a semente - ed. 78

4
Estimados irmãos e irmãs, hoje refletimos sobre uma qualidade característica da vida familiar que se aprende desde os primeiros anos de vida: o convívio, isto é, a atitude a partilhar os bens da vida e a sentir- se feliz por o poder fazer. Partilhar e saber partilhar é uma virtude preciosa! O seu símbolo, o seu "ícone", é a família reunida ao redor da mesa doméstica. A partilha da refeição — e portanto, além do alimento, também dos afectos, das narrações, dos eventos... — é uma experiência fundamental. Quando há uma festa, um aniversário, todos se reúnem à volta da mesa. Em algumas culturas costuma-se fazê-lo inclusive para um luto, a fim de permanecer próximo de quem sofre pela perda de um familiar. O convívio é um termômetro garantido para medir a saúde das relações: se em família tem algum problema, ou uma ferida escondida, à mesa compreende-se imediatamente. Uma família que raramente faz as refeições unida, ou na qual à mesa não se fala mas assiste-se à televisão, ou se olha para o smartphone, é uma família "pouco família". Quando os filhos à mesa continuam ligados ao computador, ao telemóvel, e não se ouvem entre si, isto não é família, é um pensionato. O Cristianismo tem uma especial vocação para o convívio, todos o sabem. O Senhor Jesus ensinava de bom grado à mesa, e às vezes representava o reino de Deus como um banquete festivo. Jesus escolheu a mesa também para confiar aos discípulos o seu testamento espiritual — fê-lo durante uma ceia — condensado no gesto memorial do seu Sacrifício: dom do seu Corpo e do seu Sangue como Alimento e Bebida de salvação, que nutrem o amor verdadeiro e duradouro. Nesta perspectiva, podemos dizer que a família é "de casa" na Missa, precisamente porque leva à Eucaristia a própria experiência de convívio e a abre à graça de uma convivência universal, do amor de Deus pelo mundo. Participando na Eucaristia, a família é purificada da tentação de se fechar em si mesma, fortalecida no amor e na fidelidade, e amplia os confins da própria fraternidade segundo o coração de Cristo. Neste nosso tempo, marcado por tantos fechamentos e por demasiados muros, a convivência, gerada pela família e dilatada pela Eucaristia, torna-se uma oportunidade crucial. A Eucaristia e as famílias nutridas por ela podem vencer os fechamentos e construir pontes de acolhimento e de caridade. Sim, a Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 078 - 14 a 20 de novembro de 2015 FAMÍLIA DEVE SER A GRANDE EXPERIÊNCIA DO AMOR ATRAVÉS DO CONVÍVIO Palavra do Papa Audiência Geral de 11 de novembro de 2015 “Amem-se uns aos outros, assim como eu vos amei“ Jo 15,12

Upload: paroquia-sao-sebastiao-amparo-sao-paulo

Post on 24-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Família deve ser a grande experiência do amor através do convívio. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: A Semente - Ed. 78

Estimados irmãos e irmãs, hoje refletimos sobre uma qualidade característica da vida familiar que se aprende desde os primeiros anos de vida: o convívio, isto é, a atitude a partilhar os bens da vida e a sentir-se feliz por o poder fazer. Partilhar e saber partilhar é uma virtude preciosa! O seu símbolo, o seu "ícone", é a família reunida ao redor da mesa doméstica. A partilha da refeição — e portanto, além do alimento, também dos afectos, das narrações, dos eventos... — é uma experiência fundamental. Quando há uma festa, um aniversário, todos se reúnem à volta da mesa. Em algumas culturas costuma-se fazê-lo inclusive para um luto, a fim de permanecer próximo de quem sofre pela perda de um familiar.

O convívio é um termômetro garantido para medir a saúde das relações: se em família tem algum problema, ou uma ferida escondida, à mesa compreende-se imediatamente. Uma família que raramente faz as refeições unida, ou na qual à mesa não se fala mas assiste-se à televisão, ou se olha para o smartphone, é uma família "pouco família". Quando os filhos à mesa continuam ligados ao computador, ao telemóvel, e não se ouvem entre si, isto não é família, é um pensionato.

O Cristianismo tem uma especial vocação para o convívio, todos o sabem. O Senhor Jesus ensinava de bom grado à mesa, e às vezes representava o reino de Deus como um banquete festivo. Jesus escolheu a mesa também para confiar aos discípulos o seu testamento espiritual — fê-lo durante uma ceia — condensado no gesto memorial do seu Sacrifício: dom do seu Corpo e do seu Sangue como Alimento e Bebida de salvação, que nutrem o amor verdadeiro e duradouro.

Nesta perspectiva, podemos dizer que a família é "de casa" na Missa, precisamente porque leva à Eucaristia a própria experiência de convívio e a abre à graça de uma convivência universal, do amor de Deus pelo mundo. Participando na Eucaristia, a família é purificada da tentação de se fechar em si mesma, fortalecida no amor e na fidelidade, e amplia os confins da própria fraternidade segundo o coração de Cristo.

Neste nosso tempo, marcado por tantos fechamentos e por demasiados muros, a convivência, gerada pela família e dilatada pela Eucaristia, torna-se uma oportunidade crucial. A Eucaristia e as famílias nutridas por ela podem vencer os fechamentos e construir pontes de acolhimento e de caridade. Sim, a

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 078 - 14 a 20 de novembro de 2015

FAMÍLIA DEVE SER A GRANDE EXPERIÊNCIADO AMOR ATRAVÉS DO CONVÍVIO

Palavra do Papa Audiência Geral de 11 de novembro de 2015

“Amem-se uns aos outros,

assim como eu vos amei“

Jo 15,12

Page 2: A Semente - Ed. 78

EXPEDIENTE. A SEMENTE é um informativo semanal oficial da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo/SP. Administrador Diocesano: Pe. Pedro Maia Pastana

Pároco: Pe. Carlos Roberto Panassolo Vigário: Pe. Leandro Lucena Torres | Elaborado pela Pastoral da Comunicação: [email protected] Contato pela

secretaria: (19) 3807-2648 Jornalista Responsável: Adilson Jorge (Mtb. 63.602/SP). Textos: Adilson Jorge e Sirlene Ribeiro Diagramação: Giovana Gabriel. Tiragem: 1.000

exemplares Distribuição Gratuita. Siga a Paróquia de São Sebastião na internet: Site: www.saosebastiaoamparo.com.br e Fanpage: www.facebook.com/pssamparo.

Eucaristia de uma Igreja de famílias, capazes de restituir à comunidade o fermento diligente da convivência e da hospitalidade recíproca, é uma escola de inclusão humana que não teme confrontos! Não há pequeninos, órfãos, débeis, indefesos, feridos e desiludidos, desesperados e abandonados, que o convívio eucarístico das famílias não possa nutrir, fortalecer, proteger e hospedar.

A família cristã mostrará precisamente assim a amplidão do seu verdadeiro horizonte, que é o horizonte da Igreja-Mãe de todos os homens, de todos os abandonados e excluídos, em todos os povos. Rezemos para que este convívio familiar possa crescer e amadurecer no tempo de graça do próximo Jubileu da Misericórdia.

No último dia 7 de novembro, nossa Paróquia de São Sebastião deu mais um passo nas comemorações rumo aos 60 anos. Pela manhã, às 7h, aconteceu uma missa na Matriz Centenária de São Sebastião e durante todo o sábado as comunidades e pastorais se reuniram para a Adoração ao Santíssimo Sacramento em agradecimento pelas graças alcançadas durante todos esses anos de caminhada paroquial. Às 17h30, nosso pároco Pe. Carlos Panassolo encerrou a programação na Matriz Centenária com a bênção do Santíssimo Sacramento e às 18h30 aconteceu a missa como de costume na Matriz Nova.

Na homilia, o pároco refletiu as leituras do dia lembrando que o Senhor nos mostra o valor de nossas escolhas e de nossa vida presente. Neste dia, lembramos todos aqueles que se doaram em favor do trabalho na comunidade, colocando-se a serviço de Deus e do próximo. A pobre viúva do Evangelho é um exemplo de generosidade para nós, a generosidade que não é medida em quantidade mas sim pelo amor da doação. ‘Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver’, conforme Marcos 12, 44.

“Somos chamados por Deus a contemplar a grande misericórdia que Ele tem por nós. Em Seu infinito amor, entregou-se por nós na cruz para que nós pudéssemos Nele nos redimir e ter a plena esperança de nosso reencontro”, acrescentou o padre.

A programação especial da festa rumo aos 60 anos inclui todo dia 7 de cada mês com missa às 7h e em seguida Adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia, concluindo com a bênção solene e missa.

Comemoração Rumo aos 60 anos

A Prefeitura de Amparo promoverá de 16 a 19 de novembro a “Semana D de Combate à Dengue - Amparo unida na guerra contra o mosquito”. A semana contará com diversas atividades de esclarecimento, educação e ações práticas na luta contra o mosquito transmissor da doença.

Com o aumento da temperatura, o ambiente fica ainda mais propício aos criadouros do mosquito. Por isso, não podemos fazer indiferença para o problema de todos. Desde o ano passado, uma epidemia da doença vitimou muitos habitantes, incluindo muitos de nossos paroquianos. Se todos fizerem a sua parte, ganharemos a luta contra o mosquito. Participe você também. Em nosso site, veja dicas de como ajudar na prevenção e evitar criar focos do mosquito.

Confira a programação da Semana D de Combate à Dengue divulgada pela prefeitura:Exposição sobre a dengue no Paço Municipal de 16 a 19 de novembro16/ 11 - 13h30 - Encontro das ACs e ACEs sobre o enfrentamento e combate à dengue.16/11 - 19h - ABERTURA DA SEMANA NO PAÇO MUNICIPAL17/11 - Atividade educativa com as escolas e plantio da citronela com apoio do Parque Ecológico9h - Escola Clarinda / 13h30 - Escola Raul de Oliveira Fagundes18/11 - Ação no território das unidades de saúde e visita das crianças ao Paço Municipal19/11 - Atividade educativa com as escolas e plantio da citronela com apoio do Parque Ecológico

Semana de combate à dengue

Page 3: A Semente - Ed. 78

Tradicionalmente realizada em nossa paróquia, a missa afro acontece no próximo dia 22 às 10h, em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês. Haverá apresentação do Grupo Abadá de capoeira e o Ministério de Dança Grito Jovem dançará uma música com influência afro. Os jovens do grupo foram ensaiados pela professora de dança Kátia Bueno Cerezer, proprietária da escola Ponto da Dança e que gentilmente aceitou o convite para preparar a coreografia. O grupo de canto de nossa paróquia também preparou músicas especiais para a celebração.

Histórico | A missa afro acontece em sua 26ª edição. Por ocasião da festa do centenário da abolição da escravatura, comemorado em 1988, as paróquias da cidade se reuniram no Amparo Atlético Clube. Na época, Pe. Francisco de Paiva Garcia presidiu a celebração. A partir de então nossa paróquia criou a tradição de anualmente promover uma missa celebrando a fé e cultura afro-brasileira.

Missa Afro será no próximo Domingo

A ética na comunicação foi o tema principal do encontro estadual da Pastoral da Comunicação deste ano, em sua 20ª edição. O evento é promovido pela coordenação da pastoral no estado de São Paulo (Regional Sul 1 da CNBB) e aconteceu de 6 a 8 de novembro na cidade de Campos do Jordão/SP. Dom Vilson Dias de Oliveira DC, bispo de Limeira e referencial para a Pastoral da Comunicação no regional, esteve presente em todos os momentos do encontro. Dois agentes da nossa paróquia foram representando nossa comunidade. Ao total, 20 dioceses estavam representadas no encontro.

Dom Darci José Nicioli, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, conversou com os comunicadores na noite da sexta-feira, dando início ao encontro. Ele, que é bispo auxiliar de Aparecida, explicou os objetivos da comissão, que diferentemente do departamento de comunicação da CNBB, tem orientação pastoral, de acompanhar e animar as pastorais de comunicação em nosso país. "Meu objetivo é dar mais atenção às regiões que não estão articuladas ainda. Por isso, se eu não aparecer muito nos encontros em São Paulo é porque vocês estão caminhando bem”, brincou o bispo.

No segundo dia de encontro, os participantes puderam ouvir o jornalista Carlos Alberto Di Franco, do jornal O Estado de S. Paulo. O experiente repórter refletiu sobre o que chamou de “sociedade líquida”, aquela que na qual não existe compromisso e é pautada pela cultura emancipatória. “As pessoas hoje não gostam de imposições, mas de viver segundo suas próprias vontades”, disse.

A relação da mídia com a Igreja também for abordada. Para Di Franco, a imagem da Igreja na grande mídia é de uma instituição conservadora ou até retrógrada. Como comunicadores cristãos, o jornalista salientou a importância da Igreja ter sua voz também na imprensa e de ter uma postura transparente. “A sociedade exige transparência. Um exemplo foi a visita do Papa Bento XVI aos Estados Unidos durante época de grande tensão com a questão da pedofilia. “Bento não fugiu do problema, negando-o. Ao contrário, falou sobre a questão de forma transparente. Pesquisas feitas mostraram que a mídia e

Pascom esteve em encontro estadual

Nossa comunidade paroquial se reuniu na última terça-feira para uma missa em ação de graças pelo aniversário natalício de nosso pároco Pe. Carlos Panassolo. Como o padre estava em férias na data de seu nascimento, dia 22 de outubro, foi preparada uma festa surpresa nesta semana ao pároco. Após a celebração, todos foram convidados a participar da confraternização no Centro de Estudos.

“Agradeço a todos que me ajudam na missão junto a esta paróquia. No comentário de início da celebração disseram que saí daqui desta comunidade como filho e voltei como pai e pastor. Agradeço a Deus pela família que me ensinou tanto e também ao Pe. Francisco pelos puxões de orelha que ele me deu. Em uma das suas colocações, ele disse: 'A teimosia deste menino tornou-se perseverança e ele se tornou padre'. Esta perseverança eu aprendi na família de sangue e na família do meu batismo. Junto a esta comunidade aprendi a acreditar, a buscar a fortaleza que só em Cristo podemos encontrar. Ao retornar para esta comunidade como pai, sou grato por ver em tantos irmãos este ensinamento”, agradeceu o pároco.

Comunidade comemorou aniversário do Pe. Carlos

Page 4: A Semente - Ed. 78

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

Dia 21/11 (sábado) – 9h00 - Celebração do Advento com os catequizandos, pais e catequistas da pré-catequese, 1ª e 2ª etapa na Capela São Francisco de Assis – Jardim das Aves.

DEVOLUÇÃO DOS SACOS DA ALEGRIADia 22/11 (domingo) – 14h00 às 16h30 –

Celebração da Vida da Pastoral da Criança na Capela São Miguel Arcanjo – Jardim Figueira.

DEVOLUÇÃO DOS SACOS DA ALEGRIADias 26 - 27 e 29 de Novembro – Preparação

para Legitimação no Centro de Estudos (Mais informações na secretaria paroquial).

JANTAR ITALIANO –28 de Novembro (sábado) – 20h00 – Centro de Pastoral São João Paulo II – (Convites disponíveis na secretaria Paroquial).

Dia 29/11 (domingo) - 19h30 - Missa da Família com bênção dos casais aniversariantes do mês.

De Terça a Sexta-feira e Domingo – 15h00 – Missa na Capela Nossa Senhora das Dores – Lar dos Velhos.

Todos os Sábados - das 15h00 às 17h00 – Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade na Capela São Francisco.

Todos os Domingos – Das 8h00 às 9h00 – Plantão dos Vicentinos (Casa no largo da Matriz Centenária, no. 07).

Das 8h00 às 9h30 – Centro de Estudos – Encontro da Perseverança.

Das 18h00 às 19h00 – Centro de Estudos – Encontro do Grupo de Jovens.

Agenda / Avisos da SemanaABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CRISMA

2016/2017Dia 15/11 (domingo) – 17h00 – Procissão de

São Francisco de Assis e 17h30 Missa Solene na Capela São Francisco – Jardim das Aves. Em seguida, animada quermesse.

19h30 – Missa – Abertura da Novena de Natal na Matriz de São Sebastião.

Dia 16/11 (2ª.-feira) –19h30 – Terço das Mulheres na Capela São Francisco de Assis – Jardim das Aves

19h30 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da Matriz Centenária – no. 07).

Dia 17/11 (3ª.-feira) –19h30 – Novena Perpétua de São Sebastião na Matriz Centenária de São Sebastião.Em seguida, reunião C.P.P. no Centro de Estudos.

Dia 18/11 (4ª.-feira) –19h30 – Terço dos Homens na Matriz Centenária de São Sebastião.

20h00 – Reunião com os Ministros no Centro de Pastoral São João Paulo II.

Dia 19/11 (5ª.- feira) – 7h00 – Missa na Matriz Centenária de São Sebastião.

19h30 – Curso Bíblico no Centro de Estudos.Arrecadação de alimentos nas comunidades

(no mês de Outubro foram arrecadados 2.024 kilos – atendidas 92 famílias – entraram 02 – saíram 02 famílias).

Dia 20/11 (6ª.-feira) – 20h00 – Reunião de Liturgia na Casa Paroquial.

BAZAR DE ARTESANATO – 21 e 22 de Novembro após a missa na Matriz de São Sebastião.

população - antes em sua maioria contrários à figura do papado - viram como positiva a visita do pontífice”, recordou.

Di Franco falou também da importância da profissionalização da comunicação da Igreja Católica salientando que é necessário que a Igreja seja tecnicamente capacitada, pautada pelos valores cristãos, na proximidade e na misericórdia.

O encontro ainda contou com conferência do Pe. Antônio Xavier, assessor da CNBB, e do mestrando Ricardo Alvarenga, que conversaram sobre pontos-chaves do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc.99 da CNBB), o segundo do tipo feito no mundo, atrás apenas do italiano. Os agentes da nossa paróquia ainda trocaram experiências e participaram da reunião de articulação da pastoral para o Sub-Regional Campinas com agentes das Dioceses de Bragança Paulista, Limeira, São Carlos e Piracicaba.

Confira em nosso site paroquial o testemunho dos agentes sobre o encontro.

@pssamparoPSSAMPARO

ACOMPANHE: www.saosebastiaoamparo.com.br