 800 metros de extensão, vem sendo utilizada como pista de corridas ilegais e testes de carros de grande po-tência há mais de dois anos. O cenário se torna ainda mais preocupante devido ao grande fluxo de veículos e pedestres que trafegam pelo local.

Segundo relatos dos mora-dores locais, além do barulho quase ensurdecedor, a veloci-dade dos carros chega a mais de 100km/h. “Além dos peri-gos que eles oferecem a quem passa pelo local, os automóveis fazem um barulho muito alto. Além do atropelamento de cinco animais de estimação, já presenciamos diversos aciden-tes graves”, comenta o comer-ciante Ivanir de Conto.

Para os moradores, a instala-ção de uma lombada eletrônica sanaria grande parte dos pro-blemas. “Foram feitos diversos pedidos de instalação de um quebra-molas ou um contro-lador, mas até agora nada foi feito. Há dois anos batemos na mesma tecla, será que alguém vai ter que ser atropelado pra essa barbaridade ser resolvi-da?”, questiona a professora Elizabete Ortiz Ruas.

Apesar da rua já ter sido palco de diversos acidentes entre au-tomóveis e motocicletas, quem realmente tem pagado o preço pela imprudência dos motoris-tas são os animais de estimação da vizinhança. Segundo relatos dos moradores, somente em 2014, mais de seis cães e três gatos foram atropelados e vie-ram a óbito na via.

Segundo a aposentada Maria Lucia Bittencourt, que teve seu cão de estimação atropelado há menos de dois meses, a tragédia podia ter sido evitada se o moto-rista não estivesse acima do limi-

te de velocidade. “Lembro como se fosse ontem, Luke, como cos-tumava chamá-lo, era solto todos os dias para caminhadas pelo pátio. Fatidicamente na ocasião ele conseguiu pular a cerca de proteção e alcançar a rua. Tudo o que lembro é do som estriden-te da freada do carro e os gritos de dor de meu amigo partindo”, lamenta. De acordo com Maria Lucia, o relato dos vizinhos que presenciaram a cena foi que o motorista estava em alta veloci-dade. “Talvez se ele não estivesse com tanta pressa, ou fosse tão in-consequente, Luke ainda estaria

aqui conosco”, protesta. Para o comerciante Jorge Au-

gusto Marconi, algumas das mortes de pets poderiam ter sido evitadas caso o governo criasse leis de punição específica para autores de atropelamentos que não prestam socorro. “O siste-ma funciona em alguns países da Europa, aonde o condutor é obrigado a prestar primeiros so-corros ao pet e encaminhá-lo a uma clínica veterinária”, explica. Atualmente o Brasil ainda não possui leis em vigor para casos de atropelamento de animais em vias públicas.

Quarta-feira, 26 de novembro de 201412 Segurança

O que foi dito nas redes

Revolta nas redes sociais

Neto é acusado de espancar avóFoto de Maria Peterle de Gasperin, 78 anos, no hospital foi amplamente compartilhada na busca pelo paradeiro do agressor

Leonardo [email protected]

O caso de uma idosa que foi espancada pelo próprio

neto em Bento Gonçalves re-percutiu de forma intensa nas redes sociais. A publicação, feita às 19h28min de segunda--feira, 24, denuncia o jovem Alan Cazanatto e solicita que qualquer pessoa que soubesse do seu paradeiro informasse para a polícia.

A foto de Maria Peterle de Gasperin, 78 anos, que teria sido barbaramente agredida pelo neto, em um leito do Hos-pital Tacchini impactava e re-voltava os internautas. Até on-tem, a idosa seguia internada em estado regular. Conforme o boletim médico, a vítima teve o braço esquerdo quebrado, múltiplas escoriações, edema facial, apresentava dificuldade para engolir e ferimentos de corte na face e na cabeça. Po-rém, o relato de quem a atendia era de que a idosa era “dura na queda e estava melhorando”.

Agressões ocorrem desde 2010

A ocorrência foi registrada na Polícia Civil na quinta-feira, 20, como lesão corporal. O cri-me teria ocorrido na rua Getú-

lio Vargas, no bairro Glória. O acusado é Alan Cazanatto de Gasperin, 21, neto da vítima, que seria usuário de drogas. O relato presente na ocorrência afirma que o neto iria à casa da vítima uma vez por semana.

Vítima registrou diversas ocorrências, desde 2010, sobre a violência do neto, que seria usuário de drogas

REPROD

UÇÃ

O FACEBO

OK

O suspeito tem antecedentes por lesão corporal, roubo, fur-to, dano ao patrimônio e deso-bediência, todos enquadrados na Lei Maria da Penha. Estes crimes aconteceriam desde 2010 e a avó já teria solicitado

medidas protetivas. Porém, o suspeito não teria residência fixa e seu paradeiro seria des-conhecido, o que dificultaria o trabalho da Polícia Civil.

A delegada Isabel Pires Tre-visan, titular da Delegacia Es-pecializada em Atendimento à Mulher (DEAM), seria a res-ponsável pela investigação da ocorrência. Porém, a autorida-de policial tem por política não falar sobre casos específicos para não prejudicar o anda-mento do inquérito policial e preservar as vítimas. “O que eu posso dizer é que existem casos de netos usuários de drogas que agridem suas avós e que suas prisões preventivas dependem de uma série de requisitos pre-vistos na lei”, comentou.

Apesar de não confirmar a existência da ocorrência ou a identidade dos envolvidos, a delegada Isabel afirma que na DEAM existem mandados de prisões preventivas ou tem-porárias que foram decreta-dos, porém os acusados não foram localizados.

“Vagabundo já excluiu o perfil do Facebook, mas ele que se cuide porque muita gente está querendo o couro dele. É melhor ele ir pra polícia antes que façam o que ele fez com a dona Maria”

“Sem comentários de uma pessoa como essa,tem mais é que ficar pior

do que ele deixou a avó dele”B. C.

Compartilhem o máximo possível essa FANPAGE para que esse doente seja preso se possível ainda hoje

Paradeiro de Alan Cazanatto

A denúncia feita por uma mulher foi compreendida por um servi-ço de utilidade pública pelos demais integrantes da rede social. Até o final da tarde de terça-feira, 481 internautas haviam compartilha-do as imagens da vítima ferida e do acusado. Também foi criada a fanpage “Paradeiro de Alan Cazanatto” (com 1.302 curtidas) para que informações sobre o acusado fossem amplamente divulgadas.

E. M.

Que Deus ajude essa senhora. (carinha triste)

G. P.

Ele podia se entregar pra população. Pois é isso que ele

merece. Cadeia é pouco.D. P.

Depois a população pega e faz justiça com as proprias mãos...

Dai vem um (..........) dos Direitos Humanos defender o cara...!!!

C. M.

Quarta-feira, 26 de novembro de 2014 13Segurança

Ladrão com facão em crime no Santo Antão

Dupla rouba farmácia no bairro Botafogo

Homem reage e acaba ferido durante assalto a seguradora

Ladrões amarram homem em posto de saúde no São Roque

Um indivíduo de cor parda e ca-belo estilo moicano roubou uma farmácia no bairro Santo Antão na tarde de segunda-feira, 24. Conforme a ocorrência da Brigada Militar, por volta das 16h05min, o ladrão invadiu o estabelecimento comercial da rua Marcos Valduga e anunciou o assalto. Foram rou-bados aproximadamente R$ 300 na ação criminosa. O ladrão fugiu em rumo desconhecido.

Uma farmácia foi assaltada na tarde de sábado, 22, no Botafogo. Conforme a ocorrência da BM, por volta das 17h15min, dois indiví-duos invadiram o estabelecimen-to da rua Fortaleza anunciando o crime. Um dos assaltantes se des-locou para trás do balcão, rendeu a funcionária e roubou o dinheiro do caixa, enquanto o comparsa fi-cou na porta de vigia. Os bandidos fugiram com cerca de R$ 1,6 mil.

Um roubo a estabelecimento comercial foi registra-do no Botafogo na manhã de terça-feira, 25. Confor-me as informações da Brigada Militar, por volta das 9h35min, a guarnição foi descolada até uma segura-dora na rua Vitório Carraro, onde uma vítima relatou que dois indivíduos encapuzados teriam invadido o es-tabelecimento com um revólver de tamanho pequeno. Os ladrões roubaram celulares, dinheiro, documentos pessoais e uma pasta com documentos da empresa. Durante a ocorrência, uma vítima entrou em luta cor-poral com um dos assaltantes, levou uma coronhada na cabeça e precisou ser socorrido pelo Samu.

Um roubo com lesões foi registrado na manhã de segunda-feira, 24, no São Roque. Conforme as informações da Brigada Militar, uma guarnição foi deslocada para a rua Arlindo Franklin Barbosa após o vigilante de um posto de saúde encontrar um indivíduo amarrado nos fundos da unidade. A vítima, cuja idade não foi divulgada, informou que caminhava próximo ao posto de saúde quan-do dois delinquentes o abordaram, amarraram e lhe agrediram com socos e pauladas. Os assal-tantes roubaram sua carteira com documentos pessoais e aproximadamente R$ 700.

Plantão

Poucos pertences das casas de dona Mari e do genro Domenico restaram

Medianeira

Incêndio deixa família desabrigadaAbrigo de seis adultos e quatro crianças, sobrado de madeira foi consumido pelas chamas em sinistro na noite de sábado

Leonardo [email protected]

Um incêndio, aparentemen-te criminoso, destruiu a

moradia de três famílias no bairro Medianeira na noite de sábado, 22. Abrigo de dez pessoas, o sobrado de madeira deixado de herança pelo pa-triarca Sebastião de Morais foi consumido pelas chamas.

O sinistro teve início por volta das 22h45min em uma extensão da rua Sebastião Fé-lix Pellizzer. O Corpo de Bom-beiros foi acionado e utilizou cerca de oito mil litros de água para conter as chamas. Porém, o andar superior, em madeira, foi totalmente consumido pe-las chamas. No primeiro piso, restaram apenas as estruturas. Os móveis que não foram des-truídos pelas chamas acaba-ram danificados pela água.

Joel Sauer de Morais, 42, co-nhecido pelos familiares como Deco, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Ur-gência (Samu) após ter inalado fumaça. Após a alta médica, ele foi conduzido pela Brigada Mi-litar até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Ele era acusado por testemu-nhas de ter chegado bêbado e iniciado o incêndio na casa. Po-rém, o delegado de plantão não encontrou elementos suficien-tes para a lavratura de um fla-grante. A causa do incêndio será investigada pela 1ª Delegacia de Polícia Civil (1ª DP), que instau-rou um inquérito e aguarda pelo resultado da perícia.

Vizinho resgata família desabrigada

O sobrado era dividido em quatro moradias. Uma parte do primeiro andar era ocupada pela dona Mari Isabel Sauer de Mo-rais, 40, junto com o marido, as filhas gêmeas, de seis anos, e um filho de 15 anos. Ao lado mora o genro Antoni Marcos Policarpio de Domenico, com a esposa e uma filha de dois anos. O andar de cima era dividido por dois irmãos de dona Mari. “A casa era do meu pai e ficou para estes nove irmãos. Os outros tinham lugar para ficar, e cederam para mim e o meu irmão Elias, que cuidávamos do pai. Só que este irmão, o Deco, começou a encher o saco dizendo que queria as pe-ças de cima, que era seu direito. A gente deu para não se incomo-dar, daí ele faz isso e deixa a gen-te na rua”, explica.

Conforme o relato da dona Mari, o irmão acusado chegou em casa e ficou perambulando escondido pelo terreno. “Nós ouvimos um barulho na rua, e o meu outro irmão (Elias) dis-se assim, ‘chama a polícia que o Deco está louco’. Quando eu subi atrás dele, eu vi o botijão (de gás) pegando fogo. Então o meu vizinho, que tinha carre-gado o Deco que chegou cain-do de bêbado, voltou correndo e conseguiu controlar o fogo para nós. Só que daí eu vi um clarão na parte de cima (onde morava o Deco) e quando em-purrei a porta dele já estava pe-gando fogo no sofá e na parede inteira”, relembra.

Domenico, genro da dona Mari, lembra que a corre-ria foi para salvar as crian-ças. “Eu recém tinha chega-do. Quando fui largar minha nenê na cama gritaram pelo bujão. Conseguimos contro-lar e parecia que tinha acaba-do. Só que em dois minutos gritaram de novo e as chamas já estavam muito altas. Os bombeiros chegaram rápido, o atendimento foi bom só que não teve jeito”, conta.

Os familiares afirmam que não houve nenhuma desa-vença e que este irmão tinha um histórico ruim. “Não teve nada. Ele chegou bêbado, es-tava fora de si. Faz muito tem-po que o Deco ameaçava todos nós. São problemas de tempos já. Eu registrei a ocorrência e no domingo veio a perícia, que disse que era criminoso (o in-cêndio). Agora ele está lá em Porto Alegre morando com um filho”, relata a dona Mari.

A amizade de um vizinho foi o socorro para a família. Os cinco adultos e quatro crianças agora dividem uma casa emprestada. “A casa ficou detonada, toda es-tragada. Vamos ter que desman-char e começar do zero. Estamos morando de favor em um vizi-nho que saiu de casa, que em-prestou para não deixar nós e as crianças na rua. Perdemos tudo, as crianças não podem nem ir estudar, pois não tem materiais escolares”, lamenta.

Quem quiser ajudar a fa-mília de dona Mari pode en-trar em contato pelo telefone 9670.8750.

CRISTIAN

O M

IGO

N

Quarta-feira, 26 de novembro de 201414 Esportes

Farina e São Bentoconquistam título

A abertura oficial da Tem-porada de Verão 2014/2015 do Centro de Lazer do Sindi-cato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçal-ves (Sitracom BG) acontece no sábado, 29, às 11h. Haverá ônibus gratuito para associa-dos nos roteiros tradicionais. Inaugurado em 2004, o local é referência em lazer para o trabalhador e cada temporada atrai mais frequentadores.

O Centro de Lazer, localiza-do na divisa entre os municí-pios de Santa Tereza e Santa Bárbara, fica às margens do Rio Taquari. “Temos a honra de ver um número crescente de famílias aproveitando toda a infraestrutura que o nosso Centro disponibiliza para os associados e seus familiares. Essa movimentação motiva a diretoria a buscar melhorias que qualificam cada vez mais o Centro de Lazer”, avaliou o

presidente Itajiba Soares Lopes. Além da área de piscinas,

estarão disponíveis quiosques equipados, cozinha comunitá-ria, área de esportes com campo de futebol e voleibol, canchas de bochas, bar, salão de festas e churrasqueiras. Os aparta-mentos para hospedagem que atualmente são 20 estão sendo ampliados e serão 32 e, além disso, a área de camping con-ta com 27 cabanas que servem como box para barracas.

O fim de semana foi de festa para as equipes do Farina e

do São Bento. Os dois times con-quistaram o título da primeira edição do Campeonato Citadino de Futsal, respectivamente, nas categorias sub-15 e sub-13.

A equipe do Farina Futsal não deu chances ao Floresta na decisão. Numa atuação impe-cável, o time do técnico Edegar Cordeiro fez 9 a 0 nos adversá-rios, com destaque para Weslei Bernardino, que marcou cinco vezes na decisão. O terceiro lugar ficou com o São Bento Futsal, que venceu o Unidos Conceição por 5 a 4, numa das partidas mais disputadas da competição. Mateus Reup, do Unidos Conceição, foi o arti-lheiro do campeonato.

No sub-13, o São Bento Futsal também foi arrasador na deci-são. Goleou o Unidos Conceição por 4 a 0, não deixando dúvidas do favoritismo da equipe do treinador Edson Batista. O ter-ceiro lugar ficou com a equipe do Botafogo, que venceu o Fa-rina Futsal nas penalidades. A vitória do time do técnico Erceli Goin veio depois de um empate emocionante em 3 a 3 no tempo normal. Gabriel Rebelato, do São Bento, com seis gols, foi o goleador da categoria.

Estadual de Motovelocidade

Sitracom/BG

Brasileiro de Motovelocidade

Futsal Categorias de base

Conquistas vieram com goleadas de 9 a 0 e 4 a 0 no domingo, 23

Bento Gonçalves tem quatro campeões gaúchos

Pedro Sampaio assume a liderança do campeonato

Temporada de verão abre no sábado

FOTO

S MA

RCELO M

ACIEL

GRELA

K COM

UN

ICAÇÃ

O, DIVU

LGA

ÇÃO

ZOO

M M

OTO

RCYCLES, DIVU

LGA

ÇÃO

Marcelo [email protected]

Farina Futsal foi campeão com grande atuação de Weslei (com a taça)

Robson Portalupi continua absoluto na categoria 1000cc no estado

Garotada do São Bento Futsal conquistou título na categoria sub-13

Piloto bento-gonçalvense precisa vencer para ser campeão brasileiro

A temporada do Campeo-nato Gaúcho de Motoveloci-dade 2014 fechou com quatro campeões oriundos de Bento Gonçalves. Além de Rafael Portaluppi, que já tinha con-quistado o título de forma antecipada nas 250 cilindra-das, o irmão dele, Robson Portaluppi, foi campeão nas 1000cc, enquanto Pedro Sam-paio e Ansuel Peracci foram os melhores nas categorias 600cc e 125cc, respectivamente.

A conquista veio com vitória dos pilotos Pedro Sampaio e Ansuel Persachi, na última eta-pa do campeonato, disputada no autódromo de Santa Cruz do Sul. Robson Portaluppi, por sua vez, teve o pneu furado e abandonou a prova, mas con-quistou o título com o ponto feito pela pole position da pro-va. Rafael Portaluppi, mesmo com o título garantido de for-ma antecipada, venceu a prova com larga vantagem.

O bento-gonçalvense Pedro Sampaio teve alegria dupla no final de semana em Santa Cruz do Sul. Além de conquistar o Campeonato Gaúcho, ele assu-miu a liderança do Campeona-to Brasileiro de Motovelocida-de e, se vencer a última etapa, fica com o título nacional.

A liderança do Brasileiro, categoria 600cc, veio com um

terceiro lugar na prova em Santa Cruz do Sul, vencida pelo argentino Juan Solorza. Agora Sampaio tem 105 pontos e ul-trapassou o uruguaio Maximi-liano Gerardo, que não partici-pou desta etapa e tem 102 no campeonato. Joelsu Mitiko foi para 104, deixando a diferença de apenas três pontos entre os candidatos ao título.

Quarta-feira, 26 de novembro de 2014 15Esportes

Bento vence Canoas e decide a vaga hoje

Numa partida que foi um verdadeiro teste para

cardíaco, de tão eletrizan-te, o Bento Vôlei superou o atual campeão Canoas por 3 sets a 2 (25/15, 20/25, 25/23, 27/29 e 19/17), na noite da segunda-feira, 24, no Ginásio de Esportes. Com o resultado, a equipe bento-gonçalvense abriu vantagem na semifinal do Campeonato Gaúcho de Voleibol. O jogo de volta acon-tece hoje à noite, às 20h, na Região Metropolitana.

O confronto contra o Canoas relembrou os tempos áureos

Estadual de Vôlei

Em jogo dramático, time de Fernando Rabelo abriu vantagem na semifinal

Canoas quer dar o troco em casa

FOTO

S MA

RCELO M

ACIEL

Marcelo [email protected]

Em jogo emocionante, time de Fernando Rabelo venceu de novo e agora vai em busca da vaga na final

do Bento Vôlei. Ginásio lota-do, torcida empurrando e o time jogando um voleibol de alto nível. O time de Fernan-do Rabelo começou não dando chances ao adversário, abrin-do vantagem e mantendo-se sempre a frente no primeiro set, que foi fechado em 25 a 15. No segundo set, o Canoas veio melhor e se impôs no jogo, fechando em 25 a 20. No terceiro, o Bento voltou para a partida e derrotou os atuais campeões por 25 a 23.

O quarto set mostrou o que estava preparado para o final da partida. As duas equipes mostraram o alto nível da dis-puta e foram até o final trocan-

O Bento Vôlei teve pouco mais de 24 horas para curtir a vitória contra o Canoas. Hoje, a partir das 20h, a equipe de Fernando Rabello volta a enfrentar os cam-peões gaúchos, desta vez no gi-násio da Unilasalle, em Canoas. É o jogo decisivo, que garante uma das duas equipes na final do Campeonato Gaúcho.

O Canoas está em má fase e a torcida está cobrando bons re-sultados. O time não consegue

do vantagem. O Bento chegou a ter duas chances de fechar o jogo em 3 a 1, quando abriu 24 a 22 no placar. Porém, o Ca-noas encostou e virou o jogo para 25 a 24. Aí foi a vez do Bento mostrar seu poder de su-peração. Salvou três set points e teve mais uma chance de fe-char a partida, mas não conse-guiu. Deu Canoas, 29 a 27.

No quinto e decisivo set, nova alternância de vantagens no placar e os dois times des-perdiçando chances de fechar o jogo. Mas, no final, a torcida fez a diferença. Empurrou os atletas até o último minuto e garantiu a vitória do Bento Vô-lei por 19 a 17.

vencer na Superliga e contava com uma vitória em Bento Gon-çalves para acalmar os ânimos. Como o triunfo não veio, a pres-são aumentou para Gustavo En-dres e companhia.

Pelo lado do Bento Vôlei, o téc-nico Fernando Rabelo espera o mesmo empenho que a equipe teve na partida de segunda-feira. “O que aconteceu no primeiro set é fora da realidade, nós acer-tamos tudo e não deixamos eles

jogarem. Quem dera a gente con-seguisse jogar três sets daque-le jeito, seria um 3 a 0. Se tudo correr bem com as duas equipes, será igual. A não ser que algum dos times não consiga render o que rendeu hoje”, destaca o trei-nador. Se vencer, o Bento se clas-sifica para a final. Derrota por 3 a 1, o Canoas será o finalista. Em caso de 3 a 2 para o Canoas, te-remos um golden set, onde quem vencer irá para a final.

O Esportivo se deu melhor na primeira partida para definir quem será o Campeão Gaúcho de Futebol Máster, realizada no domingo, 23, no Caldeirão Rubro Negro. Reeditando a fi-nal de 2011, o Alviazul goleou o Bento por 4 a 0. Com o resul-tado, o time do técnico Cabide joga por um empate para con-quistar o pentacampeonato.

A partida começou equili-brada, com o Bento tendo a primeira chance de gol nos pri-meiros minutos. Porém, logo em seguida, o técnico Silvio dos Santos precisou trocar o goleiro, que rompeu o tendão de Aquiles.

Futebol Máster

Esportivo faz 4 a 0 no Bento e larga na frente

Esportivo não deu chances ao Bento, que estava invicto no campeonato

A partir daí, o Esportivo to-mou conta do jogo. O goleiro reserva até fez boas defesas, mas não conseguiu evitar a der-rota por goleada. Destaque para o atacante Cover, que marcou três vezes. Olde deu números finais ao elástico placar.

Agora, o Bento precisa ven-cer no tempo normal, por qualquer placar, para levar a decisão do título para as pena-lidades. Não há saldo qualifi-cado na final. O jogo de volta está marcado para domingo, 30, novamente no Caldeirão Rubro Negro. Mas, o Bento especula mudar a partida para o campo do Canarinho.

Bento Gonçalves foi desta-que no futebol na XXIX Olim-píada Estadual do Sesi. Akeo e Geremia Redutores conquista-ram o título para a cidade. Ca-xias do Sul foi o município que mais conquistas obteve, sa-grando-se campeã em seis das 28 categorias. Ao contrário dos últimos anos, quando os cam-peões garantiam passagem ao Sul-Brasileiro, dessa vez o Es-tadual foi a fase derradeira da Olimpíada, já que o Sesi não organizará as disputas interes-taduais e nacionais em 2015.

A Akeo foi a campeã no fu-tebol. Foram duas goleadas,

Olimpíada do Sesi

Akeo e Geremia ficam com o título no futebol

de 6 a 0, na Endurex, e 5 a 0 na Duratex, além de um em-pate em 0 a 0 com a Brunig. Giba e Joninhas foram os ar-tilheiros da competição, com cinco gols cada um.

A Geremia Redutores sa-grou-se campeã no futebol sete. Foram três jogos e três vitórias, não deixando dúvidas de sua superioridade. Na final, vitória de 2 a 0 sobre a equi-pe da Yara Brasil. A empresa bento-gonçalvense ainda teve a melhor defesa e o goleiro Bosco, o menos vazado. Ao longo da competição, a Gere-mia não sofreu nenhum gol.

Incêndio criminoso no Glória

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

32 páginas

Primeiro caderno .................... 16 páginasVariedades .............................. 4 páginasClassificados .......................... 12 páginas

BENTO GONÇALVES

Quarta-feira26 DE NOVEMBRO DE 2014ANO 47 N°3083R$ 3,00

Sobrado foi consumido pelo fogo e família Morais precisa de ajuda da comunidade

Estadual de Vôlei

Bento enfrenta Canoas em jogo para ir à final

Página 15

Solidariedade

Página 13

CRISTIAN

O M

IGO

N