aedb notícias 1.08 - agosto 2011

4
ANO 01 Nº 08 - AGOSTO DE 2011 Alunos do curso de Letras da AEDB nos Jogos Mundiais Militares O s 5º Jogos Mundiais Militares, realizados em julho, coloriram o céu de Resende e, durante dez dias, movimentaram a cidade, que recebeu cerca de 350 atletas de 46 países, para disputarem as provas de paraquedismo, realizadas na AMAN e no Aeroporto Municipal. Para apoiar a realização dos Jogos, que aconteceram no Rio de Janeiro com a participação de 8 mil atletas de 111 países, foram selecionados cerca de 2 mil voluntários. Entre esse enorme contingente, estavam 17 alunos do nosso curso de Letras, que foram destacados e treinados para recepcionar e acompanhar os atletas e árbitros, em Resende, como facilitadores da comunicação em inglês, espanhol, francês e até mesmo em português. Camilla, Gabriela, Bruno, Sabrina, Silmara, Claiton, Suelen, Carla, Crislene, Elen, Felicidade, Irene, Ivonete, Josiane, Laura, Leonardo e Rayane vestiram o uniforme do Conselho Internacional do Esporte Militar, organizador dos Jogos, e se lançaram nessa aventura de conviver com pessoas de uma grande diversidade de países, com língua e cultura tão diferentes, às vezes exóticas. Veio delegação até do Cazaquistão! Conforme conta Felicidade Ghisi, aluna do 4º ano, havia delegações em que ninguém falava o inglês, que era a língua oficial dos Jogos. “Foi um grande exercício para nós estabelecer a comunicação tendo, muitas vezes, que falar e entender o que estava sendo falado, misturando três línguas: o inglês, a língua desconhecida de um determinado país e o português. Acabávamos falando em português, também, porque os atletas nos pediam. Eles diziam que haviam estudado português para vir participar dos jogos no Brasil e queriam treinar a nossa língua. E, dessa forma, a comunicação fluía”, relata Felicidade. Segunda ela, a interação dos alunos de Letras da AEDB com os atletas dos Jogos Mundiais Militares foi perfeita. Acompanharam os atletas em passeio a Penedo. Voaram com eles, de helicóptero ou de avião. E até saltar de paraquedas, teve gente que saltou. Verdade! A Gabriela saltou - foi a única que teve coragem!

Upload: aedb

Post on 03-Apr-2016

236 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: AEDB Notícias 1.08 - Agosto 2011

ANO 01 Nº 08 - AGOSTO DE 2011

Alunos do curso de Letras da AEDB nos Jogos Mundiais Militares

Os 5º Jogos Mundiais Militares, realizados em julho, coloriram o céu de Resende e, durante

dez dias, movimentaram a cidade, que recebeu cerca de 350 atletas de 46 países, para disputarem as provas de paraquedismo, realizadas na AMAN e no Aeroporto Municipal.

Para apoiar a realização dos Jogos, que aconteceram no Rio de Janeiro com a participação de 8 mil atletas de 111 países, foram selecionados cerca de 2 mil voluntários. Entre esse enorme contingente, estavam 17 alunos do nosso curso de Letras, que foram destacados e treinados para recepcionar e acompanhar os atletas e árbitros, em Resende, como facilitadores da comunicação em inglês, espanhol, francês e até mesmo em português.

Camilla, Gabriela, Bruno, Sabrina, Silmara, Claiton, Suelen, Carla, Crislene, Elen, Felicidade, Irene, Ivonete, Josiane, Laura, Leonardo e Rayane vestiram o uniforme do Conselho Internacional do Esporte Militar, organizador dos Jogos, e se lançaram nessa aventura de conviver com pessoas de uma grande diversidade de países, com língua e cultura tão diferentes, às

vezes exóticas. Veio delegação até do Cazaquistão! Conforme conta Felicidade Ghisi, aluna do 4º ano, havia delegações em que ninguém falava o inglês, que era a língua oficial dos Jogos.

“Foi um grande exercício para nós estabelecer a comunicação tendo, muitas vezes, que falar e entender o que estava sendo falado, misturando três línguas: o inglês, a língua desconhecida de um determinado país e o português. Acabávamos falando em português, também, porque os atletas nos pediam. Eles diziam que haviam estudado português para vir participar dos jogos no Brasil e queriam treinar a nossa língua. E, dessa forma, a comunicação fluía”, relata Felicidade.

Segunda ela, a interação dos alunos de Letras da AEDB com os atletas dos 5º Jogos Mundiais Militares foi perfeita. Acompanharam os atletas em passeio a Penedo. Voaram com eles, de helicóptero ou de avião. E até saltar de paraquedas, teve gente que saltou. Verdade! A Gabriela saltou - foi a única que teve coragem!

Page 2: AEDB Notícias 1.08 - Agosto 2011

E

02 AEDB Notícias

X-ALUNO EM DESTAQUE

Semana da EconomiaO Dia do Economista, comemorado em 13

de agosto, não passou em branco na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco, primeira faculdade criada pelo professor Antonio Esteves, fundador da AEDB, a instituição mantenedora.

Há 43 anos, antevendo o desenvolvimento econômico pelo qual passaria Resende, com o início do processo de industrialização da região, professor Esteves se propôs a formar mão de obra para esse novo mercado de trabalho promissor, criando inicialmente o curso de Economia.

Este ano, a coordenação do curso promoveu a Semana da Economia, que culminou com a realização da palestra sobre o tema “A evolução recente do mercado de trabalho no Rio de Janeiro”, proferida pelo professor Dr. Samuel Cruz dos Santos, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O novo Coordenador do curso de Economia, prof. Alex Hummel, com o entusiasmo de quem acaba de ser escalado para a “seleção da AEDB”, promete que promoverá “muitas outras atividades para dar mais vida e visibilidade ao curso de Economia”.

Thales Schmalz, formado em Sistemas de Informação pela AEDB em 2003, foi destacado na seção Guia da revista VEJA, edição do dia 22 de junho, como uma pessoa que encontrou seu caminho profissional, transformando um hobby em profissão.

Como relatado na reportagem, Thales “sempre foi apaixonado por games; ainda na faculdade de Engenharia descobriu uma nova graduação que poderia abrir-lhe as portas para realizar o sonho de desenvolver jogos eletrônicos”. Trocou, então, a engenharia pelo curso de Sistemas de Informação. Formado, “deixou Resende, no Rio de Janeiro” e foi trabalhar em São Paulo, onde sua vida profissional deslanchou.

Hoje é gestor de projetos da iPhone e iPad. “Nas horas vagas, cria seus próprios aplicativos para dispositivos móveis e os põe à venda na loja da APPLE”. Na reportagem, Thales diz que, por enquanto, desenvolver aplicativos por conta própria não é muito rentável. “Mas quando uma empresa nos contrata, paga muito bem, ele garante”. Com essa fala, que é uma injeção de otimismo para os estudantes de Sistema de Informações, encerra a matéria da VEJA sobre o nosso ex-aluno.

Graduado em Sistemas de Informação na AEDB é notícia na revista Veja

RAPIDINHASAgência Experimental – Os alunos de Comunicação Social vão ganhar, em breve, um laboratório equipado com computadores com os softwares mais modernos, onde poderão criar peças e desenvolver campanhas publicitárias para diferentes mídias, nas aulas práticas. Terá, ainda, um data-show, uma TV de 40 polegadas e uma impressora no formato A3. A Agência Experimental servirá, também, para a produção de material gráfico para o setor de comunicação e marketing da AEDB. Para coordenar os trabalhos da Agência, foi contratada a publicitária Aparecida Cunha, profissional qualificada, importada de Campos, no norte fluminense.

Craques novos no time AEDB – Os cursos de Economia e Administração têm novos Coordenadores: prof. Alex Hummel, recém chegado na instituição; e prof. Ernani Ferreira (este, “prata da casa”), respectivamente. O prof. Alex Hummel vai coordenar, também, o curso de Gestão Pública. E o prof. Wagner Stoffel será o Coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos. Os novos “craques” entraram para substituir os professores Ualison Oliveira e Renata Porto que, por motivos pessoais e profissionais, precisaram se desligar da AEDB.

Posse na Academia de História – A profª Chrysley Pimenta e o prof. José Monteiro Filho tomaram posse na Academia Resendense de História, que é presidida pelo prof. Marcos Cotrim. A solenidade aconteceu na AEDB, no dia 19 de agosto. Chrysley Pimenta, que é professora de Literatura Inglesa no curso de Letras, tomou posse na cadeira cujo patrono é a educadora Antonina Ramos Freire. E o prof. Monteiro, atual coordenador de extensão do CPGE, ocupou a cadeira do historiador Itamar Bopp. Parabéns aos novos acadêmicos.

Page 3: AEDB Notícias 1.08 - Agosto 2011

P ARCERIA UNIVERSIDADE-EMPRESA

AEDB Notícias 03

CPGE abre curso de Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva

Um dos grandes desafios da escola, hoje, é

atender ao artigo 208 da Constituição Federal e ao capítulo 8 da Lei 10.172/2001, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE, onde está disposto que o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência deve acontecer, preferencialmente, na rede regular de ensino.

Para cumprir esse dispositivo legal, as escolas se viram, da noite para o dia, na situação de terem que adequar sua estrutura física e os recursos pedagógicos e humanos para receber os alunos portadores de necessidades especiais. Dez anos depois de aprovado o PNE, muitas escolas ainda estão sem condições plenas de praticar a inclusão dos alunos especiais.

Atento para a carência de profissional especializado nessa área, o Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da AEDB acaba de lançar o curso de pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de formar recursos humanos capazes de proporcionar acessibilidade pedagógica, de forma inclusiva, a alunos com necessidades especiais.

As matrículas para o curso estão abertas. As aulas serão às sextas-feiras, de 18h30 às 22h30; e aos sábados, de 8h às 12 horas. Maiores informações podem ser encontradas na página www.cpge.aedb.br ou pelo telefone (24) 3383-9040.

No dia 5 de agosto, a AEDB recebeu a visita do novo Diretor do Centro de Produção da Peugeot-Citröen em Porto Real, Lúcio Shimoyama (na foto), que veio fazer a entrega oficial de dois motores diesel doados pela montadora, para composição do Laboratório de Motores, Suspensão e Transmissão da Faculdade de Engenharia.

Segundo o professor Onofre Bueno Filho, coordenador de projetos de formação profissional da AEDB, esse Laboratório atende ao curso de Engenharia de Produção Automotiva e aos cursos livres para capacitação de técnicos, oferecidos à comunidade.

A comitiva da Peugeot-Citröen, integrada também pela Gerente de Emprego e Carreira, Cristiana Farias, aproveitou para conhecer as instalações da AEDB. Segundo o Diretor da Faculdade de Engenharia, professor Mario Esteves, esta visita foi “mais uma oportunidade para fortalecimento da parceria Universidade-Empresa”.

Peugeot-Citröen doa motores para laboratório da Faculdade de Engenharia

VI Simpósio Pedagógico

Profissionais, pesquisadores e estudantes da área de Educação, provenientes de importantes instituições de ensino de todo o Brasil, estarão reunidos na AEDB, do dia 31 de agosto ao dia 1º de setembro, para apresentarem seus trabalhos científicos, durante o VI Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – SIMPED, promovido anualmente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Foram inscritos cerca de 100 trabalhos.

O tema do SIMPED, este ano, é “Desafios Contemporâneos na Educação: da Formação ao Trabalho Docente, Práticas Educacionais Inovadoras”.

A abertura do Simpósio acontece no dia 31 de agosto, às 19h, com a realização da Conferência Magna, proferida pela professora Patrícia Maneschy.

As pessoas que se interessarem em assistir às apresentações dos trabalhos, como ouvintes, podem se inscrever pelo site www.aedb.br/simped.

Simpósio SAE Brasil de Manufatura

A Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade – SAE Brasil, seção Rio de Janeiro, realizou, no campus da AEDB, no dia 12 de agosto, o Simpósio SAE Brasil de Manufatura e Operações, com grande participação de executivos e profissionais da indústria automotiva.

As palestras foram proferidas por profissionais com larga experiência na área de logística, manufatura e produção, entre eles o diretor de Manufatura e Logística da MAN Latin América (ex Volkswagen), Adilson Dezoto; o consultor da Porsche, Luís Garcia; o diretor de Manufatura da AECO, Ingomar Goltz; e Luc de Ferran, especialista em parque de fornecedores.

Page 4: AEDB Notícias 1.08 - Agosto 2011

Ainda não foi desta vez que o AEDBaja - o carrinho off-road projetado e construído pelos alunos da Faculdade de Engenharia - trouxe um troféu de campeão para a casa. Concorrendo com 24 equipes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e também de Brasília, a equipe AEDBaja conquistou o 13º lugar na Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste, realizada nos dias 30 e 31 de julho, no Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais.

Apesar de não ser ainda o resultado almejado, esta foi a melhor colocação do AEDBaja, desde que começou a participar das Competições, em 2008. Como ressalta o prof. Antônio Carlos de Oliveira, um dos orientadores da equipe, a Faculdade de Engenharia da AEDB ficou “na frente de faculdades de muita tradição, como a PUC, o ITA, CEFET, Universidade Federal de São Carlos de Itajubá e de Viçosa. Entre as 5 competidoras do Estado do Rio, nossa equipe ficou em 2º lugar, perdendo apenas para a Universidade Federal Fluminense”.

Para melhorar o projeto a fim de tornar a AEDBaja uma equipe vencedora a nível regional e nacional, o aluno José Vitor Oliveira, capitão da equipe, pede “o empenho de todos os colegas e o apoio da direção da AEDB”.

Faculdade de Engenharia na Competição Baja SAE

em Minas Gerais

Renan Marassi, Davi Ferreira, Gustavo Viana e João Francesco, alunos dos cursos de Comunicação Social e de Administração da AEDB, estavam entre os dez mil estudantes de todo o Brasil que participaram do 52° Congresso Nacional da UNE - União Nacional dos Estudantes, realizado no mês de julho em Goiânia.

Durantes os cinco dias do Congresso, os representantes da AEDB participaram dos debates e das plenárias, onde o principal

tema discutido foi “a qualificação do quadro da educação nacional e o fortalecimento da participação da juventude no mercado de trabalho”, conforme explicou Renan Marassi, atual presidente do Diretório Acadêmico Oswaldo Camões (DAOC).

Como delegado de Resende e dos Diretórios Acadêmicos da AEDB no Congresso, Renan teve participação na votação para uma nova chapa executiva que comandará a UNE pelos próximos dois anos, respondendo pelas decisões políticas estudantis.

Na sua avaliação, o Congresso foi muito positivo. “Fico feliz de ver a AEDB presente no maior movimento estudantil do país. Considero essa participação muito importante para buscar melhorias na educação; nós, jovens, temos que nos movimentar”, conclui Renan.

Cerca de 180 alunos dos cursos de Administração, Logística e Gestão Pública participaram da visita técnica à MOVIMAT 2011 – Feira de Intralogística, realizada de 2 a 5

de agosto, em São Paulo.Promovida há 30 anos, a

MOVIMAT é a maior feira de logística e movimentação de materiais da América Latina, que apresenta, anualmente, os últimos avanços e tendências da tecnologia no setor logístico.

Coordenada pelo prof. José Valmir Pedro (na foto, agachado), a visita à MOVIMAT deverá resultar em trabalhos acadêmicos, sobre temas propostos pelo professor, relacionados a elementos expostos na Feira.

04 AEDB Notícias

ORA DO CAMPUSF

AEDB No cias - Associação Educacional Dom BoscoAssessoria de Comunicação * Edição e redação: Virginia CalaesProjeto Gráfi co: Curso de Comunicação Social Diagramação: www.jacsonandrade.com.br Fotos: Ocimar da SilvaTel.: 3383-9051 - [email protected] / www.aedb.br

Alunos de Administração, Logística eGestão Pública na Movimat em São Paulo

Estudantes de Comunicação e de Administração no Congresso da UNE em Goiânia