coesão gramatical

Post on 12-Apr-2017

14 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Prof. Alynne Ferreira

Os tipos de coesão são importantes para encadear argumentos de maneira lógica . Quando bem empregados, contribuem para a coesão global do texto.

*Coesão GramaticalProf. Alynne Ferreira

Prof. Alynne Ferreira

A coesão é restrita a aspectos gramaticais que garantem a amarração no texto.Para escrever um texto coeso, conheça agora os cinco tipos de coesão textual:

Coesão por referência: é um dos tipos mais utilizados em um texto. Graças a ela, evitamos repetições de termos, descuido que pode tornar desagradável a leitura de um texto:

Os alunos do terceiro ano foram visitar o Museu da Língua Portuguesa. Eles foram acompanhados pelos professores da escola.

Em vez de:Os alunos do terceiro ano foram visitar o Museu da Língua Portuguesa. Os alunos do terceiro ano foram acompanhados pelos professores da escola.

Prof. Alynne Ferreira

Coesão por substituição: são empregadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados através da anáfora. Observe o exemplo:

Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso isso volte a acontecer, eles serão suspensos.

Em vez de:Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso o mau

comportamento volte a acontecer, os alunos serão suspensos.

Coesão por elipse: Ocorre por meio da omissão de uma ou mais palavras sem que isso comprometa a clareza de ideias da oração:

Maria faz o almoço e ao mesmo tempo conversa ao telefone com a amiga.

Em vez de:Maria faz o almoço e ao mesmo tempo Maria conversa ao telefone com a amiga.

Prof. Alynne Ferreira

Coesão por conjunção: Esse tipo de coesão possibilita relações entre os termos do texto através do emprego adequado de conjunções:

Como não consegui ingressos, não fui ao show, contudo, assisti ao espetáculo pela televisão.

Coesão lexical: ocorre por meio do emprego de sinônimos, pronomes, hipônimos ou heterônimos. Observe o exemplo:

Machado de Assis é considerado o maior escritor brasileiro. O carioca nasceu no dia 21 de junho de 1839 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 1908. Gênio maior de nossas letras, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. 

Prof. Alynne Ferreira

Alguns mecanismos responsáveis pelo entrelaçamento, construção e amarração do texto.

Pronomes pessoais:

Exemplo:”Eu, que meditava ir ter com a morte, não ousei fitá-la quando ela veio ter comigo.”

Pronomes demostrativos:

Exemplo:” Mal comparando, é como arraia-miúda, que se encolhia à sombra do castelo feudal;caiu este e a arraia ficou. Verdade é que se fez graúda e castelã…Não, a comparação não presta.”

Prof. Alynne Ferreira

Pronomes possessivos :

Exemplo:

“Aí tem o leitor, em poucas linhas, o retrato físico e moral da pessoa que devia influir mais tarde na minha vida; era aquilo como dezesseis anos.”

Pronomes indefinidos:

Exemplo:

“Um poeta dizia que o menino é pai do homem. Se isto é verdade, vejamos alguns lineamentos do menino.Desde os cincos anos merecera eu a alcunha de `menino diabo`; e verdadeiramente não era outra cousa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinhas e voluntarioso.”

Prof. Alynne Ferreira

Pronomes relativos:

Exemplo: “Ao fundo, por trás do balcão, estava sentada uma mulher, cujo rosto amarelo e bexinguento não se destacava logo, à primeira vista.”

Advérbios:

Exemplo: “Também o senhor; e o seu criado, não menos se é seu criado esse homem que ali está sacundindo os tapetes à janela.

Conectivos:

Exemplo: “A mãe, que era surda, estava na sala com ela.”

top related