arte moderna – conheça inhotim

Post on 16-Aug-2015

21 Views

Category:

Entertainment & Humor

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Conheça Inhotim, um dos museus mais bem avaliados do mundo

Ettore Reginaldo Tedeschi

Oi, o meu nome é Ettore Reginaldo Tedeschi e, além de empresário na área de mineração, sou um apreciador de arte contemporânea. Vamos conversar sobre o assunto?!

Criado em meados da década de 1980, o Instituto Inhotim é considerado um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo. Prova disto é que Inhotim está entre os 25 museus mais bem avaliados do mundo, de acordo com um levantamento da Travelers'Choice Museus (2014), publicado pela Tripadvisor.

Além de contar com uma impressionante coleção botânica com espécies raras dos quatro cantos do mundo, o espaço conta com acervos direcionados ao desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos das mais variadas idades.

Localizado a 70 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no pequeno município de Brumadinho, Inhotim é mais do que um museu. O espaço, de 20 Km², se assemelha a um grande parque decorado com elementos paisagísticos - característico de Burle Marx - com palmeiras imperiais, plantas exóticas e jardins assimétricos, proporcionando ao visitante a sensação de uma viagem ao paraíso.

Em Inhotim, o visitante encontra as mais variadas formas de arte: desde pequenas galerias intimistas até grandes obras interativas que proporcionam experiências que aguçam todos os sentidos do corpo.

O passeio é feito em um dia, por meio de trilhas, devidamente organizadas, e pode ser feito a pé ou com a ajuda de pequenos fuscas coloridos - sob o módico preço de R$20 - que ajudam a enfrentar as ladeiras e levam a estações estrategicamente posicionadas com várias obras ao redor.

Uma das mais impressionantes obras de arte é a Magic Square #5, de Hélio Oiticica, com uma explosão de cores em paredes que representam o nascimento da coloração. Outra referência visual é a Sonic Pavilion, situado no ponto mais alto do museu.

Lá, a 150 metros ao alto está instalado um microfone direcionado em direção ao centro da Terra, para baixo, responsável por reproduzir os sons na cúpula central da instalação.

O valor da entrada é de R$25. Vale ressaltar a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários do local, responsáveis pelo atendimento e manutenção. Todos os banheiros e bebedouros são perfeitamente apresentáveis, enquanto o restaurante principal oferece uma alimentação leve e de qualidade, ideal antes de prosseguir o passeio.

Assim, o Instituto Inhotim pode disputar, em iguais condições, com qualquer museu de céu aberto no mundo.

top related