a humanização do homem

2
A HUMANIZAÇÃO DO HOMEM? (Rogério Pádua – Professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas) - Visão sócio antropológica do Homem – Os seres humanos são filhos de dois “nascimentos” ou dois processos de constituição: 1 – HOMINIZAÇÃO = desenvolvimento da anatomia e da fisiologia do corpo. Surgimento da espécie biológica. Um “nascimento pela metade”. 2 – HUMANIZAÇÃO = consequência do primeiro “nascimento”. Capacidade de realizar trabalho e a linguagem (produção da cultura). Desenvolvimento de valores, habilidades e competências necessárias à vida social. - O ser humano é a única espécie que necessita do aprendizado para desenvolver as competências e habilidades que lhe são próprias. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Competências são um conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões [e valores] que habilitam alguém para vários desempenhos na vida. Assim, as crianças aprendem a comer, beber e dormir em horários regulares, aprendem a brincar e a obedecer; a manipular objetos, a reconhecer o corpo, a ter autonomia e, mais tarde, aprenderão a trabalhar, comerciar, administrar, governar.

Upload: rogeriopadua2

Post on 04-Sep-2015

219 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

a humanização do homem

TRANSCRIPT

A HUMANIZAO DO HOMEM

A HUMANIZAO DO HOMEM?

(Rogrio Pdua Professor do Departamento de Cincias Sociais da PUC Minas)

- Viso scio antropolgica do Homem Os seres humanos so filhos de dois nascimentos ou dois processos de constituio:

1 HOMINIZAO = desenvolvimento da anatomia e da fisiologia do corpo. Surgimento da espcie biolgica. Um nascimento pela metade.

2 HUMANIZAO = consequncia do primeiro nascimento. Capacidade de realizar trabalho e a linguagem (produo da cultura). Desenvolvimento de valores, habilidades e competncias necessrias vida social. - O ser humano a nica espcie que necessita do aprendizado para desenvolver as competncias e habilidades que lhe so prprias.HABILIDADES E COMPETNCIAS

Competncias so um conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptides [e valores] que habilitam algum para vrios desempenhos na vida.

Assim, as crianas aprendem a comer, beber e dormir em horrios regulares, aprendem a brincar e a obedecer; a manipular objetos, a reconhecer o corpo, a ter autonomia e, mais tarde, aprendero a trabalhar, comerciar, administrar, governar.