a famÍlia e os idosos - batistas.com infantil - a família... · cumprimente-as e entregue um...

3
A FAMÍLIA E OS IDOSOS Aula elaborada por Marília Loureiro de Matos Antônio (adaptações: M. Greenwood) Base bíblica Provérbios 16.31 (usar Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH) Levítico 19.32 1 Reis 12.1-20 Objetivos • Compreender que as pessoas idosas têm características próprias e que devem ser respeitadas por todos os membros da família. • Demonstrar o desejo de tratar os idosos com carinho. MATERIAIS · Atividade 1 e 2 - Figuras de pessoas idosas, cartolina, tesoura e cola. · Atividade 3 - Roupas antigas, sapatos, bengalas, colares, óculos (passe óleo nas lentes para embaçá-las). · Atividade 4 - Cânticos – Escolha cânticos sobre família e confiança em Deus. · Atividade 6 - Versículo bíblico – Levítico 19.32. Faça círculos usando o papelão da caixa de sabão em pó, de um lado desenhe rostos sorridentes e no outro escreva as palavras dos versículos. Providencie varal e pregadores de roupas. · Atividade 7 - Jornais, revistas, brinquedos e roupas usadas. · Atividade 8 - Figuras para ilustrar a história de 1 Reis 12.1-20 · Atividade 9 - Cola, tesoura, cartões antigos, figurinhas e tiras de cartolina medindo 4 cm x 20,5 cm para as crianças confeccionarem marcadores de Bíblia. DESENVOLVIMENTO Atividade 1 - Cole as figuras das pessoas idosas num pedaço de cartolina e recorte-o em dois pedaços para formar um quebra-cabeça de duas peças. Conforme as crianças forem chegando,

Upload: truongtu

Post on 07-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A FAMÍLIA E OS IDOSOS

Aula elaborada por Marília Loureiro de Matos Antônio(adaptações: M. Greenwood)

Base bíblicaProvérbios 16.31 (usar Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH)

Levítico 19.32

1 Reis 12.1-20

Objetivos

• Compreender que as pessoas idosas têm características próprias e que devem ser respeitadas por todos os membros da família.

• Demonstrar o desejo de tratar os idosos com carinho.

MATERIAIS

· Atividade 1 e 2 - Figuras de pessoas idosas, cartolina, tesoura e cola.

· Atividade 3 - Roupas antigas, sapatos, bengalas, colares, óculos (passe óleo nas lentes para embaçá-las).

· Atividade 4 - Cânticos – Escolha cânticos sobre família e confiança em Deus.

· Atividade 6 - Versículo bíblico – Levítico 19.32. Faça círculos usando o papelão da caixa de sabão em pó, de um lado desenhe rostos sorridentes e no outro escreva as palavras dos versículos. Providencie varal e pregadores de roupas.

· Atividade 7 - Jornais, revistas, brinquedos e roupas usadas.

· Atividade 8 - Figuras para ilustrar a história de 1 Reis 12.1-20

· Atividade 9 - Cola, tesoura, cartões antigos, figurinhas e tiras de cartolina medindo 4 cm x 20,5 cm para as crianças confeccionarem marcadores de Bíblia.

DESENVOLVIMENTO

Atividade 1 - Cole as figuras das pessoas idosas num pedaço de cartolina e recorte-o em dois pedaços para formar um quebra-cabeça de duas peças. Conforme as crianças forem chegando,

cumprimente-as e entregue um pedaço para cada uma dizendo que a peça faz parte de um quebra-cabeça.

Atividade 2 - Peça que as crianças procurem o par para formar o quebra-cabeça. Isto poderá ser feito no chão. Convide as crianças a observarem as figuras que foram formadas. A partir das observações feitas, converse com elas sobre a vida dos idosos. Pergunte quem mora com os avós, quem cuida dos avós, como é o relacionamento da família com os idosos.

Atividade 3 - Coloque os materiais {a disposição das crianças para que elas se caracterizem como pessoas idosas. Sugira que coloquem óculos, usem bengala, andem devagar, como fazem os idosos. Após a brincadeira, converse com elas sobre a experiência que viveram e também sobre as características dos idosos que convivem com a família e como é importante a família cuidar dos idosos.

Atividade 4 – Cante as músicas com as crianças.

Atividade 5 - Peça que cada criança fale os nomes dos seus avós. As que não tiverem poderão falar o nome de uma pessoa idosa da igreja ou da rua onde mora. Depois de citarem os nomes, deverão orar silenciosamente por eles. Encerre o momento orando em favor das famílias das crianças.

Atividade 6 – Leia o versículo na Bíblia. Prenda no varal os círculos com o texto voltado para as crianças. Aponte círculo a círculo, lendo-os enquanto as crianças deverão repetir para ajudar na memorização do versículo. Quando terminarem de falar, vire os círculos ao contrário, exibindo os rostos sorridentes. Finalize dizendo que quando tratamos os idosos com amor e respeito eles ficam bem contentes, como as carinhas que estão vendo.

Atividade 7 - Mostre às crianças brinquedos, jornais, revistas e roupas já usadas e pergunte se alguém gostaria de receber alguns dos objetos mostrados e porquê. Explique que mesmo usados, eles são úteis. Comente que assim como alguns recusaram receber os objetos, algumas pessoas também se recusam a respeitar os idosos e reconhecer o valor deles e suas opiniões. Foi isto que fez o Rei Roboão, mas deu muito errado para ele. Vamos ouvir a tal história agora.

Atividade 8 – Roboão era filho de Rei Salomão e neto de Rei Davi. Então, quando Salomão morreu, Roboão se tornou rei de Israel.

Na mesma época, tinha em filho de um servo de Rei Salomão, chamado Jeroboão, que era forte e habilidoso. Deus havia prometido parte do reino de Israel para Jeroboão, então ele fugiu para Egito, de medo do Salomão. Isto é porque Jeroboão achava que Salomão não ia gostar de perder parte de seu reino.

Quando Salomão morreu, Jeroboão voltou para Israel e quis fazer paz com rei Roboão. Ele foi falar com ele dizendo que era importante tratar o povo bem, e não ser cruel com eles como Salomão foi.

Roboão sabia que pessoas mais velhas, por causa da sua experiência, e especialmente os que amam a Deus, podem dar bons conselhos para quem está no poder. Então Roboão foi perguntar para os idosos de Israel como seria a melhor maneira de reinar na terra. Os idosos deram um bom conselho, e falaram para Roboão ser um rei humilde, e servir ao povo, e que então o povo ia respeitar e servir a ele.

Só que Roboão não gostou disso. Então ele foi perguntar aos amigos, jovens, a mesma pergunta. Os amigos jovens falaram para ele ser um mandão, e para forçar as pessoas a fazer as coisas que eles não queriam, principalmente servir ao rei Roboão, e para dizer ao povo que ele ia ser ainda mais cruel com eles de que o pai dele. E foi isso que ele fez.

Ele seguiu as ideias dos amigos e não dos mais velhos. Ele foi um rei mandão e cruel.

Deu tudo errado.

O povo de Israel não gostou de Roboão como rei. Eles fizerem um monte de manifestações. Roboão mandou um oficial falar com eles, mas eles mataram o oficial.

No fim, como Deus havia prometido, Roboão ficou como rei só de uma pequena parte de Israel, chamado Judá, e Jeroboão ficou como rei do resto.

Depois de contar a história converse com as crianças: Se o Roboão tivesse escutado o que os idosos falaram, como seria o fim de história?

Porque a ideia de Jeroboão e os idosos era melhor de que a ideia do Roboão e os seus amigos?

É claro que alguns idosos não respeitam as crianças. Alguns não são sábios na maneira que eles tratam crianças. Estes devemos evitar, e avisar aos adultos em que confiamos sobre os idosos que fazem coisas ruins.

Mas a maioria dos idosos têm muito a nos ensinar por causa da sua experiência de muitos anos. Eles têm sua maneira de ser. Alguns não gostam de ficar sozinhos, andam devagar, ouvem pouco, enxergam pouco e gostam muito de contar histórias. Os idosos precisam ser respeitados por todos da família, e as nossas famílias devem ser lugares onde escutamos os conselhos dos idosos e amamos a eles.

Como podemos demonstrar o nosso respeito aos idosos?

Atividade 9 - Coloque o material a disposição das crianças para que elas confeccionem os marcadores de Bíblia. Marque um dia para as crianças fazerem a entrega dos marcadores aos idosos.

Encerre a aula cantando uma música ou com uma oração.